You are on page 1of 13

Estudo de Viabilidade Econmica Para Produo de Azeitonas E Azeite de Oliva no Brasil.

RESUMO
A cultura da Oliveira se destaca como atividade promissora, com vista ao mercado interno. O Brasil est em sexto lugar como importador de Azeite e Azeitona. A demanda pelos produtos crescente, o que vem atraindo a ateno de investidores neste ramo do agro negcio. Objetivou-se neste trabalho, fazer um levantamento da adaptao da cultura no Brasil, e os resultados indicam que a cultura da oliveira uma atividade vivel e que o sucesso depende da qualidade do produto. Para desenvolvimento do trabalho, foi necessrio um estudo bibliogrfico sobre o tema, atravs de livros, revistas e sites, foram realizadas tambm uma coleta de dados com os Engenheiros/Pesquisadores da Epamig responsveis pelas pesquisas sobre a cultura da oliveira na Fazenda Experimental de Maria da F M/G. Palavras-chave: Oliveira, Produo, Comercializao.

1. INTRODUO
A oliveira, Olea europaea L. (Oleaceae), atualmente so cultivadas em vrias regies do mundo, com produo concentrada em pases da Unio Europia. A importncia comercial das oliveiras est relacionada principalmente com a elaborao de azeite. A produo mundial de azeite, em 2007, alcanou 2,9 milhes de toneladas, movimentando cerca de 7,3 bilhes de dlares (IOOC, 2007). Os maiores produtores mundiais so a Espanha, responsvel por 43%, seguida por Itlia com 18% e Grcia com 12%. Juntos, esses trs pases respondem por 80% de toda exportao mundial. Na Amrica do Sul, destacam-se a Argentina e o Chile como principais produtores e exportadores de azeitonas e de azeite, com respectivos 70 mil e 20 mil ha plantados. Azeitonas e azeite de oliva so produtos constantes na mesa do brasileiro. O Brasil o stimo maior importador mundial desses produtos, principalmente de pases como Argentina, Peru, Chile, Espanha e Portugal (EPAMIG, 2005). No Brasil, anualmente os importadores investem em mdia cerca de 600 milhes de reais para abastecer o mercado nacional com 50 mil toneladas de azeite e 35 mil toneladas de azeitonas. O mercado local crescente e, por se tratar de uma commodity (mercadoria, produto de base em estado bruto, matria-prima), a oliveira dever agregar mais valores ao agro negcio brasileiro (EMBRAPA, 2005). Apesar do aumento do consumo, um dos fatores que, seguramente, influncia o baixo consumo no Brasil, comparado ao consumo mundial, o preo. Empenhada em reverter esse

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

quadro, a Empresa de Pesquisa Agropecuria de Minas Gerais (EPAMIG) desenvolve pesquisas com a cultura da oliveira na Fazenda Experimental de Maria da F (FEMF), Sul de Minas Gerais, obtendo resultados positivos para algumas variedades de oliveira, apontando a viabilidade de sua explorao comercial na regio da Serra da Mantiqueira. Em sua coleo, iniciada em 1955, h 49 gentipos de diferentes origens que apresentam respostas diferenciadas s condies locais de solo e clima. Alguns, alm de produzirem bem, apresentam um produto de excelente qualidade, sendo seu azeite classificado como Extra Virgem, so aqueles azeites em que a acidez no ultrapassa 0,8%, esse teor somente obtido atravs da primeira prensagem a frio, menos que 24 horas aps a colheita, segundo as normas da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA). Esse cenrio vem despertando a ateno de produtores e empresrios brasileiros e, diante da possibilidade de cultivo da oliveira em territrio nacional, desde 2005 plantios comerciais vm sendo implantados na regio da Serra da Mantiqueira, com 65 mil mudas plantadas em uma rea de aproximadamente 130 ha, alm de outros plantios experimentais nas regies Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do pas. (EPAMIG,2007) O presente trabalho tem como objetivo, fazer um levantamento da adaptao da cultura no Brasil.

