You are on page 1of 13

As quatro coisas mais essenciais na nossa vida

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

Geralmente ns os seres humanos estamos s volta com muitos problemas; dificilmente conseguimos unir o til ao agradvel dada a fragilidade humana. O pouco tempo que Deus nos concede na vida geralmente mal administrado j que no conseguimos aglutinar simultaneamente essencial para cada um de ns.

Neste rpido estudo iremos destacar as quatro coisas essenciais na nossa vida. Acompanhe.

1. O tempo

Um dos melhores presentes que Deus nos concede o tempo presente, por isso preciso aproveit-lo bem. H uma cincia para utilizar o tempo. No se trata de fazer as coisas correndo, mas de no desperdi-lo com coisas sem sentido. Para viver bem preciso saber usar bem o tempo; nele que construmos a nossa vida. Cada momento de nossa existncia tem conseqncias nesta vida e na eternidade. Por isso, no podemos ficar matando o tempo; pois seria o mesmo que estar matando a nossa vida aos poucos. Na verdade, o presente a nica ddiva que temos, porque o passado j se foi e o futuro a Deus pertence. Viva intensamente o presente e tenha sempre em mente que a pessoa mais importante essa que est agora na sua frente. O trabalho mais importante este que voc est fazendo agora; o dia mais importante da vida este que voc est vivendo hoje; o tempo mais importante o agora. Viver como escrever um livro, cujas pginas so nossos atos, palavras, intenes e pensamentos. Abrace com toda fora as oportunidades que voc tiver para crescer nos estudos e numa profisso. A vida no nos d muitas chances, e se voc no as aproveitar bem, poder chorar mais tarde. Nunca fique sem fazer nada, ainda que voc esteja desempregado ou de frias; pois sabemos que mente vazia e desocupada oficina do diabo. Descansar no quer dizer ficar sem fazer nada mudar de atividade. Se fizermos as contas, veremos que todas as manhs so creditadas 86.400 segundos para cada um de ns; e todas as noites este saldo debitado como perda e no nos permitido acumul-lo para o dia seguinte. Todas as manhs a sua conta reiniciada, e todas as noites as sobras do dia anterior se evaporam.

No h volta. Voc precisa aplicar, vivendo o presente, o seu depsito dirio. Invista, ento, no que for melhor, em bens definitivos e no fugazes. Faa o melhor cada dia. Para voc perceber o valor de um ano, pergunte a um estudante que o repetiu. Para perceber o valor de um ms, pergunte para uma me que teve o seu beb prematuramente. Para voc perceber o valor de uma semana, pergunte a um editor de jornal semanal. Para perceber o valor de uma hora, pergunte aos namorados que esto esperando para se encontrar. Para voc perceber o valor de um minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu o nibus. Para perceber o valor de um segundo, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente. Para voc perceber o valor de um milsimo de segundo, pergunte a algum que conquistou a medalha de ouro em uma Olimpada. Lembre-se: o tempo no espera por ningum. O dia de ontem histria, o de amanh um mistrio, o de hoje uma ddiva; por isso chamado Presente! No deixe que o tempo escorra por entre os dedos abertos de suas mos vazias. Segure-o de qualquer maneira para que ele vire eternidade. Por que esperar amanh para viver? O presente est cheio do passado e repleto do futuro. O bom aproveitamento do dia de hoje a melhor preparao para o dia de amanh. O tempo sagrado, porque o evento da salvao se inseriu no seu histrico; mas preciso ter uma noo correta do uso do tempo. Alguns pensam que tempo dinheiro e no conseguem parar. No assim. "O tempo interior o de ser, de trabalhar com gratuidade, estudar com extasiamento, produzir para o bem de todos, ainda que me 'prejudique'. o momento de esquecer o relgio diante da necessidade do outro. Tempo das agendas, em cujas pginas sempre cabe mais uma horinha, tempo dos importantes e inadiveis compromissos com a vontade de Deus." Para ter a vida melhor e ter maior produtividade em suas atividades necessrio que se elejam as prioridades. Ao definir quais as coisas so mais importantes, pode-se definir o que deve e o que no deve fazer. Uma situao que tem bastante controversa com relao ao trabalho, a nossa atividade que exercemos todo dia na empresa em que trabalhamos. Muita

