You are on page 1of 17

Quando pensamos em Dia das Bruxas, a primeira imagem que nos vem cabea so aquelas criancinhas fantasiadas de Bruxa,

, Drcula ou Frankstein, pedindo doces ou aquelas abboras decoradas com velas!

E o mais engraado que essas so cenas de filmes americanos. J que essas tradies no fazem parte da cultura do povo brasileiro.

Mais engraado ainda saber como surgiu o Dia das Bruxas e descobri que sua origem no tem nada de gringo e sim, de Celta. Isso mesmo faa uma forcinha e lembre-se daquelas aulas de histria onde a professora falava das primeiras civilizaes.

Bingo !!!! A Celta uma delas, originria da Europa, tem mais de 2000 anos, e concentrou-se principalmente na Irlanda.

Essa civilizao no conhecia a tecnologia e, ao contrrio da nossa,tinha a sabedoria da natureza como principal aliada. Esse elo com os fenmenos naturais era percebido em todas as suas atividades. Colheita, rituais e principalmente na religio.

Uma aura de superstio permeava a vida desse povo, que distinguia pressgios e ameaas. Talism, rituais e sacrifcio eram constante mente utilizados contra as energias negativas. Os gregos influenciaram muito a religio celta, inclusive, muitos deuses celtas, eram os mesmos dos

Origem do Nome

Os celtas, tambm chamados de Druidas, acreditavam que o Shamhaine (palavra que originou o termo Halloween ),era o fim de um ciclo, fim do inverno, comeo da primavera, iniciado em 31 de outubro at 02 de novembro

Durante estes dias um portal entre o mundo dos vivos e dos mortos era aberto, logo a intuio ficava acirrada, e fenmenos ocultos poderiam ser realizados. Mas esses fenmenos s duravam trs dias, se a comunicao no acontecesse durante esses curto perodo, o portal se fecharia e o ritual ficaria para o prximo ano.

A responsvel pela comunicao entre os mundos era ela, a Senhora da Magia, deusa Anci, Dona do Caldeiro de Transmutaes, popularmente conhecida como Bruxa Mulher dotada de grande intuio, profundamente ligada s foras da natureza, capaz de provocar feitios,tamanha sua crena no ocultismo.

Durante esse perodo almas penadas tinham passe livre para o mundo dos vivos, isso explica a presena de fadas, duendes, mortos vivos e outros seres que, entediados do mundo subterrneo, vinham assustar os que ainda esto na passagem. Os bosques escuros e pntanos tornavam-se perfeitos para suas visitas nada amistosas.

Isso explica o porque da Bruxa vestir-se de preto, esta a cor do mundo dos mortos.

E como toda cruel que se preze, ela tambm precisa de ajudantes. O Corvo o leva e traz das maldosas, faz a ponte entre os deuses e a sabedoria.

J a Coruja por conhecer o mundo da luz e das trevas, transmite o conhecimento de um para o outro;

O Gato Preto, figura constante na superstio popular, simboliza a feminilidade, a energia da mulher, me e protetora; O Morcego quer dizer imortalidade para ningum sair do rumo, senso de direo.

O Sapo, eterna mudana e fertilidade;

E por ltimo, aquela que a rainha da simbologia, se faz presente na Bblia, responsvel indireta pela expulso de Eva do paraso, a serpente.

Escola Municipal Jayme Fichaman Professora:Eliane. Por: Milena Ferreira Turma: 702 manh Dia 11 de novembro de 2011.

Fim

You might also like