You are on page 1of 68

0

ROBSON NASCIMENTO DA MOTA

INTRODUO METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA

RECIFE, 2009

ROBSON NASCIMENTO DA MOTA

INTRODUO METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA

Material didtico destinado ao apoio s aulas de Metodologia Cientfica, e Metodologia da Pesquisa, bem como apoio Iniciao Cientfica.

RECIFE, 2009

M917i Mota, Robson Nascimento da.

Introduo Metodologia da Pesquisa Cientfica/ Robson Nascimento da Mota. Recife : O autor, 2009. 66 f. Apostila. 1. Metodologia cientfica. 2. Pesquisa cientfica. 3. Normatizao. I. Ttulo.

CDU 001.8

Ficha catalogrfica elaborada pelo bibliotecrio: Jadinilson Afonso CRB-4/1367

SUMRIO

1 2 2.1 2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4 2.2 3 3.1 3.2 3.3 3.4 3.4.1 3.5 3.5.1

INTRODUO INICIAO METODOLOGIA DA PESQUISA Tipos de conhecimento Conhecimento filosfico Conhecimento teolgico ou religioso Conhecimento emprico ou popular Conhecimento cientfico O que cincia A PESQUISA CIENTFICA Conceitos Requisitos para pesquisa cientfica Finalidades da pesquisa cientfica A tica na pesquisa O termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) O delineamento metodolgico Tipos de pesquisa

04 05 05 05 07 07 08 09 10 12 12 12 13 14 15 16 17 17 17 18 19 20 23 25 26 27 29 29 29

2.1.4.1 Caractersticas do conhecimento cientfico

3.5.1.1 Quanto natureza do problema 3.5.1.2 Quanto aos objetivos 3.5.2 Mtodos e tcnicas de pesquisa

3.5.2.1 Quanto aos mtodos 3.5.2.2 Quanto aos procedimentos tcnicos 3.5.2.3 Quanto coleta de dados 3.5.2.4 Quanto amostra 3.5.2.5 Quanto anlise e interpretao dos dados 3.6 4 4.1 4.2 4.3 As fontes de pesquisa NORMAS PARA TRABALHOS ACADMICOS NBR 6022: artigo em publicao peridica cientfica impressa NBR 6023: referncias NBR 6024: numerao progressiva das sees de um documento escrito

29

4.4 4.5 4.6 4.7 4.8 5 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 5.6 5.7 5.8 5.9 5.10 5.11 5.12

NBR 6027: sumrio NBR 6028: resumo NBR 10520: citaes em documento NBR 14724: trabalhos acadmicos NBR 15287: projeto de pesquisa TIPOS DE PUBLICACO/TEXTOS ACADMICOS Projeto de pesquisa Relatrio de pesquisa ou tcnico-cientfico Monografia Dissertao Tese Resumo Resumo indicativo Resumo informativo Resumo crtico (resenha ou recenso) Artigo cientfico Comunicao cientfica (paper) Ensaio REFERNCIAS APNDICE A Sugesto de estrutura do delineamento metodolgico da pesquisa cientfica APENDICE B Sugesto de um modelo de estrutura para projeto de pesquisa APNDICE C Sugesto de um modelo de estrutura para trabalho de concluso de curso, apenas com elementos obrigatrios

29 29 30 30 30 31 31 32 32 33 34 34 35 35 35 36 37 37 39

41

42

56

1 INTRODUO

Durante as experincias lecionando disciplinas de Metodologia Cientfica e Trabalho de Concluso de Curso I, bem como durante as orientaes em Trabalho de Concluso de Curso e de Iniciao Cientfica, o autor do presente trabalho se deparou com algumas dificuldades, tanto por parte dos alunos, como pelos prprios docentes e orientadores, principalmente no que se refere a abstrao da prpria cincia, e mais adiante, na elaborao de textos acadmicos.

Diante deste cenrio, e imbudo da responsabilidade de educador, que o autor buscou facilitar os processos de ensino/aprendizagem e orientao, elaborando este material didtico de apoio s atividades docentes.

Sua elaborao foi baseada procurando estrutur-lo dentro das prprias normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), bem como tentando demonstrar o mais claro possvel, as entrelinhas das informaes utilizadas. Para tanto,

procurou fazer uso dos autores que mais simplificam a questo da metodologia cientfica, facilitando assim, o processo para os discentes como para os docentes.

Longe da pretenso de ser material imprescindvel, o presente trabalho busca apenas facilitar o processo no decorrer da disciplina de Metodologia Cientfica, ou qualquer outra denominao que se d a esta disciplina, tendo como base a bibliografia especializada e a experincia do autor na docncia e em suas incurses em trabalhos de concluso de curso e iniciao cientfica, devendo, constantemente, ser atualizado e adaptado s novas necessidades que iro surgindo.

2 INICIAO METODOLOGIA DA PESQUISA

Para o incio ao estudo da metodologia cientfica, algumas abordagens so de extrema importncia, como por exemplo: os tipos de conhecimentos e a base conceitual acerca da cincia. o que se poder, ou pelo menos tentar, constatar no decorrer desta seo. 2.1 Tipos de conhecimentos

Inicialmente, faz-se necessrio deixar claro que o conhecimento no algo esttico e conclusivo, mas sim, construdo a cada dia, a cada vivncia e a cada pesquisa realizada. Nem to pouco existe um nico conhecimento universal, e que consiga explicar todas as questes humanas.

Sendo assim, pode-se dividir o conhecimento em vrias reas, ou dimenses, como por exemplo, os conhecimentos filosfico, teolgico tambm chamado religioso, popular ou emprico e o cientfico, entre tantos outros analisados pelos estudiosos e pesquisadores na metodologia cientfica.

2.1.1 Conhecimento filosfico

O conhecimento filosfico busca entender a realidade e as questes da vida humana, mesmo no demonstrando concluses finais. este tipo de conhecimento que busca habilitar o Homem a melhor compreender a vida (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007).

Appolinrio (2004, p. 52) contribui na explicao do conhecimento filosfico, quando afirma que este uma
Forma de conhecimento caracterizada pela reflexo racional e pelo foco da lgica interna, ou seja, pela coerncia dos conceitos articulados em sua formulao, todavia prescindindo de verificao emprica (o que a diferencia do conhecimento cientfico, por exemplo).

Neste sentido, pode-se entender que este tipo de conhecimento busca compreender a realidade, pelo foco racional, a partir do conhecimento interno de cada um. Entretanto, como no faz uso de mtodos de verificao, o diferencia do conhecimento cientfico.

Corroborando com esta abordagem, Lakatos e Marconi (2000 apud APPOLINRIO, 2004, p. 52-53) afirmam que o conhecimento filosfico caracterizado pelo esforo da razo pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo s luzes da prpria razo humana, ou seja por meio da razo que se pode distinguir o certo do errado, tendo como ponto inicial, e de referencia, a prpria razo humana.

As autoras supracitadas ainda explicam a diferena existente entre este conhecimento e o cientfico:
Assim, se o conhecimento cientfico abrange fatos concretos, positivos, e fenmenos perceptveis pelos sentidos, atravs do emprego de instrumentos, tcnicas e recursos de observao, o objeto de anlise da Filosofia so as idias, relaes conceituais, exigncias lgicas que no so redutveis a realidades materiais e, por essa razo, no so passveis de observao sensorial direta ou indireta (por instrumentos), como a que exigida pela cincia experimental. (LAKATOS; MARCONI, 2000 apud APPOLINRIO, 2004, p. 52-53)

O que se entende que o objeto de estudo do conhecimento cientfico pode ser analisado e mensurado por tcnicas que buscam se aproximar ao mximo da realidade, enquanto que no filosfico so as questes conceituais.

Ainda acerca da diferena entre os conhecimentos filosfico e cientfico, Cervo, Bervian e Da Silva (2007), concordando com Marconi e Lakatos (2000 apud APPOLINRIO, 2004, p.8), ainda consideram que:

O objeto das cincias so os dados prximos, imediatos, perceptveis pelos sentidos ou por instrumentos, pois, sendo de ordem material e fsica, so susceptveis de experimentao. O objeto da filosofia constitudo de realidades mediatas, imperceptveis aos sentidos e que, por serem de ordem supra-sensveis, ultrapassam a experincia.

2.1.2 Conhecimento teolgico ou religioso

Quanto ao conhecimento teolgico, ou tambm chamado de religioso, esse movido pela f e crena, em algo que necessariamente no se pode ao menos ver, mas apenas crer. Esse tem suas bases em dogmas de f, ligadas entidades suprahumanas ou por acontecimentos (fenmenos) sobrenaturais, como afirma Appolinrio (2004, p. 53):
Forma de conhecimento baseada na f e na crena, ou seja, na aceitao de princpios dogmticos (irrefutveis e indiscutveis) ligados existncia de entidades supra-humanas (p. ex., Deus) e/ou fenmenos 'sobrenaturais'.

