You are on page 1of 8

O PAPEL DA FAMILIA FRENTE INCLUSO DO DEFICIENTE VISUAL: CONTRIBUIES PSICOPEDAGGICAS

PRISCILA AGUIRRE CABREIRA

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo descrever sobre o papel da famlia na incluso de deficientes visuais, das dificuldades encontradas pela famlia, dos desafios a serem superados e que medidas devemos tomar frente deficincia visual, estas e outras questo iro surgir sobre este assunto, veremos como a Psicopedagogia poder estar auxiliando e contribuindo no meio familiar. Palavras-Chave: Incluso, Deficiente Visual, Famlia, Aprendizagem.

ABSTRACT This article aims to describe the role of family in the inclusion of the visually impaired, the difficulties encountered by the family, the challenges to be overcome and what steps we should take the lead to impaired vision, these and other question will arise on this subject, see Psychology as may be assisting and helping in the family. Keywords: Inclusion, Visual Disability, Family, Learning.

Psicopedagoga, formada pelo Unilasalle em 2010. aguirre.pri@gmail.com

INTRODUO

O presente artigo visa apresentar sobre um assunto muito importante sobre a incluso de pessoas com deficincia visual, aqui me refiro sobre o papel da famlia quando estes se deparam com um filho deficiente visual. Quais medidas devemos tomar, a quem devemos recorrer quando nos deparamos com uma situao inesperada, ou seja quando um de nossos filhos nasce com uma deficincia a visual? Essas so algumas das perguntas que muitos pais fazem para si quando ocorre esse tipo de situao o que eles faro com aquele ser que precisa ser amado e respeitado por todos. Toda a estrutura familiar que j est formada desaba com este inesperado impacto, isso levar um tempo at que toda famlia aprenda a lidar com esta situao esse processo exigir uma nova reestruturao familiar, por isso o apoio e ajuda de um profissional se tornar indispensvel neste momento. Segundo Kortmann (apud STOBUS e MOSQUERA, 2006, p.229) muitas vezes, em famlias mal estruturadas, ocorre um desagregador processo de negao, que pode levar a alienao e a negligncia do problema. Outros pais, aps o perodo inicial imediato de revolta e de no-aceitao do fato, peregrinam por consultrios, clinicas e escolas especiais, na nsia de encontrar algum que lhes diga que seu filho no tem nada de anormal. Compreendemos que a famlia tem o papel fundamental de amar, educar, apoiar a criana sendo ela portadora de alguma deficincia ou no, esses fatores so fundamentais para que ela desenvolva sua aprendizagem dentro da sociedade interagindo com outras pessoas, buscando conhecer outras culturas e trocando conhecimento. O papel do Psicopedagogo no processo de Incluso de extrema importncia, pois, vamos auxiliar a famlia em como elas devem proceder em casos de terem um membro da famlia com deficincia visual, para que no se sintam prejudicados nem excludos de nosso meio social e educacional. Podemos perceber o quanto importante uma ajuda teraputica precoce, no sentido de desenvolver na famlia um olhar diferenciado sobre seu filho, descobrindo assim caminhos possveis para apoiar e ajudar a criana em seu desenvolvimento.

