You are on page 1of 40

Centro de Educao Superior de Braslia Centro Universitrio Instituto de Educao Superior de Braslia Curso: Arquitetura e Urbanismo Professor: Douglas

Esteves Disciplina: Introduo a Anlise Estrutural

ISOSTTICA

Graus de Liberdade

DEFINIO: o menor nmero de parmetros necessrios para definir a posio do slido; o sistema plano possui trs graus de liberdade pois pode-se ter trs movimentos: translao horizontal, translao vertical e rotao.

Uma estrutura espacial possui seis graus de liberdade: trs translaes e trs rotaes segundo trs eixos ortogonais. A fim de evitar a tendncia de movimento da estrutura, estes graus de liberdade precisam ser restringidos. Esta restrio dada pelos apoios (vnculos), que so dispositivos mecnicos que, por meio de esforos reativos, impedem certos deslocamentos da estrutura. Estes esforos reativos (reaes), juntamente com as aes (cargas aplicadas estrutura) formam um sistema em equilbrio esttico.

APOIOS Entende-se por APOIO, o elemento de vinculao (vnculo) da estrutura propriamente dita com o solo ou qualquer outro elemento da infraestrutura (pilares, colunas etc.).Existem vrios tipos de apoio, sendo os mais utilizados: o apoio mvel, o apoio fixo, o engastamento mvel e o engastamento fixo

Apoio do 1o. Gnero (ou Charriot) - mvel - restringe 1 translao (y) - provoca 1 fora de reao (V)

Apoio do 2o. Gnero (ou Rtula ou Articulao) - fixo - restringe 2 translaes (x,y) - provoca 2 foras de reao (V,H)

Apoio do 3o. Gnero (ou Engaste) - restringe todos os movimentos: 2 translaes (x,y) e 1 rotao (em torno de z) - provoca 3 reaes: 2 foras (V,H) e 1 momento (Mz)

Tipos de Apoio

a) Apoio mvel ou do 1 gnero capaz de impedir o movimento do ponto vinculado do corpo numa direo pr-determinada;

A representao esquemtica indica a reao de apoio R na direo do nico movimento impedido (deslocamento na vertical).

b) Apoio fixo ou do 2 gnero ou rtula capaz de impedir qualquer movimento do ponto vinculado do corpo em todas as direes, permanecendo livre apenas a rotao;

Exemplos Prticos

c) Engaste ou apoio do 3 gnero capaz de impedir qualquer movimento do ponto vinculado do corpo e o movimento de rotao do corpo em relao a esse ponto.

b) Estruturas hipostticas: Quando o nmero de movimentos impedidos menor que o necessrio para impedir o movimento de corpo rgido da estrutura, diz-se que a estrutura hiposttica, ocorrendo uma situao indesejvel de equilbrio instvel.

Estruturas hipostticas so aquelas que, para um determinado carregamento, no tm equilbrio possvel. Uma estrutura pode ser globalmente hiposttica, quando seu equilbrio como um todo no possvel e a estrutura inteira pode passar a se deslocar, ou localmente hiposttica, quando parte da estrutura no tem equilbrio possvel, e esta parte pode se deslocar em torno da seo que est ligada ao restante da estrutura. Ao projetar uma estrutura, o engenheiro deve se certificar de no estar criando uma hiposttica no lugar de uma isosttica ou hiperesttica, pois, caso venha a ser construda, os resultados sero catastrficos.

Estaticidade e Estabilidade a) Estruturas isostticas : Quando o nmero de movimentos impedidos igual ao estritamente necessrio para impedir o movimento de corpo rgido da estrutura, diz-se que a estrutura isosttica, ocorrendo uma situao de equilbrio estvel.

c) Estruturas hiperestticas: Quando o nmero de movimentos impedidos maior que o necessrio para impedir o movimento de corpo rgido da estrutura, diz-se que a estrutura hiperesttica, ocorrendo uma situao indesejvel de equilbrio estvel.

Nesse caso, as equaes universais da Esttica no so suficientes para a determinao das reaes de apoio, sendo necessrias equaes adicionais de compatibilidade de deformaes.

Classificao das Estruturas

a) Vigas so elementos estruturais geralmente compostos por barras de eixos retilneos que esto contidas no plano em que aplicado o carregamento;

b) Prticos (ou Quadros) so elementos compostos por barras de eixos retilneos dispostas em mais de uma direo submetidos a cargas contidas no seu plano;

c) Trelias so sistemas reticulados cujas barras tm todas as extremidades rotuladas e cujas cargas so aplicadas em seus ns.

d) Grelhas so estruturas constitudas por barras retas contidas em um nico plano nas quais o carregamento age em direo perpendicular a este plano.

Foras que Atuam nas Estruturas

Fora de superfcie: Fora que se distribui sobre a superfcie do corpo. So causadas pelo contato direto de um corpo com a superfcie de outro.

Fora de Superfcie

Fora linearmente distribuda Fora que por agir sobre faixa muito estreita da superfcie do corpo para efeito de clculo, suposta distribuda sobre uma linha

Fora concentrada : Fora que, por agir sobre rea muito pequena da superfcie do corpo, para efeito de clculo, considerada aplicada em um ponto

Fora de massa (ou de corpo): Fora proveniente de acelerao aplicada aos elementos do corpo

As estruturas funcionam como caminho das foras para As estruturas funcionam como caminho das foras para lev-las ao solo. As foras que atuam nas edificaes precisam ser muito bem conhecidas, (intensidade, direo e sentido) para que a concepo estrutural seja coerente com o caminho que essas foras devem percorrer at o solo e para que os elementos estruturais sejam adequadamente dimensionados.

Segundo a NBR 6120 de NOV 1980 Cargas para o clculo de estruturas de edificaes Esta Norma fixa as condies exigveis para determinao dos valores das cargas que devem ser consideradas no projeto de estrutura de edificaes, qualquer que seja sua classe e destino, salvo os casos previstos em normas especiais Condies especficas -Carga permanente - Este tipo de carga constitudo pelo peso prprio da estrutura e pelo peso de todos os elementos construtivos fixos e instalaes permanentes. Quando forem previstas paredes divisrias, cuja posio no esteja definida no projeto, o clculo de pisos com suficiente capacidade de distribuio transversal da carga, quando no for feito por processo exato, pode ser feito admitindo, alm dos demais carregamentos, uma carga uniformemente distribuda por metro quadrado de piso no menor que um tero do peso por metro linear de parede pronta, observado o valor mnimo de 1 kN/m2

As cargas verticais que se consideram atuando nos pisos de edificaes, alm das que se aplicam em carter especial referem-se a carregamentos devidos a pessoas, mveis, utenslios e veculos, e so supostas uniformemente distribudas, com os valores mnimos indicados na Tabela abaixo.

You might also like