You are on page 1of 15

LEV VYGOTSKY

MARTA KOHL DE OLIVEIRA TEXTO E APRESENTAO

BIBLIOGRAFIA

Nasci em 1896, na Bielo-Rssia, pas que fez parte da extinta Unio Sovitica, e morri em 1934, de tuberculose, aos 37 anos. Era membro de uma famlia com uma situao econmica bastante confortvel e uma das mais cultas da cidade. Formei-me em Direito, trabalhei como professor e pesquisador, nas reas de Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Literatura, Deficincia Fsica e Mental. Com Leontieve e Luria, formei um grupo de jovens intelectuais da Rssia Ps-Revoluo que buscavam uma nova Psicologia. Embora minha produo no tenha sido um sistema explicativo completo, ela foi vasta. Escrevi cerca de duzentos trabalhos cientficos que foram pontos de partida para inmeros projetos de pesquisas posteriores. Os temas dessas publicaes vo desde a neuropsicologia at a crtica literria, passando por deficincia, linguagem, psicologia e educao.

1 INTRODUO Na rea da Psicologia da Educao Piaget tem sido nossa principal referncia historicamente. O aparecimento do Vygotsky trouxe uma outra alternativa, uma vez que Piaget no um autor que se preocupe particularmente com a escola, com o professor, com a interveno pedaggica. O aparecimento do Vygotsky atrai os educadores, porque um autor que fala da escola, fala do professor e valoriza a ao pedaggica e a interveno. um autor que valoriza muito a escola, valoriza muito o professor, a interveno pedaggica, o papel do educador na formao do sujeito, quer dizer, o sujeito que passa pela escola, tem na escola uma instituio fundamental para sua definio, para seu funcionamento psquico.

2 PLANOS GENTICOS DE DESENVOLVIMENTO

Uma forma muito interessante de entrarmos na concepo de Vygotsky sobre desenvolvimento uma questo que ele chamou de Planos Genticos de Desenvolvimento. uma idia de que o mundo psquico, o funcionamento psicolgico no est pronto previamente, no inato, no nasce com as pessoas, mas tambm no recebido pelas pessoas como um pacote pronto do meio ambiente. Ento, Vygotsky um autor, como outros, como Piaget, Wallon, que chamado de interacionista, porque ele leva em conta coisas que vm de dentro do sujeito e coisas que vm do ambiente.

24

Mas a postulao interacionista do Vygotsky ganha vida se prestarmos ateno nos Planos Genticos de Desenvolvimento que ele postula, porque ele fala em quatro entradas de desenvolvimento que, juntas, caracterizariam o funcionamento psicolgico do ser humano. Uma a Filognese, que a histria da espcie humana; outra a Ontognese, que a histria do indivduo da espcie; outra a Sociognese, que a histria cultural, do meio cultural no qual o sujeito est inserido; e a Micrognese, que o aspecto mais microscpico do desenvolvimento.

3 FILOGNESE A Filognese diz respeito histria de uma espcie animal. Todas as espcies animais tm uma histria prpria e essa histria da espcie define limites e possibilidades de funcionamento psicolgico. Ento, tm coisas que somos capazes de fazer e outras que no somos capazes de fazer. Por exemplo, somos bpedes, ternos as mos liberadas para outros tipos de atividades, tem uma determinada conformao da mo, que permite movimentos finos, em pina, por exemplo, que uma coisa particular da espcie humana, muito importante. Ternos a viso por dois olhos, que a viso binocular. Ento, ternos uma srie de caractersticas do corpo humano, do organismo, que vo servir de fundamento para o funcionamento psicolgico depois. Corno dito, tem coisas que fazemos e outras que no fazemos. Andamos, mas no voamos. E uma das caractersticas muito importantes da espcie animal humana a plasticidade do crbro. Ternos um crebro extremamente flexvel, que se adapta a muitas circunstncias diferentes. E isto est ligado ao fato de que nossa espcie a menos pronta ao nascer, quer dizer, o membro da espcie humana o menos pronto ao nascer. Ento, porque ternos uma parte do desenvolvimento to em aberto que ternos tambm um crebro to flexvel, porque, dependendo do que o ambiente fornecer, o crebro vai se adaptando e funcionando de um determinado jeito.