O que se pode entender que um tipo de conhecimento, onde as verdades so indiscutveis e livres de qualquer dvida, at porque so como revelaes de seres considerados superiores, ou seja, divinos (LAKATOS; MARCONI, 2000 apud APPOLINRIO, 2004).

Por fim, pode-se tambm levar em considerao a contribuio de Cervo, Bervian e Da Silva, quando afirmam que esse um:

conhecimento revelado relativo a Deus e aceito pela f teolgica constitui o conhecimento teolgico. Este, por sua vez, o conjunto de verdades ao qual as pessoas chegaram no com o auxlio de sua inteligncia, mas mediante a aceitao dos dados da revelao divina. (2007, p. 8)

Ou seja, o tipo de conhecimento que no se tem como provar, pelo simples fato que no se faz necessrio. E apesar de no haver possibilidade de ser medido e analisado por instrumentos, ou mtodos que se aproximam a realidade, so valores to importantes quanto os cientficos, pois refletem valores culturais.

2.1.3 Conhecimento emprico ou popular

Antes de finalizar com o conhecimento cientfico, faz-se necessrio abordar o conhecimento emprico, tambm chamado de popular, que um tipo de conhecimento semelhante ao religioso e ao filosfico, pois tambm no se utiliza de

instrumentos de mensurao ou observao cientficos, mas muitas vezes a prpria base para se comear uma pesquisa em busca conhecimento cientfico.

Para uma melhor compreenso, pode-se considerar a contribuio de Appolinrio, quando ele considera que:

Forma de conhecimento que provm da experincia cotidiana, do senso comum. Considerada a primeira forma de conhecimento, gerada basicamente pela interao do ser humano com o mundo e fundamentada na experincia individual. uma forma de conhecimento assistemtica e a-metdica. O conhecimento emprico fortemente dependente da cultura, da sociedade, do momento histrico e do meio ambiente fsico no qual se insere o indivduo. (2004, p. 52)

De acordo com o autor supracitado, a base do conhecimento popular a construo cultural e social de um povo, onde vrios fatores interferem nessas crenas. No por fora de dogma de f, mas pelas condies que o prprio meio incide sobre uma sociedade.

Outra contribuio vem de Cervo, Bervian e Da Silva (2007, p.6), quando eles contestam algumas certezas quanto ao conhecimento emprico, quando esse muitas vezes denominado de vulgar ou senso comum, e complementam afirmando que esse conhecimento aquele adquirido pela prpria pessoa na sua relao com o meio ambiente ou com o meio social, obtido por meio de interao contnua na forma de ensaios e tentativas que resultam em erros e em acertos.

2.1.4 Conhecimento cientfico

O conhecimento cientfico aquele que se baseia pela capacidade de ser analisado, estudado, mensurado e observado por instrumentos cientficos, que buscam uma maior proximidade com a realidade, ou que pelo menos tenta.

Apesar de se utilizar de instrumentos cientficos, e possuir todas as caractersticas anteriormente mencionadas, e at mesmo pelas comparaes anteriormente realizadas no decorrer da explicao de outros tipos de conhecimento, esse conhecimento muitas vezes no consegue chegar a uma certeza final, mas sim

buscar explicar luz da cincia, os fenmenos que ocorrem nos vrios ramos da cincia.

Acerca desse conhecimento, Appolinrio (2004, p. 51) contribui com: o conhecimento produzido segundo as normas da cincia, ou seja aquele que regido pelos padres e parmetros da cincia.

Buscando explicar a profundidade e o carter sistemtico do conhecimento cientfico, Cervo, Bervian e Da Silva (2007, p.7) contribuem com a seguinte considerao: procurando compreender, alm do ente, do objeto, do fato e do fenmeno, sua estrutura, sua organizao e funcionamento, sua composio, suas causas e leis.

Recomendao para leitura complementar Recomenda-se a leitura da Parte 1 da obra: CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

2.1.4.1 Caractersticas do conhecimento cientfico

Segundo Lakatos e Marconi (2000 apud APPOLINRIO, 2004), o conhecimento cientfico possui as seguintes caractersticas: a) organizado, pois articulado funcionalmente; b) metdico, uma vez que se utiliza de preceitos previamente determinados; c) Por possuir uma lgica, sistemtico; d) J que no est baseado na f, buscando at mesmo exclu-la, racional; e) claro e preciso, j que exato e procura evitar a dvida. f) E por fim, acumulativo, j que o conhecimento est sempre em construo e o mesmo acumula conhecimentos anteriormente construdos.

10

Popper (1974 apud APPOLINRIO, 2004) considera que um conhecimento cientfico deve ter as seguintes condies bsicas: a) Replicabilidade, ou seja, ser capaz de se produzir novamente; b) Fidedignidade, por permitir ser aplicado fora da prpria pesquisa; c) Generalidade, uma vez que, variando as condies, ele pode ser aplicado novamente; d) E falseabilidade, por permitir ser falsevel.

2.2 O que cincia?

Pode-se considerar por cincia, o estudo meticuloso, sistemtico e organizado, acerca de um fenmeno, e que realizado por algum que busca explicar e demonstrar a verdade, bem como ter uma terminalidade, como explica Oliveira (2004, p.47): Trata-se do estudo, com critrios metodolgicos, das relaes existentes entre causa e efeitos de um fenmeno qualquer, no qual o estudioso se prope a demonstrar a verdade dos fatos e suas aplicaes prticas.

Outra contribuio vem de Oliveira (2004, p.47), quando o mesmo afirma que a cincia
uma forma de conhecimento sistemtico, dos fenmenos da natureza, dos fenmenos sociais, dos fenmenos biolgicos, matemticos, fsicos e qumicos, para se chegar a um conjunto de concluses verdadeiras, lgicas, exatas, demonstrveis por meio da pesquisa e dos testes.

O autor supracitado considera que, alm das caractersticas mencionadas pelo autor anterior a ele, a cincia abrange o estudo de fenmenos diversos, como da natureza, os sociais, os biolgicos, os matemticos, os fsicos e o qumicos.

Cervo, Bervian e Da Silva (2007, p.7), buscando demonstrar o carter acumulativo da cincia e a continuidade na construo do conhecimento, consideram que:

A cincia no considerada algo pronto, acabado ou definitivo. No a posse de verdades imutveis. [...] entendida como uma busca constante de explicaes e de solues, de reviso e de reavaliao de seus resultados, apesar de sua falibilidade e de seus limites. [...]

11

Por ser dinmica, a cincia busca renovar-se e reavaliar-se continuamente. Ela processo em construo. E quanto ao rigor e a sistematizao da cincia, os autores supracitados consideram que a mesma pretende aproximar-se cada vez mais da verdade por meio de mtodos que proporcionem maior controle, sistematizao, reviso e segurana do que outras formas de saber no cientficas. (Ibidem)

Recomendao para leitura complementar Para complemento, a seo 1.2 CONCEITO DE CINCIA, da obra de LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia cientfica. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2000.

12

3 A PESQUISA CIENTFICA

Base dos estudos cientficos, a pesquisa cientfica, configura-se como elemento de extrema importncia para a construo, e continuidade, do conhecimento cientfico. nela que se encontra todo o rigor, a organizao e a sistematizao da cincia.

3.1 Conceitos

Buscando contextualizar a pesquisa cientifica, faz-se necessrio, inicialmente, reportar-se ao conceito bsico de pesquisa, quando Andrade (2003, p. 121) considera que: Pesquisa um conjunto de procedimentos sistemticos, baseado no raciocnio lgico, que tem por objetivo encontrar solues para problemas propostos, mediante a utilizao de mtodos cientficos, ou seja, o estudo baseado na racionalidade e na sistematizao, como inicialmente dito.

Mas precisamente acerca da pesquisa cientfica, Appolinrio (2004, p. 150) considera que esta um

Processo atravs do qual a cincia busca dar respostas aos problemas que se lhe apresentam. Investigao sistemtica de determinado assunto que visa obter novas informaes e/ou reorganizar as informaes j existentes sobre um problema especfico e bem definido.

Sendo assim, pode-se considerar como pesquisa cientfica, o processo pelo qual o estudioso, tambm chamado de pesquisador, busca construir o conhecimento, ou at mesmo descobrir algo, ou explicar um fenmeno, tendo como base os preceitos da cincia e do conhecimento cientfico.

3.2 Requisitos para a pesquisa cientfica

Andrade (2003) considera que a pesquisa cientfica deve estar embasada pelos seguintes requisitos:

a) A qualificao de quem realiza a pesquisa, o pesquisador; b) Os recursos humanos envolvidos;

13

c) Os recursos materiais; d) Os recursos financeiros.

