You are on page 1of 12

IBM Rational Unified Process (RUP)

Melhores prticas comprovadas para software e entrega e implementao de sistemas e de gerenciamento de projetos eficaz
IBM Rational Unified Process (RUP ) um framework de processo abrangente que fornece indstria testadas prticas para software e entrega e implementao de sistemas e de gerenciamento de projetos eficaz. um dos muitos processos contidos na Biblioteca Rational Process , que oferece melhor orientao de prticas adequadas para o seu desenvolvimento em particular ou necessidade do projeto. IBM Rational Method Composer permite que voc personalize facilmente RUP para atender as necessidades especficas de seu projeto. Ele permite que voc selecionar e implantar somente os componentes do processo que voc precisa, e depois public-lo atravs de sua intranet. O RUP mbito do processo com o Rational Method Composer fornece:

Processos baseados nas melhores prticas adotadas em milhares de projetos em todo o mundo. Evite inventar tudo do zero e reutilizao de processos que tm sido bem sucedidas para outras organizaes. Padres de capacidade que permitem que os gerentes de projeto para rapidamente adicionar ou remover pedaos reutilizveis de processos que tratam de problemas comuns.Porque no h dois projetos so iguais, gerentes de projeto podem modificar o processo para atender s necessidades especficas do projeto. Ready-to-use processos de entrega de fornecer o gerente de projeto com um ponto de partida para o planejamento rpida e iniciar um projeto. Um processo de entrega oferece um modelo de projeto inicial e identifica quais marcos de tipo para usar no projeto, que trabalham para oferecer produtos de cada etapa, e quais recursos so necessrios para cada fase. RUP promove o desenvolvimento iterativo e organiza o desenvolvimento de software e sistemas em quatro fases, cada uma consistindo de uma ou mais iteraes executveis do software a essa fase de desenvolvimento.

RUP PRIMEIROS PASSOS


Publicado por Rafael Peria de Sene / 16 de fevereiro de 2011 / Em Desenvolvimento, TI Corporativa / 0Comentrios

Rational Unified Process (RUP) um processo de engenharia de software que fornece uma abordagem disciplinada para assumir tarefas e responsabilidades dentro de uma organizao de desenvolvimento, cujo objetivo assegurar a produo de software de alta qualidade dentro de prazos e oramentos previsveis (Kruchten 2003, pg. 14). Derivado dos trabalhos sobre UML[1] e do Processo Unificado de Desenvolvimento de Software, ele traz elementos de todos os modelos genricos de processo, apoia a iterao e ilustra boas prticas de especificao e projeto (Sommervillie 2007, pg. 54). Ele captura seis das melhores prticas no desenvolvimento de software de forma satisfatria para uma grande faixa de projetos e organizaes (Krutchten 2003, pg. 14). As melhores prticas abordadas so as seguintes (Sommerville 2007, pg. 56): 1. Desenvolver o software iterativamente: planejar os incrementos de software com base nas prioridades do cliente e desenvolver e entregar o mais cedo possvel s caractersticas de sistema de maior prioridade no processo de desenvolvimento. 2. Gerenciar Requisitos: documentar explicitamente os requisitos do cliente e manter acompanhamento das mudanas desses requisitos. Analisar o impacto das mudanas no sistema antes de aceit-las. 3. Usar arquiteturas baseadas em componentes: Estruturar a arquitetura do sistema com componentes, reduzindo a quantidade de software a ser desenvolvido e, consequentemente, reduzir custos e riscos. 4. Modelar software visualmente: usar modelos grficos de UML para apresentar as vises esttica e dinmica do software. 5. Verificar a qualidade do software: garantir que o software atenda aos padres de qualidade da organizao. 6. Controlar as mudanas do software: gerenciar as mudanas do software, usando um sistema de gerenciamento de mudanas, procedimentos e ferramentas de gerenciamento de configurao. O RUP um modelo constitudo por quatro fases do processo de software, relacionadas mais estritamente aos negcios do que a assuntos tcnicos (Sommerville 2007, pg. 54). As quatro fases do RUP so descritas abaixo: 1. Concepo: o objetivo desta fase estabelecer um business case[2] para o sistema. Devem ser identificadas todas as entidades externas (pessoas e sistemas) que iro interagir com o sistema em desenvolvimento e definir essas interaes. Essas informaes so utilizadas para avaliar a contribuio do novo sistema para o negcio.

