You are on page 1of 97

Sesc | Servio Social do Comrcio Departamento Nacional Rio de Janeiro Setembro de 2012

Guia Sesc de Frias

Sesc | Servio Social do Comrcio


Departamento Nacional
Presidncia do Conselho Nacional

Antonio Oliveira Santos


Direo-Geral do Departamento Nacional

Maron Emile Abi-Abib


Diviso Administrativa e Financeira

Joo Carlos Gomes Roldo


Diviso de Planejamento e Desenvolvimento

lvaro de Melo Salmito


Diviso de Programas Sociais

Nivaldo da Costa Pereira


Consultoria da Direo-Geral

PUBLICAO CONTEDO
Gerncia de Lazer | GEL

Juvenal Ferreira Fortes Filho

Fernando Dysarz
Especialistas responsveis

PRODUO EDITORIAL
Assessoria de Divulgao e Promoo | DG

Gerncia | Christiane Caetano Coordenao editorial | Jane Muniz e Marcella Marins Edio | Gabriela Varanda Projeto grfico | Julio Carvalho Produo grfica | Celso Clapp Editorao | Conceito Comunicao Integrada Reviso | Mrcia Capella Estagirio de produo editorial | Adonis Nbrega Foto da capa | Jr. Panela

Carlos Henrique Porto Falco Patrcia Carmo dos Santos Petrnio Botelho Roberta Barreto Miranda

Sesc Departamento Nacional Av. Ayrton Senna, 5.555 Jacarepagu Rio de Janeiro/RJ CEP: 22775-004 Telefone: (21) 2136-5555 www.sesc.com.br

Guia Sesc de frias. Rio de Janeiro : Sesc, Departamento Nacional, 2012. 80 p. : il. ; 20,5 cm. ISBN 978-85-89336-87-1 1. Sesc Guias. 2. Brasil Descrio e viagens Guias. I. Sesc. Departamento Nacional. CDD 918.1

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem autorizao prvia por escrito do Sesc Departamento Nacional, sejam quais forem os meios empregados: eletrnicos, mecnicos, fotogrficos, gravao ou quaisquer outros.

Impresso em setembro de 2012 | Distribuio gratuita

Apresentao 05 Planeje sua viagem 07 Meios de hospedagens Sesc 16 Saiba mais sobre o Turismo Social no Sesc 87 O Sesc no Brasil 89

Apresentao
O Sesc est presente em todo o Brasil, com centros de turismo, pousadas e hotis. So mais de quarenta unidades distribudas por diversas cidades brasileiras, com infraestrutura e preos diferenciados, em municpios repletos de atrativos naturais e culturais, opes de gastronomia e servios de turismo. As aes da entidade na rea de Turismo Social priorizam o equilbrio da relao entre homem e meio ambiente, respeitando os aspectos culturais e sociais inerentes ao turismo. Proporcionam, ainda, momentos de reflexo, entretenimento, recreao e desenvolvimento fsico, oferecendo ao indivduo bem-estar e qualidade de vida em seus momentos de lazer. Com este guia, o Sesc busca responder ao interesse de sua clientela de conhecer mais o Brasil e vivenciar experincias em um novo espao geogrfico-cultural. H destinos que incluem desde estncias ecolgicas at instalaes em grandes capitais, com opes para regies serranas ou do litoral. No deixe de conferir as acomodaes disponveis e todos os servios oferecidos ao hspede antes de fazer a reserva. Esperamos, assim, incentivar voc e seus familiares para conhecer melhor o nosso pas, programando com segurana o prximo passeio de frias ou de fim de semana. Boa viagem!

Sesc Servio Social do Comrcio

Planeje sua viagem


Dicas de viagem. Informaes teis para voc viajar com o mximo de conforto e segurana. Se voc fez reserva de hotel ou de carro, no esquea de imprimir os comprovantes para lev-los na bagagem de mo. Tenha sempre com voc as cpias dos seus documentos (carteira de identidade, ttulo de eleitor, certificado de alistamento militar, certido de nascimento ou casamento). Fique atento aos remdios de uso pessoal: aqueles que voc est acostumado a tomar e os de necessidades bsicas. Leve roupas adequadas ao clima do local de destino, mas separe itens para o caso de mudana de temperatura. Viaje com roupas confortveis e tenha sempre mo uma roupa de frio para prevenir. Voc pode dar preferncia a roupas de cores bsicas, que possam ser combinadas facilmente e ser usadas de dia ou noite. Opte por tecidos que no amassem. Para economizar espao e tambm no amassar suas roupas, coloque primeiro na mala as calas, com as pernas para o lado de fora, e em seguida os sapatos. Complete a mala com os outros itens e por fim dobre as pernas das calas para dentro.

Guia Sesc de Frias

J no hotel ou na pousada, uma dica colocar as roupas penduradas em cabides durante o banho: o vapor ajuda a tirar as dobras. Chegue rodoviria ou ao aeroporto 2 horas antes do horrio de embarque. Em caso de alta temporada, seja prevenido e chegue com antecedncia de 3 horas. Leve sacos plsticos para separar as roupas j utilizadas das demais. Eles tambm podem ser usados para colocar os materiais lquidos. Alm de pr os frascos de shampoo e condicionador em saquinhos plsticos, abra a tampa do produto e aperte-o para retirar um pouco o ar. Como durante o voo as malas tambm sofrem o processo de pressurizao, produtos com lquidos correm o risco de estourar. Para no perder tempo procurando a mala na hora do desembarque, opte por uma mala de cor viva, coloque uma etiqueta bem chamativa, com nome e telefone para contato, para que voc identifique sua bagagem com mais facilidade. No deixe de conferir as agncias bancrias que o local de destino possui. Reserve um espao para as compras que certamente faro parte de sua mala na volta.

Sade e segurana
Fonte:site do Ministrio do Turismo: http://www.viajelegal.turismo.gov.br/turista.html, acessado em 28 ago. 2012.

Consulte o mdico e avalie as suas condies fsicas antes de viajar. Planeje a viagem com antecedncia e d preferncia aos meios de hospedagem mais adequados s suas necessidades. Veja tambm as opes de acessibilidade, locomoo e conforto. Exija o seu direito: pessoas com deficincia ou mobilidade reduzida tem direito, por lei, a 2% de assentos em teatros, cinemas, estdios, auditrios etc., conforme as normas da ABNT. O atendimento prioritrio tambm garantido nesses casos (Decreto Federal 5.296/2004).

Transporte Terrestre
So reservados dois assentos gratuitos para pessoas com deficincia e renda igual ou inferior a dois salrios. Caso esses assentos estejam preenchidos, o turista ter direito a um desconto mnimo de 50% do valor da passagem, para ocupar os demais lugares do nibus. Ao fazer a locao de veculo, no esquea de colocar adesivo indicativo no vidro, com o smbolo internacional, sinalizando aos demais motoristas e pedestres da via que o carro est sendo usado por uma pessoa com deficincia. No h distino no valor da locao, salvo concesso da locadora.

Transporte Areo
D preferncia a voos ou nibus diretos, sem conexes, evitando deslocamentos. Faa a reserva com antecedncia e informe a companhia area/terrestre sobre o tipo de necessidade especial: deficincia visual, auditiva, dificuldades de linguagem, cadeirante, medicamentos, uso de marca passo, de balo de oxignio etc. O portador de deficincia visual pode levar o co-guia, sem necessidade de pagar taxa extra pelo servio, no entanto, precisar apresentar atestado de sanidade e focinheira para o animal. Mesmo que o co seja manso e adestrado, o uso do protetor obrigatrio.

Guia Sesc de Frias

Tenha sempre em mos, de preferncia, o modelo de atestado mdico fornecido pela companhia, autorizando a viagem nos seguintes casos: deficincia mental, caso o passageiro viaje sozinho; caso o nvel de deficincia seja progressivo ou no estvel; no transporte de seringas e medicamentos; e em caso de doena ou cirurgia recente. As companhias areas e terrestres costumam limitar o nmero de passageiros especiais a bordo, nmero que varia conforme a empresa, mas, geralmente, de 3 a 5 pessoas por aeronave.

Transporte de cadeira de rodas


O turista pode levar a cadeira de rodas na viagem, mas necessrio informar a companhia area com antecedncia sobre as dimenses do equipamento: altura, largura, peso, motorizada, dobrvel etc. No caso de bateria extra para a cadeira de rodas motorizada, ser preciso despach-la. Se necessrio, uma cadeira de rodas poder ser fornecida gratuitamente no aeroporto, at o embarque do passageiro. Guarde sempre os comprovantes dos servios tursticos, antes, durante e depois da viagem: notas fiscais, contracheques, anncios de jornais, vouchers, folhetos de promoes, e-mail marketing etc. Dessa forma, voc poder acionar o rgo de defesa do consumidor (PROCON), caso sinta-se lesado. Guarde os materiais promocionais ou recortes de jornal que divulgaram a viagem ou excurso. Isso pode ser til para formalizar uma reclamao ou denncia. No deixe a viagem dos sonhos virar um pesadelo. Antes de comprar um pacote turstico, evite surpresas: consulte parentes e amigos para obter informaes sobre a legalidade da empresa contratada e a qualidade dos servios que sero prestados; verifique o histrico da empresa com profissionais, parentes e amigos que a tenham contratado recentemente; procure saber se os servios foram prestados de forma satisfatria; tome cuidado com a propaganda enganosa; e contrate sempre empresas idneas.

10

Veja:. 1. Respeite a cultura e a diversidade local. As atividades tursticas devem ser praticadas com respeito pelo patrimnio artstico, arqueolgico e cultural. 2. Respeite os direitos humanos. Informe-se sobre os hbitos e a legislao, para no cometer nenhuma infrao ou desrespeito aos cidados. Apoie a economia local adquirindo servios, produtos e artesanato. 3. Colabore com a preservao ambiental. Respeitar a flora e a fauna manter o local intacto, preservando suas condies naturais e causando o menor impacto possvel natureza. 4. Antes de sair de viagem, informe-se sobre o local que voc vai visitar: a situao sanitria, condies climticas, policiais, hospitalares e de emergncia.

Turismo Consciente
Muitos destinos tursticos dispem de servios de apoio ao turista, no qual voc pode obter, gratuitamente, informaes e material impresso sobre transportes, pontos tursticos entre outros servios teis para a sua estadia. Aproveite e adquira um mapa da regio para facilitar o passeio. Nunca leve grandes quantias em dinheiro durante a viagem. Tenha apenas o necessrio para as despesas e utilize o carto de dbito para fazer compras e passeios. Se possvel, organize os seus gastos em vrias formas de pagamento: cheque, carto de crdito e carto de dbito. Consulte o seu banco e verifique se existem agncias ou caixas eletrnicos no destino turstico, para o caso de voc precisar fazer um saque ou pagamento de emergncia. Nesses casos, seja cauteloso, evite lugares desertos e contato com estranhos. No deprede nem remova pedaos de runas ou objetos histricos para levar como lembrana. Respeite o patrimnio histrico e a regio visitada, adquirindo cartes postais, tirando fotos no local e comprando itens do artesanato local.

11

Guia Sesc de Frias

Campo
No alimente os animais. Em seu habitat natural ele encontra toda a dieta necessria. Acampe em silncio, preservando a tranquilidade e a sensao de harmonia que a natureza favorece. Respeite a natureza: no faa fogueiras, no use sabo, sabonete, xampu, bronzeadores ou detergente, em rios e cachoeiras.

Praia
Se o seu destino a praia, informe-se antes se o local prprio para mergulho e se conta com guardas salva-vidas. Ao caminhar pela praia, cuidado para no pisar em animais aquticos, como caravela, guas-viva, ourios, arraia etc. Respeite a sinalizao: bandeiras vermelhas ou amarelas indicam mar revolto, portanto, se for o caso, evite entrar na gua. Se for pescar, necessrio que tenha a licena de pesca amadora, que pode ser retirada no site do Ministrio da Pesca e Agricultura. No pesque em reas proibidas e respeite o defeso perodo de proibio da pesca das espcies protegidas , bem como o tamanho e a quantidade limite para a pesca. Peixes abaixo do tamanho mnimo devem ser devolvidos para a gua.

