You are on page 1of 5

ListaI-03 - Exerccios sobre OpenProj (Etapa I)

1 - Considerando o projeto mostrado na Figura 4.1 respnda:


a) Porque a coluna Predecessoras da tarefa 1 est em branco? Pois no h nenhuma atividade antes da primeira, sendo assim , ela no ir acontecer aps nenhuma tarefa. b) Quais tarefas esto se iniciando ao mesmo tempo? Tarefa 8 e 9. c) Em qual modo de exibio este projeto est sendo analisado? Grafico de Gannt d) Por que a tarefa 9 no tem sucessora? Pois a ultima tarefa. e) A tarefa 3 pode ser controlada por empenho? Por que? No, pois adicionar mais recursos a esta atividade no muda a durao.

Figura 4.1

e) Todas as tarefas do projeto tm uma interrogao (?) na coluna Durao, exceto duas: Limpar o terreno e Comprar tomadas eltricas. Explique o porqu dessas duas situaes. Estas duas tarefas j foram definidos os prazos para execuo(valor final). As demais no foram definidos prazos concretos,podendo ser alterados no decorrer do projeto(Durao estimada). g) Qual o tempo total esperado para esse projeto? 20 dias h) O que significa o 7II na coluna predecessora da tarefa 8? A tarefa 7 s iniciar quando a tarefa 6 for iniciada. i) Quais das tarefas terminam ao mesmo tempo?

Nenhuma delas. j) O que significa o 8II na coluna predecessora da tarefa 9?

Esta tarefa s inicia quando a tarefa 7 for iniciada.

2 - Observe a Figura 4.2. Pode ser afirmado que:


( F) "Luiz" um recurso que foi alocado em duas tarefas comeando ao mesmo tempo. ( V ) A Linha de Base desse projeto foi criada indevidamente. (F ) "Pedro" um recurso que foi alocado com mximo de 150% de unidades. (F) O recurso Marta est indevidamente alocado. (F ) Pedro um recurso de trabalho que foi alocado indevidamente como material.

Figura 4.2

3 - Assinale cm um X a nica opo que um projeto.

( ) Uma batida policial numa favela carioca.. ( X ) A construo do metr de Maring. ( ) Uma inspeo sanitria de rotina feita pela ANVISA. ( ) O trnsito de So Paulo numa Quinta-Feira vspera de feriado. ( ) A cobrana de um penalty.

4 - Para que serve a Linha de Base de um projeto? Um conjunto de estimativas sobre o projeto, sendo essencial para controlar o andamento do projeto.

5 - Observe a Figura 4.3. O que significa aquela barra azul, que vai de 100 at 150?

Figura 4.3 Jos Antnio est com superlocao, ou seja, com mais trabalho que pode ser executado.

6 - Assinale cm um X o tipo de link em que a tarefa B s deva terminar s quando a tarefa A for iniciada.
( ) SS ( x ) SF ( ) FS

( ) FF. ( ) FX.

7 - No OpenProj possvel definir a durao das tarefas. Existe uma durao onde as informaes so suficientes somente para estipular um valor provisrio e no o definitivo. Marque com um X nas opes abaixo qual delas se refere a esta afirmao. ( ) ( ) ( ) (x ) ( ) Durao definitiva. Linha de Base. Superalocao. Durao estimada. Unidades de durao.

8 - Observando a Figura 4.4, pode ser afirmado que:


( ) ( ) ( ) (x ) ( ) As quatro atividades esto iniciando ao mesmo tempo. A atividade1 tem apenas uma predecessora. O calendrio usado foi o de 24 horas. As atividades esto vinculadas a um tipo de fase do projeto. Os recursos usados no projeto so todos do tipo trabalho.

Figura 4.4

9 - No OpenProj, durante a definio dos recursos, existe uma coluna que opcional e utilizada para separar os recursos, facilitando a anlise dos custos do projeto. Qual coluna esta? ( ) Name ( ) Type ( ) Material Label ( x ) Group ( ) Initials

10 - D um exemplo (num projeto) de uma tarefa que pode ser controla Por Empenho num projeto no OpenProj, demostrando que aumentando os recursos de uma determinada tarefa ocorrer uma alterao na durao dessa tarefa.
Dica: http://office.microsoft.com/pt-br/project-help/alterar-o-tipo-de-tarefa-que-o-project-usa-para-calcular-aduracao-de-tarefa-HP010092039.aspx (02/02/12 - 11:07) A construo de um muro pode ser controlado por empenho pois, quanto mais recursos for disponibilizado mais rapido ser executado.O periodo da atividade ser menor. Comprar os materiais no altera o prazo , mas fazer o concreto altera o tempo de trabalho quanto mais recursos forem adicionados.Como no exemplo abaixo.

You might also like