You are on page 1of 7

Nome: Thaina Ciampa

Trabalho de Cincias: O CERRADO

Guarulhos, 16 de maro de 2013.

Cerrado
Localizado basicamente no Planalto Central do Brasil e uma pequena poro representada no Sul do Brasil, estado do Paran, municpio de Jaguariava. O cerrado o segundo maior bioma do Pas, superado apenas pela Floresta Amaznica. O bioma caracterizado por tipos especficos de vegetao, como a caatinga, o cerrado entre outros. cortado por trs das maiores bacias hidrogrficas da Amrica do Sul, com ndices pluviomtricos regulares que lhe propiciam biodiversidade. Originalmente ocupava uma rea superior a 2 milhes de km, cerca de 23% do territrio brasileiro, abrangendo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois, Minas Gerais, Piau, o Distrito Federal, Tocantins e parte dos estados da Bahia, Cear, Maranho, So Paulo, Paran e Rondnia. Ocorre tambm em outras reas nos estados de Roraima, Par, Amap e Amazonas.

Clima e Hidrografia

Situado a 19 40' de latitude sul, o cerrado est a apenas 835 metros acima do nvel do mar. Apesar de abranger uma extensa rea, a regio de cerrado apresenta clima bastante regular, classificado como continental tropical semi-mido. A temperatura mdia de 25C, registrando mximas de 40C no vero. A estao seca comea em abril e continua at setembro. Nesta estao os ventos predominantes so de leste ou de sudeste e as tempestades so muito raras. Os meses mais frios so junho e julho, com temperaturas que variam de 20 a 10C. Em agosto a temperatura mais alta. Os meses mais chuvosos so novembro, dezembro e janeiro. As precipitaes em mm variam para diversas localidades: Formosa (GO), 1.592 mm; em Cuiab, 1.425 mm, em Corumb, 1.114 mm. Ocorre vegetao de cerrado na Amaznia, no Nordeste, no Brasil Central, onde h uma estao seca que pode perdurar de 4 a 5 meses, ocorrendo chuvas nos meses restantes, num total que oscila em torno dos 1.400 - 1.500 mm, mas ocorre tambm no Sudeste e no Sul, com precipitaes um pouco menores, embora com temperaturas mdias muito inferiores, havendo mesmo possibilidades de geadas freqentes e rigorosas. Um dos fatores limitantes no Cerrado a deficincia hdrica, que ocorre devido m distribuio das chuvas, intensa evapotranspirao e s caractersticas dos solos que apresentam baixa capacidade de reteno de gua e alta velocidade de infiltrao. O regime de precipitao da regio apresenta uma oscilao unimodal com a poca chuvosa concentrada no perodo de dezembro a maro e a mais seca de junho a agosto. Esta diferena fsico-climtica da Regio dos Cerrados tem forte influncia na distribuio dos recursos hdricos. Zonas hidrolgicas homogneas esto estreitamente associadas a regies fsico-climticas tambm homogneas. O escoamento superficial em uma bacia hidrogrfica influenciado pelo clima, relevo, vegetao e pela natureza e estado de saturao do solo e subsolo. A rede hidrogrfica dos Cerrados apresenta caractersticas bastante diferenciadas, em funo da sua localizao, extenso territorial e diversidade fisiogrfica. Situada sobre o grande arqueamento transversal que atravessa o Brasil Sudeste e Central, a regio abrange um grande divisor de guas, que separa os maiores sistemas hidrogrficos do territrio brasileiro. Ao sul, abrange parte da bacia do Paran; a sudeste, o Paraguai; ao norte, a Bacia Amaznica; a nordeste, Parnaba e a leste, o So Francisco.O regime fluvial dos rios da regio encerra, nestas condies, notveis diferenas nas caractersticas fsicas de suas bacias de drenagem e nas diversas influncias climticas a que esto submetidas. Com relao s guas subterrneas, os mesmos fatores fsicoclimticos influenciam sua ocorrncia.