J Gil (1987 apud ANDRADE, 2003, p. 122), em relao ao pesquisador, considera que esses devem possuir os seguintes requisitos:

a) Conhecimento acerca do assunto que ser pesquisado; b) A curiosidade; c) A criatividade; d) A integridade intelectual; e) Ter atitude autocorretiva; f) Ter sensibilidade social; g) Possuir imaginao disciplinada; h) Ser perseverante e paciente; i) Ter confiana em sua experincia; 3.3 Finalidades da pesquisa cientfica

E a que se destina a pesquisa cientfica? Qual a sua finalidade, no necessariamente o rigor e o carter sistemtico?

Andrade (2003) considera que a pesquisa cientfica possui dois grupos de finalidades. O primeiro, que busca reunir as motivadas por razes de ordem intelectual. E o segundo grupo, que busca as motivadas por razes prticas.

No grupo das finalidades motivadas por razes intelectuais, o objetivo da pesquisa buscar o saber, para a satisfao do desejo de adquirir conhecimentos (ANDRADE, 2003, p. 122). Esse o tipo de pesquisa considerada pura ou fundamental, desenvolvida por cientistas.

J no segundo grupo, a pesquisa busca uma utilizao prtica, normalmente buscando atender as necessidades da vida moderna. Sendo assim, ela busca contribuir para fins prticos, pela busca de solues para problemas concretos (Ibidem). Esse o tipo de pesquisa denominada de aplicada.

14

Recomendao para leitura complementar Para complemento acerca da pesquisa cientfica, recomenda-se a leitura da seo 10 PESQUISA CIENTFICA: NOES INTRODUTRIAS, da obra de ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao. 6a. ed. So Paulo: Atlas, 2003.

3.4 A tica na pesquisa

Captulo a parte, quando se trata de pesquisa, to importante, ou at mais, quanto prpria atividade de investigar (pesquisar). Independente da relevncia, abrangncia e dimenso de uma pesquisa, a tica deve ser algo intrnseco. Deve ser condio sine qua non.

Entretanto, alm de ser algo de cada ser humano, tambm se encontra diretamente relacionada cultura e ao contexto social.

Na seo 3.2 algumas caractersticas do pesquisador foram abordadas. No desmerecendo as demais, pode-se considerar que a integridade intelectual seja a que tem maior relao com a tica.

A tica deve permear vrios pontos de uma pesquisa: no uso de fontes, na coleta do dados e na divulgao dos resultados.

Como uma das caractersticas do conhecimento cientfico o fato do mesmo ser acumulativo, como visto anteriormente, fica bvio o fato de ser imprescindvel o uso de fontes. Usar abordagens de outros pesquisadores no errado, muito pelo contrrio, isso demonstra o empenho do pesquisador na leitura de outras obras, muitas delas resultantes de pesquisas semelhantes que esse est realizando, so que foi feita anteriormente.

O que pode ser considerado como no tico, justamente o uso de produo intelectual de outros, sem a devida citao. O que no pode ser justificado, tanto pelo lado tico, como pelo uso ou falta inadequado da norma da Associao

15

Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), para as citaes, que ser abordada posteriormente.

O segundo ponto importante na coleta de dados. O pesquisador dever buscar a ferramenta mais adequada, no a que mais facilita a sua vida, para se coletar as informaes para a sua pesquisa. Um questionrio ou formulrio bem elaborado, uma entrevista bem pautada, uma observao livre de juzo de valor, so formas ticas para tal etapa da pesquisa.

Ainda nessa abordagem, importante mencionar que, quando a pesquisa aborda seres humanos, e no apenas nas pesquisas da rea de sade ou aquelas invasivas, deve ter tratamento especfico. A resoluo 196/96, do Conselho Nacional de Sade, trata da questo tica das pesquisas com seres humanos e

incorpora, sob a tica do indivduo e das coletividades os quatro referenciais bsicos da biotica: autonomia, no maleficncia, beneficncia e justia, entre outros, e visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito comunidade cientfica, aos sujeitos da pesquisa e ao Estado. (1996).

Para as pesquisas com seres humanos faz-se necessrio o uso de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) dentro dos procedimentos

metodolgicos. Na seo 3.4.1 este documento ser tratado especificamente.

Por fim, a confiabilidade nos resultados apresentados devem ser algo incontestvel. Isso no quer dizer que se esgotaram todas as possibilidades, mas sim que os resultados apresentados so realmente frutos da pesquisa. Alm disso deve-se ter transparncia de como se chegou aos resultados, e isso se demonstra basicamente na apresentao dos procedimentos metodolgicos adotados na pesquisa.

3.4.1 O termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE)

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) o documento em que o sujeito da pesquisa, mediante sua assinatura, autoriza a participar na investigao. Como o prprio nome diz, sua participao deve ser livre de qualquer interveno e influncia (CASTILHO; KALIL, 2005).

16

Apesar de ser mais utilizado nas pesquisas da rea de sade, esse documento tem sua utilidade em todo tipo que pesquisa onde o ser humano fonte de fornecimento de dados para uma investigao cientfica.

Aps sua elaborao, o mesmo dever ser submetido, juntamente com o Projeto de Pesquisa, para anlise em um Comit de tica e Pesquisa (CEP). Algumas instituies de ensino possuem seu prprio comit, entretanto, caso uma especfica no o possua, mesmo assim essa documentao dever ser avaliada por um externo.

3.5 O delineamento da pesquisa

Item de extrema importncia no planejamento e execuo da pesquisa, o delineamento metodolgico, muitas vezes configura-se como ponto complicador, no raramente, pelo fato da no familiarizao do pesquisador com a Metodologia Cientfica.

nesta fase da pesquisa que se ir demonstrar todos os passos para se alcanar os objetivos propostos (LAKATOS; MARCONI, 2001). Nesta etapa o pesquisador dever definir qual a natureza de sua pesquisa, quem o sujeito de sua pesquisa, qual a amostra ser utilizada, qual o instrumento de coleta de dados e como ser a anlise dos dados. Inicialmente parece algo bastante complexo, entretanto, aps algumas leituras o pesquisador estar familiarizado e capaz de elaborar, com desenvoltura, esta etapa da pesquisa.

Conforme visto anteriormente, para se alcanar o rigor, a organizao e a sistematizao da pesquisa, a mesma deve ser classificada de acordo com o tipo, os mtodos e as tcnicas, o que consiste no seu delineamento metodolgico, ou como tambm chamam alguns pesquisadores, o desenho da pesquisa, ou qualquer outra expresso.

Muitos autores classificam a metodologia sob vrios aspectos. A seguir, sero mencionadas e explicadas algumas dessas classificaes, as mais importantes para a pesquisa cientfica, como quanto natureza, aos objetivos, aos mtodos, aos

17

procedimentos tcnicos tambm chamados meios de investigao - coleta de dados, amostra e anlise de dados.

3.5.1 Tipos de pesquisa

No se tem como pretenso, no presente trabalho, expor todas as formas de se delinear a metodologia de uma pesquisa, pois, como o prprio conhecimento, encontra-se sempre em evoluo.

Entretanto, a partir de pesquisa nas principais obras que tratam do assunto, buscouse definir uma estrutura norteadora principalmente ao pesquisador iniciante.

Em especial, quanto ao tipo de pesquisa, buscou-se classific-la quanto natureza do problema e quanto aos objetivos, como ser exposto nas sees seguintes.

3.5.1.1 Quanto natureza do problema

Sendo assim, possvel classificar a pesquisa, quanto natureza do problema, como sendo qualitativa e quantitativa. No que se refere pesquisa qualitativa, Appolinrio (2004) explica que a mais adequada para o estudo dos fenmenos, onde os dados so obtidos utilizando-se de interaes interpessoais, no sendo possvel mensurar os resultados por meios numricos e estatsticos. Nesta pesquisa permitido ao pesquisador o aprofundamento, entretanto no possvel a obteno de resultados probabilsticos. J na pesquisa quantitativa as variveis utilizadas na pesquisas podem ser mensuradas numericamente, fazendo-se o uso da estatstica como forma de anlise dos resultados.

A primeira serve para aprofundar o conhecimento do problema, buscando entendlo. E a segunda, testar hipteses e correlaes causais e estabelecer generalizaes.

3.5.1.2 Quanto aos objetivos

Quanto aos objetivos, Gil (2007) e Dencker (1998) classificam a pesquisa como

18

sendo exploratria, descritiva e explicativa. No que se refere pesquisa exploratria, Dencker afirma que:
A pesquisa exploratria procura aprimorar idias ou descobrir intuies. Caracteriza-se por possuir um planejamento flexvel envolvendo em geral levantamento bibliogrfico, entrevistas com pessoas experientes e anlise de exemplos similares. As formas mais comuns de apresentao das pesquisas exploratrias so a pesquisa bibliogrfica e o estudo de caso. (1998, p. 52)

Nesta pesquisa busca-se uma maior familiarizao com o problema da pesquisa, procurando melhor explic-lo, elaborar hipteses e aprimorar idias (GIL, 2007).