2. Elaborao: os objetivos desta fase so desenvolver um entendimento do domnio do problema, estabelecer um framework[3] de arquitetura para o sistema, desenvolver o plano de projeto e identificar seus principais riscos. Ao final desta fase deve-se ter um modelo de requisitos para o sistema (os casos de uso da UML so especificados), uma descrio de arquitetura e um plano de desenvolvimento do software. 3. Construo: est fase est essencialmente relacionada ao projeto, programao e teste do sistema. As partes do sistema so desenvolvidas paralelamente e integradas durante esta fase. Ao final deve-se ter um sistema de software em funcionamento e a documentao associada pronta para ser liberada para os usurios. 4. Transio: nesta fase, faz-se a transferncia do sistema da comunidade de desenvolvimento para a comunidade de usurios, com a entrada do sistema em funcionamento no ambiente real. Esta uma atividade ignorada na maioria dos modelos de processo de software, pois onerosa e s vezes problemtica. Ao final desta fase, deve-se ter um sistema de software documentado, funcionando corretamente em seu ambiente operacional. Cada uma das fases descritas acima pode ser realizada de forma iterativa, com os resultados desenvolvidos incrementalmente. As atividades que ocorrem durante o processo de desenvolvimento so chamadas de workflows. Existem

seis workflows principais, exibidos na Tabela 1. Workflow Descrio

Modelagem de Negcios

Os processos de negcio so modelados usando casos de uso de negcios. Os agentes que interagem com o sistema so identificados e os casos de uso so desenvolvidos para modelar os requisitos do sistema.

Requisitos

Um modelo de projeto criado e documentado usando modelos de arquitetura, modelos de componente, modelos de objetos e modelos de sequencia.
Anlise e Projeto

Os componentes de sistema so implementados e estruturados em subsistemas de implementao. A gerao automtica de cdigo com base os modelos de projeto ajuda a acelerar esse processo.
Implementao

O teste um processo iterativo realizado em conjunto com a implementao. O teste de sistema segue o trmino da implementao.
Teste

Uma verso do produto criada, distribuda aos usurios e instalada no local de trabalho.
Implantao

Gerenciamento de Configurao e Mudana

Este workflow de apoio gerencia mudanas no sistema.

Este workflow de apoio gerencia o desenvolvimento do sistema.


Gerenciamento de Projetos Este workflow est relacionado disponibilizao de ferramentas apropriadas de software para a equipe de desenvolvimento. Ambiente Tabela 1 : Workflows no Rational Unified Process (Sommerville 2007, pg. 55) Embora o RUP no seja um processo adequado a todos os tipos de desenvolvimento de software, ele representa uma nova gerao de processos genricos. A mais importante inovao a separao de fases e workflows, e o reconhecimento de que a implantao de software no ambiente do usurio parte do processo. As fases so dinmicas e tem objetivos. Os workflows so estticos e constituem atividades tcnicas que no esto associadas a uma nica fase, mas podem ser utilizados ao longo do desenvolvimento para atingir os objetivos de cada fase (Sommerville 2007, pg. 56). Referncias Businesscase (2011), http://www.businesscase.com.br acesso em 22/01/11. Sommerville, I. (2007), Engenharia de Software, Oitava Edio, Pearson Addison-Wesley. Larman, Craig. (2007), Utilizando UML e padres: uma introduo anlise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo, Terceira Edio, Bookman. Kruchten, Phillippe. (2003), Introduo ao RUP: Rational Unified Process, Primeira Edio, Cincia Moderna. [1] UML uma linguagem visual para especificar, construir e documentar os artefatos do sistema (Craig 2007, pg. 39). [2] Business Case uma forma de justificar o investimento para aprovar um projeto estratgico que agrega valor ao negcio da empresa (BusinessCase, 2011). [3] Framework uma estrutura genrica em um domnio especfico que pode formar a base de uma famlia de aplicaes. Os frameworks so geralmente implementados como um conjunto de classes concretas e abstratas, especializadas e instanciadas para criar uma aplicao (Sommerville 2007, pg. 527). 7 inShare