Esportes
Nunca pule com o barco em movimento: perigoso. Caso queira entrar na gua, faa-o com o barco parado, informando-se primeiro sobre as condies da gua, animais marinhos e a profundidade do local. Faa sempre uso de colete salva-vidas. Sempre que realizar o ecoturismo, seja uma atividade de aventura, uma caminhada, uma pesca, uma escalada, seja um passeio de buggy, de banana boat, de barco, ou de lancha, verifique as condies de uso dos equipamentos e conte sempre com profissionais capacitados.

12

Guia Sesc de Frias

ALAGOAS
Praias emolduradas por coqueirais que se estendem por 230 km e piscinas naturais formadas pela segunda maior barreira de corais do mundo fazem de Alagoas um paraso para mergulhadores e turistas em geral. O estado produz famoso artesanato de rendas, bolsas e cestas, alm de rica culinria. Alagoas bero de muitas raas, que se refletem na cultura negra de Zumbi, vinda da Serra da Barriga, e nos costumes indgenas, dos arredores de Macei. O Sesc mantm uma pousada no bairro de Guaxuma, na capital alagoana.

Christian Knepper / Embratur

Vista area de Macei


16

Pablo de Luca

Sesc Guaxuma Centro de Turismo


V xFRZ Rua Coronel Mario Saraiva, s/no Guaxuma CEP: 57039-110 Macei Central de reservas | (82) 2123-2766 fax (82) 2123-2765 m turismo@sescalagoas.com.br
Pode-se chegar a Macei, capital do estado, por rodovia ou pelo Aeroporto Internacional de Macei Zumbi dos Palmares. Diria com penso completa, 72 acomodaes (trs apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: piscina, playground, brinquedoteca, salas de jogos e fitness, recreao, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 170 vagas. como o Museu da Imagem e do Som (MISA), o Museu do Palcio e o Museu Tho Brando. O artesanato local feito com peas de barro, palhas de bananeira, ouricuri e coqueiro. No folclore local, h apresentaes de coco de roda, bumba meu boi, e tambm a Feira dos Municpios de Alagoas, realizada anualmente. Fgua Doce Cachaaria de Macei, Boteco Tradicional, Divina Gula, Pa lcio dos Pes, Lopana, O Peixaro e Sin Maluco. V Servios R Localiza. Z Pontos de Informaes Tursticas do Shopping Macei e Ja ragu Turismo.

1 O que fazer na cidade


Macei apresenta praias urbanas e tambm lagoas, alm de atrativos culturais,

Pablo de Luca

17

Guia Sesc de Frias

BAHIA
A histria da Bahia se confunde com a prpria histria do pas, quando os colonizadores portugueses chegaram, no ano de 1500, cidade de Porto Seguro. O estado tem boa parte do seu territrio na regio do semirido, mas possui tambm um grande litoral, abrigando desde praias urbanas at balnerios paradisacos, afastados da capital. A Bahia uma festa de cores e sabores, com eventos concorridos no seu calendrio, como o carnaval. O Sesc est presente em Salvador, cercado por um caldeiro de cultura, etnias e ritmos variados.

Acervo do Regional

Fachada do Complexo SescSenac Pelourinho


18

Acervo do Regional

V xF$RZ Avenida Octvio Mangabeira, s/no Piat CEP: 41650-150 Salvador Central de reservas | (71) 3367-8533 fax (71) 3367-8511 m reserva@sesc-ba.com.br
Pode-se chegar a Salvador por linhas de transporte rodovirio ou pelo Aeroporto InternacionalDeputado Lus Eduardo Magalhes. Diria com penso completa, 96 acomodaes (um apartamento para pessoas com defi cincia), ar-condicionado, ventilador, TV e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura : centro de eventos, piscina, brinquedoteca, salas de jogos, leitura e fitness , recreao, quadras esportivas, cibercaf, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, vagas no demarcadas. reservas de Mata Atlntica preservadas, reas de proteo ambiental e a segunda maior baa navegvel do mundo, perfeita para atividades nuticas: a Baa de Todos os Santos. No carnaval, possvel conferir desfiles de blocos famosos, como o Afox Filhos de Gandhy. Apresentaes de capoeira e de maculel, alm da procisso de Nosso Senhor dos Navegantes e da Lavagem do Bonfim, na segunda quinta-feira aps o Dia de Reis, podem ser conferidas pela cidade. No deixe de visitar o Pelourinho, o Mercado Modelo e os diversos endereos de artesanato local. F30 Segundos, Acaraj da Cira, Ao Lu, Casa do Comrcio/Senac,

Sesc Piat

1 O que fazer na cidade


Alm de parques florestais, jardim botnico e zoolgico, Salvador possui

Acervo do Regional

19

Guia Sesc de Frias

Acervo do Regional

Ki-Mukeka, Pra Comear Chopp e Music, The Twist Pub, Sorriso da Dad, Sabores da Dad e Yemanj. V Servios $Santader, Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econmica Federal. R Avic Rent a Car, ACSSA Locadora de Veculos,

Eureka Rent a Car, Natural Rent a Car e Salvador Rent a Car. Z Abaet Viagens e Turismo, Adeltour Agncia de Viagens, Balco de Informaes Tursticas do Salvador Shopping, Empresa Salvador Turismo Saltur, Posto de Mercado Modelo e Pinheiro Turismo.

20

Grande Hotel Sesc Itaparica


Vx Avenida Rui Barbosa, s/no Centro CEP: 44460-000 Itaparica Central de reservas | (71) 3273-8725 fax (71) 3273-8726 m reserva@sescbahia.com.br
A Ilha de Itaparica est localizada a 13 km de Salvador, via ferry boat. O hotel oferece diria com pen s o completa, 78 acomodaes (dois apar tamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, brinquedoteca, salas de jogos, leitura e fitness, recreao, quadras esportivas, cibercaf, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 67 vagas.
Ivson Vivas Magalhaes

1 O que fazer na cidade


Itaparica habitada por animais silvestres, j sua flora composta por Mata Atlntica e Restinga. Visite belezas naturais como a Ilha do Meio, rodeada de manguezais, as fontes da Bica, localizada no oeste do cais da cidade, da Prata e do Belm, alm da Lagoa do Rodotec. As praias de Itaparica so extensas, de guas mornas e tranquilas. Entre os atrativos culturais, h os sobrados Tenente Joo das Botas e Monsenhor Flaviano. Visite ainda a Marina de Itaparica.

21

Guia Sesc de Frias

CEAR
O Cear o estado com um dos litorais mais atrativos do Brasil. Fortaleza a capital do estado que oferece mais horas de sol durante o ano, suas dunas e o mar verde azulado so um espetculo parte. A cidade tambm famosa pela sua infraestrutura. Destaque para a variada oferta de restaurantes, com uma vasta culinria de pratos tpicos e frutos do mar. O Sesc est presente na cidade de Caucaia, bem prxima da capital, onde a natureza proporciona paisagens nicas.

Jr. Panela

Barra do Caupe
22

Fbio Arruda

V xF$RZ Rua Jos de Alencar, no 150 Iparana CEP: 61627-110 Caucaia Central de reservas | 0800 275 5250 fax (85) 3464-6364 m reservas-iparana@sesc-ce.com.br
Distante 16 km de Fortaleza, a principal via de acesso para a cidade de Caucaia a rodovia CE-090. Diria com penso completa, 104 acomodaes (dois apartamentos para pessoas com defi cincia), ar-condicionado, ventilador, TV, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura : centro de eventos, piscina, brinquedoteca, sala jogos, recreao, quadras esportivas, cibercaf, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 150 vagas.

Colnia Ecolgica Sesc Iparana

1 O que fazer na cidade


Entre os atrativos naturais esto as praias da costa oeste do Cear, com lagoas formadas pela mar seca e a Bar ra do Caupe, o melhor ponto do Brasil para prtica de kitesurf, com bela paisagem de dunas, mangue e extensa rea de coqueiral. Para conhecer os atrativos

histricos e culturais da capital Fortaleza, o ideal fazer uma boa caminhada. A maioria das construes se concentra no Centro da cidade, como o imponente Theatro Jos de Alencar. Tambm nas redondezas, o Museu do Cear guarda peas e documentos que contam a histria do estado, visite tambm o Mercado Central de Fortaleza. Confira ainda os endere os de artesanato, alm da dana do coco, do bumba meu boi e do maracatu. F Alfredo O Rei da Peixada, BeiraMar Grill, Chico do Caranguejo, Colher de Pau Restaurante, O Chopp do Bixiga e Flrida Bar. V Servios $ Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econmica Federal e Ita. RLivre Locadora Locadora de Veculos. Z OceanView de Turismo.

Fbio Arruda

23

Guia Sesc de Frias

DISTRITO FEDERAL
Braslia, no Distrito Federal, a capital brasileira projetada pelo urbanista Lcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Possui construes monumentais, como a Praa dos Trs Poderes, a Esplanada dos Ministrios e a Catedral Metropolitana. a sede administrativa e poltica do governo brasileiro e abriga uma populao formada por pessoas de todos os cantos do pas. Nesse local com cultura rica e diversificada, o Sesc tambm est presente.

Acervo do Regional

Esplanada dos Ministrios


24

Acervo do Regional

Sesc Varandas

V xF$RZ Avenida W4 Sul EQS 713/913 Asa Sul CEP: 70390-135 Braslia Central de reservas | (61) 3445-4439 fax (61) 3445-4425 m centraldeturismo@gmail.com
Pode-se chegar a Braslia por linhas de transporte rodovirio ou pelo Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek. Diria com caf da manh, 18 acomodaes, ar-condicionado, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura : quadras esportivas, restaurante e lanchonete. xNo. da Alvorada, residncia oficial da Presidncia da Repblica, o Palcio do Planalto, sede do Poder Executivo brasileiro, a Praa dos Trs Poderes, a Catedral, o Catetinho, a Torre de TV, o Memorial JK, o Panteo da Ptria, o Teatro Nacional Cludio Santoro, o Santurio Dom Bosco e o Museu Vivo da Memria Candanga. FChurrascaria Porco, Balconi, Bei rute, Dom Durica, Nipo, Piantela Bar e Rayuella. V Servios $Banco do Brasil. R Localiza e Unidas. ZAgncia Receptivo Aerovan.

1 O que fazer na cidade


Braslia classificada pela Unesco como Patrimnio Cultural da Humanidade. Entre suas atraes mais visitadas esto o Congresso Nacional, o Palcio

Acervo do Regional

25

Guia Sesc de Frias

ESPRITO SANTO
O estado do Esprito Santo referncia em beleza natural, com extensas praias litorneas. Serras, parques naturais, construes histricas e o mar de guas cristalinas ajudam a compor o mosaico de atrativos do estado. Um local onde as heranas indgenas so ainda marcantes, tanto no artesanato quanto na gastronomia, assim como as manifestaes folclricas. O Sesc est presente em duas cidades litorneas, Guarapari e Aracruz.

Jorge Nunes

Enseada Azul
26

Sesc Centro de Turismo Guarapari


V xFZ Rodovia do Sol (ES-010), no 1 Muquiaba CEP: 29215-000 Guarapari Central de reservas | (27) 3232-3131 fax (27) 3232-3121 m reservas@es.sesc.com.br
A 54 km de Vitria, o municpio de Gua rapari tem como principais vias de acesso as rodovias BR-101 e BR-262. Diria com caf da manh (na alta temporada) ou penso completa, 561 acomodaes (cinco apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, salas de jogos e leitura, recreao, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 1.200 vagas. do mergulho submarino. Nas ilhas prximas, localizadas a uma hora de navegao do Centro da cidade, as guas so cristalinas e com uma rica biodiversidade. Confira os atrativos e as manifestaes culturais, como a Casa da Cultura, o artesanato tpico da regio, com panelas de barro e peas de conchas, as bandas de congo e a capoeira. F Bella Grill, Bolinhas Bar e Restaurante, Casa da Picanha, Churrascaria Firebull, Restaurante Joo de Barro, Osis Pizza ria e Restaurante Sabi. V Servios Z Adutur Turismo, Agncia de Viagem AIB, Aliana Turismo e Servios, Bavel Turismo, Max Tour Viagens e Turismo e Sea Tour.

