You are on page 1of 50

Entendendo a Responsabilidade Tcnica

Conselho Regional de Qumica 4 Regio

Entendendo a Responsabilidade Tcnica

Sumrio
APRESENTAO............................................................................................................... 3 CONCEITOS FUNDAMENTAIS........................................................................................ 4 CONSELHOS PROFISSIONAIS....................................................................................... 7 LEGISLAO APLICVEL................................................................................................ 8 REGULAMENTAO DA PROFISSO.......................................................................... 9 CRIAO DOS CONSELHOS DE QUMICA...............................................................12 REGISTRO DE PESSOAS JURDICAS NOS RGOS DE FISCALIZAO ........14 REGULAMENTAO DA LEI N 2.800/56................................................................... 15 RESOLUO NORMATIVA N 12, DE 20 DE OUTUBRO DE 1959........................18 RESOLUO NORMATIVA N 133, DE 26 DE JUNHO DE 1992............................19 RESPONSABILIDADE TCNICA................................................................................... 20 Conceituao.................................................................................................................. 20 Valorizando a Responsabilidade Tcnica..................................................................22 Indicao de Responsvel Tcnico............................................................................ 23 Deveres do Responsvel Tcnico ............................................................................... 25 Remunerao x Responsabilidade Tcnica..............................................................27 Abrangncia da Responsabilidade Tcnica..............................................................28 I Atividade Industrial............................................................................................... 29 II Atividade Comercial............................................................................................ 34 III Prestao de Servios ....................................................................................... 38 Implicaes legais da Responsabilidade Tcnica....................................................45 TICA PROFISSIONAL.................................................................................................... 46 Conceituao.................................................................................................................. 46 RESOLUO ORDINRIA N 927, DE 11 DE NOVEMBRO DE 1970....................47 Conceituao Geral....................................................................................................... 47 Diretrizes......................................................................................................................... 47 Sanes aplicveis........................................................................................................ 50

APRESENTAO

OBJETIVO Entendendo a Responsabilidade Tcnica parte integrante da estratgia de atuao do CRQ-IV, que prioriza aes educativas de preveno ocorrncia de infraes legislao profissional. O Manual objetiva apresentar conceitos importantes sobre legislao, Responsabilidade Tcnica e tica Profissional, transmitindo informaes e esclarecimentos aos Profissionais da Qumica que atuam ou pretendem atuar como Responsveis Tcnicos.

Wagner Contrera Lopes Gerente de Fiscalizao do CRQ-IV

CONCEITOS FUNDAMENTAIS ATOS NORMATIVOS So atos que tm, direta ou indiretamente, sua origem em um processo legislativo. Esto enquadrados nessa modalidade as Leis, Medidas Provisrias, Decretos-Lei e Decretos. Lei um Ato Normativo originado a partir de um texto chamado Projeto de Lei e que tramita no Poder Legislativo. Possuem competncia para editar Leis: a Unio, o Distrito Federal, os Estados e os Municpios, todos sob o manto da Constituio Federal. Lei Federal O Projeto de Lei tramita no Congresso Federal, devendo ser aprovado na Cmara dos Deputados e no Senado, restando ao Presidente da Repblica a sano ou veto. As leis federais tm domnio geogrfico nacional e imperam em todo o Territrio do Pais. Lei Estadual e/ou Distrital O Projeto de Lei tramita na Assembleia Legislativa, devendo ser aprovada pelos Deputados Estaduais e/ou Distritais, restando ao Governador a sano ou veto. A lei estadual tem domnio geogrfico circunscrito ao Estado em que foi elaborada. As leis elaboradas no Distrito Federal tm domnio geogrfico circunscrito a esse Distrito. Lei Municipal O Projeto de Lei tramita na Cmara Municipal, devendo ser aprovada pelos Vereadores, restando ao Prefeito a sano ou veto. A lei municipal tem domnio geogrfico circunscrito ao Municpio que a elaborou Hierarquia das Leis Convm destacar que, no alto da hierarquia legislativa, impera a Constituio do Brasil, com domnio geogrfico e de competncia sobrepostos aos domnios de todas as demais leis. Nenhuma lei pode prevalecer caso contrarie a Constituio Federal. Vigncia da Lei A lei levada ao conhecimento de todos por meio de sua publicao no Dirio Oficial. Publicada, ningum pode deixar de cumpri-la, alegando desconhec-la. Sua fora obrigatria, no entanto, est condicionada sua vigncia, ou seja, o dia em que comea a vigorar. As prprias leis costumam indicar a data em que entraro em vigncia. Cessao da obrigatoriedade da Lei A revogao de uma lei somente pode ser feita por outra lei. A revogao pode ser expressa ou tcita. expressa quando uma nova lei taxativamente declara revogada a lei anterior. tcita

quando a nova lei incompatvel com a lei anterior ou regular inteiramente a matria de que a outra tratava. Medida Provisria outra espcie de modelo normativo. A competncia exclusiva do Presidente da Repblica. A MP surgiu com a atual Constituio Federal (Art. 62) em substituio ao antigo Decreto-Lei. Poder ser editada somente em carter de relevncia e urgncia, devendo de imediato ser levada apreciao do Congresso Nacional. Sua validade de 60 (sessenta) dia, prorrogveis por mais 60 (sessenta) dias, totalizando 120 (cento e vinte) dias. Decreto-lei O Decreto-Lei era uma prerrogativa do Presidente da Repblica antes do advento da Constituio Federal de 1988. Os Decretos-Leis, editados antes da C.F./88 continuam em vigor. O Decreto-Lei possui os mesmos efeitos de uma Lei. Decreto Os Decretos so atos restritos aos Chefes do Executivo Federal, Estaduais ou Municipais. Destinam-se a regulamentar situaes gerais ou individuais previstas de maneira explcita ou implcita pela legislao. O Decreto no tem poder para ampliar, alterar ou dispor diversamente quilo que est previsto em Lei.

ATOS NORMATIVOS DA ADMINISTRAO Atos Normativos da Administrao So atos administrativos conferidos por Lei a determinados rgos da administrao pblica. Enquadram-se nessa modalidade: Resolues, Deliberaes, Portarias. Resoluo As Resolues so atos expedidos pelas altas autoridades do Executivo (exceto o Chefe do Executivo, j que a este compete a expedio de Decretos) ou pelos presidentes dos tribunais, rgos legislativos e colegiados administrativos, para disciplinar matria de sua competncia especfica. So atos inferiores s leis e decretos e que no podem modificlos ou contrari-los, mas unicamente complement-los e explic-los. Seus efeitos podem ser internos ou externos, conforme campo de atuao da norma. A ttulo de exemplo, reportamo-nos Lei n 2.800/56, que confere ao Conselho Federal de Qumica competncia legal para expedir resolues para fiel interpretao e execuo da referida Lei (artigo 8, alnea f). Deliberao As Deliberaes so atos administrativos que emanam de rgos colegiados ligados administrao. So atos que podem ser expedidos pelos Conselhos Regionais de Qumica, cuja competncia fora delegada pelo CFQ, por regulamento ou regimento. Pode ter abrangncia interna ou externa. Portaria As Portarias se diferenciam das Deliberaes em relao competncia e abrangncia. Somente os Chefes dos rgos podero expedir Portarias, cuja abrangncia dever ser sempre de carter interno, nunca externo. No caso dos Conselhos Regionais de Qumica a competncia para expedir Portarias do Presidente do CRQ. Consulta Pblica As Consultas Pblicas so abertas por rgos da administrao pblica. Elas precedem determinados atos administrativos (resolues, portarias, etc.) e tm o objetivo de submeter a matria sociedade e receber suas contribuies. Enquanto publicado como CP, o ato administrativo ainda no possui efeito legal, estando sujeito a modificaes.

CONSELHOS PROFISSIONAIS FINALIDADE E ATRIBUIES Conselhos de Fiscalizao Profissional So rgos criados por lei para fiscalizar as vrias reas profissionais. Finalidade Os Conselhos tm como finalidade defender os interesses da sociedade nas questes relacionadas ao exerccio profissional na respectiva rea de atuao. Atribuies - Fiscalizar e disciplinar o exerccio profissional na respectiva rea de atuao. Na rea Qumica, a fiscalizao profissional competncia do Conselho Federal de Qumica e dos Conselhos Regionais de Qumica. SISTEMA CFQ/CRQs OBJETIVO E COMPETNCIAS Objetivo do Sistema CFQ/CRQs Zelar pelos interesses da sociedade nas questes relacionadas ao exerccio da atividade Qumica. CFQ As atribuies principais so: Expedir as resolues normativas para uniformizar procedimentos dos Conselhos Regionais de Qumica na interpretao da legislao profissional; Regulamentar as atribuies profissionais conforme a natureza e extenso do currculo de cada curso de formao profissional na rea Qumica; Estabelecer o Cdigo de tica Profissional; Atuar como rgo julgador em segunda instncia nas questes que envolvem o exerccio da atividade Qumica.

CRQs As atribuies principais so: Registrar profissionais da Qumica e pessoas jurdicas que desenvolvam atividades na rea Qumica; Fiscalizar o exerccio profissional na rea da Qumica, impedindo e punindo infraes lei; Zelar pelo cumprimento do Cdigo de tica.

Conselho Regional de Qumica 4 Regio O CRQ-IV tem sua jurisdio no Estado de So Paulo.

LEGISLAO APLICVEL

REGULAMENTAO DA PROFISSO Decreto-lei n 5.452, de 1 de maio de 1943 C.L.T. (Consolidao das Leis do Trabalho).

CRIAO DOS CONSELHOS DE QUMICA Lei n 2.800, de 18 de junho de 1956.

REGISTRO DE PESSOAS JURDICAS NOS RGOS DE FISCALIZAO Lei n 6.839, de 30 de outubro de 1980.

REGULAMENTAO DA LEI N 2.800/56 Decreto n 85.877, de 7 de abril de 1981.

RESOLUES DO CONSELHO FEDERAL DE QUMICA Resoluo Normativa n 12, de 20 de outubro de 1959. Resoluo Normativa n 133, de 26 de junho de 1992. Resoluo Ordinria n 927, de 11 de novembro de 1970.

