You are on page 1of 70

Glossrio de termos tcnicos em ingls de economia, finanas e e-commerce

A/c, A/C account, account current. conta, conta corrente. A/D after date. aps a data. A/P authority to purchase. autorizao de compra. a/r, A/R all risks, against all risks. contra todos os riscos. A/W, a/w actual weight. peso real. A-1 first class. primeira classe. Abandonment abandono. Eliminao de um bem de activo fixo. Abandonment to insurers modalidade de regulamentao de danos pela qual, nos casos excepcionais determinados pela poltica, o segurado cede aos seguradores todos os direitos sobre o objecto em risco ou sobre o que resta deste, contra pagamento da indemnizao prevista no contrato para o caso de perda total. Acc., Acce., Acpt. acceptance. aceite. Acceleration clause clusula de antecipao. Empregada frequentemente nos Estados Unidos para os contratos que prevem pagamentos parcelados. Estabelece que a totalidade do saldo ser exigida quando qualquer das prestaes/parcelas deixe de ser paga pelo devedor, e tambm em caso de interrupo dos pagamentos etc. Acceptance aceite de ttulo, contrato ou cambial por uma das partes envolvidas na transao. ("Bank acceptance": aceite de banco; "trade acceptance": aceite comercial). Quando se trata de saque vista, h simultaneidade de aceite e pagamento. Accommodation endorsement endosso de favor. Quando a pessoa assina ou endossa promissria ou ttulo unicamente com o objectivo de levar o banco a emprestar dinheiro a cliente cujo crdito no suficiente para garantir o emprstimo. Outra forma seria a da prtica entre bancos em troca de comisso, a fim de tornar os ttulos aceitveis no mercado para negociao. Accommodation note letra de cmbio ou outro ttulo de favor: "papagaio". O mesmo que "Accommodation Bill". Accountancy contabilidade (a profisso). Cincia contvel. Accounting contabilidade (o sector, o servio em si). Accoutant contador, contabilista. Accrual aumento, acmulo de juros, proviso reserva.

accrual date data em que foi feita a proviso. Accruals (accrued interest) apropriao de receitas ou despesas por regime de competncia. Antecipa-se o registro contvel, em perodos determinados, para evitar a transposio de um exerccio financeiro para outro. Accrued interest juros acumulados de uma dvida, no pagos. Acknowledge (to) acusar recebimento de uma carta, um documento etc. Acknowledgement aviso ou notificao de recebimento. Acquittance quitao. Documento que evidencia a desobrigao ou iseno de um dbito ou compromisso financeiro. Recibo de pagamento. Act of God Acto da Natureza. Fenmenos da natureza. Expresso encontrada em conhecimentos de embarque e certificados de seguro e que significa motivo ou caso de forca maior. Acting Interino. Usa-se para expressar a interinidade de uma funo exercida provisoriamente por outra pessoa. ("Acting Manager": gerente interino). Actual real. (Actual cost: custo real; actual weight: peso real. Additional premium expresso usada em seguros e que significa prmio adicional ou suplementar. Abreviatura: A. P. Add-ons o mesmo que "cash letter". Adjustment bond so "income bonds" utilizados na reorganizao empresarial de sociedades annimas. ADR American Depositary Receipt - so ttulos emitidos por bancos americanos destinados a captar recursos de investidores estrangeiros, com base em lastro de aces de empresas no-americanas. So negociados atravs dos bancos participantes do sindicato de lanamento dos ttulos. Advances (from ou to) adiantamentos (termo usado nos pases de lngua inglesa, ou onde a comunicao se faz nesse idioma). Advertisement anncio, comercial. Abrev. : ad. After date aps a data. Expresso utilizada em promissrias, saques e letras de cmbio que se refere data de emisso ou aceita a partir da qual fixado o vencimento desses ttulos. Essa expresso, aposta a uma mercadoria, significa que esta pagvel certo nmero de dias aps sua data de fabricao. Against all risks contra todos os riscos. O mesmo que "all risks". Clusula de seguro que se refere cobertura de todos os riscos a que se pode estar sujeita a mercadoria. Abrev. a.a.r. Agency arrangement acordo bilateral firmado entre dois bancos, normalmente para prestao de servios (cobranas, cartas de crdito, ordens de pagamento etc.), compreendendo a troca de chaves secretas e assinaturas autorizadas.

Agency contract contrato de agente ou agenciamento. Contrato firmado entre o exportador e o agente que passa a exercer a funo de intermedirio nas negociaes com o importador. Agent o lder de um emprstimo sindicado. Agindo em nome prprio e dos demais banqueiros-emprestadores, coordena toda a operao, desde as primeira negociaes at a liquidao final do negcio. Agreement Acordo, concordncia, contrato. Agribusines agro-indstria. Produo, processamento e colocao no mercado de produtos primrios agrcolas, alimentcios e no alimentcios. Compreende maquinaria, raes e fertilizantes e txteis a partir de fibras naturais. Agt. agent. agente. Airmail transfer transferncia de fundos por via area ou ordem de pagamento por carta. Abrev. AMT. All risks todos os riscos. Clusula de seguro garantindo perdas fsicas ou danos decorrentes de qualquer causa externa, independentemente do percentual de perda e/ou dano, porm, exclui riscos de guerra, greves, motins, apresamentos, detenes e outros riscos, excludos pelas garantias F.C.&S. (Livre de captura e Apresamento) e S.R.& C.C. (greves, motins e guerras civis), salvo se especificamente citadas na aplice. Abrev. A/R. Allowance adiantamento. Compensao, desconto, abatimento, reduo. Crdito concedido em lugar de reembolso em dinheiro parte insatisfeita numa transao comercial. Usa-se tambm no sentido de tolerncia e s vezes de reduo, principalmente nos crditos documentrios. Amalgation termo genrico que abrange diferentes formas de combinao de empresas, em que uma ou mais delas perde a existncia. mais restrito que a simples aquisio. Amendment Emenda, mudana. Diz-se da alterao a ser introduzida nas cartas de crdito. Amendment commission comisso de emenda. Comisso, geralmente fixa, cobrada pelos bancos pelas emendas em carta de crdito. American export definitions definies comerciais americanas. Esta expresso aps as siglas FOB, FAS, C&F, CIF etc., significa que direitos e obrigaes do importador e do exportador se regem pelas normas estabelecidas nessa conveno. AMT air mail transfer. transferncia de fundos p/correio. Analysis certificate Certificado de anlise. Documento s vezes exigido para certificar a composio de um produto. Annual report relatrio anual. Relatrio demonstrativo da situao do patrimnio e da posio financeira de uma empresa ao trmino de um exerccio. Appropriation oramento, verba oramentria, apropriao, fundo de reserva.

Arbitrage Arbitragem. Trata-se da terceira funo do mercado de divisas e que se apoia na funo do "clearing", sem a qual a arbitragem seria impossvel. Podemos afirmar que o mercado de divisas tem uma funo primria que opera como seu suporte; tal funo a de "clearing" internacional. Denomina-se arbitragem aquela operao de natureza especulativa que tem por intuito obter um lucro das eventuais diferenas de cotaes, de uma determinada moeda, em duas praas diferentes. A arbitragem consiste em comprar uma moeda numa praa onde est a um preo inferior, para vende-la imediatamente em outra praa onde seu preo superior. Arrangement acordo, ajuste, combinao. Arrears geralmente plural. Dbito vencido e no pago; obrigao no cumprida ("In arrears": atrasado, em atraso). ASAP as soon as possible (telegr.). o mais breve possvel. Assessment avaliao (para cobrana de imposto), tributao. Assets & liabilities activos e passivos. As empresas americanas dividem o activo em circulante (current asset) e fixo (fixed asset), o primeiro compreendendo activo disponvel e realizvel, e o segundo o activo imobilizado. Assignable transmissvel, transfervel (em crditos documentrios). Assigne procurador, agente, beneficirio de uma transferncia. Assignment Cesso. Transferncia escrita de bens ou direitos de uma pessoa fsica ou jurdica para a outra. Assignor cedente, transmissor. At full lenght por extenso. Usa-se tambm "in words" para designar uma importncia por extenso. At sight vista. Expresso usada em saques e letras de cmbio para indicar que o pagamento ser efectuado contra apresentao. Auction sale venda em leilo. Auctions, ou leiles. "Local" virtual onde os compradores licitam competitivamente os produtos de fornecedores individuais. Adequado para bens difceis de comercializar, como equipamento usado ou excedentrio, e bens perecveis. Est a tornar-se o canal mais popular para este tipo de produtos. Os preos sobem, mas os compradores podem adquirir os bens abaixo dos valores que constam da lista, enquanto que os vendedores, por sua vez, obtm preos mais altos do que aqueles que atingiriam numa liquidao. Os leiles esto a tornar-se uma das modalidades disponveis em muitos e-marketplaces. Alguns destes j usam o leilo como principal mecanismo de comercializao. Nos Estados Unidos o caso, por exemplo, da AdAuction e da TradeOut.com, que comercializam equipamento usado. Os leiles podem ser dirigidos por clientes ou por fornecedores. Authority to purchase autorizao de compra. Documento geralmente usado nos negcios com o Extremo-Oriente. o substituto da carta de crdito comercial e

permite ao banco ao qual dirigido o instrumento negociar ttulos sacados sobre o importador em vez de sobre outro banco. Average cost custo mdio.

B/C bill for collection. letra para cobrana. B/E bill of exchange. letra de cmbio. b/f, B/F brought forward. transporte (escrita). B2B (business to business) Comrcio electrnico entre empresas, instituies e um outro agente econmico, tendo como suporte a Internet. Fonte: icep B2C (business to consumer) Negcio electrnico entre empresas e particulares. Fonte: icep Back Office Por oposio ao Front Office, o Back Office rene a parte do sistema de informao com a qual o utilizador final (interno ou externo empresa) no tem contacto. Podem ser bases de dados, sistemas transaccionais, processos de tratamento interno das aplicaes de gesto e ferramentas ligadas ao CRM (ver CRM) -, bem como todas as aplicaes que no necessitem da interveno do utilizador final. Back to back garantia em moeda forte constituda no exterior. Operao financeira com clientes, para capital de giro, realizada por banco nacional, mediante garantia pelo financiador no exterior(depsitos em outro pas na mesma ou em diferente moeda). Geralmente feito entre firmas do mesmo grupo econmico. Back to back credit crdito documentrio vinculado a primeiro crdito denominado "crdit matre" ou crdito principal. O beneficirio do primeiro crdito actua como intermedirio que abre segundo crdito em favor do fornecedor da mercadoria. Back value lanamento valorizado. Bail fiana, garantia. Bailee muturio, fiador, depositrio. Bailment transferncia por contrato. Balance saldo, balano. Balance of payments balano de pagamentos. Define-se correctamente, balano de pagamentos como um registro compreendendo o lanamento sistemtico de todas as transaes econmicas ocorridas em dado perodo entre indivduos econmicos do pas (residentes) e indivduos econmicos do exterior (noresidentes).

Balance of trade balana comercial. Diferena entre importaes e exportaes de mercadorias. Balance on capital account balano de capitais. So registradas na conta de capitais as operaes que implicam mudanas na situao devedora-credora da nao e, bem assim, as alteraes havidas nos estoques de ouro e divisas. Decorre, ainda do precedente, que o saldo das transaes correntes e o das transaes inclusas no balano de capitais devem apresentar valores idnticos e de sinais contrrios, servindo o resultado final no balano de capitais para compensar o dficit ou superavit verificado nas contas correntes. O balano de pagamentos na sua totalidade , pois, necessariamente equilibrado. Balance on current account balano de transaes correntes. Abrange, por sua vez, transaes nitidamente distinguveis: as importaes e exportaes de mercadorias (registradas no balano comercial), os pagamentos e recebimentos referentes a servios internacionais (incluindo fundamentalmente servios de transporte, seguro, turismo, despesas de Governo etc.) e a remessa e o recebimento de rendimentos de factores. Balance sheet balancete, balano geral. Bandwidth (Largura da Banda) Termo que (na linguagem comum) designa a quantidade de informao passvel de ser transmitida por unidade de tempo, num determinado meio de comunicao (fio, onda rdio, fibra ptica etc). Normalmente medida em bits por segundo, kilobits por segundo, megabits por segundo, kilobytes por segundo, megabytes por segundo. Em canais analgicos, a largura de banda medida em hertz, mas comum falar-se sempre em Kbps, Mbps etc. Fonte: icep Bank discount desconto bancrio. Juros pagos antecipadamente, melhor dizendo, juros descontados do valor do emprstimo a ser concedido, calculados sobre o valor a ser restitudo no vencimento. Bankers acceptance ttulo (cambial = draft) aceito por um banco para desconto no mercado mobilirio (securities) Bankruptcy bancarrota. Situao de insolvncia, judicialmente declarada, dando incio ao processo legal de liquidao. Suas duas formas - "voluntary" e "involuntary", correspondendo concordata e falncia do Direito, respectivamente. Banner Ad Anncio colocado num site na Internet. Basis point A cada ponto percentual da yield, ou do rendimento de uma determinada obrigao, correspondem 100 basis points. Por exemplo, quando o yield de uma obrigao se altera em meio ponto percentual (por exemplo, de 5,11% para 4,61%), diz-se que variou 50 basis points (neste caso, desceu 50 basis points). Basket cheque-ouro de exportao. O mesmo que LISP. Basket purchase - cesta de compras. Aquisio de lote de diversos bens ou mercadorias, geralmente por preo global. Bear Market Nome que se d ao mercado quando os preos se encontram em baixa. Mercado em depresso ou em descida. Tendncia de queda generalizada das

cotaes, relativamente prolongada, reflectindo o sentimento de pessimismo dos investidores. Bear Pessoa com uma previso pessimista sobre os mercados. Contrasta com a posio do Bull. Bear Trap (armadilha Bear) Situao em que se colocam os Bears, num cenrio de inverso de bear market para bull market. Ao anteciparem maiores quedas no mercado, estes continuam a vender, sendo forados com a subida do mercado, a fecharem posies pela compra a preos cada vez mais altos. Bearer depositary receipts (B.D.R.) vide Floating Rate Notes. Bearer stock (SHARE) aco ao portador. Bearish gria que designa os que acreditam em tendncia de baixa no mercado. Deriva de "bear" (urso), que ataca de cima para baixo. Na Bolsa, diz-se que o mercado est bearish quando as cotaes da generalidade das aces esto em queda. Reflecte portanto, um sentimento de pessimismo relativamente evoluo de um mercado bolsista. Benchmarking Processo contnuo de avaliao e comparao do nvel de desempenho das melhores empresas do mercado, com o objectivo final de obter melhorias de desempenho. Este tipo de anlise utiliza a concorrncia como termo comparativo, podendo tambm utilizar empresas ligadas a outros sectores de actividade. Benchmarking (1) Aplicado informtica, este mtodo de anlise tcnicoeconmica consiste em avaliar a produtividade do sistema de informao duma empresa. Compara os resultados obtidos com os de um referencial de performances estabelecido com base em prticas de sucesso. O problema que o benchmarking constitui para os dirigentes internos um meio de mostrar aos seus superiores que so eficazes e que por isso todo o dinheiro gasto sempre bem empregue Best efforts basis contrato de venda de uma emisso de ttulos, em que os intermedirios financeiros no assumem com a empresa emitente o compromisso de comprar por conta prpria. Best-efforts underwriting Tomada no-garantida de uma emisso de ttulos por parte de um intermedirio financeiro, que se compromete perante o emitente apenas a desenvolver os melhores esforos com vista colocao da emisso no mercado. Bid oferta, adjudicao, lance (leilo). Bid (taxa de juros) nvel mais baixo de taxa diria de mercado, remuneratria de depsitos interbancrios. Bid bond garantia de participao em concorrncia internacional e de assinatura de contrato, se vencedora a empresa. Bill conta, nota, factura; nota, cdula (de papel-moeda); nota promissria, saque. Bill of exchange letra de cmbio, saque ou cambial. Ordem de pagamento emitida pelo credor (sacador) contra o devedor (sacado), para que seja paga a ele

(sacador) ou pessoa por ele designada, determinada importncia. Ttulo equivalente no mercado interno: duplicata. Abrev.: B/E. Bill of sale contrato de venda, factura. Billing facturao. Acto de extrair uma factura ou envi-la ao vendedor. Bills of materials function, ou funo de lista de materiais. Conceito usado no comrcio electrnico "b2b" para definir a capacidade de apresentar uma lista prestabelecida dos items habitualmente procurados pelos compradores. Tem como principal vantagem simplificar o processo de planeamento. Em mercados sectoriais, o desafio que se coloca o de criar uma lista completa dos items necessrios ao desenvolvimento de cada produto ou projecto. A PartMiner, empresa norteamericana que fabrica componentes electrnicos, utilizou esta funo para desenvolver uma viso completa da actividade compradora, tanto a nvel das aquisies feitas a fornecedores contratados como das que so satisfeitas pontualmente por diferentes fornecedores. A "funo de lista de materiais" torna possvel combinar num mesmo mercado uma abordagem de criao de canais com uma perspectiva de exchange (ver exchange). Black market mercado negro, mercado paralelo de compra e venda de moedas. Blocked account conta bloqueada. Fundos de no residentes que no podem ser transferidos livremente. Blue Chips Empresas com boa notoriedade e dimenso, com um longo historial de resultados positivos estveis e com uma poltica consistente de distribuio de dividendos. As blue chips caracterizam-se ainda por apresentarem elevada liquidez em Bolsa. Blue-collar workers operrios, trabalhadores braais, cujo ambiente de trabalho exigem roupas resistentes, geralmente macaces. Board of directors direco. Bona fide holder portador de boa-f. Diz-se da pessoa que negocia um ttulo sem conhecimento de que ele est irregular. Bond obrigao, ttulo. "Reconhecimento formal, por escrito, de uma dvida, pelo qual uma das partes, promete pagar certa importncia, em determinada data futura, e mais juros, em datas prefixadas, at o vencimento. Bond (to) reter na alfndega. ("In bond": retido na alfndega; armazenagem de mercadoria at o pagamento das taxas alfandegrias). Bonded warehouse armazm onde mercadorias so depositadas sem pagar direitos aduaneiros at serem retiradas. Bondholder ou stockholder accionista. Bonus stock bonificao em aces. Book value valor contvel.

