You are on page 1of 19

Clvis Ultramari

IGNIFICADOS DO

u RBANISMO

166
ps-

Re sumo
O que se apresenta neste artigo uma busca, ainda no finalizada, dos significados possveis de observar-se em relao ao urbanismo. Para tanto, discutem-se tambm suas relaes com o planejamento urbano e o desenho urbano. Ressalta as similaridades e diferenas entre esses conceitos e o fato de serem, muitas vezes, usados indistintamente. O artigo construdo a partir de duas hipteses: a de uma maior abrangncia da atuao do urbanismo, o qual incorporaria o planejamento urbano, e a de a distino conceitual dessas duas cincias (ou prticas?) poderem ser feitas a partir de uma maior ou menor aproximao da arte e da arquitetura. Quanto maior a aproximao, mais prximo da faceta de interveno fsica do urbanismo estamos; quanto mais distantes, mais claro fica o conceito de planejamento urbano. O artigo tem carter provocativo e est consciente da polmica que pode gerar, sendo esse seu objetivo principal. A discusso aqui relatada tem como base uma pesquisa na literatura e em discusses com colegas pesquisadores e alunos. Estrutura-se com uma introduo que ressalta a dificuldade de uma discusso epistemolgica e partes em que se estabelecem semelhanas e distines dos conceitos tratados e uma concluso que, sem se resguardar de um posicionamento, prope a continuidade da discusso.

Palavras-chave
Planejamento urbano, gesto urbana, desenho urbano, urbanismo.

ps v.16 n.25 so paulo junho 20 09

S IGNIFICADOS

DEL URBANISMO

167

ps-

Re sume n
Lo que se presenta en el artculo es una bsqueda todava inacabada de los significados posibles de se encontrar para Urbanismo. Para eso, se discute tambin sus relaciones con la Planificacin Urbana y el Diseo Urbano, las similitudes y diferencias entre estos conceptos y el hecho de que muchas veces son utilizados indistintamente. El artculo se construye a partir de dos hiptesis: una que supone una actuacin ms amplia del Urbanismo, el que incorporara la Planificacin Urbana; y la que afirma que la distincin conceptual de esas dos ciencias (o prcticas?) se puede hacer a partir del grado de acercamiento del Arte y de la Arquitectura. Cuanto ms cercano, ms nos aproximamos de la faceta de intervencin fsica del Urbanismo; cuanto ms lejano, ms claro queda el concepto de Planificacin Urbana. El artculo tiene carcter provocativo y conciencia de la controversia que puede generar, lo que es su objetivo principal. La discusin presentada aqu tiene como base una investigacin en la literatura y debates con compaeros investigadores y alumnos. l se estructura con una introduccin que da nfasis a la dificultad de un debate epistemolgico, partes donde se establecen semejanzas y distinciones de los conceptos discutidos, y una conclusin que, no obstante presente una posicin, propone tambin la continuidad del debate.

Palabras clave
Planificacin urbana, gestin urbana, diseo urbano, urbanismo.

artigo s p. 16 6-184

T HE

MEANING OF URBANISM

168
ps-

Abstract
This article discusses an incomplete search on the different meanings understood from urbanism. It does so by discussing the relation of urbanism with urban planning and urban design. The similarities and differences between these concepts and the fact that they are often used indistinctly are pointed out. The current article is organized around two hypotheses, where the first involves a broader understanding of urbanism, which incorporates urban planning, and the second is based on the idea that the conceptual distinction between these two fields may be defined according to how close or how far urbanism is from art and architecture. The closer urbanism is to art and architecture, the more it moves away from urban planning. The ideas presented here are intended to be provocative, and the author is aware of reactions they may generate. This discussion is based on a technical literature as well as on debates with other researchers and students. The article starts with an introduction regarding the difficulties and complexities of an epistemological discussion while later sections point out similarities and distinctions between the two main concepts. The conclusion makes the authors position clear, but suggests that this issue needs further discussion.

Key words
Urban planning, urban management, urban design, urbanism.

ps v.16 n.25 so paulo junho 20 09

O propsito deste artigo


Este artigo apresenta uma reflexo sobre urbanismo e planejamento urbano em termos de reas de conhecimento cujo objeto a realidade urbana, e, tambm, por extenso natural, o da regio que a contm. Para essa abordagem, alm dos dois principais conceitos que se busca discutir, obrigatoriamente, so acrescentados os de desenho urbano e, de forma subentendida, o de gesto urbana. Na discusso aqui apresentada buscam-se similaridades e diferenas entre esses conceitos, como eles so entendidos e como abordam o fenmeno urbano. Estruturado de forma inegavelmente pretensiosa, como um ensaio epistemolgico, este artigo busca reconhecer o trajeto conceitual e operacional do urbanismo e do planejamento urbano, algumas vezes, de fato, utilizados de modo indistinto, a partir do momento em que aparecem como possveis cincias da cidade. O objetivo do artigo to-somente o de responder a preocupaes conceituais que surgem entre os que planejam, administram ou pesquisam a cidade. No cotidiano dessas tarefas, observa-se, pois, pouca clareza entre o significado de urbanismo, de planejamento urbano, de desenho urbano e de gesto urbana. No se reproduz, aqui, estudos j anteriormente realizados os quais, em uma reviso histrica, resgatam as diferentes fases do urbanismo e mesmo do planejamento urbano. A despeito do fato de esses trabalhos contribuirem grandemente para o esclarecimento dos conceitos discutidos, optou-se por priorizar a discusso mais propriamente epistemolgica. A elaborao deste artigo iniciou com a certeza que urbanismo, seja como cincia, seja como rea de conhecimento, estaria fortemente ligado idia de interveno fsica no espao das cidades, alterando-as ou construindo-as com propostas e obras de embelezamento, saneamento, sistema virio, espaos pblicos e privados. Em alguns momentos da discusso, este autor se viu obrigado a reconhecer que existem outros entendimentos de urbanismo, avanando para uma direo que parece estar mais prxima do conceito de planejamento urbano, sobretudo quando sua preocupao organizar a maneira como a prpria sociedade constri e consome a cidade. Tal dubiedade, evidentemente, reduzida se observarmos os conceitos de forma isolada. Professor Bernardo Secchi (2005), por exemplo, ainda que com postura relativista, evidencia, em seu conceito de urbanismo, a existncia ou a busca de transformaes fsicas: Portanto, por Urbanismo entendo no tanto um conjunto de obras, de projetos, de teorias ou normas associadas a um tema, a uma linguagem e a uma organizao discursiva; muito menos o entendo como um determinado setor do ensino, mas ao contrrio como um testemunho de um vasto conjunto de prticas, quais sejam as da contnua e consciente modificao do estado do territrio e da cidade.