Portanto, a partir de algumas consideraes e contribuies psicopedaggicas, abordarei este tema de forma que ele sirva de reflexo para as pessoas que o lerem e que tambm possam ajud-las e auxili-las neste assunto. Toda criana necessita de apoio familiar, mas quando nos deparamos com situaes adversas que cercam uma criana deficiente visual, verificamos que o apoio da famlia junta a ela de fundamental importncia para seu desenvolvimento. H certas coisas que todas as crianas precisam: Precisam saber que so amadas e desejadas e que so membros importantes da famlia, precisam ser capazes de se desembaraarem sozinhas e gostam que os outros se apercebam disso, precisam conhecer a sensao de ter feito algo bem feito, precisam desenvolver continuamente as suas capacidades. A criana cega precisa de tudo isto tanto como as outras. Mas como podemos lidar com assuntos ou situaes que desconhecemos como a deficincia visual, na maioria das vezes, isso acontece com famlias que no conhecem sobre este assunto e que muitas vezes no ouviram falar sobre qualquer deficincia que seja carecem dessa informao, prejudicando assim na interao da criana com a famlia, o que necessrio um grande conhecimento para se obter bons resultados quando se trata de um filho portador de deficincia a Visual. Segundo Kortmann (apud STOBUS e MOSQUERA, 2006, p. 222) os peculiares fenmenos das relaes familiares parecem expressar hipoteticamente vicissitudes que tradicionalmente so enfatizadas quando referidas problemtica das pessoas portadoras de deficincia; as vicissitudes da relao com o outro. O filho do nosso sonho tem um lugar guardado dentro de ns, com um imaginrio todo prprio em termos de caractersticas, o jeitinho do pai, os olhas da me. E quando o filho do imaginrio no vem, e no lugar deste nasce outro com outras caractersticas. O mundo do casal e da famlia desfaz-se muitas vezes, eles sentem-se perdidos e muitas vezes se desautorizam a serem pais dessa nova criana mesmo sendo pais de outros filhos, pois perdem-se na maneira de agir. Este um assunto muito delicado a ser tratado, pois os pais desde da concepo esperam e idealizam uma criana perfeita sem qualquer problema que foge dos padres estabelecidos como normais, mas quando isso no acontece o choque inevitvel. A idealizao se desfaz e surgem o inconformismo e a negao com aquele ser que acaba de nascer que j to frgil e pequeno carecendo de carinho e amor comea a sentir todas as dificuldades impostas pela famlia. Nessas situaes inevitvel um suporte psicolgico para essas famlias, pois muitas vezes a frustrao, revolta e a rejeio sero fatores presentes, entre outros que podero surgir.

O papel do Psicopedagogo como mediador neste processo da aceitao da famlia vnculo filho deficiente muito importante, nossa trabalho ser fazer com que a famlia aceite o filho desejado no existe mais, no pertence mais a famlia, que ali existe uma criana especial que precisa ser amada e desejada por eles. Devemos orientar a famlia a procurar maneiras e recursos que possam ajudar seu filho deficiente a se desenvolver saudvel, mostrando que ele tambm capaz de fazer coisas que muitas outras crianas fazem que a estimulao precoce algo essencial para o desenvolvimento de suas habilidades e que a atividade ldica favorece muito em sua relao com o outro. Mas quem acolhemos primeiro a famlia ou a criana, pode-se dizer que sem dvida alguma devemos acolhemos os dois juntos, deve-se ser feito um trabalho de interao familiar junto criana e em alguns momentos somente a famlia para que seja possvel identificarmos se ainda existem problemas a serem resolvidos, dvidas a serem esclarecidas em relao aceitao do filho. preciso que antes de tudo entendemos a problemtica da famlia para podemos dar suporte junto a profissionais que lhe mostrem caminhos e possibilidades para que haja uma superao e aceitao de uma maneira natural, a partir do momento que a famlia se conscientizar de que precisam mudar suas atitudes e comportando, buscar de todas as formas e maneiras meios que possam auxili-los sobre esse problema, bons resultados iro surgir, basta o total interesse da famlia em ajudar e apoiar. A maioria dos pais necessitam de bastante tempo para se acostumarem com a idia de que seu filho no pode ver, medida que eles forem absorvendo conhecimento para dar suporte a esta criana e ela comear a crescer e desenvolver-se eles tero orgulho nela e nas suas conquistas, preciso tambm que haja um respeito e uma compreenso muito grande no s dos pais como tambm de outras pessoas que convivem com a criana, pois ela tem um tempo diferente das outras o que exige mais pacincia. Assim, acreditamos que a qualidade da estrutura a formao da rede familiar consiste em um grande referencial e determinante para que o comportamento e posturas sejam adotados diante de situaes inesperadas e carentes de mudanas caso exista uma inadequao comportamental naquele ncleo em relao deficincia visual da criana. fundamental que a famlia seja orientada quanto a algumas providncias que devem ser tomada destacarei algumas consideraes importantes que cabe a famlia nesse processo de incluso e educao com a criana no meio no qual ela vive que so as seguintes:

