You are on page 1of 7

Curso Tcnico de Segurana do Trabalho

03 Fundamentos do Fogo
03.1. Definies
Sinistro: Desastre, runa. Grande prejuzo material; dano. Ocorrncia de prejuzo ou dano (incndio, acidente, naufrgio, etc.) em algum bem sobre o qual se faz seguro. (AURLIO, Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa) Demais definies com referncia na NBR 13860:1997 - Glossrio de termos relacionados coma segurana contra incndio: Fogo: Processo de combusto caracterizado pela emisso de calor e luz. Combusto: Reao exotrmica de um combustvel com um comburente, geralmente acompanhada de chamas e/ou brasa e/ou emisso de fumaa. Incndio: fogo fora de controle. Princpio de incndio: Perodo inicial da queima de materiais, compostos qumicos ou equipamentos, enquanto o incndio incipiente.

03.2. Composio do Fogo


O fogo foi a maior conquista do homem pr-histrico. A partir desta conquista o homem aprendeu a utilizar a fora do fogo em seu proveito, extraindo a energia dos materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefcio. Ele composto por trs elementos: Oxignio, calor e combustvel. Juntos, estes elementos formam o que chamamos de Tringulo do Fogo. Para melhor entendimento, d-se uma representao grfica inicial do que seriam estes elementos juntos, formada por um tringulo com a denominao de cada um dos elementos em cada lado da figura geomtrica e em seu centro uma representao de chamas. Para que haja fogo necessrio que estes trs elementos estejam em proporo essenciais da combusto, que chamamos de reao em cadeia. A reao em cadeia torna a queima autossustentvel. O calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combinam com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante. 03.2.1. Oxignio (Comburente) o elemento que d vida as chamas combinando com os vapores inflamveis, servindo como um ativador do fogo e possibilitando sua expanso. O oxignio compