You are on page 1of 84

DINHEIRO FCIL -

ROUPAS BONITAS - APRENDER NOVOS I

- LIBERDADE - DINHEIRO FCIL - APREN

DER NOVOS IDIOMAS - PARA AJUDAR SU A FAMLIA - MORADIA GARANTIDA - TRA

DIOMAS - VIAJAR COM TUDO PAGO - DIN

S - VIAJAR COM TUDO PAGO - DINHEIRO

PARA AJUDAR

DIA GARANTIDA

LUGARES PARA MOR

PASSAPORTE PARA A LIBERDADE Um guia para as brasileiras no exterior

BALHO BOM

HEIRO PARA AJUDAR SUA FAMLIA - MORA LUGARES PARA MORAR

AR - LIBERDADE - DINHEIRO FCIL - ROUPA

S BONITAS - APRENDER NOVOS IDIOMA

PASSAPORTE PARA A LIBERDADE


Um guia para as brasileiras no exterior

Copyright Organizao Internacional do Trabalho 1 Edio 2007 As publicaes da Secretaria Internacional do Trabalho gozam da proteo dos direitos autorais sob o Protocolo 2 da Conveno Universal do Direito do Autor. Breves extratos dessas publicaes podem, entretanto, ser reproduzidos sem autorizao, desde que mencionada a fonte. Para obter os direitos de reproduo ou de traduo, as solicitaes devem ser dirigidas a Publicaes OIT (Direitos do Autor e Licenas), International Labour Office, CH-1211 Geneva 22, Sua, ou por e-mail: pubdroit@ilo.org. Os pedidos sero bem-vindos. Ferracini, Maria Carolina Marques. Passaporte para a liberdade: um guia para as brasileiras no exterior / Maria Carolina Marques Ferracini. Braslia : OIT, 2007. 82 p. ISBN 978-92-2-817894-4 (print) ISBN 978-92-2-817895-1 (web pdf) 1. Trfico de Pessoas. 2. Trfico de Mulheres. 3. Explorao Sexual. 4. Prostituio. 5. Brasil. I. Ttulo. II. Programa Internacional para Eliminao do Trabalho Infantil (IPEC). As designaes empregadas nas publicaes da OIT, segundo a praxe adotada pelas Naes Unidas, e a apresentao de material nelas includas no significam, da parte da Secretaria Internacional do Trabalho, qualquer juzo com referncia situao legal de qualquer pas ou territrio citado ou de suas autoridades, ou delimitao de suas fronteiras. A responsabilidade por opinies expressas em artigos assinados, estudos e outras contribuies recai exclusivamente sobre seus autores, e sua publicao no significa endosso da Secretaria Internacional do Trabalho s opinies ali constantes.

Referncias a firmas e produtos comerciais e a processos no implicam qualquer aprovao pela Secretaria Internacional do Trabalho, e o fato de no se mencionar uma firma em particular, produto comercial ou processo no significa qualquer desaprovao. Esta publicao foi co-financiada pelo Departamento de Estado Norte-Americano (USDOS), no mbito do projeto BRA/04/P50/USA (produo), e pela Agncia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), no mbito dos projetos BRA/05/05M/USA (impresso) e BRA/03/03P/USA - Addendum (diagramao e complemento da impresso). Esta publicao no reflete, necessariamente, as polticas do USDOS e da USAID. De igual maneira a meno de marcas, produtos comerciais ou organizaes no implica em qualquer forma ou endosso do Governo dos Estados Unidos. Reviso: Daniela Rocha Diagramao: Andr Cardoso Advertncia: o uso da linguagem que no discrimine nem estabelea a diferena entre homens e mulheres, meninos e meninas uma preocupao deste texto. O uso genrico do masculino ou da linguagem neutra dos termos criana e adolescente foi uma opo inescapvel em muitos casos. Mas fica o entendimento de que o genrico do masculino se refere a homem e mulher e que por trs do termo criana e adolescente existem meninos e meninas com rosto, vida, histrias, desejos, sonhos, insero social e direitos adquiridos.

BREVE EXPLICAO

A capa desta publicao traz a imagem e os dizeres de uma campanha pelo enfrentamento ao trfico de pessoas, criada pelo Coletivo Mulher Vida, de Recife, com apoio do Servio Alemo de Cooperao Tcnica e Social - DED, e produzido pela agncia Mart Pet Comunicao. A modelo Wedja Gomes foi fotografada por Thomas Baccaro. Por sua expresso e impacto, um detalhe da foto foi utilizado na capa. A foto, tal como usada na campanha, est reproduzida na pgina a seguir. Agradecemos a autorizao para a reproduo da campanha nesta publicao, feita como uma forma de reforar e multiplicar boas prticas no enfrentamento ao trfico internacional de pessoas.

Os quadrados sobrepostos publicados na capa deste livro so um recurso grfico utilizado em todas as publicaes da OIT e significam que o dilogo social entre governos, empregadores e trabalhadores um meio para a promoo de uma agenda de trabalho decente, ou seja, oportunidades para que homens e mulheres possam obter trabalho digno e produtivo em condies de liberdade, igualdade, segurana e dignidade humana.

Todo ano, milhares de brasileiras saem do pas em busca de uma vida melhor no exterior. Partem cheias de esperana de melhores salrios e de mais estabilidade no emprego. Algumas sonham at com casamento. Pouco tempo depois descobrem que foram enganadas. So roubadas, humilhadas e at escravizadas. Por isso, se algum chegar oferecendo uma oportunidade no exterior, preste ateno. Porque o que um grande sonho pode se tornar um enorme pesadelo. Denuncie o trfico de seres humanos. Confira algumas dicas e evite ser uma vtima. Sempre deixar algum telefone de contato com conhecidos para qualquer emergncia; Levar sempre algum dinheiro para uso pessoal; No entregar o passaporte a ningum; Deixar uma cpia sempre em casa.

CUIDADO COM OS SONHOS QUE LHE VENDEM*


*Texto e foto da Campanha contra o Trfico de Seres Humanos do Coletivo Mulher Vida e DED - Servio Alemo de Cooperao Tcnica e Social

NDICE
APRESENTAO AGRADECIMENTOS CRDITOS PREFCIO OS DIREITOS HUMANOS DA MULHER SO DIREITOS

8 9 10 11 13 16 18 20 22 24 27 30 33 36 38 40 43 44 48

BELA COMO UMA MENTE LIVRE P... DE QU?? VIOLNCIA: QUALQUER MANEIRA DE AMOR VALE A PENA? FEITA PRA APANHAR BOA DE CUSPIR O QUE O TRFICO INTERNACIONAL DE PESSOAS? A PLACA DE CONTRAMO VIVER NO EXTERIOR O CONSULADO BRASILEIRO: SEU ALIADO QUANDO A BRASILEIRA VTIMA DE TRFICO E EXPLORAO O PERCURSO DE PROTEO SOCIAL UMA BRASILEIRA E SUA FAMLIA GRINGA BRASIL: MOSTRA A TUA CARA QUERO SADE PRA GOZAR NO FINAL VIOLNCIA NO BRASIL

OS DIREITOS E A FAMLIA: A MINHA ME ME SOLTEIRA TRABALHO E SEGURANA SOCIAL: A GENTE QUER DINHEIRO E FELICIDADE PARA CADA NECESSIDADE VOLTAR PARA O BRASIL: OPORTUNIDADES RECOMEAR NO BRASIL: QUEM? ONDE? COMO? A QUEM RECORRER EM CASO DE TRFICO, VIOLNCIA E EXPLORAO NO EXTERIOR NO BRASIL SOBRE A OIT PUBLICAES DA OIT FICHA TCNICA

51 54 57 59 61 62 62 71 79 81 82

Passaporte para a Liberdade

APRESENTAO
A presente publicao traz o contedo do Guia da Camaleoa, documento produzido em 2005 e consensuado poca com as diversas instituies que atuam na questo, e que agora apresentado ao pblico com novo ttulo e acrscimo de informaes. De 2005 para c, o tema enfrentamento ao trfico internacional de pessoas vem ganhando cada vez mais destaque em aes de governos e sociedade civil de diversos pases. No Brasil, a publicao do decreto que aprova a Poltica Nacional de Enfrentamento ao Trfico de Pessoas torna este momento especialmente oportuno para a disseminao de um guia criado e pensado para o atendimento a brasileiras vtimas de explorao no exterior. Apesar de focar em especial a motivao, a expectativa e os cuidados voltados s mulheres e, em alguns casos, a transexuais, travestis e transgneros, esta proposta traz a perspectiva da garantia dos direitos fundamentais, que se aplicam tambm a brasileiros vtimas do trfico internacional para fins de explorao sexual. Esperamos que esta seja uma ferramenta no enfrentamento a esta forma de violao de direitos, que sirva de reforo e valorizao da cidadania e que contribua na promoo do trabalho decente.

Decreto n 5.948 de 26 de outubro de 2006.

Um guia para as brasileiras no exterior

AGRADECIMENTOS
Aos Consulados Gerais do Brasil em Roterd; no Porto; em Lisboa, em Roma e em Milo; Embaixada do Brasil em Berlim; Comunidade Crist em Amsterd, Associazione Donne Brasiliane na Italia; Associazione Voc; Caritas Ambrosiana de Milo; Segnavia; IMBRADIVA- Iniciativa de Mulheres Brasileiras contra Discriminao e Violncia; Professora Luisa Leonini da Universit degli Studi di Milano, a Tnia Rocha, Maria Senatore, Ktia Alves da Silva e Cludio Barbieri. E um especial agradecimento s profissionais do sexo em Milo. Agradecemos tambm a todas as pessoas que, em nome das instituies onde trabalharam, participaram das reunies realizadas ao longo do ano de 2005 para a elaborao e validao deste contedo: Aparecida Gonalves, Eriosvaldo Renovato Dias, Pedro H. Pontual Machado, Rossana do Amaral, Brbara Pincowsca Cardoso Campos, Cristina Villanova, Fernando de Jesus Souza, Juliana Barroso, Marina Oliveira, Roberta Alves, Ivens M. da Gama, Melissa Pongeluppi, Graciela Leite Pinto, Roberta Alves, ngelo Motti, Nena Lentini, Mirna Gondim Sales, Maringela Rebu, Sergio Gardenghi Suiama, Reiner Pungs, Fernanda Carib, Valria Cristina Rigueira Losito, Paulo Meireles, Maringela Simo, Cludia Dias, Rita Laura Segato, Priscila Leonel, Vitor Paolozzi, Ane Cruz, Cleide R. Silva, Csar Dutra Carrijo, Luis Camargo, Maria Elisabete Pereira, Mrcio Marques, Luciano Rodrigues. Gostaramos de fazer meno especial Associao Curumins, ao Centro da Mulher 8 de Maro, ao Centro de Defesa da Criana e do Adolescente Yves de Roussan e ao Centro das Mulheres do Cabo, instituies com atuao expressiva no tema no Brasil. Por fim, agradecemos o apoio de Bernardo Henrique Penha Brasil, Clarissa Carvalho, Cidlia SantAna, Gabriela Goulart, Maria Luiza Duarte Arajo, Nina Musmann, Graa Gadelha, Leila Paiva e Socorro Tabosa. 