Bookbuilding Sistema de venda de valores mobilirios por oferta pblica que fixa um preo mximo e um preo mnimo para as ordens de compra dos investidores. O processo permite adequar o preo final da transaco s condies de procura efectivamente registadas. Boom Termo ingls que traduz um crescimento sbito muito acentuado. Diz-se que houve um boom nas aces quando os seus preos aumentaram rapidamente para valores muito acima dos anteriores, acompanhados de aumento do volume de transaces. Border tax imposto de fronteira. Tributao ou iseno que se relaciona com os impostos de um pas. Borrower muturio. Aquele que obtm fundos atravs de emprstimo por perodo de tempo determinado. Bottom Fisher Investidor permanentemente atento a aces que se encontrem a fazer mnimos anuais ou histricos, na expectativa de uma possvel inverso de tendncia. Boxing day primeiro dia til aps o Natal, que nos pases de lngua inglesa observa-se como feriado, dia em que tradicionalmente distribuam-se os presentes (gifts ou boxes). Brainstorming Mtodo colectivo que visa a gerao de um conjunto de novas ideias atravs da participao em grupo. Este mtodo baseia-se no pressuposto de que um grupo consegue gerar mais e melhores ideias do que um nico indivduo sozinho. Brand marca. Um nome, termo, sinal, smbolo ou uma combinao deles, que serve para identificar os bens e servios de uma vendedor. Branding Diferenciao de um bem ou servio atravs da atribuio de um nome ou marca indicativa, que representa para o consumidor um determinado nvel de qualidade e garantia. Breadth (flego) Percentagem de aces que participam num determinado movimento de mercado. Os analistas consideram que uma adequada contribuio para esse movimento (dirio ou no) dever ser sempre superior a dois teros das aces listadas numa determinada Bolsa. Break even concluir uma operao de compra e venda ou vice-versa, sem lucro ou prejuzo. Break-even point Ponto crtico em que as receitas de uma empresa igualam os seus custos (fixos e variveis), ou seja, representa o ponto a partir do qual a empresa comear a evidenciar lucros. Breakout Ponto em que a cotao de um ttulo cruza uma linha de tendncia (ou um canal) com volume. Este cruzamento tanto pode ser no sentido ascendente, como no sentido descendente. Bridge loan ou bridging advance emprstimo de curto prazo a que o tomador recorre enquanto espera o deferimento de financiamento de longo prazo.

Broker corretor. ("customs broker": agente de navios). Broker Palavra inglesa que significa intermedirio especializado na compra e venda de uma determinada categoria de bens, geralmente aplicaes financeiras tais como aces, em mercado prprio, cobrando, por esse efeito, uma comisso que geralmente representa uma percentagem do montante de cada negcio efectuado. algum que faz da sua profisso a compra e venda, por conta de terceiros (os seus clientes), de bens num mercado onde possui uma posio priveligiada. Um broker um corretor e tambm faz o servio de aconselhamento ao cliente. Brokerage corretagem sobre servios. Amplamente utilizado no mercado financeiro quando so feitas negociaes bancrias atravs de corretores. Browser Programa utilizado para aceder e interpretar arquivos HTML, existentes na Web, formatando-os e exibindo-os para o utilizador. A maioria dos browsers pode tambm exibir arquivos de vdeo ou som. Fonte: icep Budget oramento, previso, verba ("Monetary Budget": oramento monetrio). Plano em que se quantificam as projeces para os custos e proveitos de uma empresa, a ocorrer num dado perodo futuro. Bull Market Nome que se d ao mercado quando os preos se encontram em alta. Mercado em ascenso ou em euforia. Tendncia de subida generalizada das cotaes, relativamente prolongada, reflectindo o sentimento optimista dos investidores. Bull Pessoa com uma previso optimista sobre os mercados. Contrasta com a posio do Bear. Bulletin Board A forma mais simples de troca. Boletim onde os compradores e vendedores anunciam os produtos que pretendem comprar ou vender, o que significa, que quem entra no eMarket no sabe quais os produtos que iro constar do Bulletin Board numa prxima visita. Fonte: icep Bullish Termo ingls para designar uma tendncia de valorizao dos preos num determinado mercado financeiro. Na Bolsa, diz-se que o mercado est bullish quando as cotaes da generalidade das aces esto em fase de crescimento. Bushel medida de capacidade para cereais. Business day dia til. Tambm "workday" ou "weekday". Bust depresso. Buyers credit financiamento ao comprador. Buyers market Diz-se quando o mercado est favorvel aos compradores. Mercado para compradores. Bylaw estatuto. regulamento (de uma companhia, associao etc.). By-product subproduto.

C.I.A., c.i.a. cash in advance. pagamento antecipado. C.O.D., c.o.d. cash on delivery. pagamento contra entrega. C/D certificate of deposit. certificado de depsito. C/N credit note. nota de crdito. c/o care of. aos cuidados de. Call opo de compra de aces a preo determinado por um certo perodo de tempo. Trata-se de uma modalidade de operao a termo, efectuada na Bolsa de Nova York, realizada atravs de contrato, de que participam um comprador, um vendedor, um corretor, um endossador. Difere da operao a termo efectuada noutras bolsas, uma vez que esta "no uma opo de compra ou venda, como call ou put, praticados na bolsa de NY, mas sim um contrato irrevogvel de compra e venda de aces, para pagamento e entrega no futuro. Call a bond (to) dar aviso de resgate de ttulo. Call a loan (to) exigir o pagamento de um emprstimo. Call Center um conjunto de meios materiais, humanos e organizacionais que gere distncia as comunicaes provenientes dos clientes actuais e potenciais da empresa. Inclui tanto o correio electrnico como os formulrios on-line e outros mecanismos de interaco utilizados na Internet, como a gesto de voz no IP. A tecnologia de base do call-center o CTI. Call deposits depsitos de pr-aviso. Os saques a esse tipo de depsito dependem de aviso antecipado, a prazos que variam entre 7 a 15 dias, ou de acordo com a praxe local. Ver CONTAS CALL. Call premium prmio pagvel pelo devedor de uma obrigao para resgate antes do vencimento. Cancelled check diz-se do cheque que foi pago e debitado na conta do depositante. Capital Asset Pricing Model (CAPM) Modelo que estuda a relao entre risco esperado e rentabilidade esperada. O modelo baseia-se na teoria que os investidores exigem maior rentabilidade para assumirem maiores riscos. Afirma que a rentabilidade de um activo resulta da soma de uma taxa de juro sem risco com um prmio de risco. Capital goods bens de capital. Capital market mercado de capital, onde se negociam investimentos e fundos a longo prazo. Carry over transferir, passar adiante. Diz-se da parcela remanescente de stock que passa de um para outro exerccio, ou que se transfere para o exerccio seguinte. Diz-se igualmente de prejuzos que se compensam em exerccios futuros.

Cash dinheiro em espcie, pagamento em dinheiro, numerrio, moeda corrente. Cash and carry Compra de um ttulo e venda simultnea de um contrato futuro, sendo o respectivo saldo financiado por um emprstimo ou por fundos obtidos atravs de acordos de recompra. Cash basis regime financeiro de determinao. Mtodos de contabilidade em que as receitas so registradas no momento em que so recebidas (entrada na caixa) e as despesas so registradas no momento do desembolso (sada da caixa). Venda a dinheiro. Cash budget oramento de caixa. Cash Cow Negcio ou empresa que gera uma continuidade de cash-flows ao longo do tempo. Este tipo de negcios apresenta normalmente marcas bem estabelecidas no mercado, cuja familiaridade estimula a compra repetida por parte dos consumidores. Cash Dinheiro em numerrio (notas ou moedas) ou activos facilmente transformveis em numerrio. Cash discount desconto para pagamento vista. Cash flow fluxo de caixa. Demonstrao financeira dos recebimentos e desembolsos de caixa efectivamente ocorridos durante um determinado perodo. Cash flow um indicador financeiro que mede os fundos gerados por uma empresa ao longo de um determinado exerccio. Distingue-se dos lucros pelo facto de incorporar, para alm do resultado do exerccio, as provises e amortizaes. Cash letter formulrio de depsito para encaminhamento de quaisquer documentos cujos pagamentos se processem vista (travelers checks, cheques bancrios, International Money Orders - IMO etc.), desde que tais papeis estejam desacompanhados de instrues especiais. Cash on delivery entrega de mercadoria contra pagamento. Abrev. COD. Cash with order pagamento efectuado com o pedido de compra. Cashier's check cheque sacado contra o prprio banco que o emite. Cheques bancrios negociveis fora do mercado. cd. forwd. - carried forward. a transportar (escrita). Certificate of deposit certificado de depsito. O mesmo que "warrant". Certificate of manufacture certificado emitido por um fabricante, confirmando que a mercadoria foi fabricada e se encontra disposio dos compradores. Certificate of origin certificado de origem da mercadoria. Certified check cheque visado. Ch. ppd. charges prepaid. despesas pagas antecipadamente.

Chairman presidente (de sociedade annima, de junta, de conselho etc.) Charge account acordo de venda ou de compra a crdito, mediante o qual o comprador debitado em conta corrente pelos valores comprados, pagando-os de acordo com combinao previamente estabelecida. Charges forward expresso bancria inglesa significando que as comisses bancrias, juros, despesas e taxas decorrentes de embalagem de um artigo no estrangeiro so por conta do sacado. Charm price preo chamariz; preo de promoo. Chattel mortgage penhor no qual os bens empenhados permanecem em poder do devedor. Checking account conta bancria que permite a emisso de cheques contra saldos disponveis. Chief Executive Officer (CEO) O principal responsvel pelas actividades de uma determinada empresa. Habitualmente, CEO o ttulo tambm atribuido ao Presidente do Conselho de Administrao de uma empresa. Chief Financial Officer (CFO) O principal responsvel pelas actividades ligadas rea financeira de uma determinada empresa. Habitualmente, CFO o ttulo tambm atribudo ao Director Financeiro de uma empresa. Chips fecho dirio da COMPE em New York. CIF, C.I.&F., c.i.&f. cost, insurance and freight. custo, seguro e frete. Circa cerca de, aproximadamente. Expresso que aparece nas cartas de crdito e serve para indicar uma tolerncia, para mais ou para menos, de at 10% sobre o valor do crdito, quantidade, valor ou peso da mercadoria. Abrev. CA. Clean credit crdito realizvel sem apresentao de documentos. Clean draft saque limpo, quando o jogo de documentos remetido directamente ao importador e entregue ao banco apenas o saque. Clean letter of credit carta de crdito utilizvel sem apresentao de documentos de embarque. Clean on board mercadoria posta a bordo em perfeitas condies. Diz-se dos documentos de embarque sem qualquer anotao indicando o estado defeituoso da mercadoria e/ou embalagem, o que evidencia estarem em boas condies. Clean payment Diz-se do pagamento efectuado a uma pessoa sem a exigncia da apresentao de documentos comprobatrios e/ou justificativas (ex.: factura). Clearing compensao. Sistema de pagamento internacional por compensao. Clearing account conta em que se efectuam os dbitos e os crditos decorrentes das transaes entre pases que operam com base em convnio.

Clearing funds so fundos disponveis aps um (1) dia til referentes a transferncias bancrias ou a cheques encaminhados compensao. Clearing house cmara de compensao. Client-Server, ou Cliente-Servidor. Conceito obrigatrio quando os PC comearam a substituir os terminais no-inteligentes, Teve como efeito tornar obsoleta a lgica de programao vigente em inmeros processos, como os servios de dados, servios de tratamento e servios de aplicaes. Este modelo de informtica distribuda levou, contudo, a uma sobrecarga de postos de trabalho, conduzindo a grandes problemas de expanso e de segurana. A segunda gerao de clientesservidores viu surgir um reequlibrio das tarefas em benefcio dos servidores, tendo a Internet acentuado essa tendncia - nomeadamente com a chegada dos clientes "magros". Closing rate (exchange) taxa de fecho (cmbio). Co. Company. Companhia. Coaching O coaching pode ser tomado como um processo que visa fomentar no colaborador o conhecimento de si mesmo e impulsionar o desejo de melhorar ao longo do tempo, bem como a orientao necessria para que a mudana se produza. Collaborative Commerce Trocas on-line para facilitar o fluxo de informao em vez de processar transaces. Collateral garantia, cauo. Bens oferecidos pelo devedor ao credor, como garantia do pagamento de um emprstimo. Geralmente so aceitos como tais: matrias-primas, ttulos e imveis. Salrios e bens de consumo durveis podem garantir o crdito ao consumidor. Co-manager o banqueiro que, no integrando o grupo de "managers" de determinado emprstimo, subscreve, nesse negcio, parcela de valor significativo. Combination export manager profissional ou tcnico de exportao que trabalha para diversas empresas exportadoras. Autnomos especializados em exportao. Abrev. CEM. Comission fee taxa de comisso cobrada pelos bancos sobre operaes de cmbio com seus clientes. Commercial invoice factura comercial emitida por empresas exportadoras. Commercial paper ttulo comercial, de curto prazo, sem garantia real, emitido por empresas, podendo ser objecto de colocao junto a investidores por parte de instituies financeiras. Commitment obrigaes; ordem de compra e venda de aces. Commitment so os montantes que os managers de determinado emprstimo se obrigam a subscrever e/ou a repassar a terceiros. Commitment fee a comisso destinada a remunerar o compromisso de manter disponveis o valor subscrito e no desembolsado em determinado emprstimo.

Commodities mercadorias, no sentido de produtos primrios ou bsicos, como caf, algodo, acar, trigo e minrios etc. Commodity Mercadoria ou bem econmico. Expresso atribuda a bens transaccionveis, como produtos agro-pecurios e recursos naturais. Commodity Exchange Semelhante a uma Bolsa de Valores tradicional. Encontram-se sempre os mesmos produtos, embora os preos possam variar, de acordo com as flutuaes da oferta e da procura. Os eMarkets que utilizam esta funo, comercializam geralmente produtos normalizados, como por exemplo bens de consumo. Commom stock aces ordinrias ou comuns Completely knocked down produto fornecido completamente desmontado. Abrev. CKD. Composition concordata; composio, acordo com credores. Compound interest juro composto; juros periodicamente computados e adicionados ao principal Concerted lending dinheiro novo. Confirmed credit crdito confirmado. Diz-se quando o banco avisador/pagador assegura ao beneficirio o pagamento do crdito aberto por banco seu correspondente, desde que cumpridas todas as condies e exigncias do crdito. Consignee consignatrio; destinatrio; recebedor da mercadoria em consignao. Consignement consignao. Mercadorias entregues para vendas futuras. Equivalente a embarque. Consolidation fuso. Unio de duas ou mais empresas, visando a constituio de uma nova. Consortia eMarkets Portal constitudo por um grupo de companhias, que procuram satisfazer um objectivo particular. Podem ser categorizados, como orientados para a venda (sales-oriented) ou orientados para a compra (purchasingoriented) e verticais ou horizontais. Fonte: icep Consular invoice factura consular; documento emitido pelo Consulado do pas importador. Consumer goods bens de consumo. Container cofre de carga; recipiente; equipamento composto por mdulos rectangulares, internacionalmente padronizado para o transporte de mercadorias. Contentor. Contas call (Call Account ou Call Deposits) depsitos remunerados, cujos saques dependem de aviso antecipado, com prazos que variam de 7 a 15 dias.

Convenience goods bens de convenincia. Itens de baixo preo, cuja compra repetitiva e frequente e cujos pontos de venda so altamente disseminados; exemplo tpico o cigarro. Convertible currency moeda conversvel; moeda que pode ser livremente convertida em outra moeda. Correction approved emenda aprovada. Expresso utilizada para ressalvar emendas feitas em documentos. Corretor (Broker) Indivduo ou entidade que compra ou vende ttulos por conta de outrem, cobrando uma comisso por esse servio. Possui clientes particulares e institucionais. Counterfeit contrafaco, falsificao. Counterfoil talo; canhoto (de cheque etc). Countersignature contra-assinatura, como nos travelers checks, por exemplo. Assinatura com que se autentica uma outra; tambm nos documentos em que se exigem duas assinaturas, a assinatura adicional chamada contra-assinatura. Countertrade tambm conhecido pelo nome de "barter" , em grande parte, um fenmeno decorrente da actual crise de pagamentos que enfrentam os pases em vias de desenvolvimento. Operao de comrcio exterior em que o pagamento feito com mercadorias, comercializveis interna ou externamente no pas do recebedor. Entre as modalidades operativas de counter trade podemos distinguir trs tipos bem definidos: a) Barter Trade - ou troca absoluta de mercadorias, materializa-se sempre por meio de um contrato acompanhado de garantia bancria. Supe execuo prolongada e sempre imprescindvel uma clusula de reviso peridica dos preos. b) Counter Purchase - o caso em que a operao integrada, em parte por troca de mercadorias e em parte por pagamento em dinheiro. c) Buy Back - empregado na venda de projectos de engenharia, como, por exemplo, seria do caso da venda de uma fbrica na modalidade "turn-key", que ser paga em parte com os produtos a serem elaborados pela fabrica a se instalar. Countervailing duties direitos compensatrios estabelecidos por um pas para compensar subsdios exportao concedidos por outros pas. CR., cr. credit, creditor. crdito, credor. Crash Queda precipitada nas cotaes, resultante de quebras na actividade econmica e/ou na confiana dos investidores, aps perodos de elevadas subidas nas mesmas. O crash de 1929 e a segunda-feira negra de 1987 nos EUA so exemplos deste tipo de fenmeno. Crating charges despesas de embalagem. Crawling peg (sliding peg) mini-desvalorizaes cambiais. Poltica cambial que consiste em reajustar a renda dos exportadores, desestimular a especulao e evitar os movimento de "hot money". O mesmo que "Flexible exchange rate"; taxa de cmbio flexvel. Credit line linha de crdito. uma forma de crdito rotativo concedido a bancos e serve geralmente para financiar/estimular as exportaes do pas que a concede.

