You are on page 1of 6

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIZELA CONSELHO DE DOCENTES DA EDUCAO PR-ESCOLAR COMPETNCIAS A DESENVOLVER NA EDUCAO PR-ESCOLAR INTRODUO

do grupo e do desenvolvimento de cada criana. Apoiar cada criana para que atinja nveis a que no chegaria por si s, facilitando uma aprendizagem cooperada, que d oportunidade s crianas de colaborarem no processo de aprendizagem umas das outras. Diferenciar o processo de aprendizagem, propondo situaes que sejam suficientemente interessantes e desafiadoras de modo a estimular a criana, mas cuja exigncia no resulte desencorajamento e diminuio da "auto - estima."
COMPETNCIAS NA EDUCAO PR-ESCOLAR

As competncias gerais para a educao Pr - Escolar devero constituir um conjunto de princpios para apoiar o Educador de Infncia na sua prtica, ou seja, para conduzir e reflectir sobre o processo educativo a desenvolver com as crianas. Assim a sua definio ir permitir a realizao de um trabalho com capacidades avaliativas, concretas e com pressupostos e finalidades comuns. Devemos salientar que, sendo as referidas competncias organizadas em tomo das orientaes curriculares para a educao Pr - Escolar, as diferentes reas de contedo devero ser consideradas como referncias a ter em conta no planeamento e avaliao de experincias e oportunidades educativas e no como compartimentos estanques a serem abordados separadamente.
Assim caber ao Educador de Infncia:

rea de Formao Pessoal e Social


Demonstrar capacidade de respeito por si e pelo outro Organizar / arrumar os seus materiais Utilizar os espaos e deix-los em condies de serem utilizados por outros Utilizar expresses de agradecimento Utilizar expresses de saudao Aceitar as diferenas fsicas, sexuais, sociais, raciais e tnicas Respeitar as diferenas do outro Reconhecer e aceitar as diferenas do outro Colaborar em actividades / tarefas com o grupo no seu todo

Articular a abordagem das diferentes reas de contedo e domnios inscritos em cada uma, de modo a que se integrem num processo flexvel de aprendizagem que corresponda s suas intenes e objectivos educativos e que tenha sentido para a criana. Esta articulao poder partir de escolha de uma "entrada" por uma rea ou domnio para chegar a todos os outros transversalidade. Estabelecer uma progresso de experincias e oportunidades de aprendizagem nas diferentes reas de contedos, tendo em conta o que observa da evoluo

Ser capaz de interagir / cooperar com o outro


Ajudar os colegas. Saber esperar a sua vez para falar. Ouvir o outro. Partilhar os materiais com o outro e realizar tarefas em grupo.

Ser independente Vestir-se / despir-se / atar os sapatos. Possuir hbitos de higiene: lavar as mos, cara, lavar os dentes. Comer utilizando adequadamente os talheres... Utilizar adequadamente materiais e outros instrumentos - jogos, tintas, tesouras, pincis, lpis ... Ser autnomo Saber escolher uma tarefa / actividade e os materiais que necessita. Assumir preferncias por actividades, tarefas ou materiais). - Tomar decises. Encontrar critrios e razes para a tomada de deciso; Partilhar o poder Participar democraticamente na vida do grupo. Definir, aceitar e cumprir regras. Ser responsvel pelas decises e materiais. Discutir o seu ponto de vista com o colega. Cumprir tarefas combinadas. Ser cooperante. Ser participativo. Ser justo. Resolver conflitos com os colegas.

rea de Expresso e Comunicao


Domnio das Expresses Expresso Motora Diversificar as formas de utilizar e de sentir o seu corpo. Trepar, correr, baloiar, deslizar, rodopiar, saltar a ps juntos, num s p, saltar corda, saltar obstculos, dar cambalhotas...) Controlar voluntariamente os seus movimentos.). - Iniciar, parar, seguir ritmos, direces... Inibir os movimentos. Ter capacidade de estar quieto). Ser capaz de se relaxar. Tomar conscincia do corpo em relao ao exterior). Ter noo do esquema corporal. Ter noo de esquerda, direita, cima, baixa...). Manipular correctamente diversos objectos (materiais do quotidiano: canetas, tesouras, pincis...). Possuir controlo motor e de socializao. Realizar / participar em jogos de movimento.