2. METODOLOGIA
Para desenvolvimento do trabalho, foi necessrio um estudo bibliogrfico sobre o tema, atravs de livros, revistas e sites, foram realizadas tambm uma coleta de dados com os Engenheiros/Pesquisadores da Epamig responsveis pelas pesquisas sobre a cultura da oliveira na Fazenda Experimental de Maria da F. Aps levantamento bibliogrfico e coleta de dados foi realizada a anlise e concluso, como mostra o fluxo do procedimento metodolgico.
Pesquisa bibliogrfica sobre o tema Pesquisa sobre a empresa Compilao dos dados Anlise e Concluso

Fig. 1: Fluxo de procedimento metodolgico Fonte: Adaptado pelo autor

3. ANLISE DE INVESTIMENTOS
Segundo Noronha & Duarte (1985) do ponto de vista da anlise econmica, um projeto de investimento de capital qualquer atividade produtiva de vida limitada, que implique na mobilizao de alguns recursos financeiros na forma de bens de produo, em determinado momento, na expectativa de gerar recursos futuros oriundos da produo. Esse tipo de conceituao pressupe a possibilidade de quantificao monetria dos insumos e produtos associados ao projeto.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

De acordo com Kiyosaki e Lechter (2000) alfabetizao financeira a capacidade de ler e entender demonstraes financeiras. Isso lhe permite identificar os pontos fortes e fracos de qualquer negcio. As maiores perdas so das oportunidades que no foram aproveitadas. 3.1. Engenharia de Projetos Segundo Brito (2003), a questo da engenharia desenvolve-se, no mnimo, tambm com duas concepes: a construo e o funcionamento do projeto. Para tanto, ela define estimadores dos parmetros, tais como os coeficientes tcnicos de produo e da realizao de obras civis, a saber: (1) ensaios; (2) pesquisas; (3) seleo de tecnologia; (4) seleo de equipamentos; (5) seleo de solos; (6) seleo de edificaes; (7) seleo de centros de produo; e (8) seleo dos processos produtivos. Engenharia de Projetos compreende o dimensionamento de operaes como preparo do solo, plantio, colheita, entre outros, associadas s culturas de Oliveira, Soja, Milho, previstas no projeto. A execuo das operaes envolve o uso de cinco capitais, a saber: Capital Humano: representado pelas pessoas envolvidas no projeto; Capital Social: refere-se aos vnculos e relaes entre os indivduos; Capital Natural: formado pelo solo, ar, gua, fauna e flora; Capital Fsico: a infra-estrutura da empresa: benfeitorias, mquinas e equipamentos, veculos, animais de produo e de trabalho; Capital Financeiro: refere-se ao caixa, s aplicaes financeiras, estoques lquidos, contas a pagar, contas a receber, emprstimos e crditos de fornecedores.

3.2. Engenharia Econmica O desafio da Engenharia Econmica consiste em definir, alternativas de investimentos e prever suas conseqncias, reduzido a termos monetrios, elegendo-se um instante de referncia temporal e considerando o valor do dinheiro do tempo. (MOTTA; CALBA, 2002) De acordo com Casarotto e Kopittke (2000) a Engenhara Econmica objetiva a anlise econmica de decises sobre investimentos. E tem aplicaes bastante amplas, pois os investimentos podero tanto ser de empresas, como de particulares ou de entidades governamentais. 3.3. Anlise do Risco De acordo com Noronha (1987) existem pelo menos duas opes para analisar riscos na avaliao de projetos. A primeira, mais expedita, consiste na anlise de sensibilidade do projeto com a variao nos parmetros e variveis do fluxo de caixa do projeto. A alternativa, mas sofisticada, consiste na utilizao da anlise de probabilidade.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Segundo Motta e Calba (2002) o conceito de risco aparece intuitivamente devido a nossa percepo de uma incerteza futura nossa incapacidade de saber o que nos reserva o futuro em resposta a uma deciso tomada no presente. O risco implica a existncia de mais de um resultado possvel para dada ao. Souza e Vieira (1992) ressaltam ainda que os riscos, fenmenos inerentes a todas as atividades econmicas, assumem propores maiores nas atividades agropecurias. A seca, a chuva em excesso, o granizo, a geada, os ataques de pragas e molstias, as flutuaes de preos no mercado so exemplos dos riscos que afetam o dia-a-dia do empresrio rural. Risco uma incerteza que pode ser medida; ao contrrio, incerteza um risco que no pode ser avaliado. Portanto, o objetivo do empreendedor fazer com que as incertezas se transformem em riscos e estes, por suas vez, em certezas. (Assaf ; Santos ; Kassai; Casa Nova, Fipecafi, 2000). Os autores Kiyosaki e Lechter (2000) mencionam ainda, aprenda a administrar o risco. O risco sempre diminudo se voc gosta daquilo em que est investindo, entend-lo conhecer o jogo. 3.4 Investimentos do Projeto Considera-se investimento a situao na qual ocorre a inverso de capital de alguma forma, podendo ser em um projeto novo, na compra de uma empresa existente etc., buscando com isso a criao de valor, ou seja, recuperao do valor investido (principal), mais uma rentabilidade do investimento (taxa de juros), em determinado prazo. (MOTTA; CALBA, 2002). Segundo Souza e Vieira (1992) investimentos so gastos para obteno s atividades cuja utilizao ultrapasse um ciclo produtivo, isto , os recursos so utilizados por mais de um perodo de produo. De acordo com Brito (2003) os usos dos recursos de um projeto so os investimentos, que podem ser inverses fixas mais capital de trabalho. Investimentos fixos so compostos por terrenos, edificaes, equipamentos, mveis, instalaes, despesas de implantao, marcas, patentes, veculos semoventes. Capital de trabalho (ou de giro) so as necessidades de giro prprio aquele nvel mnimo de recursos e encaixes, so investimentos necessrios para movimentar a empresa.

