You are on page 1of 10

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3a REGIO

Novembro/2009

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade Psicologia


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova R17, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver os Cadernos de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova R17, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado abaixo. (B) O sucesso da democracia nas sociedades industriais trouxe inegveis benefcios a amplos setores antes excludos da tomada de decises; contudo, provocou tambm a perda de identidades grupais que tinham sido essenciais nos sculos anteriores. A conscincia de pertencer a determinada comunidade camponesa, ou famlia tradicional e poderosa, ou confraria, ou cidade, ficou esmagada pelo conceito de cidadania que homogeneza todos os indivduos. Novos recortes surgiram partido poltico, condio econmica, seita religiosa etc. mas to maleveis e mutveis que no substituram todas as funes sociais e psicolgicas do velho sentimento grupal. O futebol inseriu-se exatamente nessa brecha aberta pela industrializao ao destruir os paradigmas anteriores. O antroplogo ingls Desmond Morris vai mais adiante e prope que se veja no mundo do futebol um mundo de tribos. Sem dvida o sentimento tribal muito forte, acompanha o indivduo por toda vida e mesmo alm dela. o que mostra no Brasil a prtica de alguns serem sepultados em caixo com o smbolo do clube na tampa. [...] A atuao do torcedor no rito do futebol no em essncia muito diferente da atitude das populaes tribais que, por meio de pinturas corporais, cantos e gritos, participam no rito das danas guerreiras. No descabido, portanto, falar em tribo no futebol, porm no parece a melhor opo. Tribo grupo tnico com certo carter territorial, o que no se aplica ao futebol, cujos torcedores so de diferentes origens e esto espalhados por vrios locais. Tribo sociedade sem Estado, e o futebol moderno desenvolve-se obviamente nos quadros de Estados nacionais. Talvez seja prefervel falar em cl. Deixando de lado o debate tcnico sobre tal conceito, tomemos uma definio mnima: cl um grupo que acredita descender de um ancestral comum, mais mtico que histrico, contudo vivo na memria coletiva. Ainda que todo clube de futebol tenha origem concreta e mais ou menos bem documentada, com o tempo ela tende a ganhar ares de lenda, que prevalece no conhecimento do torcedor comum sobre os dados histricos. nessa lenda, enriquecida por feitos esportivos igualmente transformados em lenda, que todos os membros do cl orgulhosamente se reconhecem. [...] O cl tem base territorial, mas quando precisa mudar de espao (jogar em outro estdio) no se descaracteriza. Em qualquer lugar, os membros do cl se reconhecem, dizia o grande socilogo e antroplogo Marcel Mauss, pelo nome, braso e totem.
(Hilrio Franco Jnior. A dana dos deuses. So Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 213-215)

1.

De acordo com o texto, (A) as caractersticas coletivas do futebol moderno podem prejudicar o reconhecimento de um territrio especfico e particular, como o de um clube. o futebol moderno veio substituir, em grande parte, os laos pessoais de pertencimento a determinados grupos sociais. o esporte resultou das alteraes nos regimes polticos surgidos ao longo do tempo em diversas sociedades. o conceito de cidadania sofreu evoluo nem sempre favorvel a certos grupos sociais, por descaracterizar suas normas tradicionais. a industrializao e a consequente urbanizao apoderaram-se de modelos tradicionais de comportamento, especialmente nos esportes.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

2.

Considere as afirmativas seguintes:

I. Identifica-se no texto uma diferenciao nas caractersticas de certos grupos nas sociedades primitivas.

II. Especialistas divergem na classificao dos grupos


de torcedores de futebol, a partir de seu comportamento.

III. Hbitos tradicionais resultantes de sociedades primitivas marcam o comportamento dos torcedores dos clubes de futebol. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I, apenas. III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

_________________________________________________________

3.

A afirmativa do antroplogo Marcel Mauss, reproduzida no final do texto, (A) empregada como embasamento para a preferncia pelo termo cl como definio do agrupamento de torcedores dos clubes de futebol. torna pouco aceitvel o termo tribo para identificar os grupos de torcedores, pois eles nem sempre reconhecem a verdade na histria dos clubes. mostra que a identificao do torcedor com o nome do clube vem desde as primeiras tribos que se organizaram em territrios demarcados. busca justificar a constatao de que as atitudes dos torcedores modernos se aproximam dos ritos tribais, com cantos e gritos. possibilita desconsiderar a associao de grupos de torcedores a cls devido origem real e documentada, por trmites legais, dos clubes de futebol.
TRT3R-Conhecimentos Gerais1

