You are on page 1of 4

Conectores de fora

Pgina 1 de 4

Guia do hardware

GDH Press

Frum GdH

Publique seu texto

RSS

Home

Equipe

Efetuar Login

ndice - Artigos

Conectores de fora
Criado 13/fev/2007 s 19h30 por Carlos E. Morimoto

Introduo
Aqui temos o conector berg, usado pelo drive de disquetes e o conector molex, que usamos para o HD e outros dispositivos. Ambos possuem 4 fios (12v, 5v e dois terras). A grande diferena entre os dois mesmo o tamanho e a forma de encaixe. O molex o conector mais usado em qualquer PC atual. Alm de ser usado pelos HDs, drives pticos e outros perifricos, ele usado como fonte de energia auxiliar em algumas placas 3D AGP. O conector berg, por sua vez est caindo em desuso, junto com os drives de disquete; normalmente as fontes incluem apenas um.

Corte a gua OMAX


Maquinrio para Corte de Vidro Aluminio, Usinagem e Metalurgica por OMAXBRASIL no YouTube

Notcias

Guias

O que h de novo?

Notcias
02/05 Iris: novas GPUs integradas da Intel mais que dobram o desempenho do Ivy Bridge Beta do editor de vdeos Lightworks chega ao Linux 30/04 Beta do Left 4 Dead 2 para Linux deve ser lanado nesta semana Lanado mdulo do PageSpeed para Nginx 29/04 Lanado Amarok 2.7 para Windows, com vrias deficincias Supostas especificaes de processador e RAM do Google Glass Extenso do Google permite visualizar arquivos do MS Office no Chrome 25/04 O conector molex tem um formato semi-triangular, que impede que ele seja encaixado invertido. Entretanto, o conector pode ser muito duro de encaixar ou retirar, o que acaba causando acidentes. Imagine que voc est segurando o HD com uma mo e tentando puxar o conector com a outra; como est muito duro, voc faz fora e, quando o conector finalmente se solta, voc acaba sem querer batendo o HD em cima da mesa :-O. Nestes casos o melhor deixar o HD fixo no gabinete ou outro local firme, e puxar o conector com cuidado, com a ajuda de um alicate, caso necessrio. O problema com o conector berg e os drivers de disquetes que geralmente no existe nada que impea que voc o encaixe invertido. A boa notcia que isso no queima o drive, apenas faz com que ele no funcione, ficando com a luz de leitura acesa continuamente, at que voc desvire o cabo. Em seguida temos um conector de fora SATA, de 15 pinos, que substituiu o molex nos HDs e outros perifricos SATA. Veja que o conector da direita alimentado por 5 fios, ao invs de 4, como no molex. O quinto fio disponibiliza a tenso de 3.3v, que no oferecida pelo molex. Alm disso, o conector SATA mais fino e o encaixe mais suave. Como as fontes oferecem apenas um, dois, ou mesmo nenhum conector de fora SATA, existem adaptadores molex > SATA, geralmente fornecidos junto com os drives. O problema destes adaptadores que eles no incluem o fio de 3.3v, por isso esto condenados a entrarem em desuso conforme apaream drives projetados para usar a tenso: Leves atualizaes do cliente beta do Steam Lanado Ubuntu 13.04 24/04 Wikipedia adota MariaDB em substituio ao MySQL VirusTotal agora analisa pacotes PCAP 23/04 Procon-SP atualiza lista de lojas virtuais no recomendadas Telefones com Firefox OS para desenvolvedores comeam a ser vendidos Alpha do BitTorrent Sync aberto a todos 22/04 Yahoo! descontinua mais uma srie de servios 18/04 Blogs no Blogger agora podem usar campo de comentrios do Google+ Servios da Microsoft mais seguros: login em duas etapas 17/04 Netflix trocar Silverlight por HTML 5, com DRM, assim que possvel BitTorrent Surf Beta: cliente de BitTorrent no Chrome e Firefox Windows 8.1 poder ter opo para iniciar no desktop diretamente
Notcias do ms de Maio de 2013

Artigos

Tutoriais Livros Dicas Anlises

Livros

http://www.hardware.com.br/artigos/conectores-forca/

06/05/2013

Conectores de fora

Pgina 2 de 4

Em seguida temos o conector ATX, que alimenta a placa me. Existem duas verses: a original, com 20 pinos, que utilizamos desde o Pentium II e a verso atualizada (chamada de ATX24 ou ATX v2), com 24 pinos, que utilizamos nas placas atuais. O conector ATX de 24 pinos nada mais do que o antigo conector de 20 pinos, acrescido de mais 4 esquerda. Nada muda na posio ou encaixe dos anteriores, de forma que as fontes geralmente usam conectores de 24 pinos destacveis, onde voc pode remover o conector com os 4 pinos adicionais quando precisar usar a fonte em conjunto com uma placa antiga:

Compre o seu
... ou leia os captulos disponveis online.

