You are on page 1of 6

Tcnicas Projetivas Psicopedaggicas

Com o objetivo de analisar a rede de vnculos de um sujeito, essas tcnicas esto divididas em trs domnios: sendo a escolar, em que valoriza o conhecimento das noes de espaos, posies e distncias, bem como a distncia entre a pessoa e o objeto, para da construir uma melhor interao e socializao, sabendo destingir o eu, e o seu relacionamento com seus colegas com viso de conjunto com mais subsdio a cada membro do grupo. J o domnio familiar traz assim como o domnio escolar, o aluno passa a observar que estudar na escola pode ser utilizado no seu ente familiar da mesma forma amplia seu conhecimento relacionado com o meio em que vive. Dentre este contexto, convm destacar a importncia da seqncia de aprendizagem da criana diante dos quatro momentos de um dia, pois os mesmos apresentam diferentes caractersticas diante do seu meio, isso pode variar conforme o momento em que estar vivendo naquela parte do dia, desde que apresenta a acomodao e dificuldades, at aquela em que ela apresenta a sua capacidade e criatividade de acordo com sua adaptao as exigncias no seu ensino escolar e cotidiana. Por outro lado famlia educativa nos traz uma maneira diferenciado do educar o que muitas vezes acabam sendo refletido no desenvolvimento escolar, porm isto no quer dizer que a educao familiar no seja aproveitada, o que quero descrever que o meio familiar tem uma educao diferente da educao escolar, e ai que muitos alunos acabam apresentando certas dificuldades de aprendizagem. A escola um meio diferente da sua convivncia, por isso merece cuidado e tempo para adaptao.

No domnio consigo mesmo:

Onde podemos fazer uma anlise do diagnstico do aluno atravs dos recursos utilizados para descobrirmos como o acompanhamento, seja ele motor, cognitivo, ou com afetividade. No dia do aniversrio pode ser uma boa maneira de podermos analizarmos as comparaes dentro de sua capacidade de aprendizagem e termos quantitativos e qualitativos, com uma nova viso dentro dos adereos e aspectos que o indivduo ocupa e se relacionam. Nas frias abre espao para a flexibilidade, criatividade e capacidade de aprendizagem perciste em uma atividade diferenciada e tambm na oportunidade da criana aprender brincando desenvolvendo que emotiva a consolidao de uma

escolha e uma marcada tendncia ao seu aperfeioamento com coerncia no relato produto de maior influncia da censura sobre o domnio verbal que a produo grfica.

Interpretao da figura humana

Nos aspectos cognitivos h indicadores de maturidade dependendo da complexidade do desenho bem como o desenvolvimento da afetividade e no apresenta dficits motores, porm na maturidade emocional refora uma percepo, transferncia para um garoto de cinco anos que s brinca. J pelo exposto na figura a criana pode mostrar o seu esquema corporal, trabalhando assim a lateralidade, sendo que tudo que avaliado so hipteses podendo ser confirmado por uma boa investigao. No primeiro momento: Elaborao do desenho pelo sujeito. No segundo momento: Solicita-se que fale sobre o desenho. No terceiro momento: Desenho como a criana . No quarto momento: Mesmo procedimento do segundo momento.

Avaliao

A avaliao deve ser feita de maneira que apresente uma dinmica de aplicao, desenho, relato oral, nveis de aspirao, problemtica emocional, problemtica nas relaes familiares e a comparao com a pareja educativa. Aos doze anos a criana estar numa fase em que se preocupa em mostrar manifestaes de afetividade na sua interao com o seu convvio familiar para poder moldar o seu perfil de pessoa, apesar de seu traado apresenta fragilidade, muitas as vezes apresentando falhas no seu comportamento com seus pais, parecendo muito confuso com sua identidade, est se descobrindo, desenvolvendo assim o seu prprio eu. Em um dos contatos iniciais deste descobrimento o aluno compreende na aplicao da ilustrao de sua tcnica no intuito de demonstrar viabilidade na sua elaborao adaptando a leitura psicopedaggica, tanto na realizao do desenho, como no inqurito, ou seja, a identificao com o desenho que acaba demonstrando

de certo modo, o comportamento do eu, como pessoa, de certa forma com idias mais definidas. Este inqurito a o qual foi descrito anteriormente, fornece um riqussimo para ser interpretado sob todos os aspectos (afetivo, cognitivo e emocional), com certa concordncia no retorno imprico.

Avaliao do caso do Inqurito

O que deve ser considerada a ao do sujeito, em que vai indicar a significao do desenho, bem como os possveis significado do desequilbrio, medos e ansiedades, que impedem o pensar e por outro lado as interpretaes de cada ao a ser desenvolvida, avaliando os seguintes aspectos: motor, cognitivos e afetivos, deixando um espao para ser feito uma anlise latente que deve ser feita um especialista dentro das hipteses que possa subsidiar toda a interpretao e, consequentemente, a concluso, sendo que na problemtica interpretativa emocional, tem que ser levantada as projees e indefinies. Na vinculao com o conhecimento a forma de como estruturar o pensamento com capacidade para vincular-se ao conhecimento.

Parecer final

considerado a forma pelo qual o sujeito se vincula para deparar com os obstculos que emergem na aplicao, dentro dos dficits e possveis causas da produo da escrita.

