You are on page 1of 2

ROTEIRO DE EDUCAO AMBIENTAL VERNICA FEIJOLI SANTIAGO Contexto A aula ser destinada aos alunos do 6 ano do ensino fundamental.

Componente curricular: Ecologia Objetivo Principal Aproveitamento dos restos de comida de casa ou da escola para produzir um adubo de tima qualidade. Objetivos especficos Passar conceitos sobre decomposio, transformao e outros aos alunos, relacion-los com o impacto que o homem causa natureza e o desgaste que ele provoca no solo. Salientar a importncia do reaproveitamento de restos de comida, evitando o desperdcio. Material Utilizado - Garrafa plstica de refrigerante transparente de 2 litros, cortada 3 a 4 dedos abaixo da boca. - Terra (a que tiver na escola). - 1/2 copo de gua. - Restos orgnicos vegetais, cascas de legumes e frutas, folhas secas, grama seca ou verde, raspas de madeira, galhos pequenos e outros. Dos restos animais use apenas as cascas dos ovos, pois restos de carnes provocam cheiro muito forte e atrai insetos. - Fita crepe ou barbante; - caneta. Hipteses Estimular os alunos a criar algumas hipteses sobre o experimento. Questionar qual a importncia dos alimentos apodrecerem. Que contribuio este apodrecimento far ao solo. Relacionar este processo ao que acontece na natureza. Realce o valor da conservao das espcies com o impacto sobre a vida dos seres vivos, desmatamento, at a retirada das folhas que caem das rvores.

Desenvolvimento a) Faa o composto orgnico, misturando os restos com a terra, na proporo de 3 partes de restos por 1 de terra. b) Coloque o composto na garrafa cortada, ponha a gua e cubra toda a superfcie com mais terra. c) Marque o volume do composto na garrafa com uma fita crepe, barbante ou caneta de retroprojetor. d) No esquea de anotar quais os restos colocados no composto e evite a entrada de mais gua. Aps 20 dias, retire a mistura da garrafa e faa uma investigao mais detalhada. Anote tudo que for possvel: que materiais ainda podem ser reconhecidos, o que j apodreceu, se ocorreu surgimento de algum bicho, qual o cheiro que tem, se forte ou fraco, etc. Chame a ateno dos alunos para o aspecto do material e pea-os para comparar com o primeiro dia. Explique a importncia do hmus para a planta e o solo. Ento, ao final do experimento, o adubo ser utilizado em algumas plantas e ser observado o crescimento delas ao longo dos dias. Avaliao A avaliao ser feita com base na observao e nas anotaes feitas pelos alunos. No final, ser feita um debate sobre o assunto e os impactos da ao do homem sobre o solo e o uso indiscriminado de agrotxicos neste solo para a produo de alimentos, o que causa o empobrecimento deste solo. Alm disso, focar na importncia do reaproveitamento a fim de evitar o desperdcio de comida.

You might also like