169

ps-

artigo s p. 16 6-184

170
ps-

Leme (1999) contribui para esclarecer essa questo ao resumir o percurso histrico do urbanismo no Brasil: primeiramente, um domnio de pioneiros, seguidos de engenheiros-arquitetos, arquitetos e, finalmente, equipes multidisciplinares. Essa mesma sntese reiterada na identificao, pela autora, dos perodos do urbanismo brasileiro: importante destacar que durante esse perodo, do final do sculo XIX aos anos 60, foram se configurando duas linhas de Urbanismo: uma que se iniciou nos planos de melhoramentos que, em seguida, se ampliaram para o conjunto da rea urbana, para a aglomerao e receberam a denominao, j na dcada de 70, de Planos Diretores de Desenvolvimento Integrado. (LEME, 1999) A mudana de entendimentos que se vivenciou na elaborao deste artigo resulta, talvez, da lembrana de o urbanismo, quando se quis modernista, por exemplo, como sabemos, no ter se apresentado apenas como um projeto de interveno fsica em uma cidade especfica. Ao contrrio, o movimento chamado urbanismo modernista se caracteriza como um corolrio, um manual mesmo, de como proceder para se chegar cidade ideal. Com isso o urbanismo, utopicamente, acreditava poder alterar a cidade enquanto espao construdo e tambm a sociedade que a constri e usa-a. De fato, esse urbanismo e essa a palavra utilizada ao invs de planejamento urbano, no apenas desenha a cidade que se quer, mas tambm determina como essa deve ser obtida e usada, ou seja, acreditando na utopia de poder formatar a sociedade que a habita. Todavia, ao se considerar o antagonismo entre o acreditar em mudanas societrias a partir do desenho do assentamento urbano proposto e o pensar essas mudanas por meio de novas relaes entre seus componentes sociais, o artigo volta a diferenciar os conceitos aqui tratados tal qual em seu incio. A insero, portanto, de questes relativas s relaes da sociedade ao desenho proposta para a cidade parece aproximar o conceito de urbanismo ao de planejamento urbano. A busca da superao dos problemas sociais era procurada atravs da apresentao de novas formas urbanas. Tencionava-se criar uma cidade melhor a partir da f na tcnica e progresso. Porm, isso mostrou-se uma falcia que Braslia e suas cidades satlites exemplificam de maneira transparente. A excluso social no pode ser resolvida atravs do incremento de tcnicas modernas na construo, ou ser equalizada to-somente via planejamento pelo Estado. (DIAS, 2000) To-somente a partir da exposio acima observa-se uma dificuldade em distinguir os trs termos aqui discutidos. Desse modo, algumas perguntas esto na base dessa discusso sobre eles. Seriam esses termos: urbanismo, planejamento urbano e, a partir de uma relao imediata, desenho urbano uma evoluo histrica de uma mesma idia ou convivem no mesmo tempo? So conceitos contraditrios ou complementares? Finalmente, tratam do mesmo objeto? Para iniciar esse debate, diferencia-se o ato de fazer de seu ato anterior, o de planejar. Em um primeiro momento, tem-se o planejamento urbano como ato de planejar, o qual explicita a cidade que se quer em um plano, no necessariamente de forma grfica. So exemplos o plano diretor municipal e mesmo uma lei de uso e ocupao do solo, os quais explicitam desejos e normas a serem implementados por outrem, ao longo de momentos futuros. Em um segundo

ps v.16 n.25 so paulo junho 20 09

momento, o urbanismo, o ato de intervir fisicamente, de construir, de ampliar, de reciclar, ou de revitalizar, a partir de um projeto grfico e intencionalmente claro. Paralelamente a essas duas aes tem-se a gesto ou administrao urbana, capaz e responsvel para optar pelo momento de planejar-se ou de intervir-se, ou seja, de fazer-se planejamento ou urbanismo. Cabe a essa gesto tambm a responsabilidade de executar o desejado no plano e de manter o que foi implantado. Ao se adotar esse entendimento, ter-se-ia o planejamento urbano vinculado ao entendimento mais tradicional da cidade, ou seja, aquele que a planeja, que define como dever ser seu futuro, quais os caminhos a seguir, as prioridades a adotar, os espaos a ocupar e a no ocupar, as obras a serem realizadas. Uma vez finalizado esse planejamento, cabe gesto o papel de execut-lo e fiscaliz-lo. De outra forma, o urbanismo estaria mais vinculado tcnica da engenharia e da arquitetura para a implementao daquilo que fsico (a obra) e anteriormente determinado pelo planejamento (o plano). Se, no caso do planejamento urbano, a equipe de profissionais requerida multidisciplinar, no caso do urbanismo valoriza-se a funo do arquiteto urbanista por excelncia, apoiado por profissionais das diversas engenharias. Tal simplificao no deve, entretanto, justificar o encerramento da discusso sobre a forma mais correta de utilizar-se esses conceitos. Ao contrrio, tal distino linear deve instigar a dvida. Contudo, considerando a carncia de referncias com as quais se conta para se discutir epistemologicamente esses conceitos, a contribuio deste artigo est em provocar a discusso. Com isso, ressalta-se a importncia de uma reviso epistemolgica do planejamento e do urbanismo entre ns, procedendo, inclusive, relaes com os termos usados por academias estrangeiras que se servem de outras lnguas na discusso da cidade. Para a presente discusso, o texto dividido, alm dessa introduo, em cinco partes. A primeira apresenta uma abordagem de qual , afinal, nosso objeto. Para isso apresentada uma discusso sobre os termos cidade e urbano, com base em Henri Lefebvre. Tais termos, sempre presentes em discusses como a deste artigo, tm, de fato, significados cientficos muito prximos, porm com diferenas sutis que podem facilitar a distino conceitual aqui procurada. A cidade como objeto e o urbano como fenmeno foi uma distino conceitual proposta por Henri Lefebvre j nos anos 60. Para ele, o urbano o conjunto de foras culturais, sociais e econmicas, cuja expresso fsica, responsvel, inclusive, para a reproduo desse fenmeno, era a cidade. Essa distino, puramente conceitual, uma forma de tornar claros dois termos usados, por vezes, como sinnimos. A cidade seria, nesses termos, o lcus de fluxos financeiros, relaes sociais, polticas, econmicas, e onde ocorre a concentrao de bens de reproduo do capital e da mo-de-obra e o lcus ideal, pela convergncia dessas foras, para sua reproduo e disseminao. Se assim entendidos, cidade e urbano seriam, nessa seqncia, os objetos de trabalho do planejamento urbano (por extenso, o regional tambm) e do urbanismo. Para uma sociedade que se urbaniza nos ecmenos do territrio e tambm nas complexas relaes sociais, exige do planejamento urbano at mesmo sua reviso, pois amplia seus espaos de atuao de forma quase global. Tomando como exemplo o caso do plano diretor, para o caso especfico brasileiro: a cincia que o elabora, o planejamento urbano agora no parece mais ser suficiente. Ao se ampliar,

171

ps-

artigo s p. 16 6-184

constitucionalmente, a responsabilidade desses planos para alm do traado do permetro urbano at os limites poltico-administrativos do municpio, distanciar-seia do detalhe do urbanismo e mesmo do tradicional planejamento urbano1, mas avanar-se-ia para um desejo, mais uma vez, de consertar a sociedade.

Do urbanismo ao planejamento urbano?