Credit rating ndice de crdito. Avaliao de classificao de pessoas ou firmas quanto a sua capacidade de cumprir obrigaes financeiras assumidas. Credit squeeze conteno de crdito. Termo indicativo de uma conjuntura em que o sistema financeiro apresenta baixa liquidez, resultante da escassez de crdito e da consequente elevao das taxas de juros. Credit standing capacidade de crdito, limite de crdito de empresa ou pessoa. Credit terms condies de crdito. Cross rates taxas cruzadas. Em cmbio, as taxas servem para expressar a equivalncia de uma moeda estrangeira com relao moeda domstica. Crossed check cheque cruzado. No reconhecido nos Estados Unidos, mas s na Inglaterra e outros pases. Curate curador. Trata-se de exibir os produtos e servios da empresa de forma especial tendo em vista seduzir uma comunidade distintiva de utilizadores que visitar as lojas da marca como se fossem museus. Exemplos: Ikea, Starbucks e iPod. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26. Currency rate taxa de cmbio de uma moeda. Current asset activo corrente ou circulante (disp. + realizvel em um ano). Current liabilities passivo corrente ou circulante. Custom house alfndega. Aduana. Customer Journey mapa do cliente. Consiste em estudar e "mapear" a forma como o consumidor interage com o nosso produto antes de comprar. Exemplo: se viu os anncios, foi Internet comparar preos ou visitou a loja pela primeira vez. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26. Customs barrier barreira aduaneira, no sentido de obstculos tarifrios importao. Customs clearance desembarao aduaneiro ou alfandegrio. Customs declaration declarao aduaneira; despacho alfandegrio. Customs duties direitos ou impostos aduaneiros. Direitos de importao. Customs entry form formulrio de declarao alfndega. Customs warehouse armazm da alfndega.

D/A document against acceptance. documento contra aceite.

D/d day's date. dias de data. D/P documents against payment. entrega de documentos contra pagamento. Damage and cost danos e prejuzos. Data bank banco de dados. Sistema de armazenamento de informaes, para efeitos de processamento electrnico de dados. Day trader Tipo de corretores nos mercados identificados pelo seu estilo de interveno, que consiste em manter posies abertas apenas durante o dia, encerrando no final de cada dia qualquer posio que detenham. Days of grace dias de carncia ou de tolerncia concedidos para pagamento aps o prazo de vencimento ou para contagem do prazo de vencimento. Na Inglaterra so concedidos 3 dias aps o vencimento, assim como antigamente o eram nos Estados Unidos. Dead Cat Bounce Forte subida nas cotaes depois de uma queda abrupta. Normalmente, esta recuperao resulta do facto de existirem vendedores a descoberto (short sellers) que esto a fechar posies no mercado, comprando as aces e encaixando as respectivas mais-valias. Deadline prazo de entrega; prazo final para pagamento de uma obrigao. Deal negcios, transao. ("a great deal" = grande quantidade; "it's deal: negcio fechado"). Dealer Intermedirio na transaco de ttulos em Bolsas organizadas, que tambm pode comprar e vender ttulos para a sua prpria carteira. Em Portugal, equivalem s sociedades financeiras de corretagem. Dealers-room lugar especial (sala) onde mantido contacto permanente com o mundo financeiro local e internacional, para efeito de contratao de operaes. Dear money dinheiro obtido somente a altas taxas de juros. Debt trading compra e venda de ttulos representativos de dvidas oficiais de qualquer pas. O Banco actua por conta e risco de muitas instituies, empresas e governos. Decision making tomada de decises, processo decisrio. Deep-in-the-money Diz-se de uma opo que se fosse imediatamente exercida, dadas as actuais condies de mercado, geraria um lucro muito significativo. Deep-out-of-the-money Diz-se de uma opo que, nas actuais condies de mercado, se encontra distante de poder ser exercida com lucro. Deferred payments pagamentos a serem feitos no futuro. Todas as transaes de crdito, assim como instrumento de crdito a prazo envolvem "deferred payments". Delay interest juros de mora.

Delivery against acceptance entrega contra aceite. Diz-se quando se pretende que os documentos relativos a uma venda sejam entregues contra aceite de uma letra de cmbio, duplicata etc. Abrev. DA. Delivery against payment entrega ou liberao de mercadoria somente contra o pagamento de seu valor. Abrev. DAP e DP. O mesmo que "delivery payment". del'y, dely delivery. entrega. Demand procura, demanda, pretenso, exigncia ("on demand": vista, contra entrega). Demand deposits depsitos vista de livre movimentao. No so remunerados com juros ou correco monetria. Pelas suas caractersticas de semelhana com a moeda circulante, esto includos no conceito de meios de pagamento. Demand draft cheque pagvel contra apresentao ao sacado. Tambm denominado " vista" ou "contra apresentao". Depletion allowance cota de exausto. Importncia correspondente diminuio do valor de recursos (minerais e florestais) resultante de sua explorao, podendo ser computada como custo ou encargo da empresa em cada exerccio. Deposits placed aplicaes com terceiros em contas de depsitos (demand, call ou time) Deposits taken obrigaes assumidas com terceiros por depsitos recebidos Depreciation depreciao. Importncia correspondente diminuio do valor dos bens do activo, resultante do desgaste pelo uso, aco da natureza e obsolescncia normal, que poder ser computada como custo ou encargo da empresa em cada exerccio. Deputy representante, delegado, adjunto, substituto, vice, interino etc. Direct cost custo directo. Direct purchasing compra directa do produtor, sem interferncia de agente ou corretor. Direct shipment embarque directo (do fabricante ou fornecedor ao consumidor). disc. discount. desconto. Discharge descarga, descarregamento, desembarque, pagamento, quitao (de dbito). Discretionary income renda discricionria. Parcela da renda pessoal total, no comprometida com despesas ou poupanas fixas essenciais, sobre a qual o indivduo pode exercer algum grau de discrio quanto ao seu destino. Dishonor (to) deixar de pagar um ttulo; recusar-se a aceitar ou a pagar um ttulo.

DITTO idem; a mesma coisa. Dividend Yield Rcio entre o dividendo por aco e a cotao de uma aco. Corresponde rendibilidade da aco ignorando as flutuaes no respectivo preo. Do. ditto. idem. Documentary credit crdito documentrio. Instrumento emitido por um banco, a pedido e de conformidade com instrues de cliente (tomador do crdito) e que autoriza outro banco a efectuar pagamento a terceiro (beneficirio) contra entrega de documentos nele estipulados e cumpridos seus termos e condies. Documentary draft saque ou ttulo acompanhado de documentos de embarque, tais com factura, aplice de seguro, conhecimento de embarque etc. Documents against acceptance notificao de que os documentos no podem ser libertados ao sacado antes de o ttulo ser aceito. Abrev. D/A. Documents against payment notificao de que os documentos no podem ser libertados ao sacado antes de o ttulo ser pago. Abrev. D/P. Door to door porta a porta. Frmula utilizada em operaes comerciais de exportao, atravs da qual o importador exige, no respectivo contrato, a entrega da mercadoria em seus armazns dentro dos prazos fixados. Double Witching Dia em que duas classes relacionadas de futuros e opes expiram. Por exemplo, as opes e os futuros em relao a um mesmo ndice subjacente podem expirar no mesmo dia, dando origem a diversas estratgias por parte dos arbitragistas, visando o fecho das suas posies. Down payment sinal, entrada. Downsizing Estratgia empresarial em que uma empresa reduz o seu tamanho e complexidade, tentanto aumentar os seus rcios de eficincia e rentabilidade. Esta estratgia implementada normalmente atravs de uma reestruturao, que significa, na prtica, reduo de efectivos e a venda de activos ou reas de negcio no directamente ligadas com o negcio principal da empresa (core business). Downtime paralisao. Perodo de tempo em que uma mquina permanece parada, independentemente da vontade do operador, para ajustamentos, manuteno ou reparos. Dr. debitor, drawer. devedor, sacador. Draft saque. Ordem de pagamento, emitida por um credor ou sacador (creditor ou drawer), contra um devedor ou sacado (debtor ou drawee) para o pagamento de uma importncia determinada a uma terceira parte identificada ou ao portador (payee). O lanamento do aceite (acceptance) pelo sacado na ordem de pagamento implica o reconhecimento de sua responsabilidade pelo pagamento. Se o saque pagvel no momento de sua apresentao ao sacado, denomina-se saque vista (sight draft). Se o pagamento efectuado em prazo certo, a contar da apresentao, ou em data futura predeterminada chamado de saque a prazo (time draft). Draft contract minuta de contrato.

Drawback regime de importao de bens destinados produo de outros produtos e que por isso gozam de iseno de imposto de importao e/ou outras facilidades alfandegrias. Drawee sacado. Pessoa ou firma contra a qual emitido um ttulo ou uma letra e de quem se espera o pagamento. Drawer sacador. emitente do ttulo ou saque. Due from ou due to (banks, costumers, offices etc.) - titulao contvel usada para recebimento ou colocao de recursos, especialmente depsitos. Dumping venda de um produto em mercados externos por preos inferiores aos da colocao do mesmo produto no mercado domstico, para a obteno de vantagens na competio com outros fornecedores internos ou externos. Dumping No mercado bolsista, significa vender largas quantidades de aces sem qualquer preocupao pela evoluo da cotao ou pelo seu impacto no mercado.Em termos econmicos, significa a venda de uma mercadoria abaixo do seu custo marginal. Esta estratgia gera perdas para a empresa, mas permitir a eliminao progressiva da concorrncia. Precisamente por isso, uma prtica impedida por lei. Duty direito. Taxa cobrada pelo governo, especialmente sobre importaes. "Customs Duties": direitos alfandegrios, imposto aduaneiro; Duty free: isento de impostos ou tarifas alfandegrias.

E.O.M. end of month. fim do ms. e.t.a. estimated time of arrival. data aproximada da chegada. Earnings lucros, renda, salrio, ganho. Earnings Yield Rcio entre os lucros por aco de uma empresa e a sua cotao. o inverso do Price Earnings Ratio. Easy money termo indicativo de uma conjuntura em que o sistema financeiro apresenta grande liquidez, resultante da abundncia de crdito e da consequente reduo das taxas de juros, em decorrncia do excesso de oferta de dinheiro. E-Business Negcios efectuados pela Internet, incluindo aplicaes da Rede para logstica de produo. Fonte: icep E-commerce, comrcio electrnico. Inclui a venda online para o consumidor final (B2C ou Business to Consumer) e o comrcio entre empresas (B2B ou Business to Business). A Internet tem transformado a forma de comprar e de vender, carecendo da instaurao de novas regras e redefinindo prticas antigas como o EDI. A multiplicidade da oferta e a exigncia crescente do cliente condicionam as escolhas de estratgia comercial - por exemplo, o cross-selling (ver cross-selling) e as escolhas tcnicas, para garantir a grande disponibilidade do servio.

Effects bens, posses, fundos (em banco). ("effects not cleared": fundos ainda no disponveis; valores pendentes em cobrana). Electronic wallet, ou carteira electrnica. Sistema utilizado para efectuar pagamentos electrnicos. Elegibles (Assets or Liabilities) haveres ou obrigaes computveis pelas autoridades monetrias para efeito de clculo de activos rentveis e encaixe legal. E-marketplace, ou mercado electrnico. Locais virtuais onde os compradores e vendedores se encontram. As transaces tm menos custos, os fornecedores descobrem novos clientes e vice-versa. Subdividem-se em comunidades, catlogos,procurement hubs ou portais de aprovisionamento, leiles (auction), locais de troca (exchanges) e portais colaborativos (collaboration hubs). Os emarketplaces do origem desintermediao, ou seja, estabelecimento de uma ligao directa entre fornecedores e clientes. Embezzlement apropriao fraudulenta de bem ou dinheiro confiado a algum. Defraudao. Enclosure anexo. Abrev.: encl. Encoding termo que denota a inscrio ou impresso MICR (Magnetic Ink Character Recognition), caracteres apostos em cheques e outros documentos para leitura por computador. End product produto acabado. Endorsee o favorecido pelo endosso. Endorsement endosso. Transferncia de direitos mediante aposio de assinatura legal no verso de um instrumento. Endorser endossante. Entrepreneur empresrio. Aquele que organiza, dirige e assume o risco por um negcio ou empreendimento. Entropy entropia. Por analogia com a segunda lei da termodinmica, tendncia de todo sistema fechado para a desorganizao, em consequncia da gradativa reduo de sua diferenciao estrutural e especializao funcional, num processo que culmina com a uniformizao das partes. Entry registro, entrada, lanamento. EOE, E&O.E. errors and omissions excepted. salvo erro ou omisso. Equity patrimnio lquido. Escalator clause clusula de escala mvel. Dispositivo contratual que prev o reajustamento dos valores monetrios de um contrato, na proporo da diminuio do poder aquisitivo da moeda, para manuteno no tempo dos valores reais. Estate esplio; conjunto dos bens de uma pessoa.

Ethnography etnografia. Tal como faz o caador na selva, consiste em observar o comportamento e os movimentos da "presa" no terreno. usado para atingir segmentos culturalmente distintos como, por exemplo, os jovens dos bairros suburbanos. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26. Eurocheque carto de garantia para clientes especiais. Euroclear sistema de compensao internacional para transaes de ttulos, principalmente euro-obrigaes. Eurodollars so depsitos feitos em dlares norte-americanos em bancos comerciais situados fora dos USA. Pode ser em qualquer pas. O termo no quer dizer que o depsito dever ser mantido num banco europeu, nada obstante o euromercado ser centralizado na praa de Londres, seguida de Paris e Zurique em posies intermedirias. Em sntese, o dlar de propriedade de empresas privadas multinacionais em poder dos bancos comerciais fora dos USA, formando um fundo de capital internacional, a curto prazo, que movimentado com espantosa rapidez, aproveitando-se das variaes de taxas de juros e das perspectivas de estabilidade cambial dos diversos pases tomadores, interessados em financiar seu desenvolvimento. A prpria condio desse dinheiro "andarilho", de rpida movimentao, faz surgir mercados financeiros especializados na captao e aplicao desses recursos como o caso do Asian-dlar, Tquio-dlar etc. Euromercado mercado financeiro internacional fora dos USA, cuja sede se localiza na praa de Londres. EX prefixo que indica a partir de onde se aplica a cotao (ex factory: na fbrica; ex warehouse: no armazm). Preo com essa ressalva aquele vigente no local indicado correndo as despesas da para a frente por conta do comprador. Pode significar sem (without), em expresses como: ex-interest, ex-rights: sem juros, sem direitos. Ex without. sem. Exchange este termo tem vrios significados, sempre relacionados com troca, compra e venda. Um comumente usado no sector bancrio "clearing house exchange" (Cmara de compensao), onde se efectua a troca de papis pertencentes aos diversos bancos que fazem parte da cmara. No sector financeiro, "exchange" indica locais onde aces, bnus e mercadorias so compradas e vendidas ou comercializadas. Ex.: stock exchange, grain exchange e cotton exchange. Foreign exchange refere-se a negcio que envolve moeda estrangeira (troca de moedas). Exchange broker corretor de cmbio. Exchange commitment compromisso cambial semelhante ao contrato de cmbio. Exchanges Uma das funes mais comuns aos eMarketplaces. Compradores e fornecedores colocam as suas ofertas num formulrio on-line, ficando a aguardar manifestaes de interesse por parte de terceiros. Fonte: icep Excise imposto, taxa Excise tax imposto de consumo.

Ex-dividend em negcios com aces, indica que o preo cotado exclui o pagamento de dividendos. Exempt isento, livre, desobrigado. Expenses despesas, gastos, encargos, nus. Expenses to be borne by the beneficiary despesas a serem pagas pelo beneficirio. Expiry date data do vencimento. Export credit insurance seguro de emprstimo ou crdito externo. Export ou exportation exportao. Extend validity prorrogar a validade. Extension prorrogao.

F.O.C., f.o.c. free of charge(s). livre de despesas. F.X., fx. foreign exchange. cmbio. Face value valor facial, valor declarado, valor nominal. Facilities facilidades, meios, recursos, instalaes. Factoring Actividade de uma instituio financeira especializada na compra de crditos que diversas empresas detm sobre os respectivos clientes e respectiva cobrana, assumindo o risco de incumprimento pelos devedores. Distingue-se do desconto bancrio uma vez que o "factor" (a instituio financeira) no dispe de direito de regresso contra a empresa emitente dos ttulos. As suas diferenas com o forfaiting: prazos mais curtos, total independncia em relao s negociaes da operao de exportao; muitas vezes h a negociao global de todos os crditos, at um certo valor, do exportador, geralmente no solicitado aval especial, alm daquele que fora dado ao exportador, taxas mais altas. Factory cost custo de fbrica. Custo de produo no estabelecimento produtor. Fair price preos justos. Expresso empregada para indicar que as cotaes no foram artificialmente manipuladas, com o objectivo de "dumping". Fake falso. "fake money": dinheiro falso. Featherbedding prticas ou normas sindicais destinadas a aumentar artificialmente o nmero de pessoas empregadas.

Federal funds (FED FUNDS) so fundos oficiais reguladores da liquidez imediata dos bancos. Tais fundos, disponveis imediatamente, destinam-se, precisamente, compensao diria. Os bancos utilizam o sistema de FED Funds para repassar os seus excessos de liquidez ou cobrir-se pelas eventuais faltas, objectivando o nivelamento de suas posies financeiras. Figures cifras, algarismos. Palavra utilizada em expresso como: "five (six, seven etc) figures" e que indica valor em 5 (6 ou 7) algarismos, isto , 00.000. Costumase utilizar em informaes de carcter sigiloso como em cadastro, para indicar o valor de saldo de conta do informado e tambm na concesso de linha de crdito. Comumente aparece precedida das palavras "HIGH", "LOW", e "MEDIUM", como nos exemplos: "HIGH SIX FIGURES": indica que o crdito ou o saldo da conta representado por um nmero de seis algarismos, na faixa de 900.000 a 999.999, podendo ser arredondado para 1.000.000. "LOW FIVE FIGURES" significa que o valor representado por um nmero de cinco algarismos na faixa de 10.000 a 29.999. e "MEDIUM SIX FIGURES" significa um nmero de seis algarismos na faixa de 400.000 a 699.999. Financial standing position ou condition situao financeira. Firewall Dispositivo que controla a troca de informaes entre a Internet e um computador ligado a ela. Impede que utilizadores no autorizados entrem neste computador, via Internet, ou que dados de um sistema que possam ser acedidos por esse computador sejam utilizados sem a prvia autorizao. Fonte: icep First half primeira metade. Expresso comumente utilizada para designar, no caso de ms, a primeira quinzena e, no caso de ano, o primeiro semestre. First hand de primeira mo, em primeira mo. First in first out (FIFO) primeiro a entrar, primeiro a sair. Mtodo contvel de avaliao de stoks. First mail primeira mala (postal). Em negcios internacionais, os bancos costumam expedir duas remessas de documentos. First of exchange original de letra de cmbio. As cpias so denominadas "second of exchange, third .. etc.. Fixed asset activo fixo. Corresponde ao activo realizvel a longo prazo (mais de um ano) e ao activo imobilizado, segundo a lei da sociedades por aces. Fixed costs custos fixos. Flat fee e management fee so comisses cobradas pelos "managers" pela realizao de um emprstimo. Os "managers" repassam parte dessas comisses aos demais banqueiros-emprestadores. Flat rate taxa fixa. Flexible exchange rates taxas flexveis de cmbio. Sistema de determinao de taxas de cmbio em funo de mecanismos de oferta e procura no mercado internacional.