1 O que fazer na cidade


Desfrute do banho de mar em loca lidades como Trs Praias, Santa Mni ca e Praia de Setiba Pina. Guarapari rene condies perfeitas para a prtica

Acervo do Regional

Elani Passos

27

Guia Sesc de Frias


Acervo do Regional Elani Passos

Sesc Centro de Turismo Praia Formosa


V xFZ Rodovia do Sol (ES-010), km 35 Santa Cruz CEP: 29199-548 Aracruz Central de reservas | (27) 3232-3131 fax (27) 3232-3121 m reservas@es.sesc.com.br
Distante 84 km de Vitria, pode-se chegar cidade de Aracruz pelas rodovias BR-101 e BR-262. Diria com caf da manh (na alta temporada) e penso completa, 556 acomodaes (16 apartamentos para pessoas com defi cincia), ar-condicionado, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, sala de jogos, recreao, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 1.200 vagas. ex tenso, e a praia de Santa Cruz, uma das mais buclicas paisagens do municpio. H tambm opes de ecoturismo no Parque Natural Municipal e no Parque Natural Municipal do Ari canga. Entre os atrativos culturais, visite a Igreja de Santa Cruz, a Igreja de So Benedito do Rosrio e as diversas aldeias indgenas das adjacncias, oportunidade para conhecer o artesanato local. F Aldeia do Mar, Estncia Ribeiro do Meio, Trattoria Don Ella, Restaurante Castelo, Restaurante Cheiro Verde, Restaurante Nostro Sapore e Res tau rante Vitria Grill. V Servios Z Viking Ecoturismo Nutico e Se cre taria Municipal de Turismo.

1 O que fazer na cidade


A regio de Aracruz possui um belo litoral, com destaque para as praias de Gramut, localizada no extremo sul, com enseadas virgens, a praia Formosa, com aproximadamente 5 km de

28

Sesc Centro de Turismo Praia Formosa

Acervo do Regional

29

Guia Sesc de Frias

GOIS
O estado de Gois possui um grande patrimnio cultural de edi fcios histricos, festas folclricas, uma farta diversida de gastronmica e tradies preservadas. Para quem busca relaxamento e descanso, a regio das guas quentes o destino ideal.H ainda os parques nacionais da Chapada dos Veadei ros, das Emas e um dos campos rupestres com maior diversidade de flora do Brasil, localizado no Parque Estadual dos Pireneus. O Sesc mantm uma pousada na cidade de Pirenpolis e um centro de turismo em Caldas Novas.

Tarcsio Araruna

Lago Corumb
30

Alessandro da Silva

V xF$RZ Avenida Ministro Elias Bufaial, no 600 Turista I CEP: 75690-000 Caldas Novas Central de reservas | (62) 3221-0660 fax (62) 3221-0666 m reservas@sescgo.com.br
Caldas Novas est localizada a 160 km de Goinia, as principais vias de acesso so a rodovia GO-217 e GO-413. Diria com penso completa, 309 acomodaes (11 apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, brinquedoteca, salas de leitura, jogos e fitness, recreao, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 265 vagas. ponto de encontro dos praticantes de esportes nuticos, enquanto o Parque Estadual da Serra de Caldas protege o lenol da regio e concentra as nascentes das guas termais da cidade. O Jardim Japons o local dos templos budistas, e o Casaro abriga o Centro de Apoio ao Arteso. Confira ainda a Feira do Luar, com comidas tpicas, aos sbados, domingos e feriados. FEmpado Goiano, Dona Ana, Dona Maria, Nonna Mia, Papas e Tucunar Casa do Peixe. V Servios $ Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econmica Federal, HSBC e Ita. R Localiza. Z Secretaria de Turismo.

Sesc Caldas Novas

1 O que fazer na cidade


Caldas Novas famosa por suas guas termais, provenientes das camadas profundas do subsolo. O Lago Corumb o

Acervo do Regional

31

Guia Sesc de Frias


Click Foto Nivaldo Acervo do Regional

V xF$Z Rua dos Pirineus, no 45 Centro CEP: 72980-000 Pirenpolis Central de reservas | (62) 3221-0660 fax (62) 3221-0666 m sesc_pirenopolis@sescgo.com.br
A 120 km de Goinia, a principal via de acesso cidade de Pirenpolis a rodovia BR-060. Diria com caf da manh, 44 acomodaes (dois apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 16h. Infraestrutura: piscina, playground, salas de leitura, jogos e lanchonete. x Gratuito, 26 vagas. Museu das Cavalhadas. O folclore e as tradies foram conservados, como a famosa Festa do Divino. Aproveite para visitar a Feira das Artes, organizada pela Associao dos Artesos da Praa das Artes de Pirenpolis (APAP), com artesanato local, sempre aos domingos. Aps a Festa do Divino Esprito Santo acontece a Cavalhada de Pirenpolis, considerada uma das manifestaes folclricas mais expressivas do Brasil. F Confraria do Boxexa, Chiquinha Bar, Nena Restaurante, Penso Padre Rosa, O Bacalhau da Biba e Venda do Bento. V Servios $ Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econmica Federal e Ita. Z Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e Osis do Cerrado.

Pousada Sesc Pirenpolis

1 O que fazer na cidade


Aos ps da Serra dos Pirineus, a cidade est cercada de montanhas e belos mirantes, de onde nascem inmeros crregos que formam cachoeiras. Pirenpolis foi tombada pelo Iphan em 1989, e conserva o casario colonial e o calamento de suas ruas e ladeiras. Visite a Igreja Matriz, a Igreja Senhor do Bonfim e o

32

Click Foto Nivaldo

Pousada Sesc Pirenpolis

33

Guia Sesc de Frias

MARANHO
O estado do Maranho abriga cidades histricas singulares, riquezas ecolgicas, como os Lenis Maranhenses, distantes da capital, alm de contar com manifestaes populares que mobilizam a populao local. A rea de casares de So Lus inclui um acervo arquitetnico de construes com influncia francesa, de grande beleza e importncia histrica reconhecida pela Unesco, que concedeu cidade o ttulo de Patrimnio Cultural da Humanidade, em 1997.

Ariana Arajo

Lenis Maranhenses
34

Hotel Sesc Olho dgua


V xFRZ Rua So Carlos, s/no Olho Dgua CEP: 65065-420 So Lus Central de reservas | (98) 3248-8312 fax (98) 3248-8334 m reserva@ma.sesc.com.br
O hotel est situado em So Lus, onde se pode chegar por linhas de transporte rodovirio ou pelo Aeroporto Inter nacional Marechal Hugo da Cunha. Oferece diria com caf da manh, 53 acomodaes (um apartamento para pessoas com deficincia), ar-condicionado, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, salas de leitura, jogos e fitness, quadras esportivas, restaurante e lanchonete. xGratuito, 53 vagas. Parque Estadual Lagoa da Jansen (boa opo para a prtica de esportes), as praias e o Passeio Nutico da Raposa. H uma variedade de manifestaes culturais, como a dana de origem africana Tambor de Crioula, as festas juninas e o Carnaval com blocos populares. Para as compras, confira os azulejos, bordados, doces e cermica da regio. FBase do Rabelo, Buteko da Lagoa, Cabana do Sol, Landru Mariscos, Kitaro, Por Acaso, Restaurante Escola do Senac, Restaurante Feijo de Corda e Tia Maria. V Servios R Localiza e Unidas Rent a Car. Z Cara velas Turismo, Marecanto Viagens, Posto de Informaes Tursticas do Aeroporto, Posto de Informao Turstica do Centro Histrico e Taguatur Viagens e Turismo.

1 O que fazer na cidade


Visite o Palcio de La Ravardire (1689), sede da prefeitura. O Teatro Arthur Azevedo (1817), as igrejas, os sobrados e os casares do Centro Histrico de So Lus. Entre os atrativos naturais esto o

Acervo do Regional

Joaquim Neto

35

Guia Sesc de Frias

MATO GROSSO
O turismo ganha cada vez mais destaque no estado do Mato Grosso, em funo das belezas naturais de seus parques. Localizado perto da cidade de Pocon, o Pantanal MatoGrossense a maior plancie alagvel do planeta, um santurio ecolgico que concentra espetacular populao de animais e plantas locais. A instalao do Hotel Sesc Porto Cercado permite a integrao dos turistas com a natureza e a comunidade local, alm de colaborar com a conscientizao ambiental.

Slvio Vince Esgalha

Alvorecer no Pantanal
36

Slvio Vince Esgalha

Hotel Sesc Porto Cercado


Vx Estrada Parque Porto Cercado, km 45 CEP: 78175-000 Pocon Central de reservas | (65) 3688-2001 fax (65) 3688-2005 m reservas@sescpantanal.com.br
O hotel localiza-se na zona rural de Pocon, a 145 km de Cuiab, e tem como principal via de acesso a Estrada Parque Porto Cercado (MT-370). Diria com penso completa, 116 acomodaes (dois apartamentos para pessoas com defi cincia), ar-condicionado, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, brinquedoteca, salas de jogos e fitness, recreao, cibercaf, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 60 vagas.

1 O que fazer na cidade


O hotel est situado a 45 km do ncleo urbano de Pocon, portanto as atividades incluem trilhas e passeios de barco para conhecer o Pantanal, um dos mais ricos biomas do Brasil. Aprecie as manifestaes tpicas, como a Dana dos Mascarados, executada exclusivamente por homens, o siriri, ritmo acompanhado por viola de cocho, ganz, mocho ou tamboril. E no deixe de conferir o artesanato local.

Acervo do Regional

37

Guia Sesc de Frias

MINAS GERAIS
Minas Gerais possui cerca de 60% do patrimnio histrico nacional, com cidades centenrias responsveis por boa parte da histria do Brasil. Tambm palco de manifestaes artsticas, local de muitas reservas naturais, gastronomia diversificada e costumes que valorizam o equilbrio e o bem-estar. Este estado abriga um nmero considervel de hotis e pousadas do Sesc, alm disso, tem opes variadas de atraes tursticas.

Acervo do Regional

Igreja So Francisco de Assis Pampulha


38

Acervo do Regional

V xFZ Rua Maria Borboleta, s/no Letcia CEP: 31650-390 Belo Horizonte Central de reservas

Sesc Venda Nova Centro de Turismo

| (31) 3048-7415, 3048-7416 e 3048-7417 fax (31) 3048-7418 m reservasvendanova@sescmg.com.br


O hotel est localizado na capital, Belo Horizonte. O acesso cidade pode ser feito pelos aeroportos de Confins e da Pampulha, ou ainda por linhas de transporte rodovirio. H opes de diria com caf da manh, meia-penso ou penso completa, 426 acomodaes (24 apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV e frigobar. Recepo aberta por 13h. Infraestrutura : centro de eventos, piscina, playground , brinquedoteca, salas de jogos e leitura, recreao, quadras esportivas, restaurante e lanchonete. xGratuito, 2.000 vagas.

1 O que fazer na cidade


As reas verdes de Belo Horizonte concentram atraes como os parques Municipal das Mangabeiras e o Jardim Zoolgico, alm do Parque Nacional da Serra do Cip. Visite tambm o Conjunto Arquitetnico da Pampulha, o Mercado Central, o Centro de Artes e Cultura Sesc Palladium, a Feira Hippie e o comrcio do centro da cidade. F Assacabrasa, Bar do Careca, Bar da Lora, Circuito Comida Di Buteco, Maria das Tranas e Taste-Vin. V Servios Z Belotur e BHTrans. Banco 24 horas.