A partir da consolidao de um processo histrico e mesmo civilizatrio de urbanizao ocorrida nos finais do sculo 19, com a assimilao pela sociedade da Revoluo Industrial, seria obrigatria a busca de solues para problemas criados por um novo uso sobre um espao antigo e sobre espaos naturais de, forma jamais vista. Esse fenmeno socioeconmico acontecendo sobre uma base fsica chamada cidade requereria, ento, novos procedimentos de anlise e de interveno cientfica, oportunizando a formalizao da cincia do urbanismo. Pertencem a esse perodo experincias marcantes na histria da cidade, algumas delas ainda desprovidas do necessrio conhecimento do fenmeno urbano e, sobretudo, de suas caractersticas sociais, econmicas, polticas e ambientais. Na tentativa de encontrar-se a cidade ideal ou mesmo a cidade utpica, fazendo referncia quilo que quase 500 anos antes Thomas Morus havia idealizado, tornaram-se conhecidos os exemplos de Fourier, com o Falanstrio; de Ebenezer Howard, com a Cidade-jardim; e de Tony Garnier com a Teoria da cidade industrial, dentre inmeros outros. Se tais propostas vivenciaram um desencanto em termos de implementao e de continuidade de suas propostas, permitiram gerar uma diversidade de conhecimentos na busca de solues, principalmente referentes relao moradia-trabalho, para os ento chamados problemas urbanos. Segundo Franoise Choay, a elaborao dessas propostas ainda carece de um melhor entendimento de como se dava a emergente produo industrial e a recente organizao de novos grupos sociais. Para o que mais nos interessa neste artigo, as iniciativas nesse perodo, ainda que preocupados em enfrentar novos problemas de uma nova sociedade, exemplificam um urbanismo sempre explicitado pelo desenho, pela forma da cidade desejada. O Urbanisme, conforme nomeado por Choay, poderia at ser confundido com planejamento urbano, ou mesmo com Amnagement du territoire 2, porm fica aqui evidente, nesses exemplos, o trao do arquiteto urbanista e a cidade ideal sintetizada em desenho. Nesse momento, de gnese do urbanismo, a cidade ainda era vista como um objeto de interesse pontual e marginal em outras cincias, chamando a ateno de seus aspectos quantitativos seu volume demogrfico e o porqu de seu crescimento para uma sociologia urbana que comeava a consolidar-se. Do mesmo modo, a cidade se mostrava como objeto de estudo para as cincias mais preocupadas com os aspectos higienistas e sanitaristas, muito em resposta a um problema ostensivo que resultara de uma urbanizao acelerada, pouco planejada e com ndices de qualidade de vida bastante baixos. A partir desse momento, a cidade claramente o lcus central de relaes econmicas, de fluxos, de interesses, riqueza e pobreza, de enriquecer, servir e trabalhar, abolindo, gradualmente, uma relao simplista de oposio do espao construdo e do espao natural ou rural. Tal cenrio, mais especificamente o da

172
ps-

(1) O plano diretor, tal qual concebido pela Constituio de 1988 se obriga, agora, a considerar todo o territrio do municpio e no mais os limites do permetro urbano. (2) Se traduzido por Organizao do territrio , estaria mais prximo do conceito de planejamento urbano e regional. Preocupado com o desenvolvimento econmico e as desigualdades entre espaos, o Amnagement du territoire , tal qual o planejamento urbano e regional, fundamentamse, prioritariamente, em leis e planos, ao contrrio de desenhos ou projetos de intervenes fsicas.

ps v.16 n.25 so paulo junho 20 09

(3) Pode-se, talvez, localizar essa fase de enaltecimento da vida urbana no final do sculo 19, conforme sugerido nas descries de Christophe Charle, em Paris fin-desicle , ou de Richard Sennet, em O declnio do homem pblico , os quais descrevem as transformaes das obras de Baro de Haussmann, e Viena fin-de-scicle : Poltica e cultura , de E. Schorske (1988), o qual descreve com relevncia as obras de reforma para a construo da Ringstrassen nesse perodo. Desnecessrio dizer aqui que tal enaltecimento tambm acompanhado de crticas e desconfianas. (4) Para melhor compreenso dessas idias, vide discusses sobre iniciativas urbansticas de Frank Lloyd Wright o qual, no incio do sculo 20, prope sua Broadacre City, uma inverossmil mescla de cidade e de campo; e a obra de Lewis Munford, A cidade na histria: Suas origens, transformaes e perspectivas . 4 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998. Nessa obra, ressalta-se o captulo final, em que o autor critica a grande metrpole contempornea.

habitao das classes trabalhadoras em Londres, sugere teoria marxista um entendimento evidentemente abrangente, abordando questes sobre a economia, a sociedade e os impactos dos interesses do capital na utilizao do solo urbano. A partir desse perodo, o qual evidencia um novo processo de densificao dos assentamentos humanos, a predominncia do fenmeno urbano sobre qualquer outra manifestao socioeconmica territorial crescente. A consolidao desse processo justificaria a perspectiva de urbanizao total adotada por Lefebvre, o que no significa uma cidade (objeto concreto) de extenso global, e sim um fenmeno urbano global. A cincia do urbanismo, sugerida por um fenmeno novo, a cidade, assim se configura formalmente a partir de um problema: o de um espao com fatos e transformaes sentidas como negativas, at ento desconhecidos e sucedendo-se a uma velocidade igualmente indita. Desde esse cenrio at o momento indito, com srias dificuldades, o urbanismo talvez herde um determinado pessimismo cientfico a buscar a soluo no no conserto, mas sim na fuga, como foi o caso demonstrado pelos urbanistas utpicos: fugir da cidade, construindo novos espaos, pareceria ser a primeira ao concreta de uma cincia recm-nascida. Pessimismo, utopia e otimismo se substituem desde ento, sendo a cidade ora passvel de soluo, ora constituindo o prprio problema da sociedade mundial, ora se constituindo como o mais adequado espao para o desenvolvimento da histria. Mais recentemente, e essa uma idia absolutamente especulativa, o urbanismo, ao assumir a transformao fsica da cidade, resguarda-se em um longo perodo de otimismo, ressaltando a massa construda artificialmente pelo homem como o local de criatividade, de gerao do conhecimento e de libertao 3. Impregnado pela imagem da transformao pontual capaz de fazer o urbanismo contemporneo vivenciar uma forte crena na transformao da cidade. Tal postura pode ser confirmada pela autoconfiana que parece estar presente em muitas intervenes as quais justificariam a imagem de uma atual renascena urbana. Sem dvida, o cenrio ora trazido pelas intervenes em cidades dos Estados Unidos, Europa, seguidas de outras nos demais continentes, ope-se fortemente s cidades dos anos 60 at meados dos 80. Pessimismos como o revelado pela viso quase pastoral nas propostas urbanas de Frank Lloyd Wright (1932-1959) ou no desencanto de Lewis Munford (1895-1990)4, por exemplo, podem sintetizar esses anos, nos quais cidades cresceram a taxas demogrficas elevadas, a crise econmica generalizada exigiu novas frmulas de gesto urbana e os centros tradicionais (smbolos de uma histria local e agregadores de uma comunidade) conheceram a degradao. Alimentadas pelo pessimismo ou pelo otimismo de uma poca, as bases do urbanismo comeavam a consolidar-se: no apenas aquelas a justificarem uma interveno fsica segundo a concepo do arquiteto ou do engenheiro, mas aquelas que traduziriam a complexa sntese se isso for possvel das diversas feies da sociedade, em tempo e em espao determinados. Mesmo com algumas reincidncias (como as cidades ecolgicas, autosustentveis ou ambientalmente corretas dos anos 80 e 90), tal complexidade de fatores urbanos correlacionados em diferentes escalas sinalizava o fracasso de inmeras tentativas concretas ou tericas de formular-se uma cidade ideal. Como identificar esse ideal, para quem ele serve e em qual momento ele poderia ser visualizado seriam, pois, as perguntas no-formuladas explicitamente.