REGULAMENTAO DA PROFISSO

DECRETO-LEI N 5.452, DE 1 DE MAIO DE 1943 C.L.T. Estabeleceu competncia ao Ministrio do Trabalho para fiscalizar a profisso. Artigo 325 livre a profisso de Qumico aos portadores de diploma de Qumico, Qumico Industrial e Engenheiro Qumico. ..................................................................................................................... Artigo 326 Para exercer a profisso obrigatrio o uso da Carteira de identidade profissional. ...................................................................................................................... Artigo 332 Quem, mediante anncios, placas, cartes comerciais ou outros meios capazes de ser identificados, se propuser ao exerccio da qumica, em qualquer dos seus ramos, sem que esteja devidamente registrado, fica sujeito s penalidades aplicveis ao exerccio ilegal da profisso. ...................................................................................................................... Artigo 339 O nome do qumico responsvel pela fabricao dos produtos de uma fbrica, usina ou laboratrio, dever figurar nos respectivos rtulos, faturas e anncios, compreendidas entre estes ltimos a legenda impressa em cartas e sobrecartas. ......................................................................................................................
Artigo 343 So atribuies dos rgos de fiscalizao:

a) examinar os documentos exigidos para o registro profissional de que trata o art. 326 e seus 1 e 2 e o art. 327, proceder respectiva inscrio e indeferir o pedido dos interessados que no satisfizerem as exigncias desta Seo; b) registrar as comunicaes e contratos, a que aludem o art. 350 e seus pargrafos e dar as respectivas baixas: c) verificar o exato cumprimento das disposies desta Seo, realizando as investigaes que forem necessrias, bem como o exame dos arquivos, livros de escriturao, folhas de pagamento, contratos e outros documentos de uso de firmas ou empresas industriais ou comerciais, em cujos servios tome parte um ou mais profissionais que desempenhem funo para a qual se deva exigir a qualidade de qumico. ......................................................................................................................

Artigo 346 Ser suspenso do exerccio de suas funes, independentemente de outras penas em que possa incorrer, o qumico, inclusive o licenciado, que incidir em alguma das seguintes faltas: a) revelar improbidade profissional, dar falso testemunho, quebrar o sigilo profissional e promover falsificaes, referentes prtica de atos de que trata esta Seo; b) concorrer com seus conhecimentos cientficos para a prtica de crime ou atentado contra a ptria, a ordem social ou a sade pblica; c) deixar, no prazo marcado nesta Seo, de requerer a revalidao e registro do diploma estrangeiro, ou o seu registro profissional no respectivo Conselho Regional de Qumica. Pargrafo nico - O tempo de suspenso a que alude este artigo variar entre um ms e um ano, a critrio do respectivo Conselho Regional de Qumica, aps processo regular ressalvada a ao da justia pblica.

Artigo 347 Aqueles que exercerem a profisso de qumico sem ter preenchido as condies do art. 325 e suas alneas, nem promovido o seu registro, nos termos do art. 326, incorrero na multa de 2/5 (dois quintos) do valor de referncia a 10 (dez) valores de referncia regionais, que ser elevada ao dobro, no caso de reincidncia. (Atualizado de acordo com os dispositivos da Lei 8.383/91) ...................................................................................................................... Artigo 350 O qumico que assumir a direo tcnica ou cargo de qumico de qualquer usina, fbrica, ou laboratrio industrial ou de anlise dever, dentro de 24 horas e por escrito, comunicar essa ocorrncia ao rgo Fiscalizador, contraindo, desde essa data, a responsabilidade da parte tcnica referente sua profisso, assim como a responsabilidade tcnica dos produtos manufaturados. 1 - Firmando-se contrato entre o qumico e o proprietrio da usina, fbrica ou laboratrio, ser esse documento apresentado, dentro do prazo de 30 dias, para registro, ao rgo Fiscalizador. 2 - Comunicao idntica de que trata a primeira parte deste artigo far o qumico, quando deixar a direo tcnica ou o cargo de qumico, em cujo exerccio se encontrava, a fim de ressalvar a sua responsabilidade e fazerse o cancelamento do contrato. Em caso de falncia do estabelecimento, a comunicao ser feita pela firma proprietria. NOTA: Vide portaria N 39, de 19 de setembro de 1945, que regulou o registro dos contratos de trabalho dos qumicos, nas condies do artigo supra.

10

Artigo 351 Os infratores dos dispositivos do presente capitulo incorrero na multa de 1/10 (um dcimo) do valor de referncia a 10 (dez) valores de referncia regionais, segundo a natureza da infrao, sua extenso e a inteno de quem a praticou, aplicada em dobro no caso de reincidncia, oposio fiscalizao ou desacato autoridade. (Atualizado de acordo com os dispositivos da Lei 8.383/91) Pargrafo nico - So competentes para impor penalidades as autoridades de primeira instncia incumbidas da fiscalizao dos preceitos constantes do presente captulo.

11

CRIAO DOS CONSELHOS DE QUMICA LEI N 2.800, DE 18 DE JUNHO DE 1956. Cria o Conselho Federal de Qumica e os Conselhos Regionais de Qumica, transferindo-lhes a competncia para fiscalizar o exerccio da profisso. Artigo 1 A fiscalizao do exerccio da profisso de qumico regulada no Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943 Consolidao das Leis do Trabalho, Ttulo III, Captulo I, Seo XIII ser exercida pelo Conselho Federal de Qumica e pelos Conselhos Regionais de Qumica, criados por esta Lei. ...................................................................................................................... Art. 15 - Todas as atribuies estabelecidas no Decreto-Lei n 5.452, de 01 de maio de 1943 - Consolidao das Leis do Trabalho referentes ao registro, fiscalizao e imposio de penalidades, quanto ao exerccio da profisso de qumico, passam a ser de competncia dos Conselhos Regionais de Qumica. ...................................................................................................................... Artigo 20 Alm dos profissionais relacionados no Decreto-Lei n 5.452, de 01 de maio de 1943 Consolidao das Leis do Trabalho So tambm profissionais da qumica os bacharis em qumica e os tcnicos qumicos. 1 - Aos bacharis em qumica, diplomados pelas faculdades de Filosofia, oficiais ou oficializadas aps registro de seus diplomas nos Conselhos Regionais de Qumica para que possam gozar dos direitos decorrentes do Decreto-Lei n 1.190 de 04 de Abril de 1939, fica assegurada a competncia para realizar anlises e pesquisas qumicas em geral.
(Vide R.N. 36 de 25.04.74)

2 - Aos tcnicos qumicos, diplomados pelos Cursos Tcnicos de Qumica Industrial, oficiais ou oficializados, aps registro de seus diplomas nos Conselhos Regionais de Qumica fica assegurada a competncia para:
(Vide R.N. 36 de 25.04.74)

a) anlises qumicas aplicadas indstria; b) aplicao de processo de tecnologia qumica na fabricao de produtos, subprodutos e derivados, observada a especializao do respectivo diploma; c) responsabilidade tcnica, em virtude de necessidades locais e a critrio do Conselho Regional de Qumica da jurisdio, de fbrica de pequena capacidade que se enquadre dentro da respectiva competncia e especializao.
(Vide R.N. 12 de 20.10.59)

12

3 - O Conselho Federal de Qumica poder ampliar o limite de competncia conferida nos pargrafos precedentes, conforme o currculo escolar ou mediante prova de conhecimento complementar de tecnologia ou especializao prestado em escola oficial. ...................................................................................................................... Artigo 22 Os engenheiros qumicos registrados no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, nos termos do Decreto-Lei n 8.620, de 10 de janeiro de 1946, devero ser registrados no Conselho Regional de Qumica, quando suas funes, como qumico assim o exigem. Artigo 23 Independentemente de seu registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura os engenheiros industriais modalidade qumica devero registrar-se no Conselho Regional de Qumica, para o exerccio de suas atividades como qumico. Artigo 24 O Conselho Federal de Qumica, em resolues definir ou modificar as atribuies ou competncia dos profissionais da qumica, conforme as necessidades futuras. Pargrafo nico - Fica o Conselho Federal de Qumica quando se tornar conveniente autorizado a proceder reviso de suas resolues de maneira a que constituam um corpo de doutrina, sob a forma de Consolidao. Artigo 25 O profissional da qumica, para o exerccio de sua profisso, obrigado ao registro no Conselho de Qumica a cuja jurisdio estiver sujeito, ficando obrigado ao pagamento de uma anuidade ao respectivo Conselho Regional de Qumica, at o dia 31 de maro de cada ano, acrescido de 20% (vinte por cento) de mora, quando fora deste prazo. ....................................................................................................................... Artigo 27 As firmas individuais de profissionais e as mais firmas, coletivas ou no, sociedades, associaes, companhias e empresas em geral, e suas filiais, que explorem servios para os quais so necessrias atividades de qumico, especificadas no Decreto-Lei n 5.452 de 1 de maio de 1943 Consolidao das Leis do Trabalho - ou nesta lei, devero provar perante os Conselhos Regionais de Qumica que essas atividades so exercidas por profissional habilitado e registrado. Pargrafo nico - Os infratores deste artigo incorrero em multa de l (um) a 10 (dez) salrios mnimos regionais, que ser aplicada em dobro pelo Conselho Regional de Qumica competente, em caso de reincidncia.
(Atualizada de acordo com os dispositivos da Lei 8.383/91)

Artigo 28 As firmas ou entidades a que se refere o artigo anterior so obrigadas ao pagamento de anuidades ao Conselho Regional de Qumica em cuja jurisdio se situam, at o dia 31 de maro de cada ano, ou com mora de 20% (vinte por cento) quando fora deste prazo.
(Valores segundo os dispositivos da Lei 8.383/91)

13

REGISTRO DE PESSOAS JURDICAS NOS RGOS DE FISCALIZAO

LEI N 6.839, DE 30 DE OUTUBRO DE 1980. Dispe sobre o registro em Conselhos de Fiscalizao das empresas e suas filiais.

Artigo 1 O registro de empresas e a anotao dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, sero obrigatrios nas entidades competentes para a fiscalizao do exerccio das diversas profisses, em razo da atividade bsica ou em relao quela pela qual prestem servios a terceiros.