Voc pode perguntar qual a necessidade de adicionar 4 novos pinos ao conector, se eles transportam as mesmas tenses de 12v e 5v j presentes nos anteriores. O principal motivo no tem a ver com a pinagem em si, mas simplesmente com a capacidade de fornecimento da fonte. As fontes antigas possuem geralmente 300 ou 350 watts, que so insuficientes para muitos micros atuais. Para evitar acidentes, os fabricantes decidiram introduzir o novo conector, de forma a dificultar o uso das fontes antigas. De qualquer forma, existem no mercado adaptadores que transformam um conector ATX de 20 pinos num ATX24, ou convertem um conector molex nos 4 pinos adicionais. Em seguida temos o P4, um conector auxiliar, com 4 pinos, destinado a fornecer energia extra para o processador. Ele sempre est disponvel bem ao lado do soquete do processador, alimentando diretamente os reguladores de tenso que fornecem energia para ele. Isso evita que toda a eletricidade consumida pelo processador tenha que ser transportada desde o conector ATX, atravs de trilhas na placa me. O conector P4 composto de 2 fios amarelos (12v) e 2 pretos (terra). Na maioria das placas me com o conector, ele obrigatrio; a placa simples no liga se ele estiver desconectado. Em algumas placas antigas, existem dois encaixes, de forma que voc pode escolher entre usar o conector P4, ou um conector molex (de forma a manter a compatibilidade com fontes antigas) e, finalmente, existem algumas placas antigas, onde o conector P4 est disponvel, mas a placa pode funcionar com ele desconectado, dependendo do consumo do processador usado. Aqui temos o conector P4, ao lado do conector de 3 pinos usado pelo cooler.

Note que, embora seja possvel encaixar o conector destacvel de 4 pinos do conector ATX no encaixe para o conector P4, fazer isso danificaria a placa me, pois ambos possuem pinagens diferentes. No tente fazer isso.

http://www.hardware.com.br/artigos/conectores-forca/

06/05/2013

Conectores de fora

Pgina 3 de 4

O conector P4 possui ainda uma verso com 8 pinos, usada por algumas poucas placas me. Apesar do aumento no nmero, ela continua usando apenas fios de 12v e GND. Poucas fontes oferecem esta sada de 8 pinos, mas existem adaptadores que convertem um conector P4 de 4 pinos num de 8.

Embora um slot PCI Express 16x seja capaz de fornecer at 75 watts de energia para a placa de vdeo, muitas placas topo de linha vo muito alm desta marca, exigindo o uso de um conector auxiliar. Na poca das placas AGP, era normalmente utilizado um conector molex, mas as placas PCI Express ganharam um conector de 6 pinos prprio para a tarefa. Sem o conector encaixado, a placa pode trabalhar num modo de funcionalidade reduzida, operando a uma freqncia mais baixa ou com recursos desabilitados, ou simplesmente se recusar a funcionar, impedindo o boot.

Fontes de 700 watts ou mais, especficas para gamers, possuem normalmente dois conectores PCIe de 6 pinos, prevendo o uso de duas placas em SLI ou Crossfire, mas fontes mais baratas podem ter apenas um ou nenhum. Nestes casos, possvel usar um adaptador, ligado a um conector molex. Lembre-se de calcular a capacidade da fonte ao tentar usar uma fonte barata qualquer em conjunto com placas 3D mais gulosas, sobretudo ao usar duas em SLI! Uma fonte operando alm do limite, pode realmente explodir, danificando suas placas. Se voc no tem dinheiro para comprar uma fonte de 700 watts ou mais, no deve pensar em comprar placas 3D de ponta em primeiro lugar.

Concluindo, as antigas fontes AT forneciam energia para a placa me atravs de dois conectores de 6 pinos, chamados de P8 e P9. Os dois conectores deviam ser ser encaixados com os fios pretos no centro, pois ao inverter voc podia queimar a placa me. Um dos fatores que impulsionaram o desenvolvimento do padro ATX, foi justamente o grande nmero de acidentes de montagem causados por eles:

http://www.hardware.com.br/artigos/conectores-forca/

06/05/2013

Conectores de fora

Pgina 4 de 4

Por Carlos E. Morimoto. Revisado 13/fev/2007 s 19h30

4 comentrios

Comentrios
Entrar e fazer comentrio

Conectores de fora
Criado 15/nov/2011 s 10h25 por Rosalvo da Silveira Excelente contedo. Sem delonga, vai no X da questo.

timo contedo
Criado 28/mai/2011 s 01h06 por Felipe Albuquerque de Almeida Estou monitorando um curso de formao em hardware aos sbados, e irei encaminhar este artigo aos alunos. Muito bom!

timo
Criado 16/fev/2011 s 17h40 por EhNoix timo contedo, muito bom mesmo! Vlw
Expandir rplicas

conectores de fora

por Jo Rodrigues Ga rcia

Destaques
Guia do Hardware agora Hardware.com.br Hardware II, o Guia Definitivo Siga-nos: RSS | Twitter | Facebook

Gostou do texto?
Veja nossos livros impressos: Smartphones | Linux | Hardware Redes | Servidores Linux ... ou encontre o que procura usando a busca:
Buscar

1999-2013 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.

Home Frum GdH RSS Equipe Topo

http://www.hardware.com.br/artigos/conectores-forca/

06/05/2013

You might also like