You are on page 1of 16

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng.

Agi Costa Cassimo

Tema 1: INTRODUO E CONCEITOS

CONCEITO SOLO: No existe uma definio nica e clara de solos. As definies mais comuns mostram que o solo definido em vrias vertentes, consoante os ramos de actuao:

Agricultores e Bilogos: substrato para o desenvolvimento das plantas; Gegrafos: Manta solta da superfcie terrestre; Gelogo: Camada superficial meteorizada das rochas; Eclogo: Corpo natural que forma a interface entre litosfera, biosfera e atmosfera.

Um conceito mais abrangente: Solo: " a coleco de corpos naturais que ocupam parte da superfcie terrestre, que constituem o meio para o desenvolvimento das plantas e que possuem propriedades resultantes do efeito integrado do clima e dos organismos vivos, agindo sobre o material de origem, condicionado pelo relevo durante um certo perodo do tempo".

IMPORTNCIA DOS SOLOS Duma forma geral, o solo constitui o substrato para o desenvolvimento de todas as actividades do homem:

mbito agrcola: fonte de gua, ar e nutrientes para as plantas. - Serve de armazm, onde entram e saem nutrientes, gua e ar no sistema soloplanta-atmosfera; Habitat para microorganismos e insectos decompositores; Fixa a planta ao cho.

Nota: As condies que o solo apresenta determinam o potencial agrcola do mesmo; Para um bom rendimento agrcola, alem das condies que o solo apresenta, ele precisa de um bom maneio; Um bom maneio implica uma compreenso bsica dos tipos de solo e das suas propriedades bem como o correcto cultivo e tratamento de culturas especficas.

Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

RAMOS DE CINCIA DO SOLO a) Pedologia: parte de cincia do solo que estuda a origem, morfologia, distribuio, mapeamento, taxonomia e classificao dos solos. A Pedologia divide-se em: - Pedografia: faz a descrio sistemtica dos solos; - Pedognese: estuda a origem dos solos. b) Edafologia: estuda o solo sob aspecto da sua utilizao pelas plantas, incluindo o uso da terra pelo homem com a finalidade de proporcionar crescimento s plantas.

Os ramos da cincia do solo podem ser agrupados ainda em: a) Ramos puros, em que o solo o principal foco de estudo; - Tecnologia do solo: o solo estudado como base de construo e maneio; - Edafologia: estuda o solo como substrato para o desenvolvimento das plantas; - Pedologia: estuda o solo como produto de formao; - Fsica, Qumica, Mineralogia, Biologia do Solo: usam o solo como objecto para estudos bsicos; - Geoestatistica, GIS: estuda o solo como sistema multi-varivel no espao e no tempo. b) Ramos mistos, em que o solo visto como uma componente do sistema e estudado duma forma multidisciplinar. - Ecopedologia: estuda o solo como um sistema ecolgico; - Conservao do Solo: estuda o solo como um meio para a agricultura sustentvel; - Sistema de Produo: estuda o solo como parte do sistema.

Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

Tema 2: COMPOSIO DOS SOLOS Fase lquida: constituda de gua, onde contem sais e compostos orgnicos dissolvidos (gua + nutrientes); Fase gasosa: constituda de gases como N2, O2, CO2; Fase Slida: constituda composta material mineral e orgnico.

Figura 1: Composio aproximada da camada do solo arvel. As percentagens de ar e gua variam conforme a precipitao, a temperatura e a drenagem.

Fase Gasosa do Solo A fase gasosa do solo e da atmosfera apresentam os mesmos tipos de gases (N2, O2, CO2), mas a composio percentual difere, devido a uma serie de factores a destacar; actividade biolgica, a continuidade e tamanho dos poros e o gradiente de difuso de O2 e CO2 em gua. Tabela 1: Composio do ar atmosfrico e do solo Gs N2 O2 CO2 Ar atmosfrico 79% 20.9% 0.03% Ar do Solo 79% <20% 0.03%

As plantas utilizam o oxignio fornecido pelo solo para o seu metabolismo e libertam dixido de carbono. Quando o processo de difuso entre o ar atmosfrico e o ar do solo for limitado a quantidade do dixido de carbono aumenta at ultrapassar 10%, quantidade a partir da qual as plantas comeam a sufocar-se por falta de oxignio.