14

REGULAMENTAO DA LEI N 2.800/56 DECRETO N 85.877, DE 7 DE ABRIL DE 1981. Aprova o regulamento para aplicao da Lei n. 2.800/56, sobre o exerccio da profisso de Qumico.
Artigo 1 O exerccio da profisso de qumico, em qualquer de suas modalidades, compreende: I - direo, superviso, programao, coordenao, orientao e responsabilidade tcnica no mbito das respectivas atribuies; II - assistncia, consultoria, formulaes, elaborao de oramentos, divulgao e comercializao relacionadas com a atividade de qumico; III - ensaios e pesquisas em geral, pesquisa e desenvolvimento de mtodos e produtos; IV - anlise qumica e fsico-qumica, qumico-biolgica, fitoqumica, bromatolgica, qumico-toxicolgica, sanitria e legal, padronizao e controle de qualidade; V - produo e tratamento prvio e complementar de produtos e resduos qumicos; VI - vistoria, percia, avaliao, arbitramento e servios tcnicos, elaborao de pareceres, laudos e atestados, no mbito das respectivas atribuies; VII - operao e manuteno de equipamentos e instalaes relativas profisso de qumico e execuo de trabalhos tcnicos de qumicos; VIII - estudos de viabilidade tcnica e tcnico-econmica, relacionados com a atividade de qumico; IX - conduo e controle de operaes e processos industriais, de trabalhos tcnicos, montagens, reparos, e manuteno; X - pesquisa e desenvolvimento de operaes e processos industriais; XI - estudo, elaborao e execuo de projetos da rea; XII - estudo, planejamento, projeto e especificaes de equipamentos e instalaes industriais, relacionados com a atividade de qumico; XIII - execuo, fiscalizao, montagem, instalao e inspeo de equipamentos e instalaes industriais, relacionadas com a Qumica; XIV - desempenho de cargos e funes tcnicas no mbito das respectivas atribuies; XV - magistrio, respeitada a legislao especfica. 15

Artigo 2 So privativos do qumico: I - anlises qumicas ou fsico-qumicas, quando referentes indstria qumica; II - produo, fabricao e comercializao, sob controle e responsabilidade, de produtos qumicos, produtos industriais obtidos por meio de reaes qumicas controladas ou de operaes unitrias, produtos obtidos atravs de agentes fsicoqumicos ou biolgicos, produtos industriais derivados de matria prima de origem animal, vegetal, ou mineral, e tratamento de resduos resultantes da utilizao destas matrias primas sempre que vinculadas Indstria Qumica; III - tratamento, em que se empreguem reaes qumicas controladas e operaes unitrias, de guas para fins potveis, industriais ou para piscinas pblicas e coletivas, esgoto sanitrio e de rejeitos urbanos e industriais; IV - o exerccio das atividades abaixo discriminadas, quando exercidas em firmas ou entidades pblicas e privadas, respeitado o disposto no Art. 6; a) anlise qumicas e fsico-qumicas; b) padronizao e controle de qualidade, tratamento prvio de matria prima, fabricao e tratamento de produtos industriais; c) tratamento qumico, para fins de conservao, melhoria ou acabamento de produtos naturais ou industriais; d) mistura, ou adio recproca, acondicionamento embalagem e reembalagem de produtos qumicos e seus derivados, cuja manipulao requeira conhecimentos de Qumica; e) comercializao e estocagem de produtos txicos, corrosivos, inflamveis ou explosivos, ressalvados os casos de venda a varejo; f) assessoramento tcnico na industrializao, comercializao e emprego de matrias primas e de produtos de indstria Qumica; g) pesquisa, estudo, planejamento, percia, consultoria e apresentao de pareceres tcnicos na rea de Qumica; V - exerccio, nas indstrias, nas atividades mencionadas no Art. 335 da Consolidao das Leis de Trabalho; VI - desempenho de outros servios e funes, no especificados no presente Decreto, que se situem no domnio de sua capacitao tcnico-cientfica; VII - magistrio superior das matrias privativas constantes do currculo prprio dos cursos de formao de profissionais de Qumica, obedecida a legislao do ensino.

16

Artigo 3 As atividades de estudo, planejamento, projeto e especificaes de equipamentos e instalaes industriais, na rea de Qumica, so privativas dos profissionais com currculo da Engenharia Qumica. Artigo 4 Compete ainda aos profissionais de Qumica, embora no privativo ou exclusivo, o exerccio das atividades mencionadas no Art. 1, quando referentes a: a) laboratrios de anlises que realizem exames de carter qumico, fsicoqumico, qumico-biolgico, fitoqumico, bromatolgico, qumico-toxicolgico, sanitrio e qumico legal; b) rgos ou laboratrios de anlises clnicas ou de sade pblica ou a seus departamentos especializadas, no mbito de suas atribuies; c) estabelecimentos industriais em que se fabriquem insumos com destinao farmacutica para uso humano e veterinrio, insumos para produtos dietticos e para cosmticos, com ou sem ao teraputica; d) firmas e entidades pblicas ou privadas que atuem nas reas de qumica e de tecnologia agrcola ou agropecuria, de Minerao e de Metalurgia; e) controle de qualidade de guas potveis, de guas de piscina, praias e balnerios; f) exame e controle da poluio em geral e da segurana ambiental, quando causadas por agentes qumicos e biolgicos; g) estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos cosmticos sem ao teraputica, produtos de uso veterinrio sem indicao teraputica, produtos saneantes, inseticidas, raticidas, anti-spticos e desinfetantes; h) estabelecimentos industriais que fabriquem produtos dietticos e alimentares; i) segurana do trabalho em estabelecimentos pblicos ou particulares, ressalvada a legislao especfica; j) laboratrios de anlises qumicas de estabelecimentos metalrgicos.

17

RESOLUO NORMATIVA N 12, DE 20 DE OUTUBRO DE 1959


(COMPLEMENTADA PELA RN 133/92)

DISPE SOBRE RESPONSABILIDADE TCNICA Art. 1 - Qumico responsvel o profissional de nvel superior que exerce direo tcnica, chefia ou superviso da fabricao de produtos qumicos, da fabricao de produtos industriais obtidos por meio de reaes qumicas dirigidas ou, de laboratrios de controle qumico. 1 - De acordo com o estabelecido na letra c do 2, do art. 20 da citada Lei n 2.800, poder ser atribuda a tcnico qumico, a responsabilidade tcnica, de fabrica de pequena capacidade, observado o disposto na Resoluo Normativa n 11 do Conselho Federal de Qumica. 2 - A responsabilidade tcnica de laboratrio de controle de anlises qumicas aplicadas indstria, cabe tambm a tcnico-qumico, desde que o laboratrio seja de pequena capacidade e execute trabalhos de reduzida complexidade. Art. 2 - Os Conselhos Regionais de Qumica s devero aceitar indicaes de responsabilidade tcnica, depois de examinar cada caso individualmente e de verificar que as funes a serem exercidas pelo profissional indicado se enquadram dentro das atribuies da categoria a que o mesmo pertena. Art. 3 - O profissional indicado como responsvel por determinada empresa, dever declarar por escrito, ao Conselho Regional de Qumica, que aceita a responsabilidade que lhe atribuda. Art. 4 - O qumico responsvel dever provar, quando assim o exigir o Conselho Regional de Qumica, que realmente exerce funo de chefia, direo tcnica ou superviso da fabricao de produtos qumicos, da fabricao de produtos industriais obtidos por meio de reaes qumicas dirigidas ou, de laboratrio de controle qumico. Art. 5 - Os Conselhos Regionais de Qumica devero considerar que a responsabilidade limitada pela possibilidade material de exerc-la, principalmente em razo do tempo disponvel pelo profissional. Art. 6 - A responsabilidade pode ser dividida, quando a empresa tiver mais de um profissional da qumica, devendo, no entanto, cada setor de responsabilidade ser rigorosamente definido. Art. 7 - Quando a atividade do profissional no abranger a totalidade da indstria, mas apenas os processos qumicos de fabricao ou o laboratrio de controle qumico, a sua responsabilidade ficar restrita a esses setores, devendo o Conselho Regional de Qumica anotar tal restrio.

18

RESOLUO NORMATIVA N 133, DE 26 DE JUNHO DE 1992


(COMPLEMENTA A RN 12/59)

DISPE SOBRE RESPONSABILIDADE TCNICA Art. 1 - Responsabilidade Tcnica no campo da Qumica envolve o sentido tico-profissional pela qualidade dos produtos fabricados ou servios prestados, de conformidade com normas estabelecidas. 1 - Qumico Responsvel ou Responsvel Tcnico o profissional da Qumica registrado em CRQ, que exerce direo tcnica, chefia ou superviso de laboratrio de controle de qualidade e ou controle de processos, de setores de indstria, da fabricao de produtos e/ou servios qumicos, e bem assim, de produtos industriais obtidos por meio de reaes qumicas dirigidas (controladas) e operaes unitrias da indstria qumica. 2 - Sempre que em uma Empresa for constatada a fabricao de produtos de linhas de produo de natureza diferentes, e/ou de laboratrios de controle de qualidade diversificados em seus fins, o Conselho Regional de Qumica dever exigir um Responsvel Tcnico para cada setor de atividades ou de laboratrio, de maneira que a Responsabilidade Tcnica seja factvel e efetiva. 3 - A aceitao de indicaes de Responsabilidade Tcnica, e a consequente emisso de A.R.T. (anotao de Responsabilidade Tcnica ou Funo Tcnica) pelos CRQs, somente ser feita aps o cumprimento do disposto no art. 2 da RN n 12 de 20/10/59. Art. 2 - O profissional da Qumica que assumir Responsabilidade Tcnica, dever ser cientificado pelo CRQ, das obrigaes contradas, decorrentes do art. 350 e seus pargrafos, do Decreto-lei n 5.452 de 01/05/43 - CLT. Art. 3 - Os Conselhos Regionais de Qumica devero considerar que a Responsabilidade Tcnica limitada pela possibilidade de exerc-la, seja em razo da distncia entre as fbricas ou postos de trabalho, seja pelo tempo disponvel do profissional, particularmente quando se tratar de responsabilidade por mais de uma Empresa ou servio. 1 - A execuo de tarefas ligadas Responsabilidade Tcnica pode ser delegada a outro profissional da Qumica, desde que o mesmo esteja legalmente habilitado para execut-las. 2 - A delegao a que se refere o pargrafo anterior no isenta o Responsvel Tcnico das obrigaes inerentes responsabilidade assumida. 3 - A Responsabilidade Tcnica atribuio do profissional da Qumica e no de Pessoa Jurdica, sendo defeso a esta, assumir como Responsvel Tcnico. Art. 4 - A Responsabilidade Tcnica do profissional constar do Cadastro do CRQ e dos rtulos dos produtos, embalagens e impressos em geral, de conformidade com o art. 339 do Decreto-lei n 5.452 de 01/05/43 - CLT.
19

RESPONSABILIDADE TCNICA CONCEITUAO E ABRANGNCIA Conceituao Toda Pessoa Jurdica, de Direito Pblico ou Privado, que desenvolve alguma atividade que exige conhecimentos profissionais na rea da Qumica, deve provar ao Conselho Regional de Qumica de sua jurisdio que tal atividade exercida por profissional da Qumica legalmente habilitado e devidamente registrado no respectivo CRQ, conforme estabelece o artigo 27 da Lei n 2.800, de 18 de junho de 1956. Entre os profissionais da Qumica pertencentes ao seu quadro de colaboradores, a entidade, a que se refere o pargrafo anterior, dever indicar o Responsvel Tcnico (RT) perante o Conselho Regional de Qumica, conforme o previsto na Lei n 6.839, de 30 de outubro de 1980. A Responsabilidade Tcnica, conforme estabelecem as Resolues Normativas nos. 12/59 e 133/92, do Conselho Federal de Qumica (CFQ), uma posio de comando a ser assumida por Profissional da Qumica, para conduzir, orientar e se responsabilizar por todas as atividades na rea da Qumica. A Responsabilidade Tcnica no pode ser assumida por Pessoa Jurdica, devendo, no caso de terceirizao de algum servio, ser indicado pela empresa contratada o nome do profissional da Qumica que ser designado para atuar como Responsvel Tcnico. Nesse caso, a empresa contratada tambm dever ser registrada no Conselho Regional de Qumica. A Responsabilidade Tcnica exige autonomia na tomada de decises. Assim sendo, a posio hierrquica ocupada pelo profissional da Qumica deve ser considerada quando da indicao do Responsvel Tcnico. Caso no haja um profissional com autonomia para tomar decises referentes a todas as atividades da rea Qumica, devero ser indicados, como Responsveis Tcnicos, tantos profissionais da Qumica quanto forem necessrios. A Responsabilidade Tcnica tem vigncia de vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, independentemente do horrio de trabalho do Responsvel Tcnico.

