You are on page 1of 74

O Uso da Terra Acreana com Sabedoria

Resumo Educativo
Resumo Educativo do Zoneamento Ecolgico-Econmico do Acre Guia Educativo do ZEE-Acre um instrumento educativo que nasceu a partir de estudos tcnicos elaborados por vrios autores. Este segundo Resumo Educativo, assim como o primeiro, pretende transformar o contedo tcnicocientfico em um documento didtico e de linguagem mais acessvel, direcionado a um pblico, preferencialmente formado por educadores, estudantes e lideranas rurais. Tornar acessvel os estudos do Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE) a toda a populao acreana o grande desafio. O ZEE tem como atribuio fornecer subsdios para orientar as polticas pblicas relacionadas ao planejamento, uso e ocupao do territrio, considerando as potencialidades e limitaes do meio fsico, bitico e socioeconmico, tendo como eixo norteador os princpios do Desenvolvimento Sustentvel. uma ferramenta essencial para a definio de estratgias compartilhadas de gesto do territrio entre governo e sociedade.

Zoeneamento Ecolgico Econmico do Acre

O ZEE do Acre Fase II foi elaborado de forma participativa, envolvendo estudos sobre as potencialidades e limitaes para o uso sustentvel dos recursos naturais e as relaes entre a sociedade e o meio ambiente. A integrao de informaes scontou com a contribuio de inmeros especialistas em diferentes campos do conhecimento, cujos subsdios foram incorporados ao Documento Sntese. So estudos inditos, elaborados especificamente para subsidiar nas decises a serem tomadas sobre o territrio do Acre. O Resumo Educativo, Guia Uso da Terra com Sabedoria, tem um formato de leitura mais fcil e convidativa, de forma a contribuir com a reflexo e a aprendizagem, disseminando o conhecimento. Seu obejtivo o de estabelecer pacto de construo da sustentabilidade a partir de uma economia de base florestal, com foco na melhoria da qualidade de vida da populao, contribuindo para a construo de um Acre melhor. Magaly Medeiros e Conceio Marques

Sumrio
Como usar o Resumo Educativo ............................................................ 08 Histrico e objetivos do ZEE ............................................................... 11 Conhecendo melhor o Acre .................................................................. 21 As principais caractersticas das terras acreanas. .................................... 31 A viso integrada dos recursos naturais ................................................. 53 Como se organizou o domnio e a posse da terra acreana............................ 57 Como a populao utiliza os recursos naturais ........................................ 69 O uso da terra e os recursos naturais .................................................... 75 Conhecendo melhor a populao . ......................................................... 85 Infraestrutura e desenvolvimento socioeconomico..................................... 97 Um olhar sobre a cultura do Acre ........................................................ 105 A gesto do territrio do Acre ............................................................ 111 O mapa de gesto territorial do Acre ................................................... 125 Glossrio. ...................................................................................... 142 Bibliografia consultada. ..................................................................... 148

O Guia pode, ainda, ser associado aos Jogos Ambientais do Acre, pois nele, professores e alunos encontraro as respostas a todas as perguntas contidas nos jogos, desenvolvidos para alunos do ensino infantil e fundamental. Outro material complementar ao ZEE so as Questes Ambientais, que tm um nvel maior de aprofundamento das questes sobre o ZEE Fase II e destina-se a um pblico com mais escolaridade. Gestores dos municpios podero, inicialmente, utilizar o guia para depois aprofundar os conhecimentos com o Documento Sntese e Mapas de Gesto Territorial do Estado do Acre. Podero, ainda, obter informaes mais detalhadas com os Relatrios Tcnicos da Coleo Temtica do ZEE Fase II. Pensando nisso, este Guia faz uso de uma linguagem menos tcnica, de modo que pode ser utilizado, tanto na escola quanto na comunidade, como fonte de informao e pesquisa. Mas, se ainda restar qualquer dvida, pode-se sempre recorrer ao glossrio. O Guia contm as principais informaes do Documento Sntese ZEE Acre Fase II e, tambm, alguns mapas e tabelas, para facilitar a visualizao e localizao das informaes. Estas so apenas algumas das possibilidades de uso para este Guia, entretanto nada impede que voc crie outras formas para sua utilizao, junto aos grupos em que atua. A distribuio deste guia e dos demais materiais complementares est integrada a uma estratgia de Educao Ambiental, que envolve educandos, educadores e gestores na implantao do ZEE - Acre Fase II.

o Resumo Educativo ZEE Fase II


Este Guia um resumo educativo do Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE) doAcre Fase II e faz parte de um conjunto de material de apoio para educadores e gestores municipais. A partir dele pode-se ter um melhor conhecimento sobre o nosso estado.

Como usar

O GUIA RESUMO EDUCATIVO ZEE ACRE FASE II tem como desafio difundir o Zoneamento Ecolgico-Econmico e as diretrizes de uso do territrio, contidas no Mapa de Gesto Territorial do Estado do Acre e na Lei do ZEE, Lei n o1904/07. A melhor maneira de ordenar a ocupao de cada parte do territrio do Acre conhecendo suas riquezas, compreendendo os cuidados necessrios para determinadas atividades econmicas, de acordo com cada regio, desenvolvendo uma economia local e contribuindo para melhoria da qualidade de vida das populaes que aqui habitam.

8 8

9 9

Histrico e Objetivos do ZEE


D
esde o final dos anos oitenta, o Zoneamento EcolgicoEconmico (ZEE) tem se destacado como uma das principais ferramentas utilizadas para orientar as polticas pblicas da Amaznia, definindo as potencialidades e fragilidades do territrio, a partir de uma base de conhecimento sobre as caractersticas sociais, econmicas, ambientais e culturais. Atualmente, o Zoneamento Ecolgico-Econmico o principal instrumento de planejamento e gesto territorial do Acre.

Alguns benefcios do ZEE para a sociedade:


Estimula os investimentos pblicos e privados para determinadas atividades econmicas, de acordo com as potencialidades e fragilidade do territrio. Garante uma melhor aplicao dos recursos financeiros e a sustentabilidade do uso dos recursos naturais a longo prazo. Identifica possveis conflitos socioambientais existentes e recomenda as aes. Define as prioridades nas reas onde ainda no foram definidas atividades. Orienta o ordenamento territorial, com base nos estudos tcnicos.

Objetivo do ZEE ACRE


Contribuir para a construo de um novo modelo de desenvolvimento sustentvel local e regional pautado no combate pobreza e na elevao do bem-estar da populao, no dinamismo econmico com a gerao de emprego e renda, no fortalecimento da identidade e respeito diversidade cultural e no uso dos recursos naturais com sabedoria e na manuteno do equilbrio ambiental (Acre, 2006). O ZEE direciona as aes que podem dar melhores resultados em cada parte do territrio, a partir de estudos sobre a sociedade e a natureza. Serve como orientador para as tomadas de deciso, entre os rgos governamentais, o setor privado e a sociedade civil, sobre as polticas pblicas voltadas para o Desenvolvimento Sustentvel.

10 10

11 11

O ZEE - ACRE na primeira fase (1999-2000)


O ZEE Fase I - escala 1:1.000.000 - foi elaborado para todo o Estado do Acre compreendendo a elaborao de um diagnstico com indicativos e recomendaes na gesto do territrio. A metodologia utilizada envolveu a participao de diversos grupos sociais em todo o processo de elaborao do ZEE, atravs da Comisso Estadual do Zoneamento Ecolgico-Econmico (CEZEE), contando com 35 instituies.

Os indicativos contidos no ZEE Acre Fase I nortearam o desenvolvimento do Estado, orientando a ocupao do territrio, quanto ao estabelecimento de Terras Indgenas e Unidades de Conservao e os investimentos da economia do Estado direcionados ao manejo florestal comunitrio e empresarial, agropecuria sustentvel e aos negcios florestais sustentveis.

Produtos do ZEE Fase I:


Documento tcnico contendo 03 volumes: (I) Recursos Naturais e Meio Ambiente; (II) Aspectos Scio-econmicos e Ocupao Territorial e (III) Indicativos para a Gesto Territorial do Acre. Mapas temticos do estado na escala 1:1.000.000. Vdeo institucional do ZEE. CD-ROM do ZEE. Vdeo educativo denominado Mapas do Futuro. Resumo educativo-Guia para uso da terra acreana com sabedoria. Os produtos esto disponveis em http://www.ac.gov.br

Composio da CEZEE
7 Representantes da Cmara Pblica Estadual 3 Representantes da Cmara Pblica Federal 6 Representantes da Cmara de Representantes de outras esferas governamentais 3 Representantes da Cmara dos Trabalhadores 7 Representantes da Cmara Empresarial 3 Representantes da Cmara Indgena 3 Representantes da Cmara da Sociedade Civil 3 Representantes da Cmara de Pesquisa A pactuao de diretrizes de desenvolvimento sustentvel entre diversos setores do governo e sociedade orientou a elaborao dos estudos tcnicos, priorizando temas para estudos como aptido agroflorestal, biodiversidade e servios ambientais, territorialidades

de populaes tradicionais, conflitos socio-ambientais e potencialidades de produtos florestais no-madeireiros.

Implementao do ZEE-Acre Fase I


Elaborao de Programas e Projetos Estratgicos. Descentralizao de aes governamentais. Criao do Instituto Estadual de Terras ITERACRE. Regularizao de Terras Indgenas. Criao da Lei Estadual Florestal n 1.426. Criao de Unidades de Conservao de Proteo Integral e de Uso Sustentvel. Criao da Lei Estadual que estabelece a Poltica de Recursos Hdricos n 1.500.

12 12

13 13

74o 00W

73o 00W

72o 00W

71o 00W

70o 00W

69o 00W

68o 00W

67o 00W

O ZEE ACRE na segunda fase (2003-2007) .


O ZEE Fase II foi construdo a partir de um conjunto de estudos e cruzamento das informaes sobre recursos naturais, aspectos scioeconmicos-culturais e organizao poltica da sociedade acreana, com um carter de atualizao e detalhamento da primeira fase. Vejo esse estudo como respeito aos trabalhadores e trabalhadoras do estado, que utilizam a terra para sobreviver. Maria Sebastiana, Presidente da FETACRE

Os principais resultados da segunda fase foram o Mapa de Gesto Territorial do Estado do Acre - escala 1:250.000 e a Lei Estadual n 1.904. A participao da sociedade, atravs de reunies, oficinas participativas e Audincia Pblica, foi fundamental no processo de construo das decises a serem tomadas sobre o uso do territrio contidas no Mapa de Gesto. O Mapa de Gesto ser de extrema importncia para os gestores nas tomadas de decises e para os diferentes setores da sociedade poderem fazer uso adequado dos recursos naturais. Marcos Del Prette Coordenador do ZEE Brasil do Ministrio do Meio Ambiente

Mapa de Gesto Territorial do Acre


1:3.300.000 0 25 50 100 150 200 Km

Foram realizadas vrias reunies de avaliao da CEZEE, construindo o consenso. Em oficinas ocorridas em todos os municpios do Acre, foi possvel ouvir as sugestes de diferentes grupos sociais e de setores econmicos e produtivos. Alm disso, tambm aconteceram discusses tcnicas institucionais durante o processo de construo.

11o 00S

10o 00S

Maria Sebastiana, Presidente da FETACRE .

9o 00S

8o 00S

Per

Bolvia

Elaborao: UCEGEO Fonte: Base Cartogrfica Digital e ZEE/AC FaseII - SEMA(2007)

14 14

15 15

MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competncias que lhe so conferidas pela Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto n 99.274, de 6 de junho de 1990, e tendo em vista o disposto em seu Regimento Interno, anexo Portaria n 168, de 13 de junho de 2005 e no art. 16, inciso I, 5, da Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965, resolve: Aprovar recomendao ao Poder Executivo Federal autorizar a reduo, para fins de recomposio, da reserva legal dos imveis situados na Zona I, definida na Lei Estadual no 1.904, de 5 de junho de 2007, do Estado do Acre, que institui o Zoneamento Ecolgico-Econmico, Fase II, para at cinqenta por cento da propriedade, excludas, em qualquer caso, as reas de Preservao Permanente- APP, os ectonos, os stios e ecossistemas especialmente protegidos, os locais de expressiva biodiversidade e os corredores ecolgicos. Aprovar recomendao ao Estado do Acre para ampliar a divulgao do Zoneamento Ecolgico-Econmico para os 22 municpios do Estado, deixando no mnimo uma cpia na prefeitura local, na biblioteca pblica, na Cmara de Vereadores e na Secretaria de Extenso e Produo Familiar do Estado do Acre-SEAPROF/AC, rgo de extenso rural do Estado, em meio digital e/ou impresso. Aprovar recomendao ao Estado do Acre, em articulao com a Comisso Coordenadorado ZEE do Territrio Nacional, divulgar a metodologia de elaborao do ZEE para os entes federados. IZABELLA MNICA VIEIRA TEIXEIRA Presidente do Conselho, Interina
O Governador do Acre Arnobio Marques e autoridades aprovando o ZEE Fase II. foto: Srgio Vale/SECOM - AC, 2007.

Oficina da CEZEE

verso final do ZEE Fase II foi apresentada CEZEE e aos Conselhos Estaduais, em reunio conjunta, obtendo aprovao unnime de todos os presentes, e o Projeto de Lei foi aprovado na Assemblia Legislativa do Estado do Acre. Em 5 de junho de 2007, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governador do Estado do Acre, Arnbio Marques de Almeida Jnior, sancionou a Lei Estadual do Zoneamento EcolgicoEconmico, Lei no 1.904.

No mbito federal, a Comisso Coordenadora do Zoneamento Ecolgico-Econmico (CEZEE) busca apoiar os estados na execuo de suas iniciativas de trabalho de ZEE, atravs do Consrcio ZEE Brasil, bem como acompanhar e avaliar os resultados e produtos dos ZEEs Estaduais. O Acre passou a ser o segundo estado do Brasil a ter seu processo de zoneamento aprovado pelo Governo Federal, com o desafio de disseminar a metodologia para os demais estados, conforme recomendao do CONAMA n 07 de 28/05/2008.

16 16

17 17

Decreto Presidencial DECRETO N- 6.469, DE 30 DE MAIO DE 2008 Adota a Recomendao n 007, de 28 de maio de 2008, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.
Autoridades acreanas e o Presidente Lula validando o ZEE-Acre

06 de abril de 1999 o Governador Jorge Viana instituiu o Programa Estadual de Zoneamento Ecolgico-Econmico do Acre e criou a CEZEE, atravs do Decreto n 503. 25 de novembro de1999 o ZEE Fase I foi aprovado em Plenria do CEMACT e CEZEE. 29 de novembro de 2001 os produtos do ZEE Fase I foram aprovados, atravs da Resoluo CEMACT 003. 12 de dezembro de 2006 ZEE Fase II foi aprovado na Plenria do CEMACT, CEZEE, CEF, CDRFS. 13 de dezembro de 2006 o ZEE Fase II e o Projeto de Lei foram aprovados na Assemblia Legislativa do Acre. 05 de junho de 2007 a Lei Estadual do ZEE, n 1904 foi sancionada pelo Governador Arnbio Marques de Almeida Jnior. 10 de outubro de 2007 a Comisso Coordenadora do Zoneamento Ecolgico-Econmico (CCZEE) das Polticas Pblicas Federais aprovou por unanimidade o ZEE do Acre.
Solenidades de validao do ZEE-AC, com a presena de diversas autoridades: O Governador Binho Marques, o Prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o ento presidente da Assemblia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhes, o Governador Jorge Viana, alm dos Secretrios Edegard de Deus e Eufran Amaral, nos anos de 2006 e 2007.

Zoneamento Ecolgico-Econmico do Acre foi oficializado, tambm, pelo Presidente Luiz Incio Lula da Silva, atravs de Decreto, aps aprovao, da Comisso Coordenadora do Zoneamento Ecolgico-Econmico das Polticas Pblicas Federais e Resoluo aprovada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA.

O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituio, e tendo em vista o disposto no art. 16, 5, inciso I, da Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965, e no Decreto no 4.297, de 10 de julho de 2002, D E C R E T A: Art. 1 Fica adotada a Recomendao no 007, de 28 de maio de 2008, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, que autoriza a reduo, para fins de recomposio, da rea de reserva legal, para at cinqenta por cento, das propriedades situadas na Zona 1, conforme definido no Zoneamento Ecolgico Econmico do Estado do Acre. Art. 2 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 30 de maio de 2008; 187 da Independncia e 120 da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Izabela Mnica Vieira Teixeira

O Acre desenvolve uma experincia na Amaznia de gesto pblica, municipal e estadual, continuada, voltada para a implementao de um processo que concilia desenvolvimento e meio ambiente, cuja ferramenta para orientar as aes de incluso social, ordenamento territorial e desenvolvimento sustentvel o Zoneamento Ecolgico-Econmico. Estamos alcanando um momento fundamental para dirimir conflitos. muito bom ver que o Acre no est mais definindo sua poltica de forma emprica, mas com base em estudos cientficos que apresentam as potencialidades e as limitaes para determinadas aes. Assuero Veronez, Presidente da FAEAC

28 de maio de 2008 a Resoluo do CONAMA n 007/08 recomendou o ZEE Fase II. 30 de maio de 2008 o ZEE sancionado pelo Presidente Luiz Incio Lula da Silva, atravs do Decreto Federal n 6.469/08 que adota a Recomendao do CONAMA, que trata da autorizao de reduo, para fins de recomposio, da Reserva Legal dos imveis situados na Zona I do ZEE do Acre.

18 18

19 19

Acervo Museu de Arte da UFC-1943.

Conhecendo melhor o Acre


1. BREVE HISTRICO DO PROCESSO DE OCUPAO TERRITORIAL

histria do Acre foi construda por acontecimentos polticos, sociais, culturais e ambientais. Neste breve relato est descrito como aconteceu a ocupao da terra acreana para compreender melhor o Estado hoje e refletir sobre o futuro de nossa gente.

migrao de cerca de 50 grupos indgenas, das famlias lingusticas Aruak e Pano, provenientes da sia, ocuparam toda a Amrica do Sul, habitando tambm o Acre. Segundo registros arqueolgicos recentes, o povoamento humano do Acre pode ter iniciado at mesmo entre 20 e 10 mil anos atrs. Os Povos da famlia lingustica Aruak (Apurin, Manchineri, Kulina, Canamari, Piros, Ashaninka) se espalharam desde a confluncia da localidade Pauini/AM com o rio Purus at a regio dos Andes, no Peru. Os espaos do Rio Juru e seus afluentes, como tambm os rios Tarauac, Muru e Moa, foram ocupados pelos povos da famlia Pano: Kaxinawa,

Os Povos Indgenas
A regio da Amaznia, onde est situado o Acre, j era ocupada por povos indgenas, muito antes da chegada dos colonizadores. H mais de cinco mil anos, uma

20 20

21 21

Jaminawa, Arara, Xixinawa, Amahuaca e Rununawa. Na regio entre o Purus e o Juru, habitaram ainda os Katukina, ocupando terras firmes, menos ricas em alimentos que as margens dos grandes rios.

A Economia da Borracha
seringueira (Hevea Brasiliensis) constituiu uma parte importante da histria econmica e social do Brasil e teve o seu centro na Amaznia, proporcionando grande expanso da colonizao, atraindo riqueza e causando transformaes culturais e sociais. A ocupao do territrio do Acre teve incio com o primeiro ciclo econmico da borracha, por volta de 1800, que vinha suprir a demanda industrial da Europa e dos Estados Unidos da Amrica (EUA), ligadas Revoluo Industrial. A inveno do automvel na Alemanha, a inveno do pneumtico e a produo dos automveis em srie nos Estados Unidos acarretaram uma demanda de borracha em todo o mundo e os seringais nativos da Amaznia representavam a maior fonte de matria-prima. Nessa poca, denominada de Ciclo da Borracha, toda a economia da Amaznia encontrava-se dominada por empresas estrangeiras, com sede na Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha, que impediam qualquer iniciativa contrria aos seus interesses. O Brasil passou a exportar toneladas de borracha, principalmente para as fbricas de automveis norte-americanas.

Essa rpida expanso da produo de borracha atraiu grande quantidade de trabalhadores para a regio, principalmente nordestinos, que fugiam da seca do serto e estavam em busca de melhores condies de vida. A presena nordestina formou um dos principais grupos da sociedade acreana e a estrutura dos seringais estabeleceu um novo modo de vida para a regio Amaznica e seu povo. Os seringais foram organizados em um sistema para a circulao de produtos e mercadorias. Esse sistema envolvia desde o seringueiro, os seringalistas at as casas aviadoras, estabelecimentos fixados em Belm e Manaus, que tinham como objetivo receber a produo dos seringais e abastecer os seringalistas com mercadorias para consumo dos seringueiros e, tambm, recrutar mo-de-obra para trabalhar nos seringais. Na estrutura que ficava sob o domnio do seringalista havia um grupo de pessoas que trabalhava junto ao patro no barraco ou ncleo central do seringal, incluindo o comboieiro que levava mercadorias para os seringueiros e recolhia a borracha que eles produziam, utilizando tropa de burros (muares). Alm dessa estrutura, tinha os regates, embarcaes que desenvolviam comrcio ambulante pelos rios circulando pelos seringais da regio. Esta atividade era feita, principalmente, por srio-libaneses, muitos dos quais estabeleceram residncia no Acre. A maioria dos ncleos urbanos formou-se a partir de povoados organizados em funo da atividade extrativista: a borracha saia

22 22

23 23

do centro dos seringais para o barraco em lombo de burro, pelos varadouros; em alguns casos descia pelos igaraps at margem do rio onde ficava a sede do barraco. Pelos rios transitavam navios, lanchas e bateles levando mercadorias que eram pagas com borracha. Os ncleos urbanos eram vilas mercantis e no havia uma forte organizao poltico-administrativa.

tropas federais brasileiras, em 1900, que atendendo aos reclamos dos bolivianos o levou de volta para Manaus e, depois, para a Espanha. A Bolvia queria passar o controle do territrio do Acre para uma companhia norte-americana, a Anglo-Bolivian Syndicate, de Nova York, por meio de um contrato que concedia no s o monoplio sobre a produo e exportao da borracha, como tambm os direitos fiscais, mantendo ainda as tarefas de polcia local. A notcia do contrato com o Bolivian Syndicate gerou uma revolta do povo acreano, formado quase que integralmente por brasileiros, seringueiros nordestinos. Na cidade de Xapuri, iniciou-se um movimento armado contra a Bolvia, a chamada Revoluo Acreana, sob o comando de Plcido de Castro. Plcido de Castro, militar e agrimensor gacho, foi designado para o Norte e acabou no comando da Revoluo Acreana, movimento armado contra a Bolvia que culminou com a posse da regio pelos brasileiros. Com um exrcito formado por seringueiros e seringalistas, Plcido de Castro comeou em 1902 o levante armado que derrotou as tropas do exrcito boliviano em janeiro de 1903. O Baro de Rio Branco, Ministro do Exterior do Governo Brasileiro, preocupado com a situao do Acre, estabeleceu relaes diplomticas com a Bolvia e, em 17 de novembro de 1903, foi assinado o Tratado de Petrpolis, pondo fim ao conflito dos dois pases em relao ao territrio do Acre, que passou a pertencer ao Brasil, mediante compensao econmica e pequenas concesses territoriais..

A disputa pelo territrio

urante o Imprio do Brasil, em1867, com a assinatura do Tratado de Ayacucho, o Brasil concedeu aos bolivianos o direito ao Acre nos limites territoriais. O Acre era quem mais produzia borracha na poca, entretanto, a distncia geogrfica natural fez com que o poder poltico fosse exercido pelas Casas Aviadoras de Belm ou Manaus, e mesmo pelo prprio Rio de Janeiro, no contexto poltico formal, de capital do Imprio. Havia interesse econmico do Governo do Amazonas em anexar a regio do Acre, rica em seringais, ao seu Estado. Para tanto, apoiou a Expedio do espanhol Luiz Galvez Rodrigues Arias ao Acre para encontrar com donos de seringais e comerciantes que se opunham ao domnio boliviano. Galvez proclamou o Acre Estado Independente, acirrando os conflitos entre bolivianos, seringueiros e seringalistas. Galvez governou o Acre no perodo de 1899 at a chegada das

24 24

25 25

O Tratado de Petrpolis ampliou as fronteiras do pas na Regio Norte, com a incorporao de uma extenso de terra com cerca de 181.000 mil km2, entregue aos seringueiros para exercer as funes extrativistas da borracha.

Srios e Libaneses

A incorporao do Acre ao Brasil, entretanto, ocorreu na forma de territrio e no como um Estado independente, com forte dependncia do poder executivo federal. Assim, a autonomia poltica tornou-se a nova bandeira de luta do povo acreano. Surgiram organizaes polticas em diversas cidades, como Xapuri, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A primeira revolta autonomista foi registrada em Cruzeiro do Sul (1910), seguida por Sena Madureira (1912) e Rio Branco (1918), todas reprimidas pelo Governo Brasileiro.

Kaxinaws no rio Jordo, em 1928, durante uma festa no seringal Reviso

A trajetria de migrao sria e libanesa foi realizada por conta prpria. Eram comerciantes em busca do ouro negro, como tambm era chamada a borracha, que desenvolviam um comrcio ambulante, com o barco conhecido como regato. Depois, muitos estabeleceram residncia no Acre, substituindo as casas aviadoras de Belm e Manaus na funo de abastecer os barraces e manter ativos os seringais. A populao foi se estabelecendo na beira dos rios, dando origem a um segmento social tradicional do Estado, os ribeirinhos.

Impacto sobre as sociedades indgenas


Com a crise da borracha, ocorrida a partir de 1912, diminuiu a busca da mo-de-obra nordestina e intensificou-se o trabalho indgena. As populaes indgenas que viviam no Acre foram perseguidas com violncia pelos seringalistas e seus capangas. Muitas tribos desapareceram sob ataques denominados correrias; tribos inteiras desapareceram, tambm, com as doenas introduzidas pelos no-ndios. A decadncia econmica provocada pela queda dos preos internacionais da borracha deu origem a um novo modelo de ocupao. Alguns seringueiros se deslocaram para as cidades e outros sobreviveram nos seringais. A economia passou a no depender somente da borracha e teve como base atividades de subsistncia e comerciais em escala reduzida, dependente diretamente dos recursos naturais disponveis no local para a coleta e produo de alimentos, como a castanha, a pesca, o comrcio de pele de animais silvestres, a madeira, a agricultura e a pecuria em pequena escala.