Factores que limitam o processo de difuso entre o ar atmosfrico e o ar do solo: Estruturas densas; Crosta superficial impermevel;

Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

Humidade elevada no solo ou; Combinao dos trs factores mencionados acima.

Fase Liquida ou Soluo do Solo A fase lquida do solo o meio em que a maioria das reaces qumicas (hidrolise e complexao qumica) do solo se desenvolve; Em princpio um depsito em que os elementos macronutrientes que compem a fase slida e gasosa podem ocorrer dissolvidos na forma de caties e anies; - Caties: Ca2+, Mg2+, K+, Na+, NH4+, Al3+, H+; - Anies: SO42-, SiO44-, H2PO4-, HPO42-, NO3-, Cl-, HCO3- e CO32-); Tambm os micronutrientes podem ocorrer na forma de caties, anies e molculas no dissociadas; - Caties: Fe2+, Mn2+, Cu2+, Zn2+; - Anies: MnO43-; - Molcula no dissociada: H3BO3 A predominncia de certos ies na soluo do solo depende do pH: Solos cidos (pH <6): ocorrem tambm Al3+ e H+; Solos neutros (pH 6-7): os ies mais comuns na soluo do solo so Ca2+ (Mg2+), HCO3-, (Cl-, SO42-); Solos salinos (pH 7-8): Na+, (Ca2+, Mg2+) e Cl-, SO42- so dominantes; Solos alcalinos (pH> 8.5): dominam Na+, HCO3- e CO32-.

Fase Slida do Solo A fase slida do solo constituda por duas partes: a orgnica e a mineral.

1. Parte orgnica: A parte orgnica composta de resduos vegetais e animais em diferentes fases de decomposio. Todas as fases tm funes importantes no solo:

a) Material no decomposto (material de natureza no hmica). constitudo por grupo de molculas orgnicas que ocorrem naturalmente na natureza, sintetizadas pelas plantas via fotossntese e possuem estruturas qumicas conhecidas. Ex:

Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

Carbohidratos: simples (glicose, galactose), polimerizados (legnina, celulose e hemicelulose); Aminocidos: so constituintes de protenas, fonte de nitrognio no solo. ex.: glicina, alanina, cidos aspartico e glutamico, etc. Protenas: so compostos nitrogenados formados por aminocidos e cidos orgnicos. ex.: Desidrogenase, oxidase e peptidase.

Importncia do material no decomposto no solo Serve de cobertura morta do solo para: - Proteger os solos contra a eroso elica e hdrica; - Proteger os solos da irradiao solar, evitando deste modo flutuaes extremas de temperaturas e humidade; Serve de fonte de energia para grande parte de fauna do solo.

b) Material decomposto (de natureza hmica). Consiste de polmeros complexos, compostos de cadeias de carbono com muitos grupos activos como carboxilicos (-COOH), amidos (-NH2) e hidrxidos (-OH), com a funo de reserva de nutrientes na forma adsorvida e trocvel (Figura 2). So partculas coloidais de alta reactividade, bastante estveis e resistentes a aco microbiana.

So substncias obtidas por fraccionamento qumico, baseada na solubilidade de matria orgnica do solo em meio cido e alcalino. As vrias partes dessa matria orgnica, no so decompostas com a mesma velocidade: Os lpidos, alguns carbohidratos e muitas protenas, so degradados mais facilmente; Substncias como a celulose, a lignina, a quitina e outras estruturas esquelticas de animais so decompostas com maior dificuldade e permanecem mais tempo no solo, em funo da complexidade qumica e/ou estrutural das mesmas (Silva, 2009); Acido fluvico (C135H182O95N5S): solvel em base e cido. Os grupos decomponveis, contribuem imediatamente para a CTC do solo; Acido hmico (C187H186O89N9S), so solvel em bases e insolvel em cidos. Possuem alto peso molecular e maior resistncia a decomposio. Funciona como reserva.

Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

OH

pH alto pH baixo

O-

COOH

COO-

Figura 2: Adsoro de caties em complexos orgnicos

A pH baixo, os grupos -COOH, -OH e -NH2 esto associados e a pH alto dissociados. As cargas negativas existentes a pH alto podem ser compensadas por caties como K+, Ca+, Mg+ e Na+. A adsoro destes caties na superfcie dos complexos orgnicos feita por foras electrostticas e, facilmente so trocveis por outros na soluo do solo.

Importncia do material decomposto Importncia Qumica - Fertilizantes, por fornecer gradualmente nutrientes (N, P, K e Mg) incorporados na estrutura das suas molculas; - Aumenta a capacidade de troca catinica (CTC) do solo, devido ao efeito coloidal; - Aumenta o poder tampo, devido a elevada CTC; - Aumenta a formao de quelatos o solo (incluso de caties de elementos metlicos (Fe3+, Zn2+, Cu2+ e Mn) na sua estrutura, tornando-os insolveis e indisponveis a plantas em solos com pH elevado. Os quelatos formam um anel volta dos ies metlicos protegendo-os de outras reaces com compostos inorgnicos; - Fertilizantes de aco retardada, quando o complexo quelato-io desligar-se mais tarde, tornando os ies disponveis para a planta, durante a estao do crescimento; - Reduzir o risco de toxicidade por Al3+ e micronutrientes (Cd2+, Hg2+) a pH baixo. As molculas orgnicas ligam-se a essas substncias nocivas, formando complexos menos txicos aos ecossistemas.

Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

Importncia Fsica - O hmus exerce aco favorvel a estrutura do solo, age como material cimentante para a formao de agregados das partculas do solo, mantendo a circulao do ar, infiltrao e armazenamento da gua; - Aquecimento do solo, devido a colorao escura. Importncia Biolgica - Fontes de energia para microorganismos; - Actividade enzimtica: estimula ou inibe enzimas extra-celulares; - Desenvolvimento de plantas: estimula ou inibe a produo de fito-hormonios ou de compostos orgnicos txicos.

Dinmica da matria orgnica do solo Adio - Ocorre pela converso de CO2 em compostos orgnicos no processo da fotossntese; - Decresce com a profundidade. Perdas - Libertao de CO2 na respirao; - Revolvimento do solo, aumento da oxidao de compostos orgnicos e perdas por lixiviao e eroso; - Desmatamento; - Decomposio microbiana dos resduos do solo.

O preparo do solo altera as taxas de adio e perda de matria orgnica do solo. Afecta as perdas devido a; mudana de temperatura, humidade, aerao, roptura de agregados, fraccionamento e incorporao de resduos. E afecta a adio devido a rotao de culturas.

A velocidade da decomposio depende. Estrutura bioqumica; Condies do ambiente: sob climas quentes e hmidos e, sob aerao abundante favorece e possibilita a oxidao da matria orgnica, reduzindo o acmulo final de hmus (humificao), em detrimento formao de componentes minerais. Em

Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

regies temperadas ocorrem mais acumulo de matria orgnica devido a menor actividade microbiana; Produo de enzimas necessrias.

2. Parte mineral: A parte mineral constituda por fragmentos, distintos em relao as dimenses, a mineralogia e ao comportamento qumico.

Os minerais no solo, fornecem nutrientes para as plantas. Portanto, a fertilidade natural do solo depende em grande parte dos tipos e quantidades de minerais presentes. Os tipos de minerais e as suas respectivas propores no solo, dependem da rocha-me do solo.

Existem vrios mtodos para classificar a parte slida mineral: - Baseada na mineralogia e nas propriedades fsico-qumicas (Tabela 2); - Baseada no tamanho das partculas (Tabela 3).

Tabela 2: Elementos comuns na fase slida do solo.

Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

Tabela 3: Classes de tamanhos de partculas de material de solo

Fonte: Sistema classificao de INIA/UEM (1995).