20

O CRQ-IV no interfere nas relaes contratuais entre as partes (contratante/contratado), que devero, porm, respeitar a legislao vigente, em especial, a legislao trabalhista. A Responsabilidade Tcnica exige formao profissional compatvel com a atividade desenvolvida. O Profissional da Qumica que possui diploma de formao especfica poder assumir, somente, a Responsabilidade Tcnica de atividades restritas s respectivas reas de formao. Exemplo: Um Tecnlogo Txtil somente poder assumir a responsabilidade tcnica por empresas do setor Txtil ou com atividades correlatas. Os Bacharis em Qumica, os Licenciados em Qumica e outros profissionais que no cumpriram o currculo de formao tecnolgica, isto , que no tenham anotadas, em sua carteira de identidade profissional, as atribuies relativas ao item 8, do artigo 1 da Resoluo Normativa 36/74, do CFQ, no podero assumir a Responsabilidade Tcnica por atividades do setor produtivo. Os Tcnicos Qumicos, bem como os demais profissionais da Qumica de Nvel Mdio com formao especfica, de acordo com as limitaes impostas pelo artigo 20 da Lei n. 2.800, de 18/6/1956, podero assumir a Responsabilidade Tcnica somente de estabelecimentos de pequeno porte, ou a critrio do Plenrio do Conselho Regional de Qumica, que considerar, entre outros, os seguintes itens: Nmero de funcionrios envolvidos nas atividades da rea da Qumica; rea ocupada pelo estabelecimento; Potncia instalada; Volume de produo; Complexidade dos processos envolvidos; Grau de risco envolvido; Toxicidade das matrias-primas, dos produtos intermedirios e acabados; Gerao e caractersticas dos efluentes slidos, lquidos e gasosos; Experincia do profissional indicado, mediante anlise de seu Curriculum Vitae.

A responsabilidade tcnica requer maturidade profissional do candidato ao assumi-la, pois se trata da principal posio de comando tcnico numa empresa e so muitas as implicaes decorrentes do seu exerccio.

21

Valorizando a Responsabilidade Tcnica Embora seja uma obrigao legal, o fato de o estabelecimento contar com um profissional da Qumica como Responsvel Tcnico pode e deve ser utilizado como diferencial competitivo e instrumento de valorizao do negcio. Ao mesmo tempo, a Responsabilidade Tcnica tem trazido para a atividade qumica em geral, uma forte relao com os seus consumidores que, apesar de a considerarem ser de alto risco e de alta complexidade, tem na participao efetiva de um Responsvel Tcnico a segurana contra qualquer medida de descontrole nos processos, que possa ocorrer e impactar os produtos que chegam ao consumidor final. Tambm se destacam, aqui, os aspectos de segurana de processo, dos trabalhadores e das comunidades vizinhas s unidades produtivas, to dependentes dos conhecimentos tcnicos especficos do Responsvel Tcnico. Outro aspecto de destaque ao do Responsvel Tcnico no controle das atividades operacionais, visando preservao do Meio Ambiente.

22

Indicao de Responsvel Tcnico A indicao do Responsvel Tcnico deve ser feita com a concordncia de ambas as partes do profissional da Qumica e da entidade pela qual ir se responsabilizar tecnicamente conforme prev o Termo de Responsabilidade Tcnica TRT. O profissional dever preencher o Termo de Responsabilidade Tcnica TRT (disponvel para download na internet: www.crq4.org.br) e, no prazo de 24 horas, providenciar sua apresentao ao Conselho Regional de Qumica, juntamente com a ficha de indicao de Responsvel Tcnico, preenchida e assinada por um representante da entidade pela qual ir se responsabilizar tecnicamente. O prazo de 24 horas para que a providncia mencionada no pargrafo anterior seja cumprida est previsto no artigo 350 do Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943 C.L.T. (Consolidao das Leis do Trabalho). Caso a apresentao da documentao ao CRQ-IV fique sob a incumbncia da entidade pela qual est assumindo a posio de Responsvel Tcnico, o profissional dever tomar as medidas que julgarem necessrias para certificar-se que a documentao foi protocolada no prazo estabelecido. Para se resguardar, recomendvel que o profissional solicite uma cpia do protocolo fornecido pelo CRQ-IV pessoa incumbida da entrega da documentao. Para ser indicado como Responsvel Tcnico, o profissional dever, entre outros requisitos: Estar devidamente registrado e em situao regular no CRQ-IV; Ter formao profissional compatvel com a responsabilidade a ser assumida; Ter autonomia para a tomada de decises relativas s atividades pelas quais ser responsvel; Ter disponibilidade de tempo para acompanhar os servios sob sua responsabilidade; Comprovar vnculo com a Pessoa Jurdica pela qual ir se responsabilizar tecnicamente1; No atuar como Responsvel Tcnico por outra entidade2.

Poder ser apresentado cpia do contrato de trabalho firmado entre as partes; no caso de scio ou diretor, poder ser apresentado cpia do contrato social ou ata de assembleia confirmando a nomeao. 2 As excees sero analisadas caso a caso pelo plenrio do CRQ-IV, mediante justificativa por escrito do profissional indicado como Responsvel Tcnico.

23

A indicao de Responsvel Tcnico avaliada pelo plenrio do Conselho Regional de Qumica IV Regio, observando os critrios tcnicos e legais, a fim de decidir se o profissional est habilitado a desempenhar essa funo. O CRQ-IV poder exigir a indicao de outro(s) Responsvel(is) Tcnico(s), caso julgue que um nico profissional no possa atender, funcionalmente, todas as atividades da rea da Qumica desenvolvidas na empresa. A formalizao da indicao do Responsvel Tcnico dever ser efetivada mediante a apresentao ao CRQ-IV dos seguintes documentos: I. II. Termo de Responsabilidade Tcnica - TRT preenchido e assinado pelo profissional da Qumica indicado (disponvel no site: www.crq4.org.br); Ficha de indicao de Responsvel Tcnico preenchida e assinada pelo representante legal da Pessoa Jurdica (anexo ao TRT)3.

Caso sejam indicados mais de um Responsvel Tcnico, cada um deles dever explicitar os limites da responsabilidade assumida. Nota: Caso no sejam explicitados os limites da Responsabilidade Tcnica de cada um dos indicados, todos respondero solidariamente. A execuo de atividades inerentes Responsabilidade Tcnica poder ser delegada a outro Profissional da Qumica, desde que o mesmo esteja habilitado para tal funo; todavia, essa delegao no implicar transferncia da responsabilidade do titular para o outro profissional. Caso seja indicado um profissional da Qumica como Responsvel Tcnico substituto, este dever explicitar em quais situaes assumir a responsabilidade tcnica. Nota: A substituio do Responsvel Tcnico aplicada, entre outros, no caso de frias, viagens, licena mdica e outros afastamentos.

A indicao do Responsvel Tcnico deve ser instruda com uma carta esclarecendo tratar-se de primeira indicao, substituio ou incluso de Responsvel Tcnico; caso haja mais de um indicado, essa carta dever esclarecer os limites da abrangncia de cada um; no caso de substituio dever ser informado o nome do profissional substitudo e esclarecido se ele continua vinculado entidade ou se ele desligou-se, informando data de sada.
3

24

Deveres do Responsvel Tcnico De acordo com o artigo 350 do Decreto-lei n. 5.452, de 01/05/1943, que trata da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), o profissional dever comunicar ao Conselho Regional de Qumica, no prazo de 24 horas, quando: Assumir a Responsabilidade Tcnica pelo local onde a atividade Qumica desenvolvida; Deixar a Responsabilidade Tcnica. Antes de assumir a Responsabilidade Tcnica por uma entidade que desenvolva atividade na rea Qumica, o profissional dever examinar, criteriosamente, se tem condies de desempenhar satisfatoriamente tal funo. Dever, entre outras providncias, informar-se sobre a legislao pertinente atividade pela qual pretende assumir a Responsabilidade Tcnica. A Responsabilidade Tcnica implica efetivo exerccio da atividade profissional. Isto significa que o profissional que no estiver acompanhando e orientando a rotina dos trabalhos sob sua responsabilidade estar sujeito a responder processo administrativo perante o CRQ-IV. importante ressaltar que, independentemente do horrio de permanncia do profissional no estabelecimento, sua Responsabilidade Tcnica se estende diariamente por 24 (vinte e quatro) horas e nos 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias do ano. Caber ao profissional, com anuncia da empresa, comunicar ao CRQIV os limites de abrangncia de sua Responsabilidade Tcnica, quando a mesma no for integral, bem como indicar os nomes dos demais funcionrios que exercem atividades qumicas na empresa pela qual responde tecnicamente. O RT dever zelar para que todas as atividades que requeiram conhecimentos de Qumica sejam desenvolvidas por profissionais da rea e que estejam devidamente registrados no CRQ-IV. O RT dever colaborar com a ao fiscalizadora do CRQ-IV, disponibilizando as informaes e documentos necessrios elaborao do relatrio de vistoria, devendo indicar profissional da Qumica para acompanhar o trabalho do Agente Fiscal, caso no possua disponibilidade de tempo para atend-lo durante toda a vistoria. Na hiptese de ser apurada pela fiscalizao do CRQ-IV a existncia de pessoal em situao irregular, exercendo atividades na rea da Qumica, o RT
25

dever colaborar junto ao departamento de recursos humanos da empresa para que seja providenciada a devida regularizao. O RT dever informar o CRQ sobre processos administrativos e/ou judiciais contra a empresa em que trabalha e que envolva outros Conselhos ou rgos Pblicos nos quais haja questionamentos a respeito da responsabilidade tcnica assumida. No caso de ausncia prolongada do RT, por motivo de viagem, frias, afastamento mdico, entre outros, o profissional dever comunicar o fato ao CRQ-IV, bem como orientar a empresa a indicar outro Profissional da Qumica como RT substituto. Nota: A indicao do RT substituto dever obedecer s mesmas regras estabelecidas para a indicao de RT titular. importante que o RT documente todas as suas observaes, orientaes e recomendaes para se resguardar de possveis acusaes, provar suas aes e negar omisses em ocorrncias que possam gerar processos administrativos de tica profissional no Sistema CFQ/CRQs e, se for o caso, em processos de natureza judicial.