A Segunda Guerra Mundial


Na dcada de 40, com a Segunda Guerra Mundial, houve um novo aumento da demanda externa pela borracha em decorrncia dos Acordos de Washington que asseguravam o fornecimento do ltex para os pases aliados, EUA, Frana e Inglaterra, em conflito com os pases do Eixo Alemanha, Itlia e Japo, que detinham o controle dos seringais asiticos. A Segunda Guerra Mundial impulsionou o segundo Ciclo da Borracha. Isso se deu aps a tomada dos seringais asiticos pelos japoneses, privando os pases aliados do produto. O governo brasileiro, incentivado pelos norte-americanos, promoveu uma poltica de estmulo produo da borracha. Surgiu, ento, a figura do soldado da borracha, recrutado do nordeste do pas para os seringais da Amaznia, objetivando o aumento da

Acervo Museu de Arte da Universidade Federal do Cear - Foto Aba-Film,1943

produo da seringa para ser utilizada na Guerra. O fim da guerra causou nova queda nos preos do produto e a consequente falncia dos seringais. Os seringalistas falidos abandonaram suas propriedades dando origem a uma nova categoria nas relaes de trabalho - o seringueiro autnomo, que passou a viver livre dos laos de dependncia com o patro. Com o novo perodo de ascenso da borracha, durante a Segunda Guerra Mundial, a melhoria do contexto econmico permitiu que os Autonomistas ganhassem nova fora e, em 1962, depois de longa batalha legislativa, o Acre passou a ser Estado e o povo, a exercer cidadania plena.

O declnio da borracha
O Brasil perde a hegemonia da borracha por volta de 1912, com a concorrncia do produto produzido no Oriente. Na segunda metade do sculo XIX, os ingleses levaram sementes selecionadas das seringueiras brasileiras para suas colnias do sudeste asitico, onde se desenvolveram rapidamente. No incio do sculo XX, comeou a chegar ao mercado internacional sua primeira produo, causando uma queda nos preos da borracha nativa brasileira.

26 26

27 27

A expanso da fronteira agrcola

partir da dcada de 70, verificamos uma forte mudana produtiva na ocupao do Acre, com as polticas do governo federal refletindo na situao social e econmica do Estado. O novo modelo de desenvolvimento para a Amaznia foi orientado para investimentos em pecuria e agricultura, o que alteraria radicalmente a base de recursos naturais e o modo de vida da populao do Acre. Nas dcadas de 70 e 80, migraes foram favorecidas pela criao de Projetos de Assentamento Dirigidos PAD, construo de rodovias e o incentivo compra de terras por grupos empresariais do centro-sul do pas. Os empresrios vieram para o Acre com o objetivo de especular com a compra de grandes seringais, espaos estes ocupados por famlias pobres e sem terras, basicamente seringueiros e posseiros, dando incio a uma nova fase na trajetria de lutas das comunidades tradicionais de seringueiros, indgenas e pequenos agricultores. Os seringais foram desmantelados e os seringueiros abandonados prpria sorte. As florestas com as colocaes de seringueiros, principalmente aquelas localizadas ao longo das rodovias, foram sendo derrubadas e transformadas em pastos para criao de bois em grandes fazendas. A mesma lgica de

ocupao foi utilizada nos projetos de assentamento, com a floresta dando lugar a lavouras, no primeiro ciclo, e na prxima etapa transformadas em pastagem para a pecuria. A sociedade acreana comeou a se organizar e a desenvolver diferentes estratgias de resistncia, apoiada pela Igreja, organizaes sindicais e partidos polticos para a defesa de seu territrio, dos recursos florestais e de seu modo de vida. A luta pela terra no Acre contra o modelo econmico implantado pelos militares se deu ao custo de muitos conflitos e mortes de lideranas sindicais, como Wilson Pinheiro, Evair Higino e Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes. Seringueiros, castanheiros, ribeirinhos, ndios e demais populaes tradicionais conseguiram pressionar o governo federal, atravs do Conselho Nacional de Seringueiros CNS e da atuao de suas lideranas, como Chico Mendes, que ficou conhecido mundialmente pela mobilizao em favor da preservao do modo de vida das populaes tradicionais do Acre e da proposta de criao das Reservas Extrativistas para a regularizao dos territrios e acesso aos recursos naturais. As diferentes trajetrias de vida dos ndios, seringueiros, regates, ribeirinhos e sulistas caracterizam, hoje, a identidade do povo acreano e constitui a base para a construo do novo modelo de desenvolvimento, baseado na valorizao dos recursos florestais e da sociobiodiversidade.

28 28

29 29

As principais caractersticas caracteristicas das Terras Acreanas


O
Acre tem uma natureza rica e diversificada. Um estudo dos recursos naturais fundamental para fazer um uso inteligente e de longo prazo. O conjunto dos dados de geologia, da geomorfologia, dos solos, das bacias hidrogrficas e da vegetao permite um maior detalhamento das paisagens do Acre, contribuindo para uma melhor utilizao do uso dos recursos naturais pela populao acreana e a garantia da sustentabilidade.

Caractersticas Gerais
O Acre est situado no extremo sudoeste da Amaznia brasileira, corresponde a 4% da rea amaznica brasileira e a 1,9% do territrio nacional. O Estado faz fronteiras internacionais com o Peru e a Bolvia e nacionais com os estados do Amazonas e de Rondnia.

30 30

31 31

Regionais do Acre

Mesorregio, Regionais e Municpios


Vale do Acre Regional Purus - Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira Regional Baixo Acre - Acrelndia, Bujari, Capixaba, Plcido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard Regional Alto Acre - Assis Brasil, Brasilia, Epitaciolndia, Xapuri Vale do Juru Regional Juru - Cruzeiro do Sul, Mncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves Regional Tarauac-Envira - Feij, Jordo,Tarauac Ocorrem no Acre 16 formaes geolgicas, predominando no territrio a Formao Solimes. A Bacia do Juru a de maior diversidade geolgica e a de menor diversidade a Bacia de Tarauac. H certa uniformidade no restante da rea do Estado, que modificado apenas pela ocorrncia de diferentes nveis de terraos fluviais nas regionais do Purus e Baixo Acre. Foram identificados, em todo o Acre, stios arqueolgicos, principalmente ao longo dos rios, onde esto depositados materiais de origem fssil. Os estudos de Paleontologia determinam o valor cientfico desses materiais, que necessitam ser protegidos para o entendimento da evoluo da histria do ambiente natural. Os estudos do material geolgico indicam algumas potencialidades de uso e aplicaes, principalmente de minerais como: gipsita, caulim, ametista, lateritas, areias e argilas. Todavia, para que haja segurana na sua explorao, necessrio intensificar os estudos e levantamentos para segurana e controle ambiental. Pequenos tremores de terra ocorrem no Acre, principalmente na regional do Juru pela proximidade com a Cordilheira dos Andes. Apesar da baixa intensidade pode vir a causar efeitos para a construo civil e obras de infraestrutura.

Geologia

A O
32
Estado do Acre constitudo politicamente de 22 Municpios. Para uma melhor gesto administrativa, divide-se em duas mesorregies, Vale do Acre e Vale do Juru, e em 5 regionais de desenvolvimento: Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauac/Envira e Juru, que seguem a distribuio das bacias hidrogrficas dos principais rios acreanos. Atualmente, 71% da populao concentra-se nas reas urbanas, predominando na capital, Rio Branco 58% desta populao urbana, (Acre, 2009).

formao geolgica do Acre resultado de sucessivas transformaes na origem e formao da Terra, dos processos internos e externos do globo terrestre. O conhecimento da geologia permite identificar as diversas formaes que ocorrem no estado, definindo diferentes paisagens e o potencial mineral existente. A Geologia est voltada tanto para indicar os locais favorveis a encerrarem depsitos minerais teis ao homem como para fornecer informaes que permitam prevenir catstrofes sejam de causa natural ou atribuda ao do homem sobre o meio ambiente.

32

33 33

ERA

PERODO

POCA

FORMAO

CARACTERSTICAS LITOLGICAS

ERA

PERODO

POCA

FORMAO

CARACTERSTICAS LITOLGICAS

Holoceno

Aluvies holocnicos

(QHa) depsitos grosseiros a conglomerticos, representando residuais de canal, arenosos relativos a barra em pontal e pelticos relacionados a transbordamentos.

Maestrichtiano

* Formao Divisor

(Kd) arenitos brancos, amarelos e vermelhos, macios ou com estratificao cruzada, mdios, bem selecionados, com intercalao de siltitos. (Kra) compe-se de arenitos finos, com intercalaes de folhelhos e nveis de calcrio (na base) e para o topo esses arenitos contm intercalaes de siltitos cinza-esverdeados. (Km) conglomerados polimticos basais encimados por arenitos finos a conglomerticos com estratificao cruzada. No topo, arenitos finos a mdios, estratificao cruzada e nveis conglomerticos.

MESOZICO

QUATERNRIO

Terraos holocnicos Areias quartzosas Terraos Pleistocnicos Coberturas detrito-laterticas Formao Cruzeiro do Sul

QHt) depsitos de plancie fluvial, cascalhos lenticulares de fundo de canal, areias de barra em pontal e siltes e argilas de transbordamento. (QHaq) areais inconsolidados em interflvios. (QPt) terraos fluvias antigos. Argilas, silte e areias, localmente com intercalaes lenticulares de argilitos e conglomerados. (QPdl) material argilo-arenoso amarelado, caolintico, alctone e autctone. (QPcs) terraos, originados atravs de sedimentao fluvial, flviolacustre e aluvial, constitudos por arenitos finos a mdios, friveis, macios e argilosos, com intercalaes de argilitos. (TNs) sedimentos pelticos fossilferos (argilitos com intercalaes de siltitos, arenitos, calcrios e material carbonoso), de origem fluvial e flvio-lacustre, com estratificaes plano-paralelas e cruzadas tabulares e acanaladas.

CRETCEO

Coluvies holocnicos

(QHc) material grosso disposto no sop de montanhas em forma de leque aluvial.

Campaniano Turoniano

* Formao Rio Azul

Cenomaniano

* Formao Moa

CENOZICO

Pleistoceno

Sienito Repblica
PROTEROZICO SUPERIOR

CAMBIEANO

(PS(L))r composta por quartzo traquito prfiro, ultramilonito, microsienito, sienito, traquito prfiro cataclstico, sienito prfiro, nordmarkito, quartzo traquito e traquito amigdaloidal, constituem corpos de pequenas dimenses. (PSf) quartzitos cinza-escuros, muito duros, camadas de chert cinzaclaro e esbranquiadas, metassiltitos e arenitos quartzticos. Apresenta metamorfismo de contato devido a intruso de rocha sientica. (PIMj) rochas de alto grau de metamorfismo na forma de gnaisses, migmatitos, granitos anatticos, granulitos, leptitos e charnockitos.

Formao Formosa

34 34

TERCIRIO

Plioceno Mioceno

Formao Solimes

PR-CAMBIEANO

INDIFERENCIADO

Complexo Jamari

35 35

A Formao dos andes e das terras acreanas

Mapa de Geologia

1.
1. Sedimentao da borda
continental oesta da placa Sul-Americana (Sanozama).

2.

2. Compresso preliminar
e incio do soerguimento dos Andes.

3. 4.
Serra do Divisor Rio Branco

3. Formao de arcos
de ilhas, grandes lagos secundrios e do lago amazonas.

4. Paisagem atual:
Cordilheira dos Andes e Formao Solimes.

36 36

37 37

Geomorfologia
Geomorfologia estuda o relevo da superfcie terrestre, sua classificao, descrio, origem e evoluo, incluindo anlise dos processos formadores da paisagem (IBGE, 2004). Altitude Mdia
100 - 192 192 - 208 208 - 222 222 - 230 230 - 232 232 - 243 243 - 254 254 - 270 270 - 284 284 - 316

A distribuio do relevo pode ser verificada pelas diferentes altitudes. No Acre, essa variao no se altera muito, com exceo dos Planaltos Residuais da Serra do Divisor, onde aparecem serras como a da Jaquirana, do Moa, do Juru-Mirim e do Rio Branco, compreendendo as maiores altitudes da Amaznia Ocidental. O relevo importante para avaliao do uso e potencial do ambiente, uma vez que determinante na ocorrncia das espcies animais, vegetais, drenagem das guas e, tambm, na implantao de projetos de construo civil.

Mapa de Geomorfologia

O Estado do Acre mostra-se dividido em nove unidades geomorfolgicas: a Plancie Amaznica, a Depresso do Endimari-Abun, a Depresso do IacoAcre, a Depresso de Rio Branco, a Depresso do Juru-Iaco, a Depresso do Tarauac-Itaqua, a Depresso Marginal Serra do Divisor, a Superfcie Tabular de Cruzeiro do Sul e os Planaltos Residuais da Serra do Divisor, diferentemente das regionais Alto Acre e Baixo Acre. A Plancie Amaznica est presente em todas as regionais, sendo reas utilizadas por populaes ribeirinhas.

38 38

39 39

Regional do Juru Depresso do Juru-Iaco e Depresso Marginal Serra do Divisor, Plancie Amaznica, Planaltos Residuais da Serra do Divisor e a Superfcie Tabular de Cruzeiro do Sul. Regional Tarauac - Envira Depresso do Juru-Iaco e Plancie Amaznica. Regional Purus Depresso do Juru-Iaco e Plancie Amaznica. Regional Alto Acre Depresses do Rio Branco, Iaco-Acre e Endimari-Abun, Plancie Amaznica. Regional Baixo Acre Depresses do Rio Branco, Iaco-Acre e Endimari-Abun, Plancie Amaznica. A regional Tarauac-Envira Regional Purus e sudeste da Regional do Juru apresentam uma capacidade de uso da terra limitado e maior vulnerabilidade, diferentemente das regionais Alto Acre e Baixo Acre.

sedimentos vindos da Cordilheira dos Andes. Os principais solos do Acre so: Argissolos, Cambissolos, Luvissolos, Gleissolos, Latossolos, Vertissolos, Plintossolos e Neossolos. Cambissolos solos muito argilosos e ricos quimicamente, com restrio para utilizao agrcola e construo de estradas. Printossolos solos localizados nas margens dos rios e igaraps, com boa fertilidade qumica, mas dificulta o uso agrcola em funo do excesso de umidade. Gleissolos So permanentemente ou periodicamente saturados por gua. Geralmente apresentam argilas de alta atividade e elevados teores de alumnio trocvel. No apresentam grandes problemas de fertilidade. Argissolos solos predominantes em todo o Acre, sujeitos eroso; em funo do aumento da argila em profundidade, requerem cuidados especiais para uso agrcola. Latossolos solos pobres quimicamente, localizados em relevo plano a suave ondulado o que facilita o uso agrcola. Neossolos solos muito arenosos, ocorrem nas margens de rios e grande igaraps, com fertilidade boa, ao longo dos rios de gua barrenta, mas baixa em rios de gua escura. Luvissolos solos sujeitos eroso e drenagem deficiente, restrio ao uso agrcola, apesar da elevada fertilidade natural. Vertissolos solos muito argilosos, de cor acinzentada na superfcie. De clima rido, apesar da boa carga de nutrientes, os problemas fsicos restringem o uso agrcola.

Na regional do Baixo Acre, ocorrem os Argissolos, em grandes extenses do territrio associados aos Latossolos. So as reas que possuem melhor potencial agrcola do territrio acreano para o cultivo mecanizado e intensivo de arroz, feijo, milho e mandioca. Na Regional do Alto Acre predominam os Argissolos (90 % do territrio), mas esses solos requerem um manejo mais delicado em funo do relevo na regio.

Na Regional do Purus se destacam os Cambissolos (45% do territrio), solos argilosos e quimicamente frteis, com certo potencial agrcola, mas sujeitos eroso e compactao. No municpio de Sena Madureira ocorrem, principalmente, os Vertissolos e os Argissolos, raros no ambiente Amaznico. Na Regional do Tarauac-Envira, predominam os Cambissolos, principalmente, em Feij (80% do territrio). A Regional do Juru apresenta uma grande diversidade de solos, com predominncia dos Argissolos (65%), seguido pelos Luvissolos (19%). Apresentam tambm os Vertissolos e os Latossolos. Nos municpios de Cruzeiro do Sul e Mncio Lima se destacam os Gleissolos e Neossolos Flvicos.

Solos do Acre
s solos exercem um papel fundamental no que se refere produo de alimentos e de outros bens necessrios vida. A partir do conhecimento da distribuio dos solos possvel fazer um planejamento do uso da terra e alcanar o desenvolvimento sustentvel local, seja municipal ou mesmo no nvel comunitrio, permitindo aliar o potencial s demandas sociais e culturais estabelecidas. Os solos do Acre apresentam caractersticas prprias, principalmente, por serem de uma regio de acmulo de

Mapa de Solos

40

41

40

41

Bacias hidrogrficas
acias Hidrogrficas compreendem divisores de gua no qual toda a gua precipitada escorre para um ponto mais baixo, ou seja, podemos dizer que a Bacia Hidrogrfica corresponde ao um rio principal e seus afluentes, onde so realizados diversos usos.

Amazonas e formam a Bacia Hidrogrfica do Juru e a Bacia Hidrogrfica do Purus. So rios que nascem no Peru, atravessam o Estado, em paralelo, no sentido sudoeste/nordeste e desguam em outros rios do Amazonas, ou seja, so rios que apresentam, ao mesmo tempo, carter internacional e federal.

Mapa de Bacias Hidrogrficas

Bacia do Juru
A bacia do Rio Juru tem como principais afluentes, os Rios Tarauac e Envira, que formam as sub-Bacias Tarauac e Envira. Esta bacia abrange oito municpios pertencentes s Regionais de Desenvolvimento do Juru e do Tarauac-Envira: Mncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordo, Tarauac e quase toda a rea do municpio de Feij, ficando uma pequena poro deste na Bacia do Rio Purus. O rio Juru navegvel por grandes embarcaes entre Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, durante a cheia e, por embarcaes de pequeno e mdio porte, na vazante. O rio Tarauac o mais importante afluente do rio Juru, atingindo esse Rio no estado do Amazonas, navegvel desde a divisa com o Peru at a foz do Jordo. Seus afluentes so os rios Muru, Envira e jurupari. O rio Envira, principal afluente do rio Tarauac navegvel desde sua foz at o Municpio de Feij. um rio de muita sinuosidade e de grande importncia para atividades comerciais e comunicao com localidades isoladas, cujo acesso somente via fluvial ou areo.

O estado do Acre faz parte da Regio Hidrogrfica do rio Amazonas, da Regio Hidrogrfica do rio Solimes, das Bacias Hidrogrficas do Javari, Juru, Purus, e da Bacia Hidrogrfica do Rio Madeira (Brasil, 2006). Os rios Juru e Purus pertencem rede hidrogrfica do rio

42

43

42

43

Os municpios da Regional do Purus que compem parte da Bacia do Rio Purus apresentam a rea de cobertura florestal bem conservada, enquanto que os municpios de Acrelndia e Senador Guiomard que pertencem sub-bacia do rio Iquiri apresentam mais de 50% de suas reas desflorestadas (ACRE, 2007a).

Bacia do Rio Abun


O rio Abun nasce na Bolvia, atravessa os estados do Amazonas, Acre e Rondnia e forma, com o rio Mamor, a Bacia Hidrogrfica do rio Madeira; considerado uma bacia binacional. Em territrio acreano, o rio Abun ocupa reas dos municpios de Acrelndia, Senador Guiomard, Plcido de Castro, Capixaba, Epitaciolndia e Xapuri. Os municpios brasileiros que compem esta bacia tiveram, em 2006, alto percentual de desmatamento, destacando Plcido de Castro (71%), Senador Guiomard (68%) e Acrelndia (53%). As guas deste manancial so utilizadas para consumo, recreao e lazer, dentre outros. A gesto dos recursos hdricos, a partir de bacias hidrogrficas, ainda um grande desafio no Acre, uma vez que nossas principais bacias hidrogrficas so formadas por rios fronteirios, ou seja, aqueles que as guas de um rio so utilizadas por dois ou mais estados da mesma federao ou com outros pases.

Bacia do Rio Acre


O rio Acre e seus afluentes formam a Bacia Hidrogrfica do Rio Acre e ocupa parte das regionais de Desenvolvimento do Alto Acre e Baixo Acre. Nasce em territrio peruano, atravessa os pases da Bolvia e do Brasil. No Acre, desgua no rio Purus e tem como principais afluentes os rios Xapuri e Riozinho do Rla, este ltimo apresentando-se como o maior e mais importante afluente da Bacia Hidrogrfica do Rio Acre. Dentre outros afluentes importantes do Rio Acre esto os rios Antimary e Andir. Os Municpios formadores da bacia do rio Acre so os que apresentam maior taxa de desmatamento, como Capixaba (42%), Epitaciolndia (42%), Porto Acre (41%), Bujari (34%), Brasilia (27%), Rio Branco (25%) e Xapuri (20%).

Bacia do Purus
O rio Purus, junto com os rios Juru e Javari, so considerados os principais rios da Amaznia Sul-Ocidental brasileira. A Bacia do Purus tem como principais afluentes os rios Iaco, Macau, Iquiri e o Rio Acre. Os rios Iquiri e Rio Acre formam as Sub-bacias do Rio Iquiri e do Rio Acre. Os municpios que compem a Bacia do Rio Purus pertencentes s Regionais de Desenvolvimento do Purus so: Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Manuel Urbano, Assis Brasil e pequenas pores dos territrios de Bujari e Feij.

A Bacia Hidrogrfica do rio Madeira em territrio acreano ocupa uma rea de 5.227 km2. Tem cerca de 1.500 pessoas em ncleos habitacionais nos seus principais afluentes. (Acre, 2007).

44 44

45 45

Vegetao

vegetao caracterizada por diferentes paisagens naturais, inseridas no ambiente da Floresta Tropical e apresenta modificaes, tambm, em funo da altitude, do tipo de solo e do relevo. As tipologias florestais encontradas no Acre permitem compreender a forma de organizao natural do espao bem como as potencialidades desse bem natural. Desse modo, o estudo da vegetao avalia o potencial da floresta e suas limitaes para uso dos recursos naturais, visando s reas possveis de uso e tambm de conservao. No Acre, predominam a Floresta Ombrfila Densa e a Floresta Ombrfila Aberta e se subdividem em 18 tipologias florestais. Campinaranas - vegetao no-florestal de porte baixo e aberto, com rvores pequenas e finas. Ocorre no extremo norte dos municpios de Cruzeiro do Sul e Mncio Lima. Floresta Aberta com Bambu em reas Aluviais - rvores de porte mdio e alto, com dominncia de Bambu e taboca, localizadas ao longo dos rios, principalmente o Juru, na regio de Cruzeiro do Sul, Porto Walter, e Marechal Thaumaturgo, e rios Tarauac, Muru e Envira na regio de Tarauac e Feij onde ocorre secundariamente. Floresta Aberta com Bambu + Floresta Aberta com Palmeiras - Ocorre em quase todo o Estado do Acre, com maior predominncia nas reas prximas aos Rios Purus, Tarauac, Muru, Juru, Liberdade e Antimary.

Floresta Aberta com Bambu + Floresta Aberta com Palmeiras + Floresta Densa - A Floresta Aberta com Bambu domina a comunidade e manchas de Floresta Aberta com Palmeiras e Floresta Densa. Ocorre nos municpios de Tarauac, Feij, Sena Madureira, Bujari, Rio Branco, Xapuri e Assis Brasil. Floresta Aberta com Bambu + Floresta Densa - reas com grande concentrao de bambus e manchas de Floresta Densa, podendo apresentar tambm pequenas manchas de Floresta Aberta com Palmeiras. Ocorre nos municpios de Tarauac, Feij, Mncio Lima, Sena Madureira, Rio Branco. Floresta Aberta com Bambu Dominante - grande concentrao de bambus dominando a vegetao. Floresta Aberta com Palmeiras - floresta de dossel aberto com presena de palmeiras, podendo tambm ser encontradas reas com cips. Geralmente encontrada em reas prximas a plancies aluviais de rios com grande vazo na poca das cheias. Floresta Aberta Aluvial com Palmeiras - A Floresta Aberta com Palmeiras em reas aluviais ocorre ao longo dos principais rios e alguns de seus afluentes, estando distribuda por todo o Estado. Floresta Aberta Aluvial com Palmeiras + Formaes Pioneiras - Floresta Aberta com Palmeiras dominante apresenta buritizais nas reas pioneiras. Ocorre apenas na regio de Cruzeiro do Sul e Mncio Lima. Floresta Aberta Aluvial com Palmeiras + Vegetao Secundria - caracterstica da Floresta Aberta com Palmeiras em reas aluviais, com manchas de vegetao secundria e algumas pequenas reas antropizadas.

Mapa de Vegetao

46

47

46

47

Floresta Aberta com Palmeiras + Floresta Aberta com Bambu - Esta tipologia dominada pela Floresta Aberta com Palmeiras onde podem ser encontradas vrias espcies de palmeiras com manchas de floresta com sub-bosque de bambu. Floresta Aberta com Palmeiras + Floresta Densa dominncia da Floresta Aberta com Palmeiras, bem como manchas de Floresta Aberta com Bambu e manchas de Floresta Densa. Floresta Aberta com Palmeiras + Floresta Densa + Floresta Aberta com Bambu - ocorre nos municpios de Assis Brasil, Feij, Marechal Thaumaturgo, Jordo e Tarauac. Floresta Aberta com Palmeiras + Formaes Pioneiras - caractersticas de Floresta Aberta com Palmeiras e nas reas onde o lenol fretico superficial, onde ocorrem os buritizais, no extremo oeste do Estado, na regio da serra do Moa. Floresta Densa ocorre na regio do Parque Nacional da Serra do Divisor nos municpios de Cruzeiro do Sul e de Mncio Lima e em Assis Brasil. Floresta Densa Submontana - ocorre na regio da Serra do Divisor nos municpios de Mncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter. Floresta Densa + Floresta Aberta com Palmeiras apresenta copa das rvores na altura aproximada, de 35 a 40 metros de altura e aspecto aberto; predominncia da espcie breu. vermelho; parte inferior da floresta com aspecto aberto ou limpo.