Float tempo em que os recursos permanecem disposio de algum (banqueiro) sem remunerao. Floating rate notes ttulos com taxas flutuantes, lanados no euromercado. O seu nome oficial "Bearer Depositary Receipts", que pode ser traduzido livremente como "recibos de depsitos ao portador". Esses ttulos possuem algumas das caractersticas dos certificados de depsitos bancrio, dos emprstimos comuns em eurodlares e dos bnus. Floor Limite inferior da taxa de juro de um ttulo emitido a taxa varivel. Flow chart fluxograma. Grfico que mostra o movimento de formulrios entre diferentes unidades ou pessoas da organizao, as operaes executadas em cada unidade e a sequncia em que ocorrem tais movimentos e operaes. Forced saving poupana forada. Poupanas involuntrias, realizadas por pessoas fsicas, resultantes de diferentes causas. Foreclosure execuo de hipoteca, cobrana executiva. Foreign currency moeda estrangeira (divisa). Foreign exchange geralmente este termo aplica-se negociao ou troca de moedas estrangeiras. Cmbio. Forex forward (sold ou Bought) cmbio futuro (vendido ou comprado) Forfait aquilo que se perde ou paga em punio de um crime ou uma falta, pena, penalidade. Forfaiting (factoring) compra de ttulos com vencimento futuro, originado em actividades mercantis, especialmente exportao (desconto), sem direito de regresso. Forgery falsificao. Alterao de qualquer documento com intuito de defraudar ou prejudicar algum. O mais comum conceito de falsificao a assinatura falsa. Fortnight quinzena; perodo de 15 dias. Forward (contrato a prazo) Acordo entre duas partes em transaccionar um determinado activo (aco, obrigao, moeda, mercadoria) numa data futura a um preo pr-definido. Distingue-se de um contrato de futuros por no ser tipificado (em termos de quantidades e maturidades), por no ser objecto de transaco em Bolsa e por no implicar uma movimentao financeira diria consoante as variaes de preo (mark-to-market). Forward basis nas operaes financeiras, condies de taxa a prazo. Forward exchange mercado futuro. onde so negociados compromissos actuais de compra e venda de divisas, por compromissos futuros de compra e venda dessas mesmas divisas.As suas trs funes bsicas so: cobertura do risco cambial nas operaes de comrcio exterior, cobertura de taxa de juros ou "swap" Forward rate agreement (FRA) operao de hedge de taxas de juros. Cobertura de uma taxa flutuante para cobrir uma fixa.

Forward Rate Agreement (FRA) Acordo financeiro visando um emprstimo a iniciar numa data futura, sendo a taxa de juro fixada no momento presente. Frame Relay Tecnologia de comutao que organiza os dados em unidades de tamanho varivel chamadas "frames" e dispensa qualquer retransmisso devido a erros, o que acelera os processos. ideal para trficos que tm momentos de pico. Permite ao utilizador visualizar uma conexo contnua mas dispensa o pagamento pelo uso full-time da linha, num servio denominado PVC (Permanent Virtual Circuit). Fonte: icep Franchise franquia, concesso. Privilgio especial, geralmente concedido por um governo a um indivduo ou empresa, para explorao de um servio pblico. Parcela no coberta pelo seguro. Concesso especial obtida do fabricante, para explorao de um servio ou marca. Free livre; sem custo ou despesas. Free Cash-flow Fundos libertados por uma empresa antes de qualquer deciso de carcter financeiro. Quantifica o total de fundos gerados, aps impostos, que a empresa tem sua disposio para remunerar credores e accionistas. Free currency moeda conversvel; moeda de curso livre. Free market mercado aberto. Lugar onde geralmente os preos so determinados pela livre e aberta competio entre compradores e vendedores. Free of charge livre de despesas. Abrev. FOC. Free of duty diz-se geralmente das mercadorias que so introduzidas no pas livre de impostos ou tarifas. Free-float Quantidade de aces "livres". O free-float pode definir-se como a percentagem do capital social que se encontra disperso em bolsa (nas mo de accionistas minoritrios), relativo a uma determinada empresa admitida cotao nesse mercado. Fringe benefits benefcios adicionais ou suplementares, como: assistncia mdica, seguro de vida, etc. FTP File Transfer Protocol - Protocolo de transferncia de arquivos. Permite que sejam enviados e recebidos arquivos a partir de um computador ligado Internet. Muito popular pois efectua a transferncia de forma mais efectiva, suprimindo uma srie de campos usados em outros aplicativos, agilizando a cpia dos arquivos. Fonte: icep Full branch so agncias bancrias externas autorizadas a realizar todos os tipos de operaes, sem limitao de valor, funcionando como banco comercial do tipo universal, dentro das normas permitidas pela legislao do pas onde se situam. Funding recursos tomados a terceiros para realizar uma operao financeira com cliente. Funding Custos de financiamento de uma empresa. So os custos que uma empresa tem de suportar em resultado do seu endividamento ou passivo remunerado.

Funds fundos. Capital. Dinheiro disponvel ou seu equivalente, e.g., cheques, letras, 'money orders'. Fusion (merger) incorporao. Operao pela qual uma ou mais sociedades so absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigaes Future delivery denominao anglo-saxnica de operaes a prazo. Future price preo de venda ou compra a termo. fwd forward. remeter.

Garantias no comrcio exterior no mercado internacional a funo de garantia preenchida fundamentalmente por bancos, muito embora nos EUA e na GrBretanha, ela tambm seja cumprida por instituies de seguro. Dividem-se, principalmente em 4 tipos: Bid Bond, Performance Bond, (performance bond utilizada em contratos de prestao de servios. Nos contratos de venda de bens de consumo durveis, que no fazem parte de um contrato de prestao de servios, utilizado um "Supply Bond", ou seja, uma garantia de fornecimento); Advanced Payment Bond (Garantia de pagamento antecipado) Esta garantia surge da necessidade , de quem encomendou a obra ou bem, de ter certeza de que o pagamento antecipado ser devidamente utilizado na execuo do servio, uma vez que o Banco faz o financiamento correspondente ao executante. Surge, desta forma, a necessidade de controlar o andamento do servio, j que se for detectado qualquer desvio, ser cobrada a garantia; Maintenance Bond (Garantia de Manuteno), pode ser considerada uma extenso do Performance Bond, j que ele garante que os bens ou servios entregues, e durante um certo prazo, no apresentem defeitos. Garnishement notificao judicial para que o empregador retenha uma parte do salrio de um empregado, para cumprimento de uma obrigao ou liquidao de uma dvida. GATT (General Agreement On Tariffs And Trade) Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio. Entidade de mbito internacional que estabelece e regulamenta as tarifas, fretes martimos e problemas tarifrios entre as naes. Gearing coeficiente depsitos/patrimnio lquido de filiais no exterior. General ledger razo (livro de contabilidade). Gold standard padro ouro. Sistema em que o valor internacional de uma moeda mantido estvel devido a sua livre conversibilidade em ouro. Golden Share Aces detidas pelo Estado numa empresa pblica, objecto de uma privatizao total ou parcial, que lhe conferem direitos particulares e disposies estatutrias especiais, que normalmente incidem sobre decises de carcter estratgico para a empresa (ex: fuses, aquisies e alterao dos estatutos). Goods produtos, mercadorias, bens.

Goods in process produo em curso. Mercadorias em fabricao. Goodwill Valor no fsico ou intangvel e por isso contabilizado parte, que expressa o valor da empresa para alm do seu valor contabilstico ou do valor de venda dos seus activos, lquidos do seu passivo. O goodwill tambm se pode definir como a capacidade ou a potencialidade da empresa em gerar lucros. Grace v. "days of grace". Grace period perodo de carncia. Perodo durante o qual uma conta pode ser paga sem incorrer em penalidade, mesmo depois de vencida. Grain gro. Designa qualquer tipo de cereal, como trigo, milho, soja etc. Grant in aid subveno, subsdio. Greenshoe Clusula contratual, que numa operao de emisso de aces, atribui ao sindicato de colocao a opo de compra de um lote adicional de aces da sociedade emitente para satisfazer um eventual excesso de procura. Gross bruto; sem deduo (gross income: renda bruta). Gross national product (GNP) produto nacional bruto (PNB) Gross profit lucro bruto. O excesso das vendas lquidas sobre o custo das mercadorias vendidas. Groupware Conjunto de ferramentas destinadas a favorecer o trabalho em equipa. No seio dos softwares de trabalho de grupo existe um servidor de mensagens. Este geralmente completado por ferramentas de partilha de documentos, de gesto de agenda, de gesto de contratos, de workflow e de videoconferncia. Ultimamente, o sistema de mensagens instantneas veio alargar os meios de comunicao - as fronteiras do trabalho de grupo esto prestes a ser redefinidas. Os principais fornecedores tm vindo a reposicionar as suas ferramentas no campo da gesto do conhecimento. (ver knowledge management). Guarantee garantia, fiana, aval. Guaranteed letter of credit termo usado para definir as cartas de crdito de viajantes ou Carta de Crdito Comercial, em que os pagamentos feitos so garantidos pelo banco emitente. Guaranty Garantia. Um contrato, um acordo envolvendo trs partes: a primeira, a que d a garantia (fiador ou garantidor); a segunda, em nome de quem dada a garantia (o garantido); e a terceira, a beneficiria da garantia (credor).

H.O. head office. direco geral. Handling charges despesas de manuseio, de manuteno.

Hard cash dinheiro em moeda metlica, em oposio a "paper money". Tambm "hard money". Hardware termo relacionado com os sistemas de processamento de dados e refere-se ao equipamento fsico, como os componentes mecnico, magntico ou electrnico. Em oposio a "software". Head & Shoulders Formao tpica de inverso de tendncia. Caracteriza-se por ser constituda por uma cabea e dois ombros. A base dos ombros unida pela neckline. O volume dever decrescer medida que se forma. Esta formao costuma aparecer no final de uma tendncia forte. A projeco para o fim do movimento dada pela distncia entre a cabea e a neckline, projectada desde o ponto de quebra. Head office Matriz. Direco geral, sede. Headquarters sede, matriz. Hedger Investidor que executa uma operao de cobertura de risco. Hedging (hedge) operao com mercadorias para prevenir perda devido variao de preo. Faz-se atravs de uma compra ou venda presente contra uma compra ou venda para entrega futura. Garantia. Cobertura. Salvaguarda. Hedging Tcnica ou estratgia de cobertura de risco, utilizada pelos gestores, que visa a proteco de uma determinada posio (actual ou futura) num activo (moeda, obrigao, aco, mercadoria), contrato (de futuros ou opes) ou ndice em relao ao risco de perda do seu valor. Help desk Servio de assistncia tcnica que se dirige tanto aos utilizadores internos das infra-estruturas informticas da empresa (help desk interno), como clientela exterior (help desk externo). um dos domnios de aplicao dos call center. Gere os pedidos com nveis de tratamento, dependendo do know-how necessrio para responder s situaes. uma das funes possveis de uma ferramenta de CRM. Heuristics heurstica. Roger Martin, reitor da Rotman School of Management da Universidade de Toronto, disse que "os gestores vo tornar-se cada vez mais mestres da heurstica - a arte e a cincia da descoberta ou da inveno - do que mestres de algoritmos". Dito por outras palavras, os gestores vo estar mais orientados para a inovao e a resoluo de problemas do que para os processos e a gesto financeira. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26. High five (six, seven, etc.) Figures ver figures. Hire purchase No Reino Unido, o mesmo que "installment"(prestao). Holder in due course portador ou proprietrio de um ttulo ou documento adquirido sob as seguintes condies: 1) que ele est regular e completo no seu aspecto; 2) que o portador o adquiriu sem conhecimento de que tenha sido desonrado anteriormente; 3) que o portador o recebeu de boa f; 4) que na poca da negociao, o portador no tinha conhecimento de qualquer vcio no instrumento ou defeito na pessoa do negociante.

Holding company empresa que possui todas ou a maioria das aces de suas constituintes subsidirias e por isso mantm o controle destas. Holding Sociedade que detm uma elevada posio accionista sobre outra empresa (que pode atingir os 100%, embora no necessariamente), possuindo desse modo o controlo efectivo desta ltima. Estas sociedades tm como objectivo a aquisio e a posse de aces (ou quotas) de outras empresas (geralmente participaes maioritrias de capital ou de direitos de voto), exercendo o controlo da sua gesto. Hold-overs termo usado, principalmente nos grandes bancos, para designar uma poro de trabalho que deve ser processada noite pelo acumular de servio nos turnos normais (horas extraordinrias). Home company companhia nacional. Home department - Ministrio do Interior. Home leave - faculdade que dada ao administrador de, ao fim de cada dois anos de permanncia no exterior, usufruir frias no pas de acolhimento, abonadas pelo Banco as passagens areas de ida e volta, classe turista, inclusive para os dependentes econmicos inscritos no Banco que o acompanharem. Home market mercado interno. Honor (to) honrar (cheques, saques etc.) Cumprir o compromisso. Pagar um cheque na apresentao ou uma conta no seu vencimento (honor a draft: pagar ou aceitar um saque). Hosted Outsourcing Hubs Plataforma electrnica para coordenar a cadeia de comrcio e facilitar a sincronizao entre empresas nas trocas comerciais. Fonte: icep Hosting Manter e armazenar os dados que constituem uma localizao na Internet. Hot money Chamado dinheiro quente. aquele dinheiro empregue a curto prazo e que pode tornar-se disponvel a qualquer momento. House bills diz-se da letra de cmbio sacada por um banco contra um agncia, filial ou subsidiria. Hyperlink Elemento de um documento electrnico que faz uma ligao com um outro local do mesmo documento. So o principal ingrediente dos sistemas de hipertexto, incluindo a World Wide Web.

Idle money dinheiro ocioso. Dinheiro que no investido. Import credit crdito de importao (v. documentary credit ou letter of credit). Abrev. IC.

Import license ou permit licena de importao (prvia). Guia de Importao. Documento emitido por rgo competente permitindo o ingresso da mercadoria estrangeira no territrio nacional. Importer importador. In force em vigor, vigente. Inc. Incorporated. incorporada. Income renda, receita, rendimento, ganho (income tax: imposto de renda). Income bonds tipo de obrigao cujos juros so pagveis se houver lucros. Incomes statement demonstrao de lucros e perdas. Relatrio contvel das receitas, das despesas e da diferena ente ambos (lucros ou prejuzo) durante o exerccio financeiro. Incoterms - termos de comrcio internacional que definem as condies e responsabilidades em comrcio exterior, inclusive as inerentes ao contrato de transporte de mercadoria, por via martima, e sua cobertura atravs do seguro martimo. Incurs no charges sem gastos. Livre de despesas, Meno consignada sobre as cobranas, correspondente ao nosso "livre de despesas". Indent comission comisso de venda de mercadorias. Indent order pedido de mercadorias. Encomenda. Inflation inflao. Movimento ascendente, generalizado e persistente, no nvel geral de preos. Segundo Simonsen, a inflao provoca um conjunto de distores na economia, tais como: a) a instabilidade e a desordem salarial, pela heterogeneidade das taxas de reajuste; b) o desinteresse em investimentos nos servios de utilidade pblica, os quais costumam ser remunerados a partir dos custos histricos de instalao; c) o desincentivo s exportaes e o dficit no balano de pagamentos, como resultado do atraso sistemtico das taxas de cmbio em relao aos preos internos; d) o desinteresse do pblico pelos ttulos de renda fixa, em geral, e pelos do Governo, em particular, dada a insuficincia da taxa de juros diante da perda do poder aquisitivo da moeda; e) o desinteresse pela aquisio de imveis para aluguer sujeitos a congelamentos ou semicongelamentos; f) a atrofia da oferta de crdito a longo prazo, em geral, e de hipotecas, em particular, como consequncia de uma taxa real negativa de juros; g) a iluso de lucro nas empresas, devido ao clculo das depreciaes pelos custos histricos e devido absoro de ganhos nominais na reposio do capital de giro; h) a injustia do sistema tributrio que passa a tributar ganhos ilusrios; i) prmio aos maus contribuintes, que se atrasam nos impostos, para pagar em moeda desvalorizada. Inflation, cost-push inflao de custos. Resultante da fixao artificial de alguns preos, sem a interferncia das foras da oferta e procura, determinando uma elevao dos custos de produo e o incio do processo inflaccionrio.

Inflation, demand-pull inflao de procura. Resultante da elevao da renda de investidores e consumidores a taxas mais altas do que as de aumento da oferta de bens e servios. Inflationary gap hiato inflaccionrio. O valor do excesso da procura sobre a oferta de bens e servios numa economia em pleno emprego. Em consequncia, sobem os preos iniciando-se uma inflao de procura. Informed Intuition intuio informada. Os palpites esto de volta. Como o mundo dos negcios valoriza cada vez mais a inovao e a criatividade, "dar ouvidos s primeiras impresses" pode resultar. Nasceu do livro Blink, de Malcolm Gladwell. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26. Initial markup valor adicionado ao custo para fixar o preo; margem de lucro. Tambm chamado "markon" ou "mark on". Inland bills letras de cmbio pagveis no mesmo pas em que foram emitidas. Input, throughput, output entrada, transformao, produto. Inquiry pedido de informao, consulta comercial. Sindicncia, investigao. Ins. - insurance seguro. Inside day O intervalo dirio (range) das cotaes do dia corrente encontra-se totalmente contido no intervalo dirio das cotaes do dia anterior. Inside Trading Transaces efectuadas com base em informao privilegiada por indivduos detentores desse tipo de informao. Insider So as pessoas que por terem uma posio previlegiada em empresas ou acesso a meios de obteno de informao confidencial (no disponibilizada ao pblico em geral), se servem disso para obterem lucros no mercado de valores mobilirios. A CMVM (Comisso do Mercado de Valores Mobilirios) probe essa prtica. Insolvency insolvncia, falncia. Inst. instant do corrente ms. Instalment (installment) prestao. Pagamento a prazo, em prestaes. (by instalment). No Reino Unido: "hire purchase". Institute strike clause clusula de seguro, utilizada internacionalmente, cobrindo riscos de greve. Institute war clause idem, idem cobrindo riscos de guerra. Institutional buyer instituio compradora para uso prprio, como hospitais, quartis, escolas e similares. Insurance policy aplice ou certificado de seguro.