26

Remunerao x Responsabilidade Tcnica

A Lei n 4.950-A, de 22 de abril de 1966, estabelece o critrio para definir a remunerao mnima a ser recebida por profissional da Qumica de Nvel Superior, independentemente da funo ocupada. Ainda no h legislao para fixao de piso salarial para os profissionais da Qumica de Nvel Mdio. No momento, tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei que visa estabelecer o salrio mnimo a ser pago aos Tcnicos de Nvel Mdio. Na falta de legislao especfica, deve prevalecer o piso salarial definido em acordo coletivo de trabalho firmado entre o sindicato da categoria dos Qumicos, no caso o SINQUISP, e os sindicatos patronais. A legislao omissa quanto ao pagamento de adicional ao profissional que assume a Responsabilidade Tcnica, porm, entende-se que ao acumular essa nova funo, recomendvel que o empregador gratifique o profissional pela responsabilidade assumida. Atualmente, conforme acordo coletivo de trabalho firmado com o SINQUISP, as empresas representadas pelo SIMPI Sindicato da Micro e Pequena Indstria do Estado de So Paulo assumiram o compromisso de conceder 20% de adicional sobre o salrio bruto, ao profissional que assume a posio de Responsvel Tcnico. importante que o profissional tenha cincia da abrangncia e das implicaes da Responsabilidade Tcnica para que tenha elementos para argumentar com seu empregador no momento da negociao do contrato de trabalho.

27

Abrangncia da Responsabilidade Tcnica

A Responsabilidade Tcnica abrange todas as atividades que exigem conhecimentos profissionais na rea Qumica e envolve, alm dos aspectos tcnicos, questes de ordem legal. fundamental, portanto, que o profissional conhea tecnicamente as atividades pelas quais ir se responsabilizar e mantenha-se atualizado em relao s normas tcnicas e s legislaes pertinentes ao seu campo de atuao. A abrangncia da Responsabilidade Tcnica depende da natureza da atividade pela qual o profissional ir se responsabilizar: I. II. III. Atividade Industrial Atividade Comercial Prestao de Servios

Definies utilizadas na sequncia: Produtos Qumicos produtos qumicos orgnicos, inorgnicos, organoinorgnicos, petroqumicos utilizados como matrias-primas por outras indstrias, bem como produtos qumicos de uso final, tais como: tintas, vernizes, colas e adesivos, combustveis, lubrificantes, entre outros. Produto industrial da rea Qumica produtos industriais obtidos por meio de reaes qumicas e/ou operaes unitrias, tais como: produtos alimentcios, bebidas, plsticos, borrachas, cermicas, cosmticos, saneantes, cimento, papel, celulose, couros, entre outros.

28

I Atividade Industrial A Responsabilidade Tcnica abrange a qualidade do produto fabricado, bem como os setores e as atividades operacionais existentes no estabelecimento que exijam conhecimentos profissionais na rea da Qumica: a) Produto Todo produto qumico e/ou produto industrial da rea da Qumica somente poder ser fabricado sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica. Existindo mais de uma linha de produtos e no havendo um nico profissional com autonomia para assumir a Responsabilidade Tcnica por todas elas, a empresa dever indicar tantos Profissionais da Qumica, quantos forem necessrios para atendimento do disposto no artigo 27 da Lei n. 2.800/56. Compete ao RT: Participar dos processos de regularizao de registros, bem como das alteraes e atualizaes de documentos referentes ao produto, junto aos rgos competentes, em conformidade com a legislao. Atuar para que o produto seja liberado comercializao e/ou distribuio somente quando estiver em conformidade com a legislao e com os padres de identidade e de qualidade. Assegurar que as informaes tcnicas constantes da rotulagem, relativas ao uso, manuseio e segurana do produto estejam em conformidade com a legislao. Nota: A rotulagem dever conter a identificao do RT do respectivo produto, conforme estabelece o artigo 339 do Decreto-lei n. 5.452, de 01/05/1943 Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). Zelar para que sejam disponibilizadas ao usurio/consumidor informaes claras e precisas quanto ao produto, sempre em respeito legislao de defesa do consumidor. Manter os registros de informao de dados fticos, tcnicos e/ou cientficos que possam dar sustentao s mensagens publicitrias sobre o produto.

b) Setor Produtivo Neste setor, a Responsabilidade Tcnica abrange todo o processamento onde a atividade Qumica est envolvida. Existindo mais de uma linha de produo e no havendo um profissional com autonomia para assumir a responsabilidade tcnica por todas elas, a empresa dever indicar tantos Profissionais da Qumica, quantos forem necessrios, em respeito ao artigo 27 da Lei n. 2.800/56.
29

Compete ao RT: Avaliar toda a infraestrutura industrial e propor/promover a adequao de instalaes e equipamentos s necessidades tcnicas do produto a ser fabricado e s exigncias legais pertinentes. Zelar para que os parmetros e condies de processamento em todas as etapas do processo atendam s especificaes do produto a ser fabricado. Zelar para que sejam cumpridos os procedimentos operacionais necessrios para assegurar o bom andamento dos processos envolvidos, a padronizao e a qualidade do produto fabricado. Investigar e identificar as causas, bem como propor/promover a correo de qualquer indcio de desvio da qualidade do produto. Zelar pelas adequadas condies de higiene e segurana dos processos e dos funcionrios, e pela manuteno dos equipamentos. Zelar para que, sempre que necessrio, os equipamentos de proteo individual sejam disponibilizados ao pessoal envolvido na operao. Atuar para que o pessoal envolvido nas atividades operacionais seja submetido a treinamentos, visando observncia das condies de segurana do processo. Elaborar e manter sob controle toda a documentao tcnica referente ao processo de fabricao.

c) Setor laboratorial Toda atividade laboratorial deve ser desenvolvida sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica. No caso do laboratrio de controle de qualidade, pela independncia que deve ter em relao a outros setores da empresa, importante que seja destacado um Profissional da Qumica para atuar especificamente como RT por esse setor. Compete ao RT: Avaliar toda a infraestrutura laboratorial e propor/promover a adequao de instalaes e equipamentos s necessidades de segurana dos usurios. Zelar para que os procedimentos operacionais necessrios para assegurar a padronizao das aes no mbito laboratorial sejam cumpridos. Assegurar a confiabilidade da metodologia analtica empregada, bem como a confiabilidade dos resultados das anlises laboratoriais. Zelar pelas adequadas condies de higiene e segurana do setor e dos funcionrios, e pela manuteno dos equipamentos. Zelar para que, sempre que necessrio, os equipamentos de proteo individual sejam disponibilizados ao pessoal envolvido na operao.
30

Atuar para que o pessoal envolvido nas atividades operacionais seja submetido a treinamentos, visando observncia das condies de segurana do processo. Atuar para que os produtos e reagentes qumicos sejam estocados e manipulados de forma adequada e, aps o respectivo uso, tenham o tratamento e destinao final em conformidade com o que estabelece a legislao ambiental. Manter sob controle toda a documentao tcnica referente aos ensaios executados em laboratrio.

d) Atividades relacionadas ao Meio Ambiente As decises relacionadas ao meio ambiente, sempre que envolvam conhecimentos profissionais na rea da Qumica, devem ser tomadas sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica registrado no CRQ-IV. Compete ao RT: Avaliar toda a infraestrutura existente no estabelecimento e propor/promover adequao de instalaes e equipamentos, a fim de atingir os princpios que norteiam a sustentabilidade do meio ambiente. Estabelecer, em conjunto com os responsveis por outros setores da empresa, os parmetros e condies de processamento, a fim de propiciar o atendimento legislao ambiental. Investigar e identificar as causas e propor/promover correes quando houver qualquer indcio de desvio nos parmetros de controle de emisso de poluentes. Caracterizar e classificar os resduos gerados no decorrer das atividades operacionais da empresa, bem como orientar quanto aos seus adequados tratamentos. Conduzir/orientar e controlar o tratamento, o transporte e a destinao final dos resduos gerados nas atividades operacionais da empresa. Zelar pelas adequadas condies de higiene e segurana do setor e dos funcionrios, e pela manuteno dos equipamentos. Zelar para que, sempre que necessrio, os equipamentos de proteo individual sejam disponibilizados ao pessoal do setor. Atuar para que o pessoal do setor seja submetido a treinamentos, visando observncia das condies de segurana e respeito legislao ambiental.

e) Atividades operacionais de apoio e utilidades Qualquer atividade de apoio operao da empresa que requeira conhecimentos de Qumica deve ser executada sob a Responsabilidade Tcnica de um Profissional da Qumica.
31

Compete ao RT: Zelar para que seja garantido o suprimento da estrutura industrial com: gua, vapor, sistemas de ar, vcuo, sistemas de aquecimento e refrigerao. Assegurar que o fornecimento de guas industriais, potvel, de processo, entre outras, esteja em conformidade com os parmetros de qualidade exigidos para os fins especficos. Orientar/atuar na instalao, manuteno e controle de sistemas de guas industriais e potveis, sistemas de ar, vcuo, vapor, aquecimento, entre outros. Zelar para que sejam cumpridos os procedimentos operacionais necessrios para assegurar a padronizao e a qualidade das utilidades a serem disponibilizadas a todos os setores da empresa. Zelar pelas adequadas condies de higiene e segurana do setor e dos funcionrios, e pela manuteno dos equipamentos. Zelar para que, sempre que necessrio, os equipamentos de proteo individual sejam disponibilizados ao pessoal envolvido no setor. Atuar para que o pessoal envolvido no setor de utilidades seja submetido a treinamentos, visando observncia das condies de segurana do processo.