Biodiversidade
O Acre ocupa uma posio de destaque no contexto mundial e em relao aos demais estados da Amaznia, por abrigar uma alta biodiversidade de fauna e flora, em 88% de sua cobertura florestal. A biodiversidade florstica riqussima. O estado abriga 70% das espcies de palmeiras de toda a Amaznia Ocidental. Nos ltimos sete anos, houve um aumento de 10.047 registros botnicos (74%) em relao primeira fase do ZEE (1999). Os registros botnicos correspondem a menos de 8% do total de famlias (207) existente no Acre e renem pouco mais de 50% de todas as coletas botnicas j realizadas. ZEE Fase I (1999) - 13.642 registro de espcies florsticas ZEE Fase II (2006) - 23.680 registro de espcies florsticas na Bacia do rio Acre, regio caracterizada como rea antropizada. O Acre possui uma alta diversidade de ambientes e algumas espcies restringem-se a um determinado tipo de ambiente. Portanto, para conservar a mxima proporo da flora, deve-se mapear a ocorrncia de certos ambientes e garantir sua representao nas Unidades de Conservao. Ambientes que possuem uma flora prpria com relao aos outros ambientes, como por exemplo, as Campinaranas e outras formaes sobre areia branca ao longo dos rios, as florestas de encosta localizadas na fronteira com o Peru, precisam de maior ateno que outros tipos de vegetao mais abundantes. A floresta com bambu, vegetao predominante na regio, necessita ser mais estudada, pelo seu potencial de uso na arquitetura, construo civil e decorao, entre outros. Quanto fauna, provvel que 40% dos mamferos do Brasil e 4,5% dos mamferos do mundo existam no Acre. No caso das aves, estes nmeros aumentam para 46% das espcies existentes no Brasil e 8,5% das existentes no mundo.

Foram descobertas e/ou identificadas 72 espcies novas para a cincia, nesta segunda fase do ZEE. A maior parte dos novos registros de gneros e espcies para o Acre e das espcies novas para a cincia foram documentados na bacia do Alto Juru, regio de Cruzeiro do Sul e Mncio Lima, onde ocorrem as tipologias florestais Campinaranas e florestas densas. Novos registros e espcies novas, tambm, foram catalogadas

48 48

49 49

Espcies da Fauna Brasileira Ameaadas de Extino por terem uma taxa de reproduo relativamente baixa. Ameaadas de extino - espcies cujo nmero haja diminudo a um nvel crtico ou cujos hbitats tenham sido to drasticamente reduzidos que eles podem vir a desaparecer. Em perigo - espcies que em breve estaro extintas, a menos que sejam tomadas medidas urgentes de proteo. Vulnervel espcies com probabilidade de passarem categoria Em perigo em futuro prximo se os fatores causais continuarem operando. O conhecimento atual permite reconhecer a riqueza existente e os riscos de desaparecimento de espcies ainda nem conhecidas pela cincia. Existe a necessidade de mais estudos, pois h lacunas de conhecimento sobre a biodiversidade, principalmente na regio do Baixo Acre, onde esto concentradas as reas mais degradadas e alteradas, decorrentes do uso desordenado e das atividades antrpicas.

H um grande desconhecimento sobre a fauna ictiolgica da Amaznia. Os peixes catalogados no Estado representam somente 11% desta riqueza do Brasil, pelo fato do reduzido nmero de coletas realizadas no Acre. Na Lista de Espcies de Vertebrados do Estado do Acre, foram registradas 1443 espcies e 55 esto classificadas at o nvel taxonmico de gnero. O grupo das aves foi o que apresentou a maior diversidade (51,4%), seguido pelos peixes (21,6%), mamferos (13,6%), anfbios (7,4%) e rpteis (6%).

Os dados levantados reforam a importncia da conservao da biodiversidade do Acre. O Acre possui trs espcies de mamferos na categoria em perigo, 14 espcies na categoria vulnervel, dentre as quais, o tracaj (Podocnemis unifilis) e jabuti (Geochelone denticulata), rpteis que esto nesta categoria por serem muito visados por caadores clandestinos. Duas espcies que ocorrem no Acre, ariranha (Pteronura brasiliensis) e Tatu Canastra (Priodontes maximus), esto na Lista das

extremamente importante, tambm, a proteo do entorno das Unidades de Conservao, para a preservao da fauna e flora, principalmente nas regies em que foram encontradas espcies endmicas.

50 50

51 51

A viso integrada dos recursos naturais


Para se entender as questes ambientais de um territrio, preciso compreender como os processos acontecem na natureza e suas interaes. O Acre formado por alguns ambientes mais estveis e outros mais frgeis. Esse conhecimento implica no planejamento de forma eficiente da ocupao do territrio para, dessa forma, poder minimizar os impactos ambientais. mais vulnerveis eroso, principalmente nas reas centrais do estado, onde est localizada a Formao Solimes Superior e ao longo dos rios. Em relao ao relevo, predominam maior resistncia e menor vulnerabilidade ambiental nas reas de relevo menos movimentada, como nos municpios de Acrelndia e Senador Guiomard. Os Latossolos apresentam um grau de estabilidade elevado na regio sudeste do Estado. Os Cambissolos esto numa escala de vulnerabilidade alta e representam o segundo grupo de maior vulnerabilidade, localizados na regio central do Estado. Os solos mais vulnerveis so os Neossolos Flvicos, que acompanham os grandes rios e igaraps. A vegetao reveste o solo, dando proteo eroso na poca das chuvas, evita o impacto direto das gotas de chuva contra o solo; impede a compactao do solo e aumenta a capacidade de infiltrao e absoro de gua pelo solo. Assim, as reas com cobertura florestal apresentam de moderada alta estabilidade ambiental.

Os Ambientes do Acre
s noes de estabilidade e fragilidade de um ambiente esto relacionadas a dois fatores: resistncia e resilincia. As chuvas, os solos, rochas que do origem aos solos, o relevo e a vegetao determinam o grau de vulnerabilidade do ambiente eroso. A ao da chuva sobre o solo a principal forma de eroso que ocorre em ambientes tropicais. O solo do Acre apresenta grande instabilidade ambiental, quando exposto s condies climticas, pois grande parte da superfcie coberta por rochas sedimentares,

52

53 53

Os ambientes frgeis, ou vulnerveis, so aqueles ambientes de alta sensibilidade ocupao humana, onde o equilbrio natural mantido, principalmente, pela cobertura vegetal. Se a cobertura vegetal retirada, h rpida degradao dos solos, pelos processos de eroso acelerada e chuvas elevadas, e pela presena de argila de atividade alta. Os ambientes vulnerveis esto representados, principalmente, pelas reas ribeirinhas distribudas no Estado do Acre, como os Cambissolos, de solos jovens e relevo mais movimentado, bem como nas margens dos rios de predominncia dos Neossolos Flvicos, alm das reas antropizadas e com baixa cobertura florestal. O Acre constitudo de uma diversidade de paisagens. Cada parte do territrio que possui uma mesma caracterstica, reunindo vegetao, fauna, solo, enfim, diferentes caractersticas dos recursos naturais e que interagem com diversos tipos de relevos e rochas chamada de Unidade de Paisagem Biofsica (UPB). A distribuio das UPBs ocorre de forma diferenciada no Estado. Nesta segunda fase do ZEE, foram definidas 960 paisagens distribudas diferentemente nas Regionais do Acre. A regional do Juru possui o maior ndice de diversidade de paisagens. As Unidades de Paisagem com maior ocorrncia nas Regionais do Alto Acre e do Baixo Acre foram representadas por forte ao humana, sendo um indicativo do grau de alterao dessas unidades territoriais.

As reas mais estveis do ponto de vista de recursos naturais esto concentradas nos extremos do Estado, por razes variadas, se analisadas em termos de geologia, geomorfologia, solos e vegetao. Nos ambientes moderadamente estveis, os solos tm uma restrio severa de drenagem. aconselhvel apenas o uso de prticas agroflorestais em pequenas reas, de forma a manter a cobertura do solo e evitar a degradao irreversvel.

Mapa de Vulnerabilidade

54 54

55 55

Como se organizou o domnio e a posse da terra acreana


A situao das terras do Acre resultado de uma srie de fatores da organizao poltico-administrativa e da ocupao econmica ao longo dos anos.Vamos mostrar como se configura a situao das terras do Acre, os conflitos e refletir sobre o ordenamento fundirio de nossa terra.

situao fundiria da terra acreana bastante complexa, pelo fato de terem sido reconhecidos os ttulos expedidos por diferentes administraes nacionais e internacionais. Esta regularizao fundiria teve incio com a poltica de expanso da fronteira agrcola e integrao da Amaznia ao territrio nacional, estimulada pelo Governo Federal. No perodo de 1976 a 1985, o Governo deu incio a um processo intenso de discriminao das terras, transferindo aos novos donos das terras, seringais vendidos por preos extremamente baixos com reconhecimento da titulao, iniciando um confronto entre os seringueiros e esses donos de terras.

A Regularizao Fundiria

Em meados da dcada de 80 foram criados os Projetos de Assentamentos e Reservas Extrativistas e, na dcada de 90, o reconhecimento e demarcao das terras indgenas, fruto das reivindicaes das lutas dos povos tradicionais e dos apoios nacional e internacional dos movimentos que apontavam para a necessidade de manuteno dos recursos naturais. O INCRA discriminou cerca de dois teros das terras acreanas, mas permaneceu a falta de ordenamento fundirio dessas reas discriminadas. Mais tarde, foi proibida a obteno de terras e implantao de assentamentos rurais em reas de cobertura florestal primria e criadas vrias modalidades de Projeto de Assentamento, voltadas para atender a demanda de terras do Programa de Reforma Agrria para populaes tradicionais e no-tradicionais, exigindo o compromisso de uso da terra com tcnicas adequadas e a proibio do corte raso da vegetao. As pendncias na regularizao fundiria so responsveis pela maior parte dos conflitos existentes. Com o objetivo de promover a

56 56

57 57

regularizao, ordenao e reordenao fundiria rural e a mediao de conflitos pela posse da terra, em 2001, o Estado criou o Instituto de Terras do Acre, com a finalidade de apoiar a criao de novas reas de interesse pblico tais como Unidades de Conservao, Projetos de Assentamentos e Terras Indgenas, bem como a regularizao das demais denominaes fundirias.

A Nova Linha Cunha Gomes


O Acre aumentou o territrio em 1.228.936 hectares com a reviso dos limites da Nova Linha Cunha Gomes. A dimenso territorial do Acre passou por distintas fases at chegar aos atuais 16.422.136 hectares de rea, e o processo teve origem no Tratado de Petrpolis. Com base nos marcos geodsicos histricos, a reviso dos limites da Nova Linha Cunha Gomes, linha divisria que separa os Estados do Acre, Amazonas e Rondnia, foi definida pelo Instituto Brasileiro de Geologia e Estatstica - IBGE e acatado pelo Supremo Tribunal Federal - STF, em 3 de abril de 2008, ampliando o territrio que tinha 15.193.200ha para 16.422.136ha.

As mudanas dos limites intermunicipais


A reviso dos limites intermunicipais acreanos foi outra questo trabalhada em relao situao fundiria do estado, pois a situao de impreciso entre as jurisdies causavam transtornos quanto autonomia e soberania das administraes municipais. Foi criada na Assemblia Legislativa do Acre uma Comisso Parlamentar de Inqurito que aprovou, em 2004, a reviso dos limites para os 22 municpios acreanos que foram definidos pelo IBGE, alterando o tamanho do territrio, com ganho de territrio para alguns municpios e perda para outros.

Hoje, o Estado do Acre apresenta 55,3% de suas terras protegidas: 32,1% destinadas a Unidades de Conservao, 13,2% em Terras Indgenas e 10% em Projetos de Assentamento. Os imveis rurais sob domnio de particulares compreendem 31% das terras do estado que, somados s reas a serem discriminadas (6.9%), terras em discriminao sob jdice (2,5%), terras dominiais estaduais (1,3%) e terras pblicas no destinadas (3%), totalizam 44,7% da superfcie das terras estaduais.

Espaos Territoriais - reas Protegidas


As reas protegidas so necessrias para a preservao dos bens naturais e da diversidade biolgica, para o equilbrio climtico e para a manuteno da qualidade do ar, alm de oferecer lazer e cultura, garantindo qualidade de vida no somente populao que ali vive, mas tambm aos habitantes das cidades e de todo o planeta. As reas protegidas distribuem-se em Unidades de Conservao (UC), terras indgenas (TI), reas de Preservao Permanente (APP), Reservas Legais (RL) e algumas reas militares. Para cada uma delas existem procedimentos normativos para a gesto do territrio. A Lei Estadual Florestal

Mapa Poltico

Estrutura Fundiria

58 58

59 59

n 1.426, criada em 27 de dezembro de 2001, contempla o Sistema Estadual de reas Naturais Protegidas - SEANP e complementa o Sistema Nacional de Unidades de Conservao SNUC, nas condutas para a preservao dessas reas. A rea que compe o SEANP formada por um mosaico contnuo de 7,5 milhes de hectares, de Unidades de Conservao de Uso Sustentvel e Proteo Integral, de jurisdio federal e

estadual, e Terras Indgenas, totalizando 45% do territrio do Acre. Contempla, ainda, as reas de Reserva Legal das propriedades. O SEANP um corredor ecolgico que age como um sistema de proteo natural para a diversidade existente de animais e plantas, com uma extenso contnua de floresta em toda a fronteira internacional com o Peru e a Bolvia. Este Corredor Ecolgico no privilegia somente a fauna e a flora, mas considera tambm as comunidades que vivem nessas reas. um sistema que facilita a gesto participativa das Unidades de Conservao e o acompanhamento das demais reas protegidas por meio de programas que envolvem a comunidade, rgos governamentais e no governamentais e a iniciativa privada.

As Unidades de Conservao do Acre


Para criar, implantar e cuidar das Unidades de Conservao, foi criada uma legislao federal especfica, denominada de Sistema Nacional de Unidades de Conservao, que determina os critrios de como vo ser criadas e o que pode ser feito dentro de cada categoria de Unidade de Conservao - UC. As Unidades de Conservao so definidas em dois grupos principais: UC de Proteo Integral ou UC de Uso Sustentvel.Cada UC tem uma caracterstica que depende da regio onde se localiza, podendo abrigar cursos de gua, vegetaes, animais e paisagens bem diferentes. As caractersticas apresentadas em estudo para a criao das UCs que define a categoria mais indicada para a rea, dentro do grupo de proteo integral ou de uso sustentvel. As Unidades de Conservao do Acre representam 31% do territrio. So reas destinadas conservao da natureza e uso sustentvel dos recursos naturais, reconhecidas pelos governos federal, estadual e municipal, responsveis pela gesto administrativa dessas reas.

No Acre existem trs Unidades de Conservao na categoria de Proteo Integral, totalizando 9,9 % do territrio: o Parque Nacional da Serra do Divisor, o Parque Estadual do Chandless e a Estao Ecolgica do Rio Acre. Nestes locais so permitidas apenas atividades que no impliquem na retirada de recursos naturais nem em impacto ambiental, como o turismo ecolgico, a pesquisa cientfica e aes de educao ambiental. As Unidades de Conservao de Uso Sustentvel so 16 e compreendem Reservas Extrativistas, Florestas Estaduais e Floresta Nacional, rea de Relevante Interesse Ecolgico e rea de Proteo Ambiental, num total de 22,3% do territrio acreano.

Sistema de reas Naturais Protegidas do Estado Acre


Terra Indgena Unidade de Conservao de Uso Sustentvel Unidade de Conservao de Uso Integral
01-Reserva Extrativista do Alto Juru 02- Reserva Extrativista Alto Tarauca 03- rea de Proteo Ambiental Amap 04- Floresta Estadual Antimary 05- Reserva Extrativista Cazumb- Iracema 06- Parque Estadual Chandles 07- Reserva Extrativista Chico Mendes 08- rea de Proteo Ambiental Irineu Serra 09-Reserva Nacional Macau 10-Floresta Estadual Mogno 11-Estao Ecolgica Rio Acre 12-Floresta Estadual Rio Gregrio 13-Floresta Estadual Rio Liberdade 14-Res. Extr. Riozinho da Liberdade 15-Floresta Estadual Santa Rosa do Purus 16-Floresta Nacional So Francisco 17-rea de Proteo Ambiental So Francisco 18-rea Relevante Int. Ecolgico Seringal Nova Esperana 19-Parque Nacional Serra do Divisor

Gesto administrativa das Unidades de Conservao


UCs federais - Instituto Chico Mendes e de Biodiversidade UCs Estaduais de Proteo Integral e reas de Proteo Ambiental Secretaria Estadual de Meio Ambiente UCs de uso sustentvel - Secretaria Estadual de Florestas UCs municipais - Secretarias Municipais de Meio Ambiente.

A criao das Reservas Extrativistas (RESEX) foi uma das principais bandeiras de luta de Chico Mendes. Hoje, existem no Acre cinco Reservas Extrativistas: Alto Juru, Chico Mendes, Cazumb-Iracema, Alto Tarauac e Riozinho da Liberdade.A primeira Reserva Extrativista criada no Brasil foi a RESEX do Alto Juru, em 1989. Em 1990, foi criada a maior Reserva Extrativista do Brasil, a RESEX Chico Mendes com 931.834 hectares, abrangendo 7 municpios: Assis Brasil, Brasilia, Capixaba, Epitaciolndia, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri.

Nas Unidades de Conservao de Uso Sustentvel, o objetivo a conservao da natureza, mas so permitidas atividades pelos moradores do local para o consumo familiar, coleta e comercializao

60 60

61 61

74o 00W

73o 00W

72o 00W

71o 00W

70o 00W

69o 00W

68o 00W

67o 00W

sustentvel dos recursos naturais existentes, de forma a garantir a manuteno da diversidade de animais e plantas para seu uso e, tambm, para as futuras geraes. Um dos principais desafios que surgem aps a criao das unidades de conservao de uso sustentvel estruturar um modelo de desenvolvimento que permita a permanncia dos habitantes nestas reas com acesso a servios de sade, educao, trabalho e renda. Por este motivo importante a organizao dos moradores, a elaborao do plano de manejo em parceria com os gestores das unidades e melhorias das condies de vida para a comunidade. As Unidades de Conservao criadas no estado, aps 2000, foram indicadas no ZEE Fase I, representando um incremento de 105,8%. So eles: o Parque Estadual do Chandless; Florestas Estaduais (3) Mogno, Rio Liberdade e Rio Gregrio; reas de Proteo Ambiental (3) Lago do Amap, So Francisco e Raimundo Irineu Serra; Reservas Extrativistas (3) Alto Tarauac, Cazumb-Iracema e Riozinho da Liberdade. A gesto das Unidades de Conservao compreende uma srie de ferramentas de planejamento, organizao, normatizao, monitoramento e controle visando conservao e sustentabilidade dos recursos naturais. Mas a participao das populaes locais fundamental para uma eficincia dos processos de gesto e tem como principais instrumentos o Conselho Gestor e o Plano de Manejo.

reas naturais Protegidas no Acre


Categoria rea (h) I-Unidade de Conservao de Proteo Integral Parque nacional da Serra do Divisor 844.636 5,14 Estao Ecolgica do Rio Acre 84.387 0,51 Parque Estadual Chandess 693.366 4,22 Sub-Total 1.622,389 9,87 II-Unidades de Conservao de Uso Sustentvel Floresta Nacional do So Francisco 21.142 0.13 Reserva Extrativista do Alto Tarauac 151.537 0.92 Reserva Extrativista do Alto Juru 527.831 3,21 Reserva Extrativista Cazumb - Iracema 742.410 4,52 Floresta Nacional do Macau 177.047 1,08 Reserva Extrativista Chico Mendes 931.834 5,67 Floresta Estadual do Mogno 140.624 0,86 Floresta Estadual do Rio Gregrio 212.948 1,30 Floresta Nacional Santa Rosa do Purus 228.861 1,39 Floresta Estadual do Rio Liberdade 125.080 0,76 Resex Riozinho da Liberdade 326.810 1,99 rea de Relevante Interesse Ecolgico 2.909 0,02 Seringal Nova Esperana Floresta Estadual do Antimary 65.824 0,40 Sub-Total 3.654,858 22,26 TOTAL DE UNIDADES DE CONSERVAO 5.277,247 32,13 III - Terras Indgenas 2.167,146 13,20 TOTAL DE AREAS NATURAIS PROTEGIDAS 7.444,393 45,33 REA TOTAL DO ESTADO 16.422,136 ha. Percentual Estado (%)
8o 00S

Mapa das Terras Indgenas

10o 00S

9o 00S

11o 00S

1:3.300.000 0 25 50 100 150 200

Km

Terras Indgenas

As Terras Indgenas
As Terras Indgenas (TI) do Acre totalizam 14,5% do territrio acreano distribudas em 35 terras indgenas reconhecidas pelo governo federal, a maior parte delas j regularizada.

1. Nukini 2. Nawa 3. Poyanawa 4. Jaminawa do Igarape Preto 5. Campinas Katukina 6. Arara Ig. Humait 7. Arara do Rio Amonia 8. Kampa do Rio Amonea

9. Kaxinawa da Praia do Carapana 10. Rio Gregrio 11. Kampa do Igarap Primavera 12. Jaminawa Arara do Rio Bag 13. Kaxinawa do Rio Humait 14. Kaxinawa Seringal Independncia 15. Kaxinawa do Baixo Rio Jordo 16. Kaxinawa do Rio Jordao 17. Kaxinawa Ashaninka do Rio Breu

18. Alto Tarauac 19. Katukina/ Kaxinawa 20. Kaxinawa Colonia Vinte e Sete 21. Igarap do Gaucho 22. Kaxinawa do Seringal Curralinho 23. Kaxinawa Nova Olinda 24. Kulina do Igarape do Pau 25. Jaminaua Envira 26. Kulina do Rio Envira

27. Kampa Isoladoso do Rio Envira 28. Xinane 29. Alto Rio Purus 30. Jaminawa do Rio Caet 31. Manchineri do Seringal Guanabara 32. Mamoadate 33. Cabeceira do Rio Acre 34. Jaminawa do Guajar

62 62

63 63

74o 00W

73o 00W

72o 00W

71o 00W

70o 00W

69o 00W

68o 00W

67o 00W

8o 00S

Vivem atualmente no territrio acreano 15 povos indgenas, falantes de idiomas de trs famlias lingusticas. Uma populao de pouco mais de 16 mil pessoas (cerca de 2% da populao total do estado e 6% da populao rural). Outros quatro povos indgenas considerados isolados (cerca de 600 pessoas) habitam e tm reas de uso, no territrio acreano. As Terras Indgenas tm como entorno as Unidades de Conservao, sendo que uma parte delas est situada em reas de influncia direta das Rodovias BR 364 e BR 317, e outra parte faz fronteira internacional com o Peru e a Bolvia. Atualmente, existem 34 organizaes indgenas legalizadas no estado e responsveis pela gesto da maioria das Terras Indgenas do Acre. As polticas pblicas para os povos indgenas devem ser aprofundadas quanto ao planejamento, execuo e monitoramento de aes voltadas para a produo, gesto ambiental, educao, sade e fortalecimento da cultura, com a participao efetiva das organizaes nos processos de deciso de formulao e implementao das polticas.

Rpido (PAR), 11 Projetos de Assentamento Agroextrativista (PAE), 13 Projeto de Desenvolvimento Sustentvel (PDS), 4 Projetos de Assentamento Florestal (PAF), 12 Projetos Estadual Plo Agroflorestal (PE) e 3 Projetos Casulo (PCA). O PAD foi criado na dcada de 70, como parte da poltica de ocupao da Amaznia com o objetivo de cumprir com as determinaes do Estatuto da Terra quanto ao assentamento de pequenos e mdios agricultores em regime de propriedade familiar. Depois, em 1982, foi criado o PAR com o objetivo de regularizar a ocupao de reas devolutas arrecadadas na faixa de fronteira. A modalidade de PAE ocorreu em 1987, para fazer uma Reforma Agrria diferenciada na Amaznia, respeitando e resgatando a forma e o modelo de ocupao das populaes tradicionais (seringueiros e ribeirinhos). Foram implantados no Acre os PAEs, entretanto, cada projeto necessita ter seu Plano de Utilizao da rea elaborado pelos moradores e aprovado pelo Incra para dar sustentabilidade jurdica. A partir de 1999, foi criado o PDS, de interesse social e ecolgico, destinado s populaes que tinham suas atividades baseadas no extrativismo e na agricultura familiar, bem como outras atividades de baixo impacto ambiental. O PAF foi criado em 2003, destinado s reas com aptido para a produo florestal familiar, com o objetivo de desenvolver o manejo florestal de uso mltiplo em base familiar. A modalidade PE de responsabilidade do Estado, sendo

7o 00S

Mapa de Projetos de Assentamentos


1:3.300.000 0 25 50 100 150 200 Km

10o 00S

9o 00S

Assentamentos - Modalidade
Projeto de Assentamento- PA
11o 00S

Projeto de Assentamento Dirigido- PAD Projeto de Assentamento Agro-Extrativista- PAE Projeto de Assentamento Florestal Sustentvel-PAF Projeto de Assentamento Rpido- PAR Projeto Casulo PCA Projeto de Desenvolvimento Sustentvel- PDS Projeto Estadual Polo AgroFlorestal- PE

Os Assentamentos Rurais
Os Assentamentos Rurais representam 10% das terras do Estado do Acre, distribudos em 123 Assentamentos Rurais em diferentes modalidades, distribudos em 74 Projetos de Assentamentos (PA), 5 Projetos de Assentamento Dirigido (PAD), 1 Projetos de Assentamento

64 64

65 65

reconhecido pelo Incra, formando cintures verdes em volta das reas urbanas. Foram implantados com o objetivo de assentar exseringueiros e ex-agricultores que se encontram na periferia das cidades e fora do mercado de trabalho. O PCA foi criado em 1997, destinado explorao agropecuria e instalado em reas de transio no entorno de ncleos urbanos. uma modalidade descentralizada de assentamento por meio de convnio do Incra com as prefeituras municipais.