4. A EMPRESA EPAMIG
A Empresa de Pesquisa Agropecuria de Minas Gerais (EPAMIG) uma empresa pblica de direito privado, vinculada Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Criada em seis de agosto de 1974, tem como finalidade gerar e adaptar tecnologias, oferecer servios especializados e insumos qualificados, compatveis com as necessidades dos clientes e em benefcio da sociedade mineira. Integra os sistemas estadual e nacional de pesquisa agropecuria.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Fig. 2: Sede Epamig Belo Horizonte/MG Fonte: www.epamig.br, acessado em 09 de outubro de 2008.

A estrutura da Epamig composta por uma Sede em Belo Horizonte, 7 Centros Tecnolgicos e 21 Fazendas Experimentais localizadas estrategicamente no territrio mineiro. Conta ainda com o Ncleo Tecnolgico de Azeitona e Azeite, em Maria da F. Mantm programas dirigidos s reas de Olivicultura, Aqicultura, Fruticultura, Olericultura, Cafeicultura, Produo Animal, Silvicultura e Meio Ambiente, Floricultura, Agroenergia, Grandes Culturas e Processamento Agroindustral. A transferncia e difuso das tecnologias e inovaes resultantes de suas pesquisas so realizadas por meio de publicaes e eventos como, dias de campo, seminrios e congressos que envolvem pesquisadores, produtores rurais e representantes de todo segmento agropecurio.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Fig. 3: Vista area da Fazenda Experimental de Maria da F Fonte: www.epamig.br, acessado em 09 de outubro de 2008.

4.1. EPAMIG Maria da F A fazenda experimental de Maria da F desenvolve pesquisas na rea de Olivicultura e fruticultura de clima temperado. O estudo de viabilidade do plantio de oliveira na regio do Sul de Minas iniciou na dcada de 40. De acordo com dados histricos a Oliveira foi trazida para a cidade de Maria da F, por alguns fazendeiros que trouxeram de Portugal algumas mudas de frutferas e tambm de oliveira. Na poca as oliveiras trazidas da Europa foram plantadas nas praas da cidade, porm foi o pesquisador da EPAMIG Dr. Washington Winglione que introduziu uma coleo de oliveiras procedentes de diversas regies do mundo, como: Estados Unidos, Portugal, Grcia, Itlia, Espanha, entre outras, na Fazenda Experimental de Maria da F, para que pudessem ser realizadas pesquisas de adaptao e desempenho agronmico dessa espcie nas condies edafoclimticas do Sul de Minas Gerais. Na fazenda experimental de Maria da F, est situado o Ncleo Tecnolgico de Azeitona e Azeite, as pesquisas realizadas vm obtendo resultados positivos para alguns cultivares de oliveira, apontando a viabilidade de sua explorao comercial na regio da Serra da Mantiqueira. Em sua coleo, existem 60 gentipos de diferentes origens que apresentam respostas diferenciadas s condies locais de solo e clima. Alguns, alm de apresentar boas produes, resultam em produtos de excelente qualidade, sendo seu azeite classificado como Extra Virgem, segundo as normas da ANVISA/MS. A empresa aposta cada vez mais no cultivo da Oliveira como mais uma opo de gerao de renda para o estado de Minas Gerais e para o Brasil, isso se deve a importncia econmica que esta cultura pode representar para os agricultores, nos modelos de pequeno agricultor e de agricultura familiar, alm da oportunidade de captar uma parcela do volume de recursos gastos com importao de produtos da oliveira, como azeitonas e azeite.