4 ONTOGNESE o segundo plano gentico de que Vygotsky fala o chamado ontognese, que significa o desenvolvimento do ser, de um indivduo, de uma determinada espcie. Em cada espcie, o ser, o membro individual daquela espcie, tem um caminho de desenvolvimento. Nasce, se desenvolve, se reproduz, morre, num ritmo determinado de desenvolvimento, com certa seqncia etc. E este plano gentico da ontognese est muito ligado filognese, porque os dois so de natureza muito biolgica,

25

dizem respeito pertinncia do homem espcie. Somos membros de uma determinada espcie e, por ser membro desta determinada espcie, passa por certo percurso de desenvolvimento que um determinado percurso e no outro. Por exemplo, a criana nasce e s fica deitada, depois ela aprende a sentar, engatinhar, andar, por exemplo, nesta seqncia, e assim por diante. Ento, tem vrias coisas que so determinadas pela passagem daquele indivduo da espcie por uma seqncia de desenvolvimento.

5 SOCIOGNESE o terceiro plano gentico postulado pelo Vygotsky o chamado sociognese, ou histria cultural, que a histria da cultura onde o sujeito est inserido, mas no a histria no sentido da Histria do Brasil, a Histria do Mundo Ocidental, mas as formas de funcionamento cultural que interferem no funcionamento psicolgico, que definem de certa forma o funcionamento psicolgico. Ento, essa questo da significao pela cultura tem dois aspectos. Um, que a cultura funciona como um alargador das potencialidades humanas. Como j dito: o homem anda, mas no voa, agora voa porque criou o avio. E um outro aspecto da histria cultural como cada cultura organiza o desenvolvimento de um jeito diferente. Ento, a passagem pelas fases do desenvolvimento relida tambm, lida e relida pelas diferentes culturas de formas diferentes. Quanto a isto, um exemplo bem importante o da adolescncia. A puberdade um fenmeno biolgico, todos os seres humanos passam pela puberdade, amadurece sexualmente, aparecem caracteres sexuais secundrios, que possibilita a reproduo etc., mas a puberdade compreendida historicamente de formas diferentes em cada cultura. Ento, o conceito de adolescncia um conceito cultural, embora esteja assentado sobre um conceito biolgico, que a puberdade. Em nossa cultura, por exemplo, a adolescncia um perodo bastante estendido. Hoje ela muito mais estendida que h trinta anos atrs. Hoje uma menina de nove anos esteja j preocupada em se arrumar, em ter namorado, e pode morar com os pais at os trinta anos e ter uma relao de filha, de adolescente. Outro exemplo interessante o da Terceira Idade, como categoria que a nossa cultura criou h muito pouco tempo. Sempre tivemos o velho, sempre tivemos o idoso, mas a categoria Terceira Idade, como uma categoria que tem produtos de mercado especiais para ela, tem atividades especiais, tem instituies que cuidam disso, e que consumido assim, uma categoria claramente cultural. Ela no diz respeito ao envelhecimento do corpo, ela diz respeito como a cultura olha o idoso.

26

6 MICROGNESE A micrognese diz respeito ao fato de que cada fenmeno psicolgico tem sua prpria histria. Por isto micro. no sentido, no necessariamente de pequeno, mas com foco bem definido. Ao invs de pensarmos a Histria do Brasil, a histria das famlias de classe mdia em So Paulo, uma coisa maior... A micro , entre saber uma coisa e no saber, por exemplo, uma criana primeiro no sabe amarrar o sapato, depois ela sabe amarrar o sapato. Ou seja, entre o saber e o no-saber algo, um tempo passou. Ento podemos, interessados em compreender o desenvolvimento, olhar de uma forma micro para a histria deste fenmeno. Como a criana aprendeu a amarrar o sapato, a micrognese do aprender a amarrar o sapato. O que bem interessante a respeito da micrognese, que ela a porta aberta dentro da teoria para o no determinismo. Porque a filognese e a ontognese, de certa forma, carregam certo determinismo biolgico, ou seja, o sujeito est atrelado s possibilidades da sua espcie, do seu momento, do seu desenvolvimento como ser daquela espcie etc. Na sociognese tem certa tinta determinista em termos culturais, a cultura est definindo por onde voc pode se desenvolver, est dando tambm limites e possibilidades histricas de desenvolvimento. A micrognese faz com que olhemos como cada pequeno fenmeno tem a sua histria, e como ningum tem uma histria igual ao do outro, a que vai aparecer a construo da singularidade de cada pessoa e da a heterogeneidade entre os seres humanos. Quer dizer, no encontramos duas coisas iguais, mesmo coisas que podem parecer ser to parecidas resultam diferentes. Temos duas crianas na sala de aula, as duas tm sete anos, as duas so de famlia de classe mdia, as duas tm pais com ensino mdio, as duas esto naquela escola, naquela sala, moram naquele bairro, tudo to parecido!, mas as crianas no so iguais. Por qu? Porque elas tm experincias diferentes, uma tem mais irmos, outra menos; uma assiste muito televiso, a outra no assiste; uma foi para a pr-escola, a outra no foi... Quer dizer, tem fatos na histria de cada um que vo definir a singularidade a cada momento da vida do sujeito.