gente fica atarefada o dia todo e muitas vezes tm que fazer horas extras ou tm que levar servios para casa. Aqui, o trabalho ao invs de proporcionar horas de lazer tira essa oportunidade da pessoa. Algumas providncias poderiam resolver esse problema. Por exemplo, participar somente de reunies extremamente necessrias e que sejam produtivas, ler e-mail em horrios pr-determinados, fazer as coisas conforme o seu grau de prioridade (deixando para fazer as outras coisas menos importantes ou de pouca importncia depois), no prolongar as conversas improdutivas (seja por telefone ou pessoalmente) entre outras providncias que visem utilizar o tempo na empresa de forma mais eficaz possvel.

Evidentemente, a utilizao melhor do tempo no est relacionado apenas com o trabalho, mas tambm com o nosso cotidiano, em casa, no lazer, nos estudos, etc. aqui tambm devemos eleger as nossas prioridades, temos que escolher quais as coisas so mais importantes, as que no so to importantes, as que no tm importncia alguma e as que so pura e simplesmente de rotina, as fazemos ou as praticamos porque sempre fazemos e no paramos para analisar sobre a importncia dessa atividade para a nossa vida. Ser que se deixarmos de fazer isso nossa vida ser prejudicada? Se a resposta a essa pergunta for negativa ento hora de deixar de fazer isso e passaremos a ter mais tempo razovel para fazer coisas mais importantes ou incorporamos esse tempo ao nosso descanso ou lazer.

Usamos tanto a palavra URGENTE, que ela perdeu sua fora. O que urgente de fato? As nossas correrias? No. Urgente saber perguntar: qual o sentido de tudo o que estou fazendo? O mais iminente saber agradecer a Deus o nascer do Sol que se repete a cada dia, o relacionamento com os filhos, o abrao na esposa, saber gastar o tempo com os outros. Urgente no se esquecer de viver a vida. As pessoas no se tornam grandes por fazerem grandes coisas. Fazem grandes coisas por serem grandes pessoas. Para ser grande preciso, pacientemente, construir-se a cada dia.

Em El 3.1-8, a palavra de Deus nos diz que "h para todas as coisas, um tempo determinado por Deus". No curso de toda a nossa vida nos deparamos com uma realidade de perdas. Nesta, vitimamos e somos vitimados. Lamentamos as constantes quedas, as perdas freqentes de pessoas queridas... Dos nossos amores... Dos sonhos... Do nosso prprio eu jovem. A mudana inerente ao vida e ao ser humano, no entanto, ela sempre nos surpreende, e a ns, cabe resisti-la, no a aceitando ou minimamente lutando contra. Afinal, de certa forma, vivemos sobre o comodismo, e a mudana provoca medo e prope desafios. Na atualidade, onde o mundo globalizado assume a cada dia, uma forma diversa, nos deparamos com tal necessidade e estranhamos... E muitas vezes, no respondemos a contento exatamente pelo fato de no termos tal preparo. Viver um processo. antes de tudo transformar-se. Todos os dias morremos um pouco e a perda um aspecto inerente vida. Neste cenrio, h dois grandes "segredos" para um "viver bem": O primeiro consiste em aceitar o fato de que Deus est no controle do universo... Do mundo... Da histria... Enfim, Deus est sob o comando de todas as coisas (Is 43.13). Neste sentido, faz-se necessria a compreenso de que "aceitar a vontade de Deus o maior dom da vida". O segundo "segredo" nos refere ao aspecto de que aceitando que Deus est no comando, cabe a cada um de ns a responsabilidade sobre si mesmo, pelo seu sucesso e conseqentemente por seu fracasso. Assim, no convm a nenhum filho de Deus "cruzar os braos" frente s inmeras dificuldades e tribulaes oferecidas pela vida a cada um de ns. Temos o livre arbtrio e com tal posse, temos a oportunidade de escrever a nossa histria, muito embora, a qualquer momento o roteiro estabelecido por ns pode ser interceptado pelo autor maior.

O tempo algo precioso e pouco aproveitado pela maioria das pessoas. Perde-se tempo com tudo: com a TV, com papo furado, com internet, com coisas que no trazem nenhum proveito ou que no edificam em nada. Deus, por outro lado, usa o tempo da melhor maneira possvel, Ele o usa pra nos aprimorar.

comum o crente passar por lutas e dificuldades, nesse tempo nos sentimos tristes e abandonados, parece que Deus se esqueceu de ns, parece que suas promessas jamais se cumpriro.