f) Assistncia Tcnica Devem estar sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica as atividades relacionadas ao assessoramento tcnico na industrializao, comercializao e emprego de matrias-primas e produtos da rea da Qumica. Compete ao RT: Disponibilizar ao cliente informaes tcnicas e de segurana quanto ao uso, manuseio e armazenagem do produto. Zelar para que todas as atividades de assistncia tcnica sejam executadas respeitando o Cdigo de tica do Profissional da Qumica.

g) Estocagem A estocagem de produtos industriais deve ser feita sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica, principalmente os produtos que so classificados como txicos, corrosivos, inflamveis e/ou explosivos. Esta exigncia deve ser cumprida mesmo no caso de produto que no tenha sido industrializado no local ou, ainda, que seja mantido na embalagem original. Compete ao RT: Avaliar toda a infraestrutura existente na empresa e propor/promover a adequao das instalaes e equipamentos s necessidades tcnicas dos produtos a serem estocados e s exigncias legais pertinentes.
32

Zelar para que as condies de estocagem permitam a manuteno das especificaes do produto. Zelar pelas adequadas condies de higiene e segurana das instalaes e dos funcionrios, e pela manuteno dos equipamentos. Zelar para que, sempre que necessrio, os equipamentos de proteo individual sejam disponibilizados ao pessoal envolvido na operao. Atuar para que o pessoal envolvido na estocagem de produtos seja submetido a treinamentos, visando observncia das condies de segurana e respeito ao meio ambiente.

h) Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos FISPQ A elaborao da Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos (FISPQ) dever ser feita sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica. Compete ao RT: Orientar a elaborao da FISPQ, em lngua portuguesa, em conformidade com o disposto na NBR 14.725, ou documento que venha a substitu-la, zelando para que sejam disponibilizadas todas as informaes de segurana necessrias ao correto uso, manuseio e estocagem do produto.

i) Projetos Os projetos de equipamentos e de instalaes industriais da rea da Qumica, bem como suas respectivas implantaes, devero ser desenvolvidos sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional graduado em Curso de Engenharia da rea da Qumica. Compete ao RT: A execuo de estudos de viabilidade tcnica e tcnico-econmica, a elaborao do projeto propriamente dito e acompanhamento durante a fase de testes de funcionamento.

33

II Atividade Comercial A Responsabilidade Tcnica abrange a qualidade do produto a ser disponibilizado ao mercado, bem como as atividades operacionais desenvolvidas no estabelecimento que exijam conhecimentos profissionais na rea da Qumica: a) Produto Todo produto qumico de uso industrial e/ou uso final deve ser disponibilizado ao mercado sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica. Esta exigncia deve ser cumprida, tambm, quando do comrcio de produto industrial, cujas caractersticas qumicas e/ou fsico-qumicas devam ser controladas pela empresa, a fim de garantir os padres de identidade e qualidade do produto. Existindo mais de uma linha de produtos e no havendo um nico profissional com autonomia para assumir a Responsabilidade Tcnica por todas elas, a empresa dever indicar tantos Profissionais da Qumica, quantos forem necessrios para atendimento legislao. Compete ao RT: Zelar para que o processo de regularizao de produto, bem como alteraes e atualizaes dos respectivos documentos, junto aos rgos competentes, estejam em conformidade com a legislao. Zelar para que o produto seja liberado comercializao e/ou distribuio, somente se estiver em conformidade com a legislao e com os padres de identidade e de qualidade. Assegurar que as informaes tcnicas constantes na rotulagem, relativas ao uso, manuseio e segurana do produto estejam em conformidade com a legislao pertinente. Nota: A rotulagem dever conter a identificao do RT do respectivo produto, conforme estabelece o artigo 339 do Decreto-lei n. 5.452, de 01/05/1943, que trata da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). Zelar para que sejam disponibilizadas ao cliente e/ou ao consumidor final informaes tcnicas e de segurana quanto ao uso/manuseio e armazenagem do produto. Manter os registros de informao de dados fticos, tcnicos e/ou cientficos que possam dar sustentao s mensagens publicitrias sobre o produto.

b) Importao As empresas importadoras de produtos da rea da Qumica devem atuar sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica. Esta exigncia deve ser cumprida, tambm, no caso de importao de produtos industriais,
34

cujas caractersticas qumicas e/ou fsico-qumicas devam ser controladas pela empresa importadora, a fim de garantir os padres de identidade e qualidade dos produtos. Compete ao RT: Zelar para que o processo de regularizao de produto, bem como alteraes e atualizaes dos respectivos documentos, junto aos rgos competentes, estejam em conformidade com a legislao. Zelar para que o produto importado seja liberado comercializao e/ou distribuio, somente se estiver em conformidade com a legislao e com os padres de identidade e de qualidade. Assegurar que as informaes tcnicas constantes na rotulagem, relativas ao uso, manuseio e segurana do produto estejam em conformidade com a legislao. Nota: A rotulagem dever conter informaes em lngua portuguesa e a identificao do RT do respectivo produto, conforme estabelece o artigo 339 do Decreto-lei n. 5.452, de 01/05/1943, que trata da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). Zelar para que sejam disponibilizadas ao cliente e/ou consumidor, informaes tcnicas e de segurana, em lngua portuguesa, quanto ao uso, manuseio e armazenagem do produto. Manter os registros de informao de dados fticos, tcnicos e/ou cientficos que possam dar sustentao s mensagens publicitrias sobre o produto.

c) Embalagem e/ou reembalagem Quando se tratar de embalagem e/ou reembalagem de produto da rea da Qumica, a Responsabilidade Tcnica deve abranger todas as atividades envolvidas nessas operaes. Esta mesma exigncia aplica-se no caso de embalagem de produto de uso industrial, cujas caractersticas qumicas e/ou fsico-qumicas devam ser controladas pela empresa embaladora, a fim de garantir os padres de identidade e qualidade do produto. Compete ao RT: Zelar para que a embalagem seja adequada ao produto, sob o ponto de vista tcnico e que atenda legislao especfica. Zelar para que a qualidade do produto a ser embalado e/ou reembalado seja controlada. Fazer cumprir os procedimentos operacionais necessrios para assegurar a padronizao e qualidade do produto a ser embalado e/ou reembalado, bem como a segurana da operao. Zelar pelas adequadas condies de higiene e segurana do setor e dos funcionrios, e pela manuteno dos equipamentos.

35

Zelar para que, sempre que necessrio, os equipamentos de proteo individual sejam disponibilizados ao pessoal envolvido na operao. Atuar para que o pessoal envolvido nas atividades operacionais seja submetido a treinamentos, visando observncia das condies de segurana. Assegurar que as informaes tcnicas constantes na rotulagem, relativas ao uso, manuseio e segurana do produto estejam em conformidade com a legislao pertinente. Nota: A rotulagem dever conter informaes em lngua portuguesa e a identificao do RT do respectivo produto, conforme estabelece o artigo 339 do Decreto-lei n. 5.452, de 01/05/1943, que trata da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT).

d) Rotulagem Mesmo que no fabrique, embale ou reembale um produto da rea da Qumica, mas o identifique com rotulagem prpria, a empresa dever manter Profissional da Qumica como RT pelo mencionado produto. Compete ao RT: Assegurar que o produto seja disponibilizado ao mercado dentro dos padres de identidade e qualidade originais. Assegurar que as informaes tcnicas constantes na rotulagem, relativas ao uso, manuseio e segurana do produto estejam em conformidade com a legislao. Nota: A rotulagem dever conter a identificao do RT do respectivo produto da rea da Qumica, conforme estabelece o artigo 339 do Decreto-lei n. 5.452, de 01/05/1943, que trata da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT).

e) Estocagem A estocagem de produtos industriais, principalmente os que so classificados como txicos, corrosivos, inflamveis e/ou explosivos, deve ser feita sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica. Esta exigncia deve ser cumprida mesmo no caso de produto que no tenha sido industrializado e/ou manipulado no local ou, ainda, que seja mantido na embalagem original. Compete ao RT: Avaliar toda a infraestrutura existente na empresa e propor/promover a adequao das instalaes e equipamentos s necessidades tcnicas dos produtos a serem estocados e s exigncias legais pertinentes. Zelar pelas condies de estocagem que permitam a manuteno das especificaes do produto.
36

Zelar pelas adequadas condies de higiene e segurana do setor e dos funcionrios, e pela manuteno dos equipamentos. Zelar para que, sempre que necessrio, os equipamentos de proteo individual sejam disponibilizados ao pessoal envolvido na operao. Atuar para que o pessoal envolvido nas atividades de estocagem seja submetido a treinamentos, visando observncia das condies de segurana e meio ambiente.

f) Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos - FISPQ A elaborao da Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos (FISPQ) dever ser feita sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica. Compete ao RT: Orientar a elaborao da FISPQ, em lngua portuguesa, em conformidade com o disposto na NBR 14.725, ou documento que venha a substitu-la, zelando para que sejam disponibilizadas todas as informaes de segurana necessrias ao correto uso, manuseio e estocagem do produto.

g) Assistncia Tcnica A empresa que fornece assessoramento tcnico quanto ao emprego de matrias-primas e produtos da rea da Qumica deve atuar sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica. Compete ao RT: Disponibilizar ao cliente informaes tcnicas e de segurana quanto ao uso, manuseio e armazenagem do produto. Zelar para que todas as atividades de assistncia tcnica sejam executadas em conformidade com o Cdigo de tica do Profissional da Qumica.

