You are on page 1of 4

Exerccio de Direito Penal Crimes Contra a Liberdade Sexual

1. Filolau, querendo estuprar Filomena, deu incio execuo do crime de estupro, empregando grave ameaa vtima. Ocorre que ao se preparar para o coito vagnico, que era sua nica inteno, no conseguiu manter seu pnis ereto em virtude de falha fisiolgica alheia sua vontade. Por conta disso, desistiu de prosseguir na execuo do crime e abandonou o local.

Nesse caso, correto afirmar que

a) trata-se de caso de desistncia voluntria, razo pela qual Filolau no responder pelo crime de estupro. b) trata-se de arrependimento eficaz, fazendo com que Filolau responda to somente pelos atos praticados. c) a conduta de Filolau atpica. (correta) d) Filolau deve responder por tentativa de estupro. 2. Considere as assertivas abaixo sobre crimes contra os costumes. I - O casamento do agente com a ofendida extingue a punibilidade do crime de estupro e de atentado violento ao pudor praticados no ano de 2004. II - O casamento da agente com o ofendido extingue a punibilidade do crime de atentado violento ao pudor cometido no ano de 2007. III - A ao penal, nos crimes de estupro e atentado violento ao pudor, privada; no entanto pblica, condicionada representao, quando a vtima ou seus pais no podem prover as despesas do processo sem privar-se de recursos indispenveis manuteno prpria ou da famlia. Quais so corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e III (correta) e) I, II e III 3. Imagine os seguintes casos hipotticos: I. Jos R.N., com dolo, induz Jaciara, criana de 11 anos, a satisfazer a lascvia

sexual de Srgio S.S. II. Fbio L.Q.T., com dolo, induz Neliana, adolescente de 17 anos, a sastisfazer a lascvia sexual de outrem. III. James B. D., com dolo, induz Camila, de 38 anos, a satisfazer a lascvia sexual de outrem. Levando-se em conta apenas as disposies do Cdigo Penal Brasileiro, marque a alternativa CORRETA:

a) Tanto Fbio L.Q.T. como James B.D. cometeram condutas formalmente atpicas do ponto de vista penal. b) Somente James B.D. cometeu conduta formalmente atpica do ponto de vista penal. c) No caso de Srgio S.S. praticar conjuno carnal com Jaciara, ele responder pelo crime de estupro de vulnervel e Jos R. N. ser responsabilizado como coautor do crime praticado por Srgio S.S. d) Jos R.N. praticou crime de corrupo de menores e Fbio L.Q.T. praticou crime de mediao para servir lascvia de outrem na sua forma qualificada. ( correta) e) Jos R.N. cometeu crime de corrupo de menores, e Fbio L.Q.T. cometeu conduta formalmente atpica.

4. Analise as assertivas relacionadas a crimes previstos na Parte Especial do Cdigo Penal, e assinale a alternativa correta: a) o crime de roubo, praticado em concurso com adolescente ou doente mental, insuficiente para configurar a causa de aumento de pena do concurso de agentes, prevista no art. 157, 2, inciso II, do Cdigo Penal; b) o fundamento de iseno de pena de natureza pessoal, tambm conhecido como escusa absolutria, reconhecido em favor do autor, por furto praticado contra sua me (CP, art. 181, inciso II), tambm aplicvel ao partcipe do fato, estranho relao de parentesco; c) o crime de estupro (CP, art. 213) no admite hipteses de justificao e de excluso da culpabilidade; d) os tipos de peculato e de corrupo passiva (CP, art. 312, caput, e art. 317, caput, respectivamente) so modalidades de crimes de mo prpria; e) o crime de leso corporal (CP, art. 129, caput e ) admite formas simples, qualificadas e privilegiadas, modalidades dolosa e culposa e perdo judicial, mas as formas qualificadas no admitem transao penal, embora possam admitir, em alguns casos, a suspenso condicional do processo.

5. Tlio praticou ato libidinoso, ao tocar os seios de Cida, e, nesse momento, decidiu estupr-la. Tlio acabou, ento, consumando ambas as condutas contra a mesma vtima e no mesmo contexto. Nessa situao hipottica, Tlio dever responder a) pelos crimes de estupro e atentado violento ao pudor em concurso formal. b) pelos crimes de estupro e atentado violento ao pudor em concurso material. c) pelos crimes de estupro e atentado violento ao pudor em continuidade delitiva. d) por crime nico de estupro. e) por crime nico de atentado violento ao pudor. 6. Analise as assertivas abaixo: I. A prtica de atos libidinosos sem o consentimento da vtima de quinze anos de idade configura estupro qualificado. II. Aps a Lei n 12.015/09, a regra geral para as aes penais em crimes contra a liberdade sexual passou a ser a de ao pblica incondicionada. III. A prtica de conjuno carnal com menor de quatorze anos em situao de explorao sexual configura crime de favorecimento prostituio de vulnervel. IV. Para a tipificao do crime de lenocnio, exige-se que a conduta seja dirigida a pessoa determinada. Est correto SOMENTE o que se afirma em a) b) c) d) e) I e IV. II e III. II. III. IV.

7. Joo, 19 anos de idade, manteve conjuno carnal com Maria, 13 anos de idade. Em nenhum momento, Joo empregou violncia ou grave ameaa contra Maria, porm fez uso de fraude para persuadi-la a praticar conjuno carnal. Diante desse fato e de acordo com o Cdigo Penal, marque a alternativa correta.

a) Joo praticou o crime de estupro presumido, pois praticou relao sexual com menor de 14 anos, no sendo este crime considerado hediondo. b) Joo praticou o crime de estupro presumido, pois praticou relao sexual com menor de 14 anos, sendo este crime considerado hediondo.

c) Joo praticou o crime de violao sexual mediante fraude, pois o crime foi praticado sem violncia ou grave ameaa pessoa. d) Joo praticou o crime de estupro de vulnervel, que apresenta pena mais grave do que o crime de estupro na sua forma tradicional, e considerado crime hediondo. e) Joo praticou o crime de estupro de vulnervel, que apresenta a mesma pena do crime estupro na sua forma tradicional, e considerado crime hediondo. 8. Nos crimes contra a liberdade sexual, NO constitui causa de aumento da pena a circunstncia de: a) b) c) d) e) resultar gravidez. o agente ser casado. o agente ser empregador da vtima. o crime ser cometido com concurso de duas ou mais pessoas. o agente transmitir doena sexualmente transmis- svel de que sabe ser portador.

You might also like