You are on page 1of 3

O Modernismo nas Artes Plsticas

Irradiao e Implantao:
O movimento ficou conhecido em Portugal a partir de duas exposies: a primeira, em 1915, ocorreu no Porto, tendo sido chamada de Humoristas e Modernistas; as segundas, em 1916, em Lisboa e no Porto, de Amadeu de Souza-Cardoso. o O pas, que entrara no sculo agarrado a uma pintura naturalista e romntica em que artistas como Jos Malhoa eram a referncia, reagiu violentamente ao movimento. A nova esttica internacional, desconhecida no pas, estava a ser mostrada por artstas que tinham estado em Paris. http://www.milfilm.com/fucking-the-stepmother-862772.html o

A 1 Gerao de Paris (1911)


o 1 Gerao Modernista: ocorreu com o regresso ptria de artistas como Drdio Gomes e Santa-Rita Pintor. Seguiram-se os do 2 grupo modernista (cerca de 1914). Este segundo grupo era constitudo pelos artistas que regressaram de Paris com a ecloso da Grande Guerra (Diogo de Macedo, Eduardo Viana, Amadeo de Souza-Cardoso). Estiveram ligados ao grupo do Orpheu. At morte de Santa-Rita Pintor e de Amadeo de Souza-Cardoso (vtimas da pneumnica em 1918), a renovao da pintura portuguesa centrou-se nestes artistas e ainda nos grupos ligados ao Orpheu. O mais notvel representante desta gerao foi Amadeo de Souza-Cardoso, que, inicialmente influenciado por Czanne, evoluiu para um cubismo misturado com todas as tendncias com que contactou.

Alguns aspectos relevantes de pintores portugueses da 1 gerao de Paris: Eduardo Viana: 1. Influncias de Czanne e do Fauvismo 2. Influncias do casal Delaunay com os crculos rficos, cores vibrantes. Amadeu de Souza-Cardoso: 1. Experimentao e explorao de vrias correntes (naturalismo, impressionismo, expressionismo, cubismo, futurismo...) 1. Influncias e contactos com Modigliani, Brancusi, Picasso, Braque, os Delaunay 2. Pintou reinterpretando e reinventando a realidade. 3. Geometrizou as formas, usou de cores vibrantes, decomps as imagens maneira cubista, pintou crculos de cor, mscaras de influncia etnogrfica. 4. Usou colagens, areia, pasta de leo... inseriu letras. 5. Estilhaou e decomps a imagem em mltiplas partes esclarecedoras do significado e complementares entre si. 6. No tornou fcil a sua classificao em qualquer corrente artstica. 7. A sua obra foi esquecida durante muito tempo at Vieira da Silva o reabilitar. 8. Morreu demasiado cedo para uma obra to promissora. Santa-Rita Pintor:

1. Diplomado com 18 valores pela Escola de Belas-Artes de Lisboa. Partiu em 1910 para Paris como bolseiro. 2. Em 1917 participou, com especial papel de orientador-agitador, na sesso futurista do Teatro da Repblica e foi um dos responsveis pela publicao do nmero nico de Portugal Futurista, apreendido sada da tipografia, onde saram 4 reprodues de quadros seus. 3. Morreu em 1918 determinando que toda a sua obra fosse destruda, o que a famlia cumpriu. 4. As obras reproduzidas em Orpheu introduzem no modernismo dos anos 10 uma dimenso potica imaginativa indita, tal como as do Portugal Futurista, entre as quais Perspectiva Dinmica de um Quadro ao Acordar caracteriza um vector de Futurismo. 5. A Cabea constitui uma interessante tentativa de dinamizao interna pela sua estrutura significante, que no tem paralelo na pintura nacional contempornea.