7 MEDIAO SIMBLICA A inveno e o uso dos smbolos como meios auxiliares para solucionar um dado problema psicolgico, tais como lembrar, comparar, relatar, escolher, anloga inveno e ao uso de instrumentos. S que agora, no campo psicolgico. A idia de mediao, a idia mesmo de intermediao: ter uma coisa interposta entre uma e outra coisa. No caso do ser humano, a idia bsica do Vygotsky que a relao do homem

27

com o mundo no uma relao direta, mas uma relao mediada. A mediao pode ser feita atravs de instrumentos e de signos. A mediao por instrumentos o fato de que nos relacionamos com as coisas do mundo usando ferramentas, ou instrumentos intermedirios. Por exemplo, se vou cortar um po, uso uma faca; se vou cortar uma rvore, uso um machado, uma moto-serra. Ento, esses instrumentos da tecnologia esto fazendo uma mediao entre minha ao concreta sobre o mundo e o mundo. Os signos so formas posteriores de mediao, que fazem uma mediao de natureza semitica, ou simblica. Fazem uma interposio entre o sujeito e o objeto do conhecimento, entre o psiquismo e o mundo, o eu e o objeto, o eu e o mundo, de uma forma que no concreta, como fazemos com os instrumentos, mas de uma forma simblica. Tem uma primeira forma de signos que ainda tem uma existncia concreta. Por exemplo, o banheiro masculino, feminino, nas portas de sanitrios: um chapeuzinho para homem e uma sombrinha para a mulher. Isso um signo. Uma coisa que representa a idia de masculino e feminino, todo mundo compartilha dessa representao, quer dizer, os usurios do sistema sabem que aquilo quer dizer homem, que aquilo que dizer mulher, e acertam a informao, tomam posse da informao de uma forma adequada. O fato de eu mudar o anel de dedo para lembrar que tenho que telefonar para algum, por exemplo, no o prprio ato de telefonar, no est ligado ao ato de telefonar, mas uma informao de natureza simblica que est interposta entre a inteno de fazer alguma coisa e a prpria ao. Ento ainda concreto, ainda est visvel por outros, est marcado no mundo, fora de mim, mas no de natureza instrumental, de natureza simblica, no sentido de que no age concretamente sobre as coisas, mas age no plano simblico. O outro plano em que aparecem os signos o plano totalmente simblico, internalizado, as coisas so postas para dentro do sistema psicolgico e funcionam como mediadores, semiticos, ou simblicos, dentro do nosso sistema psicolgico. Para isso, aparece uma caracterstica que tipicamente humana que a possibilidade de representao mental, a possibilidade de transitar por um mundo que s simblico. Ento, por exemplo, quando encontramos pela frente uma mesa, quando a vemos, no estamos nos relacionando com ela de uma forma no mediada, direta, s a sentimos perceptualmente, damos-lhe uma trombada, ou nos encostamos a ela e sentimos que ela tem uma aresta pontuda, ou apoiamos coisas sobre ela, fisicamente s. Olhamos para aquele objeto e vemos uma mesa, ela nos remete a uma coisa unicamente simblica, que est em nossa cabea, que o conceito de mesa, a idia de mesa, a palavra de mesa, a imagem de mesa. A depende de como vamos compreender essa forma de representao na mente, mas seja qual for a forma, tem uma forma de representao das coisas do mundo 28

que est dentro de ns, que no so o prprio mundo, so representaes do mundo. E isso uma coisa tpica e exclusivamente humana, que permite o trnsito do ser humano por dimenses do simblico. Podemos transitar por dimenses de tempo, pensar em coisas que j nos aconteceram, podemos antecipar coisas futuras, pensar. coisas que esto em outro espao, tudo por meio desse trnsito simblico desses mediadores que fazem a intermediao entre nossa pessoa e o mundo. O ato de por o dedo na chama da vela e sentir dor, o ato de relao direta com o mundo, no mediada: tem o fogo, meu dedo, ponho o dedo no fogo e queima, pronto. No mediado. Numa segunda vez, numa prxima experincia, a criana pode ver a vela, chegar com o dedo perto e tirar, antes de queimar, s por sentir o calor. A ao dela, ento, estar sendo mediada pela lembrana da experincia passada com a dor, ou pela lembrana da mera viso da vela, ou quando ela comear a sentir o calor, ela vai lembrar da dor e tirar o dedo. Na primeira vez, uma relao direta: vela, criana. Na segunda vez, uma relao mediada, mediada pela experincia anterior. A me que chega e fala: "no pe a mo na vela, porque queima". E a criana no pe, obedecendo a me, ela tem uma relao mediada entre ela e a chama da vela, mas no foi mediada pela prpria experincia, pela dor sentida efetivamente, mas pela informao que ela recebeu de uma outra pessoa. Isso uma coisa que, em termos educacionais, extremamente importante. Quer dizer, grande parte da ao do homem no mundo mediada pela experincia dos outros, no precisamos viver tudo em primeira mo. Isso essencial para os processos de crescimento e desenvolvimento histrico, seno cada ser humano estaria comeando tudo do zero.