37

III Prestao de Servios A Responsabilidade Tcnica abrange a qualidade do servio a ser prestado, bem como as diversas atividades operacionais que exijam conhecimentos profissionais na rea da Qumica. Nos casos em que o servio prestado simultaneamente, em mais de um estabelecimento, a empresa dever indicar tantos Profissionais da Qumica, quantos forem necessrios para conduzirem e orientarem essas atividades. a) Servios Laboratoriais Todo servio que exija conhecimento tcnico especializado somente poder ser prestado se estiver sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica. A abrangncia da Responsabilidade Tcnica ir variar em funo da natureza do servio a ser prestado pela empresa. a.1) Laboratrio de Anlises Neste tipo de servio em que so realizadas anlises qumicas, fsicoqumicas e qumico-biolgicas, entre outras, geralmente ocorre emisso de laudos, motivo pelo qual a Responsabilidade Tcnica deve ser exercida por Profissional da Qumica de nvel superior. O Profissional da Qumica que emitir certificados, boletins e/ou laudos analticos dever acrescentar sua assinatura, seu nome, indicao explicita de sua modalidade profissional, nmero da Carteira de Identidade Profissional e a sigla do CRQ que a emitiu, conforme estabelece Resoluo Normativa n. 33/73, do CFQ. Compete ao RT: Avaliar toda a infraestrutura laboratorial e propor/promover a adequao de instalaes e equipamentos s necessidades de segurana dos usurios. Zelar para que sejam cumpridos os procedimentos operacionais necessrios para assegurar a padronizao das aes no mbito laboratorial. Assegurar a confiabilidade da metodologia analtica empregada, bem como a confiabilidade dos resultados das anlises laboratoriais. Zelar pelas adequadas condies de higiene e segurana do setor e dos funcionrios, e pela manuteno dos equipamentos. Zelar para que, sempre que necessrio, os equipamentos de proteo individual sejam disponibilizados ao pessoal envolvido nas atividades laboratoriais.

38

Atuar para que o pessoal envolvido nas atividades laboratoriais seja submetido a treinamentos, visando observncia das condies de segurana e meio ambiente. Zelar para que os produtos e reagentes qumicos sejam estocados de forma adequada e, aps o respectivo uso, tenham o tratamento e destinao final em conformidade com a legislao. Manter sob controle toda a documentao tcnica referente aos ensaios executados em laboratrio.

a.2) Laboratrio de Instituio de Ensino Neste caso, a Responsabilidade Tcnica no deve ser confundida com atividade acadmica, pois possuem naturezas distintas. Trata-se de atividade que compreende a aquisio, estocagem, orientao quanto ao manuseio, tratamentos e destinaes finais dos produtos e reagentes qumicos gerados em aulas prticas. Compete ao RT: Avaliar toda a infraestrutura laboratorial e propor/promover a adequao de instalaes e equipamentos s necessidades de segurana dos usurios. Zelar para que sejam cumpridos os procedimentos operacionais necessrios para assegurar a padronizao das aes no mbito laboratorial. Assegurar a confiabilidade da metodologia analtica empregada, bem como a confiabilidade dos resultados das anlises laboratoriais. Zelar pelas adequadas condies de higiene e segurana do setor e dos funcionrios, e pela manuteno dos equipamentos. Zelar para que, sempre que necessrio, os equipamentos de proteo individual sejam disponibilizados ao pessoal envolvido nas atividades laboratoriais. Atuar para que o pessoal envolvido nas atividades laboratoriais seja submetido a treinamentos, visando observncia das condies de segurana e meio ambiente. Zelar para que os produtos e reagentes qumicos sejam estocados de forma adequada e, aps o respectivo uso, tenham o tratamento e destinao final em conformidade com a legislao.

b) Servios relacionados ao meio ambiente Todo servio relacionado ao meio ambiente que requeira conhecimentos profissionais na rea da Qumica deve ser executado sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica.

39

A abrangncia da Responsabilidade Tcnica ir variar em funo da natureza do servio a ser prestado, compreendendo, entre outros, a anlise de riscos e outros estudos relacionados ao meio ambiente, a remediao, recuperao e preservao do meio ambiente, bem como operao de sistemas de tratamento de guas (potvel, industrial, piscinas, etc.), efluentes industriais, esgotos sanitrios e resduos em geral Compete ao RT: Zelar para que sejam aplicadas medidas de controle e proteo ambiental para os impactos gerados pelos diversos setores da economia, em conformidade com a legislao. Avaliar a infraestrutura do empreendimento onde executado o servio e propor/promover a adequao de instalaes e equipamentos, a fim de atingir uma produo mais limpa. Estabelecer, em conjunto com os responsveis dos diversos setores da empresa contratante dos servios, os parmetros e condies de processamento, a fim de propiciar o atendimento legislao ambiental. Investigar e identificar as causas e propor/promover correes quando houver qualquer indcio de desvio nos parmetros de controle de emisso de poluentes. Caracterizar e classificar guas, efluentes e resduos, bem como orientar quanto aos seus adequados tratamentos. Conduzir e controlar o tratamento de guas, efluentes e resduos. Zelar para que somente sejam utilizados produtos e insumos qumicos aprovados pela legislao, na execuo dos servios. Orientar quanto ao transporte e destinao final de resduos. b.1) Tratamento de guas No tratamento de gua para fins potveis, abastecimento pblico, industriais ou piscinas, a Responsabilidade Tcnica abrange, ainda: A operao do sistema, o controle de qualidade do servio, o envasamento, quando for o caso, e a garantia de que o produto do tratamento obedece ao disposto na legislao correspondente. A participao nos processos de regularizao de registros, alteraes e atualizaes de documentos referentes ao servio, junto aos rgos competentes, em concordncia com a legislao. importante ressaltar que o profissional que se restringe a analisar amostras de gua no poder assumir a Responsabilidade Tcnica pelo tratamento, pois, a Responsabilidade Tcnica implica constante acompanhamento da operao do sistema de tratamento. Nota: O tratamento de guas, onde so verificadas operaes unitrias e reaes qumicas, uma atividade privativa do Profissional da Qumica, conforme artigo 2, inciso III, do Decreto n. 85.877, de 7/4/81.
40

Nos casos em que a prestadora de servios opera mais de um sistema de tratamento de gua simultaneamente, ela dever contar com tantos Profissionais da Qumica, quantos forem necessrios para conduzir, controlar e orientar essas atividades. b.2) Tratamento de esgotos sanitrios, rejeitos urbanos e industriais No tratamento de esgotos sanitrios, de rejeitos urbanos e/ou de efluentes industriais, a Responsabilidade Tcnica abrange, ainda: A operao do sistema, o controle de qualidade do servio e a garantia de que o produto do tratamento obedece ao disposto na legislao correspondente. A participao nos processos de regularizao de registros, alteraes e atualizaes de documentos referentes ao servio, junto aos rgos competentes, em concordncia com a legislao. b.3) Tratamento e destinao de resduos No tratamento e destinao de resduos, a Responsabilidade Tcnica abrange, ainda: A classificao dos resduos baseando-se no potencial de risco ao meio ambiente e sade pblica. O gerenciamento de resduos. A estocagem e armazenamento de resduos. A adoo de medidas para obteno da documentao necessria destinao dos resduos - CADRI. b.4) Anlise de Risco Na execuo de servios de Anlise de Risco, a Responsabilidade Tcnica abrange, ainda: A identificao, avaliao, gerenciamento e comunicao de riscos ao meio ambiente e sade pblica. Planejamento de aes de controle, montagem de equipes e aes em emergncias.

b.5) Avaliao, Investigao e Remediao de reas contaminadas A Responsabilidade Tcnica abrange, ainda: A instaurao de procedimentos de Auditoria Ambiental. A avaliao de riscos para quantificao dos riscos sade da populao, ao ecossistema, edificaes, instalaes etc. A definio da tcnica a ser utilizada no caso de remediao. A elaborao do projeto de remediao, visando reduo da contaminao at limites aceitveis ou a completa eliminao. O monitoramento ambiental.

41

c) Outros Servios c.1) Controle de Pragas / Servios de Limpeza e Conservao A Responsabilidade Tcnica compreende: Participar dos processos de regularizao de registros, alteraes e atualizaes de documentos referentes ao servio, junto aos rgos competentes, em concordncia com a legislao. Orientar quanto estocagem e manipulao de produtos qumicos utilizados. Zelar para que o pessoal envolvido na execuo dos servios seja treinado quanto manipulao adequada dos produtos a serem utilizados. Orientar quanto s informaes tcnicas a serem disponibilizadas aos clientes em peas publicitrias, catlogos de servios, entre outros. c.2) Consultoria Os servios de consultoria na rea da Qumica, quando executados por pessoa jurdica, exigem o registro da empresa prestadora de servios no CRQ-IV. O RT pela empresa prestadora de servios de consultoria na rea da Qumica dever: Ter formao profissional de nvel superior na rea da Qumica e estar devidamente registrado no CRQ-IV. Ter formao compatvel com a natureza da consultoria a ser ofertada. A Responsabilidade Tcnica compreende: A execuo de servios de acordo com o estabelecido no contrato firmado entre as partes, respeitando o disposto na legislao e em normas tcnicas, quando houver. c.3) Projetos Os servios de projetos de equipamentos e instalaes industriais na rea da Qumica, bem como as respectivas implantaes, quando executados por pessoa jurdica, exigem o consequente registro da empresa prestadora de servios no CRQ-IV. O RT pela empresa prestadora de servios de projetos na rea da Qumica dever ter formao profissional obtida em Curso de Engenharia da rea da Qumica e estar devidamente registrado no CRQ-IV. A Responsabilidade Tcnica compreende:

42

A execuo de estudos de viabilidade tcnica e tcnico-econmica, a elaborao do projeto propriamente dito e acompanhamento durante a fase de testes de funcionamento, quando previsto em contrato.

c.4) Estocagem/Logstica A empresa prestadora de servios de estocagem de produto qumico e/ou produto industrial classificado como txico, corrosivo, inflamvel e/ou explosivo deve operar sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica. Compete ao RT: Avaliar toda a infraestrutura existente e propor/promover a adequao de instalaes e equipamentos s necessidades tcnicas do produto a ser estocado e s exigncias legais pertinentes. Zelar para que as condies de estocagem garantam a manuteno das especificaes do produto. Zelar pelas adequadas condies de higiene e segurana das instalaes e dos funcionrios, e pela manuteno dos equipamentos. Zelar para que, sempre que necessrio, os equipamentos de proteo individual sejam disponibilizados ao pessoal envolvido na operao. Atuar para que o pessoal envolvido nas atividades de estocagem seja submetido a treinamentos, visando observncia das condies de segurana e meio ambiente.

c.5) Transporte de produtos perigosos O transporte de produtos qumicos e de produtos industriais, classificados como txicos, corrosivos, inflamveis e/ou explosivos, dever ser realizado sob a Responsabilidade Tcnica de Profissional da Qumica. Esta exigncia aplica-se, tambm, para o transporte de resduos qumicos (industriais, sade, etc.). Compete ao RT: Avaliar a infraestrutura de transporte e propor/promover adequaes que atendam s necessidades tcnicas e de segurana em funo do tipo de produto a ser transportado. Orientar quanto s condies de transporte do produto, bem como quanto compatibilidade entre os diversos produtos a serem transportados em um mesmo veculo e, ainda, quanto ao disposto na legislao. Orientar o processo de limpeza dos tanques de transporte de produtos a granel, certificando-se de que no haja risco de contaminao de outros produtos que sero transportados posteriormente.
43

Orientar quanto ao tratamento e destinao dos resduos de lavagem de tanques, carretas e embalagens avariadas. Orientar quanto s condies de estocagem de produtos na empresa. Avaliar informaes contidas na ficha de emergncia de produtos a serem transportados. Responder pelas rotinas de prestao de apoio tcnico no atendimento a acidentes no transporte de produtos qumicos. Zelar para que o transporte de produtos qumicos perigosos seja desenvolvido em conformidade com a legislao brasileira especfica de cada modal, referente identificao de produtos, veculos, atendimento de emergncia, etc.

c.6) Terceirizao de atividades No caso em que parte das atividades qumicas seja terceirizada, a empresa a ser contratada para execut-las dever manter Profissional da Qumica como RT. Essa terceirizao, todavia, no exime a empresa contratante de manter um Profissional da Qumica como RT pelo restante das atividades que nela so desenvolvidas. Recomenda-se que os limites de abrangncia da Responsabilidade Tcnica dos respectivos Profissionais da Qumica vinculados ao prestador de servios e empresa contratante sejam explicitados em contrato.