Acervo do Regional

39

Guia Sesc de Frias


Roberto Ribeiro Cesar Tropia

Sesc Estalagem Ouro Preto

V xF$RZ Rodovia dos Inconfidentes, km 88 Tripu CEP: 35400-000 Ouro Preto Central de reservas | (31) 3551-2122 e 3551-2310 fax (31) 3551-2709 m clovisrodrigues@sescmg.com.br e hotelouropreto@sescmg.com.br
Situada na BR-356, na cidade de Ouro Preto (a 88 km da capital do estado), a estalagem oferece diria com caf da manh, 210 acomodaes (nove apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura : centro de eventos, piscina, playground , salas de leitura, jogos e fitness, recreao, cibercaf, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 150 vagas. exemplares de arquitetura e casario do Brasil Colonial. Entre os atrativos naturais, h cachoei r as e trilhas. Abriga a feira de artesanato permanente de So Francisco de Assis, os festivais de Inverno, Tudo Jazz, em setembro, manifestaes folclricas, como o Reinado de Santa Efignia e a Cavalhada, no distrito de Amarantina. F Acaso 85, Barroco Caf & Cia, Casa do Ouvidor, Chafariz, Profeta, Cho de Minas e Adega Ouro Preto. V Servios $ Banco do Brasil, Caixa Econ mica Federal e Ita. RLocaliza. ZAssociao Guias de Turismo de Ouro Preto e Ouro Preto Convention & Visitors Bureau.

1 O que fazer na cidade


Declarada Patrimnio Cultural da Huma n idade pela Unesco, Ouro Preto rene inmeros monumentos hi st r i c o s, entre igrejas, museus,

40

Sesc Pousada Almenara

V xF$R Rodovia BR-367, km 750 Cidade Nova CEP: 39900-000 Almenara Central de reservas | (33) 3721-1047, 3721-1611 e 3721-1185 fax (33) 3721-1730 m mirandes@sescmg.com.br e pousadaal@sescmg.com.br
A 750 km de Belo Horizonte, a pousada est localizada na BR-367, no municpio de Almenara. Diria com caf da manh, 55 acomodaes (cinco apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 15h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, salas de leitura, jogos e fitness , re c reao, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 200 vagas. banhada pelo rio Jequitinhonha, alm de oferecer atividades como a caminhada ecolgica ao Jequitib Centenrio. H ainda lojas e cooperativas de artesanato local, como a Associao Comunitria Mulheres Criativas de Almenara, e eventos de comidas tpicas, entre eles, a Festa da Mandioca, em junho, e ainda a anual Feira da Indstria, Comrcio e Servios de Almenara. F Bar Fazendinha, Bar Taa de Ouro, O Casaro e Gaucho Churrascaria. V Servios $ Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econmica Federal e Ita. R Locadora.

1 O que fazer na cidade


O municpio abriga o Morro do Cruzeiro, a Praia da Saudade,

Acervo do Regional

Acervo do Regional

41

Guia Sesc de Frias


Acervo do Regional Studio Hollywood

V xF$RZ Rua Dr. Edmar Cunha, no 150 Santa Terezinha CEP: 38180-000 Arax Central de reservas | (34) 3661-4683 fax (34) 3662-2985 m pousadaar@sescmg.com.br
Chega-se ao municpio de Arax pelo Aeroporto Romeu Zema ou pela rodovia BR-262, a partir de Belo Horizonte, situada a 380 km. Diria com caf da manh, 133 acomodaes (quatro apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV e telefone. Recepo aberta por 16h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, brinquedoteca, sala de jogos, recreao, quadras esportivas, restaurante e lanchonete. xGratuito, 50 vagas. Museu Histrico Dona Beija, a Fundao Cultural Calmon Barreto e o Museu da Arte Sacra. A cidade conta tambm com diversas lojas de artesanato, a Festa de So Sebastio, em janeiro, o Arraial de So Domingos, em junho, e a Feira de Artesanato do Parque do Barreiro, aos sbados e domingos. FArena Bar e Restaurante, Bar do Delei, Chico Buffet, Churrascaria Ca ta r inense Sambur, Estilo Mineiro e O Pizzaiolo. V Servios $ Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econmica Federal, Caixa 24 Horas e Ita. RLocaliza. ZAguiar Travel, Arax Convention & Visitors Bureau Andratur, Comtur e Eventho Turismo.

Sesc Pousada Arax

1 O que fazer na cidade


Entre os atrativos naturais, h o Com plexo Hidromineral do Barreiro, a rampa de voo livre Horizonte Perdido e o Parque do Mirante do Cristo. Visite o

42

Sesc Pousada Bom Despacho

V xF$ Avenida Maria da Conceio Del Duca, (D. Sa), no 150 Jaragu CEP: 35600-000 Bom Despacho Central de reservas | (37) 3522-7253 fax (37) 3522-7253 m julianapereira@sescmg.com.br e pousadabd@sescmg.com.br
A 147 km de Belo Horizonte, a pousada est localizada em Bom Despacho, municpio que tem como principal via de acesso a BR-262. Diria com caf da manh, meia-penso ou penso completa, 104 acomodaes (dois apartamentos para pessoas com deficincia), ar-con dicionado, ventilador, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 13h. Infraestrutura : centro de eventos, playground, salas de jogos, leitura e fitness , recreao, piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete. xGratuito, 300 vagas. e a nascente do rio Pico. O Museu Municipal, a Biquinha e a Igreja da Matriz da Nossa Senhora do Bom Despacho so outros pontos da cidade que merecem ser visitados. H ainda exposio e venda de artesanato aos sbados e feriados, na Praa da Matriz, e festas como a Cavalgada do Padre Librio, a Festa de Folia de Reis e o Festival de Inverno. F Bar Las Vegas, Bar 150 e Bar do Z Garapa, Churrascaria do Buquinha, Speed Burger e Pizzas e Churrascaria Trem Assado. V Servios $ Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econmica Federal e Ita.

1 O que fazer na cidade


Bom Despacho abriga o Centro de Edu cao Ambiental, a Mata do Batalho

Acervo do Regional

Acervo do Regional

43

Guia Sesc de Frias


Acervo do Regional Acervo do Regional

Sesc Pousada Contagem-Betim


V xFRZ Rua Padre Jos Maria Deman, no 805 Novo Riacho CEP: 32280-620 Contagem Central de reservas | (31) 3279-1500 fax (31) 2108-4501 m rodrigolucas@sescmg.com.br e pousadacb@sescmg.com.br
Situada a apenas 23 km de Belo Horizonte, a cidade de Contagem pode ser acessada pela Avenida Amazonas ou pela BR-381. Diria com caf da manh, 130 acomodaes (dois apartamentos para pessoas com deficincia), arcondicionado, ventilador, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 16h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, salas de leitura, jogos e fitness, recreao, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 500 vagas. Municipal Gentil Diniz, a represa Vrzea das Flores, a Fazenda Vista Alegre e o conjunto arquitetnico da rua Dr. Cassiano. O artesanato local mantido pela Associao de Arte, Cultura e Artesanato de Contagem. H tambm manifestaes folclricas como o Congado dos Arturos, a Festa de So Gonalo e a Feira da Paz de Betim. F Bar da Praa, Carreto Gacho Ma quin, Chico do Churrasco, Bar da Praa, Tradio de Minas e Aconchego. V Servios R Localiza Rent a Car. Z Coomotaxi.

1 O que fazer na cidade


Visite endereos como o Parque

44

Sesc Pousada Januria


V xFRZ Avenida Aeroporto, no 250 Aeroporto CEP: 39480-000 Januria Central de reservas | (38) 3621-1076, 3621-1089 e 3621-1347 fax (38) 3621-1191 m marceloalkmim@sescmg.com.br e pousadaja@sescmg.com.br
A pousada est localizada no municpio de Januria, a 603 km de Belo Horizonte, com acesso pela BR-135. Diria com caf da manh, 52 acomodaes (dois apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura : centro de eventos, piscina, playground, salas de leitura, jogos e fitness, recreao, brinquedoteca, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 200 vagas. Parque Nacional Cavernas do Peruau, o Refgio de Vida Silvestre, o Balnerio de Pandeiros, o rio So Francisco e a Gruta dos Anjos. No roteiro, h tambm endereos como a Igreja do Rosrio, o Circuito da Cachaa e o Mercado Municipal, a Festa dos Santos do Rio, em outubro, as Folias de Reis, em janeiro, e o Festival de Cultura Popular do Vale do So Francisco, no segundo semestre do ano. F Bar Canoas, Restaurantes Stela, Res taurante Z de Luca e Viva Maria. V Servios R Duzo Veculos. Z Januria Viagens e Turismo e Terra Serto Ecoturismo.

1 O que fazer na cidade


Entre os atrativos naturais esto o

Acervo do Regional

Acervo do Regional

45

Guia Sesc de Frias

V xF$RZ Rua do Contorno, s/no Nova Califrnia CEP: 36039-270 Juiz de Fora Central de reservas | (32) 3233-1144 fax (32) 3233-1005 m sergiomerces@sescmg.com.br e pousadajf@sescmg.com.br
Localizada a 270 km de Belo Horizonte, chega-se cidade de Juiz de Fora pela BR-040. Diria com caf da manh, 69 acomodaes (dois apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV e frigobar. Recepo aberta por 14h e no acessvel fora do perodo. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, brinquedoteca, sala de jogos, recreao, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 80 vagas. Cultural Bernardo Mascarenhas, o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes e o Cine Theatro Central. No calendrio da cidade esto a Deutsches Fest, em setembro, a Festa das Etnias, em maio, e a Feira de Artesanato, aos sbados. FBar do Bigode Xoror, Berttus Restaurante, Fazendinha Restaurante, Galetodourado, Pr-Copo e Cantina e Pizzaria Gordeixos. V Servios $ Banco do Brasil, Bradesco, Caixa 24 horas e Santander. RLocamagal, Magalhes Viagens e Eventos e Themauto. ZCosta Mar Agncia de Viagens, DC Tur, Multivistos e Turmania Mania de Viajar.

Sesc Pousada Juiz de Fora

1 O que fazer na cidade


Visite os parques do Museu Mariano Procpio, da Lajinha e do Morro do Imperador. Conhea tambm o Espao

46

Acervo do Regional

Alex Maciel

Sesc Mineiro Grussa Centro de Turismo


V xFZ Rua Antonino Gonalves Carvalho, s/no Grussa/So Joo da Barra CEP: 28200-000 So Joo da Barra RJ Central de reservas | (22) 2741-3535, 2741-3211 e 2741-3201 fax (22) 2741-3115 m rogeriosalotto@sescmg.com.br e smg@sescmg.com.br
O Sesc Mineiro Grussa est lo c a li z a d o na cidade fluminense de So Joo da Barra, a 310 km do municpio do Rio de Janeiro, e tem como prin cipais vias de acesso as BR-101 e BR-356. Diria com caf da manh, 609 acomodaes (seis apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV e frigobar. Recepo aberta por 18h. Infraestrutura : centro de eventos, playground, salas de jogos e leitura, recreao, piscina, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 200 vagas.

1 O que fazer na cidade


Praias, manguezais, lagoas e a foz do rio Paraba do Sul constituem a riqueza natural da regio. O artesanato local feito em palha, pele de peixe e conchas. A cidade abriga eventos como o carnaval, feiras populares e o circuito junino: festas de Santo Antnio, So Pedro e So Joo Batista. Aproveite ainda para visitar a Igreja de Nossa Senhora da Penha e a Igreja deSo Joo Batista. FBoller Lanches, Churrascaria Boi Grill, Estao dos Caldos, Ki Biroska e Restaurante Canto do Meio. V Servios Z Carioquinha Agncia de Turismo.

Acervo do Regional

Acervo do Regional

47

Guia Sesc de Frias


Acervo do Regional Dione Afonso

V xF$RZ Avenida Deputado Esteves Rodrigues, no 1.124 Centro CEP: 39400-215 Montes Claros Central de reservas | (38) 2104-5100 fax (38) 3221-6555 m ludmilavalle@sescmg.com.br e pousadamc@sescmg.com.br
Localizada no centro de Montes Claros, distante 420 km de Belo Horizonte, a pousada possui fcil acesso ao Aeroporto Mrio Ribeiro, ao Terminal Rodovirio Hildeberto Alves de Freitas e BR-135, principal via de ligao capital do estado. Diria com penso completa, 58 acomodaes (trs apartamentos para pessoas com deficincia), ar-con dicionado, ventilador, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 14h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, sala de jogos, recreao, quadras esportivas, restaurante e lanchonete. xGratuito, 60 vagas.

