You are on page 1of 30

Cores Primrias

Cores Secundrias

Cores Complementares
Crculo Cromtico

Cor Luz
RGB Red (Vermelho) Green (Verde) Blue (Azul)

Cor Pigmento - Cores Primarias CMY (CMYK)


Cyan (Ciano) Magenta Yellow (Amarelo)

Cores Secundarias

Cores Complementares

Circulo Cromtico

Matiz
Saturao

Luminosidade
Combinao de Cores Cores Quentes e Frias

MATIZ (Hue)

a cor de fato, ou seja, se refere a cor pura, sem adio de branco ou preto.

Saturao (Saturation)

a intensidade da cor, o quanto ela viva. Quanto mais baixa a saturaao, menos definida a cor. Quanto menos cinza na composiao da cor, mais saturada ela .

Luminosidade (Lightness)

a quantidade de branco ou preto misturado na matiz.

Combinao de Cores

Cores Quente e Cores Frias

O Efeito Psicolgico das Cores

Cor

Efeito de distncia

Efeito de Efeito temperatu psicolgico ra


Frio Calmante

Azul

Afastamento

Efeitos psicolgicos da cor so iluses pticas e outros fenmenos psquicos induzidos pela cor. Determinadas cores tem efeitos psicolgicos especficos embora sujeitos a variaes individuais. As iluses cromticas mais importantes dizem respeito distncia, temperaturas e efeitos na afetividade psquica em geral.

Verde

Afastamento

Frio a neutro

Muito calmante

Vermelho

Aproximao

Quente

Muito estimulante

Laranja

Muita aproximao

Muito quente

Excitante

Amarelo

Aproximao

Muito quente

Excitante

Castanho

Muita aproximao Claustrofobico

Neutro

Excitante

Violeta

Muita aproximao

Frio

Agressivo, cansativo, deprimente

De um modo geral podemos dizer que:


Todas as cores escuras so opressivas e cansativas; absorvem a luz e so difceis de manter limpas.

Todas as cores claras so frescas e acolhedoras, difundem a luz e motivam maior limpeza

(Manual de Higiene e Segurana do Trabalho de Alberto Srgio S.R. Miguel)

Vermelho
O vermelho geralmente onde olhamos primeiro, a cor que deve ser usada quando queremos chamar a ateno. No uma boa cor para usar exageradamente, pois muito vibrante e provoca a excitao, mas pontos estratgicos em vermelho podem causar um bom resultado. Smbolo da vida, por isso, usado pelas noivas na China. usado nos feriados relacionados ao amor e a solidariedade.

Transmite e estimula: Energia, atividade, calor, dinamismo, motivao, afetividade, autoestima, prosperidade, afetuosidade, perdo, gratido, persistncia, fora fsica, poder, paixo fsica, amor carnal, movimento, animao, raiva, intensidade, emoes fortes. Efeitos fsicos: uma cor quente. Estimula a vitalidade, a energia e a atividade. Tende a estimular o apetite e a fala. Indicado para pessoas tmidas pois estimula a atividade mental, renova a coragem e a fora de vontade. Aspectos desfavorveis: pode motivar brigas, confuses e exploses de humor. Ligado a indecncia, grosseria, falta de polidez, obstinao, rancor e revolta. Crueldade fsica e brutalidade se tornam mais evidentes.

Laranja
Considerada uma cor energtica. Muito usada para chamar a ateno. Esta ligada a diverso e no tem nada de calmo associado a ela.

Transmite e estimula: Dias felizes, energia, quente, novas atitudes, passa a sensao de expanso, entusiasmo, otimismo, afirmao, entusiasmo, vivacidade, vitalidade, alegria, coragem, animao, espontaneidade, atitude positiva, iniciativa, Efeitos fsicos: Muito utilizada em cozinhas e restaurantes pois estimula o apetite. Estimula a criatividade e a comunicao, usada para proporcionar novas idias. Aspectos desfavorveis: Ambio, atitude autoritria e esmagadora, ostentao, exibicionismo, descontentamento, melancolia, abatimento e destruio.

Amarelo
a cor mais clara e a que mais se assemelha ao Sol. a cor mais cansativa aos olhos, devido a grande quantidade de luz refletida.

Transmite e estimula: Otimismo, calor, esperana, sentimento de que tudo correra bem, resplendor, brilho, jovialidade, alegria, compreenso, inspirao, razo, lgica, discernimento, capacidade de deciso. Associado ao riso, a sabedoria e ao conhecimento. Efeitos fsicos: Usada para aliviar a indigesto, a artrite e o reumatismo. Estimula a comunicao, o raciocnio o auto-controle e abre o apetite. Aspectos desfavorveis: Pode ser extremamente destrutivo. Envolve, decepo, afastamento, comportamento controlador, maldade, comportamento vingativo e bajulao. Negatividade extrema, depresso mental e pessimismo profundo. Causa preocupao e pensamentos acelerados.

