You are on page 1of 10

Prezado(a) candidato(a):

Assine e coloque seu nmero de inscrio no quadro abaixo. Preencha, com traos firmes, o espao reservado a cada opo na folha de resposta.

N de Inscrio

Nome

ASSINALE A RESPOSTA CORRETA. PROVA DE LNGUA PORTUGUESA Cd. 10 a 15, 17 a 23, 27 e 28

INSTRUO: As questes de 01 a 12 referem-se ao texto a seguir. Leia-o antes de responder a elas. (____________________) Srio Possenti Estava mesmo escrito nomofbicos, me convenci disso depois de olhar vrias vezes e de soletrar cuidadosamente. primeira vista (leitura?), pareceu que a palavra era nanofbico, e fiquei pensando no que poderia significar: caras que odeiam anes ou que detestam qualquer coisa micro? Olhando melhor, como disse, vi que era mesmo nomofbicos: o texto explicava que se trata de um neologismo derivado de no mobile (nomo), que significa 'sem celular' (l na Ilha, evidentemente, a palavra nomophobic). Andou-se descobrindo, na Gr-Bretanha, que muita gente to dependente desse aparelhinho, sente-se to mal sem ele, que se constituiu uma nova categoria de doentes. Sim, pessoas precisam ser tratadas, acompanhadas por terapeutas, porque descobriram que no podem ficar algum tempo sem telefonar ou, pelo menos, sem carregar seu celularzinho no bolso ou na bolsa. Doentes, assim como os viciados em computadores e em jogos. a modernidade. Tudo muda, exceto a espcie humana (que clich, meu Deus!, e ainda s tera-feira). Segundo o JB, "Nomofbico o nome de uma sndrome que acomete pessoas que no conseguem ficar longe de seus aparelhos celulares. O nome da fobia (nomo), dado por pesquisadores britnicos, a abreviao de "no mobile", que significa sem celular." Claro que no bem isso: a sndrome deve se chamar nomofobia; nomofbico o cidado "atacado" pela sndrome. a pressa...

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

2 Espero sinceramente que os puristas se condoam desses doentes e aceitem pelo menos que sejam assim caracterizados. No insistam, por favor, em que os chamemos c de acelfbicos ou de acelufbicos. Respeito com eles, que padecem deste mal derivado da mais moderna tecnologia. Mas no sobre essa doena que quero falar. Li a rpida notcia e logo pensei que escreveria esta coluna a partir dela, mas no propriamente sobre a tal dependncia, e sim sobre efeitos correlatos do celular, em especial sobre a chateao que ficar ouvindo as pessoas falando em voz alta, bem alta, em nibus, avies, salas de espera etc. com seus amigos ou parentes sobre temas que em absoluto no interessam a ningum ou s interessam a bisbilhoteiros. J deveria ter passado o tempo em que isso, no fundo, era um aviso aos prximos: "olha, eu tenho um celular". Mas hoje isso no mais prova de nada, de forma que essa interpretao deve ser abandonada. Mas me dou conta que ningum mais fala, todos gritam. Nas festas, claro (de minha casa ouo as conversas das moas uma repblica e dos convidados vindas da casa em frente, mas do outro lado da rua...). Entro na sala de aula e no consigo falar, porque os cinco alunos que esto no corredor falam entre si a meio metro de distncia como se estivessem a um quilmetro. Intervalos de escolas, desde o jardim da infncia, so verdadeiros depsitos de histricos. Perto deles, um show de rock um alvio para os ouvidos (refiro-me ao volume, calma!). Assim, acabo ficando com saudade dos tempos clssicos (no, no estava l, li alguma coisa sobre), quando se desenvolveu a arte da conversao, cujas regras bsicas eram fale baixo e encaixe coisas inteligentes na conversa (diga-se que falar baixo era s vezes uma questo de vida ou morte, porque sempre poderia haver um dedo-duro na reunio, nunca se sabia). E o volume das msicas, especialmente as que saem dos porta-malas dos carros, s no campo, antes, mas agora tambm na cidade? Nem bom falar disso. E como o alto preo das commodities, os carros tendem a se multiplicar. Que inferno! O mundo est ficando completamente insuportvel. E nem por causa das guerras, que sempre foram um esporte humano. Est insuportvel por causa dos meios de comunicao. Aos gritos ou por meio da internet, todos te acham, todos te atingem, todos berram nos teus ouvidos. Ainda bem que, pelo menos, no sou nomofbico!
(www.terramagazine.terra.com.br. Acesso em 4 abr. 2008.)