8 PENSAMENTO E LINGUAGEM Na ausncia de um sistema de signos, lingsticos ou no, somente o tipo de comunicao mais primitivo e limitado torna-se possvel. Um ganso amedrontado, pressentindo subitamente algum perigo, ao alertar o bando inteiro com seus gritos, no est informando aos outros aquilo que viu, mas, antes, contagiando-os com seu medo.

9 SIGNOS Os signos so construdos culturalmente. Quer dizer, no que o sujeito inventa signos por si prprio, ele desenvolve a capacidade de representao simblica, inserida numa cultura que lhe

29

fornece material para que desenvolva esse campo do simblico. O principal lugar cultural onde isso acontece na lngua. Todos os outros humanos tm uma lngua e ela o principal instrumento de representao simblica que os seres humanos dispem. Aqui importante fazermos uma digresso. Falamos em linguagem. Na verdade, quando falamos em linguagem, no pensamento de Vygotsky, nas relaes pensamento e linguagem, o termo melhor seria lngua, porque no de qualquer linguagem que ele est falando, no a linguagem da dana, a linguagem do gesto, a linguagem facial, mas a lngua mesmo, a fala, o discurso. Como todos os grupos humanos tm uma lngua, esta lngua um objeto de ateno primordial do Vygotsky, vai ser muito importante para ele para pensar o desenvolvimento do pensamento. Ele trabalha com duas funes bsicas da linguagem. Primeira funo, a de comunicao. As pessoas primeiramente desenvolveram a lngua para se comunicar, para resolverem problemas de comunicao. Esse aspecto da lngua est presente nos animais. Os animais tambm se comunicam por algum tipo de linguagem, que gestual, ou sonora, com o objetivo explcito de comunicao, de troca entre os membros da espcie. assim que, tambm para o ser humano, a linguagem nasce. Quer dizer, ela nasce como forma de comunicao. Ento, o beb, a primeira coisa que ele faz chorar, o primeiro ato de lngua dele. Isso tem uma funo comunicativa, ele no tem uma pretenso de transmisso de uma informao muito precisa, amarrada ou conceitual, nem seria possvel. Uma segunda funo da linguagem, que ir aparecer mais tarde no desenvolvimento, o que Vygotsky chama de pensamento generalizante, que onde a lngua encaixa com o pensamento. nesta segunda funo que a relao pensamento-linguagem muito forte. o fato de que o uso da linguagem implica numa compreenso generalizada do mundo, quer dizer, ao nomear alguma coisa, estamos realizando um ato de classificao. Ao chamarmos o cachorro de cachorro, o estamos colocando numa classe de objetos do mundo que so agrupveis com ele, todos os cachorros seriam colocveis naquela mesma categoria, para a qual posso usar o rtulo cachorro e, ao mesmo tempo, estamos distinguindo esta categoria de todas as outras, um cachorro no um gato, no um girafa, no um sapato, no uma cadeira. Ento, se tivermos uma palavra, ela j serve para classificar o mundo em duas grandes categorias. Se temos a palavra copo, j tenho tudo o que copo e tudo o que no-copo. O ato de nomear o ato de classificar. Isto uma coisa extremamente importante, porque o grande salto qualitativo na forma de relao do homem com o mundo que somos capazes de abstrair, generalizar, classificar e isto s possvel porque dispomos de um termo simblico articulado, compartilhado, organizado por regras, e, tal como a lngua, que nenhuma outra espcie animal tem.

