You are on page 1of 51

Resumo das ltimas aulas dadas, para auxiliar nos estudos para a prova final, o que no dispensa a leitura

dos livros. Bibliografia utilizada: Instituies de Direito Processual Civil III Cndido Rangel Dinamarco; Curso de Direito Processual Civil I Humberto Theodoro Junior.

Dos meios de prova

A convico do juiz deve ser estabelecida segundo meios ou instrumentos reconhecidos pelo Direito como idneos isto conforme as provas juridicamente admissveis. CPC. Art. 332. Os meios especificados pelo Cdigo Processual Civil so: Depoimento pessoal; Confisso; Exibio de documento ou coisa; Prova documental; Prova testemunhal; Prova pericial; Inspeo judicial. Entre os meios no previstos pelo Cdigo, mas moralmente

legtimos, podem ser arrolados os indcios e as presunes, bem como a prova emprestada, que vem a ser aquela produzida em outro processo, mas que tem relevncia para o atual. Procedimento probatrio As provas para penetrarem no processo , com a eficcia que delas se espera, devem seguir certas formalidades (como todo o ato

processual). H de ser observados na instruo da causa, requisitos de forma e oportunidade. Existe , assim, dentro do processo , um procedimento reservado coleta das provas procedimento probatrio. Nele se compreendem os requisitos gerais e particulares concernente a cada um dos meios de prova admissveis. A no ser as provas excepcionalmente determinadas de ofcio pelo juiz, todas as demais ho de ser requeridas por uma parte, deferidas pelo juiz e realizada sob a fiscalizao da parte contrria. Compreende o procedimento probatrio, trs estgios que so: Proposio; Deferimento; Produo. Ao requerer a uma prova, incumbe parte indicar o fato que pretende provar e o meio de prova a ser utilizado. Na inicial incumbe ao autor especificar os fatos que fundamentam o pedido e indicar o meio de prova. O mesmo ocorre com a resposta do ru, seja por meio de contestao ,exceo ou reconveno. Ainda no caso de impugnao ou rplica a contestao indireta, dever o autor manifestar-se sobre a contraprova. CPC. Art. 326 e 327. So este os momentos processuais em que as partes, dentro da fase postulatria, propes suas provas. O deferimento dos meios de prova, geralmente, se d no saneamento do processo. Depois de especificados h uma outra apreciao que o juiz realiza no momento da produo, ou logo antes dele Ex.: admitida a prova testemunhal, o juiz pode indeferir sua produo em audincia, porque a parte no depositou o rol em cartrio dentro do prazo estipulado pelo Cdigo. A juntada de documentos apreciada e deferida fora do saneador, to logo a parte requeira sua juntada aos autos, o que se d ainda na fase postulatria.

O momento processual adequado produo da prova oral , normalmente, na audincia de instruo e julgamento. So elas coletadas por meio de termos em que se registram as declaraes orais das partes e testemunhas. CPC. Art. 336 e 847. INSTRUO ATRAVS DE CARTA : Quando a prova tiver que ser colhida fora da comarca onde corre o feito, o juiz da causa, em razo dos limites de sua jurisdio, ter de requisitar a cooperao do juiz competente que o do local da prova. Isto ser feito por carta rogatria ou carta precatria. Essa diligncia s suspender o curso do processo, quando houver sido requerida antes do despacho saneador. CPC. Art. 338 e 265, IV, b. Mesmo quando se confere efeito suspensivo, deve o juiz fixar o prazo dentro do qual a parte interessada deve diligenciar o cumprimento da diligncia. DEVER DE COLABORAO COM A JUSTIA: A realizao da justia um dos objetivos primaciais do Estado. Por esta razo que a autoridade do juiz e reforada pelos Cdigos , no que se refere pesquisa da verdade real, e para todo o cidado surge, como um princpio de direito pblico, o dever de colaborar com o poder judicirio na busca da verdade. Essa sujeio no atinge somente as parte, mas todos os que tenham entrado em contato com os fatos relevantes para soluo do litgio. CPC. Art. 339, 340, 341 e 14. Os atos de produo de prova, com exceo da prova documental disposta no art. 283 do CPC, se d na etapa que vai do despacho saneador (ou do saneamento oral no caso de audincia de conciliao frustrada) at a audincia de instruo e julgamento que normalmente se realizam, em sua maioria, os atos de produo de prova. Da- reservar-se a essa, feitas as ressalvas cabveis , a denominao de FASE INSTRUTRIA, porque nela que principalmente se procede atividade de instruo. CPC. Art. 331.

Ressalvada a hiptese de conciliao frustrada, em que o rgo judicial deve pronunciar-se ato contnuo, oralmente acerca da matria, a deciso de admissibilidade das provas requeridas pelas partes integra o despacho saneador com relao s provas indicadas na inicial e na contestao. naquele despacho, com efeito, que o juiz defere ou indefere a realizao de exame pericial., bem como o depoimento pessoal da parte e a inquirio de testemunhas na audincia, o julgamento antecipado da lide SOMENTE ocorre quando no haja necessidade de produzir prova alguma em audincia. Nas hipteses em que a lei consente s partes requerer a realizao de prova depois do despacho saneador, o rgo judicial ter o prazo de 10 dias para decidir sobre o requerimento. Ex.: CPC. Art. 418, I e 440. Em qualquer caso cabe ao juiz determinar de ofcio a realizao de provas. Esse poder de ordenar de ofcio a realizao de provas subsiste ntegro mesmo que o juiz tenha anteriormente indeferido o requerimento da parte, pois no ocorre para ele a precluso.

1)Prova Documental

De todos os meios de prova esse por natureza o de produo mais simples, a qual se faz ordinariamente mediante ato concentrado a parte prope a prova (faz requerimento) e j a apresenta (produz).

Aps a apresentao do documento o juiz, intima a parte contrria e faz o juzo de admissibilidade da prova. Em no se admitindo, determina o seu desentranhamento.

Documento: todo ser composto de uma ou mais superfcies portadoras de smbolos capazes de transmitir idias e demonstrar a ocorrncia de fatos (Cndido R. Dinamarco).

As coisas s sero consideradas documentos na medida de sua capacidade de comprovar fatos.

Instrumento: o registro das declaraes de vontade, elaborados com o objetivo d perpetu-las no tempo de modo idneo e vincular os declarantes. a forma prescrita ou no defesa em lei do art. 104, III do CCB, para a validade dos negcios jurdicos. So instrumentos dos negcios jurdicos a escritura pblica, o instrumento particular de contrato, as mensagens eletrnicas ou de telefax.

Os instrumentos dos negcios jurdicos assumem a condio de documento sempre que se tornem relevantes para a demonstrao da existncia ou teor do contrato. So provas pr-constitudas antes da existncia do processo.

Elementos do documento:

a) b) c)

Autor; Modo de formao; Contedo.

a)

Autor:

Autor do documento o sujeito que o constituiu. sempre uma pessoa fsica ou jurdica.

O art. 371 do CPC, sobre documento particular, informa que considera seu autor aquele que o fez e assinou ou aquele por conta de quem foi feito, estando assinado. Na primeira hiptese, so coincidentes a autoria material e a intelectual, e na segunda hiptese, desdobra-se.

A assinatura no documento o atestado da manifestao da vontade de prestar a declarao. Por isso que o inciso II do art. 371 a exige nos documentos. Mas h casos em que os usos dispensam a assinatura, como nos livros comerciais, nas mensagens eletrnicas, quando ento a vontade do autor intelectual se presume.

So pblicos os documentos elaborados por escrivo, tabelio ou funcionrio pblico em geral, no exerccio de suas funes.

Modo de formao: o conjunto de predicados referentes composio externa do ato, referentes ao como ele em si mesmo, em seus elementos e em sua prpria configurao.
b)

Quanto ao modo de formao, os documentos variam segundo os mtodos de insero de smbolos que eles portam, podendo ser:

- escritos: quando portadores de letras, palavras e nmeros; - gravados: quando os smbolos so desenhos, fotografias ou figuras em geral; - magnticos: so as fitas sonoras, CD-Rom, discos rgidos, pendrive, etc.

Contedo do documento: a idia que os seus smbolos transmitem. o elemento substancial. Podem ser:
c)

- Narrativos: os documentos meramente declaratrios contm apenas a declarao de conhecimento de fatos. O CPC faz remisso a este documento quando prescreve que neste tipo de documento prova-se apenas a declarao, ou seja que uma declarao foi feita (art. 368, pargrafo nico), mas no o fato em si declarado. Exemplo importante de documento narrativo o que declara conhecimento de

fato contrrio ao interesse de quem declara, a caracterizar a confisso.

- Constitutivos: documentos que contm declarao de vontade. A vontade fonte de direitos e obrigaes, constituindo elemento essencial do negcio jurdico. Ex: contratos.

Obteno de documentos:

Geralmente, a prpria parte tem consigo o documento e, podendo utiliz-lo segundo sua convenincia, providenciando-lhe sua juntada nos autos. Quando no o tem, o Cdigo oferece dois meios para obtlo e valer-se dele no processo:

- requisio: a ser feita pelo juiz repartio pblica ou ente privado onde estiver o documento (art. 399, CPC); ou

- exibio de documento ou coisa, conforme art. 355 a 363 do CPC.

a)

Requisio (art. 399):

Essa providncia tomada de ofcio pelo juiz da causa, na medida do poder de iniciativa probatria do juiz, ou tambm por provocao da parte ao juiz, em razo da dificuldade que esta tenha de obter os documentos pelos prprios meios.

necessria a razovel demonstrao de que sem a interveno do juzo a parte no lograria obter o documento, pois no seria legtimo pr o Estado a servio desta, na busca de elementos probatrios de seu interesse. Mas, comprovada razoavelmente essa necessidade, dever do juiz fazer a requisio, sem a qual estreitariam indevidamente as possibilidades de obter justia no processo.

Tem espeque tambm na garantia constitucional do direito a certides (art. 5, XXXIV, b, CF/88), a fim de no s provar alegaes, mas tambm de obter informes sobre o endereo das partes, ou do patrimnio responsvel pelas dvidas art. 591 do CPC.