5. SETOR DE PESQUISA EM OLIVICULTURA


Na fazenda experimental de Maria da F, est situado o Ncleo Tecnolgico de Azeitona e Azeite que tem como principais atividades o desenvolvimento de novas tecnologias de produo de mudas de oliveira e seus produtos. As pesquisas que esto sendo desenvolvidas podero proporcionar ao Brasil, grandes Brasil investimentos na cultura da oliveira. Vrios so os experimentos que esto sendo desenvolvidos pelos pesquisadores da Fazenda de Maria da F e do Centro tecnolgico do Sul de Minas em relao adaptao das variedades em varias regies do estado de Minas Gerais. Os municpios envolvidos nas pesquisas so: de Trs Coraes (Sul de Minas), Piedade do

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Rio Grande (Campos das Vertentes), So Sebastio do Paraso (Sudoeste de Minas), Leme do Prado (Alto Jequitinhonha) e Jaba (Norte de Minas). Os pesquisadores esperam que daqui a trs anos se obtenham resultados em relao produtividade das cultivares e da qualidade do azeite. No dia 29/02/2008 a EPAMIG entrou para histria como a primeira empresa a extrair azeite de oliva classificado como extra-virgem, e tambm com a criao do Ncleo de Estudo de Azeitona e Azeite com foco direcionado totalmente para a pesquisa sobre oliveira. 5.1. Atividades do setor de Pesquisa em Olivicultura As atividades exercidas pelo Setor de Pesquisa em Olivicultura da Fazenda Experimental da Epamig de Maria da F so: Desenvolver estudos para aperfeioar os processos produtivos. Auxiliar a produo, visando o aprimorando tcnico. Implantar novos processos de gesto de acompanhamento como estudo de capacidade produtiva em microclimas especficos. Efetuar o acompanhamento dos processos implantados e verificar possveis falhas visando melhor produtividade. Socializar experincias da EPAMIG em Cincia e Tecnologia em olivicultura e fruticultura de clima temperado adquiridas ao longo de seus 33 anos de atividade.

5.2. Especificaes Tcnicas da Oliveira e seus Produtos.

A oliveira (Olea europaea L.) pertence famlia Oleceae e quando cultivada uma rvore de tamanho mdio e formato arredondado, cujo porte, densidade da copa e cor da madeira variam em funo da cultivar e das condies de cultivo. Apresenta duas fases diferenciadas: A juvenil e a adulta. Na fase juvenil, apresenta folhas mais curtas e grossas e ramos com comprimento de entrens menor. Na fase adulta alcana a sua capacidade reprodutiva apresentando folhas maiores e mais delgadas, e ramos com entrens de comprimento maior. Para o bom desenvolvimento da oliveira o solo deve apresentar o PH entre 5,5 e 6,5.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Fig. 4: Fonte: Setor de Pesquisa em Olivicultura EPAMIG

rvore Oliveira

O fruto, denominado azeitona, uma drupa de tamanho pequeno e forma elipsoidal, cujas dimenses variam em funo da variedade, podendo apresentar entre 1 e 4 cm de comprimento e dimetro de 0,6 a 2 cm. Possui uma s semente e composto de trs tecidos fundamentais: endocarpo que corresponde ao caroo, o mesocarpo polpa e o pericarpo pele. A sua colorao vai de verde a preto, passando por tonalidades de verde palha a arroxeado. No ponto de transio de verde palha a arroxeado que apresenta maior rendimento de azeite.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Fig. 5: Fruto da oliveira e suas caractersticas Fonte: Setor de Pesquisa de Olivicultura da EPAMIG