In-the-Money Situao em que o preo de exerccio de uma opo se situa abaixo (call) ou acima (put) do preo corrente do activo de base. Intent letter carta de inteno, que expressa desejo de cumprir um compromisso, mas no representa contrato firme. Interest juros (interest rate: taxa de juros; interest on late payment: juros de mora). Interoffice operaes financeiras entre agncias (uma capta e repassa a outra, ganhando um "spread"). inv. invoice factura. Inventory inventrio; conjunto de bens representado por mercadorias, matriaprima, materiais etc.; stock. Invoice factura (invoice price: preo de factura). O mesmo que "commercial invoice". Inward transfer transferncia do exterior. IOU I owe you. devo-lhe (vale). Irrevocable credit crdito irrevogvel. Crdito que no pode ser revogado ou alterado sem a anuncia de todas as partes intervenientes: tomador, instituidor, avisador ou pagador e beneficirio. Issue emisso (de aces etc.); edio, tiragem; nmero (de jornal, revista etc.); publicao. Item termo usado na prtica bancria para designar instrumentos negociveis, tais como cheques, ordens de pagamento, saques etc. normalmente utilizado em combinao com outro termo que o qualifica: "cash items", "collection items" etc. Parcela (de conta).

J/A, J.A. joint account. conta conjunta. Java Linguagem de programao criada pela Sun Microsystems em 1995. Foi pensada para garantir a independncia das aplicaes face a sistemas de explorao. Um software escrito em Java executado por um intrprete, designado mquina virtual (JVM). Fala-se tambm de plataforma Java, pois as evolues da linguagem permitem a mobilidade de cdigo na WEB e a execuo de componentes transaccionais (EJB).Os programas concebidos atravs desta linguagem (designados por Applets) funcionam em computadores habitualmente incompatveis. Jeopardize (to) por em risco, expor a riscos (capitais, negcios etc.); comprometer.

Job lot lote negocivel de mercadorias. Jobber atacadista, distribuidor, revendedor, agiota, agente. Na Bolsa de Londres, intermedirio que no est directamente relacionado com a clientela, mas s com os corretores. Joint account conta conjunta, conta de participao. Conta mantida por duas ou mais pessoas, podendo os saques ser feitos por apenas uma das partes, ou todas, conforme acordado. Joint and severaly conjunta e solidariamente. Clusula que costuma aparecer em documentos, mormente em transaes de emprstimo, e que torna cada signatrio responsvel individualmente pelo pagamento total da obrigao. Joint stock capital social da empresa. ("Joint Stock Company": sociedade annima por aces.) Joint venture empreendimento conjunto. Uma das estratgias alternativas de entrada e operao em mercados externos. As quatro formas mais comuns: licena para uso de marcas e patentes, contrato de fabricao, contrato de administrao e empreendimentos de propriedade conjunta (licencing, contract manufacturing, management contracting, join-ownership ventures). Joint venture Forma de associao de empresas juridicamente independentes que colocam um conjunto de recursos em comum, para entrada em projectos de grande envergadura. Judgement debt qualquer dvida contestada num litgio (processo, demanda) e comprovada legalmente. Judgement note nota promissria na qual o devedor confessa a dvida e autoriza o credor a apresenta-la em Tribunal para execuo, sem processo, caso no seja paga no vencimento. Judgment ou judgement julgamento, juzo. Dvida ou outro compromisso conforme determinado por deciso ou decreto de um tribunal. Junior accountant contabilista auxiliar, contabilista subalterno. Junior security ttulo mobilirio, subordinado em categoria a um outro ttulo mobilirio. Junk Bonds (obrigaes especulativas) Obrigaes de elevada probabilidade de incumprimento e por isso, de alto risco e com elevadas taxas de juro, que tiveram grande sucesso nos anos 80, por muitos acreditarem que a sua rentabilidade mais do que compensava o forte risco associado. Vrios estudos realizados posteriormente tendem a mostrar que tal no era, em geral, a realidade.

KD., kd. knocked down. desmontado.

Key money valor adicional que o inquilino paga ao senhorio na ocasio da assinatura do contrato de locao de um prdio; "luvas". Kite (gria) "papagaio", "vale", letra de cmbio ou promissria de favor. Kite (to) emitir cheque ou vale sem fundos. Sacar sobre depsito efectuado em cheque, sacado sobre outra praa, enquanto o cheque depositado se acha em processo de cobrana. Prtica ilegal, comum nos Estados Unidos porque naquele pas os bancos pagam antes de o cheque depositado ser compensado, isto , antes de ter sido efectuada a sua cobrana com o efectivo crdito em conta. Know-how experincia tcnica, saber fazer. Utiliza-se geralmente nos processos de fabricao no patenteada, mas que exige uma grande habilidade. Tambm se aplica a um conjunto de operaes que exigem experincia em vrias especialidades. Knowledge management ou Gesto do conhecimento; conjunto de sistemas e de ferramentas que permitem a formalizao de um processo ou de um "Know-how". Os sistemas de gesto electrnica de documentos (GED) permitem dispor de forma numrica e indexada as informaes at ento apresentadas de forma analgica (papel, voz, imagens, etc.). Resta, contudo, uma massa de conhecimentos (presente na WEB e nos documentos pessoais dos utilizadores) que nunca poder ser totalmente hierarquizada e acessvel atravs de uma base de dados. Falamos ento de knowledge management para descrever todas as ferramentas e tcnicas que atenuam as fraquezas do sistema de indexao permitindo, por exemplo, extrair o sentido de um documento (engenharia cognitiva) ou fazer procura integral de texto (full text). Estas ferramentas apoiam-se tambm nas tecnologias de sistema expert, e de raciocnio base de casos.

L/C letter of credit. carta de crdito. Last in first out (LIFO) ltimo a entrar, primeiro a sair. Mtodo contvel de avaliao de stocks. Late date document documento velho. Denominao dada aos documentos apresentados ao banco negociador depois da data prevista para negociao do crdito. Law suit processo, demanda judicial. Procedimento legal, aco judicial. LBO (Leverage buyout) Aquisio de uma empresa essencialmente atravs do recurso a fundos alheios, normalmente por parte de um grupo em que se incluem alguns dos gestores da empresa-alvo. Lead Generation ou criao de informao privilegiada. Fornecimento de informaes teis a fornecedores, a troco de comisses ou da partilha de receitas. Lead time tempo decorrido entre a adopo de uma providncia e sua concretizao (ex.: o tempo havido entre a formulao do pedido e o recebimento da mercadoria correspondente).

Lead underwriter (lder na tomada firme) Instituio financeira que lidera a tomada firme de uma emisso de ttulos. Leap year ano bissexto. Lease contract contrato de locao, de aluguer ou arrendamento. Um contrato onde uma parte conhecida como arrendador ou locador (Lessor), permite a outra parte, conhecida como arrendatrio ou locatrio (Lessee), o direito de uso, a posse ou ocupao de bens de propriedade do arrendador. Lease Contrato de locao financeira. Leasehold arrendamento, propriedade arrendada. Leasing arrendamento, locao. Aluguer de equipamentos, de bens moveis ou imveis. Leasing internacional operaes a partir de US$ 500 mil, por prazo de 2 a 5 anos. As modalidades mais usuais so o leasing de importao, o leasing de exportao e o sale-and-leaseback. Legal entity pessoa jurdica. Legal opinion parecer legal pertinente operao. Lessee arrendatrio. Lessor arrendador. Letter of assignment termo utilizado nos pases de lngua inglesa para "declarao de cesso". Letter of credit conta com a garantia de um ou mais bancos. Toda carta de crdito constitui um crdito documentrio, mas o inverso no verdadeiro, uma vez que o crdito documentrio pode ser instrumentalizado de forma diversa de uma carta de crdito. (acceptance letter - carta de crdito realizvel por aceite; clean letter - crdito "limpo" (no documentrio); sight letter - carta de crdito vista; time letter - carta de crdito realizvel por saque no vencimento sobre o banco emitente. Letter of indenmity carta de garantia. Cauo. Leverage alavancagem. Geralmente associado ao conceito de alavancagem financeira (financial leverage) e alavancagem operacional (operational leverage). Alavancagem financeira o efeito da utilizao de fundos, pelos quais a empresa para um retorno fixo (capital de terceiros: ttulos de emprstimo e alguns tipos de aces preferenciais), sobre a sensibilidade do lucro por aco ordinria - LPA (lucro dos proprietrios) em relao ao lucro antes do pagamento de juros e do imposto de renda - LAJI. O nvel LAJI em que indiferente qualquer combinao de capital de terceiros e de capital prprio aquele que representa uma taxa de retorno sobre o investimento - ROI igual taxa de juros paga pelo capital de terceiros. Acima desse ponto, a alavancagem favorvel. Abaixo desse ponto, a alavancagem desfavorvel. O grau de alavancagem financeira traduz a sensibilidade do LPA em relao ao LAJI. Quanto maior a proporo de capitais de terceiros em relao ao capital prprio, mais elevado o grau de alavancagem

financeira. Alavancagem operacional o efeito da utilizao de activos pelos quais a empresa paga um custo fixo sobre a sensibilidade do lucro lquido em relao s variaes da produo. O resultado da combinao dos dois efeitos obtm-se pela multiplicao do grau de alavancagem operacional pelo grau de alavancagem financeira. Uma empresa que opere prxima ao ponto de ruptura apresenta grande alavancagem operacional e grande instabilidade de lucros, uma vez que pequenas variaes na produo provocam intensas alteraes nos lucros. Leverage fund fundo de aplicao especulativa que utiliza no s o seu patrimnio como tambm recursos oriundos de crditos bancrios ou emprstimos. Liability responsabilidade, obrigao, passivo, dvida, passivo exigvel. Libor (London Inter Bank Offered Rate) taxa de juros bsica em vigor na praa de Londres, fixada para operaes financeiras entre bancos de primeira linha. Lien direito de reteno, penhor, garantia, hipoteca, nus. Limit preo ou cotao pelo qual um comprador ordena a aquisio de mercadoria ou aco. Nos crditos, valor mximo pelo qual podem ser utilizados. Line of credit linha de crdito (ver credit line) Liner navio de linha regular, vapor de carreira. Liner terms condio de transporte, em que o armador responsvel pelo pagamento das despesas com operao de carga, descarga e taxas porturias. Listing admisso dos ttulos de uma empresa cotao numa Bolsa de valores. Lloyd's associao de seguradoras particulares com sede em Londres. Loan emprstimo, suprimento. emprstimo bancrio para qualquer finalidade. Loan sindication emprstimos sindicalizados, onde vrias instituies contribuem com uma parcela do total desejado pela empresa. Lockout greve de empregadores ou patres; fecho de fbricas em represlia ameaa de greve por parte dos operrios. Long-term liabilities exigvel a longo prazo. Loss perda, prejuzo, extravio, desaparecimento. Prejuzo material ou financeiro. Loss ratio taxa de prejuzo do segurador. a diferena entre o valor dos prmios ganhos e as indeminizaes pagas. Low five (six, seven etc) figures ver figures. Lump sum nmeros (soma) redondos, importncia global ou bruta. Lump sum appropriation verba oramentria global, isto , sem discriminao detalhada.

M.O. money order, mail order. ordem de pagamento, vale postal. Mail mala postal, correio; a prpria carta, correspondncia postal. Mail (to) enviar pelo correio, expedir. Mail tranfer ordem de pagamento por via postal. Mailing list relao de endereos para venda pelo correio. Mail-order house empresa de venda pelo correio. Main principal, grande, essencial. (main office: matriz, escritrio central; main pieces: peas mestras). Mainframe Grande sistema de computao. Muitas vezes utilizado como servidor. Make amends for (to) indemnizar, compensar, reparar. Malfeasance infraco, conduta ilegal, no cumprimento de contrato. Management administrao, gerncia, direco. Management trust fundo de investimento que goza de grande liberdade em sua poltica de aplicao. Manager director, gerente, administrador ou empresrio. Managers so os banqueiros que firmam entre si o compromisso de subscrever e/ou repassar a terceiros, determinado montante de um emprstimo sindicado. Manufacturer fabricante, industrial. Manufacturer's agent agente de fabricantes e industriais, geralmente exclusivos, que trabalha mediante contrato de representao. Manufacturing cost custo de fabricao, custo industrial. Marginal cost custo marginal. aumento do custo total resultante da produo adicional de uma unidade. O custo marginal tende a reduzir-se at determinado limite de produo, em consequncia da economia de escala. Aps certo ponto, caso os factores de produo permaneam fixos, o custo marginal tende a aumentar pelo efeito da lei dos rendimentos decrescentes. Mark on margem de lucro, taxa de lucro em relao ao custo, ou venda. Tambm "MARKON". Ver markup. Mark to Market Ver ajuste dirio de perdas e ganhos. Markdown rebaixa de preo, reduo feita no preo original. Market entry strategy estratgia de entrada no mercado. Plano de aco global e sistemtico para ingresso da empresa num determinado mercado. As alternativas

mais frequentes so: aquisio, desenvolvimento interno e desenvolvimento conjunto. Market Maker Membro dos mercados de futuros e opes que tem por funo especfica assegurar liquidez para os contratos relativamente aos quais se compromete a actuar nessa qualidade. Market maker ou Criador de mercado; Num e-marketplace bolsista, os market makers dominam as aces e permitem aos outros agentes que as comprem ou as vendam. Podem ganhar ou perder dinheiro em funo dos movimentos de preos. Fora da comunidade financeira, os market makers fazem convergir os compradores e vendedores, independentemente de possurem ou no as aces. Market order ordem de compra ou venda de aces ao preo de mercado. Market Outperform Recomendao dada pelos analistas a uma aco que se espera venha a registar uma performance superior do mercado. Market Perform Recomendao dada pelos analistas a uma aco que se espera venha a registar uma performance idntica do mercado. Market share participao no mercado. Market Underperform Recomendao dada pelos analistas a uma aco que esperam venha a registar uma performance abaixo do mercado. Marketable securities ttulos cotados em bolsa. Marketing mix complexo de marketing. Conjunto de variveis de marketing, controlveis pela empresa, num determinado ponto de tempo. Abrange preo, promoo (propaganda e venda pessoal), colocao (distribuio) e produto. Markup margem de lucro bruto. Percentagem acrescentada pelo negociante ao custo da mercadoria para alcanar o preo de venda (v. initial markup). Maslows hierarchy needs hierarquia das necessidades, segundo Maslow. Divide-se em trs nveis e 5 subnveis: 1) necessidades fsicas: a) fisiolgicas (condies de sobrevivncia, incluindo fome e sede), b) segurana (proteco contra o perigo, ameaa e privao). 2) necessidades sociais: a) amor e ajustamento ao grupo (aceitao pelos membros da famlia e de outros grupos primrios como pessoa importante para eles), b) estima e "status" (desejo de posio elevada em relao aos outros, incluindo capacidade profissional, reputao e prestgio). 3) necessidade do "eu" (necessidade de auto-realizao, como um desejo de conhecer, compreender, sistematizar, organizar e construir um sistema de valores. Dentro desse quadro, as necessidades surgem apenas quando e medida que as anteriores so saciadas. Assim, um homem com fome sacrificar sua segurana para obteno de alimento, e um indivduo inseguro ou desajustado ao grupo no se preocupar com sua auto-realizao. Por outro lado, uma necessidade satisfeita no um elemento de motivao do comportamento. Maturity vencimento de um ttulo, de um prazo. A data na qual o ttulo, uma letra ou outro documento negocivel, torna-se devido e exigvel o seu pagamento. mdse. - merchandise. mercadoria.

Merchant's credit carta de crdito emitida pelo prprio comprador que encerra responsabilidade ou obrigao por parte dos bancos. Merger fuso, incorporao, unio, consolidao de sociedades, bancos e companhias. Mfg manufacturing. fabricante. Mill certificate certificado de fbrica. Monetary correction factor correco monetria. Money market mercado monetrio. No sentido tcnico o "open market", mercado onde se negociam emprstimos a curto prazo, em oposio a "capital market" que o mercado para emprstimos a longo prazo. Money order ordem de pagamento, remessa de fundos ou vale postal. Money supply meios de pagamento. Moeda em poder do pblico mais depsitos vista no sistema bancrio. Mortgage hipoteca ou penhor no qual o devedor conserva o uso do bem oferecido em garantia. nus. Mortgagee credor hipotecrio. Mortgagor devedor hipotecrio. Motivation - hygiene theory teoria higinica, de F. Herzbert, segundo a qual os factores que geram a satisfao no cargo so separados e distintos dos factores que provocam a insatisfao no cargo. Portanto, haveria dois conjuntos de factores diferentes: um de "insatisfao no insatisfao" e outro de "satisfao - no satisfao". Factores de insatisfao: poltica e administrao, superviso, salrio, relaes interpessoais e condies de trabalho. O aprimoramento desses elementos no motiva os empregados, mas apenas evita sua insatisfao. Da, a denominao de factores higinicos ou de manuteno. Os factores de satisfao pertencem ao prprio contedo do cargo, tais como: realizao, reconhecimento, o trabalho em si, responsabilidade e desenvolvimento. So os chamados factores de motivao. A ausncia de factores de motivao aumenta a sensibilidade dos empregados em relao aos factores higinicos, acarretando uma exigncia crescente pelo aprimoramento constante das condies de trabalho.

N.G. abrev. de not good. Expresso usada, principalmente em cheques, para indicar falta de fundos. N.S.F. not sufficient funds. fundos insuficientes. Near money (near cash) ttulos de elevada liquidez que integram o activo disponvel ou realizvel a curto prazo das empresas.