Geologia, Relevos e Solos

Os pontos mais elevados do Cerrado esto na cadeia que passa por Gois em direo sudeste-nordeste: o Pico Alto da Serra dos Pirineus, com 1.600 metros de altitude, a Chapada dos Veadeiros, com 1.250 metros de altitude, e outros pontos com elevaes consideradas que se estendem em direo noroeste; a Serra do Jernimo e outras serras menores, com altitudes entre 500 e 800 metros de altitude. Seus terrenos so um tanto que acidentados, com poucas reas planas. Nos morros mais altos so encontrados muitos pedregulhos, argila com incluses de pedras e camadas de areia. Outra formao constituda por afloraes de rochas calcreas, com fendas, grutas e cavernas em diferentes tamanhos. Por cima das rochas, h uma vegetao silvestre. Possui campos e vales com vegetao bem caracterstica, e h ainda uma mata ciliar rodeando riachos e lagoas. Os solos apresentam-se intemperizados, devido alta lixiviao e possuem baixa fertilidade natural. Possuem grandes reas, com a seguinte classificao: latossolo (escuro, vermelho-amarelo, roxo), areias, cambissolos, solos (concrecionrios, litlicos) e lateritas hidromrficas. Em pequenas reas ocorrem grupos de solos: podzlico (vermelho-amarelo), glei hmico, solos orgnicos e terras roxas estruturadas (distrfico e eutrfico). O solo do cerrado apresenta pH cido, variando de 4,3 a 6,2. Possui elevado contedo de alumnio, baixa disponibilidade de nutrientes, como o fsforo, o clcio, o magnsio, o potssio, matria orgnica, zinco, argila, compondo-se de caulinita, goetita ou gibsita. O solo bem drenado, profundo e com camadas de hmus. As estruturas do solo do cerrado so em algumas partes bem degradadas devido s atividades agrcolas e pastagens, sendo recuperado com reflorestamento de espcies de Eucalyptus, associado com plantio de milho e feijo, alm de caf, freij, manioba e palma. E a regenerao artificial feito com espcies de Acacia, Agathis, Araucaria, Cassia, Cedrela, Cupressus, Pinus, Podocarpus, Terminalia, entre outras.

Flora

A Velame-branco (Macrosymphonia velame; B Caliandra ou Flor-do-cerado (Calliandra dysantha); C Ruibarbo (Trimezia juncea); D - Jarinha (Aristolo chia clausenii); E Murici (Byrsonima sp.); F Canela-de-ma (Vellozia squamata)

A cobertura vegetal do Cerrado a segunda mais importante do Brasil. Abrange aproximadamente 1.750.000 km, que corresponde a cerca de 20% do territrio nacional. Apresenta as mais diversas formas de vegetao, desde dos campos sem rvores, ou arbustos, at o cerrado lenhoso denso com matas ciliares. O Cerrado brasileiro reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade com a presena de diversos ecossistemas, riqussima flora com mais de 10.000 espcies de plantas, com 4.400 endmicas desse bioma. classificado como tendo formaes vegetativas primitivas, com quatro divises: matas, campos, brejos e ambientes midos com plantas aquticas. As matas ocupam as depresses, vales e cursos de guas e possuem poucas epfitas. Os campos cobrem a maior parte do territrio, denominada campestre. essencialmente coberto por gramneas, com rvores e arbustos. tambm subdividido em campo de cerrado, campo de limpo, que se diferenciam na formao do terreno e na composio do solo, com declives ou planos. A vegetao de brejos composta por gramneas, ciperceas, arbustos, pequenas rvores isoladas, algumas ervas, entre outras diversidades de espcies. As rvores mais altas do cerrado chegam a 15 metros de altura e formam estruturas irregulares. Apenas nas matas ciliares as rvores ultrapassam 25 metros e possuem normalmente folhas pequenas e decduas. Nos chapades arenosos e nos quentes campos rupestres do Cerrado, esto as mais exuberantes e exticas bromeliceas, cactos e orqudeas, contando com centenas de espcies endmicas. E ainda existem espcies desconhecidas, que devido ao antrpica do homem podem ser destrudas antes mesmo de serem catalogadas.