Rafael Peria de Sene


Bacharel em Cincia da Computao pela Universidade Federal de Alfenas. Desenvolvi durante a graduao pesquisas nas reas de engenharia de software e processos de desenvolvimento de software. Tenho slidos conhecimentos em processos de desenvolvimento de software (RUP e OpenUP), anlise e coleta de requisitos, mtodos geis de desenvolvimento (SCRUM e XP), programao utilizando as linguagens Java, C e SQL e modelagem de dados utilizando UML.

O Processo Unificado da Rational conhecido como RUP (Rational Unified Process), um processo de engenharia de software criado para apoiar o desenvolvimento orientado a objetos, fornecendo uma

forma

sistemtica para se obter vantagens no uso da UML. Foi criado pela Rational Software Corporation e adquirido em fevereiro de 2003 pela IBM.
O principal objetivo do RUP atender as necessidades dos usurios garantindo uma produo de software de alta qualidade que cumpra um cronograma e um oramento previsveis. Assim, o RUP mostra como o sistema ser construdo na fase de implementao, gerando o modelo do projeto e, opcionalmente, o modelo de anlise que utilizado para garantir a robustez. O RUP define perfeitamente quem responsvel pelo que, como as coisas devero ser feitas e quando devem ser realizadas, descrevendo todas as metas de desenvolvimento especificamente para que sejam alcanadas. O RUP organiza o desenvolvimento de software em quatro fases, onde so tratadas questes sobre planejamento, levantamento de requisitos, anlise, implementao, teste e implantao do software. Cada fase tem um papel fundamental para que o objetivo seja cumprido, distribudos entre vrios profissionais como o Analista de sistema, Projetista, Projetista de testes, entre outros.

Fases do RUP
Fase de Concepo / Iniciao: Esta fase do RUP abrange as tarefas de comunicao com o cliente e planejamento. feito um plano de projeto avaliando os possveis riscos, as estimativas de custo e prazos, estabelecendo as prioridades, levantamento dos requisitos do sistema e preliminarmente analis-lo. Assim, haver uma anuncia das partes interessadas na definio do escopo do projeto, onde so examinados os objetivos para se decidir sobre a continuidade do desenvolvimento. Fase de Elaborao: Abrange a Modelagem do modelo genrico do processo. O objetivo desta fase analisar de forma mais detalhada a anlise do domnio do problema, revisando os riscos que o projeto pode sofrer e a

arquitetura do projeto comea a ter sua forma bsica. Indagaes como O plano do projeto confivel?, Os custos so admissveis? so esclarecidas nesta etapa. Fase de Construo: Desenvolve ou Adquire os componentes de Software. O principal objetivo desta fase a construo do sistema de software, com foco no desenvolvimento de componentes e outros recursos do sistema. na fase de Construo que a maior parte de codificao ocorre. Fase de Transio: Abrange a entrega do software ao usurio e a fase de testes. O objetivo desta fase disponibilizar o sistema, tornando-o disponvel e compreendido pelo usurio final. As atividades desta fase incluem o treinamento dos usurios finais e tambm a realizao de testes da verso beta do sistema visando garantir que o mesmo possua o nvel adequado de qualidade.

Referncias Bibliogrficas: http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_Rational_Unified_Process http://www.ibm.com/software/awdtools/rup/

http://www.infoescola.com/engenharia-de-software/rup/
http://www-01.ibm.com/software/awdtools/rup/ http://www.tiespecialistas.com.br/2011/02/rup-primeiros-passos/#.UUkNBBzvvRM

O RUP, abreviao de Rational Unified Process (ou Processo Unificado Rational), um processo proprietrio de Engenharia de software criado pela Rational Software Corporation, adquirida pela IBM, ganhando um novo nome IRUPque agora uma abreviao de IBM Rational Unified Process e tornando-se uma brand na rea de Software, fornecendo tcnicas a serem seguidas pelos membros da equipe de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar a sua produtividade no processo de desenvolvimento. O RUP usa a abordagem da orientao a objetos em sua concepo e projetado e documentado utilizando a notao UML (Unified Modeling Language) para ilustrar os processos em ao. Utiliza tcnicas e prticas aprovadas comercialmente. um processo considerado pesado e preferencialmente aplicvel a grandes equipes de desenvolvimento e a grandes projetos, porm o fato de ser amplamente customizvel torna possvel que seja adaptado para projetos de qualquer escala. Para a gerncia do projeto, o RUP prov uma soluo disciplinada de como assinalar tarefas e responsabilidades dentro de uma organizao de desenvolvimento de software.

O RUP , por si s, um produto de software. modular e automatizado, e toda a sua metodologia apoiada por diversas ferramentas de desenvolvimento integradas e vendidas pela IBM atravs de seus "Rational Suites". Mtodos concorrentes no campo da engenharia de software incluem o "Cleanroom" (considerado pesado) e os Mtodos geis (leves) como a Programao Extrema (XP-Extreme Programming), Scrum, FDD e outros.

Linhas mestras
O RUP define as seguintes linhas-mestras e esqueletos (templates) para os membros da equipe de um ciclo de produo: parte do cliente, e uma avaliao do progresso do projeto pela sua gerncia. Alm disso, ajuda os programadores a manterem-se concentrados no projeto. [editar]Gesto

de requisitos

Uma documentao apropriada essencial para qualquer grande projeto; note que o RUP descreve como documentar a funcionalidade, restries de sistema, restries de projeto e requisitos de negcio. Os casos de uso (em ingls Use Cases) e os cenrios so exemplos de artefatos dependentes do processo, que tm sido considerados muito mais eficazes na captura de requisitos funcionais. [editar]Uso

de arquitetura baseada em componentes

A arquitetura baseada em componentes cria um sistema que pode ser facilmente extensvel, promovendo a reutilizao de software e um entendimento intuitivo. Um componente normalmente se relaciona com um objeto na programao orientada a objetos. O RUP oferece uma forma sistemtica para construir este tipo de sistema, focando-se em produzir uma arquitetura executvel nas fases iniciais do projeto, ou seja, antes de comprometer recursos em larga escala. Estes componentes so normalmente incluidos em infraestruturas existentes como o CORBA e o COM (Modelo de Componentes de Objectos). [editar]Uso

de software de modelos visuais

Ao abstrair a programao do seu cdigo e represent-la utilizando blocos de construo grfica, o RUP consegue uma maneira efetiva de se ter uma viso geral de uma soluo. O uso de modelos visuais tambm pode permitir que indivduos de perfil menos tcnico (como clientes) tenham um melhor entendimento de um dado problema, e assim se envolvam mais no projeto como um todo. A linguagem de modelagem UML tornou-se um padro industrial para representar projetos, e amplamente utilizada pelo RUP! [editar]Verificao

da qualidade do software

No assegurar a qualidade do software a falha mais comum em todos os projetos de sistemas computacionais. Normalmente pensa-se em qualidade de software aps o trmino dos projetos, ou a qualidade responsabilidade de uma equipe diferente da equipe de desenvolvimento. O RUP visa auxiliar no controle do planejamento da qualidade, verificando-a na construo de todo o processo e envolvendo todos os membros da equipe de desenvolvimento. [editar]Gesto

e Controle de Mudanas do Software

Em todos os projetos de software a existncia de mudanas inevitvel. O RUP define mtodos para controlar e monitorar mudanas. Como uma pequena mudana pode afetar aplicaes de formas inteiramente imprevisveis, o controle de mudanas essencial para o sucesso de um projeto. O RUP tambm define reas de trabalho seguras, garantindo a um programador que as mudanas efetuadas noutro sistema no afetaro o seu sistema.