Neckline Tambm conhecida como linha de pescoo. a linha que une a base dos ombros numa formao em Head & Shoulders. Uma quebra da mesma propicia uma situao de continuao de tendncia. Negative verification verificao negativa. Expresso geralmente usada em extractos de conta indicando que, se no prazo de 10 dias da remessa do extracto nenhuma diferena for acusada, o banco considerar os lanamentos como correctos. Negotiable instrument ttulo negocivel. Instrumento escrito ou promessa de pagamento que pode ser transferido pela entrega ou endosso e entrega. Negotiating bank banco negociador. Nos negcios ao amparo de cartas de crdito, o banco que negocia com o cliente contra a entrega de documentos que estejam de acordo com os termos e condies do crdito. Net lquido (net weight: peso lquido; net worth: valor lquido; net profit: lucro lquido). Net market ou Mercado virtual; acontece quando um intermedirio online rene compradores e vendedores at a separados. Os net markets aumentam a eficincia, agregando as ofertas de muitos vendedores ou reunindo os compradores e vendedores num local de troca ou leilo. Os compradores diminuem os seus custos pelo facto de encontrarem novos fornecedores, e vice-versa. Um portal central onde um intermedirio de confiana integra procedimentos e tecnologia pode diminuir os custos. Sinnimos: Infomediary ou infomedirio, Metamediary ou metamedirio, mercado electrnico, portal, local de trocas. Net worth- Patrimnio Lquido (ver equity) Network analysis anlise de rede. Conjunto de tcnicas independentes, utilizadas no planeamento, elaborao, coordenao e controle de sistemas. Elementos comuns a todas elas so a representao visual das actividades do sistema e a existncia de um caminho crtico. As tcnicas mais conhecidas so o CPM (Critical Path Method - Mtodo do Caminho Crtico) e o PERT (Program Evaluation and Review Technique - Tcnica de avaliao e reviso de programas). Newsletter uma carta electrnica, enviada por e-mail a um grupo de utilizadores que esto registados, incluindo notcias ou outras informaes. Fonte: icep NF., N.F., N/F no funds. sem fundos. No funds sem fundos, usado para cheques e letras de cmbio. O mesmo que "N.S.F. No protest sem protesto. Expresso usada quando um banco pretende instruir outro no sentido de no protestar ttulos de crdito em caso de no pagamento. Neste caso a abreviatura N.P. vir estampada no verso do ttulo que, se no for pago, dever ser devolvido ao banco de origem. Non performing no realizado, no cumprido. Operaes de resultado duvidoso. Non-negotiable no-negocivel. Documento ou cpia no negocivel.

Non-resident accounts contas mantidas por no-residentes no pas ou na rea de uma determinada moeda. Normalize ou Normalizar; Criar um conjunto consistente de condies e especificaes de um produto, frequentemente atravs de software industrial especializado. Principalmente usada por agregadores de catlogo (ver agregao de catlogo), a tecnologia de normalizao necessita de informao especfica, que pode ser encontrada nas bases de dados dos produtos. Nostro account conta mantida por um banco junto a um correspondente no exterior, na moeda do pas deste ltimo. Notarize (to) autenticar, legalizar, reconhecer (firma). Notary notrio, tabelio. Notary public cartrio. Note letra, promissria, ttulo, obrigao, nota, cdula, registro. Notice of dishonor aviso de protesto de ttulo vencido e no pago. Este documento evidencia que o instrumento foi apresentado para pagamento e no pago. Notifying bank banco avisador. Banco designado pelo banco instituidor de um crdito para notificar o beneficirio a abertura do crdito a seu favor. O mesmo que "Advising Bank".

Obligation obrigao, compromisso, encargo financeiro, ttulo. Odd lot lote fraccionrio. Quantidade de aces inferior ao mnimo negocivel em bolsas de valores como lote individual. Off no mercado de aces, expresso que indica preos mais baixos. Preo abaixo da cotao anterior. Tambm significa "without" (sem) - (dividends off: sem dividendos). Offering telex a mensagem de convite para participao em determinado emprstimo sindicado. Geralmente transmitida pelo "Agent", em seu nome e dos demais "Managers", contm as principais caractersticas do negcio que se ir contratar. Officers certificates so os documentos firmados por pessoas autorizadas que declaram a inexistncia de razes que impeam o desembolso da operao. Official funcionrio, funcionrio pblico; oficial. Official checks ordem de pagamento atravs de cheque oficial de livre curso, cujos fundos so disponveis vista.

Off shore operao para ser conduzida fora do pais, geralmente em "parasos fiscais". Offshore banking unit (OBUS) dependncias de bancos estrangeiros instaladas em praas como Grand Cayman detentoras de licena concedida pelas autoridades financeiras locais, para operarem por conta das suas matrizes, dentro de regime de absoluta liberdade fiscal. O raio de aco dessas dependncias limitado realizao de negcios com instituies estrangeiras, no podendo efectuar operaes de crdito interno, ou seja, com pessoas fsicas e/ou jurdicas residentes no pas, excepto nos financiamentos de projectos especficos de desenvolvimento, aprovados pelos governos locais. On account por conta, pagamento parcial. On application mediante solicitao On behalf of em nome de, por conta de, por ordem de, a favor de, em benefcio de. On consignement em consignao. mercadoria consignada. Ontology ou Ontologia; Uma hierarquia de relaes e um glossrio utilizados como dispositivo de normalizao para descrever bens e servios e facilitar o comrcio na Internet. Open account conta aberta, conta corrente. (To pay in open account: pagar em conta corrente). A dvida no amparada por promissria, hipoteca, ou outra prova escrita formal de dvida. Existe entretanto uma promessa de pagamento, conforme acordado entre as partes. Open Interest Nmero de contratos de opes ou futuros em aberto no mercado, ou seja, ainda no exercidos ou fechados. Open market mercado aberto. Mercado em que o governo coloca ou resgata ttulos de sua emisso, visando aumentar ou diminuir a liquidez da economia. Operating income lucro (ou resultado) das operaes. Operating losses prejuzos, perdas nas operaes. Em oposio a operating income. Order ordem, pedido (de mercadoria), encomenda. Estado, condio (in good order: em bom estado). Tambm ordem de pagamento (postal order). Order and blank endorsed ordem e endossado em branco. Ordinary interest juros simples. Out market fora de mercado, preo fora de mercado, muito caro. Outgoing que parte, que sai (an outgoing ship) Sada, partida (outgoing mail: correspondncia expedida). Outgoings gastos, despesas.

Outlay desembolso, gastos, dispndio monetrio, despesas. Out-of-the-Money Situao em que o preo de exerccio de uma opo se situa acima (call) ou abaixo (put) do preo corrente do activo de base. Output produo, rendimento (de uma fbrica, de uma mina etc.) Output management ou Gesto do fluxo de documentos sada dos softwares; por vezes traduzido pelo termo "informtica de difuso", o output management o conjunto de ferramentas que permite organizar a difuso de documentos ou das informaes de sada dos softwares. O objectivo controlar de modo preciso que informao - todo ou parte de um documento - distribuda a quem - no seio de uma lista de difuso - e por que meio - edio de papel, pginas WEB, etc. garantindo a integridade das fontes, a finalizao da transaco e a confidencialidade do contedo. Outright directo, directamente. Outsourcing Contratar fornecedores e trabalhadores fora da empresa para desempenhar funes que habitualmente seriam realizadas dentro dela (ver tambm gesto externa da informtica). Outstanding dvida, conta no saldada, pendente. Valores a receber ou a pagar em mos de terceiros. Outstanding balance saldo pendente. Outstandings dvida, conta no saldada, pendente. Valores a receber ou a pagar em mos de terceiros. Overcharge (to) cobrar a mais, debitar em excesso. Overbought Conceito associado normalmente a indicadores tcnicos de momento (Momentum, RSI, Estocstico, etc.). Diz-se que uma aco est sobrecomprada, quando aps um determinado movimento forte de acelerao rompe determinado "tecto". Este "tecto" definido individualmente para cada indicador tcnico e pode variar de indicador para indicador. Significa, na prtica, que se registaram fortes movimentos de procura dessa aco, com subida rpida associada a esse movimento. Quando um ttulo se encontra nesta situao, dever, em teoria, ser vendido, pois poder verificar-se uma reverso de descida no curto prazo, no seguimento do forte movimento anterior. Normalmente, um sinal de venda efectivo s gerado quando o indicador cruza a linha de "tecto" no sentido descendente. Em Bull Market, poder acontecer que determinada aco entre em zona "sobrecomprada" e se mantenha nessa zona por algum tempo. Overdraft abertura de crdito especial em conta corrente, visando suprir eventuais necessidades de recursos. Overdraw (to) sacar a descoberto. Overdue dbito vencido e no pago. Overhead overhead costs, expenses - despesas de aluguer, luz, telefone, Despesas gerais.

Overhead expenses despesas gerais, necessrias ao andamento de um negcio (luz, aluguer, publicidade etc) excepto as de fabricao. Overload sobrecarga. Overnight (depsitos) aplicao de recursos financeiros excedentes da posio diria, ao final do expediente, no mercado especializado, rendendo juros para retorno aps a abertura do expediente do dia til seguinte. Overprice parcela acrescentada no preo como lucro extra. Overrate (to) superestimar, exagerar no valor de, avaliar em excesso. Oversea branches agncias no exterior. Oversold Conceito associado normalmente a indicadores tcnicos de momento (Momentum, RSI, Estocstico, etc.). Diz-se que uma aco est sobrevendida, quando aps um determinado movimento forte de desacelerao rompe determinado "suporte". Este "suporte" definido individualmente para cada indicador tcnico e pode variar de indicador para indicador. Significa, na prtica, que se registaram fortes movimentos de oferta dessa aco, com rpida descida associada a esse movimento. Quando um ttulo se encontra nesta situao, dever, em teoria, ser comprado, pois poder verificar-se uma reverso de subida no curto prazo, no seguimento do forte movimento anterior. Normalmente, um sinal de compra efectivo s gerado quando o indicador cruza a linha de "suporte" no sentido ascendente. Em Bear Market, poder acontecer que determinada aco entre em zona "sobrevendida" e se mantenha nessa zona por algum tempo. Own prprio, bens ou coisas prprias de cada um. Ownership propriedade, ttulo de propriedade, posse.

p.a. per annum. por ano. P.C. per cent. por cento. p.m. post meridien. depois do meio-dia. P.O.B. post office box. caixa postal. p.p., per pro per procuration. por procurao. PA. power of attorney. procurao legal. Pageviews O nmero de vezes que visitado um determinado site da Internet. Paid up realizado, integrado.

Papers papis, documentos negociveis. Termo usado na prtica bancria para designar documentos negociveis, como cheques, cambiais, saques ou documentos em geral, como facturas. Par par, paridade, equivalncia. quando o valor de negociao de um instrumento igual quele estampado no documento. Par value valor ao par (valor nominal). Valor impresso nas aces e ttulos de crdito. medida que o PL difere do capital social o valor ao par perde seu significado como representativo do valor das aces. Por isso, hoje emitem-se aces sem valor ao par (no-par stock). Parity paridade, equivalncia. Em arbitragem, equivalncia; termo derivado de par, significando o preo equivalente de certos produtos ou moedas com referncia a outros produtos ou moedas em outro mercado, aps processados os reajustes de taxa de cmbio, juros e outros. Partial payment pagamento parcial, prestao. Parties to a contract pessoas que assinam um contrato e so responsveis por seu cumprimento. Partner scio, parceiro. Partnership sociedade, parceria, sociedade ou firma comercial. Party parte interessada. uma das partes de um contrato. Past due vencido (prazo). Dbito vencido e no pago. O mesmo que over due. Pay against receipt (to) pagar contra recibo. Pay down (to) pagar vista. Pay in open account (to) pagar em conta corrente (v. open account) Pay off (to) liquidar. Pagar totalmente um dbito. Pay out (to) liquidar as contas. Payable to bearer pagvel ao portador. O ttulo pode ser negociado por mera entrega, sem endosso. Payback period Perodo de tempo necessrio para recuperao de um determinado investimento inicial. Payee recebedor, beneficirio. Entidade legal nomeada no instrumento como recebedor da importncia. Payer pagador. A parte responsvel pelo pagamento do valor mostrado no instrumento. Payment order ordem de pagamento. Instruo por escrito autorizando o pagamento a terceiro de uma quantia.

Payment terms condies de pagamento. Payoff period perodo de retorno. Mtodo de avaliao de despesas de capital, como elemento de apoio em decises sobre diferentes alternativas de investimento. Payout ratio ndice que expressa a relao entre dividendos por aco e lucro por aco. Payout Ratio Percentagem dos lucros que a empresa distribui pelos seus accionistas sob a forma de dividendos. Payroll tax encargos sociais. pd paid. pago. Peak pico. Em linguagem bancria, o perodo de maior volume de servio (peak hour: hora de pico; peak day: dia de pico). Per annum por ano, ao ano. Performance actuao, desempenho, execuo, cumprimento. Performance appraisal avaliao de desempenho. Performance bond garantia de cumprimento de contrato de fornecimento de bens ou prestao de servios. Performance fund fundo de investimento que objectiva realizar ganhos superiores mdia. Personal property bens moveis, como dinheiro , valores, moveis, mercadoria. Em oposio a "real property". Petrodlares dlares resultantes da venda de petrleo, pelos pases da OPEP (excedente no aplicado nos gastos internos de cada pas exportador) lanados no mercado financeiro internacional. Placing memorandun uma publicao, de carcter confidencial, divulgando informes acerca do tomador e garante de um emprstimo, contendo inclusive as caractersticas do negcio que se ir realizar. Pledge penhor, garantia, fiana, cauo (in pledge: empenhado). Pledge agreement contrato com garantia de penhor. Pledge assets bens empenhados, oferecidos em garantia ou em fiana. Plow Back Percentagem dos lucros que a empresa retm para investimento, ou seja, o inverso do payout ratio. PN promissory note. nota promissria. Point out (to) apontar, ressaltar, salientar.

Policy poltica. Programa. Plano de aco ("foreign policy: poltica externa). Aplice de seguro. Portfolio carteira de ttulos negociveis, pertencentes a um indivduo ou instituio. Termo usado para designar a soma dos investimentos, valores e papis comerciais possudos por um banco ou outra organizao de investimento. Position posio. Na prtica bancria, usa-se para designar o somatrio das obrigaes ou contratos com vencimento futuro. (December position: posio de dezembro. Nelas devero estar computados todos os compromissos que se vencem no prximo ms de dezembro) Post (to) enviar pelo correio. passar um lanamento no livro razo. Post free livre de porte, isento de porte. Post office box caixa postal. Abrev. P.O.Box. Post paid porte pago. Postage despesas postais, porte, franquia postal, selagem. Postal order vale postal Postpone (to) adiar, transferir para outra ocasio. O mesmo que put off. Pouch loose Concesso especial dos correios dos E.U.A. aos bancos americanos. Pound libra. Unidade de peso equivalente a 454 gramas. Tambm a unidade monetria da Inglaterra. O mesmo que "pound sterling", ou simplesmente "sterling". Power of attorney a outorga de poderes conferida por uma pessoa (fsica ou jurdica) a outra, para represent-la perante terceiros. Procurao. Preo de Abertura (Open) O preo correspondente ao primeiro negcio de uma sesso. Ao analisar informao diria, o Open importante pois reflecte o preo de consenso do mercado desde o fecho do dia anterior e at a esse momento Preo de compra (bid) O preo a que um investidor informa estar disposto a comprar um determinado ttulo, opo ou contrato de futuros. Preo de exerccio (Strike price ou exercise price) Preo ao qual a opo pode ser exercida e o activo subjacente comprado ou vendido. Preo de Fecho (Close) O ltimo preo a que um ttulo transaccionou durante uma sesso. Devido sua importncia, o Close muito utilizado nas anlises. A relao entre o Open e o Close considerada muito importante por grande parte dos analistas tcnicos. Esta relao sobretudo visvel a nvel dos grficos de velas (Candlesticks). Preo de venda (ask) O preo a que um investidor informa estar disposto a receber pela venda de um determinado ttulo, opo ou contrato de futuros.

Preo Mximo (High) O preo mais alto a que um determinado ttulo transaccionou num determinado dia. Reflecte o ponto em que comeam a aparecer mais vendedores do que compradores (o High representa o mximo preo que os compradores estiveram dispostos a pagar para deter essa aco em carteira). Preo Mnimo (Low) O preo mais baixo a que um determinado ttulo transaccionou num determinado dia. Reflecte o ponto em que comeam a aparecer mais compradores do que vendedores (o Low representa o mnimo preo que os vendedores estiveram dispostos a vender uma determinada aco da sua carteira). Preo Spot (Spot price) Preo de uma transaco no mercado vista (spot). Preferred shares ou stock aces preferenciais. Premises edifcio, prdio, local, recinto. No uso bancrio, serve para designar as instalaes de um banco. Prepayment pagamento antecipado, isto , antes do dbito haver vencido. Prestao de garantias fiana, aval e cartas de garantia, tais como: bid bond (habilitao em concorrncias), performance bond (cumprimento de contrato) ou refundment bond (garantia do reembolso de antecipaes). Price Book Value (PBV) O PBV um rcio obtido atravs da diviso da cotao de uma aco pelo seu valor contabilstico. O valor contabilstico , por sua vez, o resultado da diviso da situao lquida da empresa pelo nmero de aces emitidas. Quanto maior o PBV, maior o afastamento entre a cotao de mercado e o valor contabilstico e menor ser, em teoria, a perspectiva de valorizao futura. Price Cash Flow (PCF) um indicador de rentabilidade potencial de aces, obtido atravs da diviso da cotao pelo cash flow por aco da empresa cotada. Quanto menor este indicador, maior , em teoria, o potencial de valorizao da aco. Price Earnings Ratio - PER tambm um indicador de rentabilidade potencial de aces, obtido atravs da diviso da cotao do ttulo pelo lucro lquido por aco da empresa cotada. Quanto menor este indicador, maior , em teoria, o potencial de valorizao da aco. Price level adjustment correco monetria. Price-earnings ratio ndice de preo-lucro (ou ndice P/L). Preo de mercado de aco de uma empresa, expressa como nmero mltiplo. Obtm-se pela diviso da cotao da aco no ltimo prego pelo lucro lquido por aco do ltimo exerccio. Prime banker's acceptance rate taxa aplicvel s operaes de "Banker's Acceptance" de bancos de primeira ordem. Prime rate of interest (prime rate) taxa preferencial de bancos americanos para melhores clientes. Taxas de juros bsica, utilizada nas operaes entre bancos de primeira linha, nos EUA. Essa taxa sofre as naturais influncias do mercado financeiro, o qual, por seu turno, pode tambm ser influenciado pelas autoridades monetrias. A maioria das operaes bancrias conduzidas com bancos de segunda linha e com clientes so realizadas, normalmente, a uma sobretaxa (spread) de

juros acima da "prime". Para alguns economistas, esta taxa apresenta uma tendncia histrica de situar-se 3 pontos de percentagem acima da taxa de inflao. Prime Rate Taxa de juro cobrada pelos bancos aos clientes com menor risco de crdito. Prior notice aviso prvio (Without prior notice: sem aviso prvio) Private banking orientao para pessoas fsicas quanto a investimentos no mercado financeiro internacional, compra e venda de activos financeiros e administrao de fluxo de caixa. Private limited company Companhia com nmero limitado de associados, num mnimo de dois e mximo de 50, sem autorizao para fazer chamadas pblicas ou emitir valores negociveis. Pro rata proporcionalmente, proporcional, rateado de acordo com a participao de cada um. Proceed (to) proceder, prosseguir, continuar, seguir. Proceed against (to) processar, instaurar processo contra. Proceedings processo judicial, medidas legais, transaes. Proceeds - produto (dinheiro), rendimento, renda, resultado, lucro. Produce - produto no industrial, geralmente produzido no campo. Product - produto, artigo manufacturado, resultado. Product life cycle ciclo de via do produto. Sucesso de estgios que caracterizam a evoluo da maioria dos produtos, cada fase com oportunidades e problemas prprios no que concerne estratgica de marketing e o potencial de lucro. Reconhece-se 4 fases: introduo, crescimento, maturidade e declnio. Durante o declnio pode ocorrer uma reverso da tendncia atravs do esforo de marketing orientado para um rejuvenescimento do produto. Product mix complexo de produtos. Conjunto de produtos oferecidos venda por uma empresa. Profit and loss lucros e perdas. Profit center centro de lucro. Instrumento de controle administrativo, utilizado para avaliao de unidades da organizao ou centros de responsabilidades. Proforma invoice factura pro forma. Factura para fins de cotao de preo ou para apresentao prvia. Factura provisria. Promissory note nota promissria. Prompt pronto, imediato, rpido.

