You are on page 1of 23

Mine Projeto Dia dos Avs

Nucleao Escolar: Walter de C. Baptista e Geraldo Mendes Lins Conde- 2010

Mine Projeto Dia dos Avs Introduo: Todos sabem a extrema importncia que os avs tm na nossa vida e na
formao de muitas crianas. Muitos deles auxiliam os filhos na manuteno de seus lares e influenciam direta e indiretamente nas decises que sero tomadas para assegurar o futuro de seus netos, portanto faz-se necessrio no apenas fazer meno aos seus nomes no dia 26 de julho, mas trabalhar junto aos alunos a importncia desse familiar to querido por cada um deles.

Justificativa: Foi pensando na importncia da figura dos avs na vida da criana que
montamos o presente projeto com o intuito no apenas de homenage-los , mas de mostrar aos pequeninos de forma prtica e divertida o valor que essa figura tem dentro da famlia, sendo assim durante o perodo que se segue trabalharemos contextualizando o tema de forma prtica, objetiva e divertida buscando um melhor aprendizado para o aluno.

Objetivo Geral: criar um elo harmonioso entre criana e avs passando-lhe valores com
respeito aos idosos e valorizao da famlia. No deixando de explorar assuntos relevantes aprendizagem do educando durante esse perodo, mas informando-lhes atravs de msicas, poemas, textos histrias e imagens a importncia dos avs em sua caminhada

Perodo: de 26 a 30 de julho de 2010

Abertura
Abriremos o projeto com um ensaio fotogrfico de alunos com seus respectivos avs, na oportunidade estaremos escutando (em rodas de conversa) relato de alguns dos avs de como eram as coisas em sua poca (msicas, poemas , brincadeiras etc.). Tema Proposto pra roda de conversa Brincadeiras do tempo da vov () Obs. Com certa antecedncia convidar algumas avs, informando-os da importncia de sua presena na escola durante a semana do projeto na oportunidade pede que aos avs que contem histrias, msicas e brincadeiras do seu tempo.

Estratgias
Ouvir relatos dos alunos e montar textos interessantes de sua convivncia com seus avs pedindo que identifiquem-se em cada frase ou histria contada.

Objetivo: Proporcionar momentos de reflexo aos pequenos sobre sua convivncia com seus
avs. Despertar o interesse pela leitura

Montar um quadro da famlia em que figurem a imagem dos avs paternos e maternos.

Objetivo: Trabalhar a coordenao dos alunos atravs da pintura


Identificar os avs maternos e paternos

Ps. Caso no seja possvel utilizar fotos pea aos alunos que desenho ou recorte imagens que os represente Elaborar perguntas de fundo emocional e entregar uma ficha por dia para que o aluno entreviste cada um de seus avs. Ps. Cada aluno ter a ajuda dos pais na entrevista e dever ouvir os relatos dos avs e no apenas levar a ficha preenchida.

Objetivo: estreitar os laos familiares entre trs geraes


Valorizar o passado dos seus av; Proporcionar aos avs uma reflexo sobre o passado e a alegria de boas lembranas.

Realizar atividades contextualizadas. (ver Anexo) Ps. O professor deve procurar inserir em cada disciplina situaes ligada ao tema.

Objetivo: escrever o nome dos avs;


Encontrar as vogais ou consoantes no nome dos avs; Resolver situaes problemas; Identificar o vov maior /menor perto ou longe. Realizar brincadeiras do tempo da vov como Passa Anel Amarelinha Peteca Esconde-Esconde Quatro Cantos Boca de forno Pular Corda

Objetivo: desenvolver a expresso corporal


Resgatar brincadeiras e msicas a muito tempo esquecidas Elaborar poesias e confeccionar lindos cartes para presentear seus avs.

Objetivo: desenvolver a sua criatividade artstica.

Culminncia

Exposio dos trabalhos realizados pelos alunos; Apresentao de poesias pelos alunos; Homenagem dos professores aos idosos presentes; Brincadeiras para as vovs se divertirem; Distribuio dos cartes confeccionados pelos alunos; Servir um ch a todos os presentes.

Referncia: ideiacriativa@blogspot.com

Anexos

Modelo de Convite

Atividades

Quadrinhas da Vov
A CASINHA DA VOV TRANADINHA DE CIP O CAF T DEMORANDO COM CERTEZA NO TEM P Palma, palminha, Palminha de Guin Pra quando papai vi, Mame d a papinha, Vov bate cip, Na bundinha do nen.

Serra, serra, serrador, Serra o papo do vov... Quantas tbuas que serrou? 1,2,3, fora uma que quebrou!!!