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova R17, Tipo 001


4. Identifica-se relao de causa e consequncia, respectivamente, no segmento: (A) A conscincia de pertencer a determinada comunidade camponesa (...) ficou esmagada pelo conceito de cidadania... Novos recortes surgiram (...), mas to maleveis e mutveis que no substituram todas as funes sociais e psicolgicas do velho sentimento grupal. Sem dvida o sentimento tribal muito forte, acompanha o indivduo por toda vida e mesmo alm dela. No descabido, portanto, falar em tribo no futebol, porm no parece a melhor opo. O cl tem base territorial, mas quando precisa mudar de espao (jogar em outro estdio) no se descaracteriza. 8. ... que prevalece no conhecimento do torcedor comum soo bre os dados histricos. (3 pargrafo) A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) (B) (C) (D) (E) ... que homogeneza todos os indivduos. ... o sentimento tribal muito forte ... ... acompanha o indivduo por toda vida ... ... que (...) participam no rito das danas guerreiras. ... e esto espalhados por vrios locais.

(B)

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

9.

5.

Est correta a transcrio, com outras palavras, sem prejuzo para a correo e o sentido do texto, da expresso: (A) (B) (C) (D) antes excludos da tomada de decises (1 pargrafo) = afastados de incio por atitudes autoritrias. a perda de identidades grupais (1 pargrafo) = a identificao geral nos grupos.
o o

Cl um grupo que acredita descender de um ancestral comum, mais mtico que histrico, contudo vivo na o memria coletiva. (3 pargrafo) Uma nova redao, clara e correta, na qual se mantm o sentido original da afirmativa acima est em: (A) O cl, como grupo ligado por misticismo e histria, comea com algum de vida comum, o ancestral escolhido por sua descendncia. Os descendentes de um ancestral comum formam o grupo que identifica como cl, que as caractersticas so permanentes e vivas. A crena em um ancestral comum, de permanente memria, cuja vida adquire foros mticos mais do que histricos, o que define o cl. Mesmo que permanea vivo na memria do grupo, o cl descende de um ancestral que, embora comum, se torna mais mtico do que histrico. A memria dos componentes do cl partem de um ancestral comum, que permanece vivo na histria e na mtica do grupo.

nessa brecha aberta pela industrializao (1 pargrafo) = nos problemas trazidos pela indstria. grupo tnico com certo carter territorial (3 pargrafo) = presena de uma nacionalidade em espao determinado. enriquecida por feitos esportivos (3 pargrafo) = alimentada por aes de destaque no esporte.
o o

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

6.

partido poltico, condio econmica, seita religiosa etc. (1 pargrafo) O segmento isolado pelos travesses denota, no texto, (A) (B) (C) (D) (E) transcrio exata de informaes obtidas em outros autores. redundncia intencional, para valorizar a descaracterizao grupal. enumerao esclarecedora de uma expresso anterior. realce de uma ideia central, com a pausa maior inserida no contexto. ressalva importante, de sentido explicativo, ao desenvolvimento anterior. (E)
o

(D)

_________________________________________________________

10.

Deixando de lado o debate tcnico sobre tal conceito, o tomemos uma definio mnima ... (3 pargrafo) O verbo cuja flexo idntica do grifado acima est tambm grifado na frase: (A) Esperemos, todos, que nossos valorosos jogadores se consagrem campees nesta temporada. Sabemos agora que a deciso final do campeonato se transformar em uma grande festa. Pretendemos, ns, torcedores, visitar as dependncias do clube ainda antes das reformas. Queremos que alguns dos trofus conquistados pelo clube fiquem expostos ao pblico. Reconhecemos, embora constrangidos, que os jogadores no fizeram hoje uma boa partida. 3

_________________________________________________________

7.

O sucesso da democracia nas sociedades industriais trouxe inegveis benefcios a amplos setores antes excludos... (incio do texto) O mesmo tipo de complemento grifado acima NO ocorre APENAS em: (A) (B) (C) (D) (E) da tomada de decises. a perda de identidades grupais. pelo conceito de cidadania. um mundo de tribos. no conhecimento do torcedor comum.

(B)

(C)

(D)

(E)

TRT3R-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova R17, Tipo 001


11. A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: (A) So vrios os animais que representam clubes, maneira de totens, como demonstrao das qualidades que inerente a todos os seus membros. O nome dos clubes de futebol devem ser significativos para a comunidade e costumam homenagear pases, continentes e atividades profissionais. O escudo dos clubes, usado na bandeira e na camisa dos jogadores, constitui o sinal de reconhecimento para o grupo social que se estabelece em seu entorno. O orgulho de pertencer a um clube se estende a qualquer objetos relacionados a ele, como bandeiras, camisas, bons, que os identifica. No braso de um clube ressalta as cores, impressa nos uniformes dos atletas, que vai desempenhar papel central na identidade comunitria. 13. Noes de Direito Constitucional Considere:

I. Atos do Congresso Nacional destinados ao trata(B) mento de matrias de sua competncia exclusiva, para as quais a Constituio dispensa a sano presidencial, disciplinando, de regra, matria externa aos rgos do Poder Legislativo.