Property coisa possuda, bens, posses. Classifica-se em "Real property: bens imveis e "Personal property: bens moveis. Prospective customer possvel cliente. Protected check o cheque para cuja emisso so adoptadas medidas para evitar alteraes. O cheque filigranado, por exemplo. Protest Protesto; declarao ("under protest: sob protesto; protest waived: dispensado de protesto). Provision Clusula (contratual etc.); proviso, fornecimento, gneros. Proxy procurao, poderes, procurador, delegado (By proxy ou per proxy: por procurao). Public bodies instituies pblicas. Public limited company equivalente nossa S.A., com nmero de accionistas mnimo de sete. Sob a condio de respeitar as regras de controle de emisses, tem a faculdade de poder convidar o pblico a subscrever seus ttulos. Purchasing power (buying power) poder de compra, poder aquisitivo. Quantidade de bens e servios adquirveis com uma unidade monetria. Put off (to) adiar desconcertar. Tambm desembarcar (um passageiro). Put Termo de origem inglesa geralmente utilizado para designar uma opo de venda, embora tambm possa designar uma venda qualquer de um produto ou servio.

Q. quarterly. trimestral. Qualified qualificado, habilitado. Em condies de preencher os requisitos. Quantity discount desconto proporcional quantidade. Quantity theory of money teoria quantitativa da moeda. Teoria segundo a qual o nvel geral de preos proporcional quantidade de meios de pagamento. Baseiase na equao MV - PT: M = quantidade de meios de pagamento; V = velocidade de circulao dos meios de pagamento; P = nvel geral de preos; T = valor do produto real. Quarter trimestre; quarta parte; moeda de 25 centavos (E.U.A.) ponto cardeal (bssola); medida inglesa de peso equivalente a 12,7 gr. Quick assets so os bens que podem ser convertidos em dinheiro em prazo relativamente curto, at um ano, por exemplo. Activo realizvel a curto prazo.

Quotation cotao, preo. Informe acerca do preo de produtos, feito pelo vendedor ao comprador. Quotational period perodo de validade de uma cotao de preos. Quote (to) citar (um autor, um livro etc.); cotar (preos); aspas: nas mensagens telegrficas ou via telex, usa-se para indicar a abertura de aspas, antes da transcrio. Para fechar aspas usa-se a palavra "UNQUOTE".

Raider Pessoa individual ou colectiva que pretende assegurar o controlo da gesto de uma empresa atravs da compra de uma participao qualificada para o efeito. Rare off comisso ilcita. Rate razo (relao entre duas quantidades); percentagem, taxa (de juros, de cmbio); tarifa, valor, preo, velocidade, marcha, andar. Rate of exchange taxa de cmbio. Rate of interest o preo de cotao do dinheiro de um pas. O preo do dinheiro de um pas cotado no dinheiro de outro. Rate of return on invested capital taxa de retorno do capital investido. ndice da rentabilidade das empresas. Geralmente abrevia-se para ROI (return on investment). Obtm-se pela multiplicao da margem operacional lquida (lucro lquido operacional dividido pelas vendas) pelo giro (vendas divididas pelo ativo operacional). Simplificando-se, divide-se o lucro lquido operacional pelo activo operacional (capital de giro mais activo fixo). Rating Classificao de uma empresa ou instituio de acordo com o risco. A avaliao pode incidir genericamente sobre a empresa/instituio, tendo em conta a sua situao econmico-financeira e perspectivas de lucros, ou, especificamente, sobre o seu risco de crdito, considerando a capacidade de cumprimento do servio das dvidas. Ratio rateio, taxa, razo, proporo. Raw material matria-prima, produto bsico. Rcd. received. recebido. Re. regarding. com referncia a. Real estate bens mveis, imvel, propriedade imobiliria. O mesmo que "Real property". Real estate bonds letras imobilirias. Real property bens imveis.

Real wage salrio real. Poder de compra dos salrios. Realize (to) conceber, imaginar, auferir, lucrar (determinada quantia), render, perceber, compreender. Rebate desconto, abatimento, reembolso de parte de preo pago. Parte dos juros cobrados ao muturio que pode ser devolvida em caso de liquidao antecipada do emprstimo. Receipt recibo, quitao, receita. Receivable do activo realizvel: contas a receber. Receiver recebedor, depositrio, consignatrio, destinatrio, receptor. Reciprocal credits agreement convnio de crditos recprocos. Reciprocity reciprocidade. Cooperao. Mtua troca de favores ou privilgios entre duas ou mais partes. Reconciliation reconciliao, conciliao (de contas). Acto de conferir os lanamentos efectuados numa conta, atravs dos avisos com o extracto da conta. Record registro, lanamento, documento. Record (to) arquivar, registar, gravar, contabilizar ("on record: registado, declarado publicamente). Records arquivos, anais, registos, cadastro, antecedentes. Recourse recurso, apelao. Capacidade de exigir que uma pessoa cumpra uma obrigao. Termo frequentemente encontrado nos documentos negociveis em que o endosso "WITHOUT RECOURSE" reconhecido como um "endosso qualificado". O direito que tem o "Holder in due course" de exigir dos endossantes anteriores "Prior endorsers" o pagamento de instrumento no honrado pelo sacado, emitente ou aceitante. Recover (to) rectificar, corrigir. Red chips Ttulos de reduzida liquidez e/ou capitalizao bolsista. Nestas aces, o spread entre comprador (bid) e vendedor (ask) normalmente bastante largo. Red clause (clusula vermelha). Clusula especial inserida nas cartas de crdito que autoriza o Banco avisador ou negociador a fazer adiantamentos ao beneficirio antes da apresentao dos documentos. assim chamada porque originalmente foi escrita em tinta vermelha para chamar a ateno para esta singularidade. Refundment bond garantia de devoluo de pagamento, se cancelar o contrato. Reg'd registered. registado. Reimbursement reembolso, restituio, devoluo.

Reimbursement at sight of usance reembolso vista contra apresentao de saque a prazo (expresso utilizadas nas cartas de crdito). Reimbursement garanty garantia de reembolso. Reimbursing bank banco reembolsador. Reinstate a letter of credit (to) restabelecer uma carta de crdito. Reinsurance resseguro. Reiterate (to) reiterar. Relative Strength Index (RSI) Indicador desenvolvido por Wilder e normalmente utilizado para identificar topos e fundos em cotaes de aces, pela focalizao em determinados nveis-chave definidos no grfico do prprio indicador (normalmente, 30 e 70), cuja escala varia entre 0 e 100. O indicador ainda utilizado para detectar movimentos que podero ainda no ser totalmente aparentes no grfico das cotaes; "Failure swings" acima de 70 e abaixo de 30 que podero avisar de possveis inverses de tendncia; nveis de suporte e resistncia e divergncias entre o RSI e o grfico de cotaes, normalmente utilizadas como indicador de inverso de tendncia. Release (to) - livrar, desobrigar, libertar "release a guarantee": levantar uma garantia. "Release of a mortgage: baixa de uma hipoteca. Remain (to) permanecer, perdurar, ficar. Remission reduo de multa. Remittance remessa, transferncia de fundos. Em geral o termo empregado com relao a alguma forma de pagamento em satisfao de um dbito. Na prtica bancria, usa-se para designar o encaminhamento de documentos pelo Correio. Renewal renovao, prorrogao (de emprstimo existente). Rent aluguer, arrendamento, renda, rendimento. Repay (to) reembolsar, retribuir, pagar, compensar. Replace (to) repor, recolocar, substituir. Tomar o lugar de; prover substituto para. Report (to) relatar, informar, comunicar, dar parte; queixar-se. Tambm. relatrio, relato. Reporting relato, apresentao de um relatrio. Representative representante, agente comercial (representative office: escritrio de representao). Request pedido, solicitao, requisio, requerimento (a request for information: um pedido de inf.) Requirements requisitos, exigncias, necessidades.

Reserve reserva, fundo, proviso. Parte do lucro que alugada em conta de reserva para proteger as depreciaes de valores do activo. Resources recursos, reservas, riquezas, bens. Restraint of trade restrio de comrcio (reserva de mercado). Restricted letter of credit carta de crdito negocivel somente junto ao banco nela indicado. Retail venda a retalho. Retailer retalhista. Retained earnings lucros retidos ou lucros no distribudos. Return item um instrumento negocivel, especialmente um cheque, que foi enviado para cobrana e pagamento e que por alguma razo retornado no pago. Return tax declarao, guia de imposto. Returns lucro, rendimento, receita, relatrio. Revaluation reavaliao, correco monetria. Revenue renda, rendimento, receita. Reversal estorno (reversal entry: estorno de lanamento contvel). Reverse an entry (to) estornar um lanamento. Revert (to) reverter, estornar, retornar. Revocable credit crdito revogvel. Carta de crdito que pode ser cancelada pelo banco emitente sem consentimento do beneficirio. Revolving credit (crdito rotativo). Espcie de linha de crdito utilizvel por perodo determinado e que se renova automaticamente nas mesmas condies. Revolving letter of credit carta de crdito de valor especfico que se renova automaticamente pelo mesmo valor e que permite sua utilizao vrias vezes no prazo concedido. Rider aditamento a uma aplice de seguro, a um contrato etc. Risco de incumprimento (default risk) Possibilidade do emitente de determinada dvida no ter a capacidade financeira necessria para pagar juros e/ou capital em dvida na data e no montante prometido. Risk risco, perigo. (Ver "all risks", "against all risks"). Roll over sistemtica de captao de recursos, utilizada no mercado monetrio internacional, especialmente no euromercado, que permite obter recursos de curto

prazo para aplicaes a mdio e a longo prazos. Consiste em resgatar os ttulos vencidos e lanar novas emisses para a captao de dinheiro. Roll Over Extenso de um contrato de futuros para alm da sua data de vencimento original. Representa, na prtica, a troca de um contrato que est no seu vencimento, pelo contrato com vencimento seguinte. Esta situao ocorre normalmente nos dois ltimos dias antes do fecho de contratos (3 sexta-feira de cada ms), pelos investidores que desejam manter as suas posies abertas por mais tempo. Round lot nmero mnimo de ttulos permitido para negociao na bolsa. Royalty realeza. Majestade. (Geralmente no plural: "royalties"). Originariamente, o direito ou a prerrogativa da Coroa de receber participao pela explorao de minas do domnio real. Actualmente, o pagamento feito a um inventor ou a um autor pelo direito de fabricar e vender o produto daqueles. A concesso de direitos para explorar marca, patente etc.; o pagamento de tais direitos. Ry. railway. caminho de ferro.

S/D sight draft. saque vista. Safe deposit box cofre de aluguer bancrio para guarda de valores. O cliente dispe de chave do cofre e os valores nele guardados no so do conhecimento do banco. Safe deposit vault a seco destinada ao uso dos clientes que alugam os cofres de aluguer. Safekeeping custdia, guarda. Servio prestado pelos bancos para guarda de valores declarados, sob inteira responsabilidade dos bancos. Sale venda (on sale: venda; for sale: vende-se); leilo (to put up for sale: levar a leilo); liquidao (de sobras ou mercadorias velhas). Sales forecast previso de vendas. Representa a base de todo o processo de planeamento e controle de uma empresa. Sample amostra, espcime, exemplar (sample order: pedido de amostra) Sampling amostragem. Sanction sano, aprovao. Pena ou recompensa com que se procura assegurar a execuo de uma lei. Savings account conta de poupana, no sujeita a retirada por cheque. Em alguns estados americanos os bancos comerciais no so autorizados a aceitar "savings accounts"(V. special interest account).

Savings and loan association associao de poupana e emprstimos. Entidade que congrega as diversas empresas que integram o sistema. Savings bank banco de poupana, caixa econmica. Associao de bancos que promove os hbitos de economia e poupana dentro da comunidade. Schedule tabela, relao, programa, horrio. Itinerrio de navios, de visitas. Horrios de avies. SDR Special drawing rights. direitos especiais de saque. Securities ttulos (aces, obrigaes, valores). Securities Termo ingls para designar ttulos ou valores mobilirios. Security cauo, segurana, garantia, fiana, proteco. Sell side Aplicaes e servios que ajudam as empresas a vender os seus produtos online, incluindo catlogos, processadores de transaces, processadores de pagamentos, e mtodos e ferramentas de gesto da cadeia de abastecimento. Sellers's market - mercado de vendedor. Situao de mercado em que a procura maior que a oferta. Selling value valor negocivel. Set conjunto, coleco, jogo, srie, aparelho (set of documents: jogo de documentos). Settle (to) liquidar, pagar (contas, etc.) fixar, solucionar. Settlement liquidao, ajuste, pagamento (de contas), soluo, estabelecimento. Shade expresso que denota uma leve concesso nos preos. Share parte, poro. Aco (de sociedade annima), quota, participao (share holder: accionista). Sharp rally forte elevao de preos no mercado de commodities. Shex sundays and holidays excepted. exceto domingos e feriados. Shortage escassez, deficincia, falta, desfalque, dficit. Sight basis expresso utilizada nas cartas de crdito para indicar que o banco instituidor conceder financiamento ao seu cliente (importador), a cargo do qual ficaro as despesas relativas ao desconto do saque. Expresso equivalente: reimbursement at sight of usance draft. Sight bills ttulos pagveis na apresentao. O mesmo que "demand bills" e "presentation bills". Sight credit forma abreviada da expresso "SIGHT LETTER OF CREDIT". Documento que autoriza saques vista.

Sight draft saque (ou letra de cmbio) vista. Sinking fund fundo de amortizao.. Sliding peg ver crawling peg. Slips comprovante relativos contabilidade de uma empresa, excepto cheques. Social Networking Mapping mapa das relaes sociais. Consiste em desenhar as redes de relaes sociais entre clientes e a quantidade e qualidade dessas interaces. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26. Software literatura sobre programas, rotinas e linguagens simblicas usadas em computador. Documento contando informao sobre operao e manuteno de computadores, tais como manuais, diagramas de circuitos, etc. Oposto de Hardware. Sole agent agente ou representante exclusivo. S.P. stop payment. suspenso de pagamento. Special drawing rights abrev. SDR's. Direito especial de saque. Espcie de fundo de reserva suplementar de disponibilidades, criado na reunio do FMI, realizada na cidade do Rio de Janeiro em 1967, com o fim de atender s necessidades de seus participantes. Os SDR's foram alocados entre os pases membros em proporo s suas cotas no Fundo, aumentando assim as reservas das naes membros. Special interest account termo usado pelos bancos comerciais para designar "SAVINGS ACCOUNT". Como alguns estados americanos no permitem aos bancos comerciais manter contas de poupana, eles aceitam depsitos nas mesmas condies e pagando os mesmos juros da conta de poupana, mas sob outras denominaes, como esta e "THRIFT ACCOUNTS". Specie dinheiro, moeda metlica. Diferente de dinheiro papel (paper money). Spin - off termo que designa as empresas que resultam de projectos de investigao realizados em universidades ou por grupos de pesquisa de empresas. O objectivo principal o desenvolvimento de produtos ou servios de alta tecnologia. Split Incremento do nmero de aces de uma determinada sociedade, mediante o desdobramento das aces existentes em outras de menor valor nominal. Spot basis nas operaes financeiras, condies de taxa vista. Spot contract contrato vista. Spot deal negcio eventual. Operao feita esporadicamente. Spot market mercado em que produtos minerais ou agrcolas (commodities) so transaccionados vista, para entrega imediata. Distingue-se dos mercados futuros ou a termo, em que se realizam contratos para entrega futura.

Spread diferena entre as taxas de recursos e de aplicao de uma operao (margem de lucro bruto). Comisso de "underwriter" de ttulos mobilirios. Opo para vender e comprar ttulos a determinados preos e prazos. Spread ou margem um termo de origem inglesa que representa a diferena ou o diferencial entre os preos de oferta de compra e de venda de um determinado activo ou derivado. Spread Bid-Ask Diferena entre os preos fornecidos pela Bolsa para a compra (bid) e para a venda (ask) de um determinado ttulo. Spread de Futuros Diferena de cotao entre dois vencimentos de um mesmo contrato. Spread horizontal Compra e venda simultneas de duas opes que apenas diferem na sua data de exerccio. Spread vertical Compra e venda simultneas de duas opes que apenas diferem no seu preo de exerccio. Stagflation palavra criada recentemente pelos pases de lngua inglesa para descrever a coexistncia da inflao com a recesso econmica. Stale vencido. Fora do prazo. Caduco. Aplica-se aos cheques e a outros documentos apresentados fora do prazo. Nos Estados Unidos o cheque com mais de 90 dias da data de emisso considerado caduco. Stand by em reserva, de emergncia. Stand by credit linha de crdito em aberto, utilizvel na medida das necessidades. (Oficial) FMI - abertura de crdito em favor de um pas membro, o qual se compromete a cumprir condies estipuladas em acordo. Stand by letter of credit carta de crdito em aberto garantindo a exportao. Utilizvel medida que for cumprido o contrato. Standardization padronizao. Stand-by underwritting contrato de venda de uma emisso de ttulos, em que os intermedirios financeiros assumem com a empresa emitente o compromisso de colocar o saldo da subscrio do novo lanamento, adquirindo por conta prpria as aces no subscritas dentro de determinado prazo. State (to) expressar, enunciar, expor, declarar, fixar, especificar (datas, nmeros etc.). Stated value valor declarado, valor facial. Statement demonstrao, exposio (de um assunto), afirmao, extracto. Statement of account extracto de conta. Steady no mercado de aces, a expresso denota que os preos esto firmes ou que h pequena variao.