5.3. Caractersticas das Variedades de Oliveira

Azeitonas de mesa: Segundo a norma qualitativa do conselho olecola internacional (1980), denominada azeitona de mesa o fruto de variedades determinadas de oliveiras cultivadas, (olea europaea sativa Hoffg, Link) os quais so colhidos no estdio de maturao adequado e de qualidade tal que quando submetido as preparaes adequadas originem um produto consumvel, com boa conservao e comercializvel. A azeitona, fruto da oliveira constitudo basicamente por uma pele exterior, de composio celulsica que contm produtos aromticos e corantes naturais, uma polpa, onde se encontra a grande parte dos cidos gordos e um caroo que encerra substncias nutritivas. Alm de cidos gordos, a azeitona, possui diversos minerais na sua composio, como clcio, fsforo, potssio, enxofre, cloro, ferro, cobre, magnsio e sdio, e vitaminas como a niacina, riboflavina, tiamina, Vit. B6, Vit B12, Vit. E, e carotenides. A azeitona no pode ser consumida logo aps a sua colheita, pois muito amarga, devendo, ento, ser curtida em gua e sal ou numa soluo alcalina, antes de chegar mesa dos consumidores. Os cultivares, Ascolano 315, Manzanila 215 e Tafahi 391, foram avaliados pelos pesquisadores da Epamig e apresentaram resultados positivos quanto a adaptao e produo em algumas regies do Brasil. Azeitonas para extrao do azeite: Azeitonas que se destinam extrao do azeite tm como componentes principais da polpa e da semente a gua e o azeite, com porcentagem variando de 50 a 60 % para gua e 20 a 30 % para azeite, existindo uma relao inversa entre eles. Na semente, a gua representa, em mdia, 30 % e o azeite 20 % do peso total. Os cultivares, Maria da F, Arbequina e Salome 488, apresentaram boa adaptao e capacidade produtiva em pesquisas realizadas pelos pesquisadores da Epamig. Azeitonas com dupla finalidade: Os cultuvares Grappolo 541, Grappolo 550 e Grappolo 561, apresentam seus frutos com dupla finalidade de aproveitamento, sendo utilizadas tanto para o preparo de azeitonas em mesa quanto para a extrao do azeite. 3.2. Extrao do azeite A elaborao de azeite de qualidade comea na azeitona. Por isso, as operaes de colheita e transporte da fruta tm grande importncia e vo influir tanto na qualidade do produto final, no azeite virgem, como na eficcia do processo. Sero descritos dois processos de extrao de azeite, um o Sistema de Prensagem Hidrulica a Frio e Decantao por Diferena de Densidade e outro o Sistema Contnuo de Elaborao. O azeite dever ser embalado em recipientes que o protejam da incidncia de luz, em virtude da degradao de suas propriedades. Os recipientes apropriados so os de vidro de cor.

6. ANLISE DE SENSIBILIDADE

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Em um ambiente de incertezas, vrios so os fatores que influenciam no resultado final do projeto, podendo ocorrer variaes nos mesmos durante o ciclo de vida do projeto, alterando os parmetros utilizados para o clculo da viabilidade. Essas variaes podem ser significativas ou no, e atravs da anlise de sensibilidade dos projetos da produo de azeite e azeitona, com uma variao de 15% + 15% foi possvel determinar os dados sensveis do projeto. A sensibilidade dos projetos foi apresentada nas figuras 11 e 12 abaixo:

Anlise de Sensibilidade - Prod. Azeitonas - Var. 15%


30000 20000 10000 0 VPL Otimista E(VPL) VPL Pessimista Quant. produzida 23410,74 13396,10 3381,46 preo 23410,74 13396,10 3381,46

Fig. 6: Grfico Anlise de Sensibilidade Produo Azeitona Dados calculados pelos autores

Anlise de Sensibilidade - Prod. Azeite Var. 15%


100000 80000 60000 40000 20000 0 VPL Otimista E(VPL) VPL Pessimista Qtde produzida 79966,88 47910,48 15873,18 Preo 79.957,33 47910,48 15863,63

Fig. 7: Grfico Anlise de Sensibilidade Produo Azeite

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Dados calculados pelos autores

Nos dois estudos as variveis mais sensveis, que afetam diretamente o valor do VPL, de forma pessimista ou otimista so: a quantidade de venda e o preo. Para os clculos foi considerada a produtividade da oliveira conforme a tabela 2 e para quantidade de azeite produzido foi estipulado o valor mdio de 30% de rendimento da quantidade produzida. Os preos foram calculados analisando os preos de mercado e custos de importao do azeite e da azeitona.