Os conflitos agrrios
Os conflitos pela posse da terra, no Acre, tiveram origem na presso de grandes proprietrios sobre reas de posse de seringueiros, ndios e pequenos agricultores familiares. Atualmente, dentre os conflitos existentes, podemos destacar: (a) conflitos entre proprietrios e posseiros; (b) conflitos em pequenas, mdias e grandes propriedades; (c) conflitos entre posseiros e o estado; (d) conflitos em Projeto de Assentamento, Unidades de Conservao e Terras Indgenas. A compra de grandes seringais, com moradia efetiva por populaes extrativistas, constitui importante fator de gerao de conflitos dos grandes proprietrios contra os posseiros tradicionais, principalmente nas reas destinadas Reserva Legal. Apesar das iniciativas do Incra visando regularizao fundiria, os conflitos nas pequenas, mdias e grandes propriedades e entre posseiros e Estado aumentaram nos ltimos anos. Outro fator de conflitos so os planos de manejo madeireiro aprovados, que no consideram a presena de populaes extrativistas nas reas, que praticam atividade extrativista nomadeireira. Muitas vezes, os conflitos gerados nos Projetos de Assentamento com as propriedades particulares esto relacionados aos limites
Empate na estrada de Boca do Acre, em 1979, ou Mutiro contra a jagunada. Foto de Jos Maria Barbosa.

O Projeto de Assentamento uma rea orientada para o uso racional dos espaos fsicos e dos recursos naturais existentes visando implementao de sistemas de vivncia e produo sustentvel, em cumprimento da funo social da terra e da produo econmica, social e cultural do trabalhador rural e seus familiares.

A agricultura familiar e a agropecuria so atividades de maior impacto econmico, social e ambiental no Estado. As polticas pblicas devem estar baseadas no investimento em recursos humanos, infraestrutura, assistncia tcnica e extenso rural e inovao tecnolgica para a mudana dos sistemas agropecurios tradicionais e da agricultura familiar predatria em sistemas de produo sustentveis.

legais. Nos lotes prximos s rodovias asfaltadas, a especulao pelas terras bastante acentuada para que os assentados vendam os lotes, sem anuncia do Incra. Os maiores conflitos nas Terras Indgenas e Unidades de Conservao so gerados pela caa, pesca e retirada ilegal de

madeira, devido falta de fiscalizao. Os problemas de sobreposio de reas entre as Unidades de Conservao, as Terras Indgenas e os Projetos de Assentamento esto relacionados definio dos limites legais de cada rea, que precisam ser revistos, visando ao desenvolvimento territorial da regio.

66 66

67 67

Como a populao utiliza os recursos naturais


A floresta oferece uma infinidade de produtos a serem utilizados para consumo e tambm para serem comercializados. A populao rural depende do uso e manejo desses recursos, que oferece oportunidades de melhoria da qualidade de vida, de emprego e renda s comunidades locais.

A Produo Florestal Madeireira


Estado possui 88% do seu territrio em condio de floresta e, portanto, capaz de fomentar o crescimento da atividade madeireira, desde que de forma sustentvel. A cobertura florestal varia entre as regionais em funo das aes antrpicas. As regionais que tiveram as maiores redues de cobertura florestal foram a Regional Alto Acre e a Regional Baixo Acre, com 77% e 54% de cobertura florestal, respectivamente. As demais regionais, Purus (97%), Tarauac/Envira (96%) e Juru (94%) apresentam um ativo florestal. A gesto do patrimnio florestal tem sido feita de forma responsvel e participativa, utilizando os instrumentos legais e

econmicos, programas de fomento, bem como sistemas de controle e monitoramento para reduzir as taxas de desmatamento. O IMAC a instituio responsvel pela autorizao e controle dos Planos de Manejo Florestais, em convnio com o IBAMA.

68

69

68

69

Mapa de reas com Potencial Florestal do Acre

O Programa de Florestas Estaduais de Produo representa um dos eixos principais da poltica de desenvolvimento sustentvel da economia florestal do estado. Atualmente, a indstria de base florestal no Estado do Acre tem como fonte de suprimento de matria-prima prioritariamente: Os Planos de Manejo Florestais Sustentveis Empresariais; Os Planos de Planejo Florestais Sustentveis Comunitrios; Florestas Pblicas Estaduais e Federais.
A NATEX- Fbrica de Preservativos Masculinos de Xapuri.

A Regional Baixo Acre apresentou a maior rea manejada, em 2009, seguida pelas Regionais do Purus, Alto Acre, Tarauac/Envira e Juru.
13,54 14,43

Outros Produtos florestais


Os produtos florestais no-madeireiros possibilitam a utilizao sustentvel da floresta, gerando renda, estimulando a preservao e respeitando tanto a paisagem natural como os habitantes que tradicionalmente vivem na regio. No Acre, entre os inmeros produtos extrativistas, podemos destacar a borracha e a castanha, que ocupam lugar de destaque na cadeia produtiva. Alm desses, temos produtos estratgicos tais como o aa e copaba. Em 1999, o Governo do Acre lanou o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Borracha natural que fortalece todos os segmentos da cadeia produtiva, seringueiros (extrativistas), associaes/cooperativas de seringueiros, intermedirios (atravessador), usinas de beneficiamento e indstrias,

Potencial madeireiro
Alto Mdio Baixo Sem valor

26,06 44,62

1,35

Baixo Acre

Purus

Alto Acre

Tarauac/Envira

Juru

70

71

70

71

contribuindo para impulsionar e desenvolver o setor extrativista no Estado, gerando mais ocupaes produtivas e renda para os povos da floresta. O Governo do Estado do Acre assegurou o preo borracha nativa, com a Lei Chico Mendes n 1277 de 03/ 01/1999, que estabelece o pagamento por servios ambientais aos extrativistas por meio de subsdio no valor da produo de borracha, e agregou valor com a industrializao de preservativos a partir do ltex nativo, que est sendo realizada pela NATEX- Fbrica de Preservativos Masculinos de Xapuri, criada atravs do Decreto no 14.985, em 2006. O Acre hoje o maior produtor do pas no extrativismo da castanha no Brasil e est no mercado internacional, sendo exportado para pases como Itlia, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Japo. Ocorre apenas nas regionais do Purus, Baixo Acre e Alto Acre e, os municpios de Brasilia, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri concentram 71,86% da produo total. O programa de modernizao e industrializao da Castanhado-brasil, promovido pelo Governo do Acre, garantiu um impacto positivo no volume de produo, no preo da castanha e melhoria na renda anual do extrativista. Uma das iniciativas promovidas foi a compra antecipada, capitalizando as cooperativas e favorecendo a relao com elas. O aa existe em todas as Regionais do Acre, com destaque para os Municpios de Cruzeiro do Sul e Plcido de Castro que, em 2008 responderam por 36,37% do total produzido. A extrao do leo da Copaba possui grande potencial comercial e valor econmico. So muito usados como antiinflamatrio, mas tem potencial, tambm, na fabricao de cosmticos. Alm desses produtos, as sementes florestais tm sido uma alternativa para explorao e comercializao do artesanato. Para tanto, devem ser manejadas conforme procedimentos de autorizao junto ao rgo ambiental competente, no caso, o Instituto de Meio Ambiente do Acre - IMAC. Os produtos obtidos de reas autorizadas passam a ser mais valorizados no mercado, pois comprovam responsabilidade social e ambiental na sua produo.

Extrativismo Vegetal perodo de 2004 a 2007 no Acre.


Produto extrativo Quantidade Produzida Madeira em tora (m) Lenha (m) Ltex coagulado (Ton.) Carvo vegetal (Ton.) Castanha-do-Brasil (Ton.) Aa (fruto) ( Ton.) Copaba (leo) (Ton.) Valor da Produo (Mil Reais) Madeira em tora Lenha Ltex coagulado Carvo vegetal Castanha-do-Brasil Aa (fruto) Copaba (leo) 10.550 3.741 3.234 580 4.940 280 3 13.040 4.003 3.617 612 15.376 352 7 12.533 4.242 2.881 642 12.254 393 7 11.862 4.959 2.593 718 12.142 667 4 353.861 562.748 1.710 1.743 5.859 741 0 2004 483.441 627.228 2.073 1.744 11.142 907 0 2005 397.414 646.002 1.407 1.698 10.217 961 0 2006 326.138 666.151 1.226 1.736 10.378 1.459 0 2007

Fonte: IBGE - Produo Extrativa Vegetal.

72 72

73 73

O uso da terra e os recursos naturais


Aqui ser discutido como est sendo usado o territrio acreano no que se refere ao uso da terra, quanto ao desmatamento e queimadas, alm de um retrato da situao da ao do homem e do uso dos recursos naturais.

Quantidade produzida dos principais produtos agrcolas, perodo de 2004 a 2208 no Acre
Produtos Agrcolas Quantidade Produzida 2004 2005 2006 2007 2008

A floresta e o uso da terra


territrio acreano apresentava 12% de desmatamento at 2007. A ao do homem, quanto ao uso intenso da terra destacam-se nas pastagens (81,2%), capoeiras (13,1%) e culturas temporrias e permanentes (3,5%), do total desmatado. As pastagens correspondem a 81,2 % do total desmatado, at 2007. A dinmica da atividade muito grande e introduziu mudanas recentes nas caractersticas do processo produtivo para criao de gado de corte em grandes fazendas, como o criatrio destinado ao corte e leite, em reas dos projetos de assentamento e mesmo em reas extrativistas. Atualmente, a concentrao do efetivo bovino, est na Regional do Baixo Acre. Uma preocupao constante, diz respeito presso que a pecuria pode exercer sobre os recursos florestais. Os dados indicam que o crescimento deste setor no est impulsionando o processo de desmatamento, mas que esta atividade aumentou sua

Lavoura temporria (Ton.) Mandioca Milho (em gro) Arroz (em casca) Cana-de-aucar Feijo (em gro) Melancia Abacaxi (Mil frutos) Lavoura permanente (Ton.) Banana Caf (beneficiado) Laranja Mamo Borracha (Ltex coagulado) Tangerina Palmito Limo Guaran (semente) 62.503 2.533 7.059 2.347 1.329 2.422 702 1.190 90 55.479 2.185 5.558 1.795 634 2.083 440 1.340 90 75.589 1.131 4.434 1.820 559 2.032 483 1.108 61 90.786 1.370 2.937 2.031 553 1.468 407 1.208 53 94.964 1.579 3.551 3.054 427 1.399 137 1.623 15 450.335 68.252 38.717 22.977 8.914 5.602 2.801 563.919 60.979 31.561 25.690 4.448 5.560 2.807 455.581 56.612 32.490 35.248 6.816 6.713 2.710 614.193 56.763 28.099 37.138 7.900 5.581 2.664 730.434 61.088 28.569 52.609 5.779 9.776 3.582

74 74

75 75

eficincia e produtividade, com melhores tecnologias de pastoreio e aproveitamento de reas j desmatadas, antes sem utilizao. As culturas agrcolas podem ser divididas em dois grupos, lavouras permanentes e lavouras temporrias. As lavouras temporrias tm como principais produtos a mandioca, o feijo, o arroz, a melancia, o abacaxi, o milho e a canade-acar. O papel da produo de mandioca muito importante para a gerao de renda, com a participao de todos os municpios. Atualmente, o municpio de Sena Madureira o maior produtor do Estado seguido de Cruzeiro do Sul. A segunda cultura temporria que mais gera recurso, dentre as demais, o Milho. Destacamos ainda o crescimento da produo de cana-de-acar. Quanto s culturas permanentes, a principal contribuio a produo de Banana, dentre as demais culturas.
Guaran Limo Palmito Tangerina Borracha (ltex coag.) Mamo Laranja Caf (beneficiado) Banana

Queimadas
O uso do fogo na Amaznia vem aumentando consideravelmente, dado que o processo de desmatamento , quase sempre, realizado atravs desse recurso. Ainda, em decorrncia do uso intencional do fogo, a vegetao se torna mais inflamvel, o que aumenta o risco de incndios e, por isso, vastas regies de florestas tropicais esto sendo queimadas. No Acre, as queimadas ocorrem com maior frequncia entre os meses de agosto e outubro, poca mais seca do ano na regio. Os municpios mais afetados pelas queimadas todos os anos so os das Regionais do Baixo e Alto Acre: Acrelndia, Assis Brasil, Brasilia, Bujari, Capixaba, Epitaciolndia, Plcido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri. No ano de 2005, em que houve uma seca atpica, o Acre foi alvo de queimadas e incndios florestais que danificaram dezenas de milhares de florestas em p e reas abertas, causando a morte de rvores e a emisso de milhes de toneladas de gases de efeito estufa para a atmosfera. Os impactos da seca e dos incndios florestais tm importncia para as perspectivas futuras das sociedades da Amaznia. Mudanas climticas induzidas por atividades humanas podem resultar em uma alterao da distribuio das chuvas e em um aumento de temperatura, especialmente na poca seca. Estas mudanas podem, por sua

vez, levar a uma alterao na frequncia e severidade das secas nas prximas dcadas, tornando este evento mais comum e aumentando a variabilidade climtica e a vulnerabilidade da sociedade.

A abertura de estradas, a implantao de atividades agropecurias, e a extrao de madeira, so fatores que agravam os desmatamentos no Acre. A Unidade Central de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (UCEGEO), do Governo do Acre, concluiu, em 2010, estudo da dinmica do desmatamento para o Estado do Acre em uma anlise temporal de 22 anos, entre o perodo de 1988 e 2009. Os dados mostraram que o desmatamento acumulado para o Acre de 528 total do estado. 20.678 km, o que representa 12,59 % da rea At o ano de 1988, ano base da anlise, no Acre havia 6.648 Km

Desmatamentos

O acesso s sedes municipais, com a pavimentao das rodovias federais e estaduais, melhorou a comunicao e o desenvolvimento econmico, mas contribuiu para o desmatamento. Os desmatamentos cresceram significativamente ao longo das BR-364 e BR-317, com maior concentrao nos Projetos de Assentamento e fazendas.

6.648

Desmatamento Anual do Estado do Acre (Perodo de 1988 a 2009)

rea em Km2

872

528 1990

652 1991

478 1992

590 1993

522 1994

1.069 363 1995 1996

582 1997

539 1998

880

544 2000

641 2001

909

868

843

917

577 2006

640 2007

529 2008

488 2009

1988

1989

1999

2002

2003

2004

Ano

76 76

2005

77 77

74o 00W

73o 00W

72o 00W

71o 00W

70o 00W

69o 00W

68o 00W

67o 00W

Mapa de Desmatemento
8o 00S
1:3.300.000 0 25 50 100 150 200 Km

desmatados, o que representava 4,05% da rea do Estado. Assim, nos ltimos 21 anos, entre 1989 e 2009, houve uma perda total de florestas primrias na ordem de 14.031 Km, representando 8,54% do territrio acreano, indicando uma taxa mdia anual de 0,41%. Analisando-se a distribuio dos dados por ano, constata-se que houve uma reduo das taxas de desmatamento nos ltimos 4 anos. A taxa media anual de desmatamento de 558,5Km/ano (0,34%), sendo que o ano de 2009 apresentou a menor taxa dos ltimos 14 anos, 488 km (0,30%), alm de representar a 3 menor rea desmatada entre o perodo analisado que corresponde a 22 anos. Os anos de 1996 (1.069 Km) e 2005 (917 Km) tiveram os maiores ndices de desmatamento, que esto relacionados a intensos e prolongados perodos de seca, que propiciaram grande nmero de queimadas. Os municpios que apresentam os maiores ndices de desmatamento so Capixaba (51,1%), Acrelndia (58,8%), Senador Guiomard (71,5%) e Plcido de Castro (72,2%), todos com percentuais de desmatamento acima de 50% de sua rea. J os municpios com as menores reas desmatadas so Santa Rosa do Purus (1,1%), Manuel urbano (2,3%) e Jordo (2,7%), todos com menos de 3% da sua floresta alterada. A dinmica do desmatamento est associada densidade de pessoas e concentrao de estradas. A maior concentrao do desmatamento no Acre est nas regionais de desenvolvimento do Alto e Baixo Acre, onde fica a capital Rio Branco e o ponto de partida para o interior do

11o 00S

10o 00S

9o 00S

7o 00S

reas Desmatadas

78 78

79 79

TAXA DE DESMATAMENTO POR MUNCIPIO E VARIAAO PERCENTUAL: PERIODO DE 1988 a 2009


71,49 72,16

estado. O histrico da ocupao do territrio amaznico indica que a abertura de redes de acesso virio exerce presso de desmatamento. Esta tendncia pode ser observada ao longo das principais vias de acesso ( BR-364 e BR-317) que cortam o territrio acreano. No Acre as maiores reas desmatadas encontram-se nas regionais do Alto Acre e Baixo Acre. Nessa regio, verifica-se que os desmatamentos guardam as marcas dos grandes empreendimentos realizados pelas fazendas agropecurias nos anos 80. Dados do ZEE 2006 indicam que a Regional do Baixo Acre contribui com mais de 40% do desmatamento no Estado do Acre, principalmente em funo do acesso privilegiado de transportes por rodovias federais, estaduais e estradas vicinais, da concentrao de projetos de assentamento e de solos com topografia suavizada, alm de outras caractersticas favorveis implantao de atividades agropecurias. A Regional do Alto Acre contribui em torno de 20% da rea total desmatada, em funo de sua ligao rodoviria integral (Rio Branco - Assis Brasil) ter sido concluda desde 2002. A tendncia que haja uma maior presso sobre as florestas que margeiam a BR-317. Entretanto, as unidades de conservao e reas indgenas protegem a expanso do desmatamento nessa regio. A regional do Juru, apesar do nmero considervel de municpios, contribui com 6% da rea total desmatada. O isolamento garante a cobertura florestal. A regional do Tarauac-Envira contribui com mais de 6% da rea

total desmatada. A transformao da floresta nos municpios de Feij e Tarauac vem crescendo, podendo ser considerada um novo plo de desmatamento, mesmo com seu isolamento. Constitui-se numa rea prioritria para a implantao de unidades de conservao e manejo florestal sustentvel. Por isso, foi criado o Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregrio, Mogno e Liberdade, anterior ao asfaltamento da BR-364. A regional que tem a menor rea florestal convertida a outros usos da terra a do Purus, em torno de 3%. Essa regio consegue manter uma pequena rea convertida, principalmente em funo de condies de solos desfavorveis, grande nmero de reas protegidas e pelo fato da ligao rodoviria entre Sena Madureira e Manuel Urbano no ter sido pavimentada. Ao longo dos ltimos doze anos o governo tem pautado suas aes na busca da sustentabilidade social, econmica, ambiental e poltica. Um conjunto de polticas pblicas, adequadas e integradas, esto sendo implementadas dentro dos princpios de equidade e sustentabilidade, respeitando as tendncias vocacionais da regio, para alcanar ndices satisfatrios de desenvolvimento social e econmico, garantindo o equilbrio ambiental. A elaborao e implantao do Zoneamento EcolgicoEconmico ZEE Fase I, em 2000, e Fase II em 2006, o incentivo ao manejo florestal de uso mltiplo, o programa de valorizao do Ativo Florestal, dentre outros, foram instrumentos importantes na reduo dos desmatamentos e valorizao das nossas florestas.

58,81 49,31 49,47 51,1

% de desmatamento

41,48 30,92 32,37

26,83

1,06 Santa Rosa do Purus

2,29

2,73

3,09

3,12 Marechal Thaumaturgo

4,37

4,77

6,25

6,31

6,73

9,87

13,35

Senador Guiomard

80 80

Plcido de Castro

Rodrigues Alves

Sena Madureira

Cruzeiro do Sul

Manoel Urbano

Epitacionlndia

Mncio Lima

Porto Walter

Assis Brasil

Rio Branco

Acrelndia

Porto Acre

Capixaba

Brasilia

Tarauc

Jordo

Xapuri

Bujari

Feij

81 81

Taxa de Passivo FlorestaL


O Cdigo Florestal estabeleceu em maio de 2000, que toda propriedade rural da Amaznia Legal, deveria manter um percentual de 80% de floresta, na forma de Reserva Legal. Anteriormente a essa data, o percentual de Reserva Legal era de 50%, o que levou muitos proprietrios a ficarem em situao irregular, ou seja, passaram a ter um passivo florestal. Reserva legal a parte da propriedade rural com floresta, de forma a permitir a manuteno dos servios ambientais tais como regulao do clima, conservao da biodiversidade, abrigo da fauna e flora nativas e regenerao do solo. Aps a mudana do percentual da Reserva Legal de 50% para 80%, a legislao somente permitia a reduo da Reserva Legal em 50% para fins de recomposio, caso indicado pelo ZEE. Portanto, tornouse estratgico a elaborao do ZEE na expectativa de resoluo dos conflitos relacionados aos passivos florestais. At o ano de 2007, o Acre possua aproximadamente 88% do territrio coberto de floresta. Entretanto, essa floresta no est distribuda igualmente em todo o territrio. As regionais do Baixo e Alto Acre, contemplam as reas as mais crticas em termos de passivos florestais, enquanto que as regionais do Purus, Tarauac-Envira e Juru apresentam ativos florestais.

A compensao de Reserva Legal pode ser um importante instrumento para regularizao dos passivos florestais em propriedades rurais, pois, alm de resolver passivos florestais pontuais existentes na regio, ajudar na conservao de ativos florestais que, por lei, podem ser desmatados a qualquer momento. Com a aprovao da Lei do ZEE-AC, foram criados os seguintes programas no Estado: 1- Programa de Recuperao de reas Alteradas e Programa de Florestas Plantadas, e 2- Programa de Regularizao do Passivo Ambiental Florestal e Programa Estadual de Certificao de Unidades Produtivas Familiares do Estado do Acre. Esses Programas fazem parte da Poltica de Valorizao do Ativo Florestal e sua aplicao tem como prioridade a Zona 1 do ZEE-AC, onde esto localizados os passivos florestais. A regularizao dos imveis rurais com base no ZEE-AC poder ser realizada por meio de uma das seguintes modalidades: I - recomposio por meio de plantio ou de conduo da regenerao natural, dentro de cronograma que respeite os prazos e critrios estabelecidos no Cdigo Florestal e nesta norma; II - compensao da Reserva Legal por meio de servido florestal

ou de aquisio de floresta ou demais formas de vegetao nativa existentes em outro imvel e que sejam excedentes sua reserva legal, na forma estabelecida no Captulo III do Decreto que cria e normatiza o programa de regularizao dos passivos florestais de imveis rurais no Estado do Acre. III - desonerao das obrigaes previstas nos itens anteriores, adotando as seguintes medidas, isoladas ou conjuntamente: a) doao, em favor do Poder Pblico, de propriedade particular existente em Unidade de Conservao de domnio pblico cuja rea de floresta ou outra forma de vegetao nativa exista em extenso equivalente ao passivo de Reserva Legal, de acordo com o 6 do artigo 44 da Lei n 4.771 de 1965, com as alteraes introduzidas pelo art. 49 da Lei n 11.428, de 22 de dezembro de 2006; b) depsito, em conta especfica do Fundo Estadual de Florestas, previsto na Lei Estadual n 1.426/2001, de valor correspondente rea de mesma importncia ecolgica e extenso, destinando-se estes recursos exclusivamente regularizao fundiria de Unidade de Conservao.

82 82

83 83

Conhecendo melhor a populao


SUA DISTRIBUIO NO TERRITRIO E AS CONDIES DE VIDA.
A populao do Acre deve ser compreendida no contexto histrico do processo de ocupao do espao. Isso significa observarmos com ateno as migraes, a movimentao dos acreanos dentro do estado e a diferena entre nascimentos e bitos. Alm disso, as condies de vida, a partir dos dados de educao, sade, saneamento nos revelam um retrato da sociedade e indicam as tendncias de incluso social, qualidade de vida e necessidades bsicas da populao. Os ncleos urbanos, nos tempos ureos da borracha, eram vilas mercantis e no havia uma forte organizao poltico-administrativa local. Mais tarde, com as mudanas polticas e histricas ocorridas na Amaznia, a populao do Acre foi se estabelecendo nos centros urbanos, verificando-se um crescimento da populao urbana, apesar de ser um dos estados brasileiros de menor grau de urbanizao em relao ao Brasil.

A populao do Acre
A migrao no Acre teve como perodo marcante a expanso da economia da borracha, que atraiu grande quantidade de trabalhadores para a regio, a partir do sculo XIX, at a Segunda Guerra Mundial. O outro perodo marcante foi a partir de 1970, com a poltica de integrao da Amaznia. O crescimento populacional do Acre voltou a crescer e, em 1980, atingiu 301.276 habitantes, ressaltando que, nesse perodo, a taxa de fecundidade era de 9,5 filhos por mulher, a maior taxa de todos os estados brasileiros.

Crescimento da Populao do Estado do Acre, total, urbana e rural, no perodo de 1970 a 2007.
Ano Populao Total 215.299 301.276 417.718 483.593 557.526 655.385 Populao Urbana Absoluto 1970 1980 1991 1996 2000 2007 59.439 131.930 258.520 315.404 370.267 464.680 (%) 65 66 69 65 66 71 Populao Rural Absoluto 168.322 186.659 190.101 168.322 187.259 190.705 (%) 35 34 31 35 34 29

Fonte: IBGE, Censo Demogrfico e Contagem Populacional para os anos 1996 e 2007. SEPLANDS/ACRE, (1991/1996).

84 84

85 85

A partir de 1980, houve um acelerado crescimento populacional do Acre, com grande concentrao populacional nas cidades. Esse movimento foi marcado pelo dinamismo dos setores tercirio (comrcio e servios) e industrial, em relao ao setor primrio (atividades agrcolas e extrativas). importante ressaltar, tambm, o impacto gerado com o asfaltamento da Rodovia BR-364.