Acerca da pesquisa descritiva, Vergara (2007, p.47) explica que esta expe caractersticas de determinada populao ou de determinado fenmeno. Acerca desta, Gil (2007) menciona que, as principais tcnicas utilizadas para a coleta de dados so o questionrio e a observao.

J na pesquisa explicativa, o objetivo principal buscar justificar os motivos para a existncia de determinado fenmeno (VERGARA, 2007).

Ainda quanto aos objetivos, ou fins, Vergara (2007) acrescenta a este, a pesquisa como sendo metodolgica, aplicada e intervencionista. A pesquisa metodolgica aquela que busca construir instrumentos para avaliao, caminhos e procedimentos acadmicos. Quanto pesquisa aplicada, tem finalidades mais prticas,

normalmente utilizadas nas empresas, buscando resolver problemas concretos. Enquanto que na pesquisa intervencionista, sendo bastante utilizada em consultorias e gesto, o objetivo procurar interferir no objeto de estudo, buscando mudar uma determinada situao. A diferena desta para a aplicada que tem a inteno de propor resolues de forma efetiva.

3.5.2 Mtodos e tcnicas de pesquisa

J quanto aos mtodos e tcnicas, a presente proposta apresenta as seguintes classificaes; quanto aos mtodos, quanto aos procedimentos tcnicos - tambm chamando quanto aos meios de investigao -, quanto coleta de dados, quanto

19

amostra e quanto anlise e interpretao dos dados.

3.5.2.1 Quanto aos mtodos

Em relao aos mtodos, Gil (1999) e Lakatos e Marconi (2001) classificam como dedutivo, indutivo, hipottico-dedutivo, dialtico e fenomenolgico.

Pode-se considerar como mtodo dedutivo aquele que parte do geral e, a seguir, desce ao particular (GIL, 1999, p. 27). Mtodo lgico e racional, utilizado normalmente na filosofia e na sociologia, parte de verdades reconhecidas para se chegar uma concluso formal. J o mtodo indutivo, utilizado nas cincias positivistas, como a fsica e a qumica, inverso ao anterior, pois parte de uma particularidade para a generalizao (GIL, 1999), ou seja, mtodo empirista que acredita que o conhecimento exclusivo da experincia, no levando em considerao verdades preestabelecidas.

No mtodo hipottico-dedutivo Kaplan (1972) apud Gil (1999, p. 30) considera que:

[...] o cientista, atravs de uma combinao de observao cuidadosa, hbeis antecipaes e intuio cientfica, alcana um conjunto de postulados que governam os fenmenos pelos quais est interessado, da deduz ele as conseqncias por meio de experimentao e, dessa maneira, refuta os postulados, substituindoos, quando necessrio por outros e assim prossegue.

O que se observa que no mtodo hipottico-dedutivo, o problema analisado pela observao e experimentao, principalmente nas experincias realizadas em laboratrios, a partir de hipteses estabelecidas, buscando sua comprovao ou no.

J no mtodo dialtico, Gil (1999, p.32) aborda que neste,

os fatos sociais no podem ser entendidos quando considerados isoladamente, abstrados de suas influncias polticas, econmicas, culturais etc. Por outro lado,como a dialtica privilegia as mudanas qualitativas, ope-se naturalmente a qualquer modo de pensar em que a ordem quantitativa se torne norma.

20

Ou seja, neste mtodo a pesquisa distingue-se das pesquisas positivistas, as quais usam procedimentos quantitativos. Neste verifica-se as contradies da pesquisa que est sendo realizada, buscando analisar o problema dentro do seu contexto social, cultural e poltico.

Por fim, o mtodo fenomenolgico baseia-se em esclarecer o fato como apresentado, no nem dedutivo nem emprico, no se utilizando de leis para a explicao. um mtodo preocupado com o objeto (GIL, 1999), ou seja, no acredita que os conhecimentos construdos anteriormente possam ser aplicados indistintamente, teorizando em cima do que foi observado. Quer dizer que, cada fenmeno tem suas caractersticas peculiares.

Recomendao para leitura complementar Para os mtodos, recomenda-se a leitura do captulo 2, Mtodos das Cincias, da obra: GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. So Paulo: Atlas, 2008.

3.5.2.2 Quanto aos procedimentos tcnicos

J quanto aos procedimentos tcnicos, Dencker (1998) classifica como: pesquisa em fontes de papel e pesquisa de dados fornecidos por pessoas. A primeira subdivide-se em pesquisa bibliogrfica e pesquisa documental e a segunda como pesquisa experimental, ex post facto, levantamento, estudo de caso, pesquisa ao e pesquisa participante.

Ainda quanto aos procedimentos tcnicos, porm denominando como quanto aos meios de investigao, Vergara (2007) classifica como sendo pesquisa de campo, pesquisa de laboratrio, documental, bibliogrfica, experimental, ex post facto, participante, pesquisa-ao e estudo de caso.

A autora supracitada conceitua a pesquisa de campo como investigao emprica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenmeno ou que dispe de elementos

21

para explic-lo. (Ibidem, p.47). Entende-se por isso, a verificao do objeto de estudo em seu local, buscando explicar os motivos.

Vergara (2007) ainda contribui com a pesquisa de campo, quando aborda que nesta pesquisa a coleta de dados pode ser realizada por meio de entrevista, questionrio, teste e observao, podendo ser participante ou no.

No que se refere pesquisa de laboratrio, ela explica que a utilizada em lugares fechados, prprios, no podendo ser realizada em campo.

Ainda na mesma linha de classificao da pesquisa, adotada por Vergara (2007), pode-se entender por pesquisa documental, aquela que busca os dados, como o prprio nome j explica, em documentos, como por exemplo: registros,

regulamentos, ofcios, memorandos, filmes etc.

J a pesquisa bibliogrfica, entende-se como o estudo realizado a partir de informaes obtidas em livros, revistas, jornais, redes eletrnicas.

muito comum, quando da elaborao do referencial terico, a utilizao destes dois tipos de pesquisa em conjunto, a documental e a bibliogrfica, uma complementando a outra. Aproveitando a oportunidade, faz-se importante mencionar que as pesquisas no so realizadas apenas sob um tipo, mas pode sim, e extremamente comum, a conjuno de vrios tipos de pesquisas e de mtodos de coleta de dados numa mesma investigao, de acordo com as necessidades prprias da pesquisa.

Ainda quanto pesquisa bibliogrfica, importante mencionar que a principal ferramenta para coleta e anlise dos dados so as fichas de documentao, que se dividem em bibliogrfica e de apontamento. no fichamento que o pesquisador anotar as principais informaes de uma obra consultada (GIL, 2008), como por exemplo, o ttulo, a referncia e o resumo da idia (APPOLINRIO, 2004).

Medeiros (2009) trs sua contribuio para o fichamento, quando aborda a sua importncia para a elaborao de uma obra quer seja cientfica ou mesmo didtica,

22

entre outras. Nesta mesma obra, o autor descreve os passos para realizar o fichamento.

Recomendao para leitura complementar Para o fichamento, recomenda-se o captulo 7, Uso da biblioteca, da obra: GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2008. E o captulo 6, Fichamento, da obra: MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a pratica de fichamentos, resumos e resenhas. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2009.

Quanto pesquisa experimental, segundo Vergara (2007, p.48) aquela que permite observar e analisar um fenmeno, sob condies determinadas. A autora tambm aborda que esta pode ser realizada em campo, de forma experimental e em laboratrio. Neste tipo de pesquisa, bastante utilizado na qumica e na fsica, o pesquisador pode manipular as variveis, bem como observar os resultado dessas variaes, fazendo, inclusive, cruzamentos entre elas.

Na pesquisa ex post facto, a investigao realizada quando o fato j ocorreu, sendo aplicada, principalmente, quando existem impossibilidades na manipulao das variveis. Desta forma, esta difere da experimental, justamente pela falta de controle sobre as variveis (VERGARA, 2007).

Quanto pesquisa participante, Vergara (2007, p.49) ressalta a fronteira pesquisador/pesquisado como algo no muito fcil de ser identificada. Isso se d pelo fato do envolvimento, do primeiro no problema ou fenmeno pesquisado. Para melhor entendimento faz-se valer da contribuio de Appolinrio (2004, p 155), quando diz que esta uma Modalidade de pesquisa que utiliza como tcnica de investigao a observao participante.