Do art. 399 do CPC extrai-se tambm, a fortiori, que a parte tem o direito a obter do juiz a requisio de documentos ou cpias a entidades privadas, como bancos, na medida da necessidade e das demais limitaes inerentes a este dispositivo.

Exibio de documento ou coisa (art. 355-363): (tambm um meio de prova, previsto em regulao prpria pelo CPC e distinta da prova documental, mas para fins didticos ser examinado juntamente com esta)
b)

O CPC oferece s partes meios para vencer resistncias do adversrio ou de terceiro a pr documentos ou coisas disposio da justia.

A parte tem direito a eles como instrumentos para a defesa de seus direitos em juzo, sem os quais o acesso Justia ser-lhes-ia mais difcil ou impossvel.

Pelo CPC institui-se um nus de exibio do documento ou coisa, a cargo da parte; e um dever de exibi-los, impostos a terceiros.

O nus imposto parte contrria significa que melhor apresentar o documento ou coisa, sob pena de arcar com a presuno de veracidade das alegaes que por meio deles a parte pretendia provar (art. 359). No um dever, pois a lei no instituiu meios de coagir a parte a entregar o documento ou coisa.

O procedimento destinado a vencer a resistncia da parte detentora do documento, dando-lhe inclusive oportunidade de alegar que no tem o nus de exibi-lo um incidente do procedimento. um incidente porque se compe de uma srie ordenada de atos que se realizam a margem do procedimento central, sem dar origem a formao de um novo processo.

O resultado desse incidente no consiste necessariamente em tutelar o sujeito em seu direito ao documento, mas em seu direito tutela jurisdicional mediante o processo pendente tanto que, no exibido o documento ou coisa, o sistema prescinde deste e manda o juiz presumir verdadeiros os fatos alegados contra o resistente (art. 359).

O incidente principia por iniciativa da parte, com pedido fundamentado e explicitando o porqu entende que est com a outra parte. A parte contrria intimada para responder em 5 dias (art. 357) e em sua defesa poder: a) negar que tenha o documento ou coisa; b) negar que o requerente tenha necessidade dele; c) ou que tenha motivos legtimos para recusar a exibi-los.

- Art. 358: hipteses de nus da exibio de documento pela parte.

- Art. 363: Casos de inexistncia do dever de exibio.

Em relao ao terceiro, existe um dever de conduta no interesse alheio um dever de exibio do documento ou coisa, cuja exibio do interesse da parte e tambm da justia. O descumprimento constitui desobedincia e o juiz dispe de meios coercitivos para vencer a resistncia do terceiro que no exibe o documento ou coisa.

Eficcia probatria dos documentos pblicos:

Conforme art. 364 do CPC, os documentos pblicos, lavrados regular e formalmente por agentes estatais, fazem prova de sua prpria formao e dos fatos que o agente declarar que ocorreram na sua presena. Fazem ainda prova do fato declarado, quando o agente tambm autor intelectual da declarao, como sucede com as certides expedidas por reparties pblicas em geral, inclusive cartrios judiciais. Mas os documentos pblicos onde a pessoa que elabora materialmente o documento diferente do seu autor intelectual, como so as escrituras pblicas elaboradas em cartrios de notas, no provam a veracidade das declaraes que contm, porque o autor intelectual destas no tabelio, mas o sujeito interessado.

Eficcia probatria dos documentos particulares:

A eficcia probatria dos documentos particulares tem assento racional na existncia de uma vontade livre de fazer a declarao, quer quando se trate de declaraes de conhecimento de fato (documento narrativo), quer quando se trate de manifestaes de vontade constitutivas de direitos. As ltimas, que se regem por normas substanciais relativas aos negcios jurdicos, so vinculantes s partes, no sentido de que instituem obrigaes a seu cargo ( pacta sunt servanda). As declaraes narrativas presumem-se verdadeiras na medida em que consistam em afirmar fatos contrrios ao interesse do declarante, porque ordinariamente o homem mdio no mente ao declarar contra si. O art. 368 prescreve que as declaraes constantes do documento particular escrito e assinado, presumem-se verdadeiras em relao ao signatrio.

Certo que, o documento particular assinado por um sujeito no prove contra outro sujeito, ou seja, no natural que as declaraes do signatrio possam fazer prova dos fatos que lhe beneficiam e prejudiquem a outrem. Assim o art. 376 do CPC dispe em relao s cartas e registros domsticos.

Argio de Falsidade Documental:

A parte que pretende impugnar a autenticidade material de um documento apresentado pela parte contrria, ou das declaraes que ele contm, ou da assinatura aposta a ele, tem o nus de faz-lo em contestao ou suscitando em incidente de falsidade, disciplinado nos arts. 390 e ss do CPC. Essa argio autnoma vir como resposta petio inicial, no prazo para responder, ou n prazo de 10 dias a contar de quando tiver cincia da juntada do documento aos autos.

Se a parte argi a falsidade em simples defesa e sem o formalismo do incidente regido pelos arts. 390 e SS do CPC, o que a propsito decidir o juiz ter eficcia restrita causa e essa deciso figurar entre os fundamentos da sentena final (declarao incidenter tantum). Caso contrrio, ao optar pelo incidente da argio de falsidade, estar a parte propondo autntica ao declaratria incidental, cujo objeto uma pretenso declarao principaliter da falsidade (art. 4, II do CPC). Nesse caso, o que a propsito vier a ser julgado prevalecer com relao a todas as possveis potencialidades probatrias do documento, quer com relao causa em curso, quer a outras supervenientes.

No sistema do CPC sobre a autenticidade dos documentos e das assinaturas que contm, nus do argente a prova da falsidade material do prprio documento ou das declaraes que ele traz, na medida em que estas se presumam verdadeiras (art. 389, I c/c arts. 368 e 370); de quem houver produzido o documento em juzo o nus de provar a autenticidade da assinatura (art. 389, II do CPC).

2)

Depoimento Pessoal:

Depoimento pessoal o meio de prova que tem por fonte as partes e destina-se a obter destas os informes que tiverem sobre os fatos relevantes para o julgamento da causa. As partes so fontes ativas

dessa prova, da qual participam mediante um ato de vontade, que a prestao do depoimento.

So aproveitveis para o julgamento no s os fatos que a parte afirmar contrariamente ao seu prprio interesse (confisso), mas tambm as verses favorveis que expuser ao juiz e que este, segundo seu livre convencimento, entenda dignas de f.

Quem presta depoimento pessoal so as pessoas fsicas que figuram como partes no processo e, no caso das pessoas jurdicas, seus representantes legais. Admite-se que esse depoimento seja prestado por procurador com poderes especiais. No vale a simples condio de preposto da parte. As pessoas fsicas incapazes so representadas pelos representantes legais, tambm para o fim de depoimento pessoal. O advogado que defende a parte no processo no legitimado a prestar depoimento pessoal pelo constituinte.

Consideram-se partes legitimadas como fontes dessa prova todos os litisconsortes ativos ou passivos e terceiros que hajam intervindo por provocao ou voluntariamente, como partes principais.

nus de prestar depoimento:

A parte tem o nus de prestar o depoimento pessoal, no se trata de um dever e, portanto, no incorre em desobedincia nem pratica tal crime, a parte que deixa de comparecer ou que, comparecendo, nega-se a responder ou responde de modo evasivo.

Como nus que e, portanto imperativo do prprio interesse o de prestar depoimento pessoal imposto sob outra espcie de sano, que a chamada pena de confesso: a conduta da parte que no comparece ou no responde adequadamente ao que lhe perguntado, favorece o adversrio com a relativa presuno de serem verdadeiras as alegaes que fez (art. 343, 1 e 2).

Para que exista o nus de prestar o depoimento pessoal, indispensvel que a parte ou representante seja intimada pessoalmente (e no por meio do advogado), com a indicao da finalidade do comparecimento e a advertncia de que o no comparecimento implicar na pena de confisso.

Os nus de comparecer e responder no se consideram cumpridos quando a pessoa jurdica se faz representar por pessoa que nada capaz de responder, porque nada sobre os fatos; ou quando a parte ou o representante habilitado, embora presente, responde de modo evasivo e com esse expediente evita dar respostas que pudessem comprometer suas possibilidades de vitria (art. 345).

Propositura e admisso do depoimento pessoal:

O autor protesta pelo depoimento pessoal na Inicial e o ru, na contestao (art. 282, VI e 300). Com ou sem esse protesto, ambos tm o nus de requerer esse meio de prova quando chamados a especificar provas (art. 324) e nenhum deles tem o poder de provocar seu prprio depoimento pessoal. Por disposio legal, o juiz tem o poder-dever de chamar ex officio as partes a prestar depoimento pessoal, em qualquer estado do processo. Quando requerido pelas partes, o depoimento pessoal ser deferido ou indeferido na Audincia Preliminar.

Produo do Depoimento Pessoal:

Na audincia de instruo e julgamento, depem as partes depois dos peritos e dos assistentes tcnicos aos quesitos de esclarecimento, se for o caso, e antes da inquirio das testemunhas.

Primeiro presta o autor - ou os litisconsortes ativos em seguida o ru ou os litisconsortes passivos defeso a quem ainda no deps assistir ao interrogatrio de outra parte, inclusive do litisconsorte. CPC. Art. 344 c/c 452.

Compete ao juiz direta e pessoalmente, tomar o depoimento das partes. Aps formular as perguntas, que entender necessrias, ao depoente, permitir que as formule, sempre por seu intermdio, o procurador da parte que houver requerido o seu depoimento. Nenhuma pergunta ser formulada diretamente ao depoente pelo procurador, o juiz indeferir as perguntas que parecerem inconvenientes ou irrelevantes CPC. Art. 344 ou 416. No comparecendo a audincia o procurador da parte que pediu o depoimento, pode o juiz dispensar o depoimento da parte ou restringi-lo s perguntas por ele prprio formuladas. CPC. Art. 453, 2 .

No se admite que as respostas da parte sejam dadas atravs do procurador da parte, ou de pessoa estranha ao processo, se porm, a parte for incapaz, prestar o depoimento o representante, sem que se afaste a possibilidade de se inquirir o prprio incapaz.

3)

Confisso art. 348 a 354 do CPC

a admisso pela parte da verdade de um fato contrrio ao seu interesse e favorvel ao adversrio.

