You are on page 1of 2

(1). Ignorncia crassa e voluntria (Oseias 4:6).

Oh, quantas almas infelizes esto sendo mortas por este pecado, embora pensem sinceramente que tm bons coraes e que esto preparadas para o cu. Este pecado o assassino que executa milhares silenciosamente, sem que nada suspeitem e sem que vejam a mo que os destri. No importa quais sejam as desculpas que apresentem para a ignorncia, eles descobriro que ela e um pecado que destri a alma (Isaias 27:11; 2 Tessalonicenses 1:8; 2 Corntios 4:3). Ah, como teria afligido nossos coraes se tivssemos visto aquele horrvel espetculo em que os pobres protestantes eram jogados num celeiro e vinha um aougueiro, com suas mos manchadas com sangue humano, e os conduzia um por um de olhos vendados para um cepo onde os matava um aps outro em grande numero, a sangue frio. Mas seus coraes devem sofrer muito mais ao pensar nas centenas que a ignorncia destri em segredo e conduz de olhos vendados para o cepo. Tomem cuidado para que este no seja o seu caso. No justifiquem a ignorncia; se pouparem esse pecado, saibam que ele no os poupar; e ser que algum abrigaria um assassino em seu seio? (4). O predomnio de motivos errados nos deveres santos. Esta era a ruina dos fariseus. Oh, quantas almas infelizes so destrudas por causa disso e caem no inferno antes que descubram o seu erro! Fazem suas "boas obras" e pensam que tudo est bem, mas no percebem que esto sendo impulsionadas continuamente apenas por motivos carnais. verdade que at mesmo no caso dos verdadeiramente santificados, s vezes objetivos carnais parecem renascer; mas so sempre matria de seu dio e humilhao, e jamais chegam a domin-los, nem subjug-los de novo. No entanto, quando a mola mestra que comumente leva o homem aos deveres religiosos um objetivo carnal, tal como a satisfao da conscincia, a obteno da reputao de que e religioso, ser notado pelos homens, mostrar seus prprios dons e talentos, evitar a censura de que uma pessoa profana e no religiosa, ou coisa semelhante, isso revela um corao no regenerado. cristos, se quiserem evitar o auto-engano ento dem ateno no apenas s suas aes, mas tambm aos seus motivos.

(2). Reservas secretas quanto entrega a Cristo. Renunciar a tudo por Cristo, odiar pai e me, sim, renunciar prpria vida por Ele, "duro e este discurso". (Lucas 14:26). Alguns faro muitas coisas, mas no querem a religio que os salvar. Jamais chegam a ser totalmente devotados a Cristo nem completamente submissos a Ele. Precisam ter o doce pecado; no querem prejudicar-se a si mesmos; tm excees secretas para a vida, para a liberdade ou para a posio social. Muitos aceitam a Cristo dessa maneira e jamais levam em conta os Seus termos de autonegao, nem avaliam o custo; e este erro fundamental estraga tudo e os arruna para sempre (Lucas 14:28-33).

(3). Formalidade na religio. Muitos descansam no lado externo da religio e no cumprimento exterior de seus deveres sagrados. E muitas vezes isto engana efetivamente os homens e certamente os invalida mais do que a impiedade, semelhana do que aconteceu com o fariseu. Ouvem, jejuam, oram, do esmolas, e, portanto, no admitiro que no esto em timas condies espirituais. Entretanto, descansando na obra feita e falhando no trabalho do corao, no poder interior e na vitalidade da religio, acabam caindo no fogo por causa de sua esperana ilusria e da persuaso confiante de que esto bem preparados e a caminho do cu. Oh, que situao terrvel quando a religio de um homem s serve para endurecer seu corao e efetivamente iludir e enganar a sua prpria alma!

(5). Confiana em sua justia prpria. Isso um mal que destri a alma. Quando os homens confiam na sua justia prpria, certamente rejeitam a de Cristo. Amados, vocs precisam ser vigilantes em tudo, pois no apenas os seus pecados podem arruin-los, mas, tambm, os seus deveres. Talvez vocs jamais tenham considerado isso, mas assim mesmo; sem dvida alguma, um homem tanto pode perecer por causa de sua justia aparente e de suas supostas virtudes, como por causa de pecados crassos, ou seja, quando ele confia em coisas como a sua justia prpria e as apresenta diante de Deus para satisfazer a Sua justia, apaziguar Sua ira, buscar o Seu favor e obter o Seu perdo. Isso significa demitir Cristo do Seu ofcio e produzir um salvador a partir de nossas obras e virtudes. Acautelem-se disso, cristos professos; vocs so muito atuantes, mas isso pode estragar tudo. Quando tiverem feito o mximo e o melhor, fujam de si mesmos para Cristo; reconheam que suas justias prprias so como trapos imundos (Filipenses 3:9; Isaias 64:6).