Ser sensvel s questes estticas - fruio da natureza e cultura Contactar com o meio envolvente - manifestaes culturais locais. Contactar com diferentes formas de expresso artstica (plstica, musical, arquitectnica...) Saber apreciar diferentes contextos e situaes.

Expresso Dramtica Participar em situaes de jogo simblico /dramtico. Interagir com outras crianas em actividades de jogo Simblico. Criar situaes de comunicao verbal e no verbal. Recriar experincias da vida quotidiana. Recriar situaes imaginrias - expresso corporal. Utilizar objectos livremente; atribuindo significados mltiplos. Utilizar diferentes formas de mimar e dramatizar: Utilizar fantoches como suporte para a criao de pequenos dilogos, histrias. Utilizar sombras chinesas como forma de projeco do seu prprio corpo, ou outras mais elaboradas. Expresso Plstica Explorar espontaneamente diversos materiais e instrumentos. Representar espontaneamente imagens que interiormente construiu (desenho, pintura, digitinta, raspagem, colagem Representar momentos de uma actividade, passeio ou histria. Interagir com o outro num trabalho de grupo. Conhecer e cumprir as regras de utilizao dos materiais. Escolher e utilizar diferentes formas de combinao (cores) e materiais de diferentes texturas (pano, papel, ls, madeira, elementos da natureza). Explorar e utilizar materiais que permitam a expresso tridimensional (plasticina, massa de cores, materiais de desperdcio).

Usufruir de momentos privilegiados de acesso arte e cultura Apreciar uma pintura / escultura. Ter prazer em conhecer um museu /biblioteca. Conhecer o mundo desenvolvendo o sentido esttico. Expresso Musical Explorar diferentes sons e ritmos. Identificar e produzir sons. Reconhecer aspectos que caracterizam os sons (intensidade - forte / fraco; altura - graves / agudos; timbre - modo de produo; durao - sons longos e curtos). Ser capaz de reproduzir mentalmente fragmentos sonoros. Relembrar uma cano j aprendida. Associar msicas s pocas festivas. Ser capaz de escutar, identificar e reproduzir sons, rudos da natureza, quotidianos. Cantar produzindo diferentes formas de ritmo (rimar, inventar letras). Criar formas de movimento atravs da msica. Ser capaz de acompanhar musicalmente o canto. Criar instrumentos musicais. Explorar e utilizar instrumentos musicais simples e complexos (xilofone, pandeiretas). Utilizar suportes para explorar a msica (leitor de cassetes, leitor de CDs). Saber fazer silncio para escutar e identificar sons. Identificar e nomear diferentes instrumentos musicais.

Domnio da Linguagem Oral e Abordagem Escrita Linguagem Oral Ser capaz de participar / manter um dilogo. Debater as regras de grupo. Negociar a distribuio de tarefas. Planear o que se pretende fazer e contar o que se realizou. Partilhar oralmente vivncias. Adquirir novo vocabulrio e utiliz-lo. Construir frases mais correctas e complexas. Utilizar adequadamente frases simples de diversos tipos afirmativa, negativa, interrogativa, exclamativa. Utilizar concordncias de gnero - nmero, tempo, pessoa e lugar. Saber explorar a linguagem com carcter ldico (rimas, lengalengas, trava-lnguas, adivinhas...). Descobrir o sentido esttico da lngua materna atravs da poesia, prosa potica. Utilizar a comunicao no verbal como suporte da comunicao oral. Expressar e comunicar sentimentos atravs de gestos ou mmica. Descodificar diferentes cdigos simblicos (sinais de transito, pauta musical, logo tipos ... ). Linguagem Escrita Distinguir a escrita do desenho. Imitar a escrita. Reproduzir o formato do texto escrito. ~ Escrever o seu nome. Reconhecer o seu nome / dos colegas.