Sua natureza jurdica a de uma declarao de conhecimento, com a qual a parte reafirma a ocorrncia de fatos afirmados pelo adversrio ou nega fatos antes afirmados por ela prpria. No se confunde com o reconhecimento da procedncia do pedido, que tem por objeto as prprias pretenses do autor, e s pode emanar do ru ou de algum dos litisconsortes.

A confisso no tampouco um negcio jurdico, no cria direitos e obrigaes para as partes, no vincula o juiz e no se confunde com o reconhecimento do pedido ou com a renncia ao direito. Quem confessa concorre somente para a incontrovrsia relativa ao fato confessado, sem vincular o juiz porque este dar confisso o valor que ela puder ter no contexto dos fatos e dos elementos de prova existentes nos autos (princpio do livre convencimento motivado art. 131 do CPC). No h prova plena no processo civil brasileiro. Ainda quando convencido da veracidade da confisso, continua o juiz livre para a apreciao dos demais fatos pertinentes causa e para a interpretao dos textos legais em busca da norma a impor. A confisso incide sobre fatos e no sobre direitos subjetivos ou obrigaes.

a confisso apenas um meio de prova, que, como os demais, se presta a formar a convico do julgador em torno dos fatos controvertidos na causa. Pode, a despeito da confisso, a ao ser julgada favorvel ao confitente.

Em regra a confisso deve conter: a) reconhecimento de um fato alegado pela outra parte; b) voluntariedade desse reconhecimento; c) um prejuzo para o confitente, em decorrncia do reconhecimento.

H um elemento SUBJETIVO na confisso, que o nimo de confessar, ou seja, a inteno de reconhecer voluntariamente um fato alegado pela outra parte, e h, tambm, um elemento OBJETIVO, que o prprio fato litigioso reconhecido em detrimento do confitente.

A confisso pode ser JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL:

1)JUDICIAL:

1.a- REAL:

Espontnea: quando requerida pelo confitente, sendo admissvel a qualquer tempo e podendo ser feita pela prpria parte, pessoalmente ou por procurador investido de poderes especiais, deve ser reduzida a termo nos autos;

Provocada: quando obtida mediante o interrogatrio da parte em depoimento pessoal, na audincia de instruo, ou noutra especialmente designada para tom-lo.

1.b- FICTA: a que resulta como sano da recusa da parte cujo depoimento foi requerido, a comparecer ou depor. Equiparam-se a confisso ficta , em certa medida a omisso do ru em contestar revelia, e a omisso de impugnar, na contestao, algum ou alguns dos fatos narrados na inicial. CPC. Art. 349

2) EXTRAJUDICIAL: a que o confitente faz, fora do processo, de forma escrita ou oral, perante a parte contrria ou terceiros , ou ainda atravs de testamento CPC. Art. 353

A confisso extrajudicial pode ser feita por escrito ou verbalmente. A confisso verbal fora dos autos s se prova com testemunhas, sendo somente admissvel para atos jurdicos NO SOLENES. Seu valor ser apreciado segundo o merecimento que tiver, no caso concreto, a prova testemunhal.

Requisitos da confisso:

A confisso tem valor de prova legal. Diante da confisso plena do fato bsico da pretenso do autor, assim como na hiptese de confisso ficta (recusa de depoimento pessoal), o juiz pode dispensar as demais provas e enfrentar logo o mrito da causa, proferindo a sentena definitiva. Como a confisso pode ensejar verdadeira renncia de direitos s as pessoas maiores e capazes podem

confessar, e assim mesmo, quando a causa versar sobre direitos disponveis, ou quando o ato no for daqueles cuja eficcia jurdica reclama forma solene. CPC. Art. 351

Efeitos da confisso: art. 350-353 do CPC. Corolrio dessa plena eficcia da confisso, segundo a doutrina clssica (HTJ), a sua irretratabilidade, que decorre de uma verdadeira precluso processual, uma vez proferida , a confisso no mais se retrata. Somente quando se provar vcio de consentimento erro, dolo ou coao poder a parte pleitear revogao de confisso. CPC. Art. 352. Segundo a doutrina moderna (Dinamarco), h possibilidade de prestar novas declaraes em sentido contrrio confisso anteriormente dada (com objetivo de retratar-se), cabendo ao Juiz apreciar qual declarao levaria a efeito, segundo o princpio do livre convencimento motivado.

Indivisibilidade da confisso - CPC. Art. 333 e 354 . A questo da indivisibilidade da confisso no pode ser examinada, sem se atentar para as regras do nus da prova. Se o ru , ao confessar, alega fato novo, tm o nus de provar fato impeditivo, extintivo ou modificativo do direito do autor. Os fatos novos s poderiam ser levados em conta pelo julgador, se o confitente os provasse, segundo a regra lega do nus da prova.

4)

Prova testemunhal:

Prova testemunhal a que se obtm atravs do relato prestado, em juzo, por pessoas que conhecem o fato litigioso. Testemunhas, pois, so as pessoas que vm ajuzo depor sobre o fato controvertido. No podem ter interesse na causa e devem satisfazer a requisitos legais de capacidade a o ato que vo praticar.

A testemunha reproduz apenas os acontecimentos passados que ficaram retidos em sua memria, desde o momento em que presenciou o fato litigioso ou dele tomou conhecimento.

S prova testemunhal a colhida com as garantias que cercam o depoimento oral, que obrigatoriamente se faz em audincia, em presena do juiz e das partes, sob compromisso legal previamente assumido pelo depoente e sujeio a contradita e reperguntas daquele contra quem o meio de convencimento foi produzido.

H testemunhas presenciais, de referncia e referidas. As presenciais so as que, pessoalmente, assistiram ao fato litigioso; as de referncia, as que souberam dele atravs de terceiros, as referidas, aquelas cuja existncia foi apurada por meio do depoimento de outra testemunha. Costuma-se, tambm, classificar as testemunhas em judicirias e instrumentrias, aquelas so as que relatam em juzo o seu conhecimento a respeito do litgio e estas as que assistiram a assinatura do instrumento do ato jurdico e, juntamente com as partes, o firmaram.

Valor probante das testemunhas - CPC. Art. 400

A inquirio de testemunhas, assim, s no ter cabimento naqueles casos que o prprio cdigo veda esse tipo de prova. Dentro do sistema do livre convencimento motivado, a prova testemunhal no mais nem menos importante do que os outros meios probatrios, a no ser naqueles casos em que a lei exija a forma solene para reconhecer eficcia ao ato jurdico.

Nas hipteses comuns, o valor probante das testemunhas ser aferido livremente por meio do cotejo com as alegaes das partes e com os documentos, percias e mais elementos do processo. Embora a regra seja a admissibilidade da ouvida de testemunhas em todos os processos, o Cdigo permite ao juiz dispensar essa prova oral, quando a prova documental for suficiente para fornecer os dados esclarecedores do litgio, ou quando inexistirem fatos controvertidos a apurar, casos em que o julgamento da lide poder ser antecipado e proferido at mesmo sem audincia, se configuradas as hipteses do art. 330.

Haver, por isso mesmo, indeferimento da inquirio de testemunhas, quando a prova versar sobre fatos previstos no CPC. Art. 400: No caso do inciso I, se o documento autntico e no houve impugnao sua veracidade, pois em tais casos h presuno legal da verdade da declarao nele contida, contra o autor do documento. Quando, porm, houver discusso em tomo da autenticidade ou veracidade do prprio documento, no ocorrer restrio produo de testemunhas. CPC. Art. 401, 402.

Quando, todavia, o contrato, mesmo sem ser reduzido a escrito, gerou efeitos de fato entre as partes, esses efeitos podem perfeitamente ser provados por testemunhas. Com essa orientao, tem-se decidido que, em se tratando de contratos de locao de servios ou avenas dessa mesma natureza, sem embargo da taxa legal, " admissvel a prova exclusivamente testemunhal para comprovao dos servios prestados, porque, caso contrrio, estarse-ia infringindo o salutar princpio de direito, segundo o qual a ningum lcito locupletar-se com a jactura alheia".

vedao feita no art. 401, o prprio Cdigo abre a exceo do art. 402, dispondo que qualquer que seja o valor do contrato, admissvel a prova testemunhal,nos casos ali arrolados. Note-se, por outro lado, que as restries em matria de valor da obrigao se aplicam no apenas ao contrato, mas tambm ao pagamento e remisso de dvida. CPC. Art. 403

Em concluso, a prova testemunhal, que regra geral, s no ser admitida: se o fato j estiver provado por documento, ou confisso, expressa ou presumida; se o fato s puder ser demonstrado por documento ou percia; se o contrato ultrapassar a taxa legal e as testemunhas forem as nicas provas queridas.

Direitos e deveres da testemunha

dever de todo cidado colaborar com o Poder Judicirio na apurao da verdade a fim de que os litgios sejam legitimamente compostos. O depoimento testemunhal, assim, no uma faculdade, mas um dever, imposto expressamente. CPC. Art. 341

Qualquer pessoa, desde que no seja considerada, pela lei, incapaz, impedida ou suspeita pode ser chamada a depor como testemunha (art. 405). At as impedidas ou suspeitas, porm, podero ser ouvidas pelo juiz, mas seus depoimentos sero prestados independentemente de compromisso e o juiz lhes atribuir o valor que possam merecer. Sero consideradas informantes.

Principais deveres das testemunhas:

o de comparecer em juzo (art. 412); Se a testemunha deixar de comparecer audincia, sem motivo justificado, ser conduzia coercitivamente para a nova audincia que o juiz designar e responder pelas despesas da diligncia decorrente do adiamento do ato judicial (art. 412).

o de prestar depoimento (art, 414); Quanto ao dever de depor, o Cdigo prev, no art. 406, hipteses em que a testemunha pode recusar a prestar depoimento.

o de dizer a verdade (art. 415) A desobedincia ao dever da verdade, sobre o qual a testemunha advertida expressamente antes de depor (art. 415), acarreta-lhe pena criminal de um a trs anos de recluso (art. 342 do Cdigo Penal). O crime de falso testemunho ocorre tanto quando se faz afirmao falsa, como quando se nega ou oculta a verdade (art. 415, pargrafo nico).