A populao urbana do Acre, em 2007, representa 71% do total da populao do Acre, com grande concentrao na capital do Estado, Rio Branco. A populao rural (29%) est assim distribuda: assentados rurais (48%), mdios e grandes produtores rurais (20%), extrativistas (16%), ribeirinhos (10%) e indgenas (6%). Atualmente, com relao distribuio da populao nas Regionais de Desenvolvimento, existe uma concentrao da populao na Regional do Baixo Acre, abrangendo 56% da populao total do estado. A Regional do Juru, onde se localiza Cruzeiro do Sul, 2 municpio em termos populacionais detm 18% da populao total do estado. A Regional Tarauac-Envira participa com 11%, a Regional Alto Acre com 8% e a Regional do Purus com 7%.

Regional/ Municpio BAIXO ACRE Acrelndia Bujari Capixaba Placido de Castro Porto Acre Rio Branco Sen. Guiomard ALTO ACRE Assis Brasil Brasileia Epitaciolndia Xapuri PURUS Manoel Urbano Sta. Rosa do Purus Sena Madureira TARAUAC/ENVIRA Feij Jordo Tarauac JURU Cruzeiro do Sul Mncio Lima M. Thaumaturgo Porto Walter Rodrigues Alves VALE DO ACRE VALE DO JURU TOTAL

PopulaoUrbana 303.150 5.470 3.034 3.154 8.866 1.841 269.505 11.280 31.792 2.956 12.243 9.227 7.366 26.934 4.153 1.425 21.356 34.069 15.726 1.735 16.608 68.735 50.950 8.164 3.238 2.709 3.674 361.876 102.804 464.680

Populao Rural 63.835 6.050 3.509 5.292 8.392 11.875 21.134 7.583 20.372 2.395 6.822 4.207 6.948 18.392 2.995 2.523 12.874 35.449 15.562 4.324 15.563 52.657 22.998 5.621 9.823 5.461 8.754 102.599 88.106 190.705

TOTAL 366.985 11.520 6.543 8.446 17.258 13.716 290.639 18.863 52.164 5.351 19.065 13.434 14.314 45.326 7.148 3.948 34.230 69.518 31.288 6.059 32.171 121.392 73.948 13.785 13.061 8.170 12.428 464.475 190.910 655.385

86 86

Fonte: IBGE, Censo Demogrfico e Contagem Populacional para os anos 1996 e 2007. SEPLANDS/ACRE, (1991/1996).

87 87

Novos modelos de planejamento do espao dependem do nvel de informao da populao e esto ligados dinmica de ocupao do territrio, o movimento da populao e a intensidade do processo de urbanizao.

dessas populaes. Hoje, busca-se melhorar o desempenho desses servios, tanto na rea rural como urbana, de forma a melhorar a qualidade de vida do povo acreano, utilizando indicadores previamente definidos e buscando bons resultados. A Educao, fundamen-tal para o desenvolvimento da cidadania plena, apresen-tava quadro uma situao crtica at 2000. O estado melhorou a infra-estrutura fsica das escolas e a formao dos professores da rede de ensino. Tambm, buscou-se a reduo da taxa de analfabetismo, dos ndices de abandono e reprovao, alm da distoro idade-srie nos primeiros anos do ensino fundamental. Da mesma forma que na Educao, os investimentos pblicos na Sade, tornavam o atendimento populao precrio. Nas ltimas dcadas, o Acre vem alcanando importantes avanos em relao sade da populao como a reduo da taxa de mortalidade infantil, a melhoria do acesso aos servios de mdia e alta complexidade e a implantao de servios que vm atender as necessidades da populao. A rede de sade estadual, atualmente, oferta servios de ateno bsica, mdia e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, na maioria dos municpios. Inovou com a implantao do Programa Sade Itinerante, garantindo aos municpios com insuficincia de

oferta da mdia complexidade e na ateno bsica, o atendimento em diversas especialidades. Alm disso, reforou o investimento no controle e combate malria, dengue, doenas diarricas, principais problemas de sade pblica da atualidade. Com relao aos servios de sade de mdia e alta complexidade, firmou parcerias garantindo o atendimento de um grande percentual de pacientes do Programa de Tratamento fora do Domiclio (PTFD). Nos ltimos anos, o estado aumentou o nmero de profissionais de sade, aprovou o Plano de Cargos, Carreiras e Salrios e priorizou a realizao do Concurso Pblico. O Sistema de Abastecimento de gua para consumo humano no Estado, at 2000, apresentava um quadro abaixo da mdia nacional. Apenas 34% da populao tinham acesso rede geral de gua. A Cobertura da rede de esgoto e fossa sptica apresentava, em 2000, um percentual de cobertura de 29%, muito abaixo da mdia brasileira (59%) e da Regio Norte (33%). O acesso ao Servio de coleta de lixo, at 2000, era de 52%, tambm inferior mdia nacional, de 76%. Com os investimentos realizados nos municpios, sob a responsabilidade do Estado, houve uma mudana dessa realidade. A partir de 2008, 69% dos domiclios passaram a ter acesso gua, 89,5% possuem esgotamento sanitrio adequado e 71,6% tm coleta de lixo.

O IDH do Acre, hoje, se aproxima da mdia da Regio Norte, mas existe disparidade entre os municpios. O IDH mais alto est na capital de Rio Branco e os mais baixos esto nos municpios mais isolados: Jordo, Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Manuel Urbano e Assis Brasil. O Governo do Acre vem questionando os parmetros utilizados para o clculo deste ndice, uma vez que ele no distingue satisfatoriamente as populaes urbanas das florestais, cujas caractersticas so muito diferenciadas. O ndice de Desenvolvimento Humano - IDH, que mede a qualidade de vida da populao, composto pela mdia de trs indicadores: renda, expectativa de vida da populao e educao.

Educao, Sade e Saneamento


Os principais problemas sociais ocorreram com a atrao da populao rural para os centros urbanos, pela possibilidade de trabalho e de acesso aos benefcios ofertados pelos servios pblicos, sade e educao, incidindo negativamente nas condies de vida

88 88

89 89

Como se organiza a economia acreana


Uma economia bem desenvolvida de um municpio, estado ou pas, est baseada em trs setores produtivos: primrio, secundrio e tercirio que devem possuir um relativo equilbrio entre eles, sendo que os setores considerados geradores de riqueza so o primrio e o secundrio.

Produto Interno Bruto


A anlise da economia feita com o estudo do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. O PIB um indicador que mede a expresso monetria dos bens e servios finais produzidos em um dado perodo de tempo, dentro dos limites territoriais de um pas, estado ou municpio. O PIB do Estado vem apresentando uma tendncia crescente nos ltimos anos. A Taxa de crescimento do PIB acumulada, em 2007, garantiu a stima colocao no Brasil, registrando um crescimento de 6,5%. O setor privado, graas construo civil e a indstria da transformao, passou a ser o setor de maior contribuio para o crescimento do PIB do estado. A participao do Setor Industrial na economia vm crescendo, o que demonstra que o estado est mudando sua base produtiva, deixando de produzir matria-prima e agregando valor aos produtos. Em relao aos PIB dos municpios, Rio Branco, a capital do Acre,

Taxa de crescimento real acumulada (2002-2007) do PIB do Brasil, Regio Norte e Unidades da federao.

concentra a maior parte das atividades econmicas, e o setor de atividade mais importante o de servios com 46,4%. Destacamos, tambm, o Municpio de Cruzeiro do Sul, a segunda cidade mais importante, que tem como principal atividade setor de servios; Senador Guiomard, que concentra forte atividade econmica no setor de Agroindstria e, o municpio de Sena Madureira, por ser um dos maiores beneficiadores de borracha do estado, bem como produtor de gros.

90 90

91 91

Produto Interno Bruto Municipal


Municpios

Participao (%) dos setores econmicos no Valor Adicionado (VA) do municpio por setor predominante 2007 Municpio Participao (%) dos setores no VA do municpio por setor econmico predominante Agropecuria Indstria Servios Adm. Pblica Total Acrelndia Bujari Capixaba Plcido de Castro Senador Guiomard Porto Acre Rio Branco Assis Brasil Brasilia Cruzeiro do Sul Epitaciolndia Feij Jordo Mncio Lima Manoel Urbano Marechal Thaumaturgo Porto Walter Rodrigues Alves Santa Rosa do Purus Sena Madureira Tarauac Xapuri 49,5 65,3 52,7 38,6 35,1 48,6 3,9 28,4 32,0 12,8 29,7 18,5 33,4 19,1 25,3 24,1 26,0 35,5 18,5 33,9 24,7 33,3 11,2 3,1 8,1 8,0 22,0 7,0 19,4 7,3 7,6 11,3 6,9 10,0 5,6 8,0 7,2 6,4 6,9 6,1 7,7 9,2 8,8 8,8 16,6 2,6 13,8 20,0 16,7 13,6 46,4 23,4 25,8 33,3 29,5 19,1 10,0 17,3 17,5 10,5 11,4 12,2 11,7 20,2 19,7 21,1 22,7 19,0 25,4 33,4 26,3 30,8 30,3 40,9 34,7 42,6 33,9 52,4 51 55,6 50,0 59,0 55,7 46,2 62,1 26,7 46,8 36,8 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100

Participao (%) no PIB do Estado 2003 2004


100 2,5 0,6 2,7 1,3 1,7 8,8 2,1 3,1 0,5 1,1 0,8 0,9 2,7 1,9 0,6 54,0 1,1 0,3 5,0 3,1 3,2 2,0

2005
100 2,6 0,7 2,6 1,8 1,7 8,8 2,0 3,2 0,5 1,1 0,7 0,8 3,1 1,6 0,6 52,9 1,1 0,3 5,2 3,1 3,7 1,8

2006
100 2,5 0,7 2,7 1,5 1,6 8,9 1,9 3,0 0,6 1,1 0,7 1,0 2,4 2,0 0,7 53,8 1,3 0,4 4,5 3,5 3,4 1,9

20071
100 2,5 0,7 2,7 1,8 1,7 8,5 1,9 2,8 0,7 1,2 0,8 1,2 2,6 2,1 0,7 52,8 1,3 0,4 4,4 3,8 3,4 1,9 Administrao Pblica predominante Servios predominantes Agropecuria predominante

Acre Acrelndia Assis Brasil Brasilia Bujari Capixaba Cruzeiro do Sul Epitaciolndia Feij Jordo Mncio Lima Manoel Urbano Marechal Thaumaturgo Plcido de Castro Porto Acre Porto Walter Rio Branco Rodrigues Alves Santa Rosa do Purus Sena Madureira Senador Guiomard Tarauac Xapuri
(1) Dados sujeitos a reviso.

100 2,1 0,5 3,1 1,5 1,1 8,9 2,0 2,9 0,5 1,3 0,9 0,9 2,4 2,0 0,6 52,7 1,1 0,3 6,9 3,1 3,1 2,1

Fonte: IBGE; SEPLAN/ Dep. de Estudos e Pesquisas Aplicadas Gesto.

92 92

93 93

A Economia Florestal
A atividade florestal obteve crescimento nos ltimos anos, transformando-se na atividade econmica mais importante do estado, com 16,8% (2006). Com o crescimento da industrializao e exportao de produtos florestais, a demanda por matria prima madeireira ampliou a valorizao deste recurso florestal e o grau de industrializao do setor. Em 2003 e 2004, novos investimentos foram realizados, destacandose a implantao de novas indstrias com grande capacidade produtiva e a industrializao de produtos florestais. As empresas locais, principalmente do Baixo Acre, ampliaram seu potencial para agregao de valor aos produtos serrados. A Castanha do Brasil tambm um importante produto extrativo que est contribuindo para a economia do estado com uma produo em 10.378 ton/ano (2007). Atualmente, a madeira de compensado seguida da Castanha do Brasil so os principais produtos do Acre, exportados para outros pases. Outro importante produto extrativo a borracha natural, subsidiada do Estado. Em 2007, a produo extrativa foi de 1.226 ton/ano de ltex coagulado, principalmente dos municpios de Brasilia e Rio Branco. O aa um potencial produto da floresta, cuja extrao atingiu
Produto extrativo Madeira em tora (m3) Lenha (m3) Hevea (ltex coagulado) (Ton.) Carvo vegetal (Ton.) Castanha-doBrasil (Ton.) Aa (fruto) (Ton.) Copaba (leo) (Ton.)

Quantidade produzida e valor da produo dos principais produtos extrativos 2003 317.190 530.339 1.489 2.226 5.661 783 2 2004 353.861 562.748 1.710 1.743 5.859 741 0 2005 483.441 627.228 2.073 1.744 11.142 907 0 2006 397.414 646.002 1.407 1.698 10.217 961 0 2007 326.138 666.151 1.226 1.736 10.378 1.459 0

EXTRATIVISMO VEGETAL

1.459 ton/ano em 2007, com destaque para os municpios de Cruzeiro do Sul e Plcido de Castro, cujo valor da produo respondeu a 36% do total produzido em 2008.

Quanto produo do leite, predominantemente desenvolvida por pequenos produtores, a partir de 1999, o Governo do Estado iniciou polticas para o setor. A agricultura, em geral, desenvolvida pela maioria dos pequenos produtores familiares, muitos de projetos de assentamento, alm das comunidades tradicionais de extrativistas, ribeirinhos e indgenas. responsvel por grande parte dos produtos alimentcios que abastecem a populao urbana da capital e dos municpios do interior do estado, alm de ser a base alimentar dessas populaes. A mandioca o principal produto agrcola da lavoura temporria e respondeu por aproximadamente 70% da produo, em 2007-2008.

Produo Agropecuria
No Acre, as atividades agropecurias so predominantes no setor primrio, responsvel pela ocupao da mo-de-obra no meio rural e por grande parte dos produtos alimentcios que abastecem a populao urbana da capital e dos municpios do interior do Estado. A pecuria esteve ligada ao crescimento das reas desmatadas, hoje ocupadas com pastagens e, principalmente, na intensificao dos sistemas de produo. Os municpios do Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Sena Madureira, Xapuri e Acrelndia caracterizam-se por possuir uma pecuria desenvolvida, com os maiores efetivos de rebanho de bovinos.

O principal produto da lavoura permanente a banana que respondeu por 60% a 70% da produo, no perodo de 2006-2008.

Valor da produo (Mil Reais)


Madeira em tora Lenha Hevea (ltex coagulado) Carvo vegetal Castanha-doBrasil Aa (fruto) Copaba (leo) 9.314 3.423 2.543 620 2.354 466 21 10.550 3.741 3.234 580 4.940 280 3 13.040 4.003 3.617 612 15.376 352 7 12.533 4.242 2.881 642 12.254 393 7 11.862 4.959 2.593 718 12.142 667 4

Fonte: IBGE - Produo Extrativa Vegetal.

94 94

95 95

Infraestrutura e Desenvolvimento Socioeconmico


O desenvolvimento socioeconmico regional est relacionado s condies de infraestrutura fsica dos sistemas de transportes, energia, comunicao e armazenamento. As polticas pblicas voltadas ao fortalecimento dessa rea so fundamentais para garantir a reorganizao da economia que contemple distribuio de renda mais justa, aliada ao respeito e conservao dos recursos naturais. as atividades da pecuria e da explorao madeireira, bem como a expanso das cidades no leste acreano, intensificaram-se as ligaes comerciais, fluviais e rodovirias com Manaus/AM e Porto Velho/RO, respectivamente. A partir da dcada de 80, o Governo Federal estimulou a integrao da regio amaznica ao resto do pas, com a pavimentao de Rodovias, entretanto, a BR 364 no foi consolidada no Acre e a via area ainda ocupa papel fundamental para a ligao de alguns municpios como Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordo e Santa Rosa do Purus. Abrangendo todo o territrio, a rede hidrogrfica apresenta um grande potencial dentro do sistema de transporte, por possuir rios perenes e navegveis, fator decisivo ao processo de desenvolvimento regional. Desde 1999, o Governo do Acre vem estimulando a utilizao dos rios como rota de transporte, realizando investimentos para consolidar um sistema de transporte intermodal.

Transporte
O sistema de transporte do Acre, tradicionalmente, tem os principais rios acreanos como meio de deslocamento das populaes. Das 22 sedes urbanas dos municpios acreanos, 20 esto situadas s margens dos rios, que tradicionalmente formaram as grandes vias de comunicao e de transporte de produtos. No auge da borracha, as relaes comerciais com as casas aviadoras de Belm e Manaus eram feitas pelos rios. Mais tarde, nos anos sessenta e setenta, com a dinmica de ocupao voltada para

96 96

97 97

transversalmente todos os rios at chegar a Cruzeiro do Sul. No Vale do Acre, a Rodovia do Pacfico ou Interocenica, como conhecida a Rodovia Federal BR-317, percorre toda a parte leste do seu territrio, iniciando na fronteira com o Estado do Amazonas e terminando no municpio de Assis Brasil. A concluso da pavimentao do trecho da rodovia BR 317 uma realidade para a integrao brasileira com os pases sul-americanos, principalmente o Peru e a Bolvia. A Rodovia BR-317 faz parte do corredor bio-ocenico AtlnticoPacfico, como parte do sistema hidrorrodovirio que permite o escoamento da produo das regies Centro-Sul e Norte do Brasil, bem como a importao de mercadorias. A pavimentao da BR317 em direo ao Estado do Amazonas, interligando Rio BrancoAC com o municpio de Boca do Acre-AM, garantir o transporte de mercadorias do Acre at o Porto de Manaus e a conexo de Manaus para Belm, at a Costa do Atlntico na Venezuela. No Vale do Juru, do Municpio de Feij a Cruzeiro do Sul, a pavimentao da Rodovia BR-364 foi consolidada, por via rodoviria e, foi construda uma infraestrutura porturia na cidade de Cruzeiro do Sul que interligou, definitivamente, o municpio de Feij a Cruzeiro do Sul. A pavimentao da Rodovia Federal BR-364, permitir a integrao interna de 18 dos 22 municpios com sua interligao BR-317, cujo traado se inicia no municpio de Rio Branco, atravessa o territrio acreano e termina no municpio de Rodrigues Alves, cortando A rede rodoviria estadual interliga vrias sedes municipais s Rodovias Federais e estradas vicinais em diversos municpios. formada por 12 rodovias, com uma extenso total de 575,80 km, concentrada nas regionais do Alto Acre e Baixo Acre, onde reside a maioria da populao do estado. As principais rodovias estaduais so AC-90, AC-475, AC-485 e AC-10. As rodovias municipais e estradas vicinais apresentam condies precrias, por no possurem pavimentao e, no perodo de chuvas,

98 98

99 99

a trafegabilidade nessas estradas comprometida, prejudicando o abastecimento e escoamento de mercadorias. O sistema aerovirio muito importante no Acre, devido s grandes distncias entre o Estado e outras regies do pas, e para o deslocamento interno a alguns municpios, principalmente na poca de chuvas. O sistema possui uma rede principal composta por onze pistas de pouso e decolagem e dois aeroportos, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

fornecer 524MW para atender toda a demanda dos dois estados, observando que o maior fornecimento vem da queima de combustvel fssil. Com a interligao dos estados do Acre e Rondnia ao Sistema Interligado Nacional (SIN), est sendo injetado no sistema cerca de 200MW neste primeiro momento. Esta interligao proporciona uma maior estabilidade no sistema, pois qualquer problema que ocorra em alguma mquina geradora, o sistema SIN supre de energia os Estados do Acre e Rondnia. O Sistema Eltrico da Eletroacre/Guascor composto por sistemas isolados no estado e atende aos municpios restantes. A maioria da populao do Acre recebe energia eltrica convencional e a populao restante, no atendida, corresponde a uma parcela que vive em localidades remotas, no interior do estado. Desde 1999, o Programa Luz para Todos, poltica do Governo Federal em parceria com o Governo do Acre, beneficiou a populao rural/florestal em 18 municpios que no eram atendidos com a rede de energia eltrica convencional. Outras iniciativas inovadoras tm sido desenvolvidas buscando garantir energia s populaes de reas mais remotas. A Funtac desenvolve pesquisas com um Fogo Gerador de energia, j em fase de fabricao pela iniciativa privada.

Energia
O consumo de energia no Acre alimentado por dois sistemas eltricos: Centrais Eltricas do Norte do Brasil - Eletronorte e Eletroacre/ Guascor do Brasil. O Sistema Eltrico da Eletronorte associado ao intercmbio energtico na linha de transmisso Porto Velho/Rio Branco (Linho), responsvel pela gerao e transmisso de energia eltrica na capital do Estado e pelo suprimento de doze localidades do interior, pertencentes ao Sistema ELETROBRS DISTRIBUIO ACRE: Acrelndia, Bujari, Porto Acre, Plcido de Castro, Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri, Brasilia, Epitaciolndia, Bujari e Sena Madureira. O sistema Acre- Rondnia atualmente atendido por gerao de energia hidrulica da UHE Samuel e UTE Termonorte I e II, ambas localizadas no estado de Rondnia e pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). Atualmente o sistema Acre-Rondnia possui uma capacidade de

Comunicao
Um sistema de comunicao fundamental para garantir a disseminao das informaes, a integrao das populaes e estimular as relaes comerciais e institucionais. Os meios de

100 100

101 101

comunicao utilizados no Acre so: TV, telefonia e celular, internet, jornal, servio postal e rdio. O Acre possui, na capital Rio Branco, unidades geradoras filiadas s grandes redes de televiso nacional. Essas unidades recebem e retransmitem os sinais para o interior do Estado, inserindo nos espaos destinados por essas redes os programas produzidos localmente. Desde 2004, o sistema pblico de comunicao no Acre tomou grande impulso, concretizou a Rede Pblica de Comunicao reestruturando a TV Educativa (TV Aldeia), com transmisso para todos os 22 municpios do Estado. Na rea de telefonia fixa, operam no Acre cinco empresas privadas; na telefonia celular mvel so quatro empresas, cujos servios esto concentrados, em sua maioria, na capital. Para acesso internet, o Governo implantou o Projeto Floresta Digital, que possibilita o acesso a internet com banda larga em qualquer local do estado do Acre. O servio postal operado pela Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos e, na rea de encomendas expressas, divide o mercado com outras companhias particulares. A capital a nica cidade do Estado que possui agncias prprias alm das que operam o servio postal no sistema de franchising. Em vrios municpios do interior, os servios postais so realizados com dificuldades, devido ao isolamento por via terrestre e falta de servios areos regulares. As emissoras locais de rdios apresentam uma programao que

estimula a cultura da regio e prestam um importante servio de utilidade pblica comunicao entre pessoas, como o caso do servio de recados. O sistema est presente em todos os municpios do Acre, por meio da Rdio Difusora Acreana e da Aldeia FM. O radioamador ainda muito importante em diversas comunidades do Acre isoladas por via terrestre e com acesso restrito via area ou fluvial, como o elo de comunicao.

Armazenagem
O setor de armazenagem no Acre importante para a agricultura, especialmente para a estocagem da produo e viabilidade econmica dos pequenos produtores rurais. So basicamente apoiados pelo Governo do Estado atravs da CAGEACRE (Companhia de Armazns Gerais e Entrepostos do Acre).

Programas televisivos sendo gerados nos estdios da TV Aldeia, pertencente ao Sistema Pblico de Comunicao do Acre.

102 102

103 103

Um olhar sobre a cultura do Acre


A cultura acreana representada pela diversidade de povos, suas histrias e modos de vida. A culinria, a dana, a arte, a religiosidade, as celebraes bem como os monumentos e stios naturais, so os principais pontos a serem analisados para melhor compreender nossa gente.

A cultura acreana
A formao da cultura acreana envolve a compreenso de diferentes identidades, surgidas e reproduzidas no tempo e no espao. Muitos conflitos e disputas pelo territrio, ao longo do tempo, foram definindo o povoamento e o modo de vida da populao acreana e ocupam, hoje, diferentes espaos territoriais como Terras Indgenas, Unidades de Conservao, Assentamentos Rurais, propriedades privadas, Colnias, beiras de rio e cidades. A cultura acreana envolve os ndios que j habitavam o territrio; os nordestinos que vieram trabalhar na floresta; os srios e libaneses que corriam os rios nos bateles em busca da borracha e depois fixaram residncia no Acre; os colonos que vieram em busca de terra para plantar e outros atores sociais como os pecuaristas e madeireiros do centro-sul, que ocuparam o territrio para implantar um desenvolvimento que exclua a floresta.

104

105

105

O patrimnio imaterial de uma sociedade formado por uma srie de bens, hbitos, usos e costumes, crenas e formas de vida cotidiana. a expresso, no campo da cultura, das diferentes formas de apropriao do territrio e de construo das identidades. Ao longo do tempo, os acreanos foram moldando novas prticas, mais adaptadas regio atravs das celebraes, festas, jogos, danas, modos de fazer, culinria, alm de edificaes, monumentos e obras de arte de todos os atores que compem a sociedade, como tambm, bens naturais, de grande beleza ou histria.

Porto Acre, a Sala Memria de Porto Acre, Casa de Chico Mendes e Rua do Comrcio em Xapuri, Centro Cultural de Cruzeiro do Sul, o Teatro de Tarauac e o Colgio Santa Juliana, onde foi fundado o primeiro museu de Sena Madureira, entre outros. Destacamos alguns desses patrimnios. O Seringal Bom Destino, principal rea de vestgios da Revoluo Acreana, foi transformado num grande museu, com infraestrutura turstica para receber visitao. Um Chal foi recuperado e transformado em sala-memria, com uma exposio permanente, que conta a histria da rea e as informaes ao longo das trilhas levam aos vestgios do antigo seringal. A casa de Chico Mendes uma das imagens mais conhecidas do Estado do Acre. Transformada em museu logo aps sua morte, mantida a inte gridade fsica do imvel e relatada sua histria na luta pela proteo da Amaznia e de seu povo.

Identidade histrico-cultural
Elementos da cultura indgena, celebraes religiosas e ofcios fazem parte das expresses culturais da identidade histricocultural de um povo e devem ser preservadas e difundidas para toda a sociedade, atravs das festas tradicionais e eventos culturais. No Acre, o carnaval e as festas juninas so expresses identificadas em todos os municpios acreanos. No entanto, cada lugar, cada comunidade, se apropria dessas festas de uma forma especial. A Marujada e a Cavalhada so exemplos de festas tradicionais, promovendo relaes sociais e aumentando a autoestima da populao local.