Ensinar: A criana precisa de ser estimulada a pegar nos objetos e a mexer-se por meio de palavras, de sons e de uma grande variedade de objetos para manipular. Assim essa curiosidade inata levar ao seu crescimento e desenvolvimento. Ajudar: A maior parte das crianas cegas podem perfeitamente explorar o espao exterior ao bero. Utilizam-no para andar sua volta e para se segurarem quando querem ficar em p, logo aps conseguirem manter-se sentadas e tocar o cho. Portanto os pais devem deixar a criana explorar os espaos e no delimita-los. No discriminar e Respeitar: No incio, algumas crianas cegas podem ser mais lentas na execuo de certas atividades e na aprendizagem. Esta lentido pode preocupar os pais. As crianas cegas tm a mesma capacidade de aprendizagem que as outras crianas. No h grande diferena entre o modo de tratar um filho cego e outro que no, ou seja, apenas necessrio mais imaginao, mais pacincia e geralmente mais disponibilidade, contudo no se trata de uma forma diferente de atuao. Saber compartilhar: D ao seu filho oportunidade para fazer coisas e tempo suficiente para isso. Estimule-o a dedicar-se a novas atividades. Quando ele aprende qualquer coisa, uma palavra nova, por exemplo, a tirar uma meia ou a ajudar a me a pr a mesa, compartilhe da sua alegria. Isso lhe dar vontade de continuar a fazer novas experincias. Ele pode aprender quase tudo o que a criana que v aprende. Conforme Herimers (1970), famlia cabe a tarefa de oferecer ao portador de deficincia visual condies para seu crescimento como indivduo, tornando-o capaz de ser feliz e produtivo, dentro de sua realidade, de suas potencialidades e de seus limites. Portanto, cabe a famlia oferecer uma formao de qualidade para esta criana que necessita de total ajuda e apoio tanto da famlia como de outros indivduos que com ela convivem, o processo de incluso comea dentro do lar, e deste meio que ela absorver as primeiras e principais informaes para que comece a se comunicar com outras pessoas, pois chegar o momento que ela ir para escola. Podemos destacar que a criana cega tem a mesma capacidade intelectual que outras as crianas que no possuem deficincia, ento nada a impede de freqentar a escola, porm devemos analisar em qual escola inserir, se em escola especial para deficientes visuais ou em escola regular, que possibilite que ela interaja com outras crianas ditas normais apreendendo e trocando conhecimentos e experincias com ela isso tornar para ela um desafia despertando talvez muitas vezes nela a curiosidade, claro que a escola especial tambm possibilitar tudo isso para ela talvez at um pouco mais, mas o que realmente

devemos seguir quando se trata desse fator que fundamental para seu desenvolvimento e comunicao na sociedade a sua aprendizagem. Este processo essencial para sua aprendizagem, esta criana ir crescer e ter contato com outras crianas com deficincia e tambm sem deficincia, freqentar uma escola e dividir espao na sociedade com outras pessoas, por isso necessrio este processo de aprendizagem. O contato da criana deficiente visual com outras crianas ficara limitado se ela no experimentar a vivncia com outras crianas. A vantagem que as crianas que freqentam um trabalho de estimulao precoce tem em relao aos outros que no freqentam, pois desde cedo tem esta oportunidade de integrao. Existem tambm aquelas famlias que superprotegem os filhos, so pais inseguros projetando todas suas angustias e inseguranas na criana, achando que ela necessita depender de algum a todo o momento limitando-a de executar suas tarefas, isso muito comum em acontecer quando os pais no se sentem seguros o suficiente, o que eles devem fazer desde do inicio para que no haja superproteo estimular esta criana desde beb, a estimulao precoce necessrio a partir dos primeiros anos de vida para que se obtenha um bom desenvolvimento da criana, ele deve ser feita por profissionais ou pela prpria famlia em casa mesmo sempre que possvel estimul-la. A superproteo faz com que a criana se torne mais dependente e o seu desenvolvimento mais lento, devido s restries impostas nas experincias que lhe forem proporcionadas. A criana sentir-se- muito mais feliz se sentir que faz algo de til para a famlia em vez de estar sempre na situao de receber. Quando ela e a famlia colaboram, isso contribui para que a criana se sinta til e importante. Quanto mais independente a criana for mais chances ela ter em se adaptar em outros locais principalmente na escola, esse momento ser para ela muito novo, despertar muita curiosidade e tantos outros sentimentos, por isso importante que aos poucos ela se torne independente. Existe outro fator enfrentado pela famlia que muitas vezes causa certa decepo nelas, a criana com deficincia visual pode e deve freqentar a escola, desde que a escola esteja preparada a receb-la, mas quando escolas regulares no possuem e no oferecem condies, estrutura acessvel e de qualidade que de suporte ao aluno deficiente, fazendo com que o mesmo no atinja uma aprendizagem satisfatria, isso caba se tornando um problema prejudicando-a, e em muitos casos isso ocorre, pois algumas escolas so de periferia, sem comprometimento e tambm sem recursos para educao, por isso se torna difcil oferecer uma educao com qualidade para todos os alunos.