(C)

II. Espcie normativa que disciplina matria especialmente reservada pelo texto constitucional e exige maioria absoluta para a sua aprovao.

(D)

Esses atos normativos, dizem respeito, respectivamente, (A) resoluo e emenda constitucional.

(E)

(B)

resoluo e lei ordinria.

_________________________________________________________

12.

A localizao do escudo no lado esquerdo da camisa no casual. O escudo do clube se localiza acima do corao do jogador. fato comum o jogador beijar o escudo da camisa aps marcar um gol ou conquistar um ttulo.

(C)

lei delegada e ao decreto legislativo.

(D)

ao decreto legislativo e emenda constitucional.

(E)

ao decreto legislativo e lei complementar.

_________________________________________________________

14. As frases acima se organizam em um nico perodo, com clareza, correo e lgica, em: (A) O escudo do clube que se localiza acima do corao do jogador, no lado esquerdo da camisa, no casual, tanto que comum o jogador beijar o escudo, se marcar um gol ou vai conquistar um ttulo.

Em relao Justia do Trabalho, certo que (A) o Conselho Superior da Justia do Trabalho exerce, dentre outras funes, a superviso oramentria, como rgo central do sistema e com decises de efeito vinculante, e funcionar junto ao Tribunal Superior do Trabalho.

(B) (B) Sendo comum o jogador beijar o escudo da camisa conquanto marque um gol ou na conquista de um ttulo, sua localizao no lado esquerdo da camisa no casual, acima do corao do mesmo. A localizao do escudo do clube no lado esquerdo da camisa, acima do corao do jogador, e no por acaso que fato comum o jogador beijar o escudo da camisa aps marcar um gol ou conquistar um ttulo. fato comum o jogador beijar o escudo do clube, que se localiza no casualmente no lado esquerdo da camisa, bem acima do seu corao, aps marcar um gol ou conquistar um ttulo. Localizado o escudo no lado esquerdo da camisa, o que no casual e bem acima do corao do jogador, sendo comum o mesmo beijar o escudo da camisa depois que marcar um gol ou conquistar um ttulo. (C)

o Tribunal Superior do Trabalho compe-se de vinte e sete Ministros escolhidos entre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, indicados pelo Conselho Superior da Justia do Trabalho.

(C)

as Escolas de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho funcionaro junto aos respectivos Tribunais Regionais do Trabalho, cuja direo ser supervisionada pelo Conselho Nacional de Justia.

(D)

(D)

o quinto constitucional, formado por juzes do Trabalho, advogados que atuam na rea trabalhista e membros do Ministrio Pblico do Trabalho, prprio dos Tribunais Regionais do Trabalho, no sendo aplicvel ao Tribunal Superior do Trabalho.

(E)

(E)

os Tribunais Regionais do Trabalho compem-se de no mnimo onze juzes, dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta anos, indicados pelo Tribunal Superior do Trabalho.
TRT3R-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova R17, Tipo 001


15. Tendo em vista os direitos individuais e coletivos, considere as assertivas abaixo:
18.

De acordo com a Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, tm legitimidade para interpor recurso administrativo (A) os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo, em relao a direitos individuais, e, em se tratando de direitos difusos, aqueles direta ou indiretamente afetados pela deciso recorrida. apenas os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo. as associaes, no tocante a direitos individuais e interesses coletivos. apenas os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo e, em relao a interesses difusos e coletivos, o Ministrio Pblico. os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo, bem como aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida. Regimento Interno do TRT da 3a Regio

I. O princpio da igualdade veda que a lei estabelea


tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distines de grupo, de sexo, de profisso, de condio econmica ou de idade, entre outras.

II. No se pode cogitar de ofensa ao princpio da


igualdade quando as discriminaes so previstas no prprio texto constitucional.

(B) (C) (D)

III. O princpio constitucional da isonomia no autoriza


o Poder Judicirio a estender vantagens concedidas a um grupo determinado de indivduos a outros grupos no contemplados pela lei. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(E)

I e II. I e III. II. II e III. III.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Ateno:

Noes de Direito Administrativo 16. A prtica de atos administrativos, balizando-se pelo princpio da legalidade a que se encontra submetida a Administrao Pblica, traz como consequncia a (A) submisso da Administrao lei, sem importar, contudo, a supresso do juzo de convenincia e oportunidade para a prtica de atos discricionrios. impossibilidade de praticar atos discricionrios que no decorram de autorizao legal especfica. competncia irrestrita do Poder Legislativo para dispor sobre matrias de competncia do Poder Executivo. possibilidade de praticar quaisquer atos, inclusive de disposio de bens, que no contem com proibio legal expressa. necessidade de prvia aprovao legislativa para a celebrao de contratos administrativos. 19.