Stios arqueolgicos
Pesquisas arqueolgicas no Acre identificaram uma rica e complexa ocorrncia de vestgios arqueolgicos, material fssil presente nas formaes geolgicas, que cobrem toda a Amaznia Ocidental. A Universidade Federal do Acre, reconhecendo a importncia deste material coletado durante as pesquisas de campo, ao longo dos rios e estradas que cortam o Estado do Acre, criou o Laboratrio de Pesquisas Paleontolgicas (LPP-UFAC). A pavimentao da Rodovia Federal BR-317 e a expanso da rede de energia acabaram por revelar a existncia de desenhos geomtricos escavados em baixo relevo no solo argiloso do Acre, em rea prxima fronteira com a Bolvia, denominados de Geoglifos. Esses stios de grande potencial arqueolgico esto sendo mapeados e estudados por especialistas.

Os patrimnios histricos
muito recente a identificao, valorizao, recuperao e sistematizao do patrimnio histrico e natural do Acre, O patrimnio histrico material (edificado) do Acre tem recebido especial ateno das instituies governamentais; foram realizados investimentos nos espaos destinados memria acreana. Museu da Borracha e Palcio Rio Branco, ambos localizados no municpio de Rio Branco; Seringal Bom Destino, localizado no municpio de

106 106

107 107

O Turismo e a valorizao da cultura


A atividade turstica propicia gerao de emprego e de renda em todo o mundo desde que bem planejado. Esta atividade pode ser utilizada como mecanismo de proteo ao patrimnio, seja ele histrico/cultural ou paisagstico/natural. A oferta de atrativos histricos e culturais, um dos principais focos do turismo, tem contribudo para manter o valor histrico de prdios, bairros e at cidades, evitando que sejam descaracterizadas ou mesmo destrudas. Um exemplo a revitalizao de prdios antigos para abrigar salas-memria, como a sede da prefeitura de Xapuri, transformada em museu.

Stios paisagsticos
Um lago, uma floresta ou mesmo uma praia s margens de um rio ou igarap, pode ser considerado stio ou paisagem natural. Os principais stios paisagsticos identificados at o momento so o Parque Municipal Capito Ciraco, Parque Municipal Chico Mendes, o Horto Florestal, a Gameleira, o Lago do Amap, o Igarap Preto e o Seringal Bom Destino.

O desenvolvimento cientfico de uma regio tambm pode se transformar em um atrativo cultural. No caso do Acre, por ser uma regio de alta biodiversidade do planeta, tanto faunstica como florstica, pode favorecer o turismo cientfico com roteiros especializados e mesmo visitaes aos laboratrios de pesquisa. Os eventos culturais tambm promovem uma movimentao turstica e permitem ao turista a compreenso da constituio cultural da sociedade.

108 108

109 109

A gesto do territrio do Acre


DESAFIOS E PERSPECTIVAS
A gesto territorial e ambiental compreende uma srie de mecanismos e instrumentos a serem empregados para orientar a tomada de deciso e regular as relaes homem-natureza. Esses instrumentos so regulamentados e geridos atravs de polticas pblicas ou por grupos que se organizam em classes ou nos mesmos espaos territoriais. A rica e complexa diversidade cultural do Acre, a maneira como os grupos sociais foram se organizando no territrio, suas caractersticas de ocupao territorial e uso dos recursos naturais, a percepo que tm hoje do seu prprio futuro, esto presentes na gesto do territrio. Nos anos 70 e 80, depois dos conflitos socioambientais provocados pela expanso desordenada da fronteira agropecuria, as populaes extrativistas e indgenas do Acre conseguiram importantes conquistas com a regularizao de terras indgenas e a criao de Reservas Extrativistas. A biodiversidade do Acre, entretanto, considerada uma das mais ricas da Amaznia, o que requer a criao e gesto de novas Unidades de Conservao, para garantir a sustentabilidade efetiva deste recurso.

110 110

111 111

Na maioria das propriedades rurais, voltadas agricultura e pecuria, existe ainda um passivo ambiental relacionado ao no cumprimento da legislao florestal sobre Reservas Legais e reas de Preservao Permanente (APPs), associado a uma prtica de baixa utilizao de manejo florestal. Apesar de avanos recentes, ainda permanece um elevado grau de pendncias de cadastramento fundirio de propriedades rurais no Acre, sobretudo em bases georreferenciadas. As queimadas provenientes do uso indiscriminado do fogo em roados e pastagens e mesmo as prticas de corte seletivo de madeira podem deixar a floresta mais vulnervel invaso do fogo, em pocas de estiagem mais pronunciada. As principais cidades acreanas, com destaque para a capital Rio Branco, sofreram com processos de expanso desordenada ao longo das ltimas dcadas, associados s tendncias de migrao ruralurbana. Essa situao gerou um dficit enorme de planejamento urbano e polticas correlatas nas reas de sade, habitao e saneamento bsico. Os avanos na viabilizao de alternativas econmicas entre as populaes extrativistas, baseadas no uso sustentvel da floresta e sabedorias tradicionais sobre o uso sustentvel da biodiversidade, ainda so pontuais. Nesse sentido, algumas tendncias so preocupantes, como o crescimento acelerado da pecuria em alguns Projetos de Assentamento Agro-Extrativista (PAE) e Reservas Extrativistas (RESEX). O agravamento de enchentes em reas urbanas, como a que afetou a cidade de Rio Branco, em fevereiro de 2006, inclui entre seus fatores causais as mudanas climticas, o desmatamento de cabeceiras de rios e seus afluentes, problemas de assoreamento de rios causados pelo desmatamento indiscriminado e o crescimento desordenado de periferias urbanas, envolvendo a ocupao de terrenos susceptveis

eroso e fundos de vales facilmente inundveis.

As interaes transfronteirias: Acre, Bolvia e Peru


O Estado do Acre, por estar inteiramente contido na Faixa de Fronteira do Brasil, est sujeito s normativas institudas pela lei que criou esse territrio especial h trinta anos (Lei 6.634/1979). Para o estudo das interaes transfronteirias, alguns aspectos devem ser destacados ao se tomar como referncia o limite internacional.

Desafios da Gesto Territorial e Ambiental


A expanso da fronteira agropecuria concentrou-se no sudoeste do Estado, principalmente ao longo das Rodovias Federais - BR364 e BR-317. A predominncia de atividades pecurias com baixa produtividade em propriedades rurais, projetos de colonizao e assentamentos rurais, acarretam problemas de manejo do solo e das pastagens, onde se encontra a maior parte dos solos com possibilidade de explorao mais intensiva.

112 112

113 113

Dos 22 municpios que compem o Acre, 17 fazem divisa com outros pases. Apesar de ser significativa a proporo, as sedes da maioria dos Municpios tendem a se localizar fora da linha de fronteira, muitas delas ao longo da estrada federal BR-364, situada na extremidade norte do estado, ou seja, no lado oposto ao limite internacional. As vias fluviais, no entanto, permitem a conexo entre essas sedes municipais e o limite internacional e, alm dele, com os pases vizinhos. Nos prximos anos, sero importantes para a gesto do territrio as interaes transfronteirias. Algumas sedes municipais formam uma relao do tipo cidade-gmea, como o caso de Brasilia e Epitaciolnida com Cobija, capital do Departamento de Pando na Bolvia.

Do lado boliviano, a atividade econmica principal a extrao de madeira e outros produtos florestais, como castanha e borracha. Porm, recentemente, o governo boliviano licitou reas de explorao de manejo florestal prximas divisa com o Acre. Nas ltimas dcadas, um complexo e dinmico Arranjo Produtivo Local transfronterio tem se desenvolvido na zona de fronteira Acre-Pando, ligado cadeia produtiva da castanha amaznica (Bertholletia excelsa). A Zona de Fronteira Acre-Pando pode estar evoluindo no sentido de atingir um novo patamar de organizao territorial que envolve aspectos como: reas de ocorrncia e potencial produtivo da regio; posse da terra; deslocamentos de mo-de-obra para as diversas etapas da produo; comercializao da produo; escoamento e transporte; processamento e beneficiamento; evoluo dos preos no mercado internacional; (iii) as institucionalidades envolvidas e (iv) o fomento s atividades produtivas. As cidades-gmeas apresentam forte potencial de atuar como articuladoras de redes locais, regionais, nacionais e transnacionais, alm de serem lugares favorveis para promover a criao de Zonas de Integrao Fronteiria (ZIF). As reas acreanas limtrofes a Pando apresentam atividades agropecurias de baixo valor mercantil (mandioca, arroz, milho, pecuria, extrao vegetal), sejam elas exploradas por grandes fazendas ou em pequenas e mdias propriedades, ou em reservas extrativistas. O Consrcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre e Capixaba (CONDIAC) atua na regio como articulador e gestor dos projetos de carter territorial, que envolvem questes comuns a todos os municpios: a condio de fronteira com Bolvia e Peru, o Rio Acre, a Estrada do Pacfico, rota de turismo, dentre outras. As aes executadas pelo CONDIAC so antes discutidas e aprovadas pelo Conselho de Desenvolvimento do Territrio. O CONDIAC elaborou um planejamento para 10 anos, revisto

recentemente em funo da preocupao causada por investimentos em obras de grande porte na regio: as pontes bi-nacionais BrasilBolvia (Brasilia) e Brasil-Peru (Assis Brasil); a Estrada do Pacfico, que ligar a BR-317 ao Porto de Illo -Peru; a instalao de indstrias como a lcool Verde (Capixaba), Fbrica de preservativos masculinos e fbrica de pisos de madeira (Xapuri) e Abatedouro de Frangos (Brasilia). O CONDIAC, fundado em maio de 2004, uma associao de cinco municpios: Assis Brasil, Brasilia, Epitaciolndia, Xapuri e Capixaba.

Zona de Fronteira do Acre com o Peru


Na zona de fronteira Acre-Peru, 11 municpios acreanos - Assis Brasil, Sena Madureira, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Feij, Jordo, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mncio Lima fazem limite com o Peru Departamentos de Madre de Dios, Ucayali e Loreto, numa extenso de 1.565 km, com predomnio absoluto de povoamento indgena. Trs principais processos esto condicionando as dinmicas na regio da fronteira Brasil-Peru no Vale do Acre e Purus, com efeitos diversos sobre os povos indgenas ao longo do rio Acre, onde esto situadas a Terra Indgena Cabeceira do Rio Acre e a Estao Ecolgica Rio Acre:

Zona de Fronteira do Acre com a Bolvia


O Acre compartilha com a Bolvia uma linha divisria de 618 km, correspondente s provncias bolivianas de Nicolas Surez e Abun, do Departamento de Pando. Os municpios acreanos, nessa divisa, so seis -Brasilia, Epitaciolndia, Xapuri, Capixaba, Plcido de Castro e Acrelndia. O municpio de Assis Brasil, embora compartilhe um curto segmento com o distrito de Bolpebra (Departamento de Pando), tem um segmento muito maior com o Peru (Departamento de Madre de Dios).

114 114

115 115

a pavimentao da Rodovia BR-317 e da Rodovia Transocenica; a intensa atividade madeireira no Departamento de Madre de Dios; o aumento do trfico transfronteirio de drogas. No Oeste acreano, desde Santa Rosa do Purus at Rodrigues Alves, os municpios acreanos so limtrofes ao Departamento de Ucayali. Porm a maioria deles tem sede ao longo da Rodovia BR364, ou seja, ao norte, em eixo oposto divisa e onde se concentra a maior parte da populao municipal. Na regio de fronteira, entretanto, fluxos imigratrios indgenas de outras regies do Peru e do Acre levam caracterizao desse segmento como do tipo frente indgena. Do lado acreano, no entorno do Paralelo de 10 S, h hoje um mosaico de oito Terras Indgenas (TI) habitadas pelos ndios das etnias Kaxinaw, Kampa e Kulina, alm de povos desconhecidos que podem constituir a maior populao de ndios isolados na Amaznia. Do lado peruano, a regio do Paralelo de 10 S passou por significativas mudanas, nos ltimos anos, como resultado de polticas oficiais de ordenamento territorial e de mobilizaes e propostas de organizaes indgenas e ambientalistas. Hoje, ocorre nessa regio um corredor contnuo formado por um Parque Nacional, uma Reserva Comunal e uma Reserva Territorial para isolados.

O Paralelo de 10 S a linha reta que, a sul, demarca a fronteira internacional Brasil-Peru, correndo, de leste a oeste, no Estado do Acre, entre as cabeceiras dos rios Santa Rosa e Breu.

O trecho mais ocidental da fronteira do Acre com o Peru constitudo pelo divisor de guas dos rios Juru e Ucayali e se estende da TI Kampa do Rio Amnea ao Parque Nacional da Serra do Divisor, nos Municpios de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e Mncio Lima. No entorno do Parque, esto localizadas as TI Arara do Rio Amnia e TI Nukini, no rio Moa e a TI Nawa, em identificao pela FUNAI. Do lado peruano da fronteira internacional, coincidindo com o norte do Parque Nacional da Serra do Divisor, fica a Reserva Territorial Isconahua, com rea de 275.665 hectares. Nesse trecho da fronteira peruana, as atividades de empresas madeireiras, traficantes de drogas e garimpeiros tm invadido o territrio acreano, causado impactos ambientais nas terras dos ndios Ashaninka e das famlias de agroextrativistas que h mais de um sculo vivem na atual rea do Parque. H, no Vale do Juru, questes urgentes e especficas a serem tratadas em relao BR-364, bem como desafios a serem enfrentados e equacionados. Esforos significativos devem ser feitos para aprofundar o ordenamento territorial na regio e definir, junto s populaes locais e suas organizaes, planos de mitigao de curto, mdio e longo prazo dos impactos sociais e ambientais.

necessria uma efetiva resoluo dos problemas socioambientais causados pela explorao ilegal feita por madeireiros peruanos, elaborar o zoneamento ecolgico e econmico da regio de fronteira, seguido de amplo leque de investimentos nas reas de saneamento, educao, sade, moradia e produo sustentvel, bem como a consolidao dos territrios dos ndios isolados e das comunidades nativas, ao longo do limite internacional.

Aspectos de Gesto dos Municpios do Acre


Os Municpios do Acre passaram a utilizar, de forma mais intensiva, o aparato legislativo especfico para as suas aes, com a descentralizao administrativa ocorrida aps a Constituio de 1988. Todos os municpios tm Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei de Oramento Anual. A existncia de Conselhos Municipais no Brasil teve significativo aumento no decorrer da dcada de 1990 e denota uma forma de articulao entre o poder pblico municipal e setores da sociedade civil, com uma importncia social, poltica, econmica e cultural. O Acre segue o padro regional e nacional da importncia e presena dos Conselhos Municipais, sendo mais frequentes os Conselhos Municipais de Sade, Assistncia Social, Crianas e Adolescentes e Educao. A capacidade de gesto dos Municpios, no que diz respeito infraestrutura e ao desenvolvimento institucional, pode ser avaliada a partir dos seguintes pontos:

116 116

117 117

nvel de informatizao de servios prestados; existncia de legislao para polticas especficas; existncia de leis e instrumentos de planejamento e gesto; articulao entre o poder executivo municipal e segmentos representativos da sociedade civil, atravs da existncia de Conselhos Municipais, a partir de determinados temas sociais; nvel de associativismo trabalhista e sindical, medido pela incidncia de entidades em cada municpio, classificadas pelo tipo; quadro poltico-eleitoral dos Municpios do Estado do Acre, a partir dos resultados das eleies municipais para prefeito, realizadas nos ltimos anos. Uma primeira avaliao sobre o desenvolvimento institucional dos 22 municpios do Estado do Acre diz respeito a um indicador de informatizao de servios, refletindo o grau de organizao e de modernizao encontrada em cada cidade. O nvel de informatizao relativamente alto para os servios considerados essenciais para a administrao (sade, folha de pagamento, execuo oramentria, contabilidade, cadastro de funcionrios e educao) que atinge, no mnimo, a metade dos municpios. Quanto capacidade institucional, considerando a existncia de incentivos fiscais de diversas naturezas polticas para gerao de trabalho e renda, assim como iniciativas de capacitao profissional, esses indicadores aparecem com frequncia expressiva, superando as mdias nacional e regional.

Cabe ressaltar a iniciativa dos municpios, quanto promoo de incentivos para o investimento econmico, assim como polticas de gerao de emprego e capacitao profissional. Os indicadores sociais, econmicos e demogrficos demonstram que o Estado se encontra em um processo de modernizao crescente, aqui entendida sob o aspecto da sustentabilidade sciocultural, econmica e ambiental, em que os movimentos sociais recentes, a participao popular e novas orientaes polticas apontam significativamente para a regio e para o pas. Alguns indicadores sobre a infraestrutura e a gesto municipal demonstram carncias a serem superadas, pela formao de plos regionais (especialmente Rio Branco e Cruzeiro do Sul), em contraste com municpios que devem ser objetos de uma maior ateno quanto ao poder de gesto e sua articulao institucional. Rio Branco, capital do Estado, apresenta os melhores indicadores sociais e econmicos do Estado, com reflexos nos municpios das regies do Baixo e Alto Acre. Destaca-se, tambm, a cidade de Cruzeiro do Sul, localizada na regio do Juru, por seu poder econmico e pelos diversos indicadores sociais relativamente melhores, em comparao com outros municpios, a despeito da sua localizao no extremo oeste do Estado. Quanto estrutura sindical, foram identificados 82 sindicatos, agrupados em 18 categorias profissionais, em pesquisa do IBGE realizada em 2001. Deve-se destacar um nmero elevado de

entidades em Rio Branco, em funo de sua condio de capital do estado, o que faz com que tenha um grande nmero de sindicatos, tanto com representao restrita ao municpio, como tambm, sendo a sede de sindicatos com representao estadual. Cruzeiro do Sul a segunda cidade em nmero de sindicatos, embora bem distanciada de Rio Branco. A maior parte dos municpios possui 1 ou 2 sindicatos, com representao geralmente restrita cidade de localizao. Registre-se, finalmente, que 7 dos 22 municpios do Estado no tm nenhuma entidade representativa de trabalhadores.

A descentralizao da Gesto Ambiental


Nos ltimos anos, tem-se verificado uma forte tendncia de descentralizao da poltica ambiental, de modo que cada esfera administrativa (Federal, Estadual e Municipal) seja responsvel pelos problemas localizados na sua rea de atuao. A Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, estabeleceu a Poltica Nacional de Meio Ambiente no Brasil, seus conceitos, princpios, objetivos, mecanismos de aplicao e de formulao e instrumentos. Instituiu, tambm, o Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA e o Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA. A legislao brasileira atribuiu a todas as trs esferas administrativas competncias ambientais.

118 118

119 119

No Acre, a Lei Estadual n 1.117, de 26 de janeiro de 1994, estabeleceu a Poltica Estadual de Meio Ambiente, em conformidade com a Poltica Nacional. As principais aes se relacionam ao fortalecimento institucional, aquisio de infraestrutura e treinamento de tcnicos nos rgos estaduais de meio ambiente, estabelecimento de legislao ambiental estadual, criao e atuao do Conselho Estadual de Meio Ambiente. No mbito municipal, o Conselho de Meio Ambiente existe em 32% dos municpios acreanos, percentual superior ao da Regio Norte (19%) e do pas (29%).

gesto ambiental integrada no eixo da rodovia, de modo a inibir a especulao fundiria e a explorao ilegal dos recursos naturais e criar as condies de um novo modelo de desenvolvimento em bases sustentveis. A modernizao da pecuria e manejo de pastagens, recuperao de reas degradadas com integrao de lavoura-pecuria, inclusive com implantao de sistema silvipastoril, fazem parte das polticas que esto sendo implementadas. A indstria madeireira no Acre, que historicamente demonstrou altos nveis de desperdcio e baixos nveis de tecnologia e valor agregado, tem conseguido alguns avanos importantes nos ltimos anos. De forma crescente, a produo madeireira tem suas origens no manejo florestal, no lugar da retirada de madeira de reas derrubadas. Mesmo assim, o processo de transio para uma economia florestal dinmica e inovadora um processo contnuo e de longo prazo. Um avano significativo no ordenamento territorial tem sido o aumento das reas destinadas a unidades de conservao de proteo integral e uso sustentvel e a regulamentao do Sistema Estadual de reas Naturais Protegidas. Desde o ano de 2000, a rea total destinada a reas protegidas no Acre aumentou em 105%. O Governo continua buscando conter o desmatamento, reverter o impacto ambiental e social, consolidar empreendimentos de base florestal, promover novos negcios estratgicos e reinserir reas alteradas/degradadas ao sistema produtivo, agora com um forte instrumento orientador para a deciso das polticas pblicas - o ZEE . O ZEE do Acre se constitui como instrumento orientador das inmeras aes que compe, em uma perspectiva mais operacional, um sistema de decises pblicas destinadas a manter ou modificar a realidade de um ou vrios setores da vida social, por meio da definio de objetivos e estratgias de atuao e da alocao dos recursos necessrios para atingir os objetivos estabelecidos. A implementao de polticas pblicas de gesto territorial e ambiental somente foi possvel com aprovao da Lei do ZEE, no mbito federal, de forma que as legislaes, tanto estaduais como federais, no tivessem incompatibilidades para sua aplicao.

a Poltica de Valorizao do Ativo Ambiental Florestal


O Vale do Acre concentra a maior parte das reas degradadas e a maioria da populao acreana. Diante dessas caractersticas, uma regio prioritria para projetos de recuperao das reas de Preservao Permanente e da Reserva Legal nas propriedades. Essa poltica contempla a recuperao de reas degradadas; recuperao de nascentes e bacias hidrogrficas; formao de sistemas agroflorestais em pequenas e mdias propriedades rurais; aplicao de prticas silviculturais; reflorestamento e gerao de crdito para servios ambientais, alm da diminuio do passivo ambiental florestal das propriedades rurais. Em relao s Reservas Legais (RL) e reas de Preservao Permanente (APP), a Lei Estadual n1904, de 5 de junho de 2007, que instituiu o Zoneamento Ecolgico-Econmico - ZEE do Acre, e o Decreto do Presidente N- 6.469, de 30 de maio de 2008, possibilitaram a viabilizao de Polticas Pblicas para resoluo ou minimizao de conflitos. A compensao da Reserva Legal para regularizao do passivo das propriedades ou posses rurais e assentamentos e a recuperao de reas de Preservao Permanente (APP) integram as polticas pblicas estaduais j abordadas no item Passivos Florestais deste documento.

As Polticas Pblicas de Gesto Territorial e Ambiental


A formulao de polticas pblicas constitui-se, no campo dos governos democrticos, em propsitos que so discutidos com os setores da sociedade e depois transformados em programas e aes, envolvendo vrios atores e nveis de deciso e, quando necessrio, so propostas mudanas no rumo ou curso dessas aes. importante ressaltar que a gesto territorial e ambiental deve contemplar uma real participao das populaes locais nas decises e no planejamento, nas atividades de zoneamento e de produo. Dentre os avanos recentes nas polticas de gesto territorial no Acre, destaca-se a estratgia de asfaltamento da BR-364, a partir do Vale do Juru, em direo ao Vale do Acre, associada criao de florestas pblicas e outras aes de ordenamento fundirio e

120 120

121 121

A Poltica de Valorizao do Ativo Ambiental Florestal em implementao pelo Governo do Acre tem por base dois planos:

A implementao do ZEE: as ZAPs e as ZEDs


O Governo do Acre adotou como desafio nas polticas pblicas buscar a universalizao dos servios bsicos e a emancipao das famlias acreanas, especialmente aquelas no limite da linha de pobreza adotado pelo Estado, bem como a consolidao do Acre na economia regional e nacional, mediante o fortalecimento do seu desenvolvimento econmico, social e ambiental, por meio de aes de logstica e infra-estrutura complementar, assegurando a sustentabilidade dos servios, das aes pblicas e dos empreendimentos privados. Para definir aes de superao desses desafios e os servios bsicos a ser universalizado, o ZEE mais uma vez serviu de base para a identificao de zonas prioritrias nas quais se devem concentrar os servios universais, denominadas ZAPs; e as zonas de maior dinmica econmica em condies de oferecer oportunidades para todos, denominadas ZEDs.

Zonas Especiais de Desenvolvimento - ZED


reas de maior dinmica econmica, localizadas na rea de influncia direta das rodovias federais BR-317 e BR-364, dotadas de melhor infraestrutura, com empreendimentos consolidados, ocupao territorial definida e significativo capital social. Essas regies apresentam baixa vulnerabilidade ambiental e alto capital humano. Os estudos do ZEE apontam 4 (quatro) Zonas Especiais de Desenvolvimentos (ZED: Juru/Tarauac-Envira, Alto Acre, Purus e Baixo Acre) e 6 (seis) categorias de Zonas de Atendimento Prioritrio (ZAP Rio, ZAP Cidade, ZAP Assentamento, ZAP UCs, ZAP TI e ZAP BR). As ZAPs se distribuem por todo o Estado do Acre, porm com territrios delimitados pela sua estrutura fundiria. Nas quais destaca-se o atendimento a comunidades rurais em Unidades de Conservao, Projetos de Assentamento Tradicionais e Diferenciados, Terras Indgenas e outras comunidades nas margens dos principais rios do Estado. Nas ZAPs, foram identificadas 1.980 comunidades, das quais 70% encontram-se dispersas e isoladas no territrio acreano, compostas por ncleos que variam de 4 at 30 domiclios. As comunidades das reas rurais/florestais ainda esto agrupadas por tipo de atividade econmica principal da seguinte forma: extrativistas, indgenas, ribeirinhos, agricultores familiares e manejadores florestais. Os 30% restantes das comunidades possuem carter concentrado, com uma quantidade maior que 30

Plano de Recuperao de reas Alteradas que contempla dois importantes programas:


Programa de Recuperao de reas Alteradas e Programa de Florestas Plantadas. Ambos tm como objetivo consolidar reas que se encontram desmatadas, utilizando prticas sustentveis visando recuperao das mesmas (com o uso de roados sustentveis, sistemas agroflorestais, sistemas silvipastoris e uma pecuria sustentvel), alm de plantios florestais, com vistas criao de florestas plantadas em reas desmatadas.

domiclios por ncleo, geralmente localizadas s margens dos rios (rea rural/florestal), e, quando nas reas urbanas, nos fundos de vale, reas alagadias e bairros perifricos. A ao governamental em cada ZAP definida segundo as caractersticas de cada local. Para isso, necessrio conhecer cada comunidade e como se relacionam entre si. Nesta perspectiva realizado o zoneamento comunitrio, tendo por estratgia final a elaborao do Plano de Desenvolvimento Comunitrio. O Plano de Desenvolvimento Comunitrio (PDC) uma ferramenta de planejamento que orienta e define os investimentos e servios a serem instalados nas comunidades e tem por objetivo identificar um conjunto de servios que devem ser oferecidos pelo governo de acordo com as necessidades das comunidades. Estes representam uma importante estratgia de integrao das aes de educao, sade e atividades produtivas.