Passaporte para a Liberdade

CRDITOS

Documento validado em 2005

Edio Organizao Internacional do Trabalho (OIT) Programa Internacional para a Eliminao do Trabalho Infantil (IPEC) Diretora da OIT no Brasil Las Abramo Coordenador Nacional do IPEC Pedro Amrico Furtado de Oliveira Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres (SPM) Ministra Nilca Freire Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) Secretrio Mrio Mamede Ministrio da Justia (MJ) Ministro Mrcio Thomaz Bastos Secretaria Nacional de Segurana Pblica (SENASP) Secretrio Luiz Fernando Corra Secretaria Nacional de Justia (SNJ) Secretria Cludia Maria de Freitas Chagas Departamento de Polcia Federal (DPF) Diretor Paulo Fernando da Costa Lacerda Academia Nacional de Polcia do DGP/DPF (ANP) Diretora Viviane da Rosa Ministrio Pblico Federal (MPF) Procurador-Geral da Repblica Antnio Fernando Barros e Silva de Souza Procuradoria Federal dos Direitos do Cidado do Ministrio Pblico Federal (PFDC/MPF) Procuradora Federal dos Direitos do Cidado Ela Wiecko V. de Castilho Projeto Grfico Andr Luis Sousa Cardoso Edio Final Daniela Rocha Rodrigues da Costa

10

Um guia para as brasileiras no exterior

PREFCIO
J fui loura, j fui morena, j fui Margarida e Beatriz. J fui Maria e Madalena. S no pude ser como quis. Ceclia Meirelles

ste guia foi feito pensando na mulher brasileira, nos seus sentimentos e nas suas experincias de vida. Naquela mulher que, como uma camaleoa, transforma-se para vencer as dificuldades e que se camufla para esconder seus sofrimentos. Aqui se falar de mulheres que esto longe do Brasil por causa de uma infinidade de situaes que muitas vezes fugiram ao seu controle. De direitos humanos negados. De trfico de pessoas. De explorao sexual. Nas prximas pginas voc vai encontrar algumas idias sobre os direitos esquecidos de brasileiras imigrantes. Sobre direitos negados a brasileiras clandestinas. Sobre direitos apagados pela violncia e pelo medo. Voc encontrar tambm muitas dicas para melhorar a sua condio de vida no exterior e poder refletir sobre quais so os direitos e as oportunidades que esperam por voc no retorno ao Brasil. Este guia chega at voc em um momento especial, porque o Brasil acaba de assumir um importante compromisso para com os direitos humanos de cidads e cidados
Mulher no espelho. Mar absoluto e outros poemas In: Sereia. Viagem. Obra potica. Rio de Janeiro, Editora Nova Aguilar S.A., 1983, p.272.


11

Passaporte para a Liberdade

brasileiros atravs da aprovao da Poltica Nacional de Enfrentamento ao Trfico de Pessoas, que tem por finalidade prevenir e reprimir o trfico de seres humanos e oferecer s vtimas deste crime uma assistncia adequada e consoante com o quadro internacional de direitos humanos fundamentais.

12

Um guia para as brasileiras no exterior

OS DIREITOS DA MULHER SO DIREITOS HUMANOS

s direitos humanos garantem um nvel mnimo de dignidade na vida de cada pessoa. A Declarao Universal dos Direitos Humanos universal porque destinada a todos os seres humanos, que nascem livres e so iguais em dignidade e direitos. Todas as pessoas de qualquer raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio tm direito igualdade de tratamento. A discriminao a forma mais comum de negar esse direito e impede o gozo de uma vida plena, de liberdade e de dignidade.
Exemplos de Discriminao Geralmente a mulher que pra de estudar ou trabalhar para cuidar da famlia; Em todo o mundo existe diferena de salrio entre um homem e uma mulher para trabalho de igual valor; Muitas mulheres perdem o emprego porque esto grvidas; A grande maioria dos polticos homem; A mulher prostituta, o homem acompanhante; Por um programa, a mulher branca pode cobrar mais do que a mulher negra; Homossexuais, transexuais, travestis e transgneros so alvos comuns de violncia por causa de sua orientao sexual. 13

Passaporte para a Liberdade

A discriminao afeta diretamente a auto-estima de uma pessoa e do grupo a que pertence, pois os esteretipos se integram identidade dos indivduos com grande fora. comum o sentimento de superioridade nos membros de um grupo dominante, em contraposio a um sentimento de inferioridade nos membros de um grupo discriminado. Este sentimento pode influenciar as escolhas de vida e a percepo que cada pessoa tem das prprias capacidades. As pessoas tm direito liberdade e segurana. Assim, devem ser livres da escravido, da tortura, de tratamentos degradantes, da priso arbitrria e da violncia. Devem poder confiar no sistema de justia e poder fazer valer seus direitos, assim como defender-se perante um tribunal justo e imparcial. Devem ter uma nacionalidade, liberdade de movimento e devem poder sair e retornar ao prprio pas. Podem escolher livremente a prpria religio e posio poltica. Podem formar associaes pacficas, ingressar em sindicatos e participar da vida social e cultural da prpria comunidade. As mulheres, assim como os homens, devem poder votar, exercer o poder no governo e tomar decises polticas sem discriminao. As mulheres e as meninas tm direito dignidade e a
Brasil. Ministrio do Trabalho e Emprego. Programa de Combate Discriminao no Trabalho. www.mte.gov.br/discriminacao/default.asp Acesso em 28 de Maio 2007.  Naes Unidas. Declarao Universal dos Direitos Humanos. 1948.


14

Um guia para as brasileiras no exterior

desenvolver a prpria personalidade a partir de direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis. Tm direito educao e formao profissional; aos cuidados com a prpria sade, inclusive com a sade reprodutiva; a escolher um trabalho seguro, produtivo e livre da discriminao; segurana social; a ter uma famlia e a gozar de direitos iguais dentro do casamento; a ter voz ativa nos meios de comunicao social, como por exemplo na imprensa, sem serem vtimas de esteretipos ou de discriminao; a usar os recursos do ambiente em condies de igualdade. Os direitos humanos caminham juntos. A falta de um direito permite que os outros venham a faltar no presente e no futuro. Defender um direito significa lutar por todos eles.

Naes Unidas. Declarao e Plataforma de Ao de Pequim adotadas pela quarta conferncia Mundial sobre as mulheres: ao para igualdade, desenvolvimento e paz. 1995.


15

Passaporte para a Liberdade

Bela como uma mente livre

respeito dos direitos humanos permite uma vida plena, sem medos e sem opresso. Uma vida onde existe a capacidade de: 
Ter uma opinio e fazer planos de vida sem medo de refletir; longe da opresso. Ter a oportunidade Pensamento de aprender e de desenvolver o raciocnio Ter razes, pertencer a algum lugar onde uma pessoa se sente digna, faz escolhas de vida, respeita Origens a si mesma e saber exigir o respeito dos outros Sentir que a vida vale a pena ser vivida
Vida

Conhecer o prprio corpo, poder cuidar da prpria sade, ter acesso a servios de sade, Sade poder planejar a prpria famlia Controlar o prprio corpo, ser livre da violncia, Integridade fsica ser livre para ir e vir quando quiser... Desenvolver os sentidos, a imaginao e o Imaginao pensamento sem medos e sem discriminao Amar e cuidar; sentir e demonstrar tristeza, raiva, gratido, alegria (...) e experimentar os Emoes sentimentos que fazem parte do desenvolvimento de todo ser humano
Mrinal, em Rabindranath Tagores Letter from a Wife. Em: Nussbaum, Martha C. Women and Human Development. The Capabilities Approach. Cambridge-New York. Cambridge University Press, 2000.  Elaborado a partir da lista de capacidades fundamentais de Martha C. Nussbaum. Women and Human Development.The Capabilities Approach. Cambridge-New York. Cambridge University Press, 2000.


16

Um guia para as brasileiras no exterior Saber aproveitar os recursos naturais no respeito natureza e em busca de qualidade Natureza de vida Rir sem medo e saber que justo viver Lazer momentos de diverso e de prazer Participar das decises que fazem diferea na prpria vida e manter relacionamentos de Escolha respeito mtuo com as pessoas com quem convive e com os membros da famlia

Juntos, estes elementos permitem a cada pessoa viver uma vida digna e ser valorizada como ser humano. A pergunta : o que uma pessoa realmente capaz de ser e de fazer? E uma resposta positiva a esta pergunta necessita de fundamentos na liberdade, no respeito do prprio corpo e da prpria dignidade, no cuidado da sade, na auto-estima, na vontade de aprender e participar da vida em comunidade, na coragem de encarar de frente os membros da famlia e da sociedade onde vive.
PARA PENSAR Uma mulher que se prostitui conta para a famlia o trabalho que faz, sem medo? Ela sente que tem direito ao amor? Ela realmente cuida do corpo e da sade? Ela livre da violncia? Uma mulher que espancada pelo marido sabe que nada justifica a violncia? Ela tem coragem de denunci-lo? Ou tem vergonha de pedir ajuda? 17

Passaporte para a Liberdade

P... de qu??

ada uma de ns um conjunto de tantas histrias. Histrias cheias de sonhos, dificuldades, desejos, medos... Cada pessoa leva dentro de si uma histria nica e exclusiva, um complexo de experincias que fazem parte do seu existir. Ningum uma coisa s. Ningum assume um s papel na vida e perante os outros. Ningum s profissional do sexo, ou s me, ou s esposa... Mas claro que algumas experincias muito fortes superam e apagam a riqueza de uma biografia. Recordar, refletir e discutir quem somos uma maneira importante de no perder a prpria identidade e de acreditar que o maior valor o de ser Humana. Se cada um tem valor porque uma Pessoa, algumas vezes preciso resgatar este valor no ntimo de nossos sentimentos. A dignidade e a liberdade da trabalhadora do sexo enfrentam uma srie de desafios: muito difcil quebrar o esteretipo da mulher de vida fcil; muitas culturas percebem o papel de uma mulher como a servio do homem; sexo e afetividade esto cada vez mais separados; o cliente v a trabalhadora do sexo como um objeto que compra e consome; o trabalho no mercado do sexo violento e ameaador;
18

Um guia para as brasileiras no exterior

a falta de respeito pelas outras pessoas o centro das novas formas de escravido; muitas trabalhadoras do sexo preferem no assumir esta atividade em outras esferas da sociedade.
A HISTRIA DE s.c., TRABALHADORA DO SEXO EM UM APARTAMENTO DE MILO: Meu sonho sair dessa vida, encontrar um grande amor, viver tranquila... Mas quando voc trabalha de P voc fica fria... no existe carinho, voc perde o calor... No possvel amar! Ou eu no mereo amar... Todo dia recebo mais ou menos 100 ligaes de clientes. Escolho dois ou trs, eles vm minha casa, mas no existe uma relao, s comrcio. s vezes voc fica amiga do cliente, ele diz que gosta de voc, quer algo mais srio... mas eu no consigo, fiquei fria! Acho que no sou mais capaz de amar, mas posso pagar escola particular para o meu filho, comprei uma casa para a minha me...