Os direitos reconhecidos s testemunhas so:

o de recusar a depor. Quando ocorrerem as hipteses do art. 406 a testemunha requerer ao juiz a dispensa e este, ouvidas as partes, decidira de plano (art. 414, 2o.);

o de ser tratado pelas partes com urbanidade, s quais no lcito formular perguntas ou consideraes impertinentes, capciosas ou vexatrias (art. 416, 1');

o de ser reembolsada pela despesa que efetuou para comparecer audincia, "devendo a parte pag-la logo que arbitrada, ou depositla em cartrio dentro de trs dias" (art. 419);

o depoimento prestado em juzo considerado servio pblico. E a testemunha, quando sujeita ao regime da legislao trabalhista, no pode sofrer, por comparecer audincia, perda de salrio nem desconto no tempo de servio (art. 419, pargrafo nico).

A produo da prova testemunhal

O momento adequado para requerer a prova testemunhal a petio inicial (art. 282, VI), para o autor, ou a contestao, para o ru (art.

300), e na fase de especificao de prova, durante as providncias preliminares (art. 324).

no saneador que o juiz admitir, ou no, essa espcie de prova. Entende-se, porm, implicitamente deferida a prova testemunhal previamente requerida quando o juiz simplesmente designa a audincia de instruo e julgamento. CPC. Art. 407

O prazo do art. 407 estabelecido pelo Cdigo em benefcio da parte contrria, a fim de que possa conhecer com a necessria antecedncia a idoneidade da prova que contra si vai ser produzida. H por isso, de ser observado tanto nos casos de testemunhas a serem intimadas, como daquelas que comparecero independentemente de intimao.

A contagem do prazo regressiva, iniciando-se a partir da data da audincia, com excluso dela (dies a quo). O trmino desse retrocesso no pode cair em dia no-til, pois assim ficaria prejudicada a parte contrria. Quando isto ocorrer, o rol dever ser depositado com maior antecedncia para que o adversrio disponha pelo menos dos dez dias previstos no art. 407.

s vezes, a audincia no se realiza na data marcada no processo, seja por motivo de fora maior, seja por causas oriundas do juzo ou das prprias partes, se a parte no apresentou rol de testemunhas para a audincia que foi adiada, no e lcito faz-lo para a segunda. Mesmo ao revel, isto , ao que no contestou a ao, assegurado o direito de produzir testemunhas, quando os efeitos da revelia no ocorreram, nos termos do art. 319 , 320 e 408.

CPC. Art. 412: no primeiro caso, o oficial de justia, em cumprimento do mandado, intimar a testemunha a comparecer em juzo, no dia, hora e local que forem designados para a audincia. E haver conduo coercitiva, caso a testemunha deixe de atender a intimao. No segundo caso, ou seja, quando se dispensou a

intimao, o no-comparecimento importar presuno de que a parte desistiu da ouvida da testemunha

As testemunhas so ouvidas pelo juiz na audincia de instruo e julgamento, depois dos esclarecimentos dos peritos e dos depoimentos pessoais das partes. Fora da audincia, mas em juzo, so inquiridas as testemunhas que "prestam depoimento antecipadamente" (art. 336, pargrafo nico) e as que "so inquiridas por carta" (art. 200). Fora do juzo, sero ouvidas as testemunhas: CPC. Art. 410, 411.

Na audincia de instruo e julgamento, o juiz inquirir as testemunhas - CPC. Art. 413 , 414 e 415. As perguntas no so formuladas diretamente testemunha, mas sim submetidas considerao do juiz, que o nico que interroga o depoente. Caber ao juiz indeferir as perguntas inteis e as que forem julgadas impertinentes, capciosas ou vexatrias. As perguntas indeferidas sero transcritas no termo, se a parte o requerer. O depoimento sempre oral, de modo que no lcito parte substitu-lo por declarao escrita adrede preparada, isto no impede que se permita testemunha consultar breves anotaes ou documentos em seu poder. Findo o depoimento, lavrar o escrivo o competente termo, que deve ser datilografado, e assinado pelo juiz, pela testemunha e pelos advogados das partes.

Dois incidentes podem se seguir tomada de depoimento da testemunha:

a) a acareao, acareao consiste em promover o confronto pessoal numa s audincia, das pessoas, que prestaram depoimentos contraditrios. cabvel tambm entre testemunhas e parte, mas no entre as duas partes.

b) a ouvida de testemunhas referidas. Testemunha referida a

pessoa

estranha

ao

processo,

que

foi

mencionada

no

depoimento de outra testemunha, ou da parte. A audincia daquela pode se destinar a confirmar ou esclarecer o depoimento j tomado. CPC. Art. 418

Essas duas diligncias podem ser determinadas pelo juiz, a requerimento da parte ou de oficio. Sua efetivao pode ocorrer na prpria audincia de instruo e julgamento, se estiverem presentes os interessados; ou em outra data, designada pelo juiz, caso em que a concluso dos trabalhos da audincia ficar suspensa.

5)Prova pericial

Os fatos litigiosos nem sempre so simples de forma a permitir sua integral revelao ao juiz, ou sua inteira compreenso por ele atravs apenas por meio de testemunhas e documentos. Nem admissvel exigir que o juiz disponha de conhecimentos universais a ponto de examinar cientificamente tudo sobre a veracidade e as conseqncias de todos os fenmenos possveis de figurar nos pleitos judiciais. Aparece, ento, a prova pericial como o meio de suprir a carncia de conhecimentos tcnicos de que se ressente o juiz para apurao dos fatos litigiosos. CPC. Art. 420

Consiste o exame na inspeo sobre coisas, pessoas ou documentos, para verificao de qualquer fato ou circunstncia que tenha interesse para a soluo do litgio. Vistoria a mesma inspeo, quando realizada sobre bens imveis. E avaliao ou arbitramento a apurao de valor, em dinheiro, de coisas, direitos ou obrigaes em litgio.

A percia regulada pelo Cdigo sempre judicial, isto , realizada em juzo, por perito nomeado pelo juiz. Mas existem tambm percias

extrajudiciais promovidas por iniciativa das partes, atravs de tcnicos particulares ou agentes administrativos. Sua fora de convencimento no pode, naturalmente, ser a mesma da percia judicial e o juiz examinar tais laudos como simples pareceres, dando-lhes a credibilidade que merecem.

Admissibilidade da percia

Por se tratar de prova especial, subordinada a requisitos especficos, a percia s pode ser admitida, pelo juiz, quando a apurao do fato litigioso no se puder fazer pelos meios ordinrios de convencimento. Somente haver percia, portanto, quando o exame do fato probando depender de conhecimentos tcnicos ou especiais e essa prova, ainda, tiver utilidade, diante dos elementos disponveis para exame. CPC. Art. 420

Mesmo quando no exista mais o objeto a ser periciado, ainda ser admissvel, em alguns casos, a percia indireta. Se existem, por exemplo, registros oficiais acerca de dados do acidente, possvel ao perito, muitas vezes, um juzo lgico acerca de suas causas, conforme o teor de tais dados e sua idoneidade para uma anlise tcnica.

Perito - CPC. Art. 421 e ss

Uma vez nomeado, o perito, passa a exercer a funo pblica de rgo auxiliar da Justia (art. 139), com encargo de assistir o juiz na prova do fato que depender de seu conhecimento tcnico ou cientfico.

A nomeao do perito feita pelo juiz no despacho saneador, quando houver por bem, deferir a prova tcnica . CPC. Art. 434. A escolha do perito recair sobre profissionais de nvel universitrio, devidamente inscritos no rgo de classe competente, salvo se na localidade

inexistir quem detenha a necessria qualificao tcnica, hiptese em que a indicao do experto ser da livre escolha do juiz .

Permite o sistema do Cdigo que os litigantes participem da percia atravs da escolha de assistentes tcnicos e formulao de quesitos, cuja qualificao profissional deve respeitar as mesmas exigncias impostas ao perito do juzo. Admite o Cdigo que o perito ou o assistente possa ser substitudo, no curso da prova, quando: CPC. Art. 424.

O procedimento da prova pericial

O pedido de percia pode ser formulado na inicial, na contestao ou na reconveno bem como na rplica do autor resposta do ru. O juiz o apreciar no despacho saneador, oportunidade em que, se deferir a percia, nomear, desde logo, o perito e determinar a intimao das partes para que, em cinco dias, indiquem seus assistentes tcnicos e apresentem os quesitos a serem respondidos pelos louvado.

Dispensou-se a formalidade do compromisso do perito. Como agente auxiliar do juzo, est o perito sujeito a impedimento e suspeio. O mesmo no ocorre com o assistente tcnico que considerado apenas elemento de confiana da parte .

Assinando o prazo para a diligncia (art. 433), o juiz examinar os quesitos das partes podendo indeferir os impertinentes e formular, de ofcio, os que entender necessrios ao esclarecimento da causa (art. 426). CPC. Art. 423 e 433

Aos assistentes, se atribui o encargo de elaborar pareceres, no prazo comum de 10 dias, aps intimadas as partes da apresentao do laudo.

A entrega do laudo, em regra, ocorrer dentro do prazo fixado, mas, havendo motivo legtimo, o juiz poder conceder ampliao daquele prazo. Mesmo alm do termo assinalado, poder-se- aceitar o laudo, desde que se respeite a antecedncia mnima de 20 dias da audincia. As regras dos arts, 433, 427 e 432 no devem ser entendidas como inflexveis. O prazo que o juiz inicialmente marca para a prova tcnica (art. 427) o que se julga razovel para a concluso da percia, em face de suas peculiaridades. um ponto de referncia, a ir do qual o juiz se sentir habilitado a escolher a data da audincia, sem risco de cerce-la. Os prprios peritos, todavia, podem demonstrar que ele no foi suficiente para concluir diligncia. Da a permisso legal para sua prorrogao (art. 432).

Com ou sem o laudo e os pareceres, o juiz pode marcar a audincia de instruo e julgamento. Eventual atraso na produo do laudo no pode ser tratado como causa de precluso a respeito da prova tcnica, mesmo porque no se trata, na espcie, de prazo destinado prtica de ato da parte, mas de prazo endereado a ato de agente auxiliar de juzo, e a precluso, na melhor tcnica, fenmeno que diz respeito s faculdades atribudas aos litigantes, durante a marcha processual. A no-apresentao do parecer do assistente tcnico no empecilho realizao da audincia. Mas se a falta for do laudo do perito do juzo, a audincia poder ser suspensa, caso que o juiz nomear substituto para o tcnico.