Plano de valorizao do Ativo Ambiental Florestal com dois importantes programas:


Programa de Regularizao do Passivo Ambiental Florestal e Programa Estadual de Certificao de Unidades Produtivas Familiares do Estado do Acre. Ambos com a finalidade de fornecer alternativas sociais e produtivas, legal e ambientalmente corretas para a regularizao do passivo ambiental florestal no Estado do Acre.

Zonas de Atendimento Prioritrio - ZAP


reas que possuem alta vulnerabilidade ambiental e baixo potencial social, definidas pelo agrupamento de famlias com elevado ndice de analfabetismo, reduzida capacidade de organizao e condies precrias de sade e saneamento. Nessas zonas sero concentrados esforos para a melhoria da oferta dos Servios Bsicos Universais e o desenvolvimento econmico comunitrio.

122 122

123 123

O Mapa de Gesto Territorial do Acre


1. COMPREENDENDO O TERRITRIO DE ACORDO COM A DISTRIBUIO DAS ZONAS DE GESTO TERRITORIAL
O Acre expressou sua realidade quanto distribuio dos recursos naturais, a ocupao da populao e a destinao de cada territrio ocupado, com a construo de um mapa denominado Subsdios a Gesto Territorial. Para tanto, levou em considerao um conjunto das informaes relativas aos recursos naturais, aspectos scio-econmicos, polticos e culturais analisadas, que foram discutidas e pactuadas entre o governo e sociedade. as potencialidades naturais existentes no territrio, com o cuidado de direcionar a intensidade do uso de acordo com as aptides e fragilidades desses recursos naturais; a conciliao das atividades econmicas com proteo dos ecossistemas e aspectos culturais, com relevncia para a conservao da biodiversidade e do patrimnio histrico e paisagstico; a garantia da diversidade cultural presente nas diferentes etnias indgenas e populaes tradicionais, bem como o reconhecimento formal de seus territrios e de suas demandas sociais; a minimizao dos conflitos socioambientais, a partir da definio de reas pretendidas e no regularizadas; a eficcia das atividades econmicas, com adequao da infraestrutura e das tecnologias para melhor aproveitamento dos produtos disponveis, menores riscos na gesto e nos investimentos pblicos e privados.

Parte II

MAPA DE GESTO TERRITORIAL DO ACRE


Zona 1 - Consolidao de sistemas de produo sustentveis: atividades agropecurias e madeireiras. Zona 2 - Uso sustentvel dos recursos naturais e proteo ambiental: reas protegidas do Acre. Zona 3 - reas prioritrias para o ordenamento territorial: populaes tradicionais do Acre. Zona 4 - Cidades do Acre

O Mapa de Subsdios a Gesto Territorial aponta no territrio acreano as melhores possibilidades de uso do territrio para um desenvolvimento justo e sustentvel, definindo quatro grandes Zonas e detalhando cada uma delas em Sub-Zonas e, quando possvel, em Unidades de Manejo. Cada Zona definida tem suas diretrizes de gesto, de acordo com as caractersticas do territrio acreano, levando em considerao:

124 124

125 125

ZONA 1 - A CONSOLIDAO DE SISTEMAS DE PRODUO SUSTENTVEIS


A Zona 1 ocupa 24,7% do territrio, compreende a rea da chamada fronteira aberta e se constitui de reas de influncia direta das rodovias BR-364 e BR-317, ocupadas pela agricultura familiar em Projetos de Assentamento tradicionais, pequenos produtores em posses, mdios e grandes pecuaristas e reas florestais de grandes seringais, com as seguintes caractersticas: - reas de ocupao mais antiga do Estado com atividades agropecurias e madeireiras e esto associadas s novas frentes de expanso e transformao das reas florestais para o desenvolvimento de atividades agropecurias; - concentra a maior proporo de propriedades com passivo florestal; - as unidades territoriais desta zona incluem reas definidas legalmente como Reserva Legal e reas de Preservao Permanente (APPs).

A Zona 1 se destina consolidao de sistemas de produo agropecurios, agroflorestais e florestais (silvicultura) sustentveis e est subdividida em 3 Subzonas, com respectivas Unidades de Manejo para cada subzona: 1.1. Produo Familiar em Projetos de Assentamento e Polos Agroflorestais; 1.2. Produo Agropecuria; 1.3. Manejo e Proteo.

Subzona 1.2. Produo Agropecuria

nativas, torna essas reas prioritrias para o desenvolvimento de polticas de manejo florestal. H possibilidade de criao de reas protegidas em fragmentos florestais com relevncia ambiental, dando nfase criao de Reservas Particulares do Patrimnio Natural-RPPN.

Zona 1 CONSOLIDAO DE SISTEMAS DE PRODUO SUSTENTVEIS


Subzona 1.1. Produo Familiar em Projetos de Assentamento Polos Agroflorestais Unidades de Manejo 1.1.1. reas com alto potencial para uso agrcola e pecurio intensivo 1.1.2. reas com alto potencial para produo de culturas perenes 1.1.3.reas com alto potencial para produo em sistemas agroflorestais 1.1.4. reas com alto potencial para produo em sistemas silvipastoris 1.1.5. reas indicadas para produo de culturas anuais em sistemas de rotao e silvicultura 1.1.6. reas indicadas para recuperao ambiental ou silvicultura 1.1.7. Manejo florestal de baixo impacto Sub-zona 1.2. Produo Agropecuria Unidades de Manejo 1.2.1. reas para consolidao e intensificao do uso da terra em sistemas agrcolas e pecurios 1.2.2 reas para consolidao do uso da terra e insero de prticas de manejo mais sustentveis. Subzona 1.3. Manejo e Proteo

Subzona 1.1. Produo Familiar em Projetos de Assentamento e Plos Agroflorestais

Corresponde s reas de Projetos de assentamento e Plos Agroflorestais de pequenos produtores rurais, tendo a mo-de-obra familiar como forma predominante de uso da terra. Nos assentamentos existem duas situaes: as reas j desmatadas, usadas para agricultura, pastagens ou capoeiras e os remanescentes florestais. Essas duas situaes de uso ocorrem em funo das caractersticas dos recursos naturais e do processo de ocupao e uso da terra.

So reas de pequenos, mdios e grandes produtores. H predominncia do uso de pastagens, muitas delas em diferentes estgios de produtividade. Essas reas apresentam de baixa a mdia vulnerabilidade dos recursos naturais, boas condies de acessibilidade e escoamento da produo, boas condies de infraestrutura e servios, alm de bom nvel de gesto municipal e local. Recomenda-se a consolidao de sistemas agropecurios intensivos nas reas planas e de solos bem drenados e nas demais reas recomenda-se a converso das prticas de produo atuais em sistemas agrcolas e pecurios mais sustentveis ou insero de novas prticas de manejo agroflorestal, recomendadas para estas condies ambientais.

Subzona 1.3. Manejo e Proteo


So reas com potencial florestal que permite o uso sustentvel da floresta. O Acre, por possuir 88% de seu territrio coberto de florestas

126 126

127 127

Diretrizes de uso para Zona 1 - Consolidao de Sistemas de Produo Sustentveis


A cana-de-accar uma importante cultura para a agricultura familiar e se adapta bem s condies locais desta zona. Permite aos pequenos produtores uma alternativa econmica com a produo dos derivados da cana (acar, gramix e outros) e tambm pode ser utilizada na alimentao de bovinos. A agroindstria do acar uma atividade importante com possibilidade de uma produo em grande escala capaz de impulsionar o setor econmico, atravs da gerao de empregos diretos e indiretos e aumento de renda, bem como fortalecer o mercado de exportao do estado com a estrada do Acre ao Pacfico. No caso da produo do lcool, as reas potenciais se concentram no Baixo Acre, principalmente no Municpio de Capixaba, devido a reativao da usina de lcool. A expanso do cultivo das oleaginosas uma opo agrcola de grande importncia econmica para a agricultura familiar e tem um potencial estratgico no fornecimento de energia renovvel, a partir de leos de origem vegetal como o dend, entre outros. A produo de frutas tropicais uma opo vivel para a recuperao de reas alteradas, com implantao de Sistemas

O Governo do Estado, juntamente com outras instituies parceiras, est incentivando o beneficiamento das frutas tropicais e a estruturao da cadeia produtiva para diminuir as importaes e agregar valor ao produto para contribuir no aumento da arrecadao de tributos com a exportao dos produtos. As lavouras anuais constituem a base alimentar da agricultura de subsistncia praticada por famlias de pequenos agricultores familiares. Porm, geralmente so praticadas com base na derrubada e queima anual de floresta e aumento de reas alteradas e degradadas. As culturas anuais devem estar vinculadas adoo de tecnologias como prticas de correo e adubao do solo, mecanizao agrcola de pastagens degradadas e implantao de Sistemas Integrados de Produo como SAFs e Lavoura-Pecuria. O cultivo mecanizado do milho ocorre primordialmente no sudeste acreano e se estabelece em reas de pastagens

degradadas e capoeiras jovens, que estavam abandonadas e que foram incorporadas ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de derrubar novas reas de floresta.. A cultura do arroz tambm pode ser feita sem que seja necessria abertura de novas reas, apenas com a implementao de novas tecnologias. O arroz se destaca como uma cultura de grande importncia econmica e alimentar para a populao acreana. Destaca-se a produo de arroz nos municpios de Rio Branco e Senador Guiomard, os quais so privilegiados pela localizao, com acesso aos municpios, estrutura de armazenamento e beneficiamento, assistncia tcnica. A mandioca um importante alimento e tem a farinha como

Agroflorestais (SAFs), proporcionando gerao de emprego e renda, diversificao da produo, agregando mo-de-obra na agricultura familiar. A implantao da Agroindstria localizada nos municpios de Brasilia, Rio Branco, Plcido de Castro, Feij e Senador Guiomard.

128 128

129 129

seu principal derivado. Em todo o estado, o hbito de consumir farinha aliado facilidade de produzir e comercializar, alm da disponibilidade de mo-de-obra familiar. A regio do Juru se consolidou nos mercados local e regional como um produto de qualidade. Hoje, existe uma produo considervel tambm no municpio de Sena Madureira. A cultura do feijo pratica-da por pequenos agricultores e verifica-se uma baixa pro-dutividade justificada pelo baixo uso de insumos, utilizao de mo-de-obra familiar e baixa tecnologia empregada na conduo dessa lavoura. Entretanto, com mecanizao agrcola e insumos, aliada poca de plantio, a tratos culturais adequados, a produtividade do feijo poder chegar a 900 kg/ha. As hortalias so muito importantes na alimentao humana, so ricas principalmente em vitaminas e sais minerais. A produo de hortalias, tanto comercial como para subsistncia, possui um papel importante na agricultura familiar do Estado. Para a realizao desta atividade so necessrias pequenas extenses de terra, a utilizao de muita matria orgnica, baixo nvel de investimento e mo-de-obra. A pecuria de leite com adoo de tecnologias bsicas para realizao de ordenha eficiente e de qualidade garante uma propriedade economicamente vivel, com a melhoria da rea de pasto j existente sem a necessidade de ampliao de novas reas e impacto sobre a floresta. Esta atividade desenvolvida principalmente nos municpios de Rio Branco, Senador Guiomard,

produzido no estado e por 70% do que comercializado. A criao de galinha caipira visa a diversificao da produo e o suprimento de protena animal populao de baixa renda, alm de promover o aumento da oferta na capital e municpios e diminuir a importao de carne e ovos. A produo de aves com o uso de tecnologia adequada possibilita aumentar a produtividade com baixo custo de produo, num sistema semi-extensivo. Tem sido incentivado em todo o estado com exceo dos municpios que no h acesso terrestre durante todo o ano. A instalao do complexo frigorfico de Aves em Brasilia, com apoio do Governo do Acre conta com abatedouro, fbrica de rao, incubadora de pintos e avirios. Sua localizao privilegiada estimular a exportao para a Bolvia e Peru, alm do comrcio para outros estados da federao. A piscicultura uma atividade que normalmente utiliza reas no aproveitveis por outras atividades, demanda investimento consistente, de acordo com a produo a ser atingida e o tipo de peixe a ser criado. As reas prioritrias para implementao no Estado so os Municpios de Cruzeiro do Sul, Mncio Lima e Rodrigues Alves na Regional do Juru; Epitaciolncia, Brasilia e Assis Brasil na Regional do Alto Acre; Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba e Acrelndia e Plcido de Castro na Regional do Baixo cre. O manejo de florestas nativas de impacto reduzido possvel com a adoo de manejo e um conjunto de tcnicas empregadas,

de forma que as espcies de grande porte a serem manejadas no comprometam as espcies menores a serem colhidas no futuro, de forma contnua e ao longo dos anos. O Plano de Manejo Florestal de Uso Mltiplo deve ser utilizado na explorao dos recursos florestais, garantindo um aproveitamento compatvel com a capacidade de suporte da floresta. Este plano dever ser compatvel com a poltica pblica definida para as operaes florestais, conciliar a presena das comunidades tradicionais em suas atividades, potencializar o uso mltiplo dos recursos florestais disponveis, definir padres ambientais, tcnicos e sociais e buscar a qualidade do produto em todo o seu processo produtivo.

Porto Acre, Plcido de Castro, Acrelndia, Capixaba e Xapuri, onde j existem laticnios e uma pecuria de leite bem estabelecida. O cultivo do amendoim vivel devido s condies do solo, mode-obra familiar e rentabilidade do produto. Representa hoje um importante produto para a economia da regio, gera emprego direto e indireto bem como renda para famlias assentadas nos Projetos de Assentamento em Senador Guiomard e Plcido de Castro. O municpio de Senador Guiomard responsvel por cerca de 80% do amendoim

130 130

131 131

ZONA 2 - O USO SUSTENTVEL DOS RECURSOS NATURAIS E A PROTEO AMBIENTAL


Esta zona ocupa 49,5% do territrio acreano e se constitui de reas protegidas, que inclui as Unidades de Conservao e as Terras Indgenas, alm dos Projetos de Assentamentos Diferenciados.

Subzona 2.3 - Reservas Extrativistas


As reas so utilizadas por populaes tradicionais cuja subsistncia baseia-se no extrativismo, na agricultura de subsistncia e na criao de animais de pequeno porte, uma vez que as RESEX permitem a permanncia dessas populaes residentes nessas reas. Tm como objetivo proteger o meio de vida e a cultura dessas populaes, alm de assegurar o uso sustentvel dos recursos naturais.

Subzona 2.5 - Terras Indgenas


So quarenta e trs Terras Indgenas j demarcadas e/ou homologadas, tradicionalmente ocupadas pelos ndios, utilizadas para suas atividades produtivas e para assegurar o seu bem-estar e sua reproduo fsica e cultural segundo seus usos, costumes e tradies, conforme a legislao em vigor.

Subzona 2.4 - Projetos de Assentamentos Diferenciados


So reas utilizadas por pequenos produtores rurais e populaes tradicionais cuja atividade baseia-se no extrativismo, na agricultura de subsistncia, na criao de animais e no manejo florestal. Estes projetos tm como objetivo garantir o acesso e o uso sustentvel dos recursos naturais e manuteno dos modos de vida dessas populaes e consistem das seguintes categorias:

FotoGleilson Miranda/SECOM-AC

Subzona 2.1 - Proteo Integral


So contemplados os Parques Nacional e Estadual e a Estao Ecolgica. Estas reas possuem elevada importncia para a manuteno da biodiversidade, servios ambientais e tm como objetivo a preservao da natureza e a realizao de pesquisa cientfica.

Subzona 2.2 - Florestas Nacionais e Florestas Estaduais


As reas so caracterizadas por Florestas Nacionais (FLONA) e Florestas Estaduais (FLOTA) j existentes. Possuem cobertura florestal de espcies nativas e tm como objetivo bsico o uso mltiplo sustentvel dos recursos florestais, em escala empresarial e/ou comunitria, e a pesquisa cientfica.

Subzona 2.6 - reas de Relevncia para Proteo Ambiental e Uso Sustentvel dos Recursos
Compreendem as seguintes categorias: rea de Proteo Ambiental (APA); rea de Relevante Interesse Ecolgico (ARIE); Reserva Particular do Patrimnio Natural (RPPN). As APA so constitudas por reas pblicas ou privadas, com

Projeto de Assentamento Extrativista (PAE); Projeto de Desenvolvimento Sustentvel (PDS); Projeto de Assentamento Florestal (PAF).

132 132

133 133

certo grau de ocupao humana, dotadas de atributos abiticos, biticos, estticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populaes humanas e tm como objetivos proteger a biodiversidade, disciplinar o processo de ocupao e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. As ARIE so constitudas por terras pblicas ou privadas, em geral de pequena extenso, com pouca ou nenhuma ocupao humana, com caractersticas naturais extraordinrias ou que abriga exemplares raros da biota regional. As RPPN so constitudas por reas privadas, gravadas com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biolgica e desenvolvimento de atividades tursticas, recreativas, educacionais e pesquisa cientfica.

Diretrizes de uso para Zona 2


Efetivao de aes necessrias de regularizao fundiria, como condio essencial para garantir o cumprimento dos objetivos das unidades de conservao, das terras indgenas e dos projetos de assentamento diferenciados. Implementao de planos de manejo e outros instrumentos de gesto territorial de cada tipo de rea, objetivando o cumprimento de seus objetivos. Implementao efetiva de aes de demarcao, sinalizao e fiscalizao, necessrias para garantir a integridade de cada rea. Execuo de aes contnuas de mapeamento, anlise e gesto de conflitos ambientais, objetivando a preveno e resoluo dos mesmos. Fortalecimento de iniciativas de mobilizao social e capacitao gerencial junto a comunidades e suas organizaes representativas, objetivando a gesto integrada do territrio, alternativas econmicas sustentveis e melhorias nas condies de vida. Desenvolvimento de aes contnuas de educao ambiental.

Fomento a estratgias de gesto participativa de recursos naturais em reas de entorno e integrao entre reas protegidas vizinhas, contando com a atuao dos Conselhos Consultivos e Deliberativos das Unidades de Conservao.

Zona 2 USO SUSTENTVEL DOS RECURSOS NATURAIS E PROTEO AMBIENTAL


Subzona 2.1 Proteo Integral Subzona 2.2 Florestas Nacionais e Florestas Estaduais Subzona 2.3 Reservas Extrativistas Subzona 2.4 Projetos de Assentamento Diferenciados Subzona 2.5 Terras Indgenas Subzona 2.6 - reas de relevncia para proteo ambiental e uso sustentvel dos recursos

134 134

135 135

ZONA 3 - AS REAS PRIORITRIAS PARA O ORDENAMENTO TERRITORIAL

Unidades de Conservao, em decorrncia de sua relevncia para conservao da biodiversidade e/ou potencial para o manejo florestal sustentvel; para criao de novas Terras Indgenas, em funo de demandas sociais de populaes indgenas residentes; para criao de novos Projetos de Assentamentos Diferenciados, em funo de presena de populaes rural/florestal e para a consolidao de propriedades particulares identificadas e legalmente reconhecidas.

recursos florestais madeireiros e no-madeireiros e sistemas de produo agropecurios e agroflorestais em locais restritos.

Reincorporao ao patrimnio pblico de terras griladas. Recuperao de Reserva Legal e rea de Preservao Permanente. Prevenir e mediar conflitos sobre os direitos de acesso e utilizao dos recursos naturais. Planejamento integrado para destinao de terras pblicas, considerando o arcabouo jurdico na legislao ambiental, fundiria e indigenista, associado s diretrizes do Zoneamento Ecolgico-Econmico do Acre.

Diretrizes de uso para Zona 3 - reas Prioritrias para Ordenamento Fundirio


Criao de Unidades de Conservao, em conformidade com a Lei Federal n 9.985/2000 (Sistema Nacional de Unidades de Conservo - SNUC) e a Lei Estadual 1.426/2001 (Sistema Estadual de reas Naturais Protegidas SEANP). Criao de Projetos de Assentamento Diferenciados (PDS, PAE, PAF) com a implementao de estratgias de produo sustentvel em base florestal e agroextrativista com incluso social. Criao de Terras Indgenas, em conformidade com o arcabouo legal e estudos necessrios para determinar sua criao. Realizao de levantamento ocupacional e processos discriminatrios para identificao de posses passveis de regularizao fundiria e rea a serem revertidas ao patrimnio pblico.

Esta zona ocupa 26,2% do territrio acreano e constitui-se de reas demandadas por populaes tradicionais e/ou recomendadas pelos estudos tcnicos do ZEE-Acre para criao de novas unidades de conservao, terras indgenas e projetos de assentamento diferenciados. Inclui ainda as reas j estabelecidas de produo ribeirinha ao longo dos rios do territrio acreano. Apresenta as seguintes caractersticas, por subzona:

Subzona 3.1 reas com situao fundiria indefinida


So reas com situao fundiria indefinida, muitas delas com a presena de populao rural/florestal, que aps realizao de estudos e levantamentos, podero ser destinadas: para criao de novas

Subzona 3.2 reas Ribeirinhas


So reas caracterizadas por ambientes de vrzea e reas adjacentes de terra firme das bacias dos principais rios do Estado (Juru, Tarauac, Envira, Purus, Iaco e Acre) e de seus afluentes; com baixa densidade demogrfica, j estabelecida por populaes ribeirinhas em colocaes e comunidades, com potencial de manejo de recursos pesqueiros,

136 136

137 137

ZONA 4 - AS CIDADES DO ACRE


Esta zona ocupa 0,2% do territrio acreano. So reas municipais caracterizadas por espaos urbanos circundados por diferentes paisagens rurais com predominncia de florestas. As vinte e duas cidades acreanas foram distribudas em Subzonas, utilizando como critrio sua insero nas sub-bacias hidrogrficas, sendo agrupadas da seguinte forma:

Subzona 4.3 Cidades dos Mdios Rios


So caracterizadas por cidades localizadas no mdio curso dos rios Tarauac, Envira, Purus e Iaco e tiveram sua origem da atividade extrativista. Sua populao em grande parte ribeirinha e situam-se na confluncia destes grandes rios com a rodovia BR-364. As cidades que constituem esta subzona so Tarauac, Feij, Manoel Urbano e Sena Madureira Alguns elementos, antigos e recentes, influenciam consideravelmente a vida dessas cidades: via de acesso ao municpio do Vale do Juru; presena de Projetos de Assentamento no entorno urbano imediato (Rodrigues Alves); acesso ao Parque Nacional da Serra do Divisor (Mncio Lima); tradicional e movimentado mercado de produtos agroextrativistas.
Porto Walter

Subzona 4.1 Cidades dos Altos Rios


So caracterizadas por populaes predominantemente florestal e ribeirinha, situadas nas cabeceiras dos rios Juru, Jordo e Purus, tendo como entorno as Terras Indgenas e Unidades de Conservao. So cidades isoladas, com acesso somente pelos rios ou de avio. Os rios so ainda a principal via de transportes e comunicao. As cidades que constituem esta subzona so Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Jordo e Santa Rosa do Purus. A ocupao urbana espontnea e sem planejamento, aliada a um escasso oramento municipal, o que dificulta o atendimento de todos os servios pblicos bsicos. Mantm relaes mais diretas com as cidades maiores dos mdios rios (Cruzeiro do Sul, Tarauac e Sena Madureira) para o abastecimento local e atendimento de alguns servios pblicos. Dependem fortemente da ao do governo do Estado e de repasses do governo Federal.
Cruzeiro do Sul

Xapuri

Subzona 4.2 Cidades do Mdio Juru


So caracterizadas por cidades localizadas na Bacia do mdio rio Juru, tendo como principal meio de transporte e comunicao a navegao fluvial, quando no h acesso pela rodovia BR-364, de trafegabilidade sazonal. As cidades que constituem esta subzona so Rodrigues Alves, Mncio Lima e Cruzeiro do Sul. A navegao fluvial permanece como principal e intenso meio de transporte e a cidade de Manaus funciona como polo de abastecimento. Separadas entre si por pequenas distncias, tm Cruzeiro do Sul como uma capital regional, a segunda maior cidade do Acre.

Subzona 4.4 Cidades do Alto Acre e de Integrao Fronteiria


So caracterizadas por cidades localizadas na Bacia do Alto rio Acre e, em sua maioria, estabelecem fronteira com a Bolvia e/ ou Peru. Apesar de apresentarem caractersticas muito diferentes entre si, em termos de taxas de urbanizao e de desmatamento e composio populacional diversificada, estabelecem relao com o entorno composto de um mosaico de usos diferenciados como terras indgenas, reserva extrativista, projetos de assentamento, pequenas e grandes propriedades rurais, que influenciam diretamente o perfil de cada uma dessas cidades. As cidades que constituem esta subzona so Assis Brasil, Brasilia, Epitaciolndia, Xapuri e Capixaba.

138 138

139 139

A regio por elas englobada possui elementos comuns e determinantes para seu agrupamento no contexto atual: fronteiras nacionais com Peru e Bolvia conectadas pela Rodovia BR-317 e sua ligao at a costa martima peruana (Estrada do Pacfico).