Stock capital por aces; aco, inventrio de mercadorias. Stock Termo de origem inglesa para designar, essencialmente, os bens ou as existncias armazenveis adquiridos ou produzidos pela empresa e que as destinam transformao, venda ou, ao consumo. Stock exchange bolsa de valores. Nos EUA existem 16 bolsas, a principal a New York Stock Exchange. Stock holder accionista. Stock split elevao do nmero de aces atravs da reduo do valor nominal. Muito utilizado nos EUA para: a) a empresa pretende efectuar nova emisso de aces e aumenta o nmero de aces existentes no mercado, a fim de reduzir o preo de lanamento e facilitar a colocao dos papis; b) a empresa receia uma tomada do controle accionrio por oferta pblica e aumenta o nmero de aces existentes no mercado, a fim de promover maior distribuio dos papis. Stop loss Nvel de cotao a que o investidor resolve vender uma determinada aco, limitando as suas perdas, perante um cenrio em que essa aco comea a descer. Representa, na prtica, o mximo que o investidor est disposto a perder, perante um negcio que comea a correr mal. Stop payment (to) suster o pagamento; contra-ordem dada pelo emitente de um cheque para que no se efectue o seu pagamento, geralmente por motivo de perda ou furto. Storytelling contador de histrias. Relativo arte de criar histrias apaixonantes volta de um produto ou marca, de forma a ligar-se emocionalmente com os clientes. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26. Straddle Combinao de uma opo de compra (call) e de uma opo de venda (put) com o mesmo preo de exerccio. Straight letter of credit carta de crdito negocivel somente junto ao banco nela indicado. Straight underwritting contrato de venda de uma emisso de ttulos, em que os intermedirios financeiros assumem com a empresa emitente o compromisso de subscrever, com recursos prprios, a emisso total, para colocao futura no mercado, por sua conta e risco. Strike greve. Strikes, riots and civil commotions insurance clusula de seguro que cobre os riscos de greve e desordens internas. Stub canhoto (talo). Subject assunto, tema; objecto sob exame, e.g., a entidade da qual se solicitou informao sobre cadastro. Sublease sublocao, subaluguer. Subscription subscrio (de aces); assinatura (de revistas etc).

Subsidiary subsidiria. Empresa controlada parcial ou totalmente por outra (Wholly-owned subsidiary): subsidiria integral. Subsidy subsdio, subveno. Assistncia financeira concedida pelo Governo a pessoa ou entidade privada, geralmente indstria, a fim de tornar os seus preos mais competitivos junto a outros mercados. Sue (to) processar, accionar, mover uma aco judicial, demandar. Suppliers credit crdito concedido directamente pelo fornecedor. Support price preo de sustentao, preo mnimo. Supporting document comprovante. Surcharge sobretaxa. Surety fiana, garantia. O fiador. Surplus superavit, excesso (Surplus cash: dinheiro excedente, superavit em espcie). Surtax sobretaxa, adicional de um imposto. Survey percia, sindicncia. Survey report relatrio de inspeco. Relatrio emitido por um perito (parte neutra). Surveyor perito encarregado de vistorias. Surveyor's certificate certificado de vistoria emitido por empresa credenciada a inspeccionar mercadorias. Swap operaes de cmbio onde h a compra vista e a simultnea venda a prazo da moeda. Visa proteger de riscos cambiais durante o prazo de vigncia da transao. Tambm conhecido como hedge cambial. Operaes simultneas de compra e venda de moedas, com prazos e valores idnticos. Swap Operao financeira que consiste na troca de um produto financeiro por outro. Como exemplo, temos os swaps de taxa de juro, atravs dos quais uma empresa acorda com uma instituio bancria, por exemplo, a troca de um emprstimo de taxa de juro fixa por um de taxa varivel. SWIFT Society For Worldwide Interbank Financial Telecomunication S.C. - trata-se de empresa sem fins lucrativos, sediada em Bruxelas, criada com o objectivo de padronizar e dar segurana, rapidez e economia s operaes bancrias internacionais. Os seus servios so prestados atravs de sistema padronizado de troca de mensagens e possibilita: - controle da transmisso de todas as mensagens; - reduo de erros e de custos, atravs da padronizao e da automatizao;

- aumento da eficincia, atravs de estruturas pr-definidas, para os diversos tipos de mensagens. O Sistema SWIFT responsabiliza-se pela segurana das mensagens, desde o momento da transmisso pelo computador do banco emitente at o computador do banco destinatrio, atravs de processos de autenticao e criptografia. Switch Desvio, mudana. Operao triangular; divisas de convnio negociadas com terceiro pas fora do convnio. Corretagem internacional, cuja realizao associa a compra-venda de mercadorias arbitragem de divisas. O campo de aplicao das operaes "shitch" limita-se aos intercmbios efectuados dentro do mbito de acordos bilaterais com pases de moedas no conversveis ou de conversibilidade limitada. Estas operaes so realizadas geralmente por firmas comerciais financeiramente fortes com slidas relaes internacionais. SWOT a anlise SWOT uma ferramenta de gesto muito utilizada por empresas como parte do planeamento estratgico dos negcios. O termo SWOT representa as iniciais das palavras Streghts (foras - vantagens internas da empresa em relao s empresas concorrentes), Weaknesses (fraquezas - desvantagens internas da empresa em relao s empresas concorrentes), Opportunities (oportunidades aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa) e Threats (ameaas - aspectos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa). O que se pretende definir as relaes existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendncias mais importantes que se verificam na envolvente global da empresa, seja ao nvel do mercado global, do mercado especfico, da conjuntura econmica e das imposies legais.

T/A trade acceptance. aceite comercial. Table quadro, mapa, tabela (table of interest: tabela de juros). Tag rtulo, etiqueta. Take-home pay salrio lquido do empregado, efectivamente recebido em dinheiro, aps a deduo de todas as retenes da fonte pagadora. Takeover hostil Compra de uma empresa com a oposio dos gestores da mesma, os quais, normalmente, no s recomendam aos accionistas que no vendam as suas aces, como sugerem e solicitam tctivas de obstruo a tal tentativa. Tax imposto, taxa, tributo, contribuio. Tax base base de clculo (de imposto) - valor sobre o qual incide o imposto. Tax haven pas estrangeiro que proporciona a pessoas fsicas e jurdicas de outros pases benefcios e vantagens fiscais excepcionalmente favorveis Tax payment form guia de pagamento de imposto.

Taxa de cmbio a prazo (forward) Taxa de cmbio fixada no momento presente para servir de base a uma troca futura de um dado quantitativo de uma moeda por outra. Taxa de cmbio vista (spot) Taxa de cmbio para a entrega imediata de divisas. Telegraphic test key chave telegrfica. Cdigo telegrfico com que se autenticam as ordens de pagamento. Telegraphic transfer transferncia telegrfica. Ordem de pagamento por telegrama ou telex. Teller caixa-executivo. Tender oferta, lance, proposta, concorrncia. Term prazo, perodo, tempo, durao de um contrato, de uma letra de cmbio, de um ttulo etc. Termo. Term loan emprstimo a prazo. Geralmente a longo prazo, com vencimento a cerca de 10 anos. Terms condies. Nos EUA particularmente, condies de pagamento. Thoughtless Acts actos irreflectidos. Ao observar os actos que as pessoas fazem de uma forma mecnica, os designers podem ter ideias para dar novas funcionalidades aos produtos ou para responder s novas necessidades dos consumidores. Exemplo: colocar post-its nos ecrs dos computadores. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26. Thrift account outra denominao para "savings account". Tick Mnima flutuao de preo admitida na transaco de um contrato de futuros ou de opes. Time deposit depsitos a prazo. Qualquer depsito pagvel aps 30 dias, isto , os fundos devem permanecer depositados por, pelo menos, 30 dias. Time draft saque ou letra de cmbio a prazo. Time payment pagamento a prazo. Title ttulo, direito de propriedade (imobiliria). Title document documento de propriedade de determinado bem. TM trade mark. marca de fbrica. Tombstone o anncio, atravs da imprensa, da celebrao de determinado emprstimo. assim chamado por parecer com a lpide de tmulos ingleses e americanos.

Top (taxa de juros) nvel mais alto da taxa diria de mercado, remuneratria de depsitos interbancrios. Trade comrcio, negcio, compra e venda. "foreign trade: comrcio externo". Trade acceptance aceitao ou aceite comercial; letra de cmbio. Trade bill efeito comercial ou efeito cambial baseado em transao comercial. Trade-mark marca de fbrica. Marca registada. Trading center praa, centro comercial. Trading communities ou comunidades de troca. Renem os compradores e os vendedores numa central de trocas online, utilizando vrios mecanismos, como os leiles e exchanges, aliados indstria de contedos e aos servios de aplicaes. As comunidades de troca so possudas e operadas tanto pela grande indstria, em canais de troca fechados, como por entidades neutrais, em comunidades mais abertas e fragmentadas. Tranche parcela de um emprstimo, sujeita a taxas e prazos diferentes dos previstos para a(s) outra(s) parcela(s). Transactions transaes, negcio, operaes. "Foreign exchange transaction": operaes de cmbio. Transfer - mail, wire, cable transferncia de fundos pelos bancos, por meio de: correspondncia postal; telex ou teletransmisso e telgrafo. Transfer pricing preo de transferncia. Preos de exportao abaixo dos que vigoram no mercado exportador. Transferable credit crdito transfervel. Diz-se do crdito que contm clusula permitindo o beneficirio transferi-lo, no todo ou em parte, a terceiro. Transferee beneficirio de transferncia. Transposition erro comum causado por inverso de nmeros (algarismos) Traveler's check cheque de viagem. Traveler's letter of credit carta de crdito de viajante. Era o antigo instrumento de que se valiam os viajantes para portar valores com segurana. Posteriormente evoluram para o TC. Treasury department tesouraria, caixa. Trf. transfer. transferncia. Trial ensaio, teste, prova, experincia. Trial balance balancete Trial order pedido experimental.

Trust guarda, custdia, consrcio, monoplio. Trust indenture contrato de custdia (com clusula de administrao de bens). Trust receipt recibo de confiana. Termo de responsabilidade. Recibo em forma de acordo pelo qual a parte que assina tal recibo se compromete a manter a propriedade recebida, na qualidade de depositrio da parte que fez a entrega. Nos crditos documentrios, desde que conste expressamente, os bancos so autorizados a entregar os documentos - mediante assinatura de "trust receipt"antes de ser efectuado o respectivo pagamento da mercadoria, propiciando ao importador o seu exame prvio ou mesmo a sua retirada. Trustee bank banco designado pelas partes para desempenhar o papel de intermedirio entre elas, assegurando a guarda de instrumentos de pagamento que ele entregar ao vendedor contra remessa dos documentos de expedio. Trustee depositrio de bens de penhora. Truster fiador. Turning point ponto de inflexo. Ponto na curva representativa de um ciclo econmico ou empresarial em que ocorre uma reverso em sua tendncia ascendente ou descendente. Turnover movimentao, circulao, giro. Giro comercial. O nmero de vezes que os valores e recursos de uma empresa, como stoks, matrias-primas, pessoal etc., so substitudos num dado perodo, geralmente um ano; a taxa dessa substituio. Rotao. Facturamento. Twofold receipt recibo em duas vias.

Unclaimed balance saldo inactivo (por longo perodo). Uncollected funds depsitos a compensar, fundos no cobrados. Uncollectible no cobrvel. Undercharge (to) debitar a valor inferior. Underinvoicing sub-facturamento. Facturamento por preo abaixo dos vigentes no mercado exportador. Underlying company companhia subsidiria. Underwriter subscritor de aces, segurador, companhia de seguro. Underwritting subscrio; usa-se tambm para definir a operao de subscrio de determinadas aces por um banco ou por uma financeira (underwriting

syndicate) que, posteriormente, vende os direitos aos seus clientes (underwrites) atravs da bolsa (block trade) ou atravs de quotas de pagamento mensal. Unfit imprprio, inadequado, inapto (unfit for human consumption; imprprio para o consumo humano). Unit unidade. Unitteller caixa-executivo, isto , o empregado de banco encarregado de efectuar pagamentos e recebimentos em dinheiro. Unpaid no pago, a pagar (unpaid balance: saldo no pago) Unquote aspas finais, fechar aspas. Unrestricted letter of credit carta de crdito negocivel num banco escolhido pelo beneficirio. Unsteady expresso usada no mercado de aces quando os preos flutuam constantemente sem mostrar tendncia definida. Unused balance saldo no utilizado. Upgrading promoo (limitada ou em pequena escala). Termo que representa a mudana de um empregado para um cargo de maior responsabilidade e maior salrio. Upkeep manuteno. Upset price menor preo que o vendedor se prope a aceitar. Usance nas letras de cmbio, prazo fixado para pagamento. Usance draft saque a prazo. Usury agiotagem. Utilities servios pblicos (gs, luz, telefone etc.); utilidades.

Validate (to) legalizar, atestar, confirmar ou autenticar, como se processa atravs das mquinas de caixa. Valor contabilstico (Book value) Medida contabilstica da situao lquida de uma empresa de acordo com o seu Balano. Valuation avaliao, valor. Value valor, preo, custo. Abrev. val.

Value added tax imposto sobre o valor acrescentado, em Portugal, I.V.A. Value date data de valorizao (de lanamento). Data em que o lanamento feito numa conta tornado efectivo. VAT abrev. de value added tax. Vault casa-forte. Local, geralmente subterrneo, onde so guardados os valores pertencentes a um banco. Difere do "safe deposit box". Vendee comprador. Vendor fornecedor, vendedor. Venture capital (risk capital) capital de risco. Vested interests direitos adquiridos. Visa autorizao diplomtica para entrada, permanncia, trabalho ou estudo em pas estrangeiro. Void vazio, oco, vago. Em Direito: nulo e sem efeito. Vouch (to) atestar, comprovar. Voucher comprovativo, partida (de contabilidade), recibo, guia de lanamento, documento.

Wage (algumas vezes no plural) salrio, remunerao, pagamento por servios prestados. Waive (to) renunciar a, desistir de, abrir mo. Waive interest no cobrar juros. Waive payment suster pagamento. Waiver desistncia, suspenso de direitos sobre importao. Warning aviso, advertncia. Warrant documento representativo de mercadoria depositada em armazns gerais, s sendo transmissvel ou negocivel quando apresentado conjuntamente com o certificado de depsito. Pode, ainda, significar: garantia, fiana, penhor, cautela, cauo. Nos EUA: guia de recolhimento ou pagamento, ttulo da dvida pblica (contabilidade pblica). Warrant (to) garantir, afianar, abonar, responder por, assegurar.

Warrant Produto financeiro que permite ao investidor adquirir um determinado nmero de aces, a um preo definido e numa determinada data. Na prtica, representa uma call option em que o activo de base so aces. Os warrants podem estar associados a obrigaes ou podem ser autnomos e so produtos cotados no 1 mercado e transaccionveis (ainda apresentam liquidez reduzida). Wash transaction operao fictcia em que o prprio vendedor adquire o que vende. Waste desperdcio, gasto, esbanjamento. Weak fraco. Diz-se quando o mercado de aces ou de mercadorias apresenta tendncia de baixa. White elephant expresso figurativamente aplicada uma propriedade que no pode ser explorada porque os custos de operao excedem o lucro bruto, em analogia ao elefante branco que comia mais do que o servio que prestava. Whole-owned subsidiary subsidiria integral. Empresa inteiramente possuda por outra. No se confunde com filial, pois trata-se de uma empresa distinta, apenas as suas aces pertencem inteiramente a outra empresa. Wholesale venda por grosso. Wholesaler grossista. Will testamento. Winding up liquidao. Window Dressing (cosmtica) Prtica adoptada pelos gestores dos fundos de investimento para melhorar as suas carteiras em perodos de reporte de informao financeira (trimestres normalmente). Estas mudanas de portfolio apresentam pouco efeito sobre a performance dos fundos, aumentando todavia os custos de transaco. Na prtica, os gestores vendem as aces com m performance antes do fim do perodo e compram as que mais se destacaram, para deixar uma boa imagem junto dos accionistas/detentores de UPs. Withdrawal retirada, recolhimento; recuo. Normalmente, o acto de retirar fundos de contas de poupana. (withdrawal of shipping documents: retirada de documentos de embarque). Withholding reteno na fonte. Without our responsability sem responsabilidade da nossa parte. Abrev. WOR Witness testemunha. Aquele que presencia um acto, um facto. WOR without our responsibility. Sem a nossa responsabilidade. Work order ordem de servio. Work permit autorizao do governo britnico para o trabalho de estrangeiros.

Workflow a automatizao de um processo - completo ou parcial - no decurso do qual os documentos, informaes e tarefas passam de um participante para outro, no seio de um grupo de trabalho - em conformidade com um conjunto de regras pr-estabelecidas. Workflow marketplace Proporciona a localizao de informao ou servios de colaborao a projectos complexos e pluri-disciplinares em construo. Cria uma rede de partilha de informao que fornece a todas as partes intervenientes no projecto uma perspectiva abrangente. Working capital capital de giro. O excesso do activo sobre o passivo, representando o capital disponvel para prosseguir nos negcios. Working day dia til, dia de semana. Workmanship mo-de-obra. Writ mandado judicial. wt weight. peso.

Yardstick gabarito, medida. Yearbook almanaque, anurio. Year of account exerccio contvel. Yearly report relatrio anual. Yield rendimento, taxa de rendimento, renda , produto.

You might also like