As questes de nmeros 19 a 20 referem-se ao Regimento Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 3a Regio.

Considere:

I. Posse. II. Idade. III. Tempo de servio na magistratura do Trabalho na


3 Regio.
a

(B) (C)

IV. Tempo de servio pblico. V. Classificao no concurso. VI. Data da publicao do ato de nomeao ou de
promoo. A antiguidade dos Magistrados ser determinada, sucessivamente, pelas condies constantes em (A) (B) (C) (D) (E) 20.

(D)

(E)

I, II, V, IV, VI e III. I, VI, III, V, IV e II. II, V, VI, I, IV e III. I, II, III, V, IV e VI. V, II, I, IV, III e VI.

_________________________________________________________

17.

De acordo com a Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, o dever da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios (A) pode ser exercido a qualquer tempo, no se operando a decadncia. decai em cinco anos, contados da intimao do interessado, salvo comprovada m-f. decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. decai em 10 anos, contados da prtica do ato, ou em cinco anos contados da intimao do interessado, o que ocorrer primeiro, salvo comprovada m-f. pode ser exercido a qualquer tempo, desde que respeitados os direitos patrimoniais j adquiridos pelos destinatrios.

_________________________________________________________

(B)

Julgar, originariamente, os mandados de segurana impetrados contra os atos do Presidente e julgar, originariamente, os mandados de segurana contra atos praticados pelos membros de Comisso de Concurso so de competncia do (A) Tribunal Pleno e do rgo Especial, respectivamente. rgo Especial e do Tribunal Pleno, respectivamente. rgo Especial, exclusivamente. Tribunal Pleno, exclusivamente. rgo Especial e da Corregedoria, respectivamente. 5

(C)

(D)

(B)

(C) (D) (E)

(E)

TRT3R-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova R17, Tipo 001


25. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. Segundo a classificao de transtornos mentais e de comportamento da CID-10, a diferenciao entre transtorno obsessivo-compulsivo e um transtorno depressivo pode ser difcil porque esses dois tipos de sintomas muito frequentemente ocorrem (A) (B) (C) (D) (E) atenuados. separados. ocasionalmente. alternados. juntos. (A) a comunicao de resultados obtidos em atendimentos similares, orientao sobre o caso e sobre o encerramento do processo. o levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e a definio das hipteses iniciais e dos objetivos do exame. o planejamento, seleo e utilizao de instrumentos de exame psicolgico. o levantamento qualitativo e quantitativo de dados. a integrao de dados e informaes e formulao de inferncias pela integrao dos dados, tendo como pontos de referncia as hipteses iniciais e os objetivos do exame. Existem nveis de gravidade do retardo mental. O retardo mental em que o QI de 50-55 at aproximadamente 70 corresponde ao retardo mental (A) (B) (C) (D) (E) grave. moderado. leve. profundo. intenso.

_________________________________________________________

26.

Segundo Jurema Alcides Cunha, o primeiro passo do diagnstico num modelo psicolgico de natureza clnica

_________________________________________________________

22.

O Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que a caracterstica essencial do Transtorno Psictico Breve consiste em uma perturbao que envolve o incio sbito de pelo menos um dos seguintes sintomas psicticos positivos: delrios, alucinaes, discurso desorganizado, ou comportamento amplamente desorganizado ou (A) (B) (C) (D) (E) catatnico. depressivo. fbico. perverso. manaco.

(B)

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

23.

A caracterstica essencial do Transtorno da Personalidade Boderline um padro global de instabilidade dos relacionamentos interpessoais, da autoimagem e dos afetos, e acentuada impulsividade que comea no incio da (A) adolescncia e est presente nos momentos de maior ansiedade. idade adulta e est presente em uma variedade de contextos. adolescncia e depois os sintomas so reduzidos. terceira idade, quando as funes gerais decrescem. infncia e est presente em outros momentos importantes do ciclo evolutivo.

27.

Bateria de testes designa um conjunto de testes ou de tcnicas includos no processo psicodiagnstico para fornecer subsdios que permitam confirmar ou infirmar (A) (B) (C) (D) (E) os pressupostos aplicados na sentena. as hipteses finais, atendendo ao objetivo do cliente. os modelos tericos aplicados parte. os modelos ticos e morais aplicados aliana. as hipteses iniciais, atendendo ao objetivo da avaliao.

(B)

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

28.