Rosa
A mais refinada, sutil e calmante dentre todas as cores. A verdadeira cor do amor.

Transmite e estimula: Calma, suavidade, romance, sentimentos de gentileza, proteo, nutrio, quente e suave ao mesmo tempo, amor espiritual ou incondicional, Efeitos fsicos: Usada para aliviar dores de cabea, cansao crnico ou esgotamento nervoso. Se demonstra eficaz para casos de comportamento violento ou agressivo. Aspectos desfavorveis: Pode gerar falta de amor prprio, desprezo pelas necessidades alheias, insegurana, superioridade. Tende a levar ao esnobismo, arrogncia, ao isolamento, a um comportamento fantico, monopolizador e autoritrio.

Roxo / Violeta
Smbolo da realeza. No aparece com freqncia na natureza, por isso pode parecer uma cor extica ou artificial. Usada em exagero pode causar uma impressao de artificialidade. Em doses moderadas para um ar misterioso.

Transmite e estimula: Fartura, prosperidade, sofisticao, respeito, sabedoria, dignidade, nobreza, purificao, respeito prprio, dons artsticos, tolerncia, considerao, suavidade, Efeitos fsicos: Usada para estimular a atividade cerebral na resoluo de problemas. Estimula a espiritualidade. Proporciona calma e sossego. Aspectos desfavorveis: Esquecimento, falta de persistncia, irreflexo, desrespeito, atitude autoritria e exigente, isolamento, corrupo, orgulho, arrogncia, seu excesso causa depresso e ansiedade

Azul
descrita como a cor preferia de muitas pessoas. A maior parte do mundo azul (cus e mares). Melhor usado em combinao com outras cores, para que no fique montono.

Transmite e estimula: Frio, Pacifico, tranqilo, seguro, calmante (mas nem em todos os tons de azul), relaxante, lealdade, foco, dever, beleza, habilidade, paz, confiana. Proporciona o bem-estar. Os tons mais escuros passam a sensao de autoridade. Promove a devoo e a f. Efeitos fsicos: o antdoto para o vermelho. Diminui o apetite, acalma. Usada geralmente para reduzir o calor. Usada para promover serenidade e reduzir tenses, stress e dores de cabea. Aspectos desfavorveis: Tristeza, duvida, descrena, falta de habilidade, melancolia. Cor fantasiosa, por isso estimula os devaneios, a tendncia ao desleixo e a desconfiana. Essa cor no recomendvel para melancolia e depresso.

Verde
a cor que simboliza a natureza e o dinheiro. Smbolo da fertilidade. Uma cor altamente agradvel aos sentidos. Muito usada em ambientes com pessoas doentes e banheiros.

Transmite e estimula: Tranqilidade, sorte, sade, espao, justia, generosidade, fertilidade, harmonia, suporte, boa energia, sensao de liberdade, esperana, satisfao, equilbrio, evoluo, participao, adaptabilidade, cooperao, atenua as emoes, facilita o raciocnio correto e amplia a conscincia e compreenso. Efeitos fsicos: Usada para aliviar o stress, melhorar a habilidade de leitura. Produz um efeito sedativo e relaxante. Pode causar sonolncia, cansao e irritabilidade se no for usado corretamente. Aspectos desfavorveis: Inveja, cime, avareza, insegurana, cautela excessiva, suspeita, egosmo, preconceito.

Preto
O preto absorve toda a luz. Muitas vezes associado ao mal, mas Tambm uma cor muito popular. Associado tambm morte e ao luto Em muitas culturas. Pode ser usada em pequenos detalhes para gerar contrastes. O oposto da luz, escurido total.

Transmite e estimula: Autoridade, poder, estabilidade, fora, inteligncia, seriedade, emoes fortes, sensualidade, formalidade, sofisticao, mistrio, responsabilidade. Efeitos fsicos: Causa tristeza, passa uma impresso de mistrio. Tem um efeito de opresso e depresso. Aspectos desfavorveis: Infelicidade, opresso, depresso, rejeio, revolta.

Branco
Cor que remete a sensaes de limpeza. uma cor que pode ser usada Em qualquer ambiente, preferivelmente combinada com outras cores.

Transmite e estimula: Limpeza, pureza, inocncia, sinceridade, calma, segurana, neutralidade, criatividade, desprendimento, frescor. Efeitos fsicos: Potencializa as demais cores. Cria uma sensao de espao e claridade Aspectos desfavorveis: Frieza, impessoalidade, estril

You might also like