A pesquisa-ao tem carter intervencionista, porm com caractersticas peculiares, uma vez que absolve caractersticas tanto da pesquisa participante, como da pesquisa aplicada (Ibidem). Appolinrio (2004, p 151) contribui com a seguinte definio:

23

Modalidade de pesquisa aplicada cujo objetivo bsico o de resolver, atravs da ao, algum problema coletivo no qual os pesquisadores e sujeitos da pesquisa estejam envolvidos de modo cooperativo e participativo.

Outra contribuio, para um melhor entendimento acerca da pesquisa-ao, vem de Thiollent (2000 apud APPOLINRIO, 2004, p. 152) quando aborda o papel dos pesquisadores, considerando que desempenham um papel ativo no

equacionamento dos problemas encontrados, no acompanhamento e na avaliao das aes desencadeadas em funo dos problemas.

Quanto ao estudo de caso, Vergara (2007) aborda o carter de aprofundamento e detalhamento desta pesquisa, aplicada normalmente na investigao de produto, empresa, rgo pblico, pessoas, famlia, comunidade ou pas. Yin (2001, apud APPOLINRIO, 2004, p. 87) considera que este
uma investigao emprica que investiga um fenmeno contemporneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenmeno e o contexto no esto claramente definidos.

Ainda na construo dos procedimentos metodolgicos de uma pesquisa, importante levar em considerao as definies acerca dos mtodos para coleta de dados, da amostra e da anlise dos resultados.

3.5.2.3 Quanto coleta de dados

Na coleta de dados, o pesquisador definir como obter as informaes necessrias para o desenvolvimento da pesquisa (DENCKER, 1998). Assim como na definio da pesquisa quanto aos procedimentos tcnicos, na coleta de dados o pesquisador pode fazer uso de vrios mtodos, dependendo dos objetivos a serem alcanados e da dimenso e complexidade do problema.

Para a coleta de dados, no caso a realizada em campo, Vergara (2007) classifica pelos seguintes mtodos: observao, questionrio, formulrio, entrevista, interao de tcnicas diversas, como por exemplo, workshops e por outras formas que o pesquisador melhor identificar.

24

O mtodo da observao pode ser considerado como aquele em que o pesquisador coleta as informaes a partir de sua observao, podendo ser simples ou participante. Para Vergara (2007), na observao simples o pesquisador no chega a ter um completo envolvimento com o problema ou fenmeno pesquisado, mais um espectador no interativo, enquanto que na observao participante, o mesmo encontra-se engajado no problema, ou procura se engajar neste.

No questionrio, como mtodo de coleta de dados, o pesquisador apresenta as questes, a serem respondidas pelo entrevistado, de forma escrita, podem ter suas questes abertas - as no estruturadas ou pouco estruturadas - e fechadas - as estruturadas. Para Vergara (2007), as questes abertas so aquelas que permitem que o entrevistado responda livremente, enquanto que nas fechadas ele, o entrevistado, tem um elenco de opes para escolher ou ponderar.

Quanto entrevista, o pesquisador far o questionamento oralmente ao entrevistado, tendo que, necessariamente ocorrer a presena fsica. Neste tipo, as respostas podem ser anotadas por escrito ou gravadas. Existem trs formas de entrevistas, a informal, a focalizada e a por pauta. Na primeira, a entrevista ocorre basicamente como uma conversa, porm com objetivo bem definido: obter informaes/dados. Na focalizada, a entrevista semelhante anterior, porm um assunto especfico tem que estar focado. Na entrevista por pauta, o pesquisador elabora uma pauta, que pode ter pontos e mais profunda na busca dos dados (VERGARA, 2007).

O formulrio, por sua vez, um meio termo entre questionrio e entrevista (VERGARA, 2007). Neste, as questes so elaboradas por escrito, entretanto o prprio pesquisador que ir escrever as respostas dadas pelo entrevistado.

Ainda em relao coleta de dados, pode-se considerar o fichamento com uma das tcnicas, j que possvel realizar uma pesquisa exclusivamente bibliogrfica, sendo assim, a forma mais completa para se analisar os dados relevantes, esta tcnica.

Na interao de tcnicas, o pesquisador poder fazer uso de vrias, uma vez que

25

uma no exclui outra, e sim se complementam. E por fim, o pesquisador, ainda poder elaborar uma tcnica prpria, ou adaptada, desde que a mesma seja devidamente explicada no projeto e no relatrio de pesquisa.

3.5.2.4 Quanto amostra

Quanto amostra, pode-se considerar como a parte da pesquisa onde se define a populao, ou o universo, que ser objeto de estudo e de fornecimento de dados (VERGARA, 2007). J Gil (2007) chama a ateno em no utilizar todo o universo possvel de se fornecer dados, mas sim definir uma pequena parte.

A amostra de uma pesquisa pode ser probabilstica, que se utiliza de dados estatsticos, e a no probabilstica. No que se refere amostra probabilstica, ela pode ser: aleatria simples, estratificada, e por conglomerados (VERGARA, 2007). Gil (2008) ainda acrescenta a sistemtica e a por etapas.

Na amostra no probabilstica, Vergara (2007) considera a possibilidade de ser: por acessibilidade e por tipicidade. E Gil (2008) ainda acrescente a estas, outro tipo de amostra, a por cotas.

Vergara (2007) explica que na pesquisa probabilstica aleatria simples a escolha de cada elemento de uma populao feita aleatoriamente. Entretanto, cada um tem um valor atribudo. J na estratificada, o pesquisador define algumas variveis, como por exemplo, grupos por sexo, idade, profisso ou outras. Esta, por sua vez pode ser proporcional ou no. J na pesquisa probabilstica por conglomerado, o pesquisador define conglomerados, ou seja, grupos de empresas, rgos, famlias etc., sendo utilizada quando a definio dos elementos da amostra no fcil.

No que se refere aos tipos de amostra complementadas por Gil (2008), esse considera a sistemtica como sendo uma variao da amostra aleatria simples, considerando que Sua aplicao requer que a populao seja ordenada de modo tal que cada um de seus elementos possa ser unicamente identificado pela posio (p. 92). E quanto amostra por etapas, esse tipo pode ser utilizado quando a populao se compe de unidades que podem ser distribudas em diversos

26

estgios. (p. 93). Esse ltimo tipo mais indicado para quando se ir estudar uma populao onde seus elementos encontram-se distribudos em uma grande rea, como um estado, uma regio ou mesmo um pais.

Na pesquisa por acessibilidade, no probabilstica, os elementos so escolhidos pela facilidade de acesso, no ocorrendo nenhum procedimento estatstico. Por fim, na pesquisa por tipicidade o pesquisador seleciona os elementos de acordo com valores representativos do universo, ou seja, que possuam profundo conhecimento acerca do local, da populao e do problema (VERGARA, 2007).

Complementando as no probabilsticas, Gil (2008) explica que a amostra por cotas aquela mais indicada para a pesquisa de mercado ou eleitorais, onde a prpria seleo dos elementos que iro fornecer os dados aleatria em cada nvel, ou classe. Para este tipo, o autor o divide em trs etapas: 1 A classificao da populao em funo de sua importncia para o estudo; 2 A definio da proporo dessa populao; e a 3 A fixao das cotas que cada pesquisador ou observador ter para levantar as informaes.

3.5.2.5 Quanto anlise e interpretao dos dados

A anlise e interpretao dos dados, dentro do delineamento metodolgico, a etapa seguinte a coleta de dados. Na anlise esses dados sero ordenados de forma que sejam capazes de fornecer as devidas respostas ao problema da pesquisa. J na interpretao se ir buscar o melhor sentido dessas respostas (MEDEIROS, 2009).

Quanto anlise dos dados, Dencker (1998) divide em dois tipos: anlise causal ou condicional e anlise funcional, tambm chamada de funcionalista, estruturalista ou estrutural funcional. Na primeira ela considera que a pesquisa busca identificar fatores que determinam uma situao ou fenmeno. J na anlise funcional, considera-se que os fatos sociais esto relacionados com os fenmenos, so simultneos.

Entretanto, importante deixar bem claro, que esta no a nica forma de se definir

27

o delineamento metodolgico de uma pesquisa, nem to pouco se tem a pretenso, e arrogncia, de ser a mais adequada. Trata-se, apenas, de uma proposta, entre tantas outras que se pode observar nos livros de metodologia. Na verdade, uma coletnea feita em vrias referncias especializadas.

3.6 As fontes de pesquisa

Gargalo em muitos processos de desenvolvimento de uma pesquisa, e principalmente em orientao de Trabalho de Concluso de Curso, a definio dos tipos de fontes e da quantidade so questes corriqueiras no desenrolar da pesquisa. No somente pelos alunos pesquisadores, mas tambm pelos prprios professores orientadores.

Inicialmente faz-se necessrio abordar os dois tipos bsicos de fontes: as primrias e as secundrias.