Refletir sobre a prpria histria de vida, os momentos de dificuldade e de misria que uma mulher viveu, as formas de violncia que sofreu, a discriminao que enfrentou. Existem momentos em que preciso resgatar a auto-estima e repensar os valores que levam uma Pessoa a fazer certas escolhas. Chega um momento em que preciso escolher: continuar em um certo caminho ou mudar e se livrar de comportamentos danosos para o corpo e para a dignidade.
19

Passaporte para a Liberdade

Violncia: qualquer maneira de amor vale a pena? violncia no somente a agresso fsica. s vezes difcil perceber outros tipos de violncia. E s vezes doloroso aceitar que somos vtimas de alguma forma de violncia. muito comum a violncia contra a mulher praticada dentro de casa, pelo prprio companheiro. A mulher a aceita em nome do amor, do bem dos filhos, do medo... Em outras situaes a mulher aceita se prostituir porque tem um namorado ou um marido que faz promessas vazias e usa seu corpo como fonte de renda (!) sem perceber que est sofrendo violncia.
Violncia fsica qualquer forma de violncia contra voc, contra o seu corpo, contra as suas coisas. se voc recebe murros, tapas, chutes ou ameaas com armas se o agressor rasga suas fotos, quebra os mveis da casa se o agressor destri ou toma seus documentos se o agressor a obriga a fazer um aborto A violncia econmica quando outro detm o poder e o controle sobre a sua autonomia econmica. se voc no pode trabalhar ou procurar um trabalho se voc no pode ter uma conta em um banco, fazer compras sozinha se algum apodera-se do seu salrio

20

ECONMICA

FSICA

Nascimento, Milton. Paula e Bebeto. Disco: Minas.1995. Gravadora: EMI.

Um guia para as brasileiras no exterior Violncia psicolgica inclui abusos e falta de respeito que firam a sua identidade como pessoa. se voc recebe crticas ou insultos constantes se algum segue seus passos ou controla seus movimentos se voc no pode ver sua famlia ou ter amigos se voc, a sua famlia e os seus filhos sofrem ameaas. se voc no pode ter interesses prprios, dirigir, estudar Violncia sexual quer dizer fazer qualquer atividade sexual que voc no queira. se voc tem que manter relaes sexuais contra a sua vontade se voc obrigada a se prostituir (sempre ou s vezes) ou obrigada a atender mais fregueses do que queira se voc tem que participar de jogos sexuais contra a sua vontade

SEXUAL

PSICOLGICA

21

Passaporte para a Liberdade

Feita pra apanhar boa de cuspir

inda existe nas sociedades do terceiro milnio uma idia falsa de que a mulher provocante a responsvel pela violncia entre os gneros masculino e feminino. A imagem da mulher a servio do homem autoriza comportamentos violentos e a falta de respeito ao corpo feminino, que muitas vezes visto como objeto de uso, a ser consumido e descartado. Esta idia mentirosa autoriza a viso da mulher como propriedade dos desejos e vcios masculinos e deve ser combatida. A mulher deve ser a primeira a dizer no. Sobre a violncia, ela deve saber: Verdadeiro ou Falso?
As vtimas da violncia so mulheres frgeis (F) A violncia atinge mais as mulheres que no procuram ajuda (V) a mulher quem provoca a violncia (F) A violncia pode atingir qualquer pessoa, independentemente da cor, sexo, origem social (V) O homem violento aceitvel dentro de certos limites, pois o homem tem uma natureza mais agressiva (F) Nenhum comportamento justifica a violncia (V) A violncia sexual normalmente praticada por estranhos (F)
Chico Buarque. pera do Malandro. Intrprete: Chico Buarque. Disco: pera do Malandro. 1979.


22

Um guia para as brasileiras no exterior A vtima de violncia tem vergonha e medo (V) Ningum pode ajudar uma mulher quando seu agressor tem o controle da situao. (F)

23

Passaporte para a Liberdade

O que o trfico internacional de pessoas?

trfico internacional de pessoas, segundo o Protocolo Adicional Conveno contra o Crime Transnacional10 (Protocolo de Palermo), o recrutamento, o transporte, a transferncia, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo ameaa ou uso da fora ou a outras formas de coao, ao rapto, fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou situao de vulnerabilidade ou entrega ou aceitao de pagamentos ou benefcios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de explorao. A explorao incluir, no mnimo, a explorao da prostituio de outrem ou outras formas de explorao sexual, o trabalho ou servios forados, escravatura ou prticas similares escravatura, a servido ou a remoo de rgos. A finalidade do trfico de pessoas deve sempre ser a explorao da vtima, seja explorao sexual, seja o trabalho escravo, casamento servil, remoo de rgos etc. Assim, mesmo que a vtima no seja enganada quanto ao exerccio da prostituio, por exemplo, ainda ocorre o trfico de pessoas se for configurada a explorao da vtima. Com relao ao deslocamento da vtima:
Conveno das Naes Unidas Contra o Crime Organizado Transnacional (Conveno de Palermo). Decreto de ratificao nmero 5.015, de 12 de maro de 2004.
10

24

Um guia para as brasileiras no exterior por exemplo

a oferta de um trabalho clandestino no


Recrutamento

exterior a promessa de ganhar muito dinheiro no exterior

Transporte Acolhimento

o pagamento de uma passagem a organizao do transporte e a espera


no aeroporto

a hospedagem o aluguel de quartos e apartamentos

Com relao s manobras e artifcios para convencer a vtima:


por exemplo

ameaas de violncia contra a famlia


da mulher perdo de dvidas se a mulher partir

Ameaa, coao Engano, fraude Abuso de autoridade Abuso da vulnerabilidade ou da dependncia Rapto Pagamentos Benefcios, Vantagens

oferta de emprego que no existe falso contrato de trabalho no exterior pai que obriga a filha a partir para o
exterior

marido que faz chantagem econmica


ou emocional

transporte contra a vontade oferta de dinheiro para partir oferta de casa, carro, publicidade, visto
ou autorizao de residncia

25

Passaporte para a Liberdade

O trfico de pessoas que envolve a mulher brasileira inclui a explorao da prostituio e tambm outras formas de explorao sexual, como a pornografia e a migrao para viver um casamento abusivo em termos psicolgicos, fsicos e sexuais. Muitas brasileiras - principalmente as mais pobres - aceitam propostas de casamento de estrangeiros e acabam vivendo situaes muito graves de escravido. Sem perceber, elas so traficadas e tratadas como escravas por maridos que procuravam uma mulher submissa, que represente o papel de serva de cama e mesa. Que viva fechada em casa, cuide dos filhos e abra mo da prpria liberdade.

26

Um guia para as brasileiras no exterior

A placa de contramo

trfico de pessoas muito freqente e pode acontecer, inclusive, situaes em que a vtima assume o papel de traficante: convidar uma amiga, uma irm, uma parente para trabalhar na prostituio no exterior trfico internacional de pessoas. Assim como facilitar o exerccio da prostituio mascarada de outra profisso, como massagista, acompanhante, danarina... Todas as aes relacionadas na pgina anterior (hospedar, pagar passagem, colocar em contato com protetores...) fazem parte das atividades que configuram o trfico de pessoas e so consideradas crime. No Brasil, por exemplo, algum que promove, intermedia ou facilita a entrada/sada de uma pessoa para exercer a prostituio est sujeito a uma pena de 3 a 8 anos de priso e multa. Se a pessoa traficada menor de idade a pena pode chegar a 10 anos.11 Muitssimas garotas que trabalham na prostituio no exterior convidam conhecidas para viajar e trabalhar no mesmo esquema; s vezes oferecem a casa, s vezes pagam a passagem, s vezes colocam a amiga em contato com o dono de uma boate... Falta informao e essas garotas
Brasil. Decreto-lei 2.848 de 07 de dezembro de 1940. Cdigo Penal. Dirio Oficial. Braslia, DF, p. 2391, 31 de dezembro de 1940. Art 231 .Redao dada pela Lei n 11.106, de 2005. Altera os arts. 148, 215, 216, 226, 227, 231 e acrescenta o art. 231-A ao Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal e d outras providncias. Dirio Oficial. Braslia, DF, p. 01, 29 de Maro de 2005.
11

27

Passaporte para a Liberdade

acabam cometendo um delito, pois, pelo Cdigo Penal Brasileiro, o trfico internacional de pessoas se configura pela prtica da seguinte conduta: Promover, intermediar ou facilitar a entrada, no territrio nacional, de pessoa que venha exercer a prostituio ou a sada de pessoa para exerc-la no estrangeiro.12 Prostituio no crime, mas facilitar certas situaes de prostituio crime. Por essa razo, muito comum que os donos de boates e apartamentos peam para as mulheres convidarem outras amigas para trabalhar e ofeream uma recompensa em troca. pouco comum que eles as informem sobre o grande risco desta atividade.
PARA PENSAR Depoimento de M.S.: Eu mandei umas amigas, s que eu no sabia que isso era trfico, que era um delito. Eu no sabia! Eu viajei para Bilbao e, quando eu ligo para a (minha) me... ela diz que a me de uma das meninas tinha ido l em casa e disse... que eu estava traficando mulheres! Eu fiquei louca! Fiquei logo com dor de cabea! O que eu vou fazer agora? Eu sou traficante! (...) Nessa histria, a me da menina j queria tirar dinheiro de mim! Eu disse: pode denunciar, porque eu no sabia que isso era trfico! Eu que vou ter problema aqui com eles!
12

Artigo 231 do Cdigo Penal.

28

Um guia para as brasileiras no exterior Fui falar com o cara: estou tendo problema com a me da menina! Eles disseram: no se preocupe. Se voc tiver problemas, ns resolvemos.. Eu disse: vocs tm que explicar as coisas melhor, porque eu no sabia que era trfico! (...) eles j tinham confiana em mim... disseram que se as coisas ficassem difcil (sic.) para mim, colocavam advogado.
Fonte: PESTRAF 2002.

Para denunciar situaes de trfico internacional, voc pode mandar email para traficosereshumanos@mj.gov.br ou pedir orientaes no Consulado Brasileiro mais prximo no exterior (veja alguns contatos pgina 62). No Brasil, voc pode ligar para a Polcia Federal (tel. 61/3311-8705 ou 3311-8270), ou para a Central de Atendimento Mulher Disque 180, ou ainda para o Disque-Denncia 100.

29

Passaporte para a Liberdade

Viver no Exterior

situao cambial e a remunerao alta atraem a cada ano um grande nmero de brasileiras e brasileiros para o trabalho em outros pases. Muitas pessoas ignoram o alto custo de vida nos pases desenvolvidos, viajam sem um visto de trabalho e vivem em condies de marginalizao social, porque devem se esconder das autoridades e podem ser vistas como criminosas pela sociedade do pas, sofrendo fortes discriminaes. Algumas conseqncias da clandestinidade podem ser: o trabalho inseguro: sem direitos trabalhistas, como licena de sade ou licena maternidade; sem contribuies sociais para a aposentadoria; sem direito a lutar contra a explorao; a marginalizao: as pessoas clandestinas no tm acesso livre a servios de sade pblica, formao profissional, tm dificuldades para alugar uma casa e esto mais vulnerveis violncia; a discriminao: as sociedades de destino tendem a ver os clandestinos como uma ameaa ordem social, aos costumes e cultura do pas; a deportao: quando descobre estrangeiros clandestinos a polcia inicia um procedimento de deportao, que pode incluir a priso do estrangeiro seguida da expulso.