30

o significado de uma palavra representa um amlgama to estreito do pensamento e da linguagem, que fica difcil dizer se se trata de um fenmeno da fala ou do pensamento. Do ponto de vista da Psicologia, o significado de cada palavra uma generalizao ou um conceito. E como as generalizaes e os conceitos so atos de pensamento, podemos considerar o significado como um fenmeno do pensamento. Para Vygotsky a relao entre pensamento e linguagem, ele vai postular como sendo muito forte, muito tipicamente humana e muito importante para a definio do que o funcionamento do psicolgico humano. Mas esta relao, que ele postula como to forte, no nasce com o sujeito, ela no aparece pronta, ela uma coisa que se desenvolve durante o desenvolvimento psicolgico, tanto na histria da espcie, na filognese, como na histria do prprio indivduo, na ontognese. Ento, na filognese, para comear por ela, primeiro h linguagem, existe linguagem, e existe pensamento separados. Ento existe linguagem, com aquela funo primeira de comunicao, em todas as espcies animais. Mas peguemos, como exemplo, o chimpanz, que a espcie mais prxima do humano, onde podemos olhar melhor para coisas que pertencem histria humana. Quer dizer, olhando os chimpanzs podemos imaginar um pouco como foi o homem antes do momento atual de desenvolvimento filogentico. Os chimpanzs usam a linguagem para se comunicar, ela tem s a funo comunicativa, ela s tem aquela primeira funo, de intercmbio social. Tem comunicao ali, tm gestos, tm expresses faciais, tm sons etc., s a linguagem separada. E tem alguma coisa que poderamos chamar de primrdio de pensamento, que chamado na Psicologia de inteligncia prtica. Os chimpanzs so capazes de resolver problemas no mundo concreto de uma forma j inteligente, no sentido de que ele atua sobre o ambiente, ele resolve problemas, ele busca solues, mas de uma forma inserida num contexto perceptual imediato. Tm esses experimentos bem conhecidos na Psicologia. O chimpanz capaz de empilhar alguns caixotes, para alcanar algumas bananas que ele no alcana s com seu corpo, capaz de pegar uma vara e puxar uma fruta que est fora da jaula, com ajuda da vara. Quer dizer, ele est usando instrumento, est agindo ativamente sobre o ambiente para solucionar um problema, ento ele est usando uma inteligncia prtica, que assim chamada porque no tem nenhum componente simblico. Por exemplo, se o chimpanz no tiver a banana e a vara no mesmo campo visual ele j no resolve o problema, ele no capaz de imaginar que ele precisa, para alcanar aquela banana, mais do que o prprio corpo, e ele vai busca de uma soluo. Ele no capaz de fazer isto. Isso um indicador de que ele no est agindo num plano simblico, mas s num plano concreto. Na criana, no beb, tambm aparece isso. Aparece a comunicao com fins de intercmbio social, atravs de choro, gestual, outros tipos de sons, expresses faciais, e aparece a

31

construo de uma inteligncia prtica similar a do chimpanz. A criana pr-lingustica, antes da aquisio da linguagem, tem uma ao no mundo parecida com a que o chimpanz tem. Ela capaz de pegar um banquinho para alcanar um brinquedo que ela no alcana sozinha, ela capaz de procurar uma bola que caiu atrs do sof, de usar uma coisa para puxar a outra. Quer dizer, ela age inteligentemente no ambiente, resolvendo problemas, usando instrumentos e tal, num plano concreto, sem mediao simblica. Ento, tanto na histria da espcie, como na histria da criana, h um momento em que existe linguagem com esta funo primeira, de intercmbio social, e existe pensamento, ou primrdios de pensamento, que seria essa inteligncia prtica. Num determinado momento do desenvolvimento, essas duas potencialidades se unem e da pensamento e linguagem se atrelam e no se desatrelam mais e vo representar uma parte substancial do funcionamento psicolgico humano. Na histria da espcie, isto aconteceu num determinado momento do desenvolvimento da espcie, que significa o ingresso da espcie humana na espcie humana propriamente, o momento em que nasce a espcie humana. Claro que espalhado ao longo de milhares de anos, mas o homem passa a ser capaz de se comunicar pela linguagem, como um sistema articulado e a inteligncia dele passa a ser abstrata, podendo funcionar em planos simblicos, como falamos antes. Passa a ser capaz de circular por momentos e espaos ausentes do espao atual, perceptual presente, ele pode ser capaz de imaginar, inventar, criar, recuperar coisas que aconteceram no passado. Ele tem uma inteligncia, ele passa a ter uma inteligncia, um pensamento de natureza simblica, e isso permitido pela linguagem. Inicialmente por aquela funo segunda da linguagem, que de pensamento generalizante, mas tambm por vrias outras caractersticas da linguagem, que podemos imaginar. Por exemplo, o fato de termos verbos do presente, passado, futuro, permitindo que transitemos pelo tempo em termos simblicos. O fato de possuirmos termos para negao, permite que neguemos no discurso, que concebamos o no, a inexistncia, o zero, o nenhum, porque a lngua permite isso. Na ausncia da lngua seria muito difcil concebermos a ausncia, a presena at sim, mas a ausncia no. A relao entre o pensamento e a palavra o movimento contnuo de vai-e-vem do pensamento para a palavra e vice-versa. O pensamento no simplesmente expresso em palavras. por meio delas que ele passa a existir. A lngua uma coisa que est fora da pessoa inicialmente. Quer dizer, quando a criana nasce, ela nasce num meio falante, que j tem uma lngua e que ela vai se apropriar desta lngua ao longo do seu desenvolvimento. Esse um movimento que vai acontecer de fora para dentro. Ento, para Vygotsky, o primeiro uso da linguagem o que ele chama de fala socializada. Quer dizer, a fala da criana com os outros, para os outros, s do lado de fora dela, s com essa funo comunicativa inicial.