Quando o objeto da percia estiver fora da comarca por onde corre o processo, a diligencia ser realizada por meio de carta precatria. CPC. Art. 428

Depois de juntado o laudo aos autos, a parte que desejar esclarecimento do perito e do assistente tcnico dever requerer ao juiz que mande intim-lo a comparecer audincia. Mas, para que seu pedido seja atendido, ter de ser acompanhado das perguntas de esclarecimento, formuladas sob forma de quesitos. A petio dever ser apresentada com antecedncia suficiente para que os tcnicos sejam intimados, pelo menos cinco dias antes da audincia.

Ultrapassado esse prazo, no estaro mais obrigados a prestar os esclarecimentos.

Valor probante da percia

O laudo pericial o relato das impresses captadas pelo tcnico, em torno do fato litigioso, por meio dos conhecimentos especiais de quem o examinou. Vale pelas informaes que contenha, no pela autoridade de quem o subscreveu, razo pela qual deve o perito indicar as razes em que se fundou para chegar s concluses enuncia das em seu laudo. CPC. Art. 436

E, realmente, deve ser assim, pois do contrrio, o laudo pericial deixaria de ser simples meio de prova para assumir o feitio de deciso arbitral, e o perito se colocaria numa posio superior do prprio juiz, tomando dispensvel at mesmo o pronunciamento jurisdicional. Assim, o parecer do perito meramente opinativo e vale pela fora dos argumentos em que repousa. Deles, em conseqncia, o juiz pode divergir, em duas hipteses: a) quando carecer de fundamentao lgica. Se o perito subtrair ao conhecimento do juiz e dos interessados os motivos em que se baseou para emitir a sua opinio, nenhum valor poder atribuir ao seu laudo: como se no existisse laudo pericial; b) quando outros elementos de prova do processo o conduzirem formao de convico diversa daquela apontada pelo perito, posto que a percia no prova hierarquicamente superior as demais provas; e na tcnica do Cdigo, o juiz no se vincula opinio do perito, mas apenas a prpria convico.

Nova percia - CPC. Art. 437 Essa deliberao poder ser tomada, de ofcio ou a requerimento da parte, logo aps a juntada do laudo ao processo, ou em diligncia aps os esclarecimentos dos peritos em audincia e coleta dos demais meios de prova, desde que persista a dvida em torno do thema probandum. A nova percia uma exceo e no uma faculdade da parte, de sorte que o juiz s a determinar quando

julg-la realmente imprescindvel diante de uma situao obscura refletida nos elementos de prova dos autos. CPC. Art. 438 e 439.

6)Inspeo judicial

Inspeo judicial o meio de prova que consiste na percepo sensorial direta do juiz sobre qualidades ou circunstncias corpreas de pessoas ou coisas relacionadas com litgio - CPC. art. 440.

O objeto da inspeo pode ser: pessoas - podem ser partes ou no do processo, desde que haja necessidade de verificar seu estado de sade, suas condies de vida etc.; coisas - mveis ou imveis e mesmo documentos de arquivos, de onde no possam ser retirados; lugares - quando, por exemplo, houver convenincia de se conhecer detalhes de uma via pblica onde se deu um acidente ou outro acontecimento relevante para a soluo da causa.

No se reconhece parte o direito de exigir a inspeo judicial. Cabe apenas ao juiz deliberar sobre a convenincia, ou no, de realiz-la, de sorte que seu indeferimento no configura cerceamento de defesa.

Procedimento

A exibio da coisa ou pessoa a ser inspecionada, normalmente, deve ser feita em juzo, em audincia, para isso determinada, com prvia cincia das partes. CPC. Art. 442

Durante a inspeo, o juiz poder ser assistido de um ou mais peritos, se julgar conveniente, os quais sero de sua exclusiva escolha, por se tratar, a inspeo, de ato pessoal do magistrado. Pode, naturalmente, ser o perito j nomeado no processo, ou outro escolhido para o ato. s partes assegurado o direito de assistir inspeo, prestando esclarecimentos e fazendo observaes que reputem de interesse para a causa - CPC. 441 e 443.

O mais interessante iniciar a lavratura do auto j no curso da inspeo, de modo que cada fato, circunstncia ou esclarecimento apurado pelo juiz v ficando logo registrado, para evitar controvrsias ou impugnaes que so comuns diante de documentos redigidos a posteriori. Para tanto, o juiz se far acompanhar do escrivo do feito, que redigir o auto no prprio local da inspeo, colhendo, ao final, a assinatura do juiz, das partes e demais pessoas que tenham tido participao na diligncia.

Observe-se, finalmente, que o auto no local adequado para o juiz proferir julgamento de valor quanto ao fato inspecionado, apreciao que dever ficar reservada para a sentena. O auto deve ser objetivo, limitando-se enunciao ou notcia dos fatos apurados.

DA AUDINCIA DE INSTRUO E JULGAMENTO - AIJ

Audincia o ato processual solene realizado na sede do juzo que se presta para o juiz colher a prova oral e ouvir pessoalmente as partes e seus procuradores.

A principal audincia regulada pelo Cdigo de Processo Civil a de instruo e julgamento (arts. 450 - 457), que momento integrante

do procedimento ordinrio e tambm se aplica a todos os demais procedimentos, desde que haja prova oral ou esclarecimento de perito a ser colhido antes da deciso do feito. Por meio dela, pem-se em prtica os princpios da oralidade e concentrao do processo moderno.

Em regra, a designao da audincia de instruo e julgamento no faculdade conferida ao juiz e sim imposio da lei adjetiva, aplicvel sempre que haja prova a ser produzida. Pela sistemtica do Cdigo, a audincia s , entretanto, indispensvel quando haja necessidade de prova oral ou esclarecimentos de perito e assistentes tcnicos. Fora desses casos, o julgamento da lide antecipado e prescinde da solenidade de audincia. Quando se fizer necessria a audincia de instruo e julgamento, o momento adequado sua designao pelo juiz na Audincia Preliminar (ou no despacho saneador), oportunidade em que deferir as provas que nela ho de produzir-se.

Caractersticas da audincia:

A audincia pblica. Alis, em regra, todos os atos processuais so pblicos o nosso Cdigo (art.444). Consiste a publicidade da audincia em franquear-se a presena, a seus trabalhos, a qualquer pessoa que quiser assisti-los. H casos, porm, em que o decoro ou o interesse pblico recomenda a no divulgao dos atos judiciais. Praticar-se-o, por isso, em segredo de justia, CPC, art 155. Quando isto se d, a audincia realiza-se a portas fechadas, s partes e seus advogados. Na presidncia dos trabalhos da audincia compete ao juiz, conforme descrito nos artigos 445 e 446 do CPC.

A audincia realizar-se- em dia e hora designados pelo juiz, com prvia intimao das partes. sempre considerada "una e contnua" e, se no for possvel concluir, num s dia, a instruo, o debate e o julgamento, o juiz marcar o seu prosseguimento para dia prximo.

Una, na expresso do Cdigo, quer dizer que, embora fracionada em mais de uma sesso, a audincia tratada como uma unidade, um todo. H, assim, uma continuidade entre os atos fracionados, e no uma multiplicidade de audincias, quando no possvel iniciar e encerrar os trabalhos numa s sesso. Corolrio desta regra que, se houver motivo para nulidade da primeira sesso, todas as demais posteriormente realizadas estaro afetadas, pois o vcio atingir a audincia como todo. CPC. Art. 450 e 455. Traa o Cdigo vrias normas de solenidade para que audincia cumpra a sua finalidade processual. Assim, as caractersticas da audincia de instruo e julgamento so: a publicidade; a solenidade; a essencialidade; a presidncia do juiz; a finalidade, complexa e concentrada de instruo, discusso e deciso da causa; a unidade e continuidade.

Compreende a audincia, na sistemtica do Cdigo, atos de quatro espcies: atos preparatrios: a designao de data e horrio para a audincia, a intimao da partes e outras pessoas que devem participar; depsito do rol de testemunhas em cartrio; prego das partes e advogados na sua abertura; atos de tentativa da conciliao das partes: quando a lide versar sobre direitos patrimoniais privados; atos de instruo: esclarecimento do perito e assistentes tcnicos; depoimentos pessoais; inquirio de testemunhas; acareao de partes e testemunhas; ato de julgamento: debate oral e sentena.

Atos preparatrios Designada a audincia, no saneador, o juiz deferir as provas a produzir e determinar intimao dos advogados. Se for possvel a tentativa de conciliao, manda intimar as partes, tambm, o que, entretanto, no reclama intimao pessoal, bastando a intimao ordinariamente feita atravs do advogado (art. 447 e 448 do CPC.).

Para produo de prova testemunhal, a parte ter de depositar o rol em cartrio, com antecedncia de dez dias da audincia. CPC. Art. 407 Consiste o prego no anncio feito, de viva voz, pelo oficial de justia ou outro serventurio encarregado do oficio de porteiro do auditrio forense, convocando aqueles que deva participar da audincia.

Adiamento da audincia Na fase de abertura, poder o juiz determinar a suspenso dos trabalhos e adiamento audincia, nos casos do artigo 453 do CPC. A ausncia do juiz impede a abertura da audincia, porque, sem ele, no possvel promov-la. A ausncia injustificada de outras pessoas que deveriam participar da audincia, via de regra, no motivo de adiamento, mas de realizao sem a sua participao. Assim, se o ausente o advogado, o juiz realizar a audincia e poder dispensar a produo das provas requeridas em nome da parte que lhe tocava representar. Faltando ambos os advogados, poder o juiz dispensar toda a instruo e proferir logo o julgamento conforme o estado do processo, ou, ento, promover a colheita da prova, sem a presena dos interessados. Se o no-comparecimento injustificado for de parte que deveria prestar depoimento pessoal, o juiz lhe aplicar a pena de confesso, caso em que, diante da confisso ficta, poder dispensar as demais provas, se a causa no versar sobre direitos indisponveis. Faltando sem justificativas, a testemunha sujeitar-se- a conduo forada presena do juiz. S haver adiamento se no for possvel a conduo durante a prpria audincia. E, assim, mesmo, no estar impedido o juiz de ouvir as demais testemunhas da parte.