30

Um guia para as brasileiras no exterior As leis de cada pas determinam em que condies um estrangeiro pode trabalhar em seu territrio. O imigrante que trabalha sem estar cumprindo essas exigncias est infringindo as leis locais e pode ser preso a qualquer momento. Alguns pases possuem centros de deteno especficos para detidos por razes migratrias, mas em outros o imigrante pode ficar detido em prises junto com delinqentes comuns. Normalmente a pena para uma pessoa detida por estar trabalhando ilegalmente a deportao ao seu pas de origem. Porm essa deportao no imediata. Devese enfrentar primeiro um processo judicial. Depois, deve-se esperar que o Governo local tenha recursos para comprar a passagem de volta do deportado e tambm que haja vaga no vo. H casos em que o deportado aguarda, preso, vrios meses antes ser mandado de volta ao Brasil. O trabalhador estrangeiro em situao migratria irregular tambm se encontra totalmente desamparado com relao a direitos trabalhistas e previdencirios. Encontra-se merc de indivduos e empresas que os exploram por no disporem de meios legais para se defender.13

Existem diferentes formas de discriminao sofridas pelas brasileiras no exterior, mas alguns esteretipos so constantes e influenciam a natureza das relaes da muBrasil. Ministrio das Relaes Exteriores. Diviso das Comunidades Brasileiras no Exterior (antiga Diviso de Assistncia Consular). Informaes: www.mre.gov.br.
13

31

Passaporte para a Liberdade

lher com a sociedade estrangeira e alteram a auto-estima e a imagem que cada uma tem de si. Por exemplo, a imagem da brasileira pode ser relacionada ao esterertipo da mulher fcil ou da prostituta. raro que exista uma reflexo sobre as diferenas culturais por trs de certos comportamentos. raro, tambm, que venham tona os motivos que levam uma mulher a se prostituir, como, por exemplo, a pobreza e a misria. Esta imagem negativa somada clandestinidade provoca danos identidade das vtimas de discriminao e piora consideravelmente a qualidade de vida no exterior. Em alguns casos a clandestinidade e a discriminao impedem s pessoas imigradas de gozar de direitos bsicos, como o tratamento sade, a liberdade de movimento, o trabalho seguro e digno. Isso no evita que muitas mulheres brasileiras vivam, trabalhem, prostituam-se no exterior, ignorando estes riscos e se afastando dos direitos fundamentais de base, em teoria reconhecidos a todos os seres humanos independentemente do sexo, nacionalidade, raa ou situao scio-econmica.

32

Um guia para as brasileiras no exterior

O Consulado brasileiro: seu aliado dever do Consulado e da Embaixada brasileiros em cada pas prestar assistncia e proteo aos cidados e cidads brasileiras no exterior. O Consulado no denuncia a presena de brasileiros em situao migratria irregular s autoridades locais. Alm disso, tem todas as informaes necessrias sobre a proteo social e, portanto, pode encaminhar vtimas de violncia e explorao s instituies que promovem a reintegrao social. As vtimas de explorao no so obrigadas a denunciar os exploradores. Mas, havendo interesse em denunciar, o consulado pode mobilizar as autoridades locais para ouvir a pessoa explorada e iniciar investigaes. Por outro lado, ningum pode ser forado informar nada que resulte na sua incriminao. Entre outras atividades, dever das autoridades consulares14: assegurar que brasileiros e brasileiras possam gozar dos preceitos da Constituio brasileira; zelar para que as autoridades locais ajam com eqidade e justia em relao aos cidados e cidads brasileiros; manter contato com as autoridades locais para obter informaes sobre ocorrncias com cidados brasileiBrasil. Ministrio das Relaes Exteriores. Manual de Servio Consular e Jurdico. Assistncia e Proteo a Brasileiros. Tomo I, Captulo 3. 02/06/2000. Mais informaes no Portal Consular: www.abe.mre.gov.br/. Acesso em 29 de Maio de 2007.
14

33

Passaporte para a Liberdade

ros que necessitem de assistncia consular; estabelecer contato com hospitais, clnicas, abrigos e outras entidades assistenciais que possam auxiliar o atendimento dos brasileiros; manter uma lista atualizada de advogados, mdicos e outros profissionais liberais capazes de atender cidados brasileiros; prestar ao cidado brasileiro informaes acerca da legislao local e outras informaes de seu interesse; prestar assistncia aos brasileiros que se acharem envolvidos em processos criminais; quando houver risco de deportao arbitrria, podem propor Secretaria de Estado a contratao de um parecer legal.
LEMBRE-SE O consulado e a embaixada no podem discriminar ou tratar com menos pacincia e cortesia os brasileiros e brasileiras em situao irregular no pas onde estiverem.
Fonte: Ministrio das Relaes Exteriores. Manual de Servio Consular e Jurdico.

tambm seu direito procurar o Consulado ou a Embaixada do Brasil e solicitar ajuda no caso de emergncia no exterior, com voc ou com parentes e conhecidos. Por exemplo15:
Brasil. Diviso das Comunidades Brasileiras no Exterior (antiga Diviso de Assistncia Consular). www.mre.gov.br. Mais informaes no Portal Consular: www. abe.mre.gov.br. Acesso em 29 de Maio de 2007.
15

34

Um guia para as brasileiras no exterior

no caso de roubo de passaporte e outros documentos; para pedir indicaes sobre clnicas e hospitais, de preferncia gratuitos, no caso de grave problema de sade; para providenciar o atestado de bito de brasileiro falecido no exterior; para acompanhar as investigaes de um crime imputado a um brasileiro; para auxiliar brasileiros presos no exterior, inclusive informando a famlia sobre a sua situao.

35

Passaporte para a Liberdade

Quando a brasileira vtima de trfico e explorao

xistem mulheres que no percebem que esto sendo exploradas e que esto sofrendo abusos e existem mulheres que, apesar de terem conscincia dos abusos, no sabem onde pedir ajuda ou a quem recorrer. Outras no tm coragem de denunciar os abusos e sair deste crculo de violncia e indignidade. Elas no sabem em quem podem confiar e a quem procurar para melhorar as suas condies de vida. muito freqente que as mulheres traficadas e exploradas sexualmente vivam em situao de clandestinidade no pas de destino: muitas brasileiras clandestinas no sabem como resolver os problemas do dia-a-dia, como uma consulta ao ginecologista, por medo de serem descobertas; as mulheres exploradas sofrem ameaas dos exploradores e raramente denunciam os abusos; as mulheres exploradas tm medo de serem expulsas do pas se procuram a polcia para denunciar os abusos que sofrem; algumas vtimas de explorao sexual chegam a ser mantidas presas em apartamentos vigiados e tm seus horrios controlados e o passaporte seqestrado, pois assim no podem escapar;
36

Um guia para as brasileiras no exterior

muitos exploradores exigem o pagamento de aluguis dirios altssimos, de dvidas de passagens areas muito mais caras do que o preo de mercado e outras formas de dvidas mascaradas de ajuda nos primeiros meses de prostituio no exterior. A legislao de muitos pases protege o estrangeiro contra a vulnerabilidade e a violncia. O direito destes pases prev a proteo social a mulheres estrangeiras que so vtimas de violncia e de explorao, inclusive sexual. Por exemplo, na Europa, possvel pedir proteo contra os exploradores e recomear uma vida nova, com os documentos em ordem, com assistncia psicolgica e reintegrao na sociedade e no mercado de trabalho europeu. A brasileira que sofrer violncia ou explorao no exterior pode procurar as autoridades do pas e solicitar sua insero em um programa de proteo social. Estes programas so divididos em fases e normalmente tm por objetivos: a denncia dos exploradores; a integrao social da vtima de explorao, incluindo o estudo da lngua, a assistncia psicolgica, a legalizao da situao no exterior (com vistos e permisso de residncia); a integrao no mundo do trabalho e a reconstruo de uma vida longe da violncia e da explorao.

37

Passaporte para a Liberdade

O percurso de proteo social16

a maioria dos pases europeus a denncia dos exploradores uma condio essencial para que a mulher estrangeira vtima de violncia e explorao possa ter acesso aos servios relacionados proteo social, como alojamento, assistncia psicolgica e reintegrao social. Quando a mulher decide sair da prostituio ou de outra forma de violncia e abuso, ela pode recorrer s autoridades do pas onde est e ter proteo e assistncia para se manter annima. Ela ter um perodo de tempo para refletir e decidir se deseja fazer a denncia. Este perodo varia de um pas para outro, mas dura em mdia 30 dias. Durante este prazo de reflexo, ela pode residir em casas de acolhimento seguras e annimas e deve resolver se denunciar ou no seus exploradores. Na maioria dos pases a autorizao para viver e trabalhar legalmente dada somente se a denncia for feita. A partir da denncia, as instituies do pas providenciam os documentos de regularizao. Comea, ento, um perodo de apoio psicolgico e adaptao nova realidade, com a possibilidade, inclusive, de fazer cursos para aperfeioar a lngua do pas estrangeiro onde se vive.
Elaborado a partir da Directiva 2004/81 do Conselho das Comunidades Europias relativa ao ttulo de residncia concedido aos nacionais de pases terceiros que sejam vtimas do trfico de seres humanos ou objecto de uma ao de auxlio imigrao ilegal, e que cooperem com as autoridades competentes de 29 de Abril de 2004 e de entrevistas com as ONGs europias operativas no setor.
16

38

Um guia para as brasileiras no exterior

Quando est pronta, esta mulher pode procurar um emprego e assim que comear a ter renda e tambm alugar a sua prpria casa. Quem implementa estes progamas so geralmente ONGs especializadas que providenciam um ambiente seguro e annimo para que a vtima de explorao possa recomear sua vida. Informaes detalhadas podem ser obtidas no Consulado brasileiro mais prximo de onde voc mora, ou nas polcias dos pases de destino. Voc pode tambm entrar diretamente em contato com as instituies relacionadas nas pginas seguintes. A partir da pgina 62 deste Guia voc vai encontrar informaes sobre locais, em alguns pases, onde procurar ajuda em caso de dificuldade no exterior. Algumas destas entidades organizam consultas mdicas e exames de sangue gratuitos, mesmo para as estrangeiras em situao irregular. Estas instituies so tambm importantes pontos de referncia para a mulher que deseje mudar de vida e construir um novo caminho.

