You are on page 1of 2

COMISSO EUROPEIA

COMUNICADO

DE IMPRENSA

Bruxelas, 26 de abril de 2013

Os recursos vitais de frica em foco - primeiro Atlas dos Solos de frica

A Comisso Europeia apresentou hoje o primeiro Atlas dos Solos de frica, dando destaque a um recurso natural vital que produz alimentos, forragens e lenha para combustvel, reduz o risco de inundaes e protege as reservas de gua. Com mapas e ilustraes a cores, o Atlas explica de uma forma simples e clara a diversidade dos solos em todo o continente africano e sublinha a importncia deste recurso no renovvel. Um grupo de cientistas europeus e africanos de renome internacional, coordenado pelo servio cientfico interno da Comisso Europeia - o Centro Comum de Investigao (JRC) -, contribuiu para a elaborao deste Atlas. O objetivo promover a sensibilizao a todos os nveis desde os polticos at ao pblico em geral sobre a importncia dos solos para a vida em frica. Na apresentao do Atlas dos Solos de frica, realizada na reunio de hoje entre os Colgios da Comisso Europeia e da Comisso da Unio Africana em Addis Abeba, a Comissria Europeia responsvel pela Ao Climtica, Connie Hedegaard, declarou: Os solos de frica tm um papel crucial a desempenhar nas polticas de atenuao das alteraes climticas e de adaptao s mesmas e constituem a base do desenvolvimento sustentvel e da segurana alimentar. A produtividade das terras fundamental para atingir muitos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio. A Comissria Mire Geoghegan-Quinn, responsvel pela Investigao, Inovao e Cincia, acrescentou: Ao proporcionar uma avaliao aprofundada deste recurso natural limitado, Contactos: Michael Jennings (+32 2 296 33 88) @ECSpokesScience Monika Wcislo (+32 2 298 65 95)

IP/13/375

esperamos sensibilizar para a necessidade de uma melhor proteo e gesto sustentvel do solo africano. No continente africano, os desertos e terras secas representam 60% da superfcie, com uma populao superior a mil milhes de habitantes. Grande parte das restantes terras constituda por solos antigos e altamente erodidos, que exigem uma especial ateno para utilizao na agricultura. O aumento da populao e da urbanizao, associado a desafios econmicos contraditrios (cultivo de culturas de rendimento para exportao, produo de biocombustveis, conservao da biodiversidade, extrao mineira, captura de carbono), aumentam a presso, que j grande, sobre os solos. Solos frteis e produtivos so fatores essenciais para combater a fome e constituem um desafio especial em frica, tendo em conta que, em muitas regies, o ritmo de aplicao de adubos no consegue compensar a perda de nutrientes dos solos. A tomada de decises informadas est atualmente limitada pela escassez de dados atualizados sobre os recursos dos solos de frica. O JRC, em colaborao com a FAO e especialistas africanos no domnio dos solos, ir proceder a uma avaliao pan-africana sobre o estado dos recursos dos solos na Conferncia da Sociedade Africana de Pedologia, a realizar proximamente no Qunia (outubro de 2013).

Antecedentes
O Atlas dos Solos o resultado de uma colaborao entre a Unio Europeia, a Unio Africana e a Organizao para a Alimentao e a Agricultura das Naes Unidas com vista a apoiar e incentivar a utilizao sustentvel dos recursos dos solos em frica e a Parceria Mundial sobre Solos para a Segurana Alimentar. O Atlas explica a origem e funes do solo, descreve os diferentes tipos de solos e a sua relevncia para as questes no s locais como tambm mundiais. Aborda tambm as principais ameaas aos solos e as medidas que esto a ser tomadas para proteger os recursos dos solos. Alguns factos-chave sobre o Atlas: 98% das calorias consumidas em frica tm origem nos recursos dos solos de frica. A matria orgnica no solo pode armazenar mais de dez vezes o seu peso de gua, o que reduz o risco de cheias e protege as reservas de gua subterrneas. Os solos de frica armazenam cerca de 200 gigatoneladas de carbono orgnico 2,5 vezes mais do que o contido nas plantas do continente. Os solos da floresta tropical no so naturalmente frteis, necessitando de adies constantes de matria orgnica proveniente da vegetao natural. A desflorestao quebra este ciclo. Mais de metade dos solos africanos so solos arenosos (22%), solos pedregosos pouco profundos (17%) e solos jovens pouco desenvolvidos (11%). Muitos dos solos africanos encontram-se fortemente degradados pela eroso e pela excessiva depleo de nutrientes. Este facto explica a baixa produtividade dos solos, principalmente devido falta de nutrientes das plantas, inadequadamente compensada por fertilizantes artificiais. Devido pobreza rural, os agricultores africanos s conseguem aplicar, em mdia, 10% dos nutrientes que os agricultores no resto do mundo aplicam nos solos. Para mais informaes, consultar: http://eusoils.jrc.ec.europa.eu/library/maps/africa_atlas/index.html

You might also like