[editar]Fases At agora estas linhas de guia so gerais, a serem aderidas ao percorrer do ciclo de vida de um projeto. As fases (vide figura abaixo) indicam a nfase que dada no projeto em um dado instante. Para capturar a dimenso do tempo de um projeto, o RUP divide o projeto em quatro fases diferentes:

1. Iniciao ou Concepo: nfase no escopo do sistema; 2. Elaborao: nfase na arquitetura; 3. Construo: nfase no desenvolvimento; 4. Transio: nfase na implantao. O RUP tambm se baseia nos 4 Ps: 1. Pessoas 2. Projeto 3. Produto 4. Processo As fases so compostas de iteraes. As iteraes so janelas de tempo; as iteraes possuem prazo definido enquanto as fases so objetivas. Todas as fases geram artefatos. Estes sero utilizados nas prximas fases e documentam o projeto, alm de permitir melhor acompanhamento. [editar]Fase

de Concepo

A fase de iniciao ou concepo contm os workflows necessrios concordncia dos stakeholders - as partes interessadas - com os objetivos, a arquitetura e o planejamento do projeto. Se essas partes interessadas tiverem bons conhecimentos, pouca anlise ser requerida. Caso contrrio, ser exigida uma anlise mais elaborada. Nesta fase, os requisitos essenciais do sistema so transformados em casos de uso. O objetivo no fech-los em sua totalidade, mas apenas aqueles necessrios formao de opinio. A etapa geralmente curta e serve para definir se vivel continuar com o projeto e definir os riscos e o custo deste ltimo. Um prottipo pode ser feito para que o cliente possa aprovar. Como cita o RUP, o ideal que sejam feitas iteraes, mas estas devem ser bem definidas quanto sua quantidade e aos objetivos. [editar]Fase

de Elaborao

A fase de elaborao ser apenas para o projeto do sistema, buscando complementar o levantamento / documentao dos casos de uso, voltado para a arquitetura do sistema, revisa a modelagem do negcio para os

projetos e inicia a verso do manual do usurio. Deve-se aceitar: Viso geral do produto (incremento + integrao) est estvel?; O plano do projeto confivel?; Custos so admissveis? [editar]Fase

de Construo

Na fase de construo, comea o desenvolvimento fsico do software, produo de cdigos, testes alfa. Os testes beta so realizados no incio da fase de Transio. Deve-se aceitar testes, e processos de testes estveis, e se os cdigos do sistema constituem "baseline". [editar]Fase

de Transio

Nesta fase ocorre a entrega ("deployment") do software, realizado o plano de implantao e entrega, acompanhamento e qualidade do software. Produtos (releases, verses) devem ser entregues, e ocorrer a satisfao do cliente. Nesta fase tambm realizada a capacitao dos usurios. [editar]Disciplinas [editar]Seis

Disciplinas de Engenharia

[editar]Disciplina de Modelagem de Negcios As organizaes esto cada vez mais dependentes de sistemas de TI, tornando-se imperativo que os engenheiros de sistemas de informao saibam como as aplicaes em desenvolvimento se inserem na organizao. As empresas investem em TI, quando entendem a vantagem competitiva do valor acrescentado pela tecnologia. O objetivo de modelagem de negcios , primeiramente, estabelecer uma melhor compreenso e canal de comunicao entreengenharia de negcios e engenharia de software. Compreender o negcio significa que os engenheiros de software devem compreender a estrutura e a dinmica da empresa alvo (o cliente), os atuais problemas na organizao e possveis melhorias. Eles tambm devem garantir um entendimento comum da organizao-alvo entre os clientes, usurios finais e desenvolvedores. Modelagem de negcios, explica como descrever uma viso da organizao na qual o sistema ser implantado e como usar esta viso como uma base para descrever o processo, papis e responsabilidades. [editar]Disciplina de Requisitos Esta disciplina explica como levantar pedidos das partes interessadas ("stakeholders") e transform-los em um conjunto de requisitos que os produtos funcionam no mbito do sistema a ser construdo e fornecem requisitos detalhados para o que deve fazer o sistema. [editar]Disciplina de Anlise e Projeto("Design") O objetivo da anlise e projeto mostrar como o sistema vai ser realizado. O objetivo construir um sistema que: Execute, em um ambiente de execuo especfico, as tarefas e funes especificadas nas descries de casos de uso Cumpra todas as suas necessidades Seja fcil de manter quando ocorrerem mudanas de requisitos funcionais