(6). Uma secreta inimizade contra o rigor da religio. Muitas pessoas moralmente corretas, cumpridoras de seus deveres religiosos, tem uma amarga inimizade contra o rigor e o zelo religiosos, e odeiam a vida e o poder da religio. No apreciam esta solicitude nem gostam que os homens sejam to zelosos. Condenam os rigores da religio como se fossem singularidade, indiscrio, zelo exagerado, e consideram o pregador zeloso e o crente fervoroso nada mais que extremistas. Tais homens no amam a santidade como santidade (porque ento amariam a perfeio da santidade), e, portanto, so corruptos em seus coraes, seja qual for o bom conceito que tenham sobre si mesmos.

(7). O descanso num certo grau de religio. Quando supem que j possuem o suficiente para serem salvos, deixam de olhar mais adiante, e assim, apresentam-se carentes da graa verdadeira, graa essa, que sempre leva os homens a aspirarem a perfeio (Filipenses 3:13; Provrbios 4:18).

(8). O predominante amor ao mundo. Esta a real evidncia de um corao no santificado. "Se algum ama o mundo, o amor do Pai no esta nele". (1 Joao 2:15). Mas quo frequentemente este pecado esconde-se sob a capa da confisso pblica de f. Sim, h um tal poder de engano neste pecado que, muitas vezes, quando todos podem ver o mundanismo e a cobia existentes na pessoa, ela prpria no os pode enxergar em si mesma, e apresenta tantas desculpas e pretextos para justificar seu amor pelo mundo que fica cega e perece no seu auto-engano. Quantos e quantos cristos professos existem, cujos coraes pertencem mais ao mundo do que a Cristo; so pessoas "que s pensam nas coisas terrenas", e, portanto, inclinam-se, evidentemente, para as coisas da carne e, provavelmente, o seu fim ser a perdio (Romanos 8:5; Filipenses 3:19). Contudo, fale com tais pessoas e elas lhe diro, confiantemente, que estimam a Cristo acima de tudo, pois no podem ver suas inclinaes carnais por falta de um rigoroso exame de seus prprios coraes. Se, simplesmente, buscassem com diligencia, logo, descobririam que sua maior satisfao est no mundo e que seu maior cuidado e melhor esforo so empregados para se apossarem do mundo, sinais evidentes de um pecador no convertido. Que a ala religiosa do mundo possa atentar, sinceramente, para isso, a fim de que no venha a perecer em decorrncia deste pecado despercebido. Os homens podem ser mantidos longe de Cristo, e isso frequentemente ocorre, tanto pelo amor desordenado aos confortos legtimos, como, pelos seus hbitos ilegtimos.

(9). O domnio da malcia e da inveja contra os que os desrespeitam e os injuriam. Oh, quantos que, tendo a aparncia de religiosos, lembram as injurias e guardam os ressentimentos, pagando o mal com o mal, amando a vingana e desejando o mal aos que os injuriam. Isto vai, diretamente, contra as regras do evangelho, contra o padro de Cristo e contra a natureza de Deus. Sem dvida alguma, quando este mal se mantm fervendo no corao, prevalecendo habitualmente, ao invs de ser odiado, resistido e mortificado, tal pessoa encontra-se realmente em fel de amargura e em estado de morte (Mateus 18:32-35; 1 Joao 3:1415).

(10). Orgulho no mortificado. Quando os homens apreciam mais os louvores dos seus semelhantes do que o louvor de Deus, e colocam o corao na estima, no aplauso e na aprovao humanos, bem certo que esto vivendo em pecado e longe da verdadeira converso (Joo 12:43; Glatas 1:10). Quando os homens no vem, nem lamentam, nem gemem sob o orgulho do prprio corao, sinal de que esto completamente mortos no pecado. Oh, quo ocultamente esse pecado vive e reina em muitos coraes; e eles no sabem, mas, desconhecem a si mesmos (Joao 9:40).

(11). Um dominante amor pelo prazer. Esta uma marca negra. Quando os homens do carne a liberdade que ela deseja, e a mimam e a agradam, ao invs de neg-la e domin-la; quando o maior prazer gratificar seus apetites e satisfazer seus sentidos, tudo falso, no obstante a aparncia que tenham de religio. Uma vida que satisfaz carne no pode agradar a Deus. "E os que so de Cristo, crucificaram a carne..." e tm o cuidado de subjug-la como a um inimigo (Glatas 5:24; 1 Corntios 9:25-27).

(12). Segurana carnal. Trata-se de uma confiana presunosa de que j esto em boas condies. Muitos clamam "paz e segurana", quando uma repentina destruio est vindo sobre eles. Foi essa segurana que manteve as virgens loucas adormecidas, quando deveriam estar trabalhando; que as manteve na cama, quando deveriam estar no mercado. Foi s quando o noivo chegou que perceberam que lhes faltava leo; e enquanto foram compr-lo, a porta se fechou. Oxal aquelas virgens loucas nunca tivessem deixado sucessores! Haveria, no entanto, algum lugar onde eles no estejam? Onde e que eles no habitam? Os homens desejam agradar- se a si mesmos sobre bases sempre to frgeis, esperanosos de que sua condio seja boa; portanto, no se preocupam em mudar, e, por causa disso perecem em seus pecados.

You might also like