Embora omisso o Cdigo, entende-se que o perito e os assistentes tcnicos tambm se sujeitam conduo forada.

A ausncia do rgo do Ministrio Pblico, com ou sem justificativa, no impede a realizao da audincia, visto que a lei exige, para a

validade do processo, apenas a intimao do custos legis e no a sua presena obrigatria.

Se a falta for de parte que deveria prestar depoimento pessoal, no estar impedido o juiz de ouvir os esclarecimentos do perito; se a ausncia for do perito, poder tomar os depoimento das partes e tentar a conciliao; e, em ambos os casos, havendo concordncia dos advogados tambm podero ser ouvidas as testemunhas presentes. Quando a falta justificada for de uma ou algumas testemunhas do autor, o juiz ouvir demais arroladas por ele e adiar apenas a parte referente s testemunhas da outra parte. Se falta for de testemunha do ru, todas as demais, de ambas as partes, sero ouvidas antes do adiamento. No primeiro caso, se concordar o ru, tambm suas testemunhas sero ouvidas antes do adiamento.

Antecipao de audincia Por motivos de convenincia da Justia, ou a requerimento de uma das partes, pode o juiz antecipar a data inicialmente designada para a audincia de instruo e julgamento.

Conciliao A composio do litgio o objetivo perseguido pelas partes e pelo juiz, o fim do processo alcanar esse objetivo. E isto pode ser feito atravs de ato do juiz (sentena de mrito) ou das prprias partes (autocomposio).

Por isso, e porque cumpre ao juiz velar pela rpida soluo do litgio, determina o Cdigo que, na audincia de instruo, antes de iniciar a instruo, o magistrado "tentar conciliar as partes" (art. 448). Somente nas causas sujeitas a audincia que tem cabimento a tentativa de conciliao. Por isso, quando houver julgamento antecipado da lide, ou extino do processo sem apreciao do mrito, no caber a medida. Havendo, porm, audincia, a conciliao ser tentada, em todos os processos de natureza

patrimonial privada, at nos de rito especial e os incidentais ou cautelares.

A conciliao , em nosso processo civil, um acordo entre as partes para solucionar o litgio deduzido em juzo. Por participar da natureza da transao e assim envolver potencialmente renncia de direitos eventuais, s se admite a conciliao nas causas que versem sobre "direitos patrimoniais de carter privado" (art. 447) e em algumas causas relativas famlia, em que a lei permite s partes transigir (art. 447, pargrafo nico).

Nos casos em que tem cabimento, a conciliao parte essencial da audincia. Cumpre ao juiz promov-la, de ofcio, independentemente da provocao das partes.

No manda a lei que a intimao, in casu, seja pessoal, de modo que ser vlida a feita, normalmente, na pessoa do advogado da parte. Como regra, o juiz tentar conciliar as prprias partes, mas vlida, tambm, a tentativa de conciliao realizada perante advogado com poderes especiais para transigir, desistir e acordar. No , pois, indispensvel a presena das partes em pessoa para o ato.

No obstante tenha o juiz o dever de tentar a conciliao das partes, no h cominao de nulidade para a omisso da providncia. Isto porque o objeto dela apenas abreviar a soluo do litgio, de sorte que, se houve a instruo completa e o julgamento de mrito, no haver prejuzo algum que a parte possa invocar para justificar a anulao do processo. No h maiores solenidades para a tentativa de conciliao. Ao abrir a audincia, o juiz, verbalmente, e sem prejulgar a causa, concitar os litigantes a procurarem uma composio amigvel para suas divergncias. Feita a proposta de acordo, e sem xito, o juiz passar instruo da causa. Se, porm partes entrarem em composio, o juiz mandar tomar por termo o acordo e o homologar sentena, ainda na mesma audincia, que, com isso, ficar encerrada, sendo dispensadas as provas e o debate oral. O processo, ento, se

extinguir, com deciso definitiva de mrito gerando coisa julgada material.CPC. Art. 448 e 449.

Instruo e julgamento

Passada a fase da conciliao, sem que o juiz consiga xito na tentativa de obter a composio do litgio, ou quando no couber a medida, tero incio os atos instrutrios da audincia. CPC. Art. 451.

Essa providncia feita com ouvida das partes e tem o objetivo de evitar perda de tempo com provas inteis ou irrelevantes para o processo. Decorre do poder geral conferido ao juiz. A colheita da prova oral na audincia observar a ordem do artigo 452 do CPC.

Os empecilhos observncia da ordem de produo da prova no devem ser razo para a obrigatria suspenso ou adiamento da audincia. Dentro do poder que toca ao juiz de velar pela rpida soluo do litgio e de indeferir diligncias inteis ou meramente protelatrias, poder o magistrado, em determinadas hipteses, inverter a seqncia de provas recomendada pelo art. 452. Nada impedir essa providncia, principalmente quando as partes derem o seu acordo.

Finda a instruo, tero lugar os debates orais - CPC. Art. 454

Encerrado o debate ou oferecidos os memoriais, na mesma audincia, o juiz proferir a sentena, ditando-a ao escrivo. Se no se julgar em condies de sentenciar imediatamente, poder faz-lo no prazo de 10 dias.

Documentao da audincia

Os atos praticados na audincia devero ser documentados em livro prprio e nos autos do processo. No livro de audincias, lavrar-se- o termo respectivo, que ser redigido pelo escrivo, sob ditado do juiz, e conter, em resumo, o relato de tudo o que ocorreu durante os trabalhos da audincia. CPC. Art. 457. Obrigatoriamente, ficaro consignados: as presenas registradas na abertura da audincia; todos os requerimentos formulados durante os trabalhos; as decises do juiz a respeito dos requerimentos; o debate oral; a sentena.

Se o advogado retirar-se, sem justificativa, antes do encerramento dos trabalhos, no ser nulo o termo lavrado sem sua assinatura. A sentena, desde que proferida integralmente no termo da audincia. oralmente, ser transcrita

Os depoimentos das partes e testemunhas, bem como os esclarecimentos dos peritos e assistentes tcnicos ficaro constando de termo em separado, que acompanharo, nos autos, o termo geral da audincia.

Quando se der a conciliao, no haver necessidade de um termo separado s para acordo das partes. Poder ser includo no texto do termo da audincia, que conter, tambm, sentena homologatria do juiz.

FASE DECISRIA: DA SENTENA E DA COISA JULGADA

Sentena o ato do juiz que pe termo ao processo, decidindo, ou no, o mrito da causa ART. 162, 1 do CPC. Se a sentena julga o mrito, diz-se que definitiva, porque define a lide. Nos demais casos meramente terminativa.

A sentena de mrito deve conter os seguintes requisitos essenciais: a) relatrio, que conter o nome das partes, a suma do pedido e da resposta do ru, bem como o registro das principais ocorrncias havidas no andamento do processo; b) os fundamentos, em que o juiz analisar as questes de fato e de direito; c) o dispositivo, em que o juiz resolver as questes que as partes lhe submeterem. Esses requisitos so essenciais, e sua falta acarreta a nulidade da sentena.

O relatrio, que um resumo do processo, garante que o juiz o examine, descrevendo-o em seus termos essenciais; a fundamentao revela a argumentao seguida pelo juiz, servindo de compreenso do dispositivo e tambm de instrumento para a aferio da persuaso racional e a lgica da deciso. Na fundamentao o juiz vai resolvendo as questes preliminares e prejudiciais, bem como as questes de fato. Questo todo ponto controvertido de fato e de direito e que, exatamente por ser controvertido, deve ser decidido pelo juiz. O dispositivo a concluso, o tpico final em que, aplicando a lei ao caso concreto segundo a fundamentao, acolhe ou rejeita, no todo ou em parte, o pedido formulado pelo autor. Se h aes conexas que devem ser julgadas conjuntamente, se h reconveno, ao declaratria incidental ou oposio, no dispositivo o juiz acolher ou

rejeitar, no todo ou em parte, cada uma. O dispositivo, no caso, complexo.

O juiz ao proferir a sentena se orienta pelo princpio da adstrio ou princpio da correlao: deve existir uma correspondncia fiel entre os pedidos na inicial e o dispositivo da sentena art.s 128 e 460 do CPC.

No pode a sentena ser de natureza diversa do pedido, nem condenar o ru em quantidade superior ou objeto diverso do que lhe foi demandado. A sentena que julga alm do pedido (mas de mesma natureza) se diz ultra petita; a que julga fora do pedido (natureza diversa) se diz extra petita. Tais sentenas so nulas (alguns autores consideram a sentena extra petita como portadora do vcio de inexistncia), como nula a sentena citra petita, qual seja a que deixa de apreciar pedido expressamente formulado. Esta ltima viola o princpio da indeclinabilidade da jurisdio.

A sentena deve ser sempre certa, ainda que a deciso se refira a relao jurdica condicional, e no pode condenar em quantia ilquida se o pedido foi de quantia lquida (arts. 460, pargrafo nico, e 459, pargrafo nico). Isso no quer dizer que a sentena no possa estabelecer, por exemplo, alguma prestao do autor para que se possa execut-la, mas isso no a torna incerta ou condicional. A condenao certa, mas a execuo deve ser precedida de algum ato do credor. Deve existir, portanto, uma correspondncia fiel entre o pedido do autor e o dispositivo da sentena, sob pena de nulidade. Mas o juiz dever levar em considerao, mesmo depois da propositura da ao, algum fato constitutivo, modificativo ou extintivo do direito, desde que esse fato no possa constituir fundamento jurdico novo para nova demanda. Ou seja, se um fato superveniente tornar a deciso que seria tomada em face dos fatos exclusivamente apresentados na inicial - incua, injusta ou ilegal, o juiz o toma em considerao e profere a deciso correta. Se, porm, esse fato novo puder servir de

fundamento, por si s, para outra demanda, julga-se improcedente a anterior e o autor que proponha outra - CPC. art. 294.

A sentena que encerra o processo sem resoluo de mrito no precisa conter os mesmos pormenores da sentena de mrito. Pode ser concisa, mas suficientemente clara e fundamentada para se entender as razoes que levaram extino do processo. A Constituio exige que todas as decises judiciais sejam fundamentadas art. 93, IX da CF/88.