32

na interface dela com o outro que a lngua aparece primeiro. E o ponto de chegada da lngua, o mais desenvolvido de todos, o chamado discurso interior. o fato de que incorporamos um sistema simblico no nosso aparato psicolgico e somos capazes de ter, internamente, esse plano simblico do funcionamento psicolgico com o suporte da lngua, mas ele est l dentro de ns. Ento, no precisamos falar alto. como se nosso pensamento acontecesse, em grande medida, apoiado nas palavras, nos conceitos, certamente, mas no precisamos externalizar isto, funciona dentro da nossa cabea. Ento, pensamos sozinhos, com o suporte das palavras, com o modo de pensar de nossa lngua, com as possibilidades de trnsito pelo mundo do simblico que a lngua nos d, mas tudo isso dentro da nossa cabea. Ento, as coisas comeam do lado de fora e acabam internalizadas. O Vygotsky prope que, entre uma coisa e outra, entre o que acontece l fora e o que acontece dentro, ocorre um momento do desenvolvimento que a chamada fala egocntrica. Que - quem tem contato com criana sabe disto - a fase da criana por volta dos trs, quatro anos, fala sozinha. Ela fala alto, mas est falando para ela mesma, no precisa do interlocutor. Ela pode estar sozinha no ambiente e ela fala tambm. Este fenmeno foi identificado pelo Piaget e o Vygotsky se apropria da idia,do Piaget para discutir essa idia. Mas eles a usam com concepes bem diferentes, justamente porque o Vygotsky est trabalhando as coisas de fora para dentro e o Piaget de dentro para fora. Ento, para o Piaget existe fala egocntrica, mas ela um indicador de que o desenvolvimento est saindo de dentro do sujeito e indo para fora. E no Vygotsky exatamente o oposto. A existncia da fala egocntrica indica que a fala est sendo posta para dentro. Aquela comunicao que era entre as pessoas vai estar sendo internalizada pelo sujeito, para se tornar um instrumento dele, interno. Ento, essa fala egocntrica, esse falar sozinho da criana, como se ele estivesse usando um formato ainda socializado da lngua, que falar alto, mas com uma funo do discurso interior, que a "fala para mim". Quando a criana est fazendo uma tarefa, dizer: "ah, agora vou pegar o lpis azul... ah, vou pegar um brinquedo, mas no alcano, ento preciso de um banquinho..." como se ela ficasse falando para ela mesma, explicitando para ela mesma, passos de raciocnio, necessidades na seqncia da soluo de problemas. A linguagem egocntrica aparece muito mais quando a criana est posta em situao de dificuldade cognitiva, que evidencia o fato de que a linguagem um instrumento de pensamento. Ento ela a est usando como suporte~ usa a lngua para ajud-Ia a resolver um problema.