2.Sade.

Estudo mostra que 89% dos brasileiros no fazem check-up regularmente. Voc se preocupa com a sua sade? De acordo com um levantamento da Philips Index, do Instituto Ipsos, apesar de 86% dos brasileiros avaliarem sua sade fsica como boa, apenas 11% dos participantes esto realmente comprometidos com ela, cuidando de sua alimentao, praticando exerccios fsicos e fazendo chek-up regularmente. Nossa sade nosso melhor investimento. Ao contrrio do que muitos pensam, o check-up um procedimento acessvel a toda a populao e deve ser realizado periodicamente. O tempo entre cada avaliao varia conforme a faixa etria, o sexo, a predisposio gentica e os fatores de risco dos pacientes a determinados males, diz o cirurgio clnico Nei Marinho, diretor tcnico do Hospital San Paolo, em So Paulo. O especialista afirma ainda que algumas pessoas costumam fugir das visitas ao mdico com medo de encontrar algum problema. Mas, quanto antes for diagnosticada uma doena, mais rpida ser a cura. O objetivo saber se est tudo bem com seu corpo e se algo pode ser melhorado. Caso descubra alguma coisa de errado, melhor que seja o quanto antes, pois o tempo o melhor aliado dos mdicos na cura de seus pacientes, salienta. Falta de tempo Os motivos para a falta de cuidado vo mais alm, envolvem desde no priorizar a si mesmo e alegao de falta de tempo, at o medo de freqentar um hospital. E no quesito medo, os homens esto na linha de frente. Muitos deles vo fazer exames gerais ou ento se cuidam por alguma indisposio s porque a me ou a esposa insistiram muito.

Sintomas de que o corpo no vai bem Qualquer disfuno quer dizer que algo est errado. Entre os sintomas mais recorrentes, esto gripes e resfriados constantes, dor nas costas, nas articulaes, dor de cabea, cansao, entre outros. Quando isso acontece constantemente, geralmente as pessoas continuam medicando-se por conta prpria, pois no do muita ateno a estes sinais do corpo. Porm, devemos estar sempre alertas para evitar problemas maiores, ressalta o mdico. Queda de produtividade Descuidar da sade no mexe apenas com o fsico, mas tambm com o trabalho. De acordo com o especialista em gesto do tempo e produtividade, Christian Barbosa, deixar de lado o acompanhamento mdico e a checagem peridica da sade por falta de tempo far com que, no futuro, a pessoa tenha que dispor de mais tempo para o tratamento. Sua sade poder diminuir drasticamente a sua produtividade quando estiver indisposto. E, alm do mais, se ficar doente, no conseguir dar conta das demais atividades pessoais e profissionais, finaliza.

Muitas pessoas se preocupam grandemente com a sade do corao, principalmente se na famlia j existiu algum que passou por algum problema relacionado, ou mesmo se algum j morreu na famlia por problemas com o corao. Se voc se encaixa neste grupo de pessoas, que se preocupam com a sade do corao, voc pode e deve observar algumas boas dicas e conselhos logo abaixo para dar um fim a sua preocupao, e conhecer um pouco mais sobre o assunto. Para cuidar bem da sade do corao, preciso que o indivduo sempre esteja atento as suas atitudes do dia a dia, para que assim, ele possa melhorar, ou mesmo conservar o que precisa. O primeiro passo se exercitar regularmente, e o segundo deixar de fumar, caso voc tenha este hbito desagradvel. Outra boa dica manter um peso saudvel, principalmente que possui diabetes, ou mesmo ter problemas com o colesterol. E tambm procure controlar o estresse! Um dos problemas que mais aterrorizam as pessoas o infarto, ele ocorre quando o surgimento de sangue reduzido ou literalmente cortado para alguma parte do msculo cardaco. Isto pode acontecer quando uma