De acordo com o pedido formulado pelo autor, as sentenas podem ser meramente declaratrias, constitutivas e condenatrias. Salvo o caso da sentena meramente declaratria, as demais sentenas, sempre alm da funo declaratria de relaes jurdicas, apresentam, cumulativamente, cargas constitutivas ou condenatrias.

Para condenar, no plano lgico, primeiro se declara; para modificar relaes jurdicas, logicamente antes se declara. Alis, a funo declarativa essencial jurisdio, sendo as demais a complementao dessa funo bsica essencial. comum na linguagem judiciria se usar expresses como "decreto o despejo", "determino a reintegrao" etc., que decorrem do tipo de providncia pretendida no plano do direito material, mas a eficcia sentencial no deixa de ser condenatria, constitutiva ou declaratria.

Por outro lado, numa mesma sentena pode haver parte declaratria e parte condenatria, como, por exemplo, a sentena que declara a falsidade de um documento e condena em honorrios e demais despesas processuais.

A declarao, a constituio ou a condenao so os efeitos primrios da sentena ou tambm chamados de efeitos principais. Mas, alm de declarar, condenar ou modificar o mundo jurdico, a sentena produz efeitos secundrios de natureza processual e de natureza material. impossvel enumerar todos os efeitos secundrios da sentena,

mesmo porque os referentes ao direito material dependem do tipo de relao jurdica controvertida decidida pela sentena.

No Captulo da sentena, o Cdigo trata de um dos efeitos secundrios, que a hipoteca judiciria.

A sentena que condenar o ru a pagamento de uma prestao consistente em dinheiro ou em coisa valer como ttulo constitutivo de hipoteca judiciria, cuja inscrio ser condenada na forma prescrita na Lei de Registros Pblicos (Lei n. 6.015/73, art. 167, I, 2). Inscrita a hipoteca, os bens do devedor passam a garantir, de forma privilegiada, a futura execuo. O efeito de hipoteca judiciria decorre da prpria sentena condenatria, mas para que possa valer contra terceiros preciso que seja especializada (individualizados os bens) e inscrita no registro imobilirio.

O efeito secundrio da sentena consistente na hipoteca judiciria no depende do trnsito em julgado da deciso, nascendo da publicao da sentena de mrito condenatria. Na prtica, porm, so poucos os casos de especializao de hipoteca judiciria. Na ao que tiver por objeto o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou, se procedente o pedido, determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento. A obrigao somente se converter em perdas e danos se o autor o requerer ou se impossvel a tutela especfica ou a obteno do resultado prtico correspondente. A indenizao por perdas e danos dar-se- sem prejuzo da multa diria prevista no art. 287, a qual poder ser aplicada independentemente de pedido do autor, se for suficiente ou compatvel com a obrigao, fixando-lhe prazo razovel para cumprimento. A tutela especfica pode ser antecipada, nos moldes do art. 273, o que significa que as providncias determinadas por ocasio da sentena de procedncia so de aplicabilidade imediata e no so sujeitas ao efeito suspensivo de eventual apelao (art. 461 e pargrafos, com a redao dada pela Lei n. 8.952/94). Para a efetivao da tutela especfica ou para a obteno do resultado

prtico equivalente, poder o juiz, de ofcio ou a requerimento, determinar as medidas necessrias, tais como busca e apreenso, remoo de pessoas e coisas, desfazimento de obras, impedimento de atividade nociva, alm da requisio de fora policial ( 5 do mesmo artigo).

Ao publicar, baixando em cartrio, a sentena de mrito, o juiz cumpre e acaba o ofcio jurisdicional. Com a sentena se esgota a atividade do juiz, o qual no mais poder modificar a prestao jurisdicional dada, retratando-se, ainda que razes posteriores possam, at, demonstrar a injustia da deciso. Somente por meio do recurso pode a parte obter o reexame da causa.

O prprio juiz, porm, pode, de ofcio, ou a requerimento da parte, corrigir inexatides materiais ou erros de clculo, erros aritmticos. O juiz pode, tambm, emendar a sentena desde que haja embargos de declarao (art. 535).

Cabem embargos de declarao quando h na sentena obscuridade, dvida ou contradio e tambm quando for omitido ponto sobre qual ela deveria pronunciar-se. No primeiro caso, embargos em virtude de obscuridade, dvida ou contradio, estes tm finalidade explicativa, ou seja, tm por fim extrair o verdadeiro entendimento da sentena; no caso de embargos em virtude de omisso, a finalidade integrativa, a de completar o julgamento que foi parcial.

A obscuridade o defeito consistente na difcil compreenso do texto da sentena e pode decorrer de simples defeito redacional ou mesmo de m formulao de conceitos. Contradio a afirmao conflitante, quer na fundamentao, quer entre a fundamentao e a concluso. Nesses casos, a correo da sentena em princpio no levaria a uma verdadeira modificao da sentena, mas apenas a um esclarecimento de seu contedo. Todavia, a conta de esclarecer, eliminar uma dvida, obscuridade ou contradio, j tem havido casos de serem proferidas novas sentenas. De fato, se a contradio essencial, ao se eliminar a contradio praticamente se est proferindo uma nova deciso.

No caso de omisso de fato, a sentena complementada, passando a resolver questo no resolvida, ganhando substncia, portanto. As questes que devem ser resolvidas pelo juiz so todas as relevantes postas pelas partes para a soluo do litgio, bem como as questes de ordem pblica que o juiz deve resolver de ofcio, como, por exemplo, a coisa julgada. Nesse caso, os embargos podem ter efeito modificativo.

Os embargos de declarao devero ser interpostos no prazo de cinco dias, contados da publicao da sentena, devendo o juiz decidir tambm em igual prazo, esclarecendo, ou no, a sentena. Os embargos de declarao no esto sujeitos a preparo e no so respondidos pela parte contrria, em regra, dirigidos que so diretamente ao juiz.

A interposio dos embargos interrompe o prazo para a interposio de outro recurso por qualquer das partes. Aps a deciso dos embargos, os prazos dos demais recursos recomeam em sua integralidade.

Nos embargos de declarao, se o embargante manifestamente se utiliza dos embargos para dilatar o prazo da apelao ou para protelar o curso do processo, deve ser apenado art. 538, pargrafo nico, CPC.

Pode acontecer que aps a interposio dos embargos e a declarao da sentena esta ainda permanea obscura ou contraditria, ou, tambm, ao esclarecer, o juiz gere nova dvida ou nova contradio. A lei no probe nem prev a possibilidade de embargos de declarao contra embargos de declarao. Tem sido admitida a interposio de novos embargos se na deciso proferida em decorrncia dos primeiros h, por sua vez, omisso, dvida, obscuridade ou contradio, mas no se admite a repetio dos embargos para discutir a mesma matria j discutida nos primeiros ou que poderia ter sido apresentada desde logo.

Alis, no caso de embargos quando h omisso, a declarao da sentena pode, at, modific-la, podendo ensejar novos embargos. Por exemplo, na sentena o juiz omitira o exame da prescrio devidamente alegada; agora, examinando-a, decreta-a, alterando totalmente o julgado que anteriormente podia ser de procedncia da ao. Pode, no segundo, existir algo a ser declarado por meio de embargos.

DA COISA JULGADA

A coisa julgada a qualidade de imutabilidade dos efeitos da sentena ou da prpria sentena que decorre de estarem esgotados os recursos eventualmente cabveis.

A sentena, uma vez proferida, torna-se irretratvel, ou seja, o juiz no pode modificar a prestao jurisdicional, mas a parte pode pedir o seu reexame utilizando-se do recurso adequado, em geral dirigido a outro rgo jurisdicional. Quando estiverem esgotados todos os recursos previstos na lei processual, ou porque foram todos utilizados e decididos, ou porque decorreu o prazo de sua interposio, ocorre a coisa julgada formal, que a imutabilidade da deciso dentro do mesmo processo por falta de meios de impugnao possveis, recursos ordinrios ou extraordinrios. Todas as sentenas, em certo momento, fazem coisa julgada formal.

Para as sentenas de mrito, porm, quando ocorre a coisa julgada formal (esgotamento dos recursos), ocorre tambm (salvo algumas excees que adiante se vero) a coisa julgada material, que a imutabilidade dos efeitos que se projetam fora do processo (torna-se lei entre as partes) e que impede que nova demanda seja proposta sobre a mesma lide. Este o chamado efeito negativo da coisa julgada material, que consiste na proibio de qualquer outro juiz vir a decidir a mesma ao.

No fazem, extinguem o 267, e, salvo o defeito que

portanto, coisa julgada material as sentenas que processo sem resoluo de mrito, nos termos do art. no caso de seu inc. V, a ao pode ser repetida, sanado impediu o julgamento de mrito.

Por razes decorrentes da natureza das relaes jurdicas discutidas, no fazem, tambm, coisa julgada material:

I - as sentenas chamadas determinativas, que decidem algumas relaes de ordem pblica em que o juiz integra com sua vontade a vontade concreta da lei (nas sentenas em geral o juiz apenas aplica a vontade concreta da lei). Como exemplo de sentena determinativa que pode ser modificada esto as sentenas relativas guarda de filhos; II - as sentenas proferidas em aes de alimentos, que podem ser modificadas se houver alterao da condio do alimentante ou do alimentado;

III - as sentenas proferidas em jurisdio voluntria, as quais podem ser modificadas (art. 1.111) se ocorrerem circunstncias supervenientes, sem prejuzo dos efeitos j produzidos;

IV - as sentenas, em geral, proferidas em casos de relaes jurdicas continuativas, quando sobrevm modificao no estado de fato ou de direito, caso em que a parte pode pedir a reviso do que foi estatudo na sentena (art. 471, I).

H casos de tratamento especial da coisa julgada, como, por exemplo, na ao popular, na qual possvel a repetio da demanda se a ao foi julgada improcedente por deficincia de provas (Lei n. 4.717/65, art. 18) e nas aes coletivas (Lei n. 8.078/90, c/c a Lei n. 7.347/85).