Exemplos clnicos

uma extrema amplitude que merece estudos especializados e aparte. Neste contexto podemos comear com o caso F.- Queixa: de excelente potencial intelectivo, caso B- 5 e 6 revendo o desenho distingui-se que foi feito por uma criana hipercintica, com hiperatividade, que apesar de apresentar dificuldades estar se alfabetizando, cujo o desenho apresenta um peixe, que em sua mente estar com sua

aba quebrada que vai em busca de Deus para consert-la, formando uma confuso de pensamentos. Caso M, 8 anos: Apresenta dificuldades em matemtica, onde sua problemtica parece ser de ordem emocional. Caso V, 8 anos: Carente cultural, afetivamente exposto os intempries de uma famlia desestruturada onde sua escrita apresenta o perodo pr-silbico.

Modelo de aplicao na hora do jogo.

Para melhor entendimento foi escolhido a ser feito uma anlise da reao de uma criana na demonstrao do seu comportamento com a aplicao do jogo. Aqui denominado como caso J. J uma criana que destrai-se facilmente e geralmente reclama em sentir dores abdominais. Que quando chega frente ao psiclogo, apresenta certo desconforto, colocando coisas sem sentido, como por exemplo, psiclogo para quem retardado. E ai o psiclogo vendo a criana com esses problemas, comea sua seo de anlise, explicando como realmente vai ser desenvolvida a sua metodologia de trabalho, inclusive da boa interao que devem ter, para solucionar as dificuldades que a paciente apresenta. Neste contexto dar-se incio ao procedimento da anlise, deixando a criana a vontade para que use seus recursos, sempre fazendo a comparao com outras crianas quando utilizam os objetos, o que faz, como faz, onde coloca, e ai foi desenvolvendo o seu trabalho com um dia logo bem discreto para no manipular a criana. Ento ela estando mais a vontade comea a conversar, pelos exemplos tirado da sua experincia de vida demonstra ser consiente e que era uma criana que sentia afetividade no relacionamento com a famlia, e todo o ser humano movido por realizaes e motivaes, seria ser professor, se ela conseguisse realizar o sonho iria tornar-se mais motivada e ao mesmo tempo que apresenta um comportamento demonstra no ter interesse por coisas erradas, no caso do seu relacionamento com pessoas m, logo aps demonstra interesse em aprender desenhar e fala que conheceu outra psicloga que por ventura era a psicloga do seu irmo e alm de apresentar certo desconforto com os outros profissionais comea a confeccionar uma mquina fotogrfica e continua conversando com a psicloga, dizendo que sua professora, diz que suas cartinhas acabam atrapalhando as aulas, o que frustou um pouco a criana. No final da sesso a aluna terminou de confeccionar a mquina fotogrfica e ainda pediu para jogar os resduos no lixo.

Interpretao.

Aps a anlise feita em J, percebe-se que a aluna apresenta um baixo impulso epistemoflico para o conhecimento, sabe classificar os materiais, porm no se envolve com a tarefa. Apresenta ainda uma acomodao, no criando algo novo, seu comportamento superior a sua idade das tarefas execultas embora no seja utilizada, desenvolvida conforma suas necessidades.

Hipteses.

Pela hiptese percebe-se em J, que no se envolveu afetivamente durante as atividades e no utiliza plenamente os recursos de que a ela oferecidos, porm por outro lado, existe por parte de J, certa preocupao em no causar conflitos com quem se envolve.

Delineamento da Investigao.

Em primeiro momento foi aplicado a sesso ldica da Me-Filha e em segundo momento a Pareja Educativa. Neste contexto temos que levar em conta a qualidade do material, como por exemplo, ser confeccionado de modo que atraia a criana como por exemplo( colorido, escrito, modelar construir, pegar, colar, prender, juntar, cortar, etc). Um cuidado indispensvel de termos cuidados de usarmos recursos sem utilidade de uso, ou seja, coisa importados, pois os pacientes de baixa renda pode ter um imposto por no saber lidar com tal objeto. Algumas modalidades de apresentao: *Incluso em uma caixa de tamanho regular e de fcil manejo. *Colocao do material arrumado sobre a mesa. *Forma mista:parte do material colocado na caixa, e alguns objetos so colocados sobre a mesa a seu lado.

Observao e Avaliao de Atividades Ldicas.


Ela releva a forma integral da personalidade da pessoa, deste modo pode ter os dados especficos e diferenciados em relao ao modelo de aprendizagem. Sendo assim o caminho usado para aprender ou no aprender pode ser observado atravs do jogo, desta forma temos que saber quando vamos escolher o material para as atividades conforme nos itens a seguir: 1.A escolha do material e da brincadeira( atividade) que uma atividade e material que reptem a situao escolar sem criatividade. 2.Modo de brincar usar o material mais ao alcance da mo criana. 3.A relao com o terapeuta. Seria ignorar o terapeuta e se concentrar, mas olhando para o mesmo. Se escolhe brincadeiras que necessitam da participao do terapeuta como parceiro, a compartilhar suas atividades. Na verdade com o desenvolvimento do jogo e a utilizao de diferentes materiais nas atividades, dar-se de ser observados muito bem o processo e sua relao com a queixa, o que faz e no faz, com suas mltiplas tarefas cognitivas, afetivas, sociais e corporais em relao com o processo pedaggico.

You might also like