A 2 Gerao de Paris (a partir da dcada de 20)


o Foi constituda pelos artistas portugueses que regressaram a Paris depois da guerra (devido ausncia de pblico em Portugal), nos anos 20, e em que se destacaram Drdio Gomes, Abel Manta, Mrio Eloy, Diogo de Macedo, os irmos Franco e Almada Negreiros, entre outros. Fizeram diversas exposies divulgando a nova esttica internacional. A arte foi muito prejudicada a partir de 1935 com as limitaes impostas pela censura e pelo Secretariado de Propaganda Nacional, que organizava as mostras, promovia os artistas, impunha temas e esttica e levou ao exlio de muitos. As dcadas de 30 e 40 foram marcadas pela propaganda do regime salazarista com a Exposio do Mundo Portugus. Antnio Ferro, homem do governo de salazar mas inteligente e moderno, chamou diversos artistas para o trabalho com o Estado na preparao da Exposio (1940) que envolveu diversos projectos arquitectnicos e artsticos e desenvolveu um estilo de cariz nacionalista. Alguns aspectos relevantes de pintores portugueses da 2 gerao de Paris: Almada Negreiros: 2. Foi o maior representante do grupo pela sua genial produo expressa em diversas formas artsticas (pintura, desenho, vitral, tapearia) (Maternidade) no apenas plsticas mas tambm literria (poesia, romance, ensaio, crtica) e bailado. 3. Depois de ser influenciado pelas correntes do seu tempo e pela arte nova, experimentou o futurismo. 4. Participou na criao das revistas Orpheu e Portugal Futurista. 5. Foi um dos introdutores do modernismo em Portugal. 6. Foi autor apreciado por Antnio Ferro, sendo por isso contratado para numerosas obras do Estado. Entre essas destacam-se os frescos de Gara Martima de Alcntara que evocavam com colorido geometrismo a histria de Portugal nas memrias que cada viajante transporta. 7. No foi um artista enquadrado em qualquer movimento artstico nem poltico, tendo mantido uma atitude de marginalidade. Abel Manta: tambm comeou por ser influenciado por Czanne, mas, posteriormente, criou um estilo pessoal em que o intimismo e o retrato se destacaram (Jogo de Damas).

o o

Grande nmero de artistas procuraram sobreviver ligando-se a manifestaes grficas, a revistas e cartazes de carcter publicitrio como Stuart Carvalhais. A partir dos anos 30 destacou-se Maria Helena Vieira da Silva, pintora radicada em Paris que se tornou um dos expoentes do abstraccionismo. Ali realizou a sua primeira exposio individual ( A Rua Noite; Atelier, Lisbonne e A Guerra). Embora tenha sido pouco reconhecida em Portugal e a sua arte tivesse estado mais ligada aos movimento internacionais que ao movimento artstico portugus, no deixou de reflectir nas suas telas, num quadriculado que evocou os azulejos portugueses, as referncias ao seu pas. Por alturas da 2 Guerra Mundial, fez-se a primeira exposio de surrealismo em Portugal. O surrealismo e o neo-realismo dominaram durante anos as tendncias artsticas nacionais. Destacaram-se como surrealistas Mrio Cesariny, Moniz Pereira, Fernando de Azevedo e Marcelino Vespeira e como neo-realistas Antnio Dacosta e Antnio Pedro (interveno romntica).

O Modernismo na Arquitectura
o A arquitectura no registou grandes desenvolvimentos neste perodo. As dificuldades polticas vividas durante a 1 Repblica, a que se juntavam as dificuldades econmicas e financeiras, no propiciaram os empreendimentos arquitectnicos, normalmente dispendiosos. Por conseguinte, o pouco que se construiu permaneceu fechado inovao e revela a persistncia dos esquemas arquitectnicos clssicos. S no final dos anos 20 e sobretudo durante o Estado Novo que se notam algumas preocupaes em conjugar formas do modernismo europeu com o nacionalismo salazarista. O pavilho da Exposio do Mundo Portugus, de Cotinelli Telmo, entretanto demolido, e a Igreja de Nossa Senhora de Ftima , em Lisboa, de Pardal Monteiro, com vitrais de Almada Negreiros e um friso na entrada de Francisco Franco, constituem as manifestaes mais importantes do modernismo arquitectnico portugus. No Porto, alguns arquitectos, como Morais Soares e Cunha Leo, iniciaram um movimento de renovao a caminho da modernidade que teria o seu impulso mais dinmico na obra de Carlos Ramos, quando este esteve frente da Escola de Belas-Artes de capital do Norte. No incio da dcada de 50, este movimento de renovao viria a ser marcado pelas obras do arquitecto Siza Vieira.

You might also like