artria coronria est obstruda ou contrada, seja totalmente, ou mesmo parcialmente. Pelo fato do msculo cardaco no receber sangue, ele sofre uma injria irreversvel, e para de funcionar, o que obviamente pode levar a diversas conseqncias, como principalmente a morte sbita. Para voc ter idia de como este assunto srio, nos Estados Unidos o infarto a causa mais freqente de mortes no pas. isso mesmo, uma preocupao que muitas pessoas, independente da idade ou nacionalidade possuem dentro de si. E quando o infarto no resulta em morte, na grande maioria dos casos, existem diversas limitaes que surgem na vida da pessoa, como por exemplo, dificuldades em realizar atividades fsicas, pelo menos at que a recuperao seja completa. Ento cuide-se! A importncia de cuidar da sade dos olhos O brasileiro est mais preocupado com a viso. E, h motivos para se atentar e cuidar melhor dos olhos. Um estudo publicado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) apontou que 16,5% da populao sofrem de alguma deficincia visual ou pequenos distrbios, o que obriga mais de 35 mil pessoas a usarem culos com freqncia. O envolvimento do oftalmologista com os resultados mensurados pela pesquisa pode ter uma relao muito ntima, uma vez que 75% das doenas, inclusive a cegueira, podem ser prevenidas se tratados com antecedncia. Por isso, no de espantar que a procura por esses profissionais da viso aumentou consideravelmente em Itana. H mdico em que s possvel marcar uma consulta para daqui a quatro meses. Para ser eficaz o tratamento da viso deve ser iniciado ainda nos primeiro dias de vida, com o teste do olhinho. Durante o primeiro ano de vida, um simples distrbio como o edema de uma plpebra pode afetar o uso de um olho, prejudicando o desenvolvimento da viso. Se for identificado

imediatamente, a recuperao total, analisa um oftalmologista. Na fase pr-escolar at os cinco anos, outras doenas podem ser evitadas se diagnosticadas com antecedncia. ainda na fase escolar que o nmero de ocorrncias aumenta. Conforme aponta a pesquisa, entre 5% e 10% de crianas apresentam algum tipo de problema visual, o que as obrigas a usar lentes de correo por muitos anos. Na idade adulta o uso de culos tambm uma realidade apresentada, principalmente para quem j passou dos 40 anos. A partir dessa idade as vistas comeam a ficar cansadas e a leitura de bulas, jornais e documentos pode ficar comprometida, afirmou outro mdico. Precisamos mais do que nunca da sade para alcanar os nossos objetivos. 3. Dinheiro. Quem nunca passou por um aperto financeiro? Muitas vezes ns mesmos provocamos essas dificuldades ao no administramos corretamente nosso dinheiro. Dvidas com cartes de crdito, cheque especial e financiamentos podem levar o oramento familiar para o vermelho. Mas existe alguma maneira bblica de administrar o dinheiro? Quais so os perigos dos juros? Como ter um oramento equilibrado? Primeiramente devemos falar sobre o dzimo e as ofertas, pois existe um tipo que demnio que no sai nem com jejum e orao, nem se voc for a pessoa mais espiritual da face da terra. Este anjo o devorador, citado em Malaquias 3: 10. "Trazei todos os dzimos casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu, e no derramar sobre vs tal bno, que dela vos advenha a maior abastana. Tambm por amor de vs reprovarei o devorador, e ele no destruir os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lanar o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exrcitos. E todas as naes vos chamaro bem-aventurados; porque vs sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exrcitos." (Malaquias 3: 10) Creio ser este o primeiro grande passo para uma

boa administrao de seu dinheiro. O primeiro passo para sempre ter dinheiro, administrar corretamente seus ganhos e gastos, a receita simples se ganho > gasto. Voc sempre tem dinheiro. Se voc j est devendo faa um plano onde voc dedica uma porcentagem do seu pagamento para pagar a dvida, por exemplo, se voc precisa pagar 100 reais por ms e ganha 1000 reais por ms Apartir de agora se trate como se voc ganhasse s 900. No tem jeito o nico jeito de ter dinheiro administrando ele corretamente.

Veja a seguir um simples plano para voc poder equacionar melhor as suas finanas: 70% Gasta com suas despesas ( gua, Luz, Telefone, aluguel). 15% Gaste na sua diverso, voc merece trabalha o ms inteiro precisa de um pouco de diverso. 10% Invista dinheiro d dinheiro, coloque em uma poupana ou faa algum outro tipo de investimento. 5% Guarde para imprevistos, uma hora isso pode de salvar.