173

ps-

artigo s p. 16 6-184

174
ps-

Fica, assim, evidente que o urbanismo se apresenta como uma cincia voltada a um fenmeno que se complexifica na essncia e no entendimento requerido; mais: a abrangncia de tal fenmeno no se restringe, e, portanto, no pode ser assim restritamente enfrentado, quando de sua concretizao em aglomerados edificados (as cidades). O urbanismo, ou uma cincia do urbano, avana de uma posio marginal em outras cincias, como a sociologia, e mesmo de uma compreenso limitada de seu objeto para, processualmente, constituir uma cincia prpria; a um tempo independente e agregadora de diferentes conhecimentos. Nessa ampliao de preocupaes, o conceito at ento utilizado para o urbanismo, em seu sentido mais restrito, j no parece ser suficiente, ampliando-se para algo maior, algo a planejar no apenas uma ao concreta, mas pontual, para um planejamento maior, de totalidade, tal qual se quer o planejamento urbano e regional. Finalizando este item, vale lembrar que as idias apresentadas acima ainda so hipteses a serem melhor debatidas com outros autores. De qualquer maneira, na ousadia de defender-se essa hiptese, reitera-se o carter provocativo deste artigo.
(5) Cerd foi responsvel pelo projeto de ampliao da cidade de Barcelona na metade do sculo 19. Usou o termo urbe como sinnimo de assentamento humano e urbanizao como o processo de agir sobre a urbe . Desses termos surge urbanismo. Em seus estudos sobre Barcelona e tambm Madri, Cerd discutia temas que variavam desde infra-estruturas at questes de ordem mais territorial e sistema de cidades. Sua obra Teoria geral da urbanizao compila seu conhecimento adquirido e relata sua prtica.

A aproximao do urbanismo com a arte e a arquitetura


recorrente, na discusso epistemolgica do urbanismo, localizar seu surgimento formal, tal qual lembrado por Franoise Choay (1965), em Ildefonso Ildefonso Cerd5, quando de sua Teoria geral da urbanizao, de 1867. De fato: Con Cerd aparece el concepto de urbanismo como una visin cientfica integral de la construccin de las ciudades, sustentada en los mtodos de anlisis cuantitativos como medios para explicar los hechos sociales y garantizar una propuesta que sea fundamentalmente realizable, alejndose de esta manera de la lnea de los utpicos. (ALARCN, Mara Teresa, 2008) Assim, j nesse momento, com Cerd, o urbanismo apareceria como uma cincia capaz de elaborar crticas e solues ao espao urbano, porm sempre evidenciando uma preocupao com a cidade em termos de espao construdo a ser criado, corrigido ou refeito. Mais tarde, nos anos 30, um arquiteto francs, tambm conhecido no Brasil, Alfred Agache, apresentaria o urbanismo como: Uma cincia, e uma arte e, sobretudo uma filosofia social. Entendese por urbanismo, o conjunto de regras aplicadas ao melhoramento das edificaes, do arruamento, da circulao e do descongestionamento das artrias pblicas. a remodelao, a extenso e o embelezamento de uma cidade, levados a efeito, mediante um estudo metdico da geografia humana e da topografia urbana sem descurar as solues financeiras. (AGACHE, A., 1931, apud CARVALHO SANTOS, Jos Lazaro de) Ao se analisar as obras de Ildefonso Cerd e Alfred Agache, para nos limitarmos a dois nomes conhecidos, preocupados em definir a cincia do urbanismo, tem-se que suas atuaes profissionais poderiam, tambm, ser

ps v.16 n.25 so paulo junho 20 09

6) Urbanista, opositor das idias e intervenes de Prestes Maia, idealizador do Plano Regional de So Paulo. Tal oposio, todavia, no diminui a concordncia entre ambos de o zoneamento ser um instrumento fundamental para o planejamento, ordenador mesmo do caos (FELDMAN, 2005). (7) Prefeito duas vezes da cidade de So Paulo, de 1938 a 1945, e de 1961 a 1965. Engenheiro, caracterizou seus mandatos pelas obras implementadas no municpio. Dessas, vale citar o Plano de Avenidas, com inspirao haussmaniana.

conceituadas como de planejamento urbano e no propriamente de urbanismo. Essa suposio se deve ao fato de, nas idias desses autores representativos de uma poca, ressaltar-se a preocupao com fatos os quais vo alm do simples desejo de interveno, mas avana para uma compreenso mais abrangente da cidade, ou melhor dito, da vida urbana. De fato, Cerd, ao traar a forma de ocupao de Barcelona, ressaltando a convivncia comunitria, ou Agache ao definir, em alguns de seus trabalhos, uma especializao funcional estanque, preparavam essas cidades para um futuro de forma processual. Por um lado, tal fato aproximava suas realizaes profissionais de um planejamento, ou seja, de uma organizao futura da cidade. Em um e outro casos, ditavam-se as regras, planejava-se o futuro da cidade, para, ao longo do tempo, essa adquirir a feio desejada. Por outro, as solues propostas por esses urbanistas ainda estavam distantes das propostas de carter mais estrutural, as quais considerassem a complexidade de foras sociais e econmicas que, verdadeiramente, formatam as cidades. Todavia, em avaliao mais superficial do trabalho de Cerd ou de Agache, estes parecem acreditar na construo de uma nova cidade to-somente pelo desenho do espao urbano, pelo desenho da manifestao do fenmeno desejado, e no pela lida da dinmica urbana (embates sociais, polticos, econmicos e culturais em diferentes escalas). Tal distino nos lembra, tambm, a errnea separao do planejar e do agir, fazendo planejamento e urbanismo se apresentarem no apenas como distintos, mas igualmente como opostos. Sarah Fedlman (2005) ilustra essa discrdia com a oposio do professor Anhaia Mello6 ao trabalho de Prestes Maia 7 na prefeitura da cidade de So Paulo, na qual o primeiro reivindicava o aparelhamento do setor de urbanismo para criar planos, e no apenas operaes de ordenamento virio. No cremos que o urbanismo municipal tenha deixado de fazer planos por incapacidade, ou m orientao, mas muito simplesmente porque este campo vago e neles os tcnicos estariam desprovidos de base opinativa credenciada de democraticamente invocada ... Estariam eles laborando no ar e perdendo tempo, que alis tm aproveitado bem, fazendo justamente projetos de voire... (PRESTES MAIA, 1954, apud FELDMAN, 2005) Mais uma vez recorrendo-se a Feldman (2005), o domnio de arquitetos e de engenheiros no urbanismo pode ser observado nas palavras de Anhaia Mello a defender a formao especializada do urbanista, ou seja, no como a apropriao por outras formaes profissionais. Mello ressalta o papel do arquiteto como perito na obra de bem construir e do engenheiro civil, como entendido na construo de ruas, pontes, pavimentaes, transportes. Em ampliao do conceito, agregando ao urbanismo um perfil multidisciplinar, considerava ainda necessria e imprescindvel a colaborao e cooperao do jurista, do legislador, do economista, do socilogo... (ANHAIA MELLO, 1928, apud FELDMAN, 2005). De fato, nos Estados Unidos dos anos de 1920, j havia uma clara distino entre as atribuies de quem projeto (o arquiteto), quem constri (o engenheiro), e quem planeja (arquitetos, paisagistas, advogados, engenheiros) . (FELDMAN, 2005) Agache define urbanismo em um tempo anterior ao de sua prpria atuao profissional, na realizao de planos de ocupao urbana, a qual desenvolveria

