You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SO FRANCISCO - UNIVASF SECRETARIA DE EDUCAO A DISTNCIA - SEAD ESPECIALIZAO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS

Disciplina: Didtica do Ensino Superior Docente responsvel: Prof Luciana Nbrega Discente: Gisele Lemos Shaw

FICHAMENTO - FORMAO E ATUAO DOS PROFESSORES: DOS SEUS FUNDAMENTOS TICOS.

No seu texto Joaquim Severino (2010) destaca que a tica se relaciona intrinsecamente ao respeito dignidade da pessoa humana. Assim, sendo o ato educativo, que envolve o lidar com o outro deve ser tico. Trabalhar a tica na educao depende da mediao, de um ato educativo no adestrador, mas emancipatrio, desenvolvedor da autonomia do indivduo:
Isso no obstante, possvel e necessria uma mediao pedaggica para que os futuros educadores possam incorporar a preocupao e a atitude tica, a no faltar em seu agir cotidiano. No se desenvolve essa sensibilidade s por imitao, osmose ou por transversalidade. As defesas tericas dessa incorporao por passividade, a meu ver, comprometem a verdadeira dimenso do problema, ignorando a necessidade que temos de mediaes bem concretas para nossa aprendizagem em geral e para o desenvolvimento de nossas sensibilidades tica, esttica e poltica, em particular.

(SEVERINO, 2010, p.631-632) Conforme observou Severino, a formao do indivduo requer o trabalho com a tica, com a abordagem valorativa. Compreende-se que a educao no deve ser resumida aquisio de conceitos, ou de habilidades, mas tambm do contedo tico. Com base na sua afirmao sobre a necessidade de do desenvolvimento de uma educao mediada para a tica, ele elenca suas percepes sobre o processo educacional e o lugar da tica no mesmo:

A educao interpelada por sentido e valores, principalmente ticos e polticos;

Pelo seu carter interventivo a educao desenvolve-se numa determinada historicidade e contexto social, dentro certos conceitos morais e dentro da conscincia tica do indivduo;

As concepes ticas relacionam-se prpria condio humana, regendo assim as finalidades da educao na contemporaneidade, se atende a uma tica praxista;

A educao s de legitima para melhorar a condio humana se for voltada para a mediao para a construo da cidadania. Para isto ser possvel necessrio investir na democracia;

O domnio conhecimento de conceitos, habilidades e valores na formao humana s se consolida se articuladas pela dimenso tica.

De acordo com Severino a dimenso tica imprescindvel formao humana, ao desenvolvimento da cidadania. Esse trabalho com a tica ultrapassa o domnio transdisciplinar, conforme o autor se refere mais a um sentir do que com o saber. Assim, esse trabalho com o componente tico como articulador de saberes mais voltado aos modos de agir e de possibilitar. O agir se expressa e como o educador organiza seu trabalho pedaggico, no quanto ele favorece a aquisio dos saberes conceituais, das habilidades e dos valores necessrios ao exerccio da autonomia do aluno. Ao mesmo tempo em que o trabalho com a tica se relaciona possibilidades que este educador oportuniza ao educando de exercer a sua autonomia da prpria prtica educativa, a partir do desenvolvimento de sua conscincia moral ( j que a moral e a tica so diferentes e nem sempre determinado preceito moral mais adequado). Para o trabalho com a tica, a disciplina filosofia d os aportes necessrios, que, segundo Severino (2010):

Embora se espere dos professores de todas as disciplinas de um currculo que sejam testemunhas vivas da dimenso tica, no cabe s suas disciplinas a responsabilidade pelo esclarecimento sistemtico da significao dos valores ticos (p.648). Entretanto, apesar do papel da filosofia, a responsabilidade tica de todos, na busca por uma sociedade mais justa e igualitria, mais democrtica. Concerne a todos ns a garantia da dignidade humana para todos.

Referncia

SEVERINO, Joaquim. Formao e atuao dos professores: dos seus fundamentos ticos. Coleo "Didtica e Prtica de Ensino. Belo Horizonte : Autntica, 2010.

You might also like