Sesc Pousada Montes Claros

1 O que fazer na cidade


Montes Claros abriga os parques Municipal, Sapucaia e da Lapa Grande, alm de feiras de artesanato aos domingos, e a Feira Nacional da Indstria, Comrcio e de Servios (FENICS), a Exposio Agropecuria (Expomontes) e o Festival Folclrico, eventos realizados anualmente. F Chicos Bar, Papaula Pizzaria, Peixaria do Nelson e restaurante Quintal. V Servios $Caixa Econmica Federal. R Localiza. Z Maristur Viagens e Turismo.

48

Sesc Pousada Paracatu


V xFRZ Rua Euridamas Avelino de Barros, no 347 Lavrado CEP: 38600-000 Paracatu Central de reservas | (38) 3672-1545, 3672-1385 e 3672-1703 fax (38) 3672-1705 m elanealves@sescmg.com.br e pousadapa@sescmg.com.br
O municpio de Paracatu est situa do a 482 km de Belo Horizonte e tem como principal via de acesso a BR-040. Diria com caf da manh, 52 acomodaes (dois chals para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 15h. Infraestrutura : centro de eventos, piscina, playground , brinquedoteca, salas de jogos, leitura e fitness , recreao, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 200 vagas. cidade tambm abriga o Museu Histrico e a Casa da Cultura. O artesanato muito diversificado, podendo ser encontradas peas em tecido, cabaa, madeira e pintura em tela. Entre as manifestaes folclricas esto a Caretada, festa em homenagem a Nossa Senhora do Rosrio, que acon tece em junho, e a Carnafolia, no pe rodo de Carnaval, alm da Festa de So Benedito e do Encon tro de Motociclismo. FBar do Carlinhos, Bar da Quenga, Cacau Chopp (Pizzaria e Restaurante), Restaurante Flor de Alecrim, Fornalha e Sabor de Fazenda. V Servios R Yes Locadora de Veculos. Z Acontup Associao dos Condu tores de Turismo de Paracatu.

1 O que fazer na cidade


Paracatu est localizada nas bacias dos rios So Francisco e Prata. As cachoeiras mais famosas so as do Deus-Me-Livre, Barreirinho, Ascnio e Z da Prata. A

Acervo do Regional

Acervo do Regional

49

Guia Sesc de Frias


Acervo do Regional Acervo do Regional

V xF$RZ Rua Joo Incio Dalmonte, no 65 Bairro Funcionrios CEP: 37701-970 Poos de Caldas Central de reservas | (35) 3722-1393 fax (35) 3722-1187 m luci@sescmg.com.br e pousadapc@sescmg.com.br
A cidade de Poos de Caldas est situa da a 460 km da capital Belo Horizonte e sua principal via de acesso a BR-381. Diria com caf da manh, 121 acomodaes (trs apartamentos para pessoas com deficincia), ventilador, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 12h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, salas de leitura, jogos, recreao e fitness, quadras esportivas, restaurante e lanchonete. xGratuito, 14 vagas. como o Museu Histrico e Geogrfico de Poos de Caldas, o Mercado Municipal, o telefrico da cidade e o parque temtico Walter World completam o roteiro turstico. No calendrio cultural da cidade h a Festa Uai, que resgata as tradies mineiras no ms de agosto, a Feira do Milho e a Feira Nacional do Livro de Poos de Caldas, realizada em abril. F gua Doce Cachaaria, Birosca, Cho pe ria Pingo, Cantina do Arajo e Pizzaria, Capito Grill e Pampa Chur rascaria. V Servios $Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Eco nmica Federal, HSBC, Ita, Mercantil do Brasil e Santander. RLocaliza e My Car. Z Centro de Informaes Tu rsticas (CIT), All Tour Turismo e Trilha Radical.

Sesc Pousada Poos de Caldas

1 O que fazer na cidade


Poos de Caldas possui vrios atrativos naturais, como a cachoeira Vu de Noiva, a Castata das Antas, a formao rochosa Pedra Balo e a represa do Cip, alm de bosques e do Parque Municipal da Serra de So Domingos. Endereos

50

V xF$RZ Avenida Alberto Laender, no 217 Centro CEP: 39803-008 Tefilo Otoni Central de reservas | (33) 3522-3585 fax (33) 3522-3834 m maisechalub@sescmg.com.br e pousadato@sescmg.com.br
A 446 km de Belo Horizonte, o municpio de Tefilo Otoni tem como principais vias de acesso as BR-116 e BR-418. Diria com caf da manh, 53 acomodaes (quatro apartamentos para pessoas com defi cincia), ar-condicionado, ventilador, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 12h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, salas de leitura, jogos e fitness, recreao, quadras esportivas, restaurante e lanchonete. xGratuito, 17 vagas. como as cachoeiras Pedra Dgua e de Antnio Berilo, e culturais, como a Igreja Matriz Imaculada Conceio, a Praa Tiradentes e a Praa Germnica. Reserve tempo ainda para as Festas Juninas, Folia de Reis, as Feiras do Peixe e do Mel, alm da feira permanente de artesanato. Visite a Feira das Pedras. F Bar do Bigode Xoror, Berttus Res taurante, Fazendinha Restaurante, Galetodourado e Pr-Copo. V Servios $Banco do Brasil e Ita. RLocaliza NTL, Kairos e Yes. ZCaminho das Pedras, Portal Turismo e WB Turismo.

Sesc Pousada Tefilo Otoni

1 O que fazer na cidade


A cidade oferece atrativos naturais,

Acervo do Regional

Wilson Batista

51

Guia Sesc de Frias

PARABA
O estado possui temperaturas altas no litoral e no interior. Aps a Serra da Borborema, que cobre todo o agreste paraibano, o clima torna-se semirido, sujeito a estiagens prolongadas. A Paraba apresenta matas, manguezais e cerrado, alm da vegetao tpica da caatinga. Joo Pessoa, capital do estado, onde o Sesc mantm um centro de turismo, dispe de praias urbanizadas com bons servios tursticos, e um reconhecido potencial histrico presente em seus monumentos e na riqueza da sua cultura popular.

Diego Caiaffo

Theatro Santa Roza


52

Diego Caiaffo

V xF$RZ Avenida Cabo Branco, no 2.788 Cabo Branco CEP: 58045-010 Joo Pessoa Informaes e reservas | (83) 3219-3400 fax (83) 3208-0002 m reservas@sescpb.com.br
O municpio de Joo Pessoa acessvel pela rodovia BR-230 e pelo Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto. O centro de turismo oferece diria com caf da manh, 60 acomodaes (trs apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, brinquedoteca, salas de leitura e jogos, fitness, recreao, cibercaf, bar e restaurante. x Gratuito, 25 vagas.

Sesc Cabo Branco Centro de Turismo

1 O que fazer na cidade


O litoral de Joo Pessoa tem aproximadamente 25 km de extenso, composto de areias claras, rios, coqueiros, falsias e Mata Atlntica. A formao de recifes tem piscinas

naturais de temperaturas mornas, o estado apresenta a Ilha de Areia Vermelha, o Jardim Botnico Benjamin Maranho e o Parque ZooBotnico Arruda Cmara, alm da Praia da Tambaba. H ainda inmeras construes barrocas, o Theatro Santa Roza, a Praa da Independncia e a Fortaleza de Santa Catarina. Participe tambm do Fest Vero, evento realizado durante o ms de janeiro, e visite as feiras de artesanato. F Bessa Grill, Cachaaria Dona Branca, Restaurante Accia, Restaurante Mangai e Restaurante Marinas. V Servios $ Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econmica Federal. R Localiza, Solocar e Luck. Z Centro do Turismo Tamba.

Diego Caiaffo

53

Guia Sesc de Frias

PARAN
Conhecido como a terra de todas as gentes, pela sua populao formada por diversas culturas, como indgenas, portugueses, negros, italianos, alemes e japoneses, o Paran tem cinco zonas naturais que reservam agradveis surpresas para seus visitantes: o Litoral, a Serra do Mar, O Primeiro, Segundo e Terceiro Planaltos. A Capital Curitiba, moderna e cosmopolita, exibe os melhores ndices de qualidade de vida do pas, com inmeros parques e reas verdes, elevada renda per capita e uma vida cultural movimentada por dezenas de museus, memoriais, teatros, cinemas e galerias de arte. O Sesc Caiob est localizado na cidade litornea de Matinhos.

Priscila Forone

Istmo da Ilha do Mel - Nova Braslia


54

Ivo Lima

V xF$RZ Rua Dr. Jos Pinto Rebelo Jnior, no 91 Praia de Caiob CEP: 83260-970 Matinhos Central de reservas | (41) 3304-2204 fax (41) 3304-2185 m reservascaioba@sescpr.com.br
Matinhos est distante 111 km de Curitiba, capital do Paran, e o acesso feito pela rodovia BR-277. Diria com penso completa, 137 acomodaes (trs apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, brinquedoteca, salas de leitura, jogos, cinema e fitness, salo de beleza, recreao, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 156 vagas. o Mirante das Pedras e a Ilha do Mel, elevada condio de Reserva da Biosfera, durante a Eco-92. Reserve tempo para fazer um passeio de trem pela Serra do Mar, participar da Festa de So Pedro, em junho, apreciar o artesanato local e ainda conferir o Fandango, festa tpica dos caboclos e pescadores que habitam a regio litornea do Paran. F Adega Beira-Mar, Bar e Restaurante Gerib, Casa do Camaro, Churrascaria Seben, Flrida Restaurante, Pizzaria e Can t ina do Nono e restaurante Pachekinho. V Servios $ Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Eco n mica Federal, HSBC e Ita. RLocamar. ZBeck Turismo, BBC Tu rismo e Secretaria Municipal de Tu rismo e Desenvolvimento Econmico.

Sesc Caiob Centro de Turismo

1 O que fazer na cidade


Matinhos possui 36 balnerios e inmeras belezas naturais, como o Morro do Escalvado, coberto por vegetao nativa, a Ilha das Tartarugas, conhecida pelo seu farol, o Parque Florestal Rio da Ona, que preserva a flora e fauna locais,

Ivo Lima

55

Guia Sesc de Frias

PERNAMBUCO
O estado de Pernambuco conhecido pelas suas praias de guas limpas e mornas, guardadas por arrecifes, e pelo artesanato tpico da regio, como os bordados para cama, mesa, banho e vesturio, alm de peas de madeira e barro, encontradas em diversos polos de artesanato. Alm da capital Recife, com seus rios e pontes, o estado tambm abriga cidades histricas conhecidas, como Olinda, declarada, desde 1982, patrimnio histrico e cultural da humanidade. Nas cidades de Garanhuns e Triunfo, localizadas na regio montanhosa do estado, o Sesc mantm centros de turismo e lazer.

SXC

Praia da Boa Viagem


56

V xF$RZ Rua Manoel Clemente, no 161 Centro CEP: 55293-040 Garanhuns Central de reservas | (81) 3221-5054 fax (81) 3421-4409 m turismo@sescpe.com.br
Garanhuns est situada a 236 km de Recife e suas vias de acesso so as rodovias BR-232 e BR-423. Diria com penso completa, 52 acomodaes (dois apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV, telefone e cofre. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, brinquedoteca, salas de leitura, jogos e fitness, recreao, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 38 vagas.

Sesc Garanhuns Centro de Turismo

tambm os santurios da Me Rainha e de Santa Quitria de Frexeiras, alm das galerias Mos da Terra e Ronaldo White, no Sesc Garanhuns. Esculturas em barro, madeira e cermica podem ser apreciadas nos endereos de artesanato. Na agenda da cidade esto as festas de So Sebastio e de Santo Antnio, alm do Festival de Inverno. F Chal Restaurante, China Grill, Res taurante Chez Pascoal, Restaurante Va randa e Restaurante Relojoeiro. V Servios $ Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econmica Federal, Santander e Ita. RLocvel Corretora e Locadora de Turismo e Locorauta. Z Secretaria de Turismo de Garanhuns.