39

Passaporte para a Liberdade

Uma brasileira e sua famlia gringa

m casamento entre pessoas de nacionalidade diferente reconhecido e considerado vlido em outros pases sempre que estas pessoas no apresentem nenhum impedimento para se casar, segundo a lei do pas onde o casamento for celebrado.17 Um pas pode considerar um casamento celebrado no exterior invlido se for comprovado que no houve a vontade livre de um dos cnjuges18. Esta norma pode ser til, por exemplo, quando h engano ou fraude no momento do casamento: muito comum que o traficante de pessoas se case com a vtima para justificar a viagem e aproveite deste fato para obrigar sua mulher a se prostituir no exterior e assim sustent-lo. O regime de bens aplicvel a um casamento entre pessoas de nacionalidade diferente ser aquele escolhido pelos cnjuges antes do casamento e poder ser aplicada a lei: a) do pas de nacionalidade de um dos cnjuges; b) do pas de residncia de um dos cnjuges; ou c) do pas de residncia do casal aps o casamento. Se os cnjuges no escolherem a legislao de um pas, ser aplicada a lei do pas onde o casal estabelecer residncia.19 Assim, uma brasileira ou
The Hague Conference on Private International Law. Convention of 14 March 1978 on Celebration and Recognition of the Validity of Marriages. (Conveno de 14 de Maro de 1978 sobre a Celebrao de Reconhecimento da Validade de Casamentos). 18 Idem ibidem. 19 The Hague Conference on Private International Law. Convention of 14 March 1978 on the Law Applicable to Matrimonial Property Regimes. (Conveno de 14 de Maro de 1978 sobre a Lei Aplicvel aos Regimes de Propriedade Matrimonial).
17

40

Um guia para as brasileiras no exterior

brasileiro que casa com um estrangeiro(a) deve se informar sobre qual ser a legislao aplicada na diviso dos bens do casal e quais so os direitos de cada um dos membros do casal no caso de separao (por exemplo, se existe igual direito penso alimentcia, se naquele pas h uma tendncia a manter a guarda dos filhos com a mulher ou com o homem...). Muitas mulheres brasileiras so vtimas de enganos por parte de homens estrangeiros que propem casamento e vantagens econmicas. um fenmeno que deriva principalmente do turismo sexual e da mentalidade de alguns homens europeus que acreditam poder comprar uma mulher pobre em um pas pobre. Com a iluso de uma vida familiar, estas mulheres embarcam para o exterior e iniciam uma vida conjugal de privaes. So impedidas de integrar-se socialmente, de aprender a lngua, de obter a carteira de motorista, de sair de casa; sofrem violncia no mbito domstico; desistem de reagir face prpria situao especialmente a partir do momento em que nascem os filhos, pois tm medo de perder a guarda das crianas ou de enfrentar dificuldades econmicas muito srias, principalmente se decidem retornar ao Brasil. A guarda dos filhos uma questo importante, pois implica na proteo da criana, e o juiz do pas onde a separao/ divrcio for pedido tomar sua deciso levando em conta o melhor interesse da criana. importante, no contexto do divrcio de pais de nacionalidade diversa, destacar que
41

Passaporte para a Liberdade

a criana tem direito a: preservar a prpria identidade, nacionalidade, nome e relaes familiares; no se separar de seus pais contra a prpria vontade; manter contato com ambos - pai e me - se estes residem em pases diferentes; expressar-se livremente e ser escutada em qualquer procedimento judicial que afete seus interesses; proteo da sua privacidade, da sua famlia, da sua casa e da sua correspondncia; a uma educao que desenvolva a personalidade, talentos e habilidades, o respeito pelos pais, pela prpria cultura, lngua e valores, pelo pas onde mora e pelo pas de origem, num esprito de paz, tolerncia, igualdade e amizade entre os povos.20

Naes Unidas. Conveno sobre os Direitos da Criana. Adotada pela Assemblia Geral das Naes Unidas em 20 de Novembro de 1989. Vigente desde 2 de setembro de 1990.
20

42

Um guia para as brasileiras no exterior

Brasil: mostra a tua cara21

s cidads e cidados brasileiros tm direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Eles e elas devem poder viver no pleno gozo destes direitos e liberdades reconhecidas pela Constituio do Brasil. A Constituio brasileira vai muito alm e protege outros aspectos muito importantes para a vida de cada um: a sade, a educao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados. Trata-se de direitos sociais relacionados entre si, pois a falta de um deles provoca graves danos aos outros, como regularmente ocorre com os direitos humanos. A presena deles na Constituio um instrumento de reivindicao por qualidade de vida e respeito dignidade humana. A pobreza e as diferenas sociais no Brasil so problemas gravssimos e por isso mesmo to importante que brasileiras e brasileiros saibam quais so suas armas para lutar contra a misria e contra a desigualdade.

21

Cazuza. Brasil. Intrprete: Cazuza. Disco: Ideologia. 1988. Gravadora: Polygram.

43

Passaporte para a Liberdade

Quero sade pra gozar no final22

esde a Constituio de 1988 o Brasil possui o Sistema nico de Sade (SUS), que busca garantir o acesso democrtico e universal aos servios de sade em todo o territrio nacional, no respeito do princpio da eqidade e no-discriminao.23 A sade um estado geral de bem-estar fsico, mental e social, em vrias esferas da vida, e envolve o ser humano como um todo em reas como a alimentao saudvel, a reproduo segura, a preveno de doenas sexualmente transmissveis, a distncia de lcool e drogas, a informao adequada, o ambiente, o acesso a medicamentos... Os servios de sade devem dar assistncia apropriada s mulheres em todas as suas necessidades de sade, em todas as fases de sua vida, desde a infncia at a velhice, de acordo com as caractersticas apresentadas em cada fase, para que ela possa conhecer bem o prprio corpo e viver melhor a sua sexualidade.24 Nas prximas pginas voc vai encontrar algumas informaes sobre cuidados bsicos com a sade e os direitos das brasileiras e brasileiros com relao aos servios pblicos de sade no Brasil.
Rita Lee. Roberto de Carvalho. Nem Luxo Nem Lixo. Intrprete: Rita Lee. Disco: Rita Lee. 1980. Gravadora: Som Livre. 23 Brasil. Ministrio da Sade. Atribuies. http://portal.saude.gov.br/saude Acesso em 29 de Maio de 2007. 24 Costa A.M et all. Arajo, M.J.O (Coord.). Cartilha de Sade Materna. Rede Nacional Feminista de Sade Direitos Reprodutivos. Apoio UNICEF/E.E.U.U.
22

44

Um guia para as brasileiras no exterior

A sade do corpo e da mente:


REPRODUO E MATERNIDADE

a mulher e o casal tm direito ao planejamento familiar, informao e ao livre acesso a mtodos anticoncepcionais; os servios de sade devem oferecer acompanhamento pr-natal, importante na preveno de riscos para a me e o beb e na orientao ao parto; o aleitamento materno muito importante para a sade e o desenvolvimento do beb; para fazer uma cirurgia de esterilizao, tanto homens como mulheres tm que ter mais de 25 anos ou no mnimo dois filhos; o empregador proibido de pedir um atestado de gravidez ou esterilizao na contratao ou para a permanncia no trabalho, pois esta uma prtica discriminatria.
SEXUALIDADE

a auto-estima e o conhecimento do prprio corpo so muito importantes para viver bem e com prazer a prpria sexualidade; o uso de camisinha previne todas as DSTs, HIV e gravidez indesejada, e ajuda a previnir o cncer do colo do tero. O exame preventivo deve ser feito no mnimo uma vez por ano;
45

Passaporte para a Liberdade

as mulheres devem sempre fazer o auto-exame das mamas e um exame clnico por ano. Depois dos 40 anos, importante fazer tambm a mamografia para prevenir o cncer de mama; os servios de sade devem levar em conta as diferenas entre homens e mulheres para poder atender bem s suas necessidades; os profissionais da sade no podem julgar o comportamento sexual das pacientes a partir dos prprios valores morais (por exemplo, no podem tratar com menos respeito e dignidade uma mulher que provocou um aborto, uma pessoa que teve relao extraconjugal, uma profissional do sexo...)
DSTs (Doenas Sexualmente Transmissveis) E AIDS

corrimentos, feridas ou verrugas nos rgos genitais so formas pelas quais as doenas sexualmente transmissveis se manifestam; a assistncia profissional (ginecologista) essencial: curas caseiras, conselhos de farmcia, culpa, vergonha e medo s pioram a situao; a AIDS se transmite atravs de relaes sexuais (penetrao e tambm sexo oral), transfuso de sangue, uso compartilhado de seringas; os casos de AIDS em mulheres tm aumentado; o exame de AIDS no Brasil gratuito e sigiloso; os portadores do HIV e os doentes de AIDS recebem os medicamentos gratuitamente do SUS;
46

Um guia para as brasileiras no exterior

a camisinha previne a transmisso de DSTs e da AIDS em relaes sexuais.


LCOOL E DROGAS

o lcool e as drogas causam dependncia fsica e psicolgica; o consumo a baixo risco passa a ser dependncia quando a pessoa comea a ter problemas na vida pessoal (como perder o emprego, por exemplo) e precisa da droga e/ou bebida para acalmar os nervos; o usurio dependente destas substncias tem direito:25 ao acesso a tratamento humano, respeitoso, adequado s suas necessidades e visando exclusivamente a sua recuperao; proteo contra qualquer forma de abuso e explorao e sigilo nas informaes prestadas; ao esclarecimento sobre a necessidade ou no de sua hospitalizao involuntria, sobre a sua doena e o seu tratamento.

Brasil. Lei 10.216 de 06 de abril de 2001. Dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental. Dirio Oficial da Unio. Braslia, DF, p. 02. 09 de abril de 2001.
25

47

Passaporte para a Liberdade

Violncia no Brasil

violncia domstica nasce da idia de que o homem mais forte e da educao que os meninos recebem das famlias que impem um comportamento forte, viril, de macho, enquanto as meninas so ensinadas a serem delicadas, sedutoras... Destes esteretipos nascem tambm outras formas de violncia, como a explorao sexual e as formas de dominao: da mulher - a partir de seu papel submisso; de crianas e adolescentes - por sua vulnerabilidade.
Violncia Domstica

Proteo e Penas: A vtima pode procurar as Delegacias da Mulher e os servios de atendimento mdico, assistncia social e psicolgica e consultoria jurdica de hospitais e universidades. Se houver ameaa de morte mulher e a seus filhos, ela pode procurar casas-abrigo com endereo sigiloso. A violncia domstica praticada por parente, companheiro ou por algum com quem a vtima coabite ou hospede tem como pena 3 meses a 3 anos de deteno.26
Violncia Sexual
Brasil. Lei Maria da Penha (Lei n 11.340, de 7 de agosto de 2006), que cria mecanismos para coibir a violncia domstica e familiar contra a mulher e altera o Cdigo de Processo Penal, o Cdigo Penal e a Lei de Execuo Penal.
26

48

Um guia para as brasileiras no exterior

Proteo e Penas: A vtima de estupro ou outra forma de violncia sexual deve procurar imediatamente o pronto-socorro e pedir para o profissional de planto fazer um exame completo dos sinais de violncia, como a presena de esperma no nus e na vagina. Ela dever tambm procurar a Delegacia da Mulher ou outra Delegacia para fazer um Boletim de Ocorrncia. A polcia ento a enviar ao Instituto Mdico Legal para um exame de corpo de delito (coleta de provas). A mulher tem direito ao aborto legal em caso de estupro. A pena para o estupro e outras formas de violncia carnal de 6 a 10 anos de recluso. Penas para o trfico de pessoas com finalidade de explorao da prostituio: 3 a 8 anos. Pena para quem explora a prostituio: 1 a 4 anos.27
Violncia: Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes

Proteo e Penas: A violncia sexual praticada contra as crianas e os adolescentes (...) pode se manifestar de diversas formas: desde o abuso sexual - dentro da prpria famlia, at a explorao sexual para fins comerciais organizada pelas redes de prostituio, pornografia e o trfico. Todas essas formas so crimes e acima de tudo violaes dos Direitos Humanos.28
Idem ibidem. Comit Nacional de Enfrentamento Violncia Sexual contra Crianas e Adolescentes. 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes. Informaes: www.comitenacional.org.br/index.php/content/view/99.html Acesso em 29 de Maio de 2007.
27 28

49

Passaporte para a Liberdade

Para denunciar o abuso e a explorao sexual de crianas e adolescentes ligue 100. Para denunciar o abuso e a explorao sexual e o trfico de pessoas para explorao sexual ligue para a Polcia Federal (tel. 61/3311-8705 ou 3311-8270) ou disque 180. No caso de menores de idade, o Estatuto da Criana e do Adolescente29 determina que submeter criana ou adolescente prostituio ou explorao sexual tem como pena recluso de quatro a dez anos e multa. Incorrem nas mesmas penas o proprietrio, o gerente ou o responsvel pelo local em que se verifique a prostituio ou explorao sexual.

29

Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, artigo 244-A.

