You are on page 1of 23

FISIOLOGIA DO TRABALHO

Luciane L Gomes Gonalves


Maro 2010

O organismo humano

O organismo e a Ergonomia
Neuromuscular Coluna Viso Audio

Funo Neuromuscular

Sistema Nervoso Central (SNC): Crebro + Medula Espinhal Sistema Nervoso Perifrico (SNP): nervos perifricos

Medula msculo (nervos motores) Pele, msculos, rgos dos sentidos medula, crebro (nervos sensoriais)

Sistema nervoso somtico: nervos motores e sensoriais + medula + crebro comunicao com exterior Sistema nervoso autnomo: nervos que comandam os rgos internos essenciais para vida
Impulso nervoso natureza eletroqumica (consome energia).

Funo Neuromuscular

Nervos sensitivos (aferentes): impulsos do msculo para o SNC Nervos motores (eferentes): impulsos do crebro para musculatura, comandando a contrao e o trabalho muscular Unidade motora: fibra nervosa + fibra muscular

Trabalho de preciso: 3 6 fibras musculares Trabalho de fora: at 100 fibras musculares

Arco-reflexo: aferente + eferente

Reflexo: independente da conscincia, automtico (aquisio da destreza)

Funo Neuromuscular

Sistema muscular representa aproximadamente 40% do peso corporal


Msculo estriado Msculo liso Msculo cardaco

Funo Neuromuscular
Msculo tendo osso

Funo Neuromuscular

Contrao muscular at metade de seu comprimento (actina e miosina). Quanto mais alongado maior a contrao. Desencadeada pelo impulso nervoso.

Fora muscular depende da seo transversal do msculo. Mulher normalmente 2/3 da fora do homem. Maior fora no incio da contrao (maior comprimento).

Funo Neuromuscular

Energia:

Energia qumica (reaes) energia mecnica (contrao)

Energia

ATP

ADP

A fonte comida e bebida (acar, gordura e protena)

Digerido no Sistema Gastrointestinal e absorvido pelo sangue Armazenados no fgado como glicose e glicognio, e tambm gordura Aps convertido em energia, sobra gua, CO2 e calor.

Funo Neuromuscular

O oxignio:

A degradao da glicose at gua e CO2 libera grande quantidade de energia, armazenada em ATP. Isso ocorre em presena de O2. Na falta de O2, produzido cido ltico (dejeto metablico) fadiga e exausto muscular. Libera menos energia para ser armazenada em ATP.

O sangue:

Tem papel importante no transporte de oxignio e nutrientes ao msculo

Funo Neuromuscular

Trabalho esttico:

Os vasos so pressionados pelo tecido muscular (diferente do esforo dinmico msculo como bomba). Pouco aporte de oxignio e acmulo de dejetos metablicos. Ex: posio de p por tempo prolongado, membro superior esticado sustentando algo. Dor aguda e fadiga.

Funo Neuromuscular

Adaptaes do organismo ao trabalho fsico:


Respirao mais profunda e rpida Aumento da FC, e aumento inicial da capacidade de bomba do corao Dilatao dos vasos das reas envolvidas (msculo e corao*) e diminuio do calibre dos demais* Aumento da presso sangunea, com aumento do fluxo sanguneo Aumento do suprimento de glicose e glicognio Aumento da temperatura corporal e do metabolismo (acelera as reaes qumicas que convertem em energia mecnica). Caso atletas.

Coluna

Estrutura ssea com propriedade de rigidez (sustentao) e mobilidade (rotao, flexo e extenso).

Coluna

Entre as vrtebras h o disco intervertebral (cartilaginoso com interior gelatinoso). Sofrem compresso e descompresso. Compresso prolongada dificulta a nutrio (carga esttica). Dentro da estrutura ssea passa a medula espinhal, que se liga ao crebro, por onde transitam informaes neuronais. Coluna sustentada por diversos msculos. Deformidades congnitas ou adquiridas.

Viso

A viso se d atravs de uma reao qumica que induz uma variao de potencial eltrico das clulas cones e bastonetes, as quais esto ligadas a terminaes nervosas. Via nervo ptico, elas transmitem energia at o crebro. Olho: esfera revestida por membrana e cheio de lquido Luz passa pela pupila (abertura na ris) A lente do olho o cristalino (foco pela musculatura ciliar)

Viso

Viso

Retina: no fundo do olho, onde ficam os cones e bastonetes (clulas fotossensveis)


Cones: cores, mais iluminao (mais centrais) fvea central Bastonetes: tons de cinza e formas, viso perifrica, baixa iluminao (mais perifricos) Diferenciao de cores essencial para alguns profissionais

Claridade e penumbra importante no trabalho

De escuro para claro: 1-2 min De claro para escuro: at 30 min

Viso

Acomodao: focalizar objetos a vrias distncias. Mudana da forma do cristalino atravs dos msculos ciliares

Grosso e curvo para perto Delgado para longe 16 anos - 8cm, 45 anos 25cm, 60 anos 100cm

Convergncia: 2 olhos focalizando mesmo objeto, proporciona a sensao de profundidade Percepo de Cores

Daltnicos (3,5% homens e 2,0% mulheres) possuem deficincia nos cones (viso de cores). O mais comum o que no distingue bem o vermelho do verde. Cegueira completa para cores raro (0,003% da populao)

Viso

Audio

A funo do ouvido captar e converter as ondas de presso do ar em sinais eltricos, transmitidos ao crebro para produzir sensaes sonoras. Ouvido externo - captao Ouvido mdio transformao em vibraes mecnicas Ouvido interno transformao em presses hidrulicas, depois sinais eltricos transmitidos ao crebro.

Audio

Audio

Ondas sonoras pavilho conduto - tmpano ossculos janela oval cclea (clulas ciliares) Os limites de audibilidade dependem da combinao de freqncia, intensidade e durao

Audio
Nveis de exposio sonora avaliao ergonmica

Audio

Surdez profissional: dficit permanente e irreversvel da audio pelas condies de trabalho


Produtos txicos (benzeno, chumbo...) Mergulho (descompresso) Exploses, armas de fogo (impacto) PAIR

You might also like