175

ps-

artigo s p. 16 6-184

176
ps-

(8) Exemplos dessa aproximao podem ser encontrados nos trabalhos dos arquitetos chamados internacionais, a emprestarem seus nomes a projetos urbanos de carter estratgico. Vale ressaltar a figura de Frank Gehry, com seu Museu Guggenheim, integrante de projeto de renovao urbana em Bilbao, Espanha.

mais intensamente na dcada de 1940. Isso talvez explique a incongruncia conceitual a respeito de sua cincia. Na realidade, Agache, em sua definio de urbanismo, reproduz a preocupao com a forma e a plstica, ou seja, com uma arquitetura de representao. Sem dvida, se visto por sua gnese, o urbanismo estar sempre associado arquitetura e arte e sempre como uma cincia que observa seu objeto pelo vis desse par. Todavia, a despeito dessa conexo nas origens, e certamente isso qualificaria o futuro do urbanismo, observa-se um vaivm que mescla proximidade e distanciamento em sua relao com essas mesmas arquitetura e arte. A outra hiptese que se lana neste artigo a de, ao distanciarmos o urbanismo da arte e da arquitetura, aproximamo-nos do planejamento urbano, este mais preocupado com um intrincado sistema de relaes socioeconmicas. Nos anos 70, pode-se falar em quase rompimento entre urbanismo e arquitetura, ao se buscar solues to-somente estruturais para as cidades, aguardando a grande revoluo na sociedade para ser possvel resolver os problemas urbanos. Para ilustrar esse distanciamento do urbanismo com suas razes mais pragmticas, vale lembrar R. Gutman, j em 1961: Um nmero crescente de urbanistas profissionais (planners, em ingls) ao invs de se concentrarem na transformao e no controle do meio fsico, se preocupam atualmente a modelar as estruturas sociais e culturais da cidade. Do mesmo modo, Manuel Castells, referncia obrigatria para se compreender a cidade nos anos 70 e 80, resume a questo urbana como um fenmeno que, obrigatoriamente, vai alm da deformao da realidade pelo positivismo (1983; primeira edio em 1971). Com isso o autor rejeita as idias de procurar-se entender o fenmeno urbano de forma positivista ou mesmo tecnicista, ignorando formas mais complexas de uma realiade social, econmica e poltica. J no final dos anos 80, ao contrrio da dcada que a havia antecedido, com as iniciativas da renascena urbana em cidades da Europa e Estados Unidos, avanou-se para uma proximidade jamais vista entre urbanismo e arquitetura. Combinando um discurso de requalificao das reas centrais das cidades, o urbanismo vai, mais uma vez, buscar a aproximao com a arquitetura e com as artes. Com a primeira, tal proximidade ocorre na implementao dos chamados grandes projetos urbanos8, quase sempre cones assinados por arquitetos de renome e pretensamente habilitados para garantir competitividade cidade que os contm. Com a arte, o urbanismo se aproxima no apenas por suas expresses visuais concretizadas nos mesmos grandes projetos urbanos, mas tambm na funo desses edifcios, abrigando e fomentando atividades artsticas, culturais e de entretenimento.

Mudanas e permanncias
A despeito de ampliaes no entendimento, pelo urbanismo, de seu prprio objeto, ele no deixa de guardar muitas de suas caractersticas originais; fato o qual tem gerado, inclusive, uma das principais crticas ao seu produto. Disso surgem dois receios. O primeiro diz respeito ao alcance do desejo da prancheta do arquiteto ainda que traduzido em interveno

ps v.16 n.25 so paulo junho 20 09

concreta sobre as relaes da sociedade. O segundo sobre o risco de, ao ampliar as bases de seu entendimento, agregando preocupaes socioeconmicas s suas propostas, o urbanismo acreditar poder alterar a sociedade. Se focado na transformao fsica do espao, como explicar o uso do conceito urbanismo e no de planejamento urbano para traduzir os interesses, por exemplo, do movimento moderno? Sem necessariamente criticar, Franoise Choay (1965) afirma que o urbanismo, tal qual reivindicado por Le Corbusier, entendido como uma universalidade cientfica capaz de sintetizar o ponto de vista correto sobre o problema das cidades. De fato, da fase do urbanismo modernista, desencadeado pelos congressos internacionais de arquitetura moderna/CIAMs e dos quais Le Corbusier um dos mais proeminentes porta-vozes, que se agudiza o entendimento do urbanismo como uma extenso da atividade profissional do arquiteto e, assim, ope-se a um entendimento multidisciplinar cada vez mais exigido. Domnio ainda reservado, em sua maior parte, a arquitetos, o urbanismo corre o risco de implementar-se por meio de atitudes concretas capazes de transformar a base fsica de um determinado espao urbano, ou de um compartimento, porm desprovidas de viso poltica e social mais abrangente. Assim, se reservada sua atuao a determinados especialistas, como afirma Franoise Choay (1965), o urbanismo se apresenta pesado de ambigidade. Persiste, pois, no urbanismo, sua crena de soluo do problema urbano por meio de sua tcnica e sua pretenso a propor um modelo de cidade ideal, a partir de cnones hegemnicos para cada uma das pocas que vivencia. nos anos 50, no perodo de reconstruo ps-guerra, na Europa e nos Estados Unidos, afirma Choay (1965), que o urbanismo se submete, mais uma vez, a grandes mudanas. Agora ele recebe a contribuio de diferentes outras perspectivas, garantindo a viso necessariamente mais analtica e mesmo crtica da cidade enquanto espao de relao das diferentes classes sociais. Definitivamente, o urbanismo no seria mais um campo de atuao solitria do arquiteto, rechaando-se, categoricamente, afirmaes como a de Le Corbusier, quase de carter corporativista: ... o urbanista nada mais que o arquiteto. O primeiro organiza os espaos arquitetnicos, fixa o lugar e a destinao dos continentes construdos, liga todas as coisas no tempo e no espao por meio de uma rede de circulaes. E o outro, o arquiteto, ainda que interessado numa simples habitao e, nesta habitao numa mera cozinha, tambm constri continentes, cria espaos, decide sobre circulaes. No plano do ato criativo so um s o arquiteto e o urbanista ... (LE CORBUSIER, 1985, apud SOUZA, 2002) Conclui-se, portanto, sobre a chamada ambigidade do urbanismo, sua gnese que valoriza a interveno fsica, a permanncia dessa prioridade em sua prtica e a recorrente mutao em ora se propor a construir uma nova cidade a partir de uma nova sociedade, ora a redefenir a sociedade a partir de suas intervenes. Assim, mesmo guardando as particularidades de sua gnese, sempre vinculado s suas cincias de origem, a arquitetura e a arte tanto se aproximam como se afastam daquilo que parece ser a preocupao multidsciplinar do planejamento urbano.