33

10 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM As relaes entre desenvolvimento e aprendizagem so aspectos bem importantes da teooria do Vygotsky, porque ele trabalha muito nesta rea da Psicologia ligada educao. E por um postulado bsico de sua teoria, que o fato de que o desenvolvimento se daria de fora para dentro, o desenvolvimento humano. Por causa da importncia da cultura, por causa importncia da imerso do sujeito no mundo humano em volta dele. A idia de que o desenvolvimento se d de fora para dentro para ele, portanto a aprendizagem aparece como uma coisa extremamente importante para ele na definio dos rumos do desenvolvimento. Para Vygotsky a aprendizagem que promove o desenvolvimento. porque o sujeito aprende, porque ele faz coisas no mundo que fazem com que ele aprenda que ele se desenvolve. como se aprendizagem puxasse o desenvolvimento do sujeito e isto tambm est atrelado idia de que o caminho do desenvolvimento est em aberto. Como a cultura, em grande medida, vai definir por onde o sujeito vai e tambm a especificidade de cada sujeito vai ser definida em sua interfase com o mundo, em suas experincia de aprendizagem, em seus procedimentos micro-genticos vistos anteriormente, o fato de aprender que vai definir por onde o desenvolvimento vai se dar. interessante pensarmos que esse um ponto bem forte de contraponto entre Vygotsky e Piaget. Para Piaget, como o desenvolvimento se d mais de dentro para fora, o motor endgeno de desenvolvimento que impulsionaria o desenvolvimento psicolgico. Por desenvolver-se que o sujeito pode aprender. Ele aprende porque est em determinado estgio de desenvolvimento. Para Vygotsky mais o contrrio, ele se desenvolve porque ele aprende. Uma atividade interessante de focarmos com relao a isto o brinquedo, a brincadeira, ou o jogo simblico, ou o jogo de papis, que a brincadeira de faz-de-conta. Este jogo de papis para Vygotsky muito importante, como um lugar de desenvolvimento, exatamente por causa dessa relao entre desenvolvimento e aprendizagem. Na brincadeira, no jogo de papis, a criana est, ao mesmo tempo, transitando pelo mundo do imaginrio - ela a professora, claro no uma professora de verdade, ela est brincando de ser professora, ento imaginrio -, mas ao mesmo tempo est regido por regras. Se ela vai brincar de escolinha, ela est restrita pelas regras de funcionamento de uma escola, seja uma escola verdadeira ou uma escola imaginria da criana, mas tem regras, no pode ser qualquer coisa. A imposio de regras uma imposio que vem do funcionamento da cultura, justamente como os jogos de papis, jogos simblicos, jogos de faz-de-conta. Ele uma mmica das atividades do mundo adulto, ele traz para dentro do mundo da criana as regras de funcionamento do mundo adulto, um jeito de realizar uma atividade tipicamente infantil, que envolve aprendizagem e promove o desenvolvimento. como se a criana fosse puxada para adiante daquilo que ela capaz de fazer como criana no momento 34

da brincadeira. Quer dizer, ela se aproxima do papel de me sem ser me em sua vida cotidiana. No brinquedo, a criana se relaciona com o significado das coisas e no com os prprios objetos. Por exemplo, ela pode pegar um toquinho de madeira e fingir que um carrinho. Ento, ela est se relacionando com o significado de carro e no com o objeto toco de madeira. E isso promove para ela um descolamento do mundo perceptual imediato e faz com que ela se relacione com o mundo do significado, o que tambm a ajuda a entrar neste trnsito do mundo simblico, das representaes, da lngua e das relaes. A entra pensamento e linguagem etc. O brinquedo um bom exemplo de como atividades realizadas do lado de fora, que constituem aprendizagem, promovem o desenvolvimento num caminho tipicamente humano, definido por um percurso que est atrelado cultura. Desenhar e brincar deveriam ser estgios preparatrios para o desenvolvimento da linguagem escrita das crianas. Os educadores devem organizar todas essas aes e todo o complexo processo de transio de um tipo de linguagem para outro. Devem acompanhar este processo atravs de seus momentos crticos. At o ponto da descoberta de que se pode desenhar "no somente objetos, mas tambm a fala.

11 ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Um aspecto muito importante da teoria de Vygotsky com relao ao desenvolvimento, a idia dele de que o desenvolvimento deve ser olhado de uma maneira prospectiva e no retrospectiva. Isto , deve ser olhado para frente, aquilo que ainda no aconteceu. Normalmente olhamos para aquilo que j aconteceu, que j passou. Normalmente perguntamos: "seu filho j sabe amarrar sapato?, o beb j senta?, essa criana j aprendeu a ler e a escrever?". Ento, nos referimos ao j, quilo que j est consolidado, que j terminou, que j est pronto na criana. Mas aquilo que est em processo, que est por acontecer, ali que vai acontecer a interveno pedaggica, a ao educacional de qualquer tipo e tambm ali onde o desenvolvimento est efervescente, est fervendo em termos de um fenmeno a ser compreendido pelo estudioso do desenvolvimento. Ento, para esta questo, esta idia bsica do Vygotsky toma corpo, num conceito que tpico da teoria dele, que muito conhecido, que o conceito de zona de desenvolvimento proximal, ou potencial. Para explicar esta zona ele trabalha com dois outros conceitos, ele fala em nvel de desenvolvimento real, que o nvel de desenvolvimento at o qual a criana j chegou, que o tal do desenvolvimento passado, ou o olhar retrospectivo, ou seja, aquilo que ela j tem. Na outra ponta teramos aquilo que ele chama de nvel de desenvolvimento potencial, que aquilo que a criana ainda no tem, mas que podemos imaginar que est prximo de acontecer,