As fontes primrias so aquelas que ainda no tiveram tratamento tcnico ou cientfico, podendo ser considerada como um simples registro de informaes. Colaborando para um melhor entendimento, Rodrigues (2007, p. 72) conceitua essas fontes como sendo aquelas fornecidas diretamente pelo objeto pesquisado, ou por algum ou alguma coisa que direta ou indiretamente transmita informaes sobre o objetivo.

Sendo assim, pode-se considerar como fontes primrias os relatrios, os formulrios, os questionrios, os arquivos oficiais, as declaraes e at mesmo as correspondncias, pessoais e oficiais, e as entrevistas.

J no que se refere s fontes secundrias, so aquelas que tiveram um tratamento cientfico, ou seja, so resultados de uma pesquisa, no sendo apenas um mero aglomerado informativo (RODRIGUES, 2007). So consideradas secundrias

as fontes bibliogrficas ou os resultados de pesquisas cientficas.

Ainda acerca das definies das fontes, outro ponto importante a

28

quantidade. Durante a experincia profissional do autor deste trabalho foi possvel identificar algumas prticas, como por exemplo, buscar definir o quantitativo de fontes.

Na verdade a construo do conhecimento cientfico, principalmente quando se refere produo de um embasamento terico, no pode ser meramente por frmulas.

No se pode definir um quantitativo de fontes a serem utilizadas. A quantidade deve ser definida de acordo com a complexidade e a produo acadmica existente, bem como a profundidade que se quer, e que se deve dar abordagem.

No que se refere a abordagem acima, Rodrigues (2007, p. 64) contribui quando afirma que o bom nmero [fontes] o necessrio e suficiente para cobrir as idias e informaes indispensveis aos objetivos da pesquisa e complexidade do objeto pesquisa, ou seja no se tem um nmero exato, mas sim que o assunto em investigao seja aprofundado o necessrio para o desenvolvimento da pesquisa.
Assim como para as fontes, essas orientaes devem ser aplicadas tambm nas citaes, pois no se pode limitar o quantitativo delas. Como complemente, deve-se observar que as citaes deve sempre vir com as devidas explicaes e interpretaes, antes ou depois delas, e no ser apenas uma colcha de retalhos.

Outra observao importante, no que se refere ao uso das citaes, utilizar o mnimo possvel da citao de citao, uma vez que pode dar impresso ao leitor, de pouco interesse por parte do pesquisador em buscar novas fontes bibliogrficas de pesquisa.

29

4 NORMAS PARA TRABALHOS ACADMICOS

No Brasil, usualmente utiliza-se as normas elaboradas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) para os trabalhos acadmicos. Entretanto, algumas revistas e congressos preferem adotar normas prprias.

Quando no se define qual norma ser utilizada, recomenda-se a utilizao daquelas elaboradas pela ABNT, conforme seguem abaixo.

4.1 NBR 6022: artigo em publicao peridica cientfica impressa

Esta norma busca estabelecer padro de apresentao dos elementos que compem o artigo cientfico.

4.2 NBR 6023: referncias

Buscar orientar os estudiosos e pesquisadores quanto configurao das referncias em um trabalho acadmico, que foi elaborada esta norma. 4.3 NBR 6024: numerao progressiva das sees de um documento escrito

Estabelece o sistema de numerao das sees de todos os tipos de trabalhos escritos, com exceo daqueles que possuem norma prpria, como por exemplo, os dicionrios, ou aqueles que no necessitam de numerao. 4.4 NBR 6027: sumrio

Esta norma estabelece as orientaes para a construo do sumrio no trabalho cientfico.

4.5 NBR 6028: resumo

Define as orientaes para a redao e apresentao do resumo.

30

4.6 NBR 10520: citaes em documentos

Nesta norma, o pesquisador ter acesso todas as orientaes para a apresentao das citaes direta, indireta e citao de citao.

4.7 NBR 14724: trabalhos acadmicos

Esta norma busca orientar os estudiosos e pesquisadores para a elaborao de trabalhos acadmicos, do tipo teses, dissertaes, dentre outros. Est norma utilizada para formatao desses trabalhos que sero submetidos bancas examinadoras. 4.8 NBR 15287: projeto de pesquisa

Nesta norma a ABNT estabelece os princpios gerais para a elaborao de um projeto de pesquisa.

Recomendao para leitura complementar Recomenda-se, no apenas para o aprofundamento, o estudo de todas as normas da ABNT mencionadas neste material.

31

5 TIPOS DE PUBLICAES/TEXTOS ACADMICOS

O conhecimento cientfico expresso sob diversas formas, desde um simples texto que indica como uma pesquisa foi feita, uma tese de doutorado. No existe um consenso sobre todas as formas, mas sim orientaes, sugestes e at mesmo adaptaes.

A seguir, possvel conhecer os principais tipos de textos e publicaes adotados no ambiente acadmico.

5.1 Projeto de pesquisa

Antes mesmo de iniciar uma pesquisa, faz-se necessrio planej-la, demonstrando claramente cada etapa a ser seguida, bem como a sua justificativa, levantando a problemtica e as possveis hipteses, os objetivos, o marco terico, o cronograma e os recursos necessrios. Para melhor entendimento deste documento, Appolinrio (2004, p. 164) conceitua o projeto de pesquisa como sendo um

Documento que especifica informaes acerca de uma pesquisa ainda no realizada, mas que pretende realizar. Normalmente, apresenta todos os componentes de uma pesquisa comum, exceto as sees de resultados e concluses.

Outra contribuio vem de Prestes (2002 apud LOPES, 2006, p. 233), quando ele aborda que uma das finalidades do projeto de pesquisa a busca de patrocnio e financiamento para pesquisa, bem como essencial no processo de seleo de cursos de ps-graduao, conforme se observa:
Ele se faz necessrio para obter bolsas de estudo ou patrocnio a pesquisas; ingressar em cursos de ps-graduao stricto sensu (mestrado ou doutorado); informar o orientador a respeito do que se pretende pesquisar, seja para uma monografia, dissertao ou tese.

Faz-se necessrio chamar a ateno para a seriedade e importncia que se deve ter na elaborao do projeto de pesquisa, alm claro da prpria importncia para o pesquisador, evitando que o mesmo se perca durante a execuo de sua pesquisa, evitando desta forma, a dvida acerca dos resultados obtidos (MARCONI, 2002

32

apud LOPES, 2006), bem como o orientando para a execuo de cada etapa.

J no que se referem as etapas para elaborao de um projeto de pesquisa, pode-se considerar como elementos de sua estrutura: a capa; a folha de rosto; o sumrio; a introduo, ou apresentao; a justificativa; o problema; a hiptese; os objetivos; a metodologia; o referencial terico; os recursos humanos, materiais e financeiros; o cronograma de realizao; e as referncias (MOTA, 2007).

Por fim, buscando orientar e normatizar os elementos essenciais para a construo do projeto de pesquisa, que a ABNT(2005) elaborou a NBR 15287, que trata especificamente deste tipo de texto. Entretanto, um modelo de estrutura para este tipo de documento pode ser visualizado no apndice B.

5.2 Relatrio de pesquisa ou tcnico-cientfico

A NBR 10719 (ABNT, 1989, p.1) alm de definir as orientaes para a redao e apresentao deste tipo de texto, o define como sendo o Documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigao de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situao de uma questo tcnica ou cientfica.

A mesma norma ainda descreve a importncia deste documento no apenas para a apresentao final, ou parcial, dos resultados de uma pesquisa, mas tambm pode trazer recomendaes para possveis problemas identificados durante a pesquisa. 5.3 Monografia

A monografia um tipo de trabalho acadmico que aborda um nico assunto ou tema, buscando aprofund-lo (MARCONI; LAKATOS, 2000).

Appolinrio (2004, p. 135) ainda complementa, enfatizando que no se trata apenas de um trabalho acadmico, quando afirma que a monografia

33

Qualquer trabalho escrito (cientfico ou no) que verse sobre um nico tema. Normalmente, trata-se de um texto extenso, completo e em profundidade sobre determinado assunto. Alguns autores defendem a idia de que a monografia seja um gnero de trabalho estritamente cientfico

J Marconi e Lakatos (2000, p.261) ainda afirmam que, alm de ser um estudo acerca de um tema, trata-se, na maioria das vezes, da prpria iniciao pesquisa cientfica, quando afirmam que A monografia o primeiro passo da atividade cientfica do pesquisador. 5.4 Dissertao

Trata-se, normalmente, do termo utilizado para designar o trabalho de concluso de curso da ps-graduao stricto sensu, denominado mestrado. Entretanto, pode ser utilizado para se referir a qualquer tipo de trabalho acadmico de final de curso (APPOLINRIO, 2004).