177

ps-

artigo s p. 16 6-184

178
ps-

A pretensa exclusividade do urbanismo ao profissional da arquitetura, considerando todo o impacto que isso gera no desenvolvimento dessa cincia, explicita a distino entre ele e o planejamento urbano. Se urbanismo e planejamento urbano se preocupam com os fenmenos que moldam a cidade, ampliando-a, evidentemente, para espaos regionais e macrorregionais, eles diferem com mais evidncia pela forma como atuam. Enquanto o urbanismo permanece menos multidisciplinar e historicamente preocupado com o desenho que a cidade pode assumir, pela ocupao e uso enganosamente homogneo dos agentes urbanos, o planejamento urbano se preocupa com os conflitos os quais esse uso e essa ocupao, obrigatoriamente, geram sobre o espao da cidade. Desnecessrio dizer que, enquanto o primeiro sobrevive em seus objetivos e responsabilidades de modo mais monodisciplinar, o segundo, obrigatoriamente, busca o concerto difcil de inmeras outras cincias. A diferena entre um e outro no significa que o urbanismo possa existir sem planejamento, sem contar com um momento anterior no qual se planeja e um momento no qual se executa o planejado. De fato, no parece plausvel vislumbrar uma obra urbana, um projeto de interveno, sem antes planej-lo; do mesmo modo, no se planeja algo que no se acredita poder acontecer de fato. Se o incio do urbanismo poderia ser datado na metade do sculo 19, o planejamento urbano, por sua vez, parece surgir como um desejo mais explcito de regulao do estado no perodo ps-1945 e com maior vigor nos pases socialistas e comunistas, justamente onde seria maior a importncia do estado na sociedade e na economia. Todavia, na discusso sobre as diferenas entre um e outro, vale a lembrana de as cidades serem construdas, destrudas e atualizadas desde perodos to remotos quanto o prprio fenmeno da urbanizao. Do mesmo modo, o pensar anterior ao agir, ainda que no formulado com clareza cientfica, , evidentemente, encontrado em tempos tambm pretritos. Tal constatao coloca em dvida, portanto, a separao entre uma e outra cincia e seu surgimento em determinado momento preciso da histria. Isso permite, talvez, o uso indistinto desses dois termos e, o mais importante, implica na impossibilidade de sintetiz-los conceitualmente com clareza. Alm da diferena entre os tempos de surgimento de um e de outro, acreditando que conjunturas diferentes criaram demandas diferentes, deve-se ressaltar a distino de cada um em encarar o fenmeno urbano. Outra maneira de ver a diferena entre urbanismo e planejamento urbano considerar o segundo como um conceito ampliado, uma cincia mais ampla. Esse se ocuparia, pois, de atividades relacionadas pesquisa, planos setoriais diversos, regulao e controle do uso do solo e atividades relacionadas, como a garantia do atendimento a servios (educao, sade e segurana) e infraestruturas bsicas (redes de gua, esgoto, pavimentao, transporte). De tal atuao ampla, o planejamento urbano conviveria com outras cincias, confundindo-se mesmo, em alguns momentos, com a sociologia, geografia, economia e cincias polticas. Assim, confirma-se a idia de o planejamento urbano mostrar-se como uma cincia de carter eminentemente multidisciplinar e preocupada com a forma societria desenvolvida em seu espao de interesse, a cidade. No outro extremo, o urbanismo estaria preocupado com partes de uma cidade ou, como sempre lembrado, na

ps v.16 n.25 so paulo junho 20 09

proposio de cidades novas, em uma postura utpica ao ver uma nova sociedade sendo criada a partir de um novo desenho do espao a ser ocupado. Exemplificando parcialmente essas idias, pode-se tomar o caso do chamado new urbanism (movimento surgido no incio dos anos 80, nos Estados Unidos), sempre entendido como um urban design movement, ou seja, demonstrando uma preocupao primordial com o elemento construdo. Os princpios desse movimento 9, aqui entendido como uma proposta para partes de uma cidade, de fato, alguns empreendimentos comerciais, constituem um desenho especfico para uma determinada ocupao urbana do espao. Com isso, distingue-se urban design (aqui entendido como urbanismo) de urban planning (mais prximo de nosso planejamento urbano).

P LAYING

GOD

(9) Esses princpios podem ser assim sintetizados: caminhabilidade, conectividade, integrao de funes urbanas, qualidade da arquitetura e do desenho urbano, integrao comunitria, densidade adequada, transporte inteligente, sustentabilidade e qualidade de vida (www.newurbanism.org, 2007). (10) Para conhecer a crtica ao discurso e obra de Le Corbusier, aconselhamos a leitura da obra Cidades do amanh , de Peter Hall.

Vista segundo uma perspectiva racionalista e positivista, a cidade um sistema passvel de ser ordenado, corrigido e mantido da forma como fora idealizado. A partir dessa premissa dada ao urbanismo, seu profissional se prope a formular projetos (idias representadas graficamente e no apenas em palavras) que sintetizem um desejo de cidade ideal. Faamos um projeto, respeitemos esse projeto e, assim, a cidade ideal se far: essa parece ser, pois, a mxima racionalista e outorgada ao profissional urbanista. O arquiteto, acostumado a uma outra mxima, a de ser possvel brincar de Deus, pretensa e facilmente aceita a arriscada outorga. Fundamentado, assim, em idias capazes de transformarem-se em intervenes concretas, o urbanismo se submeteria a crticas por se propor, de forma simplista, a corrigir o errado e evitar o mal. Constituindo o que Franoise Choay (1965) chamaria de urbanismo progressista e sempre defendido por Le Corbusier, na idia de um universalismo do urbanismo modernista10, este seria criticado por sua presuno em alterar aspectos sociais, econmicos e culturais. Apesar das crticas e mesmo da quase hegemnica desconfiana da parte da academia em relao ao urbanismo modernista, ainda hoje persistem, entre ns, a prtica da busca de uma cidade funcional, do modelo ideal de cidade, da interveno fsica como fonte transformadora principal da cidade. Se o conceito de urbanismo h muito se confirma como o de uma cincia crtica sociedade sobre a qual atua (ora propondo novas cidades, ora reformulando partes das existentes), suas ferramentas se limitam to-somente a alterar o concreto. Mais importante que seu criador, o urbanista seu objeto criado, a nova cidade; esta sim capaz de tudo mudar. Ao se criar o objeto, delega-se ao mesmo a tarefa de mudar a sociedade. O fracasso de inmeras tentativas urbansticas, diferentes no desenho da cidade proposta, mas similares na indiferena em relao permanncia de antigas relaes socioeconmicas, confirmam essa idia. De um lado, o urbanismo, adotado como instrumento da ao estratgica e de resultados visveis em curto espao de tempo; de outro, o planejamento urbano se prestando queles que acreditam na transformao estrutural da sociedade. Na eqidistncia dessas posturas profissionais, um frtil campo de

179

ps-

artigo s p. 16 6-184

180
ps-

(11) Exemplifica-se esse comentrio por meio da crena exacerbada, na dcada de 2000, no Brasil, de os planos diretores serem suficientes para se construir uma poltica urbana: discutem-se os problemas da cidade, dose oportunidades para o debate democrtico sobre a cidade que se deseja, mas se adia as transformaes necessrias e h muito requeridas. (12) Refere-se, aqui, escola que se prope a discutir a cidade de um ponto de vista social e antropolgico. Referncia obrigatria nos estudos da cidade durante a primeira metade do sculo 20, teve como principais representantes Robert E. Park e Ernest Burgess.

