You are on page 1of 8

5

1. INTRODUO

A resistncia do ar, essencialmente, uma fora de contato que se ope ao movimento de um projtil. Relaciona-se com a velocidade relativa do ar, com a forma e dimenses do projtil e com as caractersticas fsicas do ar (densidade, presso, temperatura). As gotas de chuva caem de nuvens cuja altura h acima do solo de aproximadamente de 2 Km. Usando a nossa equao para corpos em queda livre, esperamos que a gota de chuva atinja o solo com uma velocidade:

Impacto com projteis, mesmo gotas de chuva, que tenha esta velocidade podem ser letais; como as gotas de chuva se movem com velocidades muito menores, obviamente cometemos um erro de clculo. O erro decorre de termos desprezados os efeitos da fora de atrito do ar ns gotas que caem. Esta fora de atrito um exemplo de fora de arrasto, tambm chamada de fora de resistncia do ar, exercida sobre qualquer objeto que se mova atravs de um meio fluido. Foras de arrasto provocam efeitos numa variedade de objetos, como bolas de beisebol, que se desviam consideravelmente da trajetria ideal (sem resistncia); os esquiadores, ao descer uma montanha, tendam dar forma aerodinmica aos seus corpos e posies para reduzi-la. Os lquidos e os gases opem foras contra corpos em movimento em seu interior. So foras que tem papel anlogo ao atrito entre slidos. Analisando-se especificamente a fora de resistncia do ar oferecida contra corpos em movimento, conclui-se que sua intensidade proporcional na maioria dos casos ao quadrado da velocidade do corpo.

2. OBJETIVO

2.1. OBJETIVO GERAL

Observar e estudar o efeito da resistncia do ar em um experimento simples.

2.2. OBJETIVO ESPECFICO

Determinar como a velocidade terminal dos filtros afetada pela massa e pela resistncia do ar observando o efeito da resistncia do ar sobre os filtros e escolher entre modelos competitivos de fora melhor para descrever a resistncia.

3. MATERIAIS E MTODO

3.1. MATERIAIS 1 WINDOWS XPTM PC; 1 Universal Laboratory Interface serial; Software Logger Pro; Graphical Analylis; 1 Vernier Motion Dectector; 6 filtros (quentinhas); Software Paint.

3.2. MTODO

Passo 1: Conectou-se o detector de movimento ao computador; Passo 2: Deixou o detector de movimento a certa altura do cho, apontando para baixo; Passo 3: Preparou o computador para coletar os dados; Passo 4: Colocou o filtro na palma da mo e segurou 0.5 m distante do detector de movimento; Passo 5: Com o detector de movimento ligado clicou em collect para coletar os dados, sendo que soltando o filtro rapidamente pra o registro do movimento deste; Passo 6: Adquiriu-se um grfico liso e repitiu-se 3 vezes para cada tentativa; Passo 7: Determinou-se a velocidade do filtro a partir do grfico ajustando a parte mias linear da reta com regresso linear; Passo 8: Repetiu-se o experimento com 2, 3, 4, 5 e 6 filtros em triplicata.

4. RESULTADOS E DISCURSO

Fazendo-se a experincia inicialmente, obtiveram-se os resultados contidos na tabela 1. Tabela1


Filtro (nf) 1 2 3 4 5 6 Vt1 (m/s) 1,02 1,32 1,87 1,95 2,33 2,37 Vt2 (m/s) 1,05 1,46 1,86 2,01 2,21 2,46 Vt3 (m/s) 1,07 1,57 1,88 2,05 2,34 2,42 Vtm (m/s) 1,047 1,450 1,870 2,003 2,293 2,417 Vtm (m/s) 1,096 2,103 3,497 4,013 5,259 5,840

Diante dos dados obtidos, verifica-se que a velocidade aumenta medida que a quantidade de filtros (quentinhas) tambm cresce, ou seja, essas duas grandezas so diretamente proporcionais, o que explicado pelo aumento da fora normal do sistema, que relaciona massa e gravidade. Diante dos dados da tabela 1, fez-se o grfico da figura 1, que relaciona velocidade cada velocidade mdia obtida, com a quantidade de filtros (quentinha) utilizados. Figura 1

10

Observe que foi obtido um valor de 0,859 m/s, para a taxa de variao da velocidade, em relao ao nmero de filtros. Verificando a presena da resistncia de 0.275. Similarmente ao grfico anterior, fez-se um grfico que relaciona o quadrado da velocidade mdia dos dados com o nmero de fios, que demonstrado na figura 2. Figura 2

Observe que o valor de RMSE aplicando-se a regresso quadrtica ser de 0,154, o que nos diz que sempre constante e proporcional a aumento de filtros pra a resistncia do ar.

11

5. CONCLUSO

Verificou-se que em um meio contendo diversas foras, a velocidade desse sistema age de forma diferente de um sistema onde apenas a gravidade atua sobre ela, sendo que a fora normal tambm atua na primeira, aumentando ou diminuindo o coeficiente em que a velocidade ir crescer, dependendo da massa e da superfcie de impacto do corpo.

12

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos da Fsica Vol. 1: Mecnica. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2006.

MXIMO, A.; ALVARENGA, B. Fsica: de olho no mundo do trabalho. 1. ed. So Paulo: Editora Scipione, 2005.

S FSICA. Resistncia do ar. Disponvel em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/pi.php> . Acesso em 1 de Maio de 2010.

You might also like