A vov me disse que no tempo dela, No tinha novela, nem televiso, S tinha teatro, pea de cinema, E em Ipanema tinha um corao! No tinha nada, ora vejam s! Mas tinha amor no tempo da vov, No tinha nada, ora vejam s! Mas eu gosto muito da minha vov!

Poesias da vov
A av
A vov tambm velha, Franzidinha como qu. Passa os dias l na rede, Entretida no croch. s vezes fica zangada Com o barulho que fao. Pega na chinela, eu me rio, Ela ri e l vem um abrao. Um dia virou a casa Para os culos achar. Remexeu canto por canto E queria me culpar. Bem que eu sabia de tudo, Mas aquilo era uma festa, Pois vov tinha os culos Presos no alto da testa. Bastos Tigre

~ *** ~ Os culos da Vov


Como acabar meu tric, como assistir novela, se esses culos benditos me somem sem mais aquela Vov, procurando os culos, vai do quarto para a sala e de novo volta ao quarto, sem ningum para ajud-la. E at parece que os netos esto a se divertir, pois mesmo seu predileto faz fora para no rir. Deve saber onde esto, porque lhe diz o malvado: J est ficando quente seu chicotinho queimado!

E o diz quando est no quarto ou sala torna a voltar. Mas como pode uma coisa em dois lugares estar? Em sinal de desespero leva ento as mos testa: ali esto os seus culos e tudo vira uma festa. DOM MARCOS BARBOSA

~ *** ~ A Av
A av, que tem oitenta anos, Est to fraca e velhinha! . . . Teve tantos desenganos! Ficou branquinha, branquinha, Com os desgostos humanos. Hoje, na sua cadeira, Repousa, plida e fria, Depois de tanta canseira: E cochila todo o dia, E cochila a noite inteira. s vezes, porm, o bando Dos netos invade a sala . . . Entram rindo e papagueando: Este briga, aquele fala, Aquele dana, pulando . . . A velha acorda sorrindo, E a alegria a transfigura; Seu rosto fica mais lindo, Vendo tanta travessura, E tanto barulho ouvindo. Chama os netos adorados, Beija-os, e, tremulamente, Passa os dedos engelhados, Lentamente, lentamente, Por seus cabelos, doirados. Fica mais moa, e palpita, E recupera a memria,

Quando um dos netinhos grita: " vov! conte uma histria! Conte uma histria bonita!" Ento, com frases pausadas, Conta historias de quimeras, Em que h palcios de fadas, E feiticeiras, e feras, E princesas encantadas . . . E os netinhos estremecem, Os contos acompanhando, E as travessuras esquecem, At que, a fronte inclinando Sobre o seu colo, adormecem . . . Olavo Bilac

~*** ~
AL, QUERIDOS AVS, QUE ESTAIS AQUI PRESENTES, ATENDESTES O CONVITE E ISTO NOS DEIXA CONTENTES, PARABNS, VOVOZINHAS, PORQUE HOJE VOSSO DIA; DEUS VOS D MUITA SADE, AMAOR, PAZ E ALEGRIA! TUDO AQUI FOI PREPARADO COM MUITA DEDICAO; DESDE O CONVITE AO LANCHE, AT A PROGRAMAO. PARABNS, VOVOZINHAS, PORQUE HOJE VOSSO DIA, DEUS VOS D MUITA SADE, AMOR, PAZ E ALEGRIA! VOSSA PRESENA, VOVS, NOS CAUSOU SATISFAO, QUEREMOS QUE VOCS VOLTEM EM OUTRA OCASIO. PARABNS, VOVOZINHAS, PORQUE HOJE O VOSSO DIA;

DEUS VOS D MUITA SADE, AMOR, PAZ E ALEGRIA!

~*** ~ SER AV
Ser av sentir felicidade conhecer um amor doce, profundo, viver de carinho e ansiedade, resumir nos netos o seu mundo! Ser av voltar a ser criana, fazer tudo pelo neto amado... povoar a vida de esperana, reviver todinho o seu passado. Ser me dar o corao, eu creio, Mas ser av... que sonho abenoado!!! viver de iluso, num doce enleio, viver no neto o amor ao filho amado!

~*** ~ VOV
Falar de V para mim beleza! pura certeza de viva alegria, Vov doura, mel que escorre, fada socorre de noite e de dia. Vov denguinho gostoso, Molhado, fofinho... Ensopado de amor e carinho, Vov segurana. Vov esperana do esperto netinho De tomar (sem ser a hora!) o seu danoninho... Vov tem magia nos lbios e encantos, Pois sara com beijos a neta, que em pranto, Mostra-lhe o dedinho que machucou. flor sempre viva que no tem idade,

Pois brinca de roda, se deita no cho, Se faz de cavalinho pra neta ou netinho Do seu corao. Vov conta histria pra gente comer comidinha, Vov conta histria pra chegar o soninho, Vov conta histria de lobo, girafa, Formiga, ursinho... Vov conta histria da Bblia Sagrada, Vov conta histria do menino e Rei Jesus, Vov conta histria dos santos do cu, Do reino de Deus, dos anjos de luz... Vov sabidinha!... Enquanto pode, Carrega pra igreja os netinhos amados, Igual vov Lide, na Bblia citada. Faz tudo o que pode Pra ver seus netinhos De Deus sendo anjinhos Sempre abenoados!

