You are on page 1of 11

15/10/12

PROCURAR em luizmeira.com

Anatomia Ocular

Projeo dos rgos na ris

Tcnica de visualizao dos sinais

Aparncia do sinais no relevo da ris Sistema Nervoso Central

Sistema Digestivo Intoxicaes

Stress Sistema Respiratrio Homeopatia e Iridologia

Corao

Sistema Gnito-Urinrio

Alteraes Hormonais

Anatomia da ris
Clique para ver no tamanho original

Curtir

95 pessoas curtiram isso.

Anatomia do Olho

... Ora, no percebeis que com os olhos alcanais toda a beleza do mundo? O olho o senhor da astronomia e o autor da cosmografia; ele desvenda e corrige toda a arte da humanidade; conduz os homens as partes mais distantes do mundo; o prncipe da matemtica, e as cincias que o tm por fundamento so perfeitamente corretas. O olho mede a distncia e o tamanho das estrelas; encontra os elementos e suas localizaes; ele... deu origem a arquitetura, a perspectiva, e a divina arte da pintura. ...Que povos, que lnguas podero descrever completamente sua funo! O olho a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo. LEONARDO DA VINCI 1452-1519

Tem a forma de um globo que fica guardado dentro de uma cavidade ssea (bita) e protegido pelas plpebras. Externamente possui seis msculos que fazem os movimentos oculares. constitudo por camadas concntricas aderidas entre si, com funo de: viso, nutrio e proteo.

luizmeira.com/anatomia.htm

1/11

GLOBO OCULAR Cada olho constituido por 3 tnicas (camadas):

Externa: Protetora. So a crnea e a esclera. Mdia: Vascular. Compreende a ris, a coride e o corpo ciliar. Interna: Nervosa. a retina.

PUPILA A pupila tambm chamada popularmente de "menina do olho". Ela regula a entrada de luz no olho; contraindo-se em ambientes iluminados e aumentando (dilatando) no escuro. Veja na imagem a seguir como a pupila reage a luz:

O cristalino: uma lente gelatinosa, elstica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distncia focal do cristalino modificada por movimentos de um anel de msculos, os msculos ciliares, permitindo ajustar a viso para objetos prximos ou distantes. Isso se chama de acomodao do olho distncia do objeto. A convergncia correta do cristalino faz com que a imagem de um objeto, formada na retina, fique ntida e bem definida. Se for maior ou menor que a necessria, a imagem fica fora de foco, como se costuma dizer. A imagem real e invertida mas isso no tem importncia j que todas as imagens tambm so invertidas e o crebro se adapta a isso desde o nascimento.

Na figura esquemtica ao lado, o cristalino (lente) est inicialmente ajustado para uma dada distncia do objeto. Se o objeto se aproxima, a imagem perde a nitidez. Para recuper-la o cristalino se acomoda, aumentando a convergncia, isto

15/10/12

Anatomia Ocular

diminuindo a distncia focal.

A retina: nela que se formam as imagens das coisas que vemos. A retina composta de clulas sensveis luz, os cones e os bastonetes. Essas clulas transformam a energia luminosa das imagens em sinais nervosos que so transmitidos ao crebro pelo nervo tico. Normalmente, as imagens dos objetos que olhamos diretamente formam-se na regio da retina bem na linha que passa pela pupila e pelo centro do cristalino, isto , pelo eixo do globo ocular. Essa regio, chamada de fvea, rica de cones, que so as clulas mais sensveis viso das cores. No resto da retina praticamente s tem bastonetes que so menos sensveis s cores mas so mais sensveis baixa intensidade de luz. Na semiobscuridade so os bastonetes que se encarregam de nossa viso: por isso se diz que noite todos os gatos so pardos. Na poro anterior de nossos olhos, tem uma camada chamada crnea, que semelhante ao vidro de um relgio. Podemos ver bem nossa crnea, olhando os olhos de algum de perfil: uma "casquinha" transparente e funciona como uma lente. Atrs da crnea temos a ris, que o colorido dos olhos. No centro da ris, temos uma abertura chamada pupila, conhecida com "menina dos olhos" que aumenta ou diminui seu tamanho de acordo com a luminosidade do ambiente, regulando assim, a entrada de luz no olho, como faz o diafragma na mquina fotogrfica.

