You are on page 1of 2

Estrutura do Universo

O Universo formado essencialmente por estrelas. Os pequenos pontos de luz que vemos, na verdade so sistemas binrios de estrelas nomeadamente estrelas duplas. Outras so estrelas isoladas que normalmente esto acompanhadas por sistemas planetrios, o Sol exemplo disso. A Terra pertence ao Sistema Solar que se situa num brao da Via Lctea, uma galxia em espiral pois tem braos nos bordos que rodeiam em espiral a parte central em forma de disco bojudo. A Via Lctea uma galxia formada por milhares de milhes de estrelas, por este motivo, esta apresenta a forma de uma mancha esbranquiada. Algumas estrelas conseguimos ver a olho nu mas a maioria no conseguimos ver por estarem muito distantes. As galxias mais prximas de ns so a Grande Nuvem de Magalhes e a Pequena Nuvem de Magalhes, visveis no Hemisfrio Sul. Por sua vez, a Via Lctea pertence ao Enxame Local que um exemplo de um enxame de galxias e este localiza-se no conjunto de exames, superenxame de Virgem. Por entre as estrelas, com ou sem sistemas planetrios, encontram-se nebulosas, que so manchas difusas e algumas so brilhantes mas essencialmente so grandes nuvens gasosas formadas essencialmente por hlio e hidrognio, tambm se encontram entre as estrelas, poeiras interestelares que so gros de matria slida espalhados pelo espao interestelar e alm disso, buracos negros que se pensa serem originados por restos de estrelas ou cadveres de estrelas.

Posio da Terra no Universo


Antigamente pensava-se que a Terra estava no centro de tudo, uma teoria defendida por Aristteles e Ptolomeu, qual se chama de Teoria Geocntrica. Actualmente sabe-se que o Sol que est no centro graas s importantes observaes astronmicas e os trabalhos de cientistas como Nicolau Coprnico, Johannes Kepler e Galileu Galilei que defenderam a teoria heliocntrica. Alm disso, cientistas aplicando a teoria da Relatividade de Einestein ao Universo, concluram que este est em constante expanso, esta ideia, posteriormente, foi confirmada por dados observacionais.

Na mesma altura, descobriu-se que a maioria das galxias afastam-se umas das outras e que quanto mais distantes esto umas das outras, mais depressa se afastam.

Teoria do Big Bang


A expanso do Universo a primeira prova a favor do Big Bang porque se h afastamento entre galxias, a densidade ser cada vez menor, o que nos leva a pensar que se recuasse-mos no tempo, veramos as galxias muito prximas, a densidade e a temperatura maior. Logo chegaramos a um estado primordial de enorme densidade e temperatura, a partir do qual o Universo s ter entrado em expanso explosiva, a esta teoria chama-se de Teoria do Big Bang. Alm disso, existe outra prova, o facto de existir radiao csmica de microondas pois o espao criado pelo Big Bang encheu-se de radiao altamente energtica e quando se expandiu, a radiao foi diminuindo e chegou at ns como radiao de muito fraca energia, denominada por radiao de microondas. A terceira prova o facto de existir uma grande abundncia relativa dos elementos no Universo. Apesar de ser aceite pela maioria da comunidade cientfica actual, h quem questione a Teoria do Big Bang porque no responde a perguntas como: Por que ocorreu o Big Bang? entre outras.

Outras Teorias
Existe uma teoria que defende que o Universo se expandir para sempre, pois as galxias iro se sempre afastar umas das outras, qual se chama de Teoria da Expanso Permanente. Segundo uma outra teoria chamada Teoria do Universo Oscilante, que prev que acontecer o inverso da primeira teoria, o Universo diminuir de tamanho e as galxias passaro a aproximarem-se, chegando at mesmo a inverter o sentido do seu movimento, o que originar, o que os cientistas chamam de Big Cruch a que poder seguir-se um novo Big Bang, recomeando tudo de novo. Uma terceira teoria rejeita o Big Bang e defende que o Universo se expande porque se cria nova matria pois enquanto as galxias se afastam uma das outras, ocorre formao de novas galxias e logo existe formao contnua de nova matria para compensar a diluio provocada pela expanso e que portanto continua sempre igual, a Teoria do Estado Estacionrio.

You might also like