Severino (2002, p. 151) contribui quando aborda a semelhana entre a dissertao e a monografia, principalmente quando se refere ao fato de usarem o mesmo rigor metodolgico, e apesar de serem trabalhos distintos, possuem a finalidade de apresentar resultados de uma pesquisa:
Tambm a dissertao de mestrado deve cumprir as exigncias da monografia cientfica. Trata-se da comunicao dos resultados de uma pesquisa e de uma reflexo, que versa sobre um tema igualmente nico e delimitado. Deve ser elaborada de acordo com as mesmas diretrizes metodolgicas, tcnicas e lgicas do trabalho cientfico.

O que se pode concluir que na verdade so apenas especificaes distintas para trabalhos de concluso de curso, quando um, a monografia, de graduao ou psgraduao do tipo latus sensu e a outra, a dissertao, para trabalhos de psgraduao stricto sensu. Entretanto, ainda existe outro tipo de trabalho de concluso de curso no nvel stricto sensu, que ser abordado a seguir: a tese.

34

5.5 Tese

Como abordado anteriormente, na monografia e na dissertao, a tese tambm um tipo de trabalho acadmico, onde so apresentados os resultados de uma pesquisa. Porm, neste caso, um trabalho realizado nos cursos stricto sensu de doutorado, como afirma Appolinrio (2004, p. 184): No Brasil, tipo de trabalho monogrfico executado em programas de ps-graduao stricto sensu, em nvel de doutorado.

Severino (2002, p. 150) traz uma colaborao quando conceituando este tipo de trabalho, afirma que:
A tese de doutorado considerada o tipo mais representativo do trabalho cientfico monogrfico. Trata-se da abordagem de um nico tema, que exige pesquisa prpria da rea cientfica em que se situa, com os instrumentos metodolgicos especficos.

5.6 Resumo

Conceitualmente, pode se considerar por resumo a apresentao condensada dos principais pontos de um documento, como pode se observar na NBR 6028 (2003, p.1): Apresentao concisa dos pontos relevantes de um documento.

Outra contribuio vem de Appolinrio (2004, p. 173), quando conceitua este texto como sendo:
Parte de um trabalho cientfico na qual, utilizando-se de no mximo 250 palavras, o autor contextualiza o problema de pesquisa, o mtodo utilizado, os principais resultados e a concluso do estudo. Esse pequeno texto de crucial importncia, pois atravs dele que o estudo ser indexado nos mecanismos cientficos de busca setorial.

Durante a elaborao, a redao e a apresentao de um resumo, bem como de suas variaes que sero apresentadas adiante, o pesquisador deve se orientar pela NBR 6028 (ABNT, 2003).

35

5.7 Resumo indicativo

Tipo de resumo que no apresenta dados qualitativos, e que se faz necessrio a leitura de toda a pesquisa, pois as concluses no so apresentadas em sua totalidade, como consta na NBR 6028 (ABNT, 2003, p.1): Indica apenas os pontos principais do documento, no apresentando dados qualitativos etc. De modo geral, no dispensa a consulta ao original. 5.8 Resumo informativo

Outra variao de resumo, mas que neste tipo, no se faz necessrio a leitura de toda a pesquisa para se poder obter as informaes pertinentes, como pode se observar na NBR 6028 (ABNT, 2003, p.1): Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e concluses do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. 5.9 Resumo crtico (resenha ou recenso)

Ultima variao do resumo, tambm chamado de resenha, trata-se da anlise realizada por um pesquisador um documento acadmico, conforme a NBR 6028 (ABNT, 2003, p.1): Resumo redigido por especialistas com anlise crtica de um documento. Tambm chamado de resenha. Entretanto, ainda de acordo com a mesma norma, quando esta anlise em apenas uma determinada edio, entre vrias outras do mesmo documento, denominado de recenso.

Para Appolinrio (2004, p. 172), a resenha Apreciao crtica de um texto, livro ou artigo. O objetivo da resenha o de resumir as principais idias do texto original e discuti-las criticamente, ou seja, a mesma linha de pensamento da NBR 6028 (ABNT, 2003), s no faz a distino entre resenha e recenso.

J Severino (2002, p. 131) considera ambas como o mesmo tipo de resumo, quando afirma que: Resenha, recenso de livros ou anlise bibliogrfica uma sntese ou um comentrio dos livros publicados feito em revistas especializadas das vrias reas da cincia, das artes e da filosofia.

36

De forma sucinta, Lopes (2006, p. 268) considerada a resenha crtica como sendo uma opinio do autor sobre um artigo, livro ou trabalho acadmico-cientfico, desde que o leitor tenha um conhecimento sobre a obra, sobre o assunto, seja fiel ao autor e as suas colocaes e no se utilizar juzo de valor, ou seja, uma anlise crtica, de um texto, aps sua leitura.

Para uma melhor visualizao de uma resenha Lopes (2006) traz em sua obra exemplos prticos para a redao, estruturao e apresentao de uma resenha crtica

Por fim, pode-se apresentar a viso de Medeiros (2009, p.145) para a resenha, quando esse considera como sendo um relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas; um tipo de redao que inclui variadas modalidades de textos: descrio, narrao e dissertao. 5.10 Artigo cientfico

O artigo cientfico a forma mais comum de apresentao textual de uma pesquisa, sendo apresentado no apenas os resultados, mas todos os elementos importantes para a sua contextualizao e compreenso por quem o l, como a introduo, o delineamento metodolgico, as referncias utilizadas e a concluso (APPOLINRIO, 2004).

Appolinrio (2004, p. 33) ainda enfatiza a importncia da estrutura de artigo para a publicao da pesquisa:
Para que uma pesquisa cientfica venha a ser publicada ela deve assumir a forma de um artigo cientfico. O formato geral de um artigo depende muito da rea em questo, do tipo de pesquisa que lhe fornece base e das normas especficas do peridico em que se pretende publicar o artigo.

Lopes (2006, p. 49) tambm aborda a importncia deste tipo de documento na apresentao de uma pesquisa, quando afirma que: O artigo cientfico tem como objetivo a apresentao de uma investigao cientfica em revistas especficas, peridicos especializados ou eventos.

37

Quanto a sua publicao, Medeiros (2009, 203) considera que o artigo busca apresentar o resultado de estudos e pesquisas. E em geral, publicado em revistas, jornais ou outros peridicos especializado.

Por fim, a NBR 6022 (2003, p.2) alm de trazer as normas de estruturao e apresentao de um artigo cientfico, aborda seu conceito, definindo-o como Parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento.

5.11 Comunicao cientfica (paper)

Apesar de se observar nas normas de alguns congressos como sendo a comunicao cientfica um trabalho diferente do artigo cientfico, Appolinrio (2004) no faz esta distino, afirmando que so apenas denominaes distintas para o mesmo documento, assim como o ensaio, que ser abordado adiante.

J Medeiros (2009, p. 205) considera a comunicao cientfica como a informao que se apresenta em congressos, simpsios, reunies, academias, sociedades cientficas. Em tais encontros so expostos os resultados realizados.

O autor supracitado, j difere a comunicao cientfica do paper, quando afirma que este ltimo uma sntese de pensamentos aplicados a um tema especfico (Idem, p. 213). E apesar de sua palavra correspondente em portugus ser o ensaio, o mesmo no foi devidamente aceito pelos pesquisadores.

5.12 Ensaio

Segundo Lopes (2006, p.101), no ensaio onde dever ser exposta proposta de anlise crtica de um autor sobre um determinado assunto, mostrando sua viso pessoal. Ainda para o mesmo autor, sua estrutura deve seguir a de um artigo cientfico e quando publicado em um peridico deve seguir as orientaes da prpria editora.

38

Na mesma linha de pensamento encontra-se Medeiros (2009), quando afirma que o ensaio se trata de uma forma de apresentao de um estudo mtodo, e de suas concluses.

Recomendao para leitura complementar Recomenda-se a leitura do captulo 11, Publicaes cientficas, da obra: MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamento, resumos, resenhas. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2009.

A ABNT (2005), na NBR14724, define como um trabalho acadmico deve ser apresentado. Buscando contribuir, e seguindo as orientaes dessa norma, este trabalho apresenta, no Apndice C, uma sugesto de estrutura para um Trabalho de Concluso de Curso.

39

REFERNCIAS

ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2003. APPOLINRIO, Fbio. Dicionrio de metodologia cientfica: um guia para a produo do conhecimento cientfico. So Paulo: Atlas, 2004. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 6027: informao e documentao: sumrio. Rio de Janeiro, 1989. ______. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos. Rio Janeiro, 2002. ______. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2005. ______. NBR 15287: informao e documentao: projeto de pesquisa: apresentao. Rio de Janeiro, 2005. BRASIL. Conselho Nacional de Sade. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Braslia, DF, 1996. Disponvel em: <http://www.sbpqo.org.br/suplementos/33%20-%20Diretrizes.pdf>. Acesso em: 06 out. 2009. CASTILHO, Euclides Ayres de; KALIL, Jorge. tica e pesquisa mdica: princpios, diretrizes e regulamentaes. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, jul-ago, 2005. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v38n4/a13v38n4.pdf>. Acesso em 08 de set. 2009. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. DEMO, Pedro. Metodologia cientfica em cincias sociais. So Paulo: Atlas, 1985. DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Mtodos e tcnicas de pesquisa em turismo. So Paulo: Futura, 1998. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 2007.