A imutabilidade decorrente da coisa julgada uma garantia constitucional, de modo que nem a lei pode viol-la (CF art. 5, XXXVI), tal como o direito adquirido e o ato jurdico perfeito. Todavia, o momento em que ocorre a coisa julgada e as condies de sua efetivao dependem da lei processual e da lei material, mesmo porque h relaes jurdicas que, dada a sua natureza, impem a possibilidade de reviso, como as acima referidas, de modo que as sentenas, nesses casos, so dadas rebus sic stantibus (segundo as condies da situao no momento em que so proferidas).

Aps o trnsito em julgado da sentena e ocorrendo a coisa julgada material, ainda h uma possibilidade de desfaz-la, por meio da ao rescisria (arts. 485 e ss.), em casos de grave defeito formal ou de contedo da deciso, mas at o prazo mximo de dois anos.

A coisa julgada material, que a imutabilidade do dispositivo da sentena e seus efeitos, torna impossvel a rediscusso da lide, reputando-se repelidas todas as alegaes e defesas que a parte poderia opor ao acolhimento ou rejeio do pedido. Isto quer dizer que no importam as razes que levaram deciso, no podendo ser aduzidas novas razes para se tentar repetir a demanda. Assim, por exemplo, se a ao foi julgada improcedente por insuficincia de provas, transitada em julgado a sentena de mrito, no sero novas provas que vo possibilitar a renovao do pedido. A isso se denomina efeito preclusivo da coisa julgada (art. 474).

Diferente, porm, a situao se existe fato novo ou diferente que venha a constituir fundamento jurdico para outra demanda. Nesse caso, o problema da coisa julgada no se pe, porque o fato que constitui fundamento jurdico novo enseja outra demanda diferente e a coisa julgada se refere a demandas idnticas nos trs elementos: mesmas partes, mesmo pedido e mesma causa de pedir.

As sentenas, de regra, fazem coisa julgada assim que esgotados os recursos ou decorrido o prazo de sua interposio. Todavia, somente podem produzir efeitos depois de examinadas pelo tribunal (quer dizer, no podem fazer coisa julgada as sentenas de primeiro grau)

as sentenas proferidas em aes contra a Fazenda Pblica art. 475, CPC. Trata-se do chamado "reexame obrigatrio". As sentenas sujeitas a reexame obrigatrio sero, independentemente de recurso voluntrio, remetidas ao tribunal competente pelo prprio juiz, ou, se este no o fizer, podero ser avocadas pelo Presidente do Tribunal.

Nem tudo, porm, na sentena se torna imutvel. O que faz coisa julgada material o dispositivo da sentena, a sua concluso. O que se torna imutvel a condenao do ru, a declarao de falsidade, a anulao do casamento etc. e conseqentemente os efeitos desse comando.

No fazem coisa julgada:

I - os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentena; II - a verdade dos fatos estabelecida como fundamento da sentena; e III - a apreciao da questo prejudicial decidida incidentemente no processo (art. 469).

Todas essas questes so resolvidas pelo juiz a fim de poder chegar ao dispositivo ou concluso e so importantes para se determinar o alcance e o prprio correto entendimento da deciso, mas sobre elas no incide a imutabilidade da coisa julgada. Em outra ao podero ser rediscutidas, e o novo juiz tem total liberdade de reapreci-las.

Finalmente, de observar-se que a parte dispositiva da sentena, em princpio, deve estar concentrada e resumida no final, mas pode ocorrer que o juiz, ao fazer a fundamentao, pode decidir algum ponto da lide principal, sem depois reproduzir, em resumo, no dispositivo. Tal deciso far coisa julgada porque, apesar de formalmente no fazer parte do dispositivo, tem contedo dispositivo.

Liebman esclarece: " exato dizer que a coisa julgada se restringe parte dispositiva da sentena; a essa expresso, todavia, deve dar-se um sentido substancial e no formalista, de modo que abranja no s a parte final da sentena, como tambm qualquer outro ponto em que tenha o juiz eventualmente provido sobre os pedidos das partes".

O problema se resume em saber a quem atinge a imutabilidade da coisa julgada, ou seja, quem est proibido de voltar a discutir as questes que a sentena resolveu e que, nos termos dos limites objetivos, recebeu a imutabilidade. A situao somente se esclarece quando se distingue entre sentena e coisa julgada.

A sentena, ato de conhecimento e vontade do poder estatal jurisdicional, quando editada, se pe no mundo jurdico e, como tal, produz alteraes em relaes jurdicas de que so titulares terceiros, porque as relaes jurdicas no existem isoladas, mas interrelacionadas no mundo do direito. Assim, os efeitos das sentenas podem atingir as partes (certamente) e terceiros.

Todavia, esses efeitos s so imutveis para as partes. A imutabilidade dos efeitos, que a coisa julgada, s atinge as partes.

Pode ocorrer, porm, que certas relaes jurdicas, por dependerem de outra que est sob julgamento, conforme a deciso proferida, se transmudem de tal forma no plano do direito material que o terceiro se v atingido inevitavelmente pelas conseqncias da sentena. Isto, porm, no quer dizer que ele tenha sofrido a imutabilidade da coisa julgada; sofreu, sim, os efeitos civis da sentena e em virtude da modificao produzida no plano do direito material no tem ele ao ou direito de recompor a situao anterior. Assim, por exemplo, se A credor hipotecrio de B, tendo a sua garantia sobre imvel que B vem a perder em ao reivindicatria movida por C, tal garantia, em face da deciso entre C e B, est irremediavelmente perdida porque a nova situao jurdica declarada (B no era o proprietrio) torna impossvel a manuteno da hipoteca.

Quanto ao grau de influncia dos efeitos de uma sentena sobre suas relaes jurdicas, podemos classificar os terceiros das seguintes maneiras: (NO CAIR EM PROVA) a) terceiros absolutamente indiferentes: estes nada tm a fazer porque no sofrem nenhuma influncia da sentena proferida entre outros; b) terceiros com interesse de fato: estes, tambm, nada podem fazer porque no so atingidos em relaes jurdicas, mas apenas em expectativas de fato. Exemplo: A credor de B por ttulo ainda no vencido e B perde um imvel em ao reivindicatria; a existncia do imvel aumenta a garantia do credor, mas este no tem interesse jurdico atingido, mesmo porque sua dvida no est vencida; alterouse, apenas, a expectativa de recebimento mais fcil do crdito no caso de no-pagamento voluntrio; c) terceiros juridicamente interessados, com interesse igual ao das partes, como, por exemplo, o dono de um imvel que toma conhecimento de que o seu bem foi objeto de ao reivindicatria entre outros e o autor ganhou a demanda e, portanto, a declarao de propriedade do imvel: neste caso o terceiro, que no atingido, como se disse, pela imutabilidade da coisa julgada, tem ao prpria (ou teria a oposio dependendo da poca do seu conhecimento), para pleitear o seu direito contra o que se diz atualmente dono, ao, alis, da mesma natureza da que gerou a sentena sobre o bem. Observe-se que o terceiro nesta situao no ir rediscutir a sentena anterior, nem pretender desfaz-la, mas sim obter uma nova que proclame o seu direito prprio d) terceiros com interesse jurdico inferior ou subordinado, porque so titulares de relaes jurdicas dependentes: estes, como tm interesse diferente do interesse das partes no processo de que emanou a sentena, no podem obter o mesmo bem discutido naquele processo, mas podero ter eventualmente ao prpria (onde discutiro tudo o que desejarem) para a defesa do interesse especifico que a ordem jurdica material definir. Um exemplo o acima citado do credor hipotecrio que v o imvel de seu devedor ser perdido para terceiro; outro exemplo seria o do cessionrio de um compromisso de compra e venda que v o cedente perder os direitos do compromisso para o proprietrio porque no pagou as prestaes;

neste ltimo caso o cessionrio teria, apenas, perdas e danos contra o cedente (poderia ter ingressado como assistente, recorrido como terceiro prejudicado etc., mas diante do trnsito em julgado da deciso s lhe resta a ao de perdas e danos).

Como se v, nos casos c e d as aes dos terceiros, aps sofrerem os efeitos da deciso anterior, podem gerar sentenas, objetivamente contraditrias em relao sentena anterior, porque no segundo processo toda matria anterior pode tambm ser reexaminada. Essa contradio, porm, apesar de, em tese, indesejvel, no pode ser evitada, em virtude da singularidade da jurisdio, que atua diante de um fato concreto e diante das partes titulares de relaes jurdicas discutidas e no pode nem deve prever as inmeras alteraes do mundo jurdico que pode a sentena causar. Cada um ter, depois, a proteo o mais adequada possvel ao seu direito prprio. Para evitar essas sentenas objetivamente contraditrias o Cdigo prev a reunio de processos no caso de conexo de causas, os casos de interveno de terceiros etc., mas ainda assim tal fenmeno acontece.

CPC. Art. 472 - Neste passo, o Cdigo adotou a concepo doutrinria dominante no direito moderno de que, no que concerne ao estado das pessoas, a sentena deve valer para todos porque o estado da pessoa est ligado de tal forma personalidade, que ningum pode ter um estado para alguns e outro para outros, ser casado perante alguns e divorciado perante outros, e assim por diante.

A coisa julgada no um efeito da sentena, mas uma qualidade de seus efeitos, ou, uma qualidade da prpria sentena, que a imutabilidade. Assim, sabemos que: o contedo da coisa julgada a imutabilidade dos efeitos da sentena ou da prpria sentena;

a imutabilidade atinge as partes ou sucessores (h certa divergncia doutrinria quanto a outros terceiros, o que no o caso de discutir aqui); a imutabilidade refere-se s partes dispositivas da sentena.

Assim: Se a coisa julgada atinge as partes (art. 472 do CPC) e se a imutabilidade refere-se ao dispositivo da sentena (art. 469 do mesmo Cdigo), s possvel concluir que essas partes, quanto ao que foi decidido no dispositivo da sentena, esto proibidas de voltar a discuti-lo, e o juiz, em face delas, est proibido de decidir diferentemente, qualquer que seja a ao, nova ou a mesma, em que se pretenda reexaminar a questo.

O efeito negativo da coisa julgada consiste na proibio de se voltar a discutir, ou decidir, o que foi decidido no dispositivo de sentena de mrito irrecorrvel em face das mesmas partes, qualquer que seja a ao futura.

You might also like