_________________________________________________________

24.

A fobia social caracteriza-se por (A) pelo menos 6 meses de ansiedade e preocupao excessivas e persistentes com as necessidades e temores de outras pessoas. agorafobia e sintomas tipo fisiolgicos sem um histrico de sintomas gstricos. obsesses (que causam acentuada ansiedade ou sofrimento social) e/ou compulses (que servem para neutralizar a ansiedade). ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposio a certos tipos de situaes sociais ou de desempenho, frequentemente levando ao comportamento de esquiva. sintomas proeminentes de ansiedade, considerados como sendo a consequncia fisiolgica direta de uma droga de abuso, utilizada em grupo.

Sigmund Freud props trs componentes bsicos estruturais da psique. A parte do aparelho psquico que est em contato com a realidade externa e tem a tarefa de garantir a sade, segurana e sanidade da personalidade o (A) (B) (C) (D) (E) ego. id. superego. alterego. consciente pessoal.

(B)

(C)

_________________________________________________________

29.

(D)

O arqutipo central (arqutipo da ordem e totalidade da personalidade) foi chamado por Carl Gustav Jung de (A) (B) (C) (D) (E) Persona. Self. Animus. Anima. Sombra.
TRT3R-Anal.Jud-Psicologia-R17

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova R17, Tipo 001


30. Wilhelm Reich descobriu que (A) (B) (C) aprisionam-se as emoes (prazer, raiva, ansiedade) por meio do trabalho com o corpo. o ganho da couraa muscular liberta considervel energia libidinal e auxilia o processo de psicanlise. cada atitude de carter tem uma atitude fsica correspondente e que o carter do indivduo expresso no corpo em termos de rigidez muscular ou couraa muscular. a tenso crnica pode ser incrementada por completo s depois que a emoo engarrafada expressa. traos de carter so sintomas neurticos porque so experienciados como familiares ao indivduo. 34. Frederick S. Perls sugere que, na Gestalt-terapia, o terapeuta basicamente uma tela de projeo na qual o paciente v seu prprio potencial ausente, e que a tarefa da terapia (A) recuperar o intelecto subvalorizado e subutilizado em nossa sociedade. identificar processos relacionados constituio da persona. dissolver couraas conscientes e inconscientes. tratar intelectualmente processos que atuam subliminarmente. a recuperao deste potencial do paciente.

(B)

(C) (D)

(D)

(E)

(E) 35.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

31.

Carl Rogers, na perspectiva centrada no paciente, define a personalidade e a identidade como uma gestalt contnua e aponta que nossa personalidade torna-se visvel a ns por meio (A) da dinmica entre os processos conscientes e inconscientes. da percepo de nossas crenas. das experincias emocionais objetivas. do relacionamento com os outros. da percepo de nosso estilo nas vivncias passadas. 36. (E)

Entre os fatores teraputicos na terapia de grupo est o sentido de pertencer a um grupo e ter afinidade com seus membros, o que facilita a aceitao dos demais e dos aspectos inaceitveis de si prprio, alm de possibilitar o estabelecimento de relacionamentos mais profundos com os outros. Este fator nomeado de (A) (B) (C) (D) (E) catarse. recapitulao corretiva. coeso grupal. altrusmo. universalidade do problema.

(B) (C) (D)

_________________________________________________________

A terapia comportamental utiliza uma variedade de tcnicas. Entre elas est a terapia aversiva, que corresponde (A) ao pareamento de um estmulo aversivo com um comportamento indesejvel. estimulao de reforos positivos que podem levar ao enfraquecimento e ao desaparecimento de um comportamento adequado. absteno de realizao de rituais. remoo de algo desagradvel como forma de estimular o comportamento desejvel. demonstrao de um comportamento desejvel pelo terapeuta.

_________________________________________________________

32.

As terapias psicodinmicas buscam a mudana (A) essencialmente por meio do insight e da relao teraputica. nas teorias e nos princpios da aprendizagem para explicar o surgimento, a manuteno e a eliminao dos sintomas. em alguma relao interpessoal importante (divrcio, separao, incio de um novo relacionamento). (E) (D) na experincia primeva, revivida e ressignificada por meio de tcnicas de ao e prescries teraputicas. de condutas atpicas por meio de exerccios de reflexo que promovem o autoconhecimento. (B)

(B)

(C) (D)

(C)

_________________________________________________________

(E)

37.

_________________________________________________________

A terapia interpessoal uma terapia de tempo limitado, desenvolvida por Gerald Klerman e Myrna Weissmann na dcada de 70, para o tratamento da depresso cujos sintomas podem ocorrer particularmente quando h (A) (B) (C) (D) (E) uma crise profissional aguda. crenas discrepantes por parte do paciente. mudanas de papis, na ausncia de apoio social. tenses familiares decorrentes de traos psicticos. risco de suicdio.