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

QUESTO 01 I. Nomofbicos II. Acelfobia III. Mundo insuportvel Tendo em conta a argumentao desenvolvida pelo autor, dentre os ttulos acima listados, so adequados a esse texto: a) b) c) d) I, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

QUESTO 02 primeira vista (leitura?), pareceu que[1] a palavra era nanofbico, e fiquei pensando no que[2] poderia significar: caras que[3] odeiam anes ou que[4] detestam qualquer coisa micro? (1 ) Tendo em conta as ocorrncias da palavra que na frase acima transcrita, numeradas entre colchetes, CORRETO afirmar que se referem a um elemento anteriormente mencionado: a) b) c) d) 1, 2, 3 e 4. 1, 3 e 4, apenas. 2, 3 e 4, apenas. 3 e 4, apenas.

QUESTO 03 Assinale a afirmativa INCORRETA. a) O autor d a entender que o neologismo a que se refere seu texto foi aportuguesado. b) Devido a seus elementos de composio, a palavra nomofbico no se confunde facilmente com nanofbico. c) Segundo o autor, ao definir o neologismo de que trata o texto, o JB deveria ter utilizado sua correspondente forma substantiva. d) A identidade entre ilha e Gr-Bretanha deve ser construda exclusivamente a partir dos conhecimentos de mundo do leitor.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

QUESTO 04 Assinale a alternativa em que, segundo o padro culto escrito, a expresso dos colchetes substitua CORRETAMENTE a sublinhada. a) Mas no sobre essa doena que [da qual] quero falar. (5 ) b) J deveria ter passado o tempo em que [onde] isso, no fundo, era um aviso aos prximos: "olha, eu tenho um celular". (5 ) c) [...] quando se desenvolveu a arte da conversao, cujas [as quais] regras bsicas eram fale baixo e encaixe coisas inteligentes na conversa [...] (7 ) d) E nem por causa das guerras, que [as quais] sempre foram um esporte humano. (9 )

QUESTO 05 Assinale a alternativa em que as alteraes realizadas na pontuao do trecho transcrito entre parnteses NO impliquem erro ou mudana de sentido. a) Aos gritos, ou por meio da internet, todos te acham, todos te atingem, todos berram nos teus ouvidos.
(Aos gritos ou por meio da internet, todos te acham, todos te atingem, todos berram nos teus ouvidos. 9 )

b) Estava mesmo escrito nomofbicos. Me convenci disso, depois de olhar vrias vezes e de soletrar cuidadosamente.
(Estava mesmo escrito nomofbicos, me convenci disso depois de olhar vrias vezes e de soletrar cuidadosamente. 1 )

c) Segundo o JB, "Nomofbico o nome de uma sndrome, que acomete pessoas, que no conseguem ficar longe de seus aparelhos celulares.
(Segundo o JB, "Nomofbico o nome de uma sndrome que acomete pessoas que no conseguem ficar longe de seus aparelhos celulares. 3 )

d) Intervalos de escolas desde o jardim da infncia so verdadeiros depsitos de histricos.


(Intervalos de escolas, desde o jardim da infncia, so verdadeiros depsitos de histricos. 6 )

QUESTO 06 Todos os comentrios so verdadeiros, EXCETO: a) O autor escreve em tom coloquial. b) O diminutivo celularzinho, empregado no segundo pargrafo do texto, apresenta valor dimensional. c) Com a expresso a pressa... (3 ), o autor justifica a falha cometida pelo redator do JB. d) a modernidade. Tudo muda, exceto a espcie humana (que clich, meu Deus!, e ainda s tera-feira). Nesse trecho, que ocorre no final do segundo pargrafo, o autor faz uma avaliao de sua prpria escrita.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

QUESTO 07 Todos os elementos a que se referem os itens sublinhados esto corretamente indicados entre colchetes, EXCETO: a) Estava mesmo escrito nomofbicos, me convenci disso depois de olhar vrias vezes e de soletrar cuidadosamente. (De que o que estava escrito era realmente nomofbicos.) 1 b) Respeito com eles, que padecem deste mal derivado da mais moderna tecnologia. (Nomofobia.) 4 c) J deveria ter passado o tempo em que isso, no fundo, era um aviso aos prximos: "olha, eu tenho um celular". (Falar alto ao celular, em lugares pblicos.) 5 d) Nas festas, claro (de minha casa ouo as conversas das moas uma repblica e dos convidados vindas da casa em frente, mas do outro lado da rua...). (Minha casa.) 6