As rvores do cerrado so muito peculiares, com troncos tortos, cobertos por uma cortia grossa, cujas folhas so geralmente grandes e rgidas. Muitas plantas herbceas tm rgos subterrneos para armazenar gua e nutrientes. Cortia grossa e estruturas subterrneas podem ser interpretadas como algumas das muitas adaptaes desta vegetao s queimadas peridicas a que submetida, protegendo as plantas da destruio e capacitando-as para rebrotar aps o fogo. As prprias queimadas, freqentes neste tipo de bioma, so mal interpretadas. Na verdade, as queimadas peridicas (com intervalos maiores do que 5-7 anos) j aconteciam no Cerrado antes da chegada do ser humano. H, inclusive, vrias espcies de plantas que s germinam aps as queimadas. Mas as queimadas intensas, feitas a cada um ou dois anos pelos pecuaristas, so extremamente nocivas ao Cerrado.

Fogo no Cerrado
Um dos fatores ecolgicos mais importantes do cerrado o fogo. Ele pode ser gerado de diversas formas naturais, mas a principal delas so as descargas eltricas. Os incndios diminuem a densidade do cerrado, prejudicando o incremento do material lenhoso e favorecendo a expanso das plantas herbceas. Outra hiptese, de maior aceitao, considera o cerrado uma vegetao clmax, que no se torna uma floresta devido s condies de clima e solo existentes, tendo o fogo um papel secundrio. De acordo com a segunda hiptese, a falta de nutrientes essenciais e a grande presena de alumnio so as responsveis pela fisionomia caracterstica dos cerrados.

Fauna

Nos vrios hbitats naturais, desde o campo aberto, o campo limpo, o campo sujo, campo cerrado com formaes arbreas, o cerrado, o campo mido, a vereda e a mata ciliar, o cerrado apresenta diversidade em espcies. Toda esta riqueza de ambientes, com vrios recursos ecolgicos, abriga comunidades de animais, com diversas espcies

e uma grande abundncia de indivduos, alguns com adaptaes especializadas para explorar recursos especficos de cada um desses hbitats. No ambiente do Cerrado so conhecidas, at o momento, 1.575 espcies animais, formando o segundo maior conjunto animal do planeta. Cerca de 50 das 100 espcies de mamferos (pertencentes a cerca de 67 gneros) esto no cerrado. Apresenta tambm 837 espcies de aves; 150 de anfbios, das quais 45 so endmicas; 120 espcies de rpteis, das quais 45 endmicas; apenas no Distrito Federal, h 90 espcies de cupins, 1.000 espcies de borboletas e 500 de abelhas e vespas. Devido grande ao antrpica do homem e a suas atividades, o cerrado passou por grandes modificaes, alterando os diversos hbitats, e conseqentemente apresentando espcies ameaadas de extino, como o tamandu-bandeira, o macaco, a anta, o loboguar, o pato-mergulho e o falco-de-peito-vermelho, o tatu-bola, o tatu-canastra, o cervo, o cachorro-vinagre, a ona-pintada, a ariranha e a lontra.

Degradao do Cerrado
At a dcada de 1950, os Cerrados mantiveram-se quase inalterados. A partir da dcada de 1960, com a interiorizao da capital e a abertura de uma nova rede rodoviria, largos ecossistemas deram lugar pecuria e agricultura extensiva, como a soja, arroz e ao trigo. Tais mudanas se apoiaram, sobretudo, na implantao de novas infraestruturas virias e energticas, bem como na descoberta de novas vocaes desses solos regionais, permitindo novas atividades agrrias rentveis, em detrimento de uma biodiversidade at ento pouco alterada. Durante as dcadas de 1970 e 1980 houve um rpido deslocamento da fronteira agrcola, com base em desmatamentos, queimadas, uso de fertilizantes qumicos e agrotxicos, que resultou em 67% de reas do Cerrado "altamente modificadas", com voorocas, assoreamento e envenenamento dos ecossistemas. Resta apenas 20% de rea em estado conservado. A partir da dcada de 1990, governos e diversos setores organizados da sociedade debatem como conservar o que restou do Cerrado, com a finalidade de buscar tecnologias embasadas no uso adequado dos recursos hdricos, na extrao de produtos vegetais nativos, nos criadouros de animais silvestres, no ecoturismo e outras iniciativas que possibilitem um modelo de desenvolvimento sustentvel e justo. Atualmente as unidades de conservao federais no Cerrado compreendem: dez Parques Nacionais, trs Estaes Ecolgicas e seis reas de Proteo Ambiental.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-cerrado/cerradobrasileiro.php

You might also like