Resultados de projeto em um modelo de anlise e projeto tem, opcionalmente, um modelo de anlise. O modelo de design serve como uma abstrao do cdigo-fonte, isto , o projeto atua como um modelo de "gabarito" de como o cdigo-fonte estruturado e escrito. O modelo de projeto consiste em classes de design estruturado em pacotes e subsistemas com interfaces bem definidas, representando o que ir se tornar componentes da aplicao. Ele tambm contm descries de como os objetos dessas classes colaboram para desempenhar casos de uso do projeto. [editar]Disciplina de Implementao Os efeitos da implementao so: Para definir a organizao do cdigo, em termos de subsistemas de implementao organizadas em camadas Para implementar classes e objetos em termos de componentes (arquivos-fonte, binrios, executveis e outros) Para testar os componentes desenvolvidos como unidades Integrar os resultados produzidos por implementadores individuais (ou equipes), em um sistema executvel

Sistemas so realizados atravs da aplicao de componentes. O processo descreve como reutilizar componentes existentes ou implementar novos componentes com responsabilidades bem definidas, tornando o sistema mais fcil de manter e aumentar as possibilidades de reutilizao. [editar]Disciplina de Teste As finalidades da disciplina de teste so: Para verificar a interao entre objetos Para verificar a integrao adequada de todos os componentes do software Para verificar se todos os requisitos foram corretamente implementados Identificar e garantir que os defeitos so abordados antes da implantao do software Garantir que todos os defeitos so corrigidos, reanalisados e fechados

O Rational Unified Process prope uma abordagem iterativa, o que significa que deve-se testar todo o projeto. Isto permite encontrar defeitos to cedo quanto possvel, o que reduz radicalmente o custo de reparar o defeito. Os testes so realizados ao longo de quatro dimenses da qualidade:confiabilidade, funcionalidade, desempenho da aplicao, e o desempenho do sistema. Para cada uma destas dimenses da qualidade, o processo descreve como voc passar pelo teste do ciclo de planejamento, projeto, implementao, execuo e avaliao. [editar]Disciplina de Implantao O objetivo da implantao o de produzir com sucesso lanamentos de produtos e entregar o software para seus usurios finais. Ele cobre uma vasta gama de atividades, incluindo a produo de releases externos do software, a embalagem do software e aplicativos de negcios, distribuio do software, instalao do software e prestao de ajuda e assistncia aos usurios. Embora as atividades de implantao estejam principalmente centradas em torno da fase de transio, muitas das atividades devem ser includas nas fases anteriores para se preparar para a implantao, no final da fase de construo. Os processos ("workflows") de "Implantao e Ambiente" do RUP contm menos detalhes do que outros workflows. [editar]Trs

Disciplinas de Apoio/Suporte

[editar]Disciplina de Ambiente O ambiente enfoca as atividades necessrias para configurar o processo para um projeto. Ele descreve as atividades necessrias para desenvolver as diretrizes de apoio a um projeto. A proposta das atividades de ambiente prover organizao de desenvolvimento de software os processos e as ferramentas que daro suporte equipe de desenvolvimento. Se os usurios do RUP no entendem que o RUP um framework de processo, eles podem perceb-lo como um processo pesado e caro. No entanto, um conceito-chave dentro do RUP foi que o processo RUP pode e, muitas vezes, deve ser refinado. Este foi inicialmente feito manualmente, ou seja, por escrito, um documento de "caso de desenvolvimento" que especificou o processo refinado para ser utilizado. Posteriormente, o produto IBM Rational Method Composer foi criado para ajudar a tornar esta etapa mais simples, engenheiros de processos e gerentes de projeto poderiam mais facilmente personalizar o RUP para suas necessidades de projeto. Muitas das variaes posteriores do RUP, incluindo OpenUP/Basic, a verso open-source e leve do RUP, so agora apresentados como processos distintos, por direito prprio, e atendem a diferentes tipos e tamanhos de projetos, tendncias e tecnologias de desenvolvimento de software. Historicamente, como o RUP, muitas vezes personalizado para cada projeto por um perito do processo RUP, o sucesso total do projeto pode ser um pouco dependente da capacidade desta pessoa. [editar]Disciplina de Configurao e Gerncia de Mudana A disciplina de Gesto de Mudana em negcios com RUP abrange trs gerenciamentos especficos: de configurao, de solicitaes de mudana, e de status e medio. Gerenciamento de configurao: A gesto de configurao responsvel pela estruturao sistemtica dos produtos. Artefatos, como documentos e modelos, precisam estar sob controle de verso e essas alteraes devem ser visveis. Ele tambm mantm o controle de dependncias entre artefatos para que todos os artigos relacionados sejam atualizados quando so feitas alteraes