1 O que fazer na cidade


Confira belezas naturais como a Ca choeira da Lunas, a Fonte de gua Serra Branca, o Parque Ruber Van Der Linden e As Sete Colinas. Visite

Acervo do Regional

Leo Caldas

57

Guia Sesc de Frias


Acervo do Regional Leo Caldas

V xF$Z Rua Antonio Henrique da Silva, s/no So Cristvo CEP: 56870-000 Triunfo Central de reservas | (81) 3421-5054 fax (81) 3421-4409 m turismo@sescpe.com.br
A cidade de Triunfo est situada a 400 km de Recife, e tem como principais vias de acesso as rodovias BR-232 e PE-365. Diria com penso completa, 58 acomodaes (um apartamento para pessoas com deficincia), ventilador, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, salas de leitura, jogos e fitness, recreao, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 50 vagas. Papagaio ponto mais alto do estado de Pernambuco , a Furna dos Holandeses, a Cacimba de Joo Neco e o Lago Joo Barbosa Sitnio. Visite tambm o Museu do Cangao e o Cine Teatro Guarany. Adereos, esculturas e outras peas do artesanato local podem ser encontrados em lojas e feiras populares. FRestaurante Baixa Verde, Betos Bar e Restaurante, Moks Bar, Res tau rante Caf do Brejo, Restaurante Palhoo e Bar Rei do Caldo. V Servios $Banco do Brasil e Bradesco. Z Antnio Tour.

Sesc Triunfo Centro de Turismo

1 O que fazer na cidade


Triunfo rene algumas belezas naturais importantes, como o Pico do

58

Sesc Triunfo Centro de Turismo

Sagrilo

59

Guia Sesc de Frias

PIAU
O estado caracteriza-se pelas suas baixas altitudes, chapades, plancies e vales midos. O Piau abriga dois importantes atrativos naturais: o Parque Nacional da Serra da Capivara, onde h um stio arqueolgico com pinturas rupestres, e o Parque Nacional de Sete Cidades, repleto de belas formaes rochosas. O litoral piauiense mede 66 km de extenso, com praias cercadas por dunas de areia branca e lagoas de gua doce, como Atalaia, Coqueiro, Macap e Barra Grande. O Parnaba despeja suas guas no Atlntico, abrindo ainda um grandioso delta com cerca de 90 ilhas. Na Praia do Barro Preto, encontra-se o Meio de Hospedagem do Sesc.

Benonias Cardoso/Piauimagens

Praia de Atalaia
60

Sesc Praia

V xF$RZ Rodovia PI 116, km 7,5 Praia do Barro Preto CEP: 64220-000 Lus Correia Central de reservas | (86) 3367-8943 fax (86) 3367-8959 m sescpraia@pi.sesc.com.br
A partir de Teresina, so 338 km at Lus Correia, a via de acesso principal a rodovia BR-343. Diria com caf da manh, 42 acomodaes, ar-condicionado, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, salas de jogos e fitness, recreao, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 50 vagas. endereos culturais incluem os portos das Barcas e dos Tatus, o Instituto Histrico e Genealgico de Parnaba, a Casa Ingle sa e o Sobrado Luiza Amlia. Oportunidade para conhecer o artesanato da regio, as festas religiosas, juninas e o Carnaval Fora de poca. A Praia do Coqueiro um dos melhores locais do mundo para a prtica de kitesurf. FAl Brasil, Aventur, O Alemo, La Barca, Bar do Preto, O Carlitos e Hashi. V Servios $Banco do Brasil. R Solaris Locadora de Veculos. ZEco Adventure e Igaratur.

1 O que fazer na cidade


Entre os atrativos naturais da regio esto o Delta do Parnaba, as lagoas do Portinho e de Sobradinho, a Praia da Pedra do Sal e a Praia da Atalaia. Os

Acervo do Regional

Tiago Amaral

61

Guia Sesc de Frias

RIO DE JANEIRO
Situada na regio Sudeste, a Cidade Maravilhosa um dos mais importantes destinos tursticos do Brasil. Conhecida pelo seu contorno de mar e montanhas, e praias mundialmente famosas, concorridas durante o vero. A cidade possui variada agenda cultural e excelentes restaurantes. Para aqueles que gostam do ar ameno das montanhas, a opo visitar a Serra Fluminense. Cidades como Petrpolis, Terespolis, Friburgo, entre outras, so passeios agradveis. O litoral conhecido por sua beleza e tambm pelas mltiplas opes de lazer praias paradisacas, passeios de barco, mergulho e restaurantes de frutos do mar de tima qualidade. Alm da unidade em Copacabana, na capital, o Sesc conta com hotis e pousadas nas cidades de Terespolis, Petrpolis e Nova Friburgo.

Riotur/Pedro Kirilos

Praia de Ipanema
62

Acervo do Regional

V xF$ Rua Domingos Ferreira, no 160 Copacabana CEP: 22050-010 Rio de Janeiro Central de reservas | (21) 3816-6200 fax (21) 2255-1262 m centraldereservas@sescrio.org.br
O hotel est localizado em Copacabana, a um quarteiro da praia. A regio atendida por diversas linhas de nibus, que partem do Terminal Rodovirio Novo Rio e dos aeroportos Santos Dumont e Internacional Antnio Carlos Jobim (Galeo). Pode ser acessada tambm por metr (Estao Siqueira Campos), carro ou txi. Diria com caf da manh, 120 acomodaes (um apartamento para pessoas com deficincia), ar-condicionado, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: salas de jogos, de leitura e de fitness. xGratuito, 16 vagas. o Corcovado e a Floresta da Tijuca, permitem desfrutar da beleza natural do Rio. As principais festas da cidade acontecem nos perodos de carnaval e de final do ano, com a famosa queima de fogos de Copacabana, no rveillon. A Feira Hippie, tradicional feira de artesanato de Ipanema, realizada sempre aos domingos, na Praa General Osrio. Visite o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contempor nea (MAC), o Museu Hist rico Nacional, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Casa Frana-Brasil. FBelmonte, Carreto Fagulha, Cer vantes, Devassa, Donana, La Mole, Lapamaki, Temperarte e Bar do Ado. V Servios $ Banco do Brasil, Bradesco , Caixa Econmica Federal, Ita e Santander.

Hotel Sesc Copacabana

1 O que fazer na cidade


Passeios pelo calado das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, alm de visitas a cartes-postais como o Jardim Botnico, o Po de Acar,

Acervo do Regional

63

Guia Sesc de Frias


Acervo do Regional Acervo do Regional

V xF$RZ Estrada do Calembe, s/no Nogueira CEP: 25730-360 Petrpolis Central de reservas | (21) 3816-6200 fax (21) 2255-1262 m centraldereservas@sescrio.org.br
A cidade de Petrpolis, distante 65 km da capital, pode ser acessada pela estrada Rio-Petrpolis (BR-040). O hotel oferece diria com penso completa, 73 acomodaes (um apartamento para pessoas com deficincia), ventilador, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura : piscina, playground, salas de jogos e fitness, recreao, brinquedoteca, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xNo. de junho, realizado o Bauernfest, evento de comemorao da chegada dos colonos alemes em Petrpolis. Na segunda quinzena de julho, acontece o Festival de Inverno do Sesc, evento com programao cultural variada (msica, dana, teatro, literatura e cinema). As cidades de Terespolis e Nova Friburgo tambm participam simultaneamente do festival. FAdega dos Frades, Farfarello, Ca poreale Forno Lenha, Fiammetta Restaurante e Bar, Ao Forno com as Batatas, Le Burger e Sabores da Roa. V Servios $ Santander, Banco do Brasil, Bra desco , Cai x a Econmica Federal e Ita. R Localiza. ZDream Up Tour, Imperial Tour, L2 Turismo, Miiras Tours Agncia, Operadora de Turis mo Re ceptivo, TMT Viagens e Turismo Receptivo, Ziontur Turismo.

Hotel Sesc Nogueira

1 O que fazer na cidade


Petrpolis, conhecida como a cidade imperial, serviu de moradia para a Famlia Real portuguesa, e fica localizada na regio serrana do estado do Rio de Janeiro. Visite o Parque Nacional de Serra dos rgos, o Sesc Quitandinha, a cascata Vu da Noiva, o Museu Imperial, o Palcio de Cristal e o Museu Casa de Santos Dumont. Na ltima semana

64

V xF$RZ Avenida Presidente Costa e Silva, no 231 Duas Pedras CEP: 28630-000 Nova Friburgo Central de reservas | (21) 3816-6200 m centraldereservas@sescrio.org.br
Nova Friburgo est situada na regio serrana do estado do Rio de Janeiro, a 136 km da capital. A principal estrada de acesso a RJ-116. O hotel oferece diria com caf da manh, 20 acomodaes, ventilador, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, brinquedoteca, sala de jogos e leitura, recreao, quadras esportivas, espao zen e lanchonete. xGratuito, 20 vagas. Municipal Juarez Frott, o Pavilho das Artes e a Queijaria Sua. Aproveite para conhecer ainda as feiras de artesanato, que acontecem nos finais de semana, nas praas Getlio Vargas e do Suspiro, e participe tambm das festas de So Pedro da Serra e de Queijos e Vinhos. Em julho acontece o Festival de Inverno do Sesc, com diversos eventos culturais. FBotequim Itaipava, Boteco Chic, Chimarron Mezaninos, Massas Castel, Gourmet Brazil e Maring. V Servios $Caixa Eletrnico 24h, Ita, Caixa Econmica Federal e Banco do Brasil. RUnidas e Localiza Rent a Car. Z Canoa da Serra Agncia de Viagens.

Pousada Sesc Nova Friburgo

1 O que fazer na cidade


A cidade de Nova Friburgo oferece atrativos naturais como a Pedra do Co Sentado, as cachoeiras do distrito de Lumiar e de So Pedro da Serra, o Parque

Acervo do Regional

Acervo do Regional

65

Guia Sesc de Frias

66

Acervo do Regional

Pousada Sesc Nova Friburgo

V xF$RZ Avenida Delfim Moreira, no 749 Vrzea CEP: 25953-237 Terespolis Central de reservas | (21) 3816-6200 m centraldereservas@sescrio.org.br
O municpio de Terespolis est localizado na regio serrana do estado do Rio de Janeiro, a 91 km da capital. A principal estrada de acesso a Rio-Terespolis (BR-116). A pousada oferece diria com caf da manh, 20 acomodaes (um apartamento para pessoas com defi cincia), ventilador, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete. xNo. da Confederao Brasileira de Futebol (CBF). Outro ponto a ser visitado a Fonte Judith. O Festival de Inverno do Sesc acontece todos os anos, no ms de julho, com uma agenda de eventos culturais e artsticos, e a Feira de Artesanato de Terespolis (Feirart), a tradicional Feirinha do Alto, realizada aos sbados, domingos e feriados. Visite ainda o orquidrio Aranda e o Museu Municipal do Esporte. F Bistr Pizzaria, A Italiana, Recanto do Fondue, Recanto dos Pescadores, Taberna Alpina, Novilho de Ouro e Paulistana Bar. V Servios $ Banco do Brasil, Bradesco , Caixa Econmica Federal, HSBC, Ita e Santander. R Localiza e Mespasa Loca dora de Veculos. ZCentro Turstico Tancredo Neves, Secretaria Municipal de Turismo e Vilanova Turismo.

Pousada Sesc Terespolis

1 O que fazer na cidade


Do Mirante do Soberbo, avista-se o Rio de Janeiro, a Baa de Guanabara e a Baixada Fluminense. O Parque Nacional da Serra dos rgos oferece inmeras opes de lazer, principalmente a prtica do montanhismo. A Granja Comary tambm atrai muitos turistas, por ser o local da concentrao

Acervo do Regional

Marcelo Correa

67

Guia Sesc de Frias

RIO GRANDE DO NORTE


O Rio Grande do Norte o estado de dunas, lagoas e mar de guas cristalinas e mornas, praias de areias brancas e finas, coqueirais e jangadas, temperatura agradvel e sol na maior parte do ano. Algumas praias so mais desertas e de paisagem selvagem, como So Miguel do Gostoso, Maracaja, Ponta do Mel, Zumbi e Perobas, outras so agitadas, a exemplo de Pipa, Genipabu, Pirangi do Norte e Ponta Negra, onde o Sesc possui dois estabelecimentos.