atuao abandonado. Todavia, a conjuntura atual de opo neoliberal no contribui para essa conjuno. Se o papel do Estado reduzido e se o interesse do capital valorizado, o urbanismo, com seu perfil mais monodisciplinar, valorizado por crer que, pragmaticamente, pode corrigir erros e construir uma cidade melhor e, idealmente, mais competitiva. Sem aqui poder se servir de uma pesquisa sobre o assunto, o conhecimento emprico pode indicar que, nas universidades brasileiras de arquitetura e urbanismo, ainda influenciadas por um perodo de maior relevncia do Estado, tem-se, sistematicamente, abandonado o estudo da obra, da infra-estrutura, do transporte e mesmo da habitao popular para priorizar o planejamento em seu sentido mais estrito, ou seja, o da lei e o do desejo expresso em palavras11. No se faz, aqui, nenhum juzo de valor. Arrisca-se dizer que, certo ou errado, valoriza-se o ensino da lei e do processo de planejamento em detrimento da prtica da interveno, seja ela feita pelo capital privado, seja pelo Estado, igualmente com capacidade empreendedora. Do mesmo modo, para o contexto norte-americano, Susan S. Fainstein (2005), ao detectar essa separao entre o pensar a cidade neste artigo, uma ao mais vinculada ao conceito de planejamento urbano e o intervir nesse espao, atividade vinculada ao conceito de urbanismo, conclui pela separao entre o aprender a planejar, o de elaborar diagnsticos e o de intervir: Programs in city and regional planning typically have one set of courses devoted to the process of planning (planning theory, planning methods), while another group treats the context (structure of cities and regions, urban history) and the object of planning (e. g., redevelopment policy, environmental policy) with little reference to theories of the planning process. O alerta trazido por Susan S. Fainstein (2005) em relao baixa conectividade entre o estudar um fenmeno e o intervir sobre esse mesmo fenmeno permite-nos tomar a liberdade de concluir pelo distanciamento contemporneo entre planejamento urbano e urbanismo. Why has planning theory ceased to be urban? The impetus for the development of planning lay in a critique of the industrial city and a desire to re-create cities according to enlightened design principles. Whether the focus was on greenfield sites, as in Ebenezer Howards garden city model, or on redeveloping the existing city, as in Haussmanns Paris and Burnhams City Beautiful, planning devoted itself to producing the desired object. It did so, however, without reflection on the process by which the ideal city was formulated. Aquilo que antes era buscado como um avano no entendimento do urbanismo, valorizando sua ampliao temtica e profissional, hoje, segundo o entendimento deste autor, parece dar sinais de fragilidade novamente, mas no sentido contrrio. Tal mudana de postura profissional, de compreenso cientfica e mesmo de posicionamento ideolgico, a qual o presente artigo arrisca sobrepor a uma eventual transformao do urbanismo em planejamento urbano, pode ser rastreada na sinttica afirmao de Jean Louis Saibib (apud FAINSTEIN, 2005). Saibib, de fato, localiza, na Escola de Chicago12, as razes de pensar-se a questo urbana from a primarily design profession to a social science.

ps v.16 n.25 so paulo junho 20 09

A antiga e criticada concepo meramente reificada do urbanismo hoje arriscaria desaparecer, aproximando-o assim, mais uma vez, do planejamento urbano. Todavia, ao se observar as crticas de diversos autores contra um urbanismo de detalhes, pequenos consertos, do magnificente, dos pedaos da cidade, a ao monodisciplinar parece estar fortalecida: Now we are left with a world without urbanism, only architecture, ever more architecture. (KOOLHASS, 1995)

O desenho urbano
Apesar de este artigo j caminhar para sua concluso tarefa que julgo a mais difcil , vale ainda anunciar uma discusso sobre mais um termo que guarda forte relao conceitual e profissional com a arquitetura, o urbanismo e tambm com o planejamento urbano: o desenho urbano. Para tanto, necessrio servir-se da discusso trazida por Vicente del Rio (1990), para quem o desenho urbano pode ser entendido como rea especfica de atuao do urbanismo. Seria, ento, o desenho urbano o detalhamento de um projeto maior de interveno, tais quais os projetos complementares ao projeto de arquitetura. Estaramos aqui, pois, na menor escala possvel do planejamento urbano, indo alm da interveno propriamente dita, mas avanando para o detalhe. Tal detalhamento, em uma primeira anlise, erroneamente nos aproxima da preocupao embelezadora j anteriormente praticada pelo urbanismo em suas origens mais remotas no sculo 19. Todavia, importante notar que o desenho urbano, hoje, fruto da tcnica, da ergonometria, da tecnologia, da utilizao por veculos e do complexo uso intenso em um espao urbano, revelando uma preocupao muito mais com a funo que com a forma. Entretanto, a seqncia de planejamento urbano, urbanismo e desenho urbano, muitas vezes, parece corresponder a uma hierarquia de escalas. O planejamento seria a nica escala capaz de preocupar-se com o contexto regional de uma cidade ou dos diferentes grupos componentes de sua sociedade; o urbanismo teria como escala aquela concretizada pelo espao urbanizado e/ou a urbanizar, e o desenho urbano preocupado com o detalhe da interveno. Consciente da complexidade desse tema, este artigo no pode, porm, deixar de identificar uma outra hierarquia entre esses trs conceitos. Mantm-se o desenho urbano como um detalhe projetual da interveno; contudo, confunde-se a hierarquia entre urbanismo e planejamento urbano. Ermnia Maricato (2000), ao alertar para o fato de a subservincia de muitas intervenes no espao urbano reforarem o interesse de uma hegemonia poltica e econmica, afirma: ... o urbanismo brasileiro (entendido como planejamento e regulao urbanstica) no tem comprometimento com a realidade concreta, mas com uma ordem que diz respeito a uma parte da cidade apenas... . A preocupao da autora aqui a de reiterar a importncia de pensar-se aes para o todo de uma cidade e no para suas partes consideradas legais. O aprofundamento dessa discusso poderia confirmar se essa citao apresenta um conceito diferente de urbanismo daquele aqui apresentado, entendido como planejamento e regulao e no, necessariamente, como uma ao pr-ativa de

181

ps-

artigo s p. 16 6-184

interveno no espao da cidade. Tal citao pode tambm, simplesmente, confirmar o uso indistinto dos conceitos de urbanismo e de planejamento urbano. Quando Villaa (1999) rev a histria daquilo que ele chama de urbanismo, mais uma vez o conceito parece ser abrangente, seja pelas determinaes histricas, seja pela prpria sntese conceitual adotada. Para esse autor, o urbanismo do sculo 19 at os anos 30 caracteriza-se por planos de embelezamento, de melhoramentos, com objetivos higinicos ou sanitrios; desses anos 30 at os anos 90 do sculo 20, a cidade brasileira se planeja para o enfrentamento de problemas diversos, sobretudo aqueles decorrentes de um crescimento acelerado; dos anos 90 em diante a ao seria marcada por um perodo ps-reforma urbana. Se, em todos esses perodos, o autor citado no identifica uma proposta mais estrutural de mudana da cidade, o urbanismo do perodo por ele analisado corresponde ao conceito que se sugere adotar neste artigo.