Gerenciamento de solicitaes de mudana: Durante o processo de desenvolvimento de sistemas com muitos artefatos existem diversas verses. O CRM mantm o controle das propostas de mudana Gerenciamento de status e medio: Os pedidos de mudana tm os estados: novo, conectado, aprovado, cedido e completo. A solicitao de mudana tambm tem atributos como a causa raiz, ou a natureza (como o defeito e valorizao), prioridade, etc. Esses estados e atributos so armazenados no banco de dados para produzir relatrios teis sobre o andamento do projeto. A Rational tambm tem um produto para manter a solicitaes de mudana chamado ClearQuest. Esta atividade tm procedimentos a serem seguidos

[editar]Disciplina de Gerncia de Projeto O planejamento de projeto no RUP ocorre em dois nveis. H uma baixa granularidade ou planos de Fase que descreve todo o projeto, e uma srie de alta granularidade ou planos de Iterao que descrevem os passos iterativos. Esta disciplina concentra-se principalmente sobre os aspectos importantes de um processo de desenvolvimento iterativo: Gesto de riscos; Planejamento um projeto iterativo atravs do ciclo de vida e para uma iterao particular; E o processo de acompanhamento de um projeto iterativo, mtricas. No entanto, esta disciplina do RUP no tenta cobrir todos os aspectos do gerenciamento de projetos. Por exemplo, no abrange questes como: Gesto de Pessoas: contratao, treinamento, etc Oramento Geral: definio, alocao, etc Gesto de Contratos: com fornecedores, clientes, etc

[editar]Princpios

e melhores prtica

RUP baseado em um conjunto de princpios de desenvolvimento de software e melhores prticas, por exemplo: 1. Desenvolvimento de software iterativo 2. Gerenciamento de requisitos 3. Uso de arquitetura baseada em componente 4. Modelagem visual de software 5. Verificao da qualidade do software 6. Controle de alterao no software [editar]Desenvolvimento

iterativo

Dado o tempo gasto para desenvolver um software grande e sofisticado, no possvel definir o problema e construir o software em um nico passo. Os requerimentos iro freqentemente mudar no decorrer do desenvolvimento doprojeto, devido a restries de arquitetura, necessidades do usurio ou a uma maior compreenso do problema original. Alteraes permitem ao projeto ser constantemente refinado, alm de assinalarem itens de alto risco do projeto como as tarefas de maior prioridade. De forma ideal, ao trmino de cada iterao haver uma verso executvel, o que ajuda a reduzir o risco de configurao do projeto, permitindo maior retorno do usurio e ajudando ao desenvolvedor manter-se focado. O RUP usa desenvolvimento iterativo e incremental pelas seguintes razes: A integrao feita passo a passo durante o processo de desenvolvimento, limitando-se cada passo a poucos elementos A integrao menos complexa, reduzindo seu custo e aumentado sua eficincia Partes separadas de projeto e/ou implementao podem ser facilmente identificadas para posterior reuso Mudanas de requisitos so registradas e podem ser acomodadas Os riscos so abordados no inicio do desenvolvimento e cada iterao permite a verificao de riscos j percebidos bem como a identificao de novos Arquitetura de software melhorada atravs de um escrutino repetitivo

Usando iteraes, um projeto ter um plano geral, como tambm mltiplos planos de iterao. O envolvimento dos stakeholders freqentemente encorajado a cada entrega. Desta maneira, as entregas servem como uma forma

de se obter o comprometimento dos envolvidos, promovendo tambm uma constante comparao entre os requisitos e o desenvolvimento da organizao para as pendncias que surgem. [editar]Gerenciamento

de requisitos

O Gerenciamento de requisitos no RUP est concentrado em encontrar as necessidades do usurio final pela identificao e especificao do que ele necessita e identificando aquilo que deve ser mudado. Isto traz como benefcios: A correo dos requisitos gera a correo do produto, desta forma as necessidadades dos usurios so encontradas. As caractersticas necessrias sero includas, reduzindo o custo de desenvolvimentos posteriores.