Subzona 4.5 Cidades do Baixo Acre e Abun


Caracterizadas por cidades localizadas nas Bacias do Baixo rio Acre e rio Abun. Situam-se na regio de penetrao da BR-364 no Acre, incio da BR-317, eixos das rodovias estaduais AC-10 e AC-40, alm da fronteira com a Bolvia ao longo do Rio Abun. Com populao predominantemente rural, a regio marcada por fazendas e projetos de assentamento com alta taxa de desmatamento, consolidando uma zona de fronteira agropecuria nas proximidades da capital Rio Branco. As cidades que constituem esta subzona so Bujari, Porto Acre, Acrelndia, Plcido de Castro e Senador Guiomard.

As cidades acreanas ainda so pequenas, em termos de aglomerao populacional, o que facilita a soluo de muitos problemas. A credibilidade externa conseguida pelo Estado nesses ltimos anos favorece a atrao de recursos financeiros para programas de planejamento, organizao e requalificao do espao, como a elaborao e aplicao dos Planos Diretores Participativos. Esses Planos devem trazer um projeto para o municpio e um conceito de cidade. Caber a cada um deles responder ao que pode ser uma cidade amaznica do sculo XXI.

transporte coletivo, ciclovias e veculos no poluentes. Promoo da educao ambiental, visando a uma mudana do comportamento individual para construir um modo de vida sustentvel nas cidades.

Consideraes finais
Um conjunto de polticas necessrias para assegurar a gesto territorial em bases sustentveis esto sendo implementadas no Acre, desde a aprovao do ZEE-Acre pelo Governo Federal, destacando os critrios e mecanismos de compensao e recuperao de Reservas Legais em propriedades rurais e a recuperao de reas alteradas e degradadas. O Programa do ZEE-Acre est articulado a outras iniciativas de gesto territorial, no nvel municipal e microrregional, bem como em reas transfronteirias interestaduais e internacionais. So os ordenamentos territoriais locais municipais, os Etnozoneamentos em Terras Indgenas, as Zonas de Atendimento Prioritrio (ZAP) e as Zonas Especiais de Desenvolvimento (ZED). A consolidao do banco de dados georreferenciado do ZEE-Acre garante o armazenamento e a integrao dos dados para que seja possvel a difuso das informaes para a sociedade, por meio da internet. O monitoramento e avaliao da implementao do ZEE-Acre tem como base indicadores scio-econmico-ambientais e culturais e a Comisso Estadual do ZEE CEZEE dever atuar cada vez mais nas decises polticas de gesto territorial e ambiental.

Diretrizes de uso para a Zona 4 Cidades do Acre


Implementao de Planos Diretores, de forma integrada ao Oramento Participativo. Implementao das Agendas 21 Locais. Estruturar os Municpios com saneamento bsico, envolvendo o tratamento de resduos slidos, o tratamento da gua e a coleta seletiva do lixo urbano. Fortalecimento de polticas de arborizao de vias pblicas e criao de reas verdes. Promoo de lazer, esporte e conservao de fragmentos florestais e recursos hdricos. Promoo de aes sobre o consumo consciente e princpios da economia solidria, com a certificao da origem dos produtos e dos impactos ambientais do consumo. Incentivo ao reordenamento do trnsito, privilegiando o

Subzona 4.6 Capital do Acre


o centro poltico e administrativo do Estado, plo de forte atrao populacional e com alta taxa de urbanizao. Situa-se no encontro das duas principais Rodovias, a BR-364 e a BR-317. Apresenta uma populao diversificada oriunda de todas as partes do Estado e tambm de outras regies do pas. Representa uma referncia aos demais municpios pela concentrao de servios pblicos e privados, infraestrutura, universidades, indstrias, hospitais.

Rio Branco

140 140

141 141

Glossrio
Absoro (solo): a capacidade do material de absorver gua. Est diretamente relacionada com a porosidade do material. Agroflorestal: O termo agroflorestal foi criado para designar um uso especial da terra que envolve o manejo intencional de rvores. Atravs da introduo e mistura de rvores ou arbustos nos campos de produo agrcola ou pecuria, obtem-se benefcios a partir das interaes ecolgicas e econmicas que acontecem nesse processo. Ametista: um mineral de colorao violeta ou prpura, muito usada como ornamento. Diz-se que a origem de seu nome do grego a, no e methuskein, intoxicar, de acordo com a antiga crena de que esta pedra protegia seu dono da embriaguez. rea Antropizada: rea alterada e impactada pela a ao do homem. Assentamento: Distribuio de terra em pequenos mdulos, dimensionados de modo a proporcionar a produo de alimentos suficientes para a fixao do homem no campo. Ayacucho: Cidade Boliviana, aonde foi assinado o Tratado de mesmo nome (27 de maro de 1867, entre Brasil e Bolvia. Ativo Ambiental: a propriedade rural que permanece preservada ou que no atingiu o percentual de desmate permitido por lei. Bacia Hidrogrfica: um conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. Consiste num ambiente vital para o homem estabelecer os robustos pilares do desenvolvimento social, ambiental e cultural. Por ser constituda de uma unidade paisagstica homognea e uma riqueza ecolgica inigualvel no planeta, a bacia hidrogrfica deveria ser cuidada por mos delicadas como se fosse um fino cristal. Bacia Hidrogrfica - pores da superfcie terrestre banhadas por um rio principal e seus afluentes e, delimitadas por partes mais elevadas do relevo, consideradas divisores de gua. So definidas, alm do relevo, pela composio das rochas e dos solos, do clima da regio e das atividades econmicas. Ainda, podem ser subdivididas em nvel 1, nvel 2 e nvel 3. Biodiversidade: Total de genes, espcies e ecossistemas de uma regio. A biodiversidade gentica refere-se variao dos genes dentro das espcies, cobrindo diferentes populaes da mesma espcies ou variao gentica dentro da populao. A diversidade de espcies refere-se variedade de espcies existentes dentro de uma regio. A diversidade de ecossistema referese variedade de ecossistemas de uma dada regio. Biopirataria: a explorao, manipulao, exportao e/ou comercializao internacional de recursos biolgicos que contrariam as normas da Conveno sobre Diversidade Biolgica, de 1992. Cabeceira: Poro superior de um curso dgua, prximo a sua nascente. Capoeira: Vegetao secundria que nasce aps a derrubada das florestas primrias. Termo brasileiro que designa a vegetao que nasce

aps a derrubada de uma floresta. Caulim: um minrio composto de silicatos hidratados de alumnio, como a caulinita e a haloisita, e apresenta caractersticas especiais que permitem sua utilizao na fabricao de papel,cermica, tintas, etc. Pode ser utilizado para adio ou substituio das argilas plsticas. Apresentam plasticidade e resistncia mecnica, a seco. de colorao branca e funde a 1800C. Compactao do Solo: um processo decorrente da utilizao agrcola do solo, quando o solo perde sua porosidade atravs do adensamento de suas partculas. A compactao do solo tambm uma das etapas de construes, por exemplo, de rodovias, atravs de um equipamento chamado de compactador. Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA): rgo Superior do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) com funo de assessorar o Presidente da Repblica na formulao de diretrizes da Poltica Nacional de Meio Ambiente (Lei n 6.938/81). composto por 71 membros, representantes do governo federal e estadual e da sociedade civil (entidades de classe, organizaes de defesa do meio ambiente etc.). Casa Aviadora: Estabelecimento comercial que se constitura para abastecer os seringais, deles recebendo, em troca, a borracha produzida e na posse dela realizar as operaes de venda para o exterior. Cordilheira dos Andes: uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contnuo de montanhas ao longo da costa ocidental da Amrica do Sul, sendo a formao geolgica da mesma datada do perodo Tercirio. A cordilheira possui aproximadamente 8000km de extenso. a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos

chega a 160km do extremo leste ao oeste. Sua altitude mdia gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante o pico do Aconcgua com 6962 m de altitude. Corte Raso: Quando se faz a retirada de toda a vegetao de uma determinada rea. Desenvolvimento Sustentvel: A palavra desenvolvimento leva em conta no apenas o crescimento da atividade econmica, mas tambm as melhorias sociais, institucionais e a sustentabilidade ambiental, buscando, em ltima anlise, garantir o bem-estar da populao no longo prazo, assegurando um meio ambiente saudvel para as futuras geraes. Em termos sociais, o desenvolvimento sustentvel prope a repartio mais justa das riquezas produzidas (justia social), a universalizao do acesso educao e sade e a equidade entre sexos, grupos tnicos, sociais e religiosos, entre outros aspectos. Para ser sustentvel o desenvolvimento tem de significar melhoria na qualidade de vida de toda a populao, assegurando condies de vida dignas a todos e justia social. Do ponto de vista ambiental, o desenvolvimento sustentvel prope a utilizao parcimoniosa dos recursos naturais, de forma a garantir o seu uso pelas geraes futuras. Empresa transnacional: uma entidade autnoma que fixa suas estratgias e organiza sua produo em bases internacionais, ou seja, sem vnculo direto com as fronteiras nacionais, sendo acusadas por alguns, por este motivo, de no serem vinculadas a qualquer pas, mesmo quele no qual se originou Espcie: Em Biologia denomina-se espcie a cada um dos grupos em que se dividem gnero, e que so compostos de indivduos que, para alm dos caracteres genticos, tm em comum outros caracteres pelos quais se assemelham entre si e se distinguem das demais espcies.

142 142

143 143

Espcie Endmica: Espcie que tem sua ocorrncia limitada a um nico local ou regio. Fauna: A vida animal; conjunto de animais de uma rea, poca ou meio ambiente especfico. Fauna Ictiolgica: Coleo de peixes de um determinado lago, riacho, rio, etc. Flora: Entende-se por flora, o conjunto de espcies vegetais localizadas em determinada regio. Floresta Ombrfila Aberta: Ela caracteriza-se por um bioclima de perodo seco pouco pronunciado (2 a 3 meses) e altas temperaturas (acima de 22o C Tropical Equatorial Amaznico), apresenta dominncia de formas biolgicas fanerfitas e lianas lenhosas. Ocupa grandes extenses de terreno com diferentes aspectos fisiogrficos e litolgicos. Floresta Ombrfila Densa: constituda de rvores com alturas variando entre 20 e 30 metros, com troncos retos e bem copados que representam os estratos dominantes e co-dominantes. apresenta um grande nmero de espcies, muitas delas de excelente propriedade e de tima potencialidade de madeira por unidade de rea. Florstica: Este termo est relacionado ao estudo da vegetao ou composio florestal de uma determinada rea florestal. Formaes Geolgicas: um conjunto de rochas ouminerais que tem caractersticas prprias, em relao sua composio, idade, origem ou outras propriedades similares. Gnero: Em Biologia uma unidade de taxonomia (umtaxon) utilizada

na classificao cientfica e agrupamento de organismos vivos/fsseis para agrupar um conjunto de espcies que partilham um conjunto muito alargado de caractersticas morfolgicas e funcionais. Geologia: Cincia que estuda o globo terrestre desde o movimento em que as rochas se formam at o presente. A geologia est voltada tanto a indicar os locais favorveis a encerrar depsitos minerais teis ao homem como tambm do ponto vista social, a fornecer informaes que permitam prevenir catstrofes, sejam aquelas inerentes s causas naturais, sejam aquelas atribudas ao do homem sobre o meio ambiente. tambm empregada direta ou indiretamente nas obras de engenharia na construo de tneis, barragens, estabilizao de encostas, etc. Geomorfologia: a cincia que estuda a gnese e a evoluo das formas de relevo sobre a superfcie da Terra. Gipsita: um mineral formado basicamente de clcio e pertence ao grupo dos sulfatos. Cristaliza-se no sistema mono-clinico e tem baixo teor de dureza. Sua cor pode variar do branco ao cinza e possue brilho vtreo. a principal fonte para obteno do gesso. No Brasil 90% da produo de gipsita est concentrada na cidade de Ipubi, na regio do Araripi, em Permanabuco. Infiltrao: o fenmeno de penetrao de gua em camadas de solo prximo superfcie, movendo-se para baixo, por ao da gravidade, atravs dos espaos vazios do solo, at atingir uma camada que a retm, formando, ento, os lenis dgua. Laterita: um tipo de solo muito alterado com grande concentraco de hidrxidos de ferro e alumnio. Este processo de alterao do solo

designado por laterizao e caracteriza-se pela ocorrncia de lixiviao, que ocorre pelo excesso de chuvas ou irrigao, podendo vir a formar uma crosta constituda por nutrientes do solo, como Fe e Al, impedindo assim a penetrao de gua at nveis de profundidade superiores ao do laterito formado. Os solos originados por este processo so tambm chamados solos laterticos. Mosaico: Conjunto de unidades de conservao de categorias diferentes ou no, prximas, justapostas ou sobrepostas a outras reas protegidas pblicas ou privadas geridas de forma integrada, transparente e participativa, considerando os seus distintos objetivos de conservao. Nvel Taxonmico: Lineu foi um botnico, zologo e mdico sueco, criador da nomenclatura binominal e da classificao cientfica, sendo considerado pai da taxonomia moderna. A Taxonomia de Lineu extensamente usada nas cincias biolgicas. A taxonomia de Lineu classifica as coisas vivas em uma hierarquia, comeando com os Reinos. Reinos so divididos em Filos. Filos so divididos em classes, ento em ordens, famlias, gneros e espcies e, dentro de cada um em subdivises. Grupos de organismos em qualquer uma destas classificaes so chamados taxa (singular, taxon), ou phyla, ou grupos taxonmicos. Ordenao: a orientao e a utilizao do espao trerrittorial que do ponto vista tcnico encontra-se desorganizado; organizar alguma coisa, que est fora do lugar. Paleontologia - Cincia que estuda animais e vegetais fsseis, alm de marcas e restos dos mesmos registrados nas camadas geolgicas, permitindo, entre outras coisas, identificar o ambiente em que viveram.

Passivo Florestal: O termo Passivo Ambiental significa que houve interveno na floresta, alm do percentual permitido pela legislao ambiental, na nossa regio norte o percentual de 20% permitindo para desmatar, o restante 80% da floresta, considera como Reserva Legal. Exemplo: O proprietrio rural que desmatou alm de 20% da sua floresta, ele tem passivo ambiental. Planaltos Residuais: So formas de relevo, onde predominam formas de relevo denudacionais. Povos Tradicionais: Trata das populaes em reservas de desenvolvimento sustentvel, que so qualificadas como tradicionais e caracterizadas por terem a sua existncia baseada em sistemas sustentveis de explorao dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de geraes e adaptados s condies ecolgicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteo da natureza e na manuteno da diversidade biolgica. So os pescadores artesanais, os seringueiros, a comunidade quilombola formada pelos negros e ndios remanescentes de quilombos, a populao ribeirinha... Produtos Florestais No-Madeireiros: So aqueles que no engloba como matria-prima madeireira (madeira). Onde, tambm so conhecidos como produtos extrativos da floresta, destacam-se: borracha, sorva, carnaba, buriti, bambu, piaava, leo de copaiba, cupuau, mel, pinho, aai, palmitos, cips, folhas, cascas, raizes, etc. Recomposio: a recuperao da floresta na mesma quantidade em que foi derrubada ilegalmente. Essa recuperao pode ocorrer pelo plantio de rvores ou deixando a floresta crescer naturalmente. Para isso, voc precisar de um Plano e o Governo poder orient-lo nesse sentido.

144 144

145 145

Compensao: a possibilidade de se utilizar uma rea em outra propriedade que sirva como reserva legal de seu imvel. Isso pode acontecer tanto pela compra como pelo arrendamento da referida rea. Rede Hidrogrfica: Curso longitudinal de um rio, afluentes ou sub afluentes, visando o planejamento de atividades antrpicas em benefcio do homem. Regato: Espcie de comrcio montado num barco que sobe e desce os rios da Amaznia, ora comprando produtos da floresta, ora trocando ou vendendo a preo de ouro gneros que as populaes ribeirinhas necessitam, tais como caf, acar e remdios, etc.. Regularizao: regularizao fundiria a concesso do ttulo de posse da terra mediante o preenchimento de certas condies e exigncias. Pode ocorrer em diversas situaes: terras pagas e nunca regularizadas nos rgos de registro e taxao, terras concedidas a participantes do MST, terras invadidas (posseiros) como um tipo de usucapio rural,etc Reordenao Fundiria Rural: Determinao dos limites entre as propriedades rurais de uma determinada regio, para regularizao fundiria e definicao de uso da terra das proprieddaes rurais com base cartografica definida. Reserva Extrativista: rea de domnio pblico, na qual os recursos vegetais podem ser explorados racionalmente pela comunidade local sem que o ecossitema seja alterado. As reservas extravistas so reas destinadas explorao sustentvel e conservao de recursos naturais renovveis por uma populao com tradio extrativista, como seringueiros, os coletores de castanha-do-parou pescadores artesanais.

Reserva Legal: rea localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservao permanente, necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao e reabilitao dos processos ecolgicos, conservao da biodiversidade e ao abrigo e proteo de fauna e flora nativas (art. 1, 2, III, Cdigo Florestal, Lei federal 4.771/65 com a alterao promovida pela Medida Provisria 2.166-67/01. Resilincia: Capacidade do ecossistema de absorver tenses ambientais sem mudar seu estado ecolgico. Resistncia: Capacidade do ecossistema em permanecer sem ser afetado pelas tenses ambientais. Ribeirinhos: Comunidades organizadas a partir de unidades produtivas familiares que utilizam os rios como principal meio de transporte, de produo e de relaes sociais. Com as crises da borracha, se fixaram nas margens dos rios, constituindo um estilo prprio sendo o rio o elemento central de sua identidade. Sedimento: Detrito rochoso resultante daeroso, que depositado quando diminui a energia do fluido que o transporta, gua, gelo ou vento. Seringalista: Proprietrio de extensa terra na amaznia, com bastante rvores de seringueiras, que so exploradas pelo seringueiro. Seringueira: uma rvore da famlia das Euphorbiaceae (Hevea brasiliensis), originria da bacia hidrografica do Rio Amazonas, de onde se retira o ltex, que usado na fabricao da borracha. Seringueiro: Trabalhador que extrai ltex da seringueira, que utilizado

na fabricao da borracha. Stio Arqueolgico: um local, ou grupo de locais (cujas reas e delimitaes nem sempre se podem definir com preciso), onde ficaram preservados testemunhos e evidncias de atividades do passado histrico (pr-histrico ou no) e que so avaliados e estudados segundo a disciplina da arqueologia.Um stio arqueolgico pode ser encontrado em vrios pases do mundo. Taxa de Fecundidade: uma estimativa do numero mdio de filhos que uma mulher teria at o fim de seu perodo reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data. Tambm pode ser definida como: O nmero mdio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, de 15 a 49 anos. Taxa Geomtrica de Crescimento: Expressa em termos percentuais o crescimento mdio da populao em um determinado perodo de tempo. Geralmente, considera-se que a populao experimenta um crescimento exponencial tambm denominado como geomtrico. Terraos Fluviais: So superfcies planas ou levemente inclinadas formando as margens um rio, resultantes de variaes climticas ou do nvel das guas atravs dos tempos. Territorialidade: A palavara territorialidade remete sempre a um processo de reorganizao social no qual pode existir a criao de novas unidades scioculturais, a constituio de mecanismos polticos, o controle social sobre os recursos naturais e a re-elaborao da cultura (Oliveira, 1999). Territrio: A palavra territrio refere-se a uma rea delimitada sob a posse

de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organizao ou de uma instituio. O termo empregado na poltica (referente ao Estado Nao, por exemplo), na biologia (rea de vivncia de uma espcie animal)e na psicologia (aes de animais ou indivduos para a defesa de um espao, por exemplo). H varios sentidos figurados para a palavra territrio, mas todos compartilham da idia de apropriao de uma parcela geogrfica por um indivduo ou uma coletividade. Unidade de Conservao: Espao territorial e seus componentes, inclundo as guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, legalmente institudo pelo poder pblico, com objetivos de preservao e/ ou conservao e limites definidos, sob regime especial de administrao, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo. As Unidades de Conservaes podem ser de uso indireto (quando envolvem consumo, coleta, dano ou destruio dos recursos naturais) e de uso direto (quando envolvem o uso comercial ou no dos recursos naturais). Vulnerabilidade: A noo de vulnerabilidade de um ambiente est relacionado a dois fatores: Resistncia e Resilincia (ver significado acima). Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE): Instrumento de racionalizao da ocupao dos espaos e de redirecionamento das atividades econmicas. O ZEE serve como subsdio a estratgias e aes para a elaborao e execuo de planos regionais de busca do desenvolvimento sustentvel.

146 146

147 147

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
ACRE. Governo do Estado do Acre. Plano de Valorizao do Ativo Ambiental Florestal. Fortalecendo as relaes da floresta, na floresta e com a floresta. Rio Branco: SEMA, 2009. ACRE. Governo do Estado do Acre. Acre em nmeros 2009: Rio Branco: SEPLAN, 2009. ACRE. Governo do Estado do Acre. Acre em nmeros 2007-2008: Rio Branco: SEPLAN, 2008. ACRE. Governo do Estado do Acre. Programa Estadual de Zoneamento Ecolgico-Econmico do Estado do Acre. Zoneamento Ecolgico-Econmico do Acre Fase II: Documento Sntese - Escala 1.250.000. Rio Branco: SEMA, 2006. 356p. ACRE. Governo do Estado do Acre. Programa Estadual de Zoneamento Ecolgico-Econmico/AC. Zoneamento Ecolgico-Econmico: Recursos Naturais e Meio Ambiente. Documento Final. Rio Branco: SECTMA, V. I, 2000,116 p. 1 fase. ACRE. Governo do Estado do Acre. Programa Estadual de Zoneamento Ecolgico-Econmico/AC. Zoneamento Ecolgico-Econmico: Aspectos Socieconmicos e Ocupao Territorial. Documento Final. Rio Branco: SECTMA, V. II, 2000, 313p. 1 fase. ACRE. Governo do Estado do Acre. Programa Estadual de Zoneamento Ecolgico-Econmico/AC. Zoneamento Ecolgico-Econmico: Indicativos para a Gesto Territorial do Acre. Documento Final. Rio Branco: SECTMA, V. III, 2000,124 p. 1 fase. ACRE. Governo do Estado do Acre. Programa Estadual do Zoneamento Ecolgico-Econmico do Estado do Acre. Zoneamento Ecolgico-Econmico do Estado do Acre Fase I: Guia para uso da terra acreana com sabedoria: Braslia: Sorrentino, Marcos (Coord.) - WWF-Brasil, 2000. Acre. Estado da Arte dos Recursos Hdricos e Recursos Aquticos do Estado do Acre. In: Recursos Naturais. Rio Branco: SEMA. Artigo no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2010. Acre. Lei n0 2.095 de 17 de dezembro de 2008. Revisa a Lei n 1.426, de 27 de dezembro de 2001, que contempla o Sistema Estadual de reas Naturais Protegidas SEANP. Dirio Oficial do Estado do Acre, em 17 de dezembro de 2008. Acre. Lei n0 1.426 de 27 de dezembro de 2001, que contempla o Sistema Estadual de reas Naturais Protegidas SEANP. Dirio Oficial do Estado do Acre, em 27 de dezembro de 2001. ARAJO. E. A., Lani, J. L. & Ker, J. C. Solos do Acre e Aptido Agroflorestal. In: Uso da terra no Acre: potencialidades, restries e alternativas sustentveis de uso. Rio Branco: SEMA. Artigo no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2007. BARBOSA, R. K. Aspectos da Scio-Economia e Macrotendncias do Acre. Rio branco: SEMA. Artigo no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2006. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Vocabulrio Bsico de Recursos Naturais e Meio Ambiente. IBGE. Coordenao de Recursos Naturais e Estudos Ambientais 2a Ed. Rio de janeiro: IBGE, 2004. BRASIL. Decreto n0 6.469 de 30 de maio de 2008. Adota a Recomendao n 007, de 28 de maio de 2008, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Publicado no Dirio Oficial n0 103, Seo 01, em 02 de junho de 2008. BRASIL. Recomendao n0 de 28 de maio de 2008. Recomenda ao Poder Executivo Federal autorizar a reduo para fins de recomposio da Reserva Legal dos imveis situados na Zona I do ZEE Acre. Publicado no Dirio Oficial n0 101, Seo 01, em 29 de maio de 2008. BRASIL. Lei n0 9.985 de 18 de julho de 2000, Decreto n0 4.340, de 22 de agosto de 2002. Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza SNUC. Braslia, 5a Ed., 56p, 2004. BRUGNARA, G. de A. Cidades do Acre: Experincias de Planejamento e Gesto. Rio Branco: SEMA. Artigo no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2006. CAVALCANTE, L. M. Geomorfologia do Estado do Acre. Rio Branco: SEMA. Artigo no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2006a. CAVALCANTE, L. M. Geologia do Estado do Acre. Rio Branco: SEMA. Artigo no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2006b. CARNEIRO, Eduardo. A Formao do Acre: O Militarismo de Plcido e a Diplomancia do Baro. Disponvel em: http://www.historianet.com.br/ conteudo. Acesso em 17 de janeiro de 2009. FLEISCHFRESSER, V.Et Al. Populao e Condies de Vida. Rio branco: SEMA. Artigo no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2006. IGLESIAS, M.P. AQUINO, T. V. Gesto Territorial e Ambiental em Terras Indgenas do Acre. Rio branco: SEMA. Artigo no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2006a. IGLESIAS, M.P. AQUINO, T. V. Geopoltica nas Fronteiras Acreanas com o Peru e os Povos Indgenas. Rio branco: SEMA. Artigo no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2006b. LIMA, A. Orientaes estratgicas para o tratamento dos passivos florestais em imveis rurais com base no ZEE-Acre. Rio Branco: SEMA. Relatrio no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2006. LIMA, A. Diretrizes programticas e normativas para regularizao de imveis rurais na Zona 1 do ZEE 2 fase, nas sub-bacias do Alto e Baixo Rio Acre. Rio Branco: SEMA. Relatrio no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2007. MACHADO, L. O.; RIBEIRO, L. P.; MONTEIRO, L. C. do R. Acre: Interaes Transfronteirias no Limite Internacional. Artigo no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2006. OLIVEIRA, H de et al. Cobertura do solo no Estado do Acre. Rio Branco: SEMA. Artigo no publicado produzido para o ZEE Fase II. 2006.

148 148

149 149

150

151

You might also like