SISTEMA LACRIMAL A lgrima produzida pelas glndulas lacrimais, nas plpebras superiores. O escoamento da lgrima ocorre para o nariz, atravs do sistema de drenagem da lgrima. O sistema de drenagem se inicia nos pontos lacrimais.
luizmeira.com/anatomia.htm 3/11

15/10/12

Anatomia Ocular

Atrs da pupila, temos o cristalino, que uma lente que fica dentro de nossos olhos. Os raios de luz atravessam todas essas estruturas e vo at o fundo do olho, onde est a retina, que nada mais do que um prolongamento do crebro. A retina composta de clulas nervosas e leva a imagem atravs do nervo ptico para que o crebro interprete. Na verdade, ns no enxergamos com os olhos, mas sim com o crebro - os olhos apenas captam a luz e transmitem as informaes para o crebro.

A SENSAO VISUAL
A luz, quando chega retina, estimula a camada de cones e bastonetes, que originam ondas eltricas que se transmitem pelo nervo ptico. O nervo ptico entra no crebro e dirige-se a regio responsvel pela viso onde se processa o fenmeno de "formao das imagens". Cada olho recebe e envia ao crebro uma imagem, no entanto, vemos os objetos como um s, devido a capacidade de fuso das imagens em uma s. A viso binocular (com os dois olhos) nos d um maior campo visual e noo de profundidade.

CORPO CILIAR Forma o "humor aquoso", que preenche a parte anterior do olho. Possui o msculo ciliar, que sustenta o cristalino no lugar e altera a forma deste (acomodao).

Anncios Google

Anatomia

Retina Dos Olhos

Anatomia Da Pele

Corpo Humano

luizmeira.com/anatomia.htm

4/11

15/10/12

Anatomia Ocular

luizmeira.com/anatomia.htm

5/11

15/10/12

Anatomia Ocular

O olho uma esfera que mede cerca de 24mm de dimetro antero-posterior, localiza-se na parte anterior da rbita e formado por trs camadas: externa, mdia e interna. O aparelho visual composto por um conjunto sensorial constituido pelo olho, via ptica e centros visuais, e um conjunto no sensorial representado pelos vasos e nervos. A rbita, plpebras, conjuntiva e o aparelho lacrimal so responsveis pela proteo do olho, enquanto que os msculos oculomotores asseguram sua mobilidade. O olho est envolvido por msculos, gordura e tecido conjuntivo. Ligados a ele encontramos quatro msculos retos e dois oblquos. Estes so inervados pelos nervos oculomotor (3 par - retos superior, inferior, medial e oblquo inferior), troclear (4 par - oblquo superior) e abducente (6 par - reto lateral), e entram atravs da fissura orbitria superior. O ramo oftlmico do trigmeo (5 par), responsvel pela inervao sensorial ocular e da face, entra na cavidade craniana tambm atravs desta fissura. O nervo ptico (2 par), que transmite os impulsos visuais, deixa a rbita atravs do foramen ptico junto da artria oftlmica e inervao simptica ocular. O globo ocular possui trs camadas e cada uma possui subdivises. A camada externa composta pela crnea (parte transparente), pela esclera (parte opaca) e pela juno crneo escleral (limbo ou sulco). A mdia ou vea composta pela ris, que contm a abertura central-a pupila; o corpo ciliar, responsvel pela produo do humor aquoso e suporte do cristalino; e pela coroide ou camada vascular. As cavidades oculares so em nmero de trs: a cavidade vtrea, a cmara posterior e a cmara anterior. A cavidade vtrea a maior e localizada posterior ao cristalino e adjacente a retina sensorial, a cmara posterior a menor e compreende o espao entre a ris e o cristalino, enquanto que a cmara anterior localiza-se entre a ris e a face posterior da crnea. O humor aquoso formado pelos processos ciliares e circula atravs da pupila e do sistema trabeculado.