50

Um guia para as brasileiras no exterior

Os direitos e a famlia: a minha me me solteira30

Brasil reconhece que a entidade familiar a convivncia duradoura, pblica e contnua, de um homem e uma mulher, estabelecida com objetivo de constituio de famlia31. Em outras palavras, no preciso um casamento formal para que os direitos e deveres tpicos dos membros de uma famlia sejam contemplados pela legislao brasileira. Em termos prticos, esta concepo de famlia permite aos casais no casados gozar da solidariedade conjugal e das obrigaes derivadas da relao estvel: separao de bens, penso alimentcia, herana. Por exemplo, os conviventes tm a propriedade conjunta dos bens adquiridos aps o incio da unio, salvo se estipularem diversamente, atravs de um acordo apelidado de contrato de namoro, registrado em cartrio. O casamento, por sua vez, sempre mais flexvel: hoje no Brasil homens e mulheres maiores de 16 anos podem se casar com autorizao dos responsveis ou, a partir dos 18 anos, por manifestao livre da vontade. Marido e mulher tm os mesmos direitos e deveres, inclusive com relao guarda dos filhos, penso alimentcia, a usar o sobrenome do cnjuge... E podem at mesmo escolher, se ambos
Mama frica. Chico Csar. Intrprete: Chico Csar. Disco: Cuscuz Cl, 1997. Gravadora: Polygram. 31 Brasil. Lei 9.278 de 10 de maio de 1996. Regula o 3 do art. 226 da Constituio Federal. Dirio Oficial da Unio. Braslia, DF, p. 8149 13 de maio de 1996.
30

51

Passaporte para a Liberdade

concordarem, mudar o regime de separao de bens depois de casados. A separao judicial pode ser pedida aps um ano de matrimnio. O divrcio pode ser pedido aps um ano da separao judicial ou aps dois anos da separao de fato.32 No caso de separao ou divrcio, no existe preferncia da mulher ou do homem no poder familiar e na responsabilidade sobre os filhos menores (guarda). Ela ser atribuda ao cnjuge que revelar as melhores condies para exerc-la, privilegiando, assim, o interesse da criana. A penso alimentcia ser paga pelo homem ou pela mulher, caso o(a) ex-cnjuge ou companheiro(a) tenha necessidade de receb-la, segundo o Cdigo Civil. De acordo com a Constituio brasileira, no existe nenhuma distino entre filhos gerados dentro do casamento ou fora dele, assim como no existem diferenas legais entre filhos biolgicos e adotivos. Esta uma das origens dos direitos e deveres dos pais com relao aos filhos: dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria.33
Brasil. Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Institui o Cdigo Civil. Dirio Oficial. Braslia, DF, p. 01. 11 de janeiro de 2002. 33 Brasil. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias. Dirio Oficial. Braslia, DF, p. 13563, 16 de julho de 1990.
32

52

Um guia para as brasileiras no exterior

Os exames de DNA fazem parte de uma grande revoluo no reconhecimento da paternidade (e da maternidade, em alguns casos mais raros) e na responsabilizao do genitor com relao ao sustento, guarda e educao dos filhos menores. A criana e o adolescente so tanto titulares dos direitos humanos fundamentais quanto os adultos, e a legislao protege seu desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade.34
No Brasil, com o auxlio de um(a) advogado(a) possvel mover uma ao judicial para o reconhecimento da paternidade e responsabilizar o genitor com relao ao sustento, guarda e educao do(a) filho(a) menor. O exame de DNA gratuito para a parte que no puder pag-lo*.
*Inter alia Lei 10.317 de 06 de dezembro de 2001.

34

Idem ibidem.

53

Passaporte para a Liberdade

Trabalho E segurana social: a gente quer dinheiro e felicidade35

er um trabalho uma fonte de poder. O emprego produtivo est ligado a um conjunto de outras funes humanas, porque a independncia econmica permite viver uma vida de escolhas livres, permite o acesso educao e a condies de sade adequadas. O trabalho decente permite a uma pessoa escolher como usar os recursos que tm disposio para transform-los em bem-estar, como ela deseje e decida.36 As responsabilidades familiares e domsticas das mulheres consomem muito do tempo que elas tm para investir em formao profissional e na carreira. As oportunidades de emprego tambm so menos favorveis s mulheres e principalmente s mulheres negras, que na sua maioria ocupam os postos de trabalho mais precrios do mercado. Existem casos de graves discriminaes com relao maternidade e possibilidade de ser me; por exemplo, alguns empregadores exigem um atestado de gravidez ou de esterilizao para contratar uma mulher. Mas existem direitos reconhecidos pela Constituio e por outras leis brasileiras, que garantem o acesso atividade remunerada e segura (veja quadro a seguir).
Arnaldo Antunes et al. Tits. Comida. Intrprete: Tits. Disco: Jesus no tem Dentes no Pas dos Banguelas, 1987. Gravadora: WEA. 36 Sen, A.K. Inequality Reexamined. Oxford. Oxford University Press, 1992.
35

54

Um guia para as brasileiras no exterior Alguns direitos constitucionais da trabalhadora brasileira: Proteo contra demisso sem justa causa; Seguro-desemprego e fundo de garantia; Salrio-mnimo e salrio compatvel com as funes desenvolvidas; Salrio-famlia para a trabalhadora de baixa renda; Frias e licena-maternidade remuneradas; Creches gratuitas para os filhos at 6 anos de idade; Sade, higiene e segurana no trabalho; Aposentadoria; Proibio da discriminao e da diferena de salrios em razo do sexo, cor, idade ou estado

Um trabalho decente deve oferecer tambm proteo social, respeito dignidade humana e aos valores sociais e da famlia. Isto significa segurana e estabilidade no emprego, um trabalho em condies de higiene e segurana, a oportunidade de desenvolver as aptides profissionais de acordo com a prpria personalidade, a segurana de ter uma renda, a possibilidade de representao sindical, o acesso sade e a servios mdicos, o respeito do tempo de descanso e de lazer.37 Estas so caractersticas de um trabalho que oferece a capacidade de melhorar e a habilidade de ter uma boa renda. Perder o emprego, ficar doente, sofrer um acidente, ficar
OIT. Social Protection. In www.ilo.org/public/english/protection/index.htm Acesso em 29 de Maio de 2007.
37

55

Passaporte para a Liberdade

grvida, envelhecer (...) so fatos da vida com que toda pessoa pode se deparar e deve ter os meios e a capacidade de sobreviver com dignidade. No Brasil, a trabalhadora com empregador ou a trabalhadora autnoma podem contribuir para a Previdncia Social e assim manter um seguro pblico para garantir a renda quando perde a capacidade de trabalho. A contribuio nestes casos utilizada para substituir a renda da trabalhadora contribuinte, seja nos casos de doena, invalidez, idade avanada, morte e desemprego involuntrio, ou mesmo nos casos de maternidade ou priso.
A partir de 16 anos, os cidados podem fazer inscrio na Previdncia Social. importante manter as contribuies em dia para assegurar os seus direitos e proteo sua famlia. Os empregados e os trabalhadores avulsos, com carteira de trabalho assinada, j esto automaticamente inscritos. No Brasil, estima-se que 40,2 milhes de pessoas possuem algum tipo de renda, mas no contribuem para a Previdncia. Todo cidado que trabalhe por conta prpria, como cabeleireiro(a), costureiro(a), profissional liberal e ambulante, pode contribuir como contribuinte individual.
Fonte: Ministrio da Previdncia Social. Mais Informaes: www.mpas.gov.br

56

Um guia para as brasileiras no exterior

Para cada necessidade

aso seja verificado que voc foi vtima de trfico de pessoas, voc poder participar de um programa de reintegrao social no Brasil. As ONGs e consulados brasileiros no pas onde voc est podem entrar em contato com os centros de atendimento mulher vtima de violncia e com os escritrios de enfrentamento ao trfico de (veja contatos nas ltimas pginas deste Guia), que que podero receb-la e ajud-la a encontrar um novo caminho a partir de atividades que englobam o apoio mdico, psicolgico, educativo e de insero profissional. Os programas oferecidos podem abordar as seguintes reas:
Educao e Profissionalizao

Aprender uma profisso Voltar a estudar Aperfeioar as prprias capacidades profissionais Terminar o primeiro/segundo grau
Apoio Mdico e Psicolgico

Recomear a ter vontade de se mexer, de fazer, de viver Reconquistar a confiana em si mesma Redescobrir em quem se pode confiar, afinal, sozinha difcil dar um passo Ficar forte para no permitir que ningum, nunca mais, roube, venda ou faa pouco caso da sua vontade de viver
57

Passaporte para a Liberdade


Emprego Temporrio

Aprender um trabalho na prtica Conquistar um lugar no mercado de trabalho Poder desenvolver uma carreira Garantir a segurana social
Empreendedorismo

Aprender sobre a gesto de pequenas empresas Obter um emprstimo Comear uma pequena atividade empresarial

58

Um guia para as brasileiras no exterior

Voltar para o Brasil: oportunidades

e voc brasileira e foi ou est sendo vtima de alguma forma de explorao sexual ou se foi conduzida a um pas estrangeiro com regras pouco claras: se foi trazida para o exterior com falsas promessas; se a situao e as condies de trabalho no exterior so desumanas ou no correspondem ao que voc esperava; se voc no pode obter uma permisso de residncia e trabalho regular que havia sido prometida; se voc precisa de proteo para escapar, pois algum ameaa voc ou sua famlia; se voc se casou com um estrangeiro que transformou sua vida em uma priso. Procure o Consulado brasileiro mais prximo de sua casa ou uma das instituies elencadas no captulo A quem recorrer em caso de violncia e explorao ( pg 62). Manifeste sua inteno de voltar ao Brasil e seja muito sincera quanto s situaes de explorao e violncia que viveu, o que auxiliar na identificao da situao de trfico. Se voc foi vtima de trfico de seres humanos, poder participar de um programa de reintegrao social no Brasil. As instituies e consulados brasileiros no pas onde voc est podem entrar em contato com abrigos e com os escritrios de enfrentamento ao trfico de pessoas existentes em vrios Estados brasileiros, que podero receb-la e aju59

Passaporte para a Liberdade

d-la a encontrar um novo caminho a partir de atividades que englobam o apoio mdico, psicolgico, educativo e de recolocao profissional. Normalmente, estes programas incluem: Proteo da identidade e da vida privada das vtimas; Alojamentos annimos e seguros para os primeiros meses de retorno ao Brasil; Acompanhamento mdico e psicolgico; Auxlio na procura de um emprego ou micro-crdito para novas atividades empresariais, atravs de uma rede de empresas empenhadas na integrao social e profissional das vtimas de trfico; Sensibilizao dos profissionais do turismo sobre os danos do turismo sexual; Treinamento de policiais e profissionais da rea jurdica e social para garantir a segurana das vtimas de trfico e explorao sexual.
Se voc conhece algum sendo explorada no exterior, informe-a sobre a possibilidade de solicitar auxlio ao Consulado Brasileiro mais prximo.

60

Um guia para as brasileiras no exterior

Recomear no Brasil: quem? onde? como?