Depois, devemos permitir que Deus trabalhe em nosso corao para no sermos consumistas compulsivos, mas sabermos que existe o tempo certo para todas as coisas, at mesmo para comprar. O prprio Deus nos diz: "Seja a vossa moderao conhecida de todos os homens." (Fp 4. 5). Logo, devemos tomar cuidado para no sair comprando as coisas sem poder, ou fazer dvidas sem saber como quit-las. Isto se chama imprudncia, que o contrrio da moderao. Creio que isto

ocorre devido aos pensamentos que o mundo tenta colocar em nossas mentes, que o ter melhor do que o ser.

Sobre a administrao do dinheiro, veja: Lc 16.1-13 (V. 11: Se, pois, no vos tornastes fiis na aplicao das riquezas de origem injusta, quem vos confiar a verdadeira riqueza?). Tambm Tg 1.17. Ns somos responsveis por prover nosso prprio sustento. 1 Timteo 5:8 diz: Ora, se algum no tem cuidados dos seus e especialmente dos da prpria casa, tem negado a f e pior do que o descrente. Em suma, o que a Bblia diz sobre gerenciar o dinheiro? A resposta pode ser sintetizada em uma nica palavra: sabedoria. Ns devemos ser sbios com o nosso dinheiro. Ns devemos economizar dinheiro, mas no acumul-lo como tesouro. Ns devemos gastar dinheiro, mas com prudncia e controle. Ns devemos devolver ao Senhor, em alegria e sacrifcio. Ns devemos usar o nosso dinheiro para ajudar os outros, mas com discernimento e o guiar do Esprito de Deus. No errado ser rico, mas errado amar o dinheiro. No errado ser pobre, mas errado gastar dinheiro em coisas fteis. A mensagem consistente da Bblia sobre o gerenciamento do dinheiro ser sbio.

Lembrem-se todos ns precisamos insistentemente do dinheiro, no entanto lembre-se que ele um timo servo, mas um pssimo senhor. Quando o colocamos acima do bem estar com o prximo ento ele passa a ser a raiz de toda a espcie de males (1Tm 6.10).

4. Jesus. De nada adianta o homem ser possuidor de toda a sabedoria se no possuir o dono dela. Se o homem souber administrar o tempo; cuidar bem da sua sade;

administrar bem as suas finanas; mas no possuir a Jesus no adquiriu a verdadeira sabedoria. E a voc me interroga o que eu preciso fazer para ser salvo? Esta uma pergunta que tem sido feita por muitas pessoas e a resposta encontramos claramente na palavra de Deus, a Bblia Sagrada. No livro de Atos dos Apstolos no captulo16 e versculos 29,30 e 31 encontramos uma resposta bem direta para esta pergunta: Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trmulo, se prostrou ante Paulo e Silas e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me necessrio fazer para me salvar? Responderam eles: Cr no Senhor Jesus e sers salvo, tu e tua casa. Ensino semelhante se encontra em Joo 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Fica claro ento que para ser salvo basta crer em Jesus, mas o que crer em Jesus? Podemos definir que crer em Jesus est divido em trs principais etapas: 1 - Aceit-lo como seu nico e suficiente Salvador Nesta etapa voc est declarando que Jesus o nico capaz de conduz-lo a salvao, este ato dever marcar o ponto de renncia deste mundo e a sua entrega total ao Senhor Jesus. 2 - Obedecer a sua palavra Muitos aceitam a Jesus, mas no esto dispostos a obedec-lo, ou fazem com reservas. A obedincia palavra de Deus um mandamento e foi bem expressa por Jesus no livro de Joo 3.3. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se algum no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus. Nascer de novo aqui expressa morrer para as coisas do mundo e nascer para as coisas de Deus, logo se voc est com Deus implica em obedec-lo. 3 - Permanecer fiel a ele at o fim. Esta etapa apenas a permanncia da etapa anterior, ou seja, permanecer obediente at o final.

Se voc confiou hoje em Jesus como seu nico Salvador e Mediador, procure logo uma igreja evanglica mais prxima e pede conselho aos pastores que tenho certeza que sua vida ira melhorar 100%. Que Deus te abenoe. Amm

You might also like