RUP sugere que o gerenciamento de requisitos tem que seguir as atividades: Anlise do problema concordar com o problema e criar medies que iro provar seu valor para a organizao Entender as necessidades de seus stakeholders compartilhar o problema e valores com os stakeholderschave e levantar quais as necessidades que esto envolvidas na elaborao da ideia Definir o problema a definio das caractersticas das necessidades e esquematizao dos casos de uso, atividades que iro facilmente mostrar os requisitos de alto-nvel e esboar o modelo de uso do sistema Gerenciar o escopo do sistema trata das modificaes de escopo que sero comunicadas baseadas nos resultados do andamento e selecionadas na ordem na qual os fluxogramas de casos de uso so atacados Refinar as definies do sistema trata do detalhamento dos fluxogramas de caso de uso com os stakeholders de forma a criar uma especificao de requerimentos de software que pode servir como um contrato entre o seu grupo e o do cliente e poder guiar as atividades de teste e projeto Gerenciamento das mudanas de requisitos trata de como identificar as chegadas das mudanas de requerimento num projeto que j comeou

[editar]Uso

de arquitetura baseada em componentes

Arquitetura baseada em componentes cria um sistema que facilmente extensvel, intuitivo e de fcil compreenso e promove a reusabilidade de software. Um componente freqentemente se relaciona com um conjunto de objetos naprogramao orientada ao objeto. Arquitetura de software aumenta de importncia quando um sistema se torna maior e mais complexo. RUP foca na produo da arquitetura bsica nas primeiras iteraes. Esta arquitetura ento se torna um prottipo nos ciclos iniciais de desenvolvimento. A arquitetura desenvolve-se em cada iterao para se tornar a arquitetura final do sistema. RUP tambm prope regras de projeto e restries para capturar regras de arquitetura. Pelo desenvolvimento iterativo possvel identificar gradualmente componentes os quais podem ento ser desenvolvidos, comprados ou reusados. Estes componentes so freqentemente construdos em infra-estruturas existentes tais como CORBA e COM, ouJavaEE, ou PHP [editar]Modelagem

visual de software

Abstraindo sua programao do seu cdigo e representando-a usando blocos de construo grfica constitui-se de uma forma efetiva de obter uma viso geral de uma soluo. Usando esta representao, recursos tcnicos podem determinar a melhor forma para implementar a dado conjunto de interdependncias lgicas. Isto tambm constri uma camada intermediria entre o processo de negcio e o cdigo necessrio atravs da tecnologia da informao. Um modelo neste contexto uma visualizao e ao mesmo tempo uma simplificao de um projeto complexo. RUP especifica quais modelos so necessrios e porque. A Linguagem modelagem unificada (UML) pode ser usada para modelagem de Casos de Uso, diagrama de classes e outros objetos. RUP tambm discute outras formas para construir estes modelos. [editar]Verificar

qualidade de software

Garantia da qualidade de software o ponto mais comum de falha nos projetos de software, desde que isto freqentemente algo que no se pensa previamente e algumas vezes tratado por equipes diferentes. O RUP ajuda no planejamento do controle da qualidade e cuida da sua construo em todo processo, envolvendo todos os

membros da equipe. Nenhuma tarefa especificamente direcionada para a qualidade; o RUP assume que cada membro da equipe responsvel pela qualidade durante todo o processo. O processo foca na descoberta do nvel de qualidade esperado e prov testes nos processos para medir este nvel. [editar]Controle

de alteraes no software

Em todos os projetos de software, mudanas so inevitveis. RUP define mtodos para controlar, rastrear e monitorar estas mudanas. RUP tambm define espaos de trabalho seguros (do ingls secure workspaces), garantindo que um sistema de engenharia de software no ser afetado por mudanas em outros sistemas. Este conceito bem aderente com arquiteturas de software baseados em componentizao.

http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_Rational_Unified_Process

You might also like