QUESTO 08 Assinale a alternativa em que a reformulao do trecho transcrito entre parnteses NO implique erro ou mudana de sentido. a) Em comparao com eles, uma apresentao de rock provocaria sensao de alvio em nossos ouvidos (estou me atendo ao volume, calma!).
(Perto deles, um show de rock um alvio para os ouvidos (refiro-me ao volume, calma!).) 6

b) Entro na sala de aula, mas no consigo falar, posto que os cinco alunos que se encontram no corredor falam uns com os outros a meio metro de distncia como se se encontrassem a um quilmetro.
(Entro na sala de aula e no consigo falar, porque os cinco alunos que esto no corredor falam entre si a meio metro de distncia como se estivessem a um quilmetro.) 6

c) E o que dizer do volume das msicas, especialmente das que, anteriormente, apenas no campo, mas que, agora, na cidade, saem tambm dos porta-malas dos carros?
(E o volume das msicas, especialmente as que saem dos porta-malas dos carros, s no campo, antes, mas agora tambm na cidade? 8 )

d) No fundo, o tempo em que isso, no fundo, era um aviso aos prximos: "olha, eu tenho um celular", j deveria ter passado, mas, atualmente, isso no mais prova de nada, de modo que essa interpretao provavelmente h de ser abandonada.
(J deveria ter passado o tempo em que isso, no fundo, era um aviso aos prximos: "olha, eu tenho um celular". Mas hoje isso no mais prova de nada, de forma que essa interpretao deve ser abandonada.) 5

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

QUESTO 09 Assinale a alternativa em que a mudana na posio dos elementos em destaque implique mudana de sentido. a) Olhando melhor, como disse, vi que era nomofbicos mesmo: ... (Olhando melhor, como disse, vi que era mesmo nomofbicos: ... 2 ) b) Mas me dou conta que mais ningum fala, todos gritam. (Mas me dou conta que ningum mais fala, todos gritam. 6 ) c) Sim, pessoas precisam ser tratadas, acompanhadas por terapeutas, porque descobriram que no podem ficar tempo algum sem telefonar ou, ... (Sim, pessoas precisam ser tratadas, acompanhadas por terapeutas, porque descobriram que no podem ficar algum tempo sem telefonar ou, ... 2 ) d) Estava escrito mesmo nomofbicos, me convenci disso depois de olhar vrias vezes e de soletrar cuidadosamente. (Estava mesmo escrito nomofbicos, me convenci disso depois de olhar vrias vezes e de soletrar cuidadosamente. 1 )

QUESTO 10 Todos os trechos abaixo transcritos trazem marcas explcitas da interao entre autor e leitor, EXCETO: a) Segundo o JB, "Nomofbico o nome de uma sndrome que acomete pessoas que no conseguem ficar longe de seus aparelhos celulares. (3 ) b) Assim, acabo ficando com saudade dos tempos clssicos (no, no estava l, li alguma coisa sobre), quando se desenvolveu a arte da conversao, [...] (7 ) c) Respeito com eles, que padecem deste mal derivado da mais moderna tecnologia. (4 ) d) Sim, pessoas precisam ser tratadas, acompanhadas por terapeutas, porque descobriram que no podem ficar algum tempo sem telefonar ou, pelo menos, sem carregar seu celularzinho no bolso ou na bolsa. (2 )

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

7 QUESTO 11 I. II. [...] o texto explicava que se trata de um neologismo derivado de no mobile (nomo), que significa 'sem celular' [...] (2 ) "Nomofbico o nome de uma sndrome que acomete pessoas que no conseguem ficar longe de seus aparelhos celulares. [...] que significa sem celular." (3 ) O nome da fobia (nomo), dado por pesquisadores britnicos, a abreviao de "no mobile", [...]." (3 ) Claro que no bem isso: a sndrome deve se chamar nomofobia; nomofbico o cidado "atacado" pela sndrome. (3 ) [...] "olha, eu tenho um celular". (5 )

III. IV. V.

Tendo em conta o emprego das aspas (duplas ou simples) nos trechos acima, CORRETO afirmar que estas foram usadas com a mesma funo em: a) b) c) d) I, II e III. I, III e V. II, III e IV. II e V.

QUESTO 12 Nem bom falar disso. (8 ) Assinale a alternativa em que a palavra nem tenha sido usada com o mesmo valor que apresenta no trecho acima transcrito. a) b) c) d) A reunio foi tempo perdido; nem um passo se avanou. A catstrofe pode se repetir, mas nem se pense em tal possibilidade! Nunca tomariam tal medida, nem que fosse absolutamente necessrio. Dada minha condio, no endossaria tais afirmativas nem poderia faz-lo!

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

8 QUESTO 13 I. Cabem aos enfermeiros conferirem se h pulsao e se esto preservadas a sensibilidade e a funo motora. II. Cabe ao enfermeiro conferir se h pulsao e se est preservada a sensibilidade e a funo motora. III. Cabe aos enfermeiros conferir se h pulsao e se esto preservadas a sensibilidade e a funo motora. IV. Cabe ao enfermeiro conferir se h pulsao e se est preservado a sensibilidade e a funo motora. Tendo em conta as frases acima, h erro de concordncia em: a) b) c) d) I e II. I e IV. II e IV. II, III e IV.

