You are on page 1of 5

[...] 5. Informa que em novembro/2011 foi publicada a Resoluo n.

10/2011 estabelecendo nova grade curricular, com novas exigncias de pr-requisito, o que tem lhe impedido de se matricular nas disciplinas Anatomia Mdica e Fisiologia Bsica neste primeiro semestre de 2012, o que ocasionar atraso de turma e o impedimento de concluso e formatura no curso de Medicina junto com sua turma originria. 6. Argumenta que no se mostra razovel a alterao da grade curricular ser imposta aos alunos que j estejam cursando medicina, principalmente se estas alteraes posteriores ao seu ingresso na faculdade lhes trazem prejuzos, argumentando que j tinha se planejado com base na antiga programao curricular. Autos conclusos, decido. 8. Inicialmente, observo que razo no assiste ao agravante quanto necessidade do deferimento do benefcio da gratuidade de justia, tendo em vista restar demonstrado que suportou despesa da monta de R$ 51.043,46 para custeio do curso de graduao em instituio de ensino superior no ano de 2010 (fl. 52), o que, considerando os termos da Lei n. 1.060/50, afasta a condio de hipossuficincia 9. Quanto ao mrito, razo tambm no assiste ao agravante, tendo em vista que seu requerimento est em claro confronto com as normas organizacionais do curso de Medicina da Faculdade de Sade e Ecologia Humana - FASEH. 10. A Constituio Federal de 1988 conferiu s Universidades autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, o que lhes confere o direito de regulamentar seu funcionamento e editar as suas regras de funcionamento, nos termos da Lei n. 9.394/96, legitimando, assim, a alterao de grade curricular do curso de medicina proposto pela Resoluo n. 010/2011, da Faculdade da Sade e Ecologia Humana, alterando a estrutura curricular do curso de medicina para o 1 semestre de 2012. 11. Observo que no pode prosperar os argumentos de prejuzos trazidos pelo agravante, visto estar no incio do curso, bem como

que, o que realmente parece lhe causar prejuzos o fato de ter reprovado na disciplina Neuroanatomia 1 no primeiro perodo do curso. 12. Ademais, o entendimento nesta Corte da matria que as instituies de ensino podem alterar a grade curricular no decorrer do curso e exigir dos alunos seu cumprimento, ressalvando somente a situao daqueles alunos formandos, o que no hiptese dos autos, visto que o agravante ainda cursar o terceiro perodo (fl. 41). 13. Confiram-se, a propsito, jurisprudncia deste Tribunal nesse sentido: PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. ENSINO. AO PRINCIPAL E AO CAUTELAR. JULGAMENTO SIMULTNEO. POSSIBILIDADE. ALTERAO DA GRADE CURRICULAR. MANUTENO DAS REGRAS ANTERIORES EM RELAO A ALUNOS CONCLUDENTES. SITUAO DE FATO CONSOLIDADA PELO DECURSO DO TEMPO. HONORRIOS ADVOCATCIOS. 1. No h nulidade da sentena que julga simultaneamente aes principal e cautelar, em uma mesma pea processual. 2. As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica e administrativa e podem promover alteraes das grades curriculares dos cursos superiores. No entanto admite-se a manuteno do currculo anterior de curso superior em favor de alunos concludentes quando haja evidente prejuzo pela aplicao das modificaes curriculares, por no possibilitarem a concluso do curso no prazo originariamente previsto. No caso a concluso do curso superior de medicina pelas requerentes dependia tosomente da concluso da disciplina estagio supervisionado. Aplicao do princpio da razoabilidade. (...) 5. Apelao a que se nega provimento.