2. Camada externa A camada externa ocular composta pela esclera e pela crnea. A juno dessas contm o sistema trabeculado e o sistema de drenagem do humor aquoso, o canal de schlemm. A esclera a camada protetora do olho, composta por fibras colgenas, densa, branca, e contnua crnea anteriormente e ao nervo ptico posteriormente. coberta por uma camada vascular rica, a episclera, pela fascia bulbar e conjuntiva. A esclera possui trs camadas: a episclera, o estroma e a lmina fusca, e sua estrutura semelhante a da crnea. Sua inervao feita atravs dos nervos ciliares e a vascularizao atravs das artrias ciliares (em nmero de quatro), veias ciliares e vorticosas.
luizmeira.com/anatomia.htm 6/11

15/10/12

Anatomia Ocular

A crnea a parte transparente do olho, avascular, e seu crescimento s completo em humanos no sexto ano de vida. composta pelo epitlio corneano (pavimentoso estratificado) e sua membrana basal, membrana de Bowman, estroma ou substncia prpria, membrana de Descemet e endotlio. A nutrio corneana feita atravs das lgrimas, do humor aquoso, e o oxignio absorvido diretamente da atmosfera. A crnea avascular em sua parte central e o limbo vascularizado por ramos das artrias ciliares anteriores. A inervao feita pelo ramo oftlmico do trigmeo e somente sensorial.

3. Camada mdia A camada mdia ou vea composta pela coride, corpo ciliar e ris, e tambm denominada tnica vascular. Sua irrigao feita atravs de duas artrias ciliares longas, vrias ciliares anteriores e posteriores curtas. As artrias ciliares anteriores e posteriores longas formam na periferia da ris o crculo arterial maior da ris e vo nutrir o corpo ciliar. O sangue drenado pelas veias vorticosas, ciliares posteriores e anteriores. A coride responsvel pelo suprimento vascular do epitlio pigmentar da retina e da retina sensorial adjacente a ele. O corpo ciliar tem como funo secretar o humor aquoso e contm a musculatura lisa responsvel pela acomodao do cristalino. A ris envolve a pupila, abertura central que controla a entrada de luz no olho.

4. Camada interna A retina resulta da invaginao da vescula ptica formando uma camada externa, o epitlio pigmentar da retina, e uma interna, a retina sensorial. A retina sensorial formada por vrias camadas (em nmero de dez) FIG, enquanto que o epitlio pigmentar, uma s. O epitlio pigmentar da retina uma camada nica de clulas que se estendem da margem do nervo ptico posteriormente at a ora serrata anteriormente, aonde se funde com o retina sensorial. A retina sensorial composta por uma camada de clulas fotorreceptoras, cujos axnios fazem sinapse com clulas que transmitem o estmulo nervoso ao crebro. Os cones e bastonetes, clulas fotossensveis da retina, correspondem s terminaes sensoriais do sistema nervoso. As regies da retina so divididas histologicamente da seguinte maneira: ora serrata, retina central e retina perifrica. A ora serrata a regio anterior da retina, localizada a 6 mm do limbo escleral. A retina central ou mcula ltea se extende nasalmente da fvea central at o disco ptico. Nessa regio, as clulas ganglionares possuem mais de uma camada de ncleos. A fvea central a rea onde se encontram exclusivamente cones. A rea mais profunda a fovola, que nutrida somente pelos coriocapilares da coride e no pelos da retina sensorial. Na retina perifrica, as clulas fotorreceptoras so exclusivamente bastonetes e os segmentos dos cones so mais finos do que na retina central. A nutrio retiniana da parte externa feita atravs dos coriocapilares da coride, enquanto que a poro mais interna feita pelos ramos da artria central da retina, ramo da artria oftlmica. As veias seguem a distribuio das artrias.

Bibliografia 1. Dantas, Adalmir Morter.Oftalmologia peditrica. Rio de Janeiro; Cultura mdica - 1995. 2. Dantas, A. M. Anatomia funcional do olho e seus anexos. Rio de Janeiro; Colina editora -1983. 3. Newell, Frank W. Ophthalmology: principles and concepts. Mosby 7th edition.

Anncios Google

Sistema De Visao

Viso

Ocular

Estrutura

RBITAS So cavidades sseas simetricamente dispostas,


luizmeira.com/anatomia.htm 7/11

15/10/12

Anatomia Ocular

uma em cada lado da face, que acomodam e protegem os olhos e seus acessrios. So preenchidas em sua maior parte por gordura, que protege o globo ocular.