Os minerais do solo, podem tambm ser agrupados em dois grupos:

1. Minerais primrios; So minerais herdados do material originrio e, no sofrem alterao qumica desde a deposio ou cristalizao do magma fundido. Exemplo de alguns minerais primrios: - Quartzo (SiO2.), feldspato, plagioclases, micas, piroxenas, anfibolas, olivinas; Os mais frequentes no solo; - Elementos puros: diamante (C), ouro (Au), Pt, Ag, S; - Sulfidos: galenita (PbS); - Fosfatos: Apatita [Ca3(PO4)2.Ca(OH,F)2], vivianita (Fe3(PO4)2.8H2O);

Importncia dos minerais primrios no solo: Servem para avaliar o grau de evoluo do solo e da sua reserva mineral. Por exmplo: - A presena de olivina, augite, horneblenda ou plagioclase clcica, indicam um estdio inicial de meteorizao das rochas e de evoluo do solo; - Um solo derivado de rochas com quartzo, feldspatos e minerais ferromagnesianos e em que predominam o quartzo e o feldspato potssico como minerais primrios ser um solo muito mais evoludo. Servem de reserva mineral no solo, a longo, mdio ou longo prazo;
Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

- A capacidade dos minerais primrios, funcionarem como reserva de nutrientes depende da sua granulometria e resistncia meteorizao; Reserva mineral a curto prazo: minerais ferromagnesianos, feldspatos e outros menos resistentes, todos com dimenso no superior do limo (<0,02 mm); Reserva mineral a mdio prazo: minerais ferromagnesianos (olivinas, anfbolas, piroxenas e biotite) e plagioclases com dimenso superior do limo (<0,02 mm); Reserva mineral a longo prazo: feldspatos potssicos, moscovite e outros minerais mais resistentes, com dimenso superior do limo (>0,02 mm).

2. Minerais secundrios. Os minerais secundrios so aqueles que resultam da decomposio de minerais primrios ou da reprecipitao dos produtos de decomposio de minerais primrios. E quanto a origem, estes podem: Ser sintetizados no prprio solo (in situ), a partir dos produtos da meteorizao dos minerais primrios menos resistentes; Resultarem da alterao da estrutura de alguns minerais primrios, que ocorrem in situ; Ser herdados do material originrio. Exemplo de alguns minerais secundrios: - Minerais de argila (silicatos de alumnio no estado cristalino), silicatos no cristalinos, xidos e hidrxidos de alumnio e ferro, carbonatos de clcio e de magnsio; Os mais frequentes; - Sesquixidos (geralmente S, raramente P): hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), gibsita (Al(OH)3), goetite (FeOOH), ferrihidrita (amorfa); - Fosfatos: AlPO4, FePO4.

FACTORES QUE INFLUENCIAM NO TIPO DE MINERAL SECUNDRIO FORMADO E A VELOCIDADE DAS REACES: Tipo e concentrao de ies na soluo do solo; pH do solo; Clima do solo (temperatura e humidade);
Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

Factores biolgicos.

Alguns minerais podem ser encontrados nos dois grupos: - Halogenitas: halita (NaCl), fluorita de clcio (CaF2); - Carbonatos: calcita (CaCO3), calcrio (CaCO3), dolomita (Ca.Mg(CO3)2); - Sulfatos: Barita (BaSO4), gesso (CaSO4.2H2O), anhidrita (CaSO4); - Silicatos (P/S): minerais que contm grupos SiO4-. Estes so muito importantes para o solo em termos de fertilidade e propriedades fsicoqumicas.

Minerais de argila cristalina So silicatos de alumnio cristalinos, que contem uma estrutura em que os tomos de alumnio com grupos hidrxidos ocorrem numa configurao octadrica (Figura I-2A, no manual) e os tomos de slica com oxignio numa configurao de tetraedros (Figura I-2B, no manual). Basicamente os minerais consistem de uma camada de Al-octaedros, ligados com uma ou duas camadas de tetraedros de SiO4. Exemplo de minerais de argila: a caulinita e a montmorilonita. Os octaedros tm trs grupos -OH- em excesso em termos da carga (3-). Contudo, deve-se realizar com um outro tomo de Al no octaedro vizinho, em que os 6 tomos OH- esto divididos por 2 tomos de Al, formando uma lamela de (Al(OH)3)n depois da condensao de octaedros individuais. Uma distribuio comparvel das cargas ocorre nos tetraedros de slica, dando origem a uma outra camada ou lamela com a formula (Si2O5)m. As lamelas de octaedros (O) e tetraedros (T) podem juntar-se segundo os tipos TO (1:1), TOT (2:1) e OTOT (2:2), que representam as estruturas bsicas de minerais de argila. Exemplos: TO: caulinita; TOT: ilita, montmorolinita; OTOT: clorita.