40

______. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2008. LOPES, Jorge. O fazer do trabalho cientfico em cincias sociais aplicadas. Recife: Ed. Universitria da UFPE, 2006. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia cientfica. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2000. MARTINS, Gilberto de Andrade. Guia para elaborao de monografias e trabalhos de concluso de curso. So Paulo: Atlas, 2000. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenha. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2009. MOTA, Robson Nascimento da. Pesquisa cientfica no ensino superior: em busca de um modelo para o projeto de pesquisa. In: Anais do Congresso Nacional de Desenvolvimento Regional CONDER, 1., 2007, Caruaru. Caruaru: Favip, 2007. 1 CD-ROM. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia cientfica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertaes e teses. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa acadmcia: como facilitar o processo de preparao de suas etapas. So Paulo: Atlas, 2007. SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabeth Marinho. Manual de trabalhos monogrficos de graduao, especializao, mestrado e doutorado. So Paulo: Atlas, 2002. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Cortez, 2002. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. So Paulo: Atlas, 2007.

41

APNDICE A Sugesto de estrutura do delineamento metodolgico da


pesquisa cientfica

Metodologia: Quanto natureza Quanto aos objetivos Quanto aos mtodos Quanto aos procedimentos tcnicos ou meios de investigao Quanto coleta de dados Quanto amostra Quanto anlise de dados Quanto natureza Qualitativa Quantitativa Quanto aos objetivos/fins Exploratria Descritiva Explicativa Metodolgica Aplicada Intervencionista Quanto aos mtodos Dedutivo Indutivo Hipottico-dedutivo Dialtico Fenomenolgico Quanto aos procedimentos tcnicos Pesquisa em fontes de papel: Pesquisa bibliogrfica e pesquisa documental Pesquisa de dados fornecidos por pessoas: pesquisa experimental, ex post facto, levantamento, estudo de caso, pesquisa ao e pesquisa participante.

ou Pesquisa de campo Pesquisa de laboratrio Pesquisa documental Pesquisa bibliogrfica Pesquisa experimental Pesquisa ex post facto Pesquisa participante Pesquisa-ao Estudo de caso

Quanto coleta de dados Observao: Simples e participante Questionrio Formulrio Entrevista: Informal, focalizada e por pauta Interao de tcnicas diversas Quanto amostra Probabilstica: Aleatria simples, estratificada, por conglomerado, sistemtica e por etapas No probabilstica: Por acessibilidade, por tipicidade e por cotas Quanto anlise de dados Anlise causal/condicional Anlise funcional/ funcionalista/ estruturalista/estrutural funcional

42

APNDICE B Sugesto de um modelo de estrutura para projeto de pesquisa

3 cm

43

Espacejamento 1,5

NOME DA INSTITUIO DE ENSINO NOME DA COORDENAO DO CURSO

NOME DO ALUNO

Espacejamento 1,5 3 cm

TTULO DO TRABALHO: SUBTTULO 2 cm

CIDADE, ANO 2 cm

3 cm

44

NOME DO ALUNO

TTULO DO TRABALHO: Espacejamento 1,5 3 cm SUBTTULO 2 cm

Espacejamento simples

Natureza do trabalho xxxxxx xxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxx xx. Orientador:

2 cm

CIDADE, ANO 2 cm

3 cm

45

SUMRIO 2 espaos de 1,5 Espacejamento 1,5 1 2 3 4 5 APRESENTAO ....... JUSTIFICATIVA ... PROBLEMA .. HIPTESE .... OBJETIVOS .. 03

5.1 Objetivo geral .. 3 cm 5.2 Objetivos especficos ....... 6 7 7.1 METODOLOGIA .. REFERENCIAL TERICO . Xxxxxxxxxxx ... 2 cm

7.1.1 Xxxxxxxxxxxxxxx ..... 7.1.2 Xxxxxxxxxxxxxxxx 7.2 7.3 8 9 Xxxxxxxxxx . Xxxxxxxxxx . CRONOGRAMA .. RECURSOS . REFERNCIAS ...

2 cm

3 cm 3 cm 1 APRESENTAO 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

2 cm

46
03

2 cm

2 cm

3 cm 3 cm 2 JUSTIFICATIVA 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

47 2 cm

2 cm

3 cm 3 cm 3 PROBLEMA 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

48 2 cm

2 cm

3 cm 3 cm 4 HIPTESE 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

49

2 cm

2 cm

3 cm 3 cm 5 OBJETIVOS 2 espaos de 1,5 5.1 Objetivo geral 2 espaos de 1,5

50 2 cm

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. 2 espaos de 1,5 5.2 Objetivos especficos 2 espaos de 1,5

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

2 cm

3 cm 3 cm 6 METODOLOGIA 2 espaos de 1,5

51 2 cm

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

2 cm

52 3 cm 3 cm 7 REFERENCIAL TERICO 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 7.1 Xxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 7.1.1 Xxxxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
2 espaos de 1,5

2 cm

7.1.2 Xxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 7.2 Xxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 7.3 Xxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

2 cm

3 cm 3 cm 8 CRONOGRAMA 2 espaos de 1,5 ETAPA Xxxxxxxx MS A MS B MS C MS D MS E

53 2 cm

MS F

2 cm

3 cm 3 cm 9 RECURSOS 2 espaos de 1,5 RECURSOS Xxxxxxxxxxx QUANTIDADE XX VALOR

54 2 cm

XX,XX

2 cm

3 cm 3 cm

55 2 cm

REFERNCIAS 2 espaos de 1,5

Espacejamento simples

XXXXXXXXxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx 2 espaos simples XXXXXXXXxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxx 2 espaos simples XXXXXXXXXxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx

2 cm

56

APNDICE C Sugesto de um modelo de estrutura para trabalho de concluso de curso, apenas com elementos obrigatrios

3 cm

57

NOME DA INSTITUIO DE ENSINO Espacejamento 1,5 NOME DA COORDENAO DO CURSO

NOME DO ALUNO

Espacejamento 1,5 3 cm

TTULO DO TRABALHO: SUBTTULO 2 cm

CIDADE, ANO 2 cm

3 cm

58

NOME DO ALUNO

TTULO DO TRABALHO: Espacejamento 1,5 3 cm SUBTTULO 2 cm

Espacejamento simples

Natureza do trabalho xxxxxxxx xx xxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx Orientador:

2 cm

CIDADE, ANO 2 cm

3 cm 3 cm FOLHA DE APROVAO

59

A folha de aprovao item obrigatrio e trata-se de uma seo no numerada e sem ttulo.

2 cm

Este folha ser fornecida pela Coordenao do Curso, no ato da apresentao pblica do TCC. Entretanto, importante que o aluno deixe essa pgina, para efeito da contagem para paginao.

2 cm

3 cm

60

RESUMO

3 cm Palavras-chave:

2 cm

2 cm

3 cm ABSTRACT

61

2 cm 3 cm Key-words:

3 cm

3 cm

62

SUMRIO 2 espaos de 1,5 Espacejamento 1,5 1 2 3 cm 2.1 2.2 INTRODUO . DESENVOLVIMENTO Delineamento metodolgico ...... Referencial terico .... 06

2 cm

2.2.1 Xxxxxxxxxxxx 2.2.2 Xxxxxxxxxxxxx . 2.3 3 Coleta, anlise e interpretao dos dados .... CONCLUSO .. REFERNCIAS ..

2 cm

2 cm 3 cm 63 06 2 cm 1 INTRODUO 3 cm Espacejamento 1,5 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 cm

2 cm

3 cm

64

2 DESENVOLVIMENTO 3 cm 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 2.1 Delineamento metodolgico 2 espaos de 1,5 Espacejamento 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 2.2 Referencial terico 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 2.2.1 Xxxxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 2.2.2 Xxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx 2 espaos de 1,5 2.3 Coleta, anlise e interpretao dos dados 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 cm

2 cm

65 3 cm 3 CONCLUSO 3 cm Espacejamento 1,5 2 espaos de 1,5 Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx 2 cm

2 cm

3 cm

66

3 cm Espaceja -mento simples

REFERNCIAS 2 espaos de 1,5 XXXXXXXXxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaos simples XXXXXXXXxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaos simples XXXXXXXXXxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 cm

2 cm

You might also like