7. CONCLUSO
Para que os objetivos traados no estudo sejam alcanados necessrio que se faa uma gesto eficaz dos recursos neles alocados. Pode se concluir que os plantios comerciais de oliveira representam uma alternativa favorvel ao atendimento do mercado interno, sendo o Brasil totalmente dependente de importaes de azeite e azeitona para atender o mercado interno e considerando tambm os resultados positivos de adaptao da Oliveira em algumas regies do pas. Outro fator importante a ser analisado o preo de venda final do azeite e da azeitona que foram calculados com a anlise dos custos de importao e preo de venda e que podero sofrer variaes a partir do momento que as importaes passem a diminuir.

8. REFERNCIAS
ASSAF, Alexandre N.; SANTOS, Ariovaldo; KASSAIi, Jose R.; CASA NOVA, Silvia P. C. e FIPECAFI. Retorno de investimento (abordagem matemtica e contbil do lucro empresarial). 2 ed. So Paulo: Atlas, 2000 256p. BRITO, Paulo. Anlise e Viabilidade de Projetos de Investimento. 1 ed. So Paulo: Atlas, 2003. 100p. BRUNNI, Adriano Leal; FAMA, Rubens. As decises de investimentos (com aplicaes na HP 12C e Excel). 2 vol. So Paulo:Atlas S/A., 2003. 254p. CASAROTTO FILHO, Nelson; KOPITTKE, Bruno H. Anlise de Investimentos. 9.ed. So Paulo: Atlas S.A., 2000. 458p. CNA Confederao Nacional da Agricultura. Disponvel http://www.cna.org.br/site/noticia.php?ag=0&n=5088. Acessado em 11.06.08 s 18h10 em:

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

EMBRAPA. Embrapa Semi-rido e Codevasf avaliam oliveiras para produo de azeitonas e azeite. Disponvel em: http://www21.sede.embrapa.br/noticias/banco_de_noticias/2005/folder. Acessado em 10/06/2008 s 17h05 EPAMIG Empresa de Pesquisa Agropecuria de Minas Gerais. Disponvel em: http://www.epamig.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=18. Acessado em 12.06.08 s 17h20. IOCC - INTERNATIONAL OLIVE OIL CONCIL. World olive oil figures: Production. 2007. Disponvel em: <http://www.internationaloliveoil.org>. Acesso em: 12.06.08 s 18h30. KIYOSAKI, Robert T. ; LECHTER, Sharon L.. Pai Rico Pai Pobre (O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro) 45 ed. Campus, 2000. 181p. LAPPONI, Juan Carlos. Modelagem Financeira com Excel: Para cursos de Administrao, Finanas, Economia e MBAs. 3 Tiragem. Rio de Janeiro: Campus, 2004. 361p. MOTTA, Regis da Rocha; CALBA, Guilherme Marques. Anlise de Investimentos (tomada de deciso em projetos industriais). So Paulo: Atlas, 2002. 391p. NORONHA, J.F. & DUARTE, L.P. Avaliao de projetos de investimentos na empresa agropecuria. 1 ed. So Paulo: Atlas 1985. 275p. NORONHA, J.F. Projetos agropecurios: administrao financeira, oramentria e viabilidade econmica. 2 ed. So Paulo: Atlas 1987. 269p. PAMPLONA, Edson de O.: MONTEVECHI, Jos A. B. Engenharia Econmica I. Itajub: Apostila, 2003. 102p. PAMPLONA, Edson de O.: MONTEVECHI, Jos A. B. Engenharia Econmica II. Itajub: Apostila, 2005. 145p. PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemtica financeira (objetiva e aplicada) . 6 ed. Saraiva, 2003. 440p. SHINODA, Carlos. Matemtica Financeira para usurios do Excel. 2 ed. So Paulo: Atlas S.A. , 1998. 167 p.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

SOUZA, A.; Clemente, A. Decises Financeiras e Anlise de investimentos: Fundamentos, Tcnicas e Aplicaes. 5ed. So Paulo: 2004. 178p. SOUZA, Guimares; VIEIRA, Moraes & Andrade. Administrao da Fazenda. Coleo do Agricultor Economia. 4 ed. Globo. 1992. 211 p. TOSI, Armando Jos. Matemtica Financeira com nfase em produtos bancrios. 2 ed. So Paulo: Atlas S.A., 2007. 341p.

You might also like