Moraes Neto

Rio Sibama
68

Moraes Neto

V xF$Z Rua Des. Joo Vicente da Costa, no 8.900 Ponta Negra CEP: 59090-060 Natal Central de reservas | (84) 3219-6023 fax (84) 3092-2771 m sescpousada@rn.sesc.com.br
A pousada do Sesc est situada na capital Natal, que pode ser acessada pela rodovia BR-101, ou ainda pelo Aeroporto Internacional Augusto Severo. Diria com caf da manh, 22 acomodaes (um apartamento para pessoas com deficincia), ar-condicionado, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: piscina e restaurante. x Gratuito, 4 vagas.

Pousada Sesc Ponta Negra

1 O que fazer na cidade


A Praia de Ponta Negra carto-postal de Natal e tambm via de acesso a outras praias, como Pirangi e Cotuvelo. A pousada est localizada prxima a lojas de artesanato, centro de convenes e shoppings. $ Todos os bancos. FAbade, Barraca do Caranguejo, Ca m ares, Farofa Dgua, Guinz, Taverna Pub e Pprika. ZNatal Vans Turismo e Locaes.

Moraes Neto

69

Guia Sesc de Frias


Acervo do Regional Moraes Neto

Sesc Enseada Praia Hotel


V xFZ Rua Engenheiro Roberto Freire, no 4.850 Ponta Negra CEP: 59090-000 Natal Central de reservas | (84) 3092-2791 fax (84) 3092-2771 m hotelenseada@rn.sesc.com.br
O hotel est localizado na capital, que pode ser acessada pela rodovia BR101 ou pelo Aeroporto Internacional Augusto Severo. Diria com meia-penso, 50 acomodaes (um apartamento p a ra p e s s o a s c o m de f i c i nc i a ) , ar-condicionado, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: brinquedoteca, pis cina, recreao, quadras esportivas, bar e restaurante. xGratuito, 12 vagas. das Dunas, a Baa Formosa e a Barra do Canha. Visite ainda endereos culturais como os casares de Cear-Mirim, igrejas, museus, o Solar Bela Vista e o Teatro Alberto Mara nho. A festa do Carnatal acontece em dezembro, e o Trem do Forr, nos me ses de junho e julho. H ainda o Shopping do Artesanato Potiguar e a Feirinha de Ponta-Negra. FAbade, Camares Potiguar, Cip Bra sil, Farofa dgua, Guinz, Mazzano e Piazzale. V Servios $ Banco do Brasil, Ita, Bradesco e Santander. ZNatal Vans Turismo e Locaes.

1 O que fazer na cidade


Entre os atrativos naturais h o santurio ecolgico de Pipa, as piscinas naturais de Pirangi, a Praia de Puna, o Parque

70

Acervo do Regional

Sesc Enseada Praia Hotel

71

Guia Sesc de Frias

RIO GRANDE DO SUL


O Rio Grande do Sul a terra da Serra Gacha, com gastronomia rica, repleta de bons vinhos e de um extenso litoral, que se estende de Torres at Chu, com praias retilneas e dunas. No litoral norte,h um grande nmero de lagoas costeiras fechadas. A capital Porto Alegre uma cidade multitnica e moderna, plena de atividades, marcada por histrias, atraes culturais e especialmente iluminada pelo pr do sol no Rio Guaba. O Sesc tem Meios de Hospedagem nas cidades de Porto Alegre, Torres e Gramado.

Leonid Streliaev

Cais do Porto, Porto Alegre


72

Joo Alves

V xF$Z Avenida Protsio Alves, no 6.220 Alto Petrpolis CEP: 91310-002 Porto Alegre Central de reservas | (51) 3382-8802 fax (51) 3382-8802 m reservascampestre@sesc-rs.com.br
O hotel est localizado na capital, Porto Alegre, com acesso pela rodovia BR-116 ou pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho. Diria com penso completa, 36 acomodaes (um apartamento para pessoas com deficincia), ar-condicionado, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura : centro de eventos, piscina, playground, salas de jogos e fitness, recreao, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 100 vagas. Possui tambm uma cultura qualificada e diversificada, com intensa atividade nas reas das artes, dos esportes e das cincias, alm de possuir ricas tradies folclricas e um patrimnio histrico de edificaes centenrias. No deixe de visitar o Parque Moinhos de Vento, o Centro Histrico de Porto Alegre e de conferir o artesanato local. FApolinrio, Baalbek Restaurante rabe, Baumbach Ratskeller, Boteco do Joaquim, Churrascaria Galpo Crioulo, Churrascaria Roda de Carreta (35 CTG), Dona Neusa, Natalcio e Restaurante You Yi. V Servios $Banco do Brasil. ZAgncia Rota Cultural e Pontual Autolocadora.

Hotel Sesc Campestre

1 O que fazer na cidade


Centro poltico e administrativo do Rio Grande do Sul, Porto Alegre uma das cidades mais arborizadas do pas, com seus parques s margens do Lago Guaba.

Joo Alves

73

Guia Sesc de Frias


Acervo do Regional Joo Alves

V xF$RZ Rua Plnio Kroeff, no 465 Mampituba CEP: 95560-000 Torres Central de reservas | (51) 3626-9400 fax (51) 3626-9405 m reservastorres@sesc-rs.com.br
A 198 km de Porto Alegre, a cidade de Torres tem acesso pelas vias BR-101 e BR-116. O hotel oferece diria com penso completa, 179 acomodaes (um apartamento para pessoas com deficincia), ar-condicionado, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscinas comum e trmica, playground, salas de jogos e fitness, recreao, quadras esportivas, restaurante, bar e lanchonete. xGratuito, 72 vagas. da Guarita, a Prainha, a Ilha dos Lobos e a Comunidade do Morro Azul, alm do Parque Nacional Aparados da Serra e do Cnion do Itambezinho. Outro atrativo da regio a arquitetura de casas antigas, um casario construdo no sculo passado, com pedras extradas do Morro do Farol. No calendrio da cidade esto eventos de balonismo, campeonatos de surfe e o Circuito Vero Sesc de Esportes. F Cantinho do Pescador, Pizzaria Na pole, Restaurante Beira Rio e Restaurante Molhes. V Servios $Caixa Econmica Federal, Banco do Brasil e Ita. R Rent a Car. Z Agncia Jamboo Turismo.

Hotel Sesc Torres

1O que fazer na cidade


Torres um dos ncleos mais antigos do Rio Grande do Sul. Seus principais pontos tursticos so o Morro do Farol, o Parque

74

V xF$RZ Avenida das Hortnsias, no 4.150 CEP: 95670-000 Gramado Central de reservas | (54) 3286-7585 fax (54) 3286-4326 m reservasgramado@sesc-rs.com.br
O hotel est localizado na cidade de Gramado, distante 115 km de Porto Alegre, com acesso pelas BR-116 e BR-101. Diria com penso completa, 97 acomodaes, ar-condicionado, calefao, ventilador, TV, telefone, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: piscina trmica, playground, biblioteca, salas de jogos e fitness, recreao, restaurante e bar. xGratuito, 100 vagas. Coberta e a Prefeitura Municipal. No deixe de visitar ainda os lagos Negro e Joaquina Rita Bier, e o Mini Mundo, uma cidade em miniatura com rplicas de castelos, ferrovias e moinhos, alm de realizar passeios s fazendas de colonos italianos e alemes. Conhea tambm as cidades de Bento Gonalves, Garibaldi e Rodovia dos Vinhedos. A ci dade fica muito movimentada no perodo do Festival de Cinema de Gramado. FCantina Pastaschiutta, Cantina Piccolo, Galeto Mamma Mia e Ristorante Giuseppe. V Servios $Banco do Brasil. RAuto Locadora. Z Bonitour, Brocker Turismo e Terra Turismo.

Hotel Sesc Gramado

1 O que fazer na cidade


A cidade era o caminho dos tropeiros que viajavam em direo aos campos de cima da serra, com grama macia, que serviam de repouso. Seus principais pontos tursticos so a Igreja Matriz de So Pedro, o Palcio dos Festivais, a Rua

Joo Alves

Joo Alves

75

Guia Sesc de Frias

RORAIMA
Cortado pela linha do Equador, o estado de Roraima tem o sol sempre presente e chuvas bem distribudas durante o ano. Na regio central, em volta de Boa Vista, h a beleza de campos naturais abertos. J a regio norte do estado encanta pela singularidade do Monte Roraima, uma maravilha natural, e o segundo ponto mais alto do Brasil, e pela grandiosidade da Serra do Tepequm, com suas cachoeiras, trilhas, florestas e vilas remanescentes do garimpo de diamante, onde o Sesc instalou uma estncia ecolgica.

Saulo Oliveira

Cachoeira da Barata
76

Estncia Ecolgica Sesc Tepequm


V xF Gleba Tepequm, s/no Vila do Paiva CEP: 69370-000 Amajari Central de reservas | (95) 3621-3775 m sandrakumer@hotmail.com
A estncia ecolgica est localizada a 210 km de Boa Vista, e as rodovias de acesso so as BR-174 e a BR-203. Oferece diria sem plano de alimentao, quatro acomodaes, ar-condicionado, ventilador e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura : centro de eventos, piscina, playground , sala de jogos, recreao e quadras esportivas. xGratuito, 20 vagas. uma oportunidade para visitar as cachoeiras Barata, Paiva e Funil. Quem se aventura subida das montanhas tem uma das paisagens mais espetaculares da serra, avistando a fronteira BrasilVenezuela e o enorme vale que um dia foi a cratera de um vulco extinto. Confira ainda a cultura garimpeira, o artesanato, os festejos e as aldeias de Tepequm. FPousada e Restaurante PSJ, Escon didinho Bar, Irm Regina, restaurantes Gondim e Irm da Cruz.

1 O que fazer na cidade


A natureza predomina na regio, sendo

Acervo do Regional

Saulo Oliveira

77

Guia Sesc de Frias

SANTA CATARINA
Localizada na regio Sul do Brasil, Santa Catarina abriga uma diversidade de cenrios, com praias de areia branca, matas tropicais e serras nevadas. Povoada inicialmente por pescadores aorianos, agricultores italianos e industriais alemes, uma terra de belos contrastes. Florianpolis uma das trs capitais insulares do Brasil e vemse firmando cada vez mais como centro de turismo, graas s praias que circulam a ilha e beleza da Lagoa da Conceio. O Sesc est presente na capital catarinense e nas cidades de Blumenau e Lages.

Norberto Cidade

Serra do Rio do Rastro


78

Plinio Bordin

Sesc Pousada Rural

V xF$RZ Rodovia SC-425, km 4,5 Rinco Comprido CEP: 88500-000 Lages Central de reservas | (48) 3251-4848 fax (48) 3251-4828 m hospedagem@sesc-sc.com.br
A pousada est localizada na rodovia SC-425, na cidade de Lages, distante 220 km da capital, que tem como vias de acesso as BR-116 e BR-282. Diria com penso completa, 62 acomodaes (um apartamento para pessoas com deficincia), ar-condicionado, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, brinquedoteca, sala de jogos e fitness, recreao, quadras esportivas, restaurante e lanchonete. xGratuito, 300 vagas. Rio do Rastro, Corvo Branco, Canyon Laranjeiras, Snow Valley e Morro da Igreja, e ainda o Museu Thiago de Castro, o Museu de Arte Agostinho Malinverni Filho, a Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres, a Igreja de Santa Cruz, o Colgio Vidal Ramos e a Festa Nacional do Pinho. Confira ainda as lojas de artesanato da cidade. F Cansian Zambam, Galeria Bar, Galpo Bar Gacho, Happy Muzzarella, Kalavia House Music, Restaurante Butkaioe Restaurante Pegorini. V Servios $Banco do Brasil e Caixa Econmica Federal. RAuto Fnix e Localiza. Z Central de Informaes Tursticas, Lagetur e Lia Ramos Turismo.