S abem por que estamos aqui? A o vov e vov viemos homenagear: L ouvamos a Deus por suas vidas, V amos com todo o carinho os abraar, E ls so para ns verdadeiro tesouro! D ia e noite aos filhos e netos se dedicam, I ntercedendo a Deus por todos ns. A mor de V e de V no tem igual! D oce ternura vemos no seu olhar, O caminho certo nos ensinam a trilhar, S abios conselhos sempre tm para dar. A o Senhor fazemos hoje esta petio: V em abenoar todos os vovs e vovs, O corao lhes enche de alegria, S ade e paz d-lhes em profuso!

VOV Falar de V para mim beleza! pura certeza de viva alegria, Vov doura, mel que escorre, fada socorre de noite e de dia. Vov denguinho gostoso, Molhado, fofinho... Ensopado de amor e carinho, Vov segurana. Vov esperana do esperto netinho De tomar (sem ser a hora!) o seu danoninho... Vov tem magia nos lbios e encantos, Pois sara com beijos a neta, que em pranto, Mostra-lhe o dedinho que machucou. flor sempre viva que no tem idade, Pois brinca de roda, se deita no cho, Se faz de cavalinho pra neta ou netinho Do seu corao. Vov conta histria pra gente comer comidinha, Vov conta histria pra chegar o soninho, Vov conta histria de lobo, girafa, Formiga, ursinho... Vov conta histria da Bblia Sagrada, Vov conta histria do menino e Rei Jesus, Vov conta histria dos santos do cu, Do reino de Deus, dos anjos de luz... Vov sabidinha!... Enquanto pode, Carrega pra igreja os netinhos amados, Igual vov Lide, na Bblia citada. Faz tudo o que pode Pra ver seus netinhos De Deus sendo anjinhos Sempre abenoados. SER AV Ser av sentir felicidade conhecer um amor doce, profundo, viver de carinho e ansiedade, resumir nos netos o seu mundo! Ser av voltar a ser criana, fazer tudo pelo neto amado... povoar a vida de esperana, reviver todinho o seu passado. Ser me dar o corao, eu creio, Mas ser av... que sonho abenoado!!! viver de iluso, num doce enleio, viver no neto o amor ao filho amado.

Poesia Ilustrada

Dia da Vov- Desenho

Respeito aos mais velhos

Identidade Cocha da vov

Mscara da Vov

Brincadeiras Para a Vov


Com prmios aos vencedores!!! 1. Qual o ch? Qual o ch que se usa na cabea? (chapu) O ch que agasalha ? (xale) O ch que abre portas? (chave) O ch da praa? (chafariz) O ch que um problema? (charada) O ch que um tipo de casa (chal) O ch da fbrica? (chamin) O ch que fica no campo? (chcara) O ch que se tem de escolher para votar? (chapa) O ch que atrai a simpatia/ (charme) 2. Qual a vov que tem o maior nmero de netos? E qual a vov mais jovem? 3. Como est a memria da vov? A dirigente diz uma parte de um provrbio popular e algum av ou av completa com a outra parte. Quem no tem co... caa com gato. Quando um no quer... dois no brigam. Quem com ferro fere... com ferro ser ferido. Diga-me com quem andas... e te direi quem s. gua mole em pedra dura... tanto bate at que fura. Ri melhor... quem ri por ltimo. Gato escaldado... tem medo de gua fria, Mais vale um pssaro na mo... do que dois voando. Quem tem boca... vai Roma. Pau que nasce torto... no tem jeito morre torto. Quem corre cansa... quem no corre alcana. Antes s... do que mal acompanhado.

4. Somando os pontos: Chamar frente os casais de avs presentes e premiar o casal que somar mais pontos nos seguintes itens:

O nmero de filhos Anos de casamento Botes da roupa (dos dois) o nmero de netos Idade de cada um

SERVIO DO CH Enquanto o ch servido, todos podem cantar msicas folclricas e msicas de roda antigas, bem conhecidas dos nossos avs... Luar do Serto, Alecrim Dourado, Peixe Vivo, Se esta rua fosse minha, Casinha Pequenina, Ciranda, cirandinha, Teresinha de Jesus,... etc

You might also like