De acordo com o Ministrio Pblico Federal (2004), a incluso um desafio, que ao ser devidamente enfrentado pela escola comum, provoca a melhoria da qualidade da Educao Bsica e Superior, pois para que os alunos com e sem deficincia possam exercer o direito educao em sua plenitude, indispensvel que essa escola aprimore suas prticas, a fim de atender s diferenas. Esse aprimoramento necessrio sob pena de que os alunos passarem pela experincia educacional sem tirar dela o proveito desejvel, tendo comprometimento um tempo que valioso e irreversvel em suas vidas: o momento do desenvolvimento. A transformao da escola no , portanto, uma mera exigncia da incluso escolar de pessoas com deficincia ou dificuldades de aprendizado. Assim sendo. Ela deve ser encarada como um compromisso inadivel das escolas, que ter a incluso como conseqncia. importante olharmos com ateno no momento de inserirmos a criana na escola, pois o que este em jogo o sua aprendizagem, portanto devemos verificar em qual escola escolher, devemos optar pelas escolas especiais ou pelas regulares? preciso um certo trabalho de planejamento com as entidades escolares locais antes que o seu filho entre na escola. Informe-se dos apoios locais em matria de Ensino inclusivo e especial, informe-se sobre os apoios j existentes ou que podero vir a existir quando o seu filho atingir a idade escolar. Os servios que consultar compreendero o seu desejo de que a educao do seu filho no seja de modo nenhum prejudicada. O papel da escola acolher o aluno deficiente em seu meio educacional, levando em considerao que a escola deve se adaptar ao aluno e no o aluno a escola, a partir do momento que existe incluso escolar, a escola deve estar com seu plano poltico pedaggico e professores capacitados a atender as necessidades especiais desses alunos deficientes. A partir desse contato com outras crianas essa troca de experincia se tornar necessrio, quanto mais cedo ela comear a brincar com as crianas mais rpido ela ir se desenvolver socialmente, pois as crianas aprendem muito mais com as outras, fase de trocas, h regras a serem seguidas e os brinquedos devem ser compartilhados, isso tudo vem a contribuir para seu desenvolvimento social e emocional. Normalmente as crianas encaram a deficincia de uma maneira natural, muito mais que os adultos, porque as crianas no julgam a raa, cultura, origem, elas entendem que ser diferente existe cuidados especiais a serem trabalhados o que as torna crianas acolhedoras, algumas se tornam protetoras das crianas deficientes, existe uma preocupao um cuidado e respeito entre elas.

Portanto, essas questes aqui abordadas so necessrias para melhor entendimento e conhecimento deste assunto possibilitando as pessoas uma compreenso mais clara desta realidade que muitas ainda desconhecem.

Consideraes Finais

A partir destas informaes aqui escritas podemos perceber que o grande fator motivacional e de incentivo encontra-se justamente na qualidade da formao que famlia oferece a esta criana deficiente visual as quais a possibilitam crescer mostrando suas capacidades e potencionalidades que nelas existem, vivenciando, explorando e compartilhando, possibilitando a ela a troca de experincias com outras pessoas. Portanto, devemos estar sempre proporcionando momentos para criana que sejam enriquecedores para seu desenvolvimento, a participao de tudo e de todos e fundamental para o sucesso desse crescimento enquanto for um ser especial.

Referencias Bibliogrficas

HEIMERS, Wilhelm. Como devo educar meu filho cego? Um guia para educao de crianas cegas e de viso prejudicada. So Paulo, 1970 Ministrio Pblico Federal: Fundao Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva (organizadores) / 2 ed. Ver e atualizaes; O acesso de Alunos com Deficincia s Escolas e Classes Comuns da Rede Regular. Braslia: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidado, 2004 SOUZA, Olga S. Herval. Itinerrios da Incluso Escolar: Mltiplos Olhares , Saberes e Prticas. Porto Alegre: Ulbra, 2008. STOBAUS, Claus Dieter; MOSQUERA, Juan J. Mourino. Educao Especial: Em direo Educao Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

SELAU, Bento. Incluso na sala de aula. Porto Alegre: Evangraf, 2007. http://www.bengalalegal.com/crianca.php -Acesso em: 28 Maro 2009. http://200.156.28.7/Nucleus/media/common/Nossos_Meios_RBC_RevMar1999_Artigo 3.doc - Acesso em: 28 Maro 2009.

You might also like