33.

A terapia cognitivo-comportamental tem um enfoque (A) de durao no limitada, podendo transcorrer em quantas sesses forem solicitadas pelo paciente. baseado em modelos tericos nem sempre passveis de serem testados, que fornecem os elementos para a interveno. no-colaborativo, em que o paciente tem um papel ativo na identificao de suas metas subjetivas. no aqui e agora: as intervenes enfocam o presente, lidando com situaes atuais. fundamentado na retrao de habilidades, por meio da prtica de antigos padres de pensamento e comportamento.

(B)

_________________________________________________________

(C)

38.

Para Jos Bleger, o psiclogo clnico deve dedicar-se promoo da sade. Este autor introduz o termo (A) (B) (C) (D) (E) metapsicologia. mentes sadias. organizaes integradas. melhoria psquica. psico-higiene. 7

(D)

(E)

TRT3R-Anal.Jud-Psicologia-R17

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova R17, Tipo 001


39. O Art. 1, item d, do Cdigo de tica Profissional do Psiclogo estabelece que dever fundamental do psiclogo (A) no encaminhar a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuao. prestar servios profissionais em situaes de calamidade pblica ou de emergncia, sem visar a benefcio pessoal. compartilhar somente informaes no-relevantes para qualificar o servio prestado, resguardando o carter confidencial das comunicaes, assinalando a responsabilidade de quem as receber de preservar o sigilo. realizar atendimento no-eventual da criana, adolescente ou interdito, mesmo que no seja possvel obter autorizao de um de seus responsveis, observadas as determinaes da legislao vigente. considerar que no caso de no se apresentar um responsvel legal, realizar o atendimento mesmo que no seja possvel comunicar s autoridades competentes. 42. Coaching pode ser definido como um processo utilizado pela liderana quando se quer melhorar o comportamento no trabalho ou perfil do colaborador (BROCATO, 2003). Em outras palavras, pode-se dizer que uma forma de obter os resultados esperados desenvolvendo (A) (B) (B) (C) (C) (D) (E) as habilidades dos componentes de uma equipe e desta como um todo. a sinergia entre as pessoas nos diversos ambientes dos negcios (mercado interno e externo). uma atitude positiva para com os valores da empresa. uma ao de colaborao induzida entre gestor e colaborador. uma ao de colaborao conduzida pelo gestor e colaborador, com o apoio de um profissional da rea de sade da empresa.

(D)

_________________________________________________________

43.

(E)

A partir da Teoria das Relaes Humanas, todo o acervo de teorias psicolgicas acerca da motivao passou a ser aplicado dentro da empresa. Verificou-se que todo comportamento humano motivado e que a motivao, no sentido psicolgico, (A) uma energia inesgotvel que determina no s a satisfao, mas tambm o desejo de cada colaborador em cumprir suas atividades. a tenso persistente que leva o indivduo a alguma forma de comportamento visando satisfao de uma ou mais determinadas necessidades. inconsciente e que no h, no ambiente de trabalho, aes de motivao que possam ser adotadas sem a participao efetiva do colaborador, pois ele que indicar se sua necessidade foi ou no satisfeita. definida pelo ego, que aciona o superego para a definio dos estmulos que efetivamente sero aceitos para suprir as necessidades presentes. assumir poder sobre o trabalho, uma vez que no h como um indivduo no ambiente de trabalho se sentir satisfeito se no tiver o sentimento de liberdade de ao para exercer sua funo.

_________________________________________________________

(B) 40. O Cdigo de tica do psiclogo aponta, no Art. 20, que o psiclogo, ao promover publicamente seus servios, por quaisquer meios, individual ou coletivamente, (A) livre para utilizar o preo do servio como forma de propaganda. deve fazer previso taxativa de resultados. poder fazer divulgao sensacionalista das atividades profissionais, desde que tenha competncia para cumprir o prometido. no propor atividades que sejam atribuies privativas de outras categorias profissionais. informar seu sobrenome, o nmero de sua Carteira de Identidade e poder fazer referncia a ttulos ou qualificaes profissionais que se sinta vontade para faz-lo. (D)

(C)

(B) (C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

44.

(E)

Existem quatro fatores que condicionam o aparecimento dos chamados grupos informais: os interesses comuns; a interao provocada pela prpria organizao formal, os perodos de lazer e (A) (B) (C) (D) (E) a necessidade do ser humano em satisfazer suas necessidades de autorrealizao. as prticas de celebraes e comemoraes sociais. a dinmica dos negcios. o jogo poltico presente na relao empresarial. a flutuao do pessoal dentro da empresa.