35

que est num horizonte prximo, no muito longnquo. Geralmente sabemos que est prximo, porque a criana consegue se relacionar com aqueles objetos de conhecimento e de ao no autonomamente ainda, mas com ajuda, com instruo do outro, com interveno de um parceiro mais experiente. O fato de que ela no faz sozinha, mas faz com ajuda, identifica que aquilo pertence a um plano de desenvolvimento que est prximo de se consolidar. E da, entre aquilo que j est pronto e aquilo que est presente em semente, que o Vygotsky localiza esta chamada zona de desenvolvimento proximal. Que um pedao do desenvolvimento que permite, quer dizer, que o mais interessante em termos de desenvolvimento, que onde o desenvolvimento est acontecendo agora, e o que permite a interveno. Quer dizer, ali que podemos colocar o dedo para operar transformaes. A zona de desenvolvimento proximal define aquelas funes que ainda no amadureceram, mas que esto em processo de maturao. Funes que amadurecero, mas que esto presentemente em estado embrionrio. Uma coisa que bem importante de falar sobre isso que esse conceito de Vygotsky um conceito que tem um valor explicativo dentro da teoria, mas ele no um conceito instrumental. No podemos pegar o conceito de zona proximal, entrar em uma sala de aula e querer medir a zona proximal dos alunos, identificar as zonas proximais e tal, porque ele um conceito muito flexvel e muito complexo, ele no visvel na prtica. Quer dizer, ele nos ajuda a entender o desenvolvimento, mas no visvel na prtica, pois para cada tpico de desenvolvimento, para cada criana, em cada micromomento teramos uma zona. Ento, se entramos numa sala de aula com quarenta alunos e vamos trabalhar adio com reserva hoje, temos quarenta zonas proximais em movimento, porque cada vez que falamos alguma coisa estou alterando a zona de cada criana, ou de uma parte delas, pelo menos.

12 INTERVENO PEDAGGICA Um aspecto muito peculiar da teoria do Vygotsky, muito central nas concepes dele sobre desenvolvimento, aprendizagem, a importncia da interveno das outras pessoas no desenvolvimento de cada sujeito. Aqui entra uma coisa bem importante para Vygotsky, que a importncia deste mundo humano, desta cultura, do outro social, mas no em termos de um ambiente onde o sujeito est simplesmente imerso, no como se fosse um caldo onde tivssemos posto l dentro e passivamente fosse absorvendo informaes do ambiente. Ele coloca uma posio muito ativa, primeiro para o prprio sujeito, quer dizer ele est se relacionando com o mundo de informaes,

36

significados, modos de ser, rumos de desenvolvimento e tal, onde ele tambm age, ele no um ser passivo, que recebe passivamente a informao do mundo, mas a cada momento de sua histria ele um sujeito pleno, que retroage, que age sobre o ambiente, que dialoga, que impe, significados, que traz sua subjetividade, seu modo de ver o mundo, sua prpria histria, naquela relao de aprendizagem que promover desenvolvimento. E, alm disto, a influncia do ambiente tambm no est se dando de uma forma s por imerso, o sujeito no absorve informaes do ambiente de um ambiente que passivo, ele absorve informaes de um ambiente que est estruturado pela cultura. Por exemplo, um beb brincando sozinho no bero, est brincando num ambiente cultural, estruturado pela cultura, porque dentro de um bero, no numa esteira no cho, porque com aqueles brinquedos e no com outros, porque sozinho e no acompanhado, porque num quarto de um determinado tipo, com determinado som em volta etc. O Vygotsky ainda fala sobre um outro aspecto que extremamente importante, que o da interveno ativa das outras pessoas na definio dos rumos do desenvolvimento. Ento, para ele, a interveno pedaggica essencial na promoo do desenvolvimento de cada ndivduo, de cada sujeito. O sujeito no percorreria caminhos de desenvolvimento sem ter experincias de aprendizagem, resultado da interveno deliberada de outras pessoas na vida dele. Interferir intencionalmente no desenvolvimento das crianas importantssimo na definio de seu desenvolvimento. Ento, o sujeito depende dessa interveno para se desenvolver adequadamente nos rumos que aquela cultura supe como os rumos adequados para o desenvolvimento. Desenvolver-se numa sociedade que tem escola, diferente de desenvolver-se numa sociedade que no tem escola. Ento, escola, numa sociedade escolarizada um lcus cultural extremamente importante, para a definio dos rumos de desenvolvimento. E a interveno pedaggica essencial na definio do desenvolvimento do sujeito.

37

You might also like