QUESTO 14 Assinale a alternativa em que NO haja informao redundante. a) O curioso que a pirmide no s divide continentes e oceanos em duas metades iguais; mais que isso, ela situa-se no centro de gravidade dos continentes! b) O geodo, formao rochosa oca por dentro, geralmente contm uma cavidade forrada de cristais ou matria mineral. c) Em cada noite estrelada, admiro as constelaes, imaginando o respeito e o espanto de nossos antepassados com esse espetculo que se repete. d) de suma importncia que os usurios de internet banking participem desse movimento, pois, com a ajuda deles, podero ser desenvolvidas solues especficas contra o crescente aumento de fraudes on-line. QUESTO 15 I. Telefonou a suas pacientes, desmarcando as consultas. II. Agradeceu a todas as suas auxiliares por sua colaborao. III. Enviou imediatamente um e-mail para a sua equipe, comunicando o fato. Segundo conhecido macete, o acento indicador de crase facultativo diante de pronomes possessivos. Tendo em conta as frases acima, o referido macete vlido em: a) b) c) d) I e II, apenas. I e III, apenas. todas elas. nenhuma delas.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

QUESTO 16 Em todas as alternativas, todos os termos apresentam o elemento de composio nom (uso, costume, lei), EXCETO: a) b) c) d) gastronmico isonomia bonomia agronmico anomia cosmonomia autnomo anmalo taxinomia econmico taxonomia antiergonmico

QUESTO 17 O traficante no morreu no pronto-socorro de Belo Horizonte por causa das cpsulas de cocana em seu estmago, as quais se encontravam muito bem acondicionadas. I. O traficante morreu. II. As cpsulas de cocana que o traficante trazia em seu estmago no foram a causa de sua morte. III. O traficante no morreu no pronto-socorro de Belo Horizonte. IV. O traficante no morreu. Isolada de seu contexto, a frase em destaque permite afirmar: a) b) c) d) I, II, III e IV. I e II, apenas. II, III e IV, apenas. III e IV, apenas.

QUESTO 18 Assinale a alternativa em que a concordncia verbal esteja CORRETA. a) Cabe aos socorristas, assim que houver a constatao de que houve perfurao do trax, as condutas anteriormente especificadas. b) Os professores compareceram ao ambulatrio, onde solicitaram enfermeira que lhes aplicassem a vacina. c) Durante a campanha do ano passado, foi vacinado o diretor e a maioria dos funcionrios. d) Queriam realizar a cirurgia a todo custo, e no houve argumentao que os demovessem de seu propsito.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

10 QUESTO 19 I. Malgrado seus esforos, ela no foi aprovada no exame de rua. II. No obstante fosse o favorito, acabou perdendo o campeonato. III. Posto que venda combustveis adulterados, ainda no foi preso. Tendo em conta os termos em destaque nas frases acima, CORRETO afirmar: a) b) c) d) Todos so intercambiveis entre si. Apenas I e II so intercambiveis. Apenas II e III so intercambiveis. Apenas I e III so intercambiveis.

QUESTO 20 Assinale a alternativa que NO apresenta erro. a) Por outro lado, apenas 1% dos formados em geografia atuam na rea depois de se formar. Em cincias econmicas, 9,1%, e em biologia, 9,8%. Algumas formaes tradicionais tambm tem baixa relao curso-trabalho, como administrao (46,4% seguem no setor), engenharia (33,1%) ou comunicao social (27,7%). b) A pesquisa mostrou que o nmero de formandos em administrao, que trabalham como vendedores quase igual ao de administradores de empresas, assim como h um nmero maior de engenheiros dirigindo empresas em comparao com os que atuam como engenheiros mecnicos. E devem haver mais gerentes de apoio e de produo formados em comunicao do que jornalistas em redaes com o mesmo curso. c) Anlise de dados do Censo 2000 mostra que a rea mdica a que apresenta maior correlao entre a profisso atual e o curso universitrio realizado. Segundo informaes da Folha de S.Paulo, os ndices de correspondncia entre estudo e trabalho chegam a 84% em enfermagem, a 75,1% em medicina e a 71,3% em odontologia. d) Representantes de entidades profissionais defendem a regulamentao, como uma forma de garantirem mais qualidade e direitos trabalhistas. No entanto, h um consenso geral, que comum pessoas formadas em suas reas procurarem outros caminhos.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

You might also like