_________________________________________________________

41.

O que tornou a Teoria de Maslow to importante e instrutiva para a administrao foi o seu reconhecimento da (A) importncia das empresas investirem nas necessidades bsicas de cada um dos seus colaboradores. habilidade que as necessidades possuem em disseminar a satisfao pessoal. inabilidade das necessidades j satisfeitas em motivar o comportamento. influncia dos fatores higinicos como fonte de satisfao das necessidades humanas. expectativa do colaborador para com a empresa que, se bem ajustada, trar resultados diferenciados para a corporao.

_________________________________________________________

45. (B)

A teoria de Expectativa de Victor Vroom apresenta trs conceitos: valncia, expectativa e fora. Valncia (A) (B) (C) (D) a fora objetiva que leva a alcanar metas no ambiente de trabalho. o grau em que a pessoa acredita ou espera que seus objetivos sejam atingidos. o grau em que a pessoa julga que seus resultados sero atingidos. a orientao afetiva em direo a resultados particulares. o grau de inteno que uma pessoa imprime para ter suas necessidades satisfeitas.
TRT3R-Anal.Jud-Psicologia-R17

(C)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova R17, Tipo 001


46. Em toda organizao formal existe uma hierarquia que divide a organizao em nveis de (A) (B) (C) (D) (E) comunicao. maturidade. capacidade de influncia. autoridade. potencial. (C) (D) (B) 51. O modelo tarefa-pessoas revela que a liderana um processo social (A) complexo, que abrange mltiplos comportamentos e que depende tanto do lder quanto dos liderados, entre outros fatores. que prev que lder e liderado atuem de forma a revelar seus motivadores para que possam interagir de forma aberta e franca no ambiente de trabalho. dinmico, que privilegia a recompensa financeira. sistmico, que flutua por diversas aes e reaes advindas da forma pela qual colaborador e gestor conseguem desenvolver maturidade para lidar com os conflitos inerentes execuo e cobrana dos trabalhos a serem realizados. dinmico, que evidencia conflitos que devem ser solucionados de forma rpida e sempre com foco dirigido ao alcance dos resultados estabelecidos pela organizao.

_________________________________________________________

47.

O tipo de organizao linha staff o resultado da combinao dos tipos de organizao (A) (B) (C) (D) (E) formal e ocasional. linear e funcional. clssica e neoclssica. autoritria e paternalista. multiprofissional e de governana corporativa.

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

52.

48.

A Administrao por Objetivos (APO) uma tcnica de direo de esforos por meio do planejamento e controle administrativo fundamentada no princpio de que, para atingir resultados, a organizao precisa (A) ajustar seu modelo de remunerao para um modelo flexvel que preveja o pagamento de bnus e/ou participao nos resultados. analisar o potencial de sua equipe visando garantir o alcance dos resultados a serem atingidos. analisar o risco legal da implantao deste sistema frente s exigncias do sindicato. definir sua misso e valores, para que possa cobrar dos colaboradores uma ao proativa em seus trabalhos. definir, antes, em que negcio est atuando e aonde pretende chegar.

Dificuldade de entender e processar mudanas ambientais; resistncia generalizada necessidade de mudana interna; dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; tendncia a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes; mais recursos dispendidos para cuidar da prpria organizao do que no desempenho da misso ou no atendimento dos clientes so sintomas de (A) socializao da cultura organizacional. disfunes da cultura organizacional. mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para manifestarem seus descontentamentos com os benefcios aplicados pela empresa. mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para sinalizarem suas insatisfaes quanto s polticas de remunerao praticadas pela empresa. fontes de informaes que devem ser analisadas pelos gestores da empresa, visando a adotar uma ao no grupo de trabalho para que possam apresentar resultados de trabalho mais homogneos, facilitando assim o desenvolvimento de boas prticas de trabalho percebidas pelo mercado.

(B)

(B) (C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

49.

Os autores do DO (Desenvolvimento Organizacional) adotam uma posio antagnica ao conceito tradicional da organizao, salientando as diferenas fundamentais existentes entre os sistemas (A) (B) (C) (D) (E) mecnicos e orgnicos. autnomos e diferenciais. fechados e semiabertos. autnomos e fechados. democrticos e autoritrios.

_________________________________________________________

53.

Os testes psicolgicos podem ser divididos em psicomtricos e de personalidade. Os testes psicomtricos so aqueles que medem as (A) caractersticas de personalidade que so adequadas para a realizao de um dado cargo. preferncias de personalidade dos candidatos visando a auxiliar o selecionador a escolher o melhor candidato para a vaga em aberto. aptides individuais, determinando um ndice comparado com escores ponderados e validados anteriormente. potencialidades presentes e latentes, visando a auxiliar o selecionador a garantir que o candidato ter sucesso e se manter durante um longo prazo de tempo na organizao. tendncias motivacionais de um candidato, visando a garantir sua adaptao dentro da cultura organizacional presente. 9

(B)

_________________________________________________________

50.