1 O que fazer na cidade


Visite endereos como os parques ecolgicos Joo Jos Theodoro da Costa Neto, Jonas Ramos, das Pedras Brancas, Salto do Rio Caveiras, e as serras de

Markito

79

Guia Sesc de Frias


Markito Markito

V xF$RZ Rua Eng. Udo Deek, no 1.330 Salto do Norte CEP: 89065-101 Blumenau Central de reservas | (48) 3251-4848 fax (48) 3251-4828 m hospedagem@sesc-sc.com.br
A 130 km de Florianpolis, o acesso cidade de Blumenau feito pela BR-101. A pousada oferece diria com meia-penso, 46 acomodaes (trs apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura : centro de eventos, piscina, playground , brinquedoteca, sala de jogos e fitness, recreao, restaurante e lanchonete. xGratuito, 200 vagas. Visite o Museu da Famlia Colonial, o Museu Ecolgico Fritz Mller, os museus da Cerveja e do Cristal. Conhea tambm o artesanato local e o Parque Vila Germnica, onde esto localizados os pavilhes da Oktoberfest. FBar Donna D, Butiquin Wollstein, Cervejaria Wunder Bier, Churrascaria Ataliba, Essen Keller Restaurante e Restaurante Moinho do Vale. V Servios $Banco do Brasil, HSBC e Ita. R Avis Rent a Car, The Best Rent a Car, Executivo Transportes e Localiza. Z Central de Atendimento ao Turista, Blumenau Visitors & Convention Bureau, Landtur Viagens e Turismo e Turisblu Turismo.

Hotel Sesc Blumenau

1 O que fazer na cidade


A cidade de Blumenau oferece atrativos naturais, como o Parque Spitzkoff e o Parque Natural Municipal So Francisco de Assis. Entre outras atividades, possvel praticar o rafting em Ibirama.

80

V xF$RZ Estrada Haroldo Soares Glavan, no 1.670 Cacup CEP: 88050-005 Florianpolis Central de reservas | (48) 3251-4848 fax (48) 3251-4828 m hospedagem@sesc-sc.com.br
Florianpolis pode ser acessada pela rodovia BR-101 ou pelo Aeroporto In ternacional Herclio Luz. Diria com meia-penso, 103 acomodaes (dois apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, TV, telefone e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, brinquedoteca, sala de jogos e fitness, recreao, quadras esportivas, restaurante e lanchonete. xGratuito, 300 vagas. frequentar o Parque Ecolgico Crrego Grande, visitar a Ilha do Campeche, a Lagoa do Peri, a Lagoinha do Leste e a Praia da Armao. Fortalezas, igrejas e museus completam o roteiro turstico da regio. H ainda as feiras de artesanato nos bairros de Lagoa da Conceio, Santo Antnio de Lisboa e da Avenida Beira Mar Norte. F Boteco da Ilha, Box 32, Cervejaria Original, Cho Batido, Chopp do Gus, Coisas de Maria Joo e Restaurante Restinga. VServios $Banco do Brasil. R Estilo Rent a Car e Localiza. ZCentro de Atendimento ao Turista e Floripa Receptivo.

Hotel Sesc Cacup

1 O que fazer na cidade


A cidade de Florianpolis tem paisagens privilegiadas, de praias, dunas, ilhas, parques, trilhas e cachoeiras. possvel praticar mergulho, pescar e

Acervo do Regional

Lio Simas

81

Guia Sesc de Frias

SO PAULO
So Paulo o estado economicamente mais importante da Amrica Latina. Alm das muitas atraes culturais da capital, oferece tambm outras opes de turismo. Banhado pelo Atlntico, o litoral paulista tem 622 km de praias. No litoral norte, as praias se espalham em torno dos municpios de So Sebastio, Caraguatatuba, Ubatuba e Bertioga. As ilhas, a exemplo de Ilhabela, so o paraso de surfistas e velejadores. O Sesc possui um centro de frias em Bertioga.

Isabel Delia

Forte de So Joo
82

Leandro Saadi

V xF$ Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, no 20 Jardim Rio da Praia CEP: 11250-000 Bertioga Central de reservas | (13) 3319-7741 fax (13) 3319-7749 m reservas@bertioga.sescsp.org.br
Localizado a 103 km da capital So Paulo, a cidade de Bertioga tem como vias de acesso as rodovias Mogi-Bertioga ou Rio-Santos (BR-101). Diria com penso completa, 256 acomodaes (oito apartamentos para pessoas com deficincia), ar-condicionado, ventilador, TV, cofre e frigobar. Recepo aberta por 24h. Infraestrutura: centro de eventos, piscina, playground, brinquedoteca, salas de jogos, leitura e fitness, recreao, quadras esportivas, espao zen, cibercaf, restaurante, bar e lanchonete. xPago, 330 vagas.

Sesc Bertioga

1 O que fazer na cidade


Entre os atrativos naturais, esto a Praia Canto do Indai, o Parque Estadual da Restinga de Bertioga, a Praia da Boraceia, o Rio Itapanha e o Canal de Bertioga. Visite tambm os endereos culturais, como o Forte de So Joo e o Parque dos Tupiniquins. No deixe de conferir o artesanato indgena, a Festa Nacional do ndio e a Festa do Camaro na Moranga. F Restaurante Acqua Azul, Restaurante Borghese e Varandas Pizzaria. V Servios $Banco do Brasil, Caixa Econmica Federal, HSBC e Ita.

Isabel DElia

83

Guia Sesc de Frias

SERGIPE
Sergipe possui paisagens deslumbrantes, monumentos histricos, uma mistura de cores e sons, e manifestaes populares. Seu litoral, com belas praias de grandes faixas de areia e guas mornas, apresenta esturios e manguezais, proporcionando um belo espetculo natural. Aracaju, a ensolarada capital do estado, tem praias, ruas, avenidas e praas arborizadas, que encantam seus visitantes. Na cidade, est instalado o centro de turismo e lazer do Sesc.

Csar de Oliveira / Acervo EMSETUR

Rio So Francisco, na cidade de Canind de So Francisco


84

Maquete eletrnica: Pixel Acabamentos Grficos

Centro de Turismo e Lazer Sesc Atalaia


Vx FRZ Avenida Ocenica, s/no Atalaia CEP: 49035-730 Aracaju Central de reservas | (79) 3216-2725 fax (79) 3216-2725 m turismo@se.sesc.com.br
O centro de turismo est localizado na capital Aracaju, que pode ser acessada pela rodovia BR-101 e pelo Aeroporto de Aracaju Santa Maria. xNo. FCasa do Cuscuz, Casquinha de Caran g uejo, Gota Serena, O Miguel, O Ra miro, Pitu da Eliane e Severina Xique Xique. V Servios RLocaliza. ZCentro de Turismo e Informaes Tursticas e Nozestur Agncia de Viagem.

1 O que fazer na cidade


Aproveite atrativos naturais como o Hotel Fazenda Boa Luz, a foz do rio So Francisco, a Praia de Mangue Seco e a Serra de Itabaiana. Entre os endereos culturais esto as cidades histricas So Cristvo e Laranjeiras, o Palcio Museu Olmpio Campos e a Catedral Metropolitana. Conhea tambm o artesanato, o folclore e as festas populares locais, como as feiras da Coruja, de Sergipe e de Artesanato.

A unidade est fechada para reforma. Para mais informaes, entre em contato com o escritrio de Turismo Social pelo telefone (79) 3216-2725.

Maquete eletrnica: Pixel Acabamentos Grficos

85

Saiba mais sobre o Turismo Social no Sesc


Para o Sesc, o Turismo Social uma atividade que visa proporcionar integrao social, novas oportunidades de lazer, enriquecimento cultural, exerccio da cidadania, acessibilidade e diverso s pessoas. Ao democratizar o acesso a viagens, passeios e hospedagem, a entidade oferece sua clientela principal trabalhadores do comrcio de bens, servios e turismo e seus dependentes a oportunidade de conhecer o patrimnio das localida des e desfrutar de sua riqueza histrica, cultural e natural. A misso do Sesc promover o turismo para todos, uma atividade geradora de ampla gama de recursos e benefcios para as cidades visitadas, que podem investir em seu potencial turstico e, assim, movimentar a economia local. Nossos centros de turismo, pousadas e hotis podem ser conferidos neste guia. Para usufruir de nossos servios, o trabalhador das empresas de comrcio, bens e servios, bem como seus familiares (cnjuge e filhos menores de 21 anos), deve procurar uma unidade do Sesc, levando a Carteira de Trabalho atualizada e duas fotos 3 x 4 recentes.

87

O Sesc no Brasil
Departamento Nacional www.sesc.com.br Avenida Ayrton Senna, no 5.555 Jacarepagu/Rio de Janeiro Escola SESC de Ensino Mdio www.escolasesc.com.br Avenida Ayrton Senna, no 5.677 Jacarepagu/Rio de Janeiro Estncia Ecolgica SESC Pantanal www.sescpantanal.com.br Avenida Filinto Mller, no 218 Jardim Aeroporto/Vrzea Grande

Departamentos Regionais
ACRE www.sescacre.com.br Avenida Getlio Vargas, no 2.472, 2o andar Rio Branco ALAGOAS www.sescalagoas.com.br Rua Pedro Paulino, no 40, Poo Macei AMAP www.ap.sesc.com.br Rua Jovino Dino, no 4.311, Beirol Macap AMAZONAS www.sesc-am.com.br Rua Henrrique Martins, no 427, Centro Manaus BAHIA www.sescbahia.com.br Avenida Trancredo Neves, no 1.109, Subdistrito de Amaralina, Pituba Salvador

89

Guia Sesc de Frias

CEAR www.sesc-ce.com.br Avenida Duque de Caxias, no 1.701, Centro Fortaleza DISTRITO FEDERAL www.sescdf.com.br SIA Trecho 02 Lote 1.130 Braslia ESPRITO SANTO www.sesc-es.com.br Praa Misael Pena, no 54, Parque Moscoso Vitria GOIS www.sescgo.com.br Rua 19, no 260, Centro Goinia MARANHO www.sescma.com.br Avenida Gomes de Castro, no 132, Centro So Lus MATO GROSSO www.sescmatogrosso.com.br Rua So Joaquim, no 399, Centro Sul Cuiab MATO GROSSO DO SUL www.sescms.com.br Rua Marte, no 138, Vila Alto Sumar Campo Grande MINAS GERAIS www.sescmg.com.br Rua Tupinambs, no 956, Centro Belo Horizonte PAR www.sesc-pa.com.br Avenida Assis de Vasconcelos, Edifcio Casa do Comrcio, no 359, 5o e 6o andar, Campina Belm PARABA www.sescpb.com.br Rua Desembargador Souto Maior, no 291, 3o andar, Centro Joo Pessoa PARAN www.sescpr.com.br Rua Visconde do Rio Branco, no 931, Centro Curitiba

90

PERNAMBUCO www.sesc-pe.com.br Rua Treze de Maio, no 455, Santo Amaro Recife PIAU www.pi.sesc.com.br Avenida Campos Sales, no 1.111, Centro Teresina RIO DE JANEIRO www.sescrio.com.br Rua Marqus de Abrantes, no 99, 10o andar, Flamengo Rio de Janeiro RIO GRANDE DO NORTE www.rn.sesc.com.br Rua Coronel Bezerra, no 33, Cidade Alta Natal RIO GRANDE DO SUL www.sesc-rs.com.br Avenida Alberto Bins, no 665, Centro Porto Alegre RONDNIA www.ro.sesc.com.br Avenida Presidente Dutra, no 4.175, Pedrinhas Porto Velho RORAIMA www.sescrr.com.br Rua Arajo Filho, no 947, Centro Boa Vista SANTA CATARINA www.sesc-sc.com.br Rua Felipe Schmidt, no 785, Centro Florianpolis SO PAULO www.sescsp.org.br Avenida lvaro Ramos, no 991, Belenzinho So Paulo SERGIPE www.sesc-se.com.br Rua Dom Jos Thomaz, no 235, So Jos Aracaju TOCANTINS www.sescto.com.br 301 Norte Avenida Teotnio Segurado, conj. 01/lote 19 Palmas

91

Anotaes

Anotaes

Anotaes

Anotaes

Anotaes

Anotaes

Anotaes

Anotaes

You might also like