Consulado ou alguma ONG ou instituio parceira poder auxili-la ou promover seu retorno, entrando em contato com casas-abrigo no Brasil, onde voc poder recomear. Se houver ameaas graves contra voc, ser providenciada proteo policial durante toda a viagem de volta e na chegada ao Brasil. O Consulado responsvel por comunicar s autoridades brasileiras se voc estiver sofrendo ameaas e necessitar de proteo policial na chegada ao Brasil. Voc pode pedir ao Consulado que avise sua famlia do seu retorno. Se a volta para o Brasil for uma escolha sua, voc vai precisar pagar a sua prpria passagem. Caso voc no tenha meios de pagar a sua passagem, entre em contato com o Consulado e pea uma orientao. Caso voc esteja sendo deportada, ser o pas estrangeiro onde voc est a arcar com os custos de transporte e organizar seu embarque.
Para embarcar voc vai precisar de seu passaporte brasileiro vlido. Caso voc no possua mais o seu, o Consulado pode emitir uma Autorizao de Retorno ao Brasil (ARB), documento gratuito e que vale para uma s viagem, necessariamente com destino ao Brasil. A ARB pode ser fornecida no mesmo dia em que foi solicitada, basta apresentar duas fotos, um registro de ocorrncia de roubo ou extravio do passaporte e provar que brasileiro com outro documento ou atravs de uma conversa com o Cnsul. 61

Passaporte para a Liberdade

A quem recorrer em caso de trfico, violncia e explorao No Exterior38


ALEMANHA

Embaixada do Brasil na Alemanha Wallstrae 57 - 10179 Berlin Tel. 030 72628600 Informaes: www.brasilianische-botschaft.de Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt Hansaallee 32 a+b Trreo D-60322 Frankfurt am Main Tel. 069 920742-0 Planto: (0160) 9346 8160 (emergncia) Informaes: www.consbras-frankfurt.com/ Consulado-Geral do Brasil em Munique Widenmayerstrae 47 80538 Mnchen Tel. 089 21 03 76 0 Informaes: www.brasilianisches-generalkonsulat.de/ IMBRADIVA Iniciativa de Mulheres Brasileiras contra Discriminao e Violncia Adalbertstrae 36a D-60486 Frankfurt / Main Tel. 49 0 69 97 26 42 69 Informaes: www.imbradiva.org
Observamos que esta lista indicativa e no esgota todas as entidades que atuam no atendimento a vtimas de trfico de pessoas para fins de explorao sexual no exterior. Todos os telefones esto indicados com cdigo DDI do pas. Para ligaes a partir do Brasil discar 00 + cdigo da operadora antes do cdigo DDI. Para ligaes locais no pas, excluir cdigo DDI ou solicitar informao junto ao servio de auxlio telefnico local.
38

62

Um guia para as brasileiras no exterior


BLGICA

Embaixada do Brasil na Blgica Avenue Louise, 350 - 1050 - Bruxelas Tl. 320 2626.3460 Fax: 02 640.8134 Email: brasbruxelas@beon.be Informaes: www.brasbruxelas.be/br/l_ambassade_br.htm Caritas International Rue de la Charit 43, 1210 Bruxelles Tel. 32 0 2 229 36 11 Fax : 32 0 2 229 36 25 Email: info@caritas-int.be Informaes: www.caritas-int.be
ESPANHA

Embaixada do Brasil na Espanha C/ Maria de Guzmm 58 - 28003 Madrid Tel. 34 91 702 12 20 Urgncias: 677 547 004 Informaes: www.brasil.es/consular/index.htm Consulado-Geral do Brasil em Barcelona Av. Diagonal 468 2 andar 08007 Barcelona Tel. 34 93 488 2288 Informaes: www.consuladobrasil-barcelona.org/ Servicio de Atencion Imediata para Mujeres Maltratadas Urgncias Tel. 902 116 504 | Denncias Tel. 900 100 009 63

Passaporte para a Liberdade Mujeres en Red: www.mujeresenred.net Cruz Roja Espaola (Spanish Red Cross) C/ Martnez Vigil, 36, c.p., 33010 Oviedo, Asturias Tel. 34 985 20 82 15 Fax: 34 985 22 92 80 Email: jfl@cruzroja.es Informaes: www.cruzroja.es
FRANA

Embaixada do Brasil em Paris 34, Cours Albert 1er 75008 Paris - France tel. 331 4561-6300 fax.331 4289-0345 Informaes: www.bresil.org Email: setorconsular@bresil.org PASTT (Prvention, Action, Sant, Travail pour les Transgenres) 94, rue Lafayette, 75010 Paris Tel. 33 1 53 24 15 40 Fax: 33 1 53 24 15 38 Email: pastt@noos.fr Informaes: www.actupparis.org/secteur9.html Autres Regards 3, Rue de Bne, 13005 Marseille Tel. 33 49 1424 290 Fax: 33 49 1427 523 Email: autres.regards@numericable.fr

64

Um guia para as brasileiras no exterior


HOLANDA

Consulado-Geral do Brasil em Roterd Stationsplein 45 A2.202 3013AK Rotterdam Tel. 31 0 10-206 2211 planto: 06 5155 4836 Informaes: www.brazilianembassy.nl TAMPEP International Foundation Westermarkt 4 1016 DK Amsterdam Tel. 31 20 624 71 49 Fax: 31 20 624 65 29 Email: tampep@xs4all.nl Informaes: www.tampep.com CCA- Comunidade Crist em Amsterdam Postjesweg 150 Amsterdam Tel. 31 20 616 26 38 Informaes: www.cca-online.nl Brasileiros na Holanda Informaes: www.brasileirosnaholanda.com
ITLIA

Consulado-Geral do Brasil em Roma Via Santa Maria dellAnima, 32 00186 Roma Itlia Tel. 39 06 6889661 Planto: 39 333 1184682 | 39 339 2145122 Informaes: www.ambasciatadelbrasile.it

65

Passaporte para a Liberdade Consulado-Geral do Brasil em Milo Corso Europa, 12 20122 Milo - Itlia Tel. 39 02 7771071 Informaes: www.consbrasmilao.it Comitato per I Diritti Civili delle Prostitute Onlus (CDCP onlus) Via Del Bruson, 7 - 033082 Azzano X (PN) Tel. 39 0434 551868 Fax: 39 0434 551868 Email: lucciole@iol.it Informaes: www.luccioleonline.org | www.fenarete.org Associazione Donne Brasiliane in Italia (Roma) Tel. 39 (06)3223065 Informaes: www.adbi.it Casa delle Donne Maltrattate (Milo) Via Piacenza 14 Tel. 39 02 55015519 Avenida Unit di Strada (Milo) Tel. 39 335 7300436 Segnavia (Milo) Tel. 39 349 1723634 | 348 8604013 On the Road (Teramo) Tel. 39.0861.796666 / 762327 Gruppo Abele (Turim) Tel. 800 290290 66

Um guia para as brasileiras no exterior


PORTUGAL

Consulado-Geral do Brasil em Lisboa Praa Luis de Cames 22 Lisboa Tel. 351 21 321 4100 Planto: 96 2520581 Informaes: www.consulado-brasil.pt Consulado-Geral do Brasil no Porto Avenida de Frana, 20 Porto Tel. 351 22 608 40 70 Informaes: www.consuladobrasilporto.com AMCV Associao de Mulheres Contra a Violncia (Lisboa) Alameda D. Afonso Henriques, 78-1 Esq Tel. 351 21 386 67 22 Email: amcvportugal@hotmail.com Casa do Brasil de Lisboa Centro de Apoio Jurdico Tel. 351 21 3471 580 CNAI Centro Nacional de Apoio ao Imigrante Rua do Pinheiro, 9 4050-484 Porto Tel. 351 22 207 38 10 M.A.P.S. Av. Cidade de Hayward BL C1/D2 Caves, Vale de Carneiros, 8000-073 Faro Tel. 351 289 88 7190 Fax: 351 289 88 7199 Email: faro@mapsida.org Informaes: www.mapsida.org 67

Passaporte para a Liberdade


REINO UNIDO

Embaixada do Brasil em Londres 32 Green Street London WIK 7AT - England Tel. 44 20 7399 9000 / 4 7499 0877 Fax: 44 20 7399 9100 Email: info@brazil.org.uk Informaes: www.brazil.org.uk Consulado Geral do Brasil em Londres 6, St. Albans Street LONDON SW1Y 4SQ - ENGLAND Tel. 44 020 7930 9055 Tel. 44 020 7925 3982/3983 (Setor de Assistncia a Brasileiros) Fax: 44 020 7839 8958 Email: consulado@cgbrasil.org.uk Informaes: www.brazil.org.uk United Kingdom Human Trafficking Centre Tel. 44 0 114 252 3891 Email: info@ukhtc.org Informaes: www.ukhtc.org/index.htm SCOT-PEP 70 Newhaven Road, Leith, Edinburgh,EH6 5QG, Scotland Tel. 44 131 622 7550 Fax: 44 131 622 7551 Email: voice@scot-pep.org.uk Informaes: www.scot-pep.org.uk

68

Um guia para as brasileiras no exterior


SUA

Consulado-Geral do Brasil em Genebra 54, rue de Lausanne, 3 andar 1202 Genebra Tel. 41 0 22 906 9420 Informaes: www.consulado.ch Consulado Geral do Brasil em Zurique Brglistrasse 6 8002 Zurich - Schweiz Tel. 411 206 9020 Fax: 411 206 9021 Urgncias 079 742 5300 Email: geral@consuladobrasil.ch Informaes: www.consuladobrasil.ch Consulado do Brasil em Ble Freiestrasse 1 P.O. (Caixa Postal) 1553 Tel. 4161 261 7661 Fax: 4161 264 1201 Consulado do Brasil em Lausanne Place St. Franois 5, P.O.(Caixa Postal) 3193 Tel. 412 320 7482 Fax: 412 320 7408 Aspasie Rue de Monthoux, 36, 1201 Geneve Tel. 41 22 732 68 28 Fax: 41 22 731 02 46 Email: aspasie@aspasie.ch Informaes: www.aspasie.ch 69

Passaporte para a Liberdade CIGA-Brasil Centro de Integrao e Apoio Binningerstrasse 19 CH-4103 Bottmingen - Switzerland Tel. 41 61 423-0347 Fax: 41 61 423-0346 Email: info@cigabrasil.ch Informaes: www.cigabrasil.ch
INTERPOL

General Secretariat 200, quai Charles de Gaulle 69006 Lyon - France Fax: 33 4 72 44 71 63 Informaes: www.interpol.int
SERVIOS CONSULARES

Informaes diversas sobre apoio a brasileiros no exterior esto disponveis no Portal Consular do Ministrio das Relaes Exteriores: www.abe.mre.gov.br

70

Um guia para as brasileiras no exterior

No Brasil 39 INSTITUIES capacitadas para o atendimento de vtimas de trfico


So Paulo

Associao Brasileira de Defesa da Mulher, da Infncia e da Juventude (ASBRAD) Av. Emilio Ribas, n 642 - Vila Paulista CEP 07020-010 Guarulhos - SP Tel. (11) 6408-6448 | 6440-6421 Email: asbradguarulhos@terra.com.br Informaes: www.asbrad.com.br Posto de Atendimento Humanizado aos Migrantes Aeroporto internacional de So Paulo Andr Franco Montoro Guarulhos, SP Horrio de Atendimento: seg., qua. e sex., de 5h s 9h30; ter. e qui., de 16h30 s 21h Planto: (11) 8294-8196 Celulares do Posto: (11) 8403-1468; 8451-0047 Servio Mulher Marginalizada SMM Rua Samuel Brenner,13 - Bairro do Bom Retiro CEP 01122-040 So Paulo - SP Tel. (11) 3228-6097; 3228-4955 Fax: 3227-6825
Observamos que esta lista indicativa e no esgota todas as entidades que atuam no atendimento a vtimas de trfico de seres humanos para fins de explorao sexual no Brasil.
39