David McClelland identificou e estudou trs necessidades especficas, que se encaixam naquelas propostas por Maslow, ou que a elas acrescentam-se. Essas necessidades especficas so (A) (B) (C) (D) (E) sociais, estima e higinicas. sociais, estima e autorrealizao. realizao, poder e associao ou filiao. higinicas, sociais e afiliao. bsicas, intermedirias e superiores.

(C)

(D)

(E)

TRT3R-Anal.Jud-Psicologia-R17

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova R17, Tipo 001


54. Introverso foi um termo utilizado por Jung em 1910 para designar um "desligamento da libido (A) da esfera do superego que atua como opressor de atitudes que exigem a presena de uma ao extrovertida". da esfera do id para atualizar sentimentos revividos no presente". dos objetos do mundo interno e do seu resgate para o mundo inconsciente". dos objetos do inconsciente coletivo para acionar o processo de individuao". dos objetos do mundo externo e a sua retirada para o mundo interno do sujeito". (D) (E) (E) 57. Em uma organizao, o processo de aprendizagem pode ocorrer nos trs nveis: do indivduo, do grupo e da organizao. No nvel do grupo, a aprendizagem pode vir a constituir um processo (A) (B) (B) (C) social partilhado pelas pessoas do grupo. carregado de emoes positivas ou negativas, por meio de caminhos diversos. na compreenso e interpretao partilhados pelo grupo interno e externo organizao que o torna institucionalizado e se expressa em diversos artefatos organizacionais, como estrutura, regras e procedimentos. na aquisio e no desenvolvimento de habilidades fsicas para produes e aes. na aquisio e desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experincia passada.

(C)

(D)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

58. 55. Existem vrias tcnicas de seleo e treinamento. Aquelas relacionadas s tarefas do cargo, como um teste de digitao e a operao de uma empilhadeira, so classificados como (A) (B) (C) (D) (E) objetivas. psicodramticas. dinmicas de grupo. situcionais. projetivas.

possvel distinguir dois tipos de conhecimento no ambiente organizacional: o explcito e o tcito. Na viso de Spender (2001), tcito no significa conhecimento que no pode ser codificado, mas que ainda no foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tcito, no local de trabalho, apresenta trs componentes: consciente, automtico e (A) (B) (C) (D) (E) diversificado. integrativo. coletivo. espontneo. assimilado.

_________________________________________________________

59.

_________________________________________________________

56.

Como tcnica utilizada principalmente em programas de desenvolvimento gerencial, a avaliao 360 graus consiste em (A) inferir aes de melhoria para com o trabalho apresentado por todas as equipes envolvidas, focalizando de forma sistmica aes que fortaleam a integrao e o aumento da sinergia de todos os componentes da corporao para atingirem metas classificadas como de alta complexidade. identificar os principais problemas de comunicao dos gestores para com o mercado de trabalho. analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos lderes somente sob a tica dos seus colaboradores. analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos lderes somente sob a tica dos seus colaboradores e pares. coletar feedbacks dos comportamentos de liderana dos principais gestores no ambiente interno e externo da organizao.

Escanear o futuro para antecipar uma nova onda de tendncias, que permita incorporar prticas organizacionais que faam as pessoas trabalhar cada vez mais, melhor e mais rpido, uma preocupao constante. No por coincidncia, as empresas interessadas em projetos de educao corporativa so as que realizam esforos intensos para mapear suas competncias crticas e investem em gesto do conhecimento. Para o entendimento simplificado de competncia, ela resultante de trs fatores bsicos: (A) (B) (C) (D) (E) formao acadmica, experincia e motivao. performance, experincia e motivao. performance, motivao e preferncias organizacionais. conhecimentos, habilidades e atitudes. formao acadmica, experincia e valores.

(B)

_________________________________________________________

60. (C)

(D)

Uma explicao completa dos quatro nveis de avaliao de treinamento pode ser encontrada no livro Evaluating training programs, de Donald Kirkpatrick (1998). A avaliao feita com um questionrio que mede as impresses dos participantes sobre os programas de treinamento e desenvolvimento com relao a contedo, instrutores, materiais e recursos instrucionais, ambiente e instalaes denominada avaliao de (A) (B) (C) (D) (E) aplicao. reao. conhecimento. resultado. aprendizado.
TRT3R-Anal.Jud-Psicologia-R17

(E)

10

www.pciconcursos.com.br

You might also like