MSCULOS EXTRNSECOS: Prendem-se na esclera e fazem os movimentos dos olhos. So seis msculos em cada olho e trabalham em conjunto entre si.

PLPEBRAS: Servem para proteger os olhos, distribuir a lgrima e remover corpos estranhos nos olhos.

CLIOS: Protegem o olho de poeiras suspensas no ar.

luizmeira.com/anatomia.htm

8/11

15/10/12

Anatomia Ocular

A luz, quando chega retina, estimula a camada de cones e bastonetes, que originam ondas eltricas que se transmitem pelo nervo ptico. O nervo ptico entra no crebro e dirige-se regio responsvel pela viso onde se processa o fenmeno de "formao das imagens". Cada olho recebe e envia ao crebro uma imagem, no entanto, vemos os objetos como um s, devido a capacidade de fuso das imagens em uma s. A viso binocular (com os dois olhos) nos d um maior campo visual e noo de profundidade.

luizmeira.com/anatomia.htm

9/11

15/10/12

Anatomia Ocular

120 milhes de bastonetes (em cada olho) 6 milhes de cones (por olho) 2 mil cones em cada fvea na regio de densidade uniforme mxima 1 milho de fibras nervosas no nervo ptico 250 milhes de clulas receptoras nos dois olhos Poro visvel do espectro: 394 a 760 nm (Fv=394.463.815.789.473 Hz, Fv=394 THz) Comprimento-de-onda de sensibilidade mxima nos cones: 560 nm (laranja) Faixa de intensidade: 1016 (ou 160 decibis)

Sobre a cor No caso da cor-pigmento, uma cor considerada pura se a concentrao da


luizmeira.com/anatomia.htm 10/11

15/10/12

Anatomia Ocular

substncia-pigmento no meio que a contm for de 100%. Qualquer mistura com outro pigmento produzir uma cor que no ser reconhecida como a primeira, a menos que seja o branco a cor adicionada. Neste caso, possvel a construo de uma escala de tons para uma mesma cor que vai da chamada cor saturada ao branco correspondendo a concentraes da substncia-pigmento de 100% at 0% medida que se introduz criteriosamente mais branco mistura. Os valores desta escala so chamados croma ou saturao, enquanto que o matiz a qualidade que se reconhece na cor independentemente da saturao, que a qualidade de ser vermelho, laranja, amarelo, verde, etc. Em termos de cor-luz o matiz a percepo do comprimento de onda, ao passo que o croma a percepo da razo entre a intensidade da luz no comprimento de onda em questo e o nvel de branco do espectro. Em 1898 o pintor norte-americano Albert J. Munsell criou um sistema de cores juntando um certo nmero de cromas que foram dispostos numa seqncia de modo que parecessem igualmente espaados. Em seguida escureceu cada um deles com uma pequena quantidade de preto, dando origem assim a um novo conjunto de tons muito parecidos com os anteriores, mas dando a impresso de terem menos luz. E assim prosseguiu, acrescentando ltima seqncia sempre uma mesma quantidade de preto, at atingir o escuro total. Com isto, cada matiz tornou-se perceptivamente comensurvel atravs, de uma escala matricial de n cromas por m valores de luminncia. Um elemento desta escala de luminncia uma escala na qual a energia luminosa corrigida para compensar a variao da sensibilidade do olho com o comprimento de onda foi chamado por Munsell de valor, simplesmente. Os pintores se referem a estes tons na progresso do escurecimento como uma escala de rebaixamento da cor 7. Os atlas modernos de cores baseados no sistema de Munsell, bastante difundidos entre pintores, trazem cerca de 60 matizes igualmente espaados na gama visvel, cada qual com 10 valores de croma por 9 valores de luminncia, perfazendo um total de 5400 tons8. Ainda que a metodologia de Munsell tivesse uma componente emprica bastante acentuada, o seu resultado foi de tal modo cartesiano que se evidenciava um sistema legtimo de ordenao das cores segundo a percepo. Munsell representa o equilbrio da intuio com o conhecimento e a convivncia possvel da arte com a cincia.

A Ordenao das Cores

Fig. 1 Pgina de Munsell para o comprimento de onda de 550 nm.

Projeo dos rgos na ris

luizmeira.com/anatomia.htm

11/11

You might also like