71

Passaporte para a Liberdade Email: smmorg@smm.org.br Informaes: www.smm.org.br Comunidade Lua Nova Rua Jos Batista Martins, 170 - Mirates de Ipanema Araoiaba da Serra - SP CEP 18190-000 Tel. (15) 3297 7303 Email: luanova@luanova.org.br Informaes: www.luanova.org.br/
Amazonas

Casa Mame Margarida Rua da Penetrao II, 27 - So Jos II Manaus - AM CEP 69083-140 Tel: (92) 3248 2331 Informaes: www.casamamaemargarida.org.br

Rio de Janeiro

Projeto TRAMA Largo So Francisco de Paula, n 34, 7 andar - Centro Rio de Janeiro - RJ CEP 20051-070 Tel. (21) 2507 6464 Email: projetotrama@projetotrama.org.br Informaes: www.projetotrama.org.br Associao Brasileira Terra dos Homens (ABTH) Tel. (21) 2524 1073 | 2524 1073 72

Um guia para as brasileiras no exterior Emails: claudiacabral@terradoshomens.org.br terradoshomens@terradoshomens.org.br IBISS - Instituto Brasileiro de Inovaes em Sade Social Avenida Marechal Cmara, 350 - Sala 807 - Castelo Rio de Janeiro - RJ CEP 20020-080 Telefax: (21) 2240 3215 | 2240 1352 | 2220 8961 Informaes: www.ibiss.com.br
Par

Sodireitos Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais na Amaznia Av. 3 de maio, n 1529, Sede da Apacc, So Braz Belm - PA CEP 66063.390 Tel. (91) 3229 1531 Email: sodireitos@gmail.com Informaes: www.sodireitos.org.br
Bahia

Centro Humanitrio de Apoio Mulher Rua Gustavo dos Santos, 10 (Rua do Cabea) Ed. Marqus de Abrantes, sala 607, So Pedro Salvador - BA / Brasil CEP 40060 230 Telfax: (71) 3321 9166 Email: ongchame@yahoo.com.br

73

Passaporte para a Liberdade Centro de Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca - BA) Tel. (71) 3321 5202 / 5196 | 3243 8499 | 3326 -9878 Email: sistema@cedeca.org.br
Maranho

Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini Projeto Rompendo Silncio Rua Sete de Setembro, 208 - Centro - So Lus - MA Tel. (98) 3231 1445 Email: cdmpslz@terra.com.br
Cear

Associao Curumins Integra o Frum Cearense de Enfrentamento da Violncia Sexual Contra Crianas e Adolescentes Rua Cel. Manuela Jesuno, 112 - Mucuripe CEP 60175-270 Fortaleza - CE Tel. (85) 3263 2172 Email: curumins@fortalnet.com.br Informaes: www.curumins.org.br Centro de Defesa da Criana e do Adolescente do Cear CEDECA CE Rua Deputado Joo Lopes, 83 - Centro CEP 60060-130 Fortaleza - CE Telefax: (85) 3252 4202 Email:cedeca@cedecaceara.org.br Informaes: www.cedecaceara.org.br 74

Um guia para as brasileiras no exterior ABBEM - Associao Batista Beneficente e Missionria Rua Estrada da Lua, 170 - Bairro Joo Arruda Fortaleza - CE CEP 60510-600 Tel. (85) 3290 2441 Email: contato@abbem.org.br Informaes: www.abbem.org.br
Rio Grande do Norte

Casa Renascer Integra o Frum Estadual de Enfrentamento a Violncia Sexual contra Crianas e Adolescentes Rua Ana Nri, 345 - Bairro Petrpolis CEP 59020-040 Natal - RN Tel. (84) 3211 1555 Email: casarenascer@digizap.com.br
Pernambuco

Coletivo Mulher Vida Rua Joo Cardoso Ayres, 1.005 - Setbal CEP 51130-300. Recife - PE Tel: (81) 3341 7926 Email: coletivo@mulhervida.com.br Informaes: www.mulhervida.com.br

75

Passaporte para a Liberdade


Gois

Projeto Invertendo a Rota Projeto de Enfrentamento da Explorao Sexual InfantoJuvenil em Gois Rua 93, n 180, Setor Sul CEP 74083-120 Goinia - GO Tel. (62) 3227 1998 Email: invertrota@ucg.br Informaes: www.ucg.br/inverterota
Paran

Fundao Nosso Lar Rua Ernesto Keller, 442 - Jardim Elisa Foz do Iguau - PR CEP 85854-200 Tel. (45) 3025 2440 Emails: anandiru@yahoo.com.br ivaniaferronatto@yahoo.com.br

Escritrios de Preveno e Enfrentamento ao Trfico de PESSOAS


So Paulo

Escritrio de Preveno e Combate ao Trfico de Seres Humanos Secretaria da Justia e da Defesa da Cidadania Pteo do Colgio, 184, 2 andar CEP 01016-040 So Paulo, SP 76

Um guia para as brasileiras no exterior Tel. (11) 3291 2691 | 3291 2736 Fax: (11) 3241-4291 Email: analiaribeiro@gmail.com
Cear

Escritrio de Combate ao Trfico de Seres Humanos e Assistncia Vitima do Estado do Cear - TSH/CE Rua Antonio Augusto, 555, Centro - Bairro Joaquim Tvora CEP 60110-370 Fortaleza - CE Tel. (85) 3101 2857 Email: tsh.ce@hotmail.com Postos de Atendimento Humanizado aos Migrantes Posto avanado I - Aeroporto Internacional Pinto Martins Fortaleza Av. Senador Carlos Jereissati, 3.000 - Bairro Serrinha CEP 60741-900 Fortaleza - CE Horrio de Atendimento: segunda a domingo, das 9h00 s 17h00 Planto: 155 Celular do Posto: (85) 9919 7445 Posto avanado II - Praia do Futuro - Fortaleza Av. Zez Diogo, 3.125 - Praia do Futuro CEP 60180-000 Fortaleza - CE Horrio de Atendimento: segunda a domingo, das 9h00 s 17h00 Planto: sbado e domingo - 9h00 s 17h00 Celular do Posto: (85) 9919 7445 77

Passaporte para a Liberdade


Nacional

Disque denncia: Ligue 100 (ligao gratuita e sigilosa) Polcia Federal: (61) 3311 8705 | 3311 - 8270 A Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres fornece em seu endereo na web uma relao de servios de atendimento especficos para a Mulher. A lista de instituies que oferecem servio de atendimento s vtimas do trfico de pessoas est disponvel no link http://200.130.7.5/spmu/ atendimento/atendimento_mnulher.php A Central de Atendimento Mulher Ligue 180 funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados. A ligao gratuita.

78

Um guia para as brasileiras no exterior

SOBRE A OIT

Organizao Internacional do Trabalho foi fundada em 1919, com o objetivo de promover a justia social e, assim, contribuir para a paz universal e permanente.A OIT tem uma estrutura tripartite nica entre as Agncias do Sistema das Naes Unidas, na qual os representantes de empregadores e de trabalhadores tm a mesma voz que os representantes de governos. Ao longo dos anos, a OIT tem adotado, para ratificao de seus Estados-membros, convenes e recomendaes internacionais sobre o trabalho. Essas normas versam sobre liberdade de associao, emprego, poltica social, condies de trabalho, previdncia social, relaes industriais e administrao do trabalho, entre outras. A OIT desenvolve projetos de cooperao tcnica e presta servios de assessoria, capacitao e assistncia tcnica aos seus Estados-membros e a seus demais constituintes: empregadores e trabalhadores. A estrutura da OIT compreende: Conferncia Internacional do Trabalho, Conselho de Administrao e Secretaria Internacional do Trabalho. A Conferncia um frum mundial que se rene anualmente para discutir questes sociais e trabalhistas, adotar e rever normas internacionais do trabalho e estabelecer as polticas gerais da Organizao. composta por representantes de governos e de organizaes de empregadores e de trabalhadores dos 178(*) Estados79

Passaporte para a Liberdade

membros da OIT. Esses trs constituintes esto tambm representados no Conselho de Administrao, rgo executivo da OIT, que decide sobre as polticas da OIT. A Secretaria Internacional do Trabalho o rgo permanente que, sob o comando do Diretor-Geral, constituda por diversos departamentos, setores e por extensa rede de escritrios instalados em mais de 40 pases, mantm contato com governos e representaes de empregadores e de trabalhadores e marca a presena da OIT em todo o mundo do trabalho. (*) Atualizado em maro de 2006.

80

Um guia para as brasileiras no exterior

Publicaes da OIT

Secretaria Internacional do Trabalho tambm instncia de pesquisa e editora da OIT. Seu Departamento de Publicaes produz e distribui material sobre as principais tendncias sociais e econmicas. Publica estudos sobre polticas e questes que afetam o trabalho no mundo, obras de referncia, guias tcnicos, livros de pesquisa e monografias, repertrios de recomendaes prticas sobre diversos temas (por exemplo, segurana e sade no trabalho), e manuais de treinamento para trabalhadores. tambm editora da Revista Internacional do Trabalho em ingls, francs e espanhol, que publica resultados de pesquisas originais, perspectivas sobre novos temas e resenhas de livros. O Escritrio da OIT no Brasil edita seus prprios livros e outras publicaes, bem como traduz para o portugus algumas publicaes da Secretaria Internacional do Trabalho. As publicaes da OIT podem ser obtidas no Escritrio da OIT no Brasil: Setor de Embaixadas Norte, lote 35, Braslia DF, 70800-400, tel (61) 2106-4600, ou na sede da Secretaria Internacional do Trabalho: CH-1211, Genebra 22, Sua. Catlogos e listas de novas publicaes esto disponveis nos endereos acima ou por e-mail: vendas@ oitbrasil.org.br Visite nossa pgina na internet: www.oitbrasil.org.br
81

Passaporte para a Liberdade

FICHA TCNICA
OIT - ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO

Programa Internacional para Eliminao do Trabalho Infantil (IPEC) Setor de Embaixadas Norte - Lt. 35 CEP: 70800-400 - Braslia - DF Tel. 61 2106 4600 | Fax: 61 3322 4352 Site: www.oitbrasil.org.br Diretora do Escritrio da OIT no Brasil: Las Abramo Coordenador Nacional do IPEC: Pedro Amrico Furtado de Oliveira Coordenador de Projetos do IPEC: Renato J. Mendes Equipe Tcnica do IPEC no Brasil: Cynthia Ramos (Oficial de Projeto), Daniela Rocha Rodrigues da Costa (Oficial de Projeto), Daniel Borges (Assistente), Maria Cludia Mello Silva Falco (Oficial de Projeto), Paula Fonseca (Assistente de Projeto), Thas Fortuna (Assistente de Projeto). Coordenadora do Projeto Combate ao Trfico de Pessoas no Brasil (TIP): Thas Dumet Faria. Equipe Tcnica do TIP: Andra Bolzon (Oficial de Projeto), Marcia Vasconcelos (Oficial de Projeto), Rodrigo Penna (Assistente de Projeto), Carolina Vilalva (Assistente de Projeto), Fernanda Carvalho (Estagiria).
82

Secretaria Nacional de Justia Secretaria Nacional de Segurana Pblica Ministrio das Relaes Exteriores Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres Secretaria Especial dos Direitos Humanos

You might also like