(AC 1999.40.00.004433-0/PI, Rel. Desembargadora Federal Maria Isabel Gallotti Rodrigues, Conv. Juiz Federal Rodrigo Navarro De Oliveira, Sexta Turma,e-DJF1 p.205 de 14/12/2009) ADMINISTRATIVO. AO PRINCIPAL. ENSINO SUPERIOR. ALTERAO DE GRADE CURRICULAR. CONCLUSO DE MAIS DA METADE DO CURSO. ALUNO VINDO DE OUTRA INSTITUIO ANTES DA ALTERAO. DIREITO ADEQUAO DO HISTRICO ESCOLAR NOS MOLDES DA GRADE ANTERIOR. ALUNO CONCLUIENTE EM 1999. SITUAO FTICA CONSOLIDADA. (...) 2. Embora seja admissvel, em tese, a modificao da grade curricular, sem que haja para o estabelecimento de ensino obrigatoriedade de manuteno da sistemtica antiga em concomitncia com a atual, a aplicao comporta ponderaes em relao aos alunos que j se encontram quase ao trmino de seu curso. Precedentes da Corte. 3. Apelao e remessa oficial a que se nega provimento. (AC 1997.40.00.006332-0/PI, Rel. Desembargador Federal Fagundes De Deus, Conv. Juiz Federal Vallisney De Souza Oliveira, Quinta Turma,DJ p.41 de 02/02/2006) ADMINISTRATIVO. ENSINO SUPERIOR. COLAO DE GRAU. PENDNCIA. OBTENODO DIPLOMA. POSSIBILIDADE. NOVA GRADE CURRICULAR. INEXISTNCIA DE DIREITO ADQUIRIDO PELO ESTUDANTE. SITUAO FTICA CONSOLIDADA. COBRANA DE MENSALIDADES. DISSDIO ESTUDANTE/INSTITUIO DE ENSINO. JUSTIA FEDERAL. INCOMPETNCIA. 1. O indeferimento da expedio do diploma em favor da Impetrante foi motivado pelo fato de que esta colou grau sem ter sido aprovada em uma disciplina. Todavia, tal pendncia j foi superada pela aprovao na referida cadeira curricular, devendo ser garantida a expedio do documento oficial.

2. No h, por parte do aluno, direito adquirido imutabilidade do currculo escolar. A instituio de ensino pode, a seu critrio, alterar a grade curricular sem que possa o estudante opor resistncia ao seguimento da nova diretriz educacional. No obstante, devem ser mantidas aquelas situaes fticas consolidadas, cujo desfazimento no se mostra recomendvel. Precedentes da Corte. 3. Consolidou-se a exegese jurisprudencial de que a competncia para apreciar questes relativas cobrana de mensalidades por instituies particulares de ensino da Justia Estadual. Smula n 34 do e. STJ. 4. Remessa oficial improvida. (REO 2000.01.00.060776-6/MG, Rel. Desembargador Federal Eustaquio Silveira, Conv. Juiz Reynaldo Soares Da Fonseca (conv.), Primeira Turma,DJ p.76 de 07/06/2002) (grifo nosso) 12. Assim, deve ser mantida a deciso recorrida, tendo em vista estar em consonncia com a jurisprudncia desta Corte sobre a matria. Pelo exposto e com fulcro no art. 557, caput, do Cdigo de Processo Civil, nego seguimento ao agravo de instrumento. Determino ao agravante que realize o preparo do presente agravo, sob pena das cominaes legais. Publique-se. Intimem-se. Decorrido o prazo legal, sem impugnao, arquivem-se, nos termos da Resoluo/PRESI/CENAG 10, de 14/06/2011. Braslia, 31 de janeiro de 2012. Juza Federal HIND GHASSAN KAYATH Relatora Convocada AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 0003579-68.2012.4.01.0000/DF RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL JIRAIR ARAM MEGUERIAN RELATORA CONVOCADA : JUZA FEDERAL HIND GHASSAN KAYATH

AGRAVANTE : UNIAO FEDERAL PROCURADOR : ANA LUISA FIGUEIREDO DE CARVALHO AGRAVADO : THIAGO JESUS DA SILVA DEFENSOR : DEFENSORIA PUBLICA DA UNIAO DECISO Trata-se de agravo de instrumento interposto pela Unio contra deciso proferida pelo MM. Juiz Federal da 20 Vara da Seo Judiciria do Distrito Federal que deferiu o pedido de antecipao dos efeitos da tutela formulado nos autos da Ao Ordinria n 70550-54.2011.4.01.3400 e determinou que, juntamente com o Distrito Federal, iniciem o tratamento oftalmolgico em Thiago Jesus da Silva na rede pblica de sade ou o custeiem em clnica particular, no prazo de 05 dias. 2. Consignou o MM. Magistrado a quo ser dever constitucional do Estado garantir o acesso sade s pessoas carentes, principalmente havendo o risco de dano irreparvel em face de quadro clnico comprovadamente crtico, que justifica a urgncia da medida requerida. 3. Irresignada, a agravante suscita preliminar de ilegitimidade passiva sob o fundamento de que a Lei n. 8.080/90 afasta o dever de executar os servios pblicos de sade, determinando-os expressamente aos Municpios e Estados, tendo em vista que o Sistema nico de Sade se organiza de forma descentralizada, cabendo-lhe o papel de formular, coordenar e avaliar as polticas pblicas de sade e, aos demais entes da federao, prestar os servios de sade diretamente populao.

You might also like