182
ps-

Algumas concluses
Se, ao longo da histria, o chamado urbanismo ou planejamento urbano contarem com diferentes formas de implement-lo e nome-lo, a correta conceituao dos termos aqui discutidos s seria possvel se concebida a partir de uma definio do momento histrico. Nessa discusso epistemolgica, mudam os conceitos, confundindo-se com o de outras cincias, ao mesmo tempo em que mudam as formas de buscar-se um determinado modelo de cidade. Em algum momento, sobretudo no urbanismo moderno, buscou-se a cidade ideal por meio de regulaes e separaes de funes; em outro momento valorizou-se a simples regulao do uso do solo; em outro momento, ainda, o urbanismo buscou a cidade sustentvel, valorizando o estudo, a proteo do ambiente natural; por ltimo, pode ter tambm buscado a cidade democrtica que atenda aos interesses de todos ou minimamente da maioria, valorizando a participao comunitria. A atividade prtica do urbanista tem hoje caractersticas que no tinha no passado... Nas ltimas dcadas do sculo XX, o campo de prticas urbansticas inesperadamente se dilatou e abriu... na maioria das vezes, o aspecto do grupo local ou de interesse, que apresenta as prprias demandas em forma de respostas fisicamente determinadas: alargar uma rua ao invs de eliminar o congestionamento de trnsito, criar estacionamentos subterrneos naquela praa, em vez de garantir um acesso mais fcil s reas comerciais... O urbanista, mais que quaisquer outros estudiosos e projetistas, para engendrar uma concreta modificao a cidade e do territrio, deve obter o consenso de uma multiplicidade de sujeitos individuais ou coletivos... (SECCHI, 2005) Na mudana de paradigmas, mudaram-se as ferramentas com as quais o urbanismo trabalha, ora se aproximando da interveno ou mesmo modelagem de um espao fsico, ora se aproximando da construo de uma cidade futura por meio, to-somente, de uma explicitao visual de um desejo urbano em

ps v.16 n.25 so paulo junho 20 09

desenho ou em lei. Nesse vaivm, urbanismo e planejamento urbano estariam s vezes mais prximos, s vezes mais distantes. Este artigo buscou resgatar alguma discusso sobre o conceito de urbanismo e de planejamento urbano. Em nenhum momento considerou correto arriscar uma nova construo conceitual ou mesmo sintetizar o que j fora previamente desenvolvido por outros autores. Em algum momento, urbanismo pareceu resultar de uma cincia maior o planejamento urbano. Em outros, tem-se a certeza que o correto seria entend-lo de forma reversa. Assim, o planejamento urbano estaria fazendo parte de uma cincia maior denominada urbanismo. Em alguns outros momentos, ainda, sugere-se a utilizao indistinta entre urbanismo e planejamento urbano. Fica claro, no entanto, tal qual explicitado por Bernardo Secchi (2005), quando este nos fala do fim do autor, que nos incrementa a complexidade profissional do urbanismo/planejamento urbano, dirigindo-se para um entendimento, obrigatoriamente, multidisciplinar e disposto a submeter-se ao acordado comunitariamente, conforme realidades socioeconmicas e polticas. Poderamos, exageradamente, assumir urbanismo como uma cincia cujo objetivo ordenar os elementos naturais, construdos e societrios, no espao ocupado ou a ser ocupado por um determinado assentamento humano. Tal conceito poderia, ainda, ser ampliado para o tratamento desse conjunto de elementos com seu espao regional, com a rede nacional e internacional de cidades. Na prtica, esse mesmo urbanismo pode ser entendido como uma cincia que se utiliza, prioritariamente, do zoneamento e de intervenes fsicas para sua concretizao como prtica. Ora o conceito amplo e pretensioso, ora a prtica reducionista.

183

ps-

Bibliografia
ALARCN, Mara Teresa. El Plan Cerd para Barcelona y el urbanismo argentino del siglo XIX. Disponvel em: <http://www.arq.unne.edu.ar/institucional/publicaciones/areadigital/area2/ alarconplancerda.htm>. Acesso em: ago. 2008. AGACHE, Alfred. Cidade do Rio de Janeiro, remodelao, extenso e embelezamento (Plano Agache) . Rio de Janeiro: Foye Brsilien, 1930. CARVALHO SANTOS, Jos Lzaro de. Reflexes por um conceito contemporneo de urbanismo. Disponvel em: <http://www.sburbanismo.vilabol.uol.com.br> Acesso em: nov. 2007. CASTELLS, Manuel. A questo urbana . So Paulo: Paz e Terra, 1983. CHOAY, Franoise. O urbanismo, utopias e realidade, uma antologia : So Paulo, Perspectiva: 1965. DEL RIO, Vicente. Introduo ao desenho urbano no processo de planejamento . So Paulo: Pini, 1990. DIAS, Edson dos. Resgatando o movimento modernista urbano: A expresso de uma conjuntura histrica que marcou as cidades do sculo XX. Revista Geo Notas , Maring: Departamento de Geografia, Universidade Estadual de Maring, v. 4, n. 4, 2000. FAINSTEIN, Susan S. Planning theory and the city . Disponvel em < http://www.gsd.harvard.edu/ people/faculty/fainstein/text/Planning%20Theory%20and%20the%20City%20final.pdf >. Acesso em: jan. 2008. FELDMAN, Sarah. Planejamento e zoneamento. So Paulo: 1947-1972 . So Paulo: Edusp/Fapesp, 2005.

artigo s p. 16 6-184

KOOLHAAS, Rem. What ever happened to urbanism? In: KOOLHAAS, Rem; MAU, Bruce. Small, medium, large, extra large . Nova York: Monacelli Press, 1995. LE CORBUSIER. Os trs estabelecimentos humanos . So Paulo: Perspectiva, 1981. . Urbanismo . So Paulo: Martins Fontes, 1992. LEME, Maria Cristina da Silva (Org.). Urbanismo no Brasil: 1895-1965 . So Paulo: Studio Nobel/ FAUUSP/Fupam, 1999. MARICATO, Ermnia. As idias fora do lugar e o lugar fora das idias. Planejamento urbano no Brasil. In: ARANTES, Otlia et al. A cidade do pensamento nico . Petrpolis: Vozes, 2000. MUNFORD, Lewis. A cidade na histria: Suas origens, suas transformaes, suas perspectivas . So Paulo: Martins Fontes, 1965. NEW URBANISM. Site oficial: <http://www.newurbanism.org>. Acesso em: dez. 2006. SECCHI, Bernardo. Primeira lio de urbanismo . So Paulo: Perspectiva, 2005. SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: Uma introduo crtica ao planejamento e gesto urbanos . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. VILLAA, Flvio. Uma contribuio para a histria do planejamento urbano no Brasil. In: DEK, Csaba; SCHIFFER, Sueli Ramos (Orgs.). O processo de Urbanizao no Brasil. So Paulo: Edusp/ Fupam, 1999.

184
psNota do Editor Data de submisso: agosto 2008 Aprovao: janeiro 2009

Clvis Ultramari Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Paran e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano pela mesma universidade. Atualmente professor titular da Pontifcia Universidade Catlica do Paran e professor-pesquisador do mestrado em Gesto Urbana na mesma universidade. Pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econmico e Social IPARDES. Pontifcia Universidade Catlica do Paran Rua Imaculada Conceio, s/n. Prado Velho 80215-901 Curitiba, PR (41) 3271-1447 ultramari@yahoo.com

ps v.16 n.25 so paulo junho 20 09

You might also like