Fazer comparaes entre letras, palavra Reconhecer diferentes formas que correspondam a letras (impresso, manuscrito) Identificar palavras ou pequenas frases Compreender que o que se diz se pode escrever, um cdigo com regras prprias Compreender a necessidade e as funes da escrita Conhecer alguns sinais de pontuao Utilizar o registo como forma de consolidar a escrita Utilizar o livro como meio narrativo Utilizar/explorar diferentes tipos de suportes escritos (livros, jornais, revistas, dicionrios, enciclopdias) Interpretar imagens ou gravuras de um livro Inventar pequenas histrias, lengalengas, sequncias

Novas Tecnologias Utilizar o audiovisual como meio de informao e registo. Reconhecer a funcionalidade das Tecnologias de Informao e Comunicao. Saber para que serve a televiso. Utilizar um vdeo para ter outra viso da histria ou visionar situaes vividas. Utilizar um leitor de cassetes / CDs para explorar sons / msicas. Utilizar um computador nas suas diferentes vertentes: leitura / escrita, jogos educativos, pesquisa de informao Internet... ) Nomear e saber utilizar os diferentes suportes. Reconhecer e identificar os diferentes materiais - Leitor de CDs, CD, Computador, rato, teclado ... Ser sensvel aos diferentes cdigos lingusticos (lngua estrangeira). Conseguir diferenciar a lngua materna de outras. Aprender algumas palavras/expresses numa lngua estrangeira.

Domnio da Matemtica Reconhecer e representar diferentes noes espaciais e topolgicas (dentro / fora, longe / perto, em cima / em baixo...). Classificar objectos de acordo com as suas propriedades. Formar conjuntos. Agrupar objectos. Reconhecer semelhanas e diferenas. Seriar e ordenar. Classificar ordenadamente objectos com diferentes qualidades (altura - alto / baixo; tamanho - grande / pequeno; espessura - grosso / fino; luminosidade - claro /escuro; velocidade - rpido / lento; durao - muito tempo / pouco tempo; altura do som - grave / agudo; intensidade do som - forte / fraco) Ter noo de nmero (ordinal - srie e cardinal hierrquica). Fazer pequenas operaes de clculo. Encontrar formas e padres. Conhecer padres repetitivos (dias da semana). Conhecer padres no repetitivos (nmeros naturais). Ter noo de tempo. Diferenciar os momentos que sucedem ao longo do dia sequncia temporal. Tomar conscincia do desenrolar do tempo (semanal, mensal, anual, relgio). Resolver problemas lgicos, quantitativos e espaciais. Utilizar diferentes materiais (legos, cubos, puzzles, domins - tamanho, cor, forma). Ter noo de medida / capacidade. Ter noo de altura - sou mais alto que, mais baixo que, da mesma altura Ser capaz de medir de espaos (Sala) - padro

convencional Fita mtrica e no convencional - um pau, uma caixa ... Realizar medies com gua utilizando diferentes objectos. Pesar e comparar pesos (balana, jogo simblico, loja...). Estabelecer a correspondncia entre quantidade e nmero. Distinguir e nomear diferentes formas geomtricas.

rea do Conhecimento do Mundo


Possuir noes sobre o mtodo cientfico. Ter capacidade de observao. Revelar curiosidade e desejo pelo saber. Questionar-se sobre o que o rodeia. Mostrar gosto pela pesquisa. Revelar desejo pela experimentao. Ter atitude crtica Desfrutar novas situaes / ocasies de descoberta / explorao do mundo. Saber nomear e utilizar diferentes equipamentos e utenslios Reconhecer e nomear diferentes cores, sensaes e sentimentos. Saber o seu nome completo, morada e localidade. Saber dizer a sua idade e perceber que est a crescer. Situar-se socialmente numa famlia e noutros grupos sociais. Conhecer alguns aspectos do ambiente natural e social. Ter conhecimentos que revelem rigor cientfico: Conhecer alguns aspectos relativos biologia. Conhecer os rgos do corpo, dos animais, do seu habitat e costumes, de plantas Conhecer alguns aspectos relacionados com a fsica / qumica: brincar com gua, encher e esvaziar recipientes, explorar efeitos de luz e sombra, jogar com formas, materiais e texturas Conhecer algumas noes sobre meteorologia, observar/analisar,

pesquisar sobre o tempo que faz, utilizar o quadro do tempo... Conhecer alguns aspectos ao nvel da geografia - conhecer o meio imediato e/ou aprofundar-se e diversificar-se a partir dele. Conhecer alguns aspectos ao nvel da geologia - recolha de pedras, observao, caractersticas, propriedades. Utilizar diferentes materiais de consulta, da vida corrente (livros, enciclopdias, computador...) e especficos (mans, microscpicos).

Trabalho realizado pelo Conselho de docentes da Educao Pr-Escolar 2007/2008

Aprovado em Conselho Pedaggico

You might also like