Os minerais de argila no so electronetros quanto parece, onde as cargas positivas so compensadas por cargas negativas. Na verdade h sempre algumas cargas nas margens das lminas, que devero ser compensadas por ies que no fazem parte da rede cristalina. Alem
Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

disso, durante a formao dos minerais, os caties Al3+ e/ou Si4+ nem sempre esto disponveis em quantidades adequadas para formar respectivamente octaedros e tetraedros. Nestes casos, os ies Al3+ ou Si4+, podem ser substitudos por outros caties dum tamanho semelhante sem ruptura ou modificao da estrutura cristalina do material (substituio isomrfica). O termo isomorfo, refere-se ao raio do dos tomos que determinam o grau em que estes podem se adaptar a rede cristalina.

Exemplo: O Si4+ (r = 0.41) pode ser substitudo por Al3+ (r = 0.50) no tetraedro; Al3+ (r = 0.50) pode ser substitudo por Mg2+ (r = 0.65) ou Fe3+ (r = 0.75) no octaedro; Ca2+ (r = 0.94), Mg2+ (r = 0.65), K+ (r = 1.33) e Na+ (r = 0.98), ocorrem em locais fora do cristal para neutralizar cargas negativas originadas por substituio isomrfica. K + (r = 1.33), fica fortemente retida entre as lminas de ilita e muscovita; O- (r = 1.45) ocorre nos tetraedros e octaedros das lminas. Ca2+ (r = 0.94), K+ (r = 1.33) e Na+ (r = 0.98), no podem substituir Al3+ (r = 0.50) ou Si4+ (r = 0.41) por no serem amorfos.

A substituio de um catio por outro com carga menor, implica uma deficincia de cargas positivas, consequentemente, um excesso equivalente de cargas negativas. As cargas negativas derivadas por substituio isomrficas so permanentes; As cargas as margens dos minerais de argila, originadas da presena de grupos de OHe O2- no compensadas so cargas variveis, dependendo do pH e sais livres na soluo do solo;

Minerais expansveis e no expansveis Os minerais expansveis so aqueles que quando hmidos, deixam molculas de gua entrarem facilmente entre os cristais elementares destes minerais, separando-os e causando uma expanso do material e, ao secar esta gua liberta. Solos com muitos minerais expansveis apresentam problemas de drenagem quando hmidos e fendas grandes (ate 5 cm de largura e 1 m de profundidade) quando secos. Os minerais do tipo TO (1:1), no so expansveis, porque a ligao entre T e O de lamelas opostas demasiadamente forte para poder separa-los ao humedecer. - Exemplo. Caulinita.

Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

Os minerais do tipo TOT so expansveis, excepto a ilita, porque os cristais elementares so condensadas em unidades de 4 a 5, com ies K+ nos espaos entre tetraedros opostos (Figura I-5B), compensado assim uma parte da carga permanente (negativa) da superfcie na camada dos tetraedros (Al por Si).

Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

Tema 3: FORMAO DO SOLO E FACTORES DE FORMAO

FORMAO DO SOLO A rocha a partir da qual o solo foi formado chamada de rocha-me. Existam vrios tipos de rocha-me, mas as bsicas so: as magmticas, as sedimentares e as metamrficas.

Tabela 4: Alguns tipos de rochas e seus minerais constituintes Rochas magmticas Granito Basalto Rochas sedimentares Arenito ou grs Calcrio Piarra Rochas metamrficas Mrmore Quartzito Gneisse Rocha granular rica em minerais de potssio Rocha preta formada de lava liquefeita Consiste em partculas de areia conglomeradas Consiste em carbonato de clcio Uma rocha mole formada de depsitos de lama solidificados Formado a partir do calcrio Formado de arenito Formado a partir de granito

FACTORES DE FORMAO DOS SOLOS Relevo; Clima; Organismos; Tempo; Material de Origem.

Relevo o conjunto de diferentes formas que a superfcie slida do planeta apresenta, como resultado de agentes internos (endgenos) e externos (exgenos); Agentes internos: vulcanismo, terramotos, abalos ssmicos; Agentes externos: meteorizao qumica, fsica e biolgico.