44

Implicaes legais da Responsabilidade Tcnica

A Responsabilidade Tcnica no tem somente carter administrativo em relao s atividades e aos produtos fabricados na empresa pela qual o profissional responde, mas implica, tambm, responsabilidade jurdica. Isso significa que se algum dano for causado sociedade em decorrncia da atividade exercida pela empresa, o RT responder a um processo tico-administrativo junto ao CRQ. Este procedimento tem por objetivo apurar se o profissional infringiu o Cdigo de tica. O processo administrativo instaurado pelo CRQ no isenta o profissional de estar sujeito a outras responsabilizaes. O comportamento tico uma imposio profissional que se transgredido, por ao ou omisso de conduta, acarretar ao profissional srias complicaes. O profissional ficar sujeito, ainda, conforme o caso, a responder por processos nas esferas cvel e/ou criminal. Na criminal, se a conduta infringiu algumas das capitulaes penais, e na cvel, se causar perdas ou danos ao ofendido, que poder ser um indivduo ou a prpria sociedade. Sempre que a conduta (ao ou omisso) implique vulnerao ao direito alheio ou acarrete prejuzo a outrem, surge a obrigao de indenizar o ofendido. A reparao dos danos tem amparo no Cdigo Civil, conforme estabelecem os artigos que se seguem: Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Art.927. Aquele que, por ato ilcito (artigos 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.
45

TICA PROFISSIONAL

Conceituao

Conceitua-se como tica a atitude do homem perante a sociedade e seus valores espirituais em relao ao mundo ou, ainda, como sendo os deveres do homem, enquanto cidado ou profissional. tica Profissional o conjunto de princpios que regem a conduta funcional de uma determinada profisso, cabendo aos seus profissionais uma conduta que no prejudique a si prprios, a profisso e a sociedade. A sociedade necessita de profissionais que ingressem conscientes e dignamente nas respectivas atividades, desprovidos da reprovvel ansiedade pelo lucro e realizaes ilcitas. Assim sendo, h necessidade das profisses serem dotadas de um cdigo de conduta, para assegurar sociedade que cada profissional atue com conhecimento tcnico de sua profisso e dentro de uma prtica dos preceitos ticos. No caso dos Profissionais da Qumica, seus deveres esto previstos na Resoluo Ordinria n. 927, de 11/11/1970, do Conselho Federal de Qumica, que aprovou o Cdigo de tica dos Profissionais da Qumica, e supletivamente nos artigos 346, 350 e 351 do Decreto-lei n. 5.452, de 01/05/1943 (CLT) Seo XIII Dos Qumicos e Seo XIV das Penalidades. A transgresso de quaisquer destes preceitos constitui infrao ticoprofissional, ficando o profissional sujeito a responder a processo disciplinar.

46

RESOLUO ORDINRIA N 927, DE 11 DE NOVEMBRO DE 1970 DISPE SOBRE O CDIGO DE TICA DOS PROFISSIONAIS DA QUMICA Conceituao Geral fundamental que o servio profissional seja prestado de modo fiel e honesto, tanto para os interessados como para a coletividade, e que venha contribuir, sempre que possvel, para o desenvolvimento dos trabalhos da Qumica, nos seus aspectos de pesquisa, controle e engenharia. A Qumica cincia que tende a favorecer o progresso da humanidade, desvendando as leis naturais que regem a transformao da matria; a tecnologia qumica, que dela decorre, a soma de conhecimentos que permite a promoo e o domnio dos fenmenos que obedecem a essas leis, para sistemtico usufruto e benefcio do Homem. Esta tecnologia misso e obra do profissional da qumica, aqui, agente da coletividade que lhe confiou a execuo das relevantes atividades que caracterizam e constituem sua profisso. Cabe-lhe o dever de exercer a profisso com exata compreenso de sua responsabilidade, defendendo os interesses que lhe so confiados, atento aos direitos da coletividade e zelando, pela distino e prestgio do grupo profissional. essencial que zele pelo seu aperfeioamento profissional, com esprito crtico em relao aos seus prprios conhecimentos e mente aberta para as realidades da prtica tecnolgica, que s o ntimo contato com as operaes industriais proporciona. Deve aprofundar seus conhecimentos cientficos na especialidade, admitindo, estudando e buscando desenvolver novas tcnicas, sempre preparado para reformular conceitos estabelecidos, j que qumica transformao. Seu modo de proceder deve visar o desenvolvimento do Brasil, como nao soberana e, frente aos colegas e contratantes de seus servios, consider-los como semelhantes a si prprios. Esse trabalho que proporciona ao profissional da qumica certos privilgios, exige, com maior razo para o exerccio do seu mister, uma conduta moral e tica que satisfaa ao mais alto padro de dignidade, e equilbrio e conscincia como indivduo e como integrante do grupo profissional.

Diretrizes I o profissional da qumica deve:


Instruir-se permanentemente; Impulsionar a difuso da tecnologia;


47

Apoiar as associaes cientficas e de classe; Proceder com dignidade e distino; Ajudar a coletividade na compreenso justa dos assuntos tcnicos de interesse pblico; Manter elevado o prestgio de sua profisso; Manter o sigilo profissional; Examinar criteriosamente sua possibilidade de desempenho satisfatrio de cargo ou funo que pleiteie ou aceite; Manter contato direto com a unidade fabril sob sua responsabilidade; Estimular os jovens profissionais.

II o profissional da qumica no deve:


Aceitar interferncia na atividade de colega, sem antes preveni-lo; Usar sua posio para coagir a opinio de colega ou de subordinado; Cometer, nem contribuir para que se cometa injustia contra colega ou subordinado; Aceitar acumulao de atividades remuneradas que, em virtude do mercado de trabalho profissional, venha em prejuzo de oportunidades dos jovens colegas ou dos colegas em desemprego; Efetuar o acobertamento profissional ou aceitar qualquer forma que o permita; Praticar concorrncia desleal aos colegas; Empregar qualificao indevida para si ou para outrem; Ser conivente, de qualquer forma, com o exerccio ilegal da profisso; usufruir concepo ou estudo alheios sem fazer referncia ao autor; Usufruir planos ou projetos de outrem, sem autorizao; Procurar atingir qualquer posio agindo deslealmente; Divulgar informaes sobre trabalhos ou estudos do contratante do seu servio a menos que autorizado por ele.

III o profissional em exerccio: 1 - Quanto responsabilidade tcnica. 1.1- A responsabilidade tcnica implica no efetivo exerccio da atividade profissional; 2- Quanto atuao profissional 2.1. - Deve ser efetivo o exerccio da atividade profissional, de acordo com o contrato de trabalho. 2.2. - vedado atividade profissional em empresa sujeita fiscalizao por parte do rgo Tcnico oficial, junto ao qual o profissional esteja em efetivo exerccio remunerado. 2.3. - No deve prevalecer-se de sua condio de representante de firma fornecedora ou consumidora, para obter servio profissional.

48

2.4. - No deve prevalecer-se de sua posio junto ao contratante de seus servios para for-lo a adquirir produtos de empresa com que possua ligao comercial. 2.5. - Deve exigir de seu contratante o cumprimento de suas recomendaes tcnicas, mormente quando estas, envolverem problemas de segurana, sade ou defesa da economia popular. 3- Quanto remunerao 3.1. - No pode aceitar remunerao inferior quela definida em lei ou em termos que dela decorram. 3.2. - No deve aceitar remunerao inferior estipulada pelos rgos de classe. 4 - Na qualidade de colega 4.1. - No deve ofertar prestao de servio idntico por remunerao inferior a que est sendo paga ao colega na empresa, e da qual tenha prvio conhecimento. 4.2. -No deve recusar contato com jovem profissional ou colega que est em busca de encaminhamento para emprego ou orientao tcnica. 4.3. - Deve colaborar espontaneamente com a ao fiscalizadora dos Conselhos de Qumica. 5 - Na qualidade de prestador de servio profissional 5.1. - No deve divulgar ou utilizar com outro cliente concomitantemente, detalhes originais de seu contratante, sem autorizao do mesmo. 5.2.- Na vigncia do contrato de trabalho no deve divulgar dados caracterizados como confidenciais pelo contratante de seu servio ou de pesquisa que o mesmo realiza a menos que autorizado. 5.3. - Deve informar ao seu contratante qualquer ligao ou interesse comercial que possua e que possa influir no servio que presta. 5.4. - No deve aceitar, de terceiros, comisso, desconto ou outra vantagem, direta ou indireta, relacionada com a atividade que est prestando ao seu contratante. 6- Como membro da coletividade O profissional, como cidado ou tcnico, no deve: 6.1.- Apresentar, como seu, currculo ou ttulo que no seja verdadeiro;

49

6.2.- Recusar-se a opinar em matria de sua especialidade, quando se tratar de assunto de interesse da coletividade; 6.3.- Criticar, em forma injuriosa, qualquer outro profissional.

Sanes aplicveis

Contra as faltas cometidas no exerccio profissional, podero ser aplicadas, pelos Conselhos Regionais de Qumica, da Jurisdio, advertncias em seus vrios graus e, nos casos de improbidade, suspenses do exerccio profissional, variveis entre um ms e um ano, assegurando-se sempre pleno direito de defesa. Das sanes caber recurso ao Conselho Federal de Qumica, que expedir as normas processuais cabveis.

50

You might also like