Os agentes externos so agentes erosivos, por exemplo: Meteorizao qumica: alterao da constituio das rochas a partir das reaces qumicas. O agente principal da meteorizao qumica a gua. As equaes a seguir mostram o processo de meteorizao qumica pela gua das chuvas.

Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo
H2O da chuva CO2 do ar Acido carbnico fraco

- H2O + CO2 - H2CO3 + CaCO3


Calcrio

H2CO3 Ca(HCO3)2
Hidrogeno-carbonato de clcio

Figura 2: Efeito da gua da chuva nas rochas calcrias

O hidrocarbonato de clcio formado solvel em gua, de modo que o processo dissolve eficazmente a rocha. O oxignio existente no ar causa a oxidao do ferro em algumas rochas. A alterao da sua composio qumica enfraquece a estrutura e as partculas separam-se: Meteorizao fsica: desintegrao/desgaste das rochas superficiais, causado por rios, chuvas, ventos, e o transporte dos sedimentos resultantes da eroso e a sedimentao dos detritos que formam novas camadas rochosas. Os principais agentes da meteorizao fsica so: Fogo, relmpagos, gua (geada e chuvas) e temperaturas atmosfricas. Meteorizao biolgica: aco de vrios organismos, incluindo plantas, animais e microorganismos do solo. Estes agentes extraem os elementos solveis para a sua nutrio, aumentam a acidez do sistema pela adio de substncias cidas e de protes de H+, influenciam nas trocas gasosas com adio de CO2, que ao formar acido carbnico (H2CO3) acelera a meteorizao qumica. Nota: O relevo influencia ao solo na penetrao de gua, e consequentemente na intensidade de meteorizao: Na parte alta do relevo: em reas planas ocorre penetrao de grande quantidade de gua, com pequena formao de enxurrada, ocasionado uma lixiviao interna bastante grande, consequentemente a formao de solos profundos, altamente meteorizados, bastante cidos e pobres em nutrientes; Em reas declivosas: a penetrao de gua menor, com formao de mais enxurrada, ocasionando uma lixiviao menos intensa, e formando solos mais rasos, menos meteorizados, menos cidos e com um pouco mais de nutrientes; Em reas baixas: ocorrem ganhos de material, seja por meio da enxurrada, seja atravs do lenol fretico, sem ocorrncia de lixiviao, formando solos rasos, no muito intemperizados, porm no muito cidos e normalmente ricos em nutrientes.
Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

AULA 1 - CIENCIA DO SOLO 2013 Compilado por Eng. Agi Costa Cassimo

Clima O solo sendo produto de meteorizao do material de origem, apresenta propriedades e caractersticas diferenciadas em funo do clima: solos formados sob clima tropical so bastante meteorizados, enquanto aqueles formados sob clima temperado so menos meteorizados sendo assim, quanto mais quente e hmido o clima, maior a lixiviao de minerais, inclusive de bases, tornando o solo mais pobre e mais cido.

Organismo Estes influenciam na formao dos solos porque so fornecedores de matria orgnica, bem como contribuem com determinados compostos orgnicos que podem promover diferenciao entre alguns solos.

Tempo Uma vez que a formao dos solos resultado de reaces qumicas bem como da aco das foras fsicas, precisam de tempo para se manifestarem. Sendo assim certas reaces precisam de mais tempo que outras, isso faz com que haja solos que demoram mais tempo para atingirem o seu equilbrio. Material de Origem O material de origem tem extrema importncia, visto que as propriedades e caractersticas do solo dependem em primeiro lugar do material da decomposio do material de origem. Para alm das rocha-me (magmtica, metamrfica e sedimentar), o material de origem dos solos pode ser o material de decomposio. Vrios minerais constituintes de material de origem podem permanecer inalteradas enquanto outros podem sofrer decomposio por aco qumica, transformando-se em minerais extremamente teis no solo, libertando caties e anies que podem ser absorvidos pelas plantas. Em funo de outros factores de formao, materiais de origem diferentes ou iguais podem dar origem a solos iguais ou diferentes.

Introduo a Cincia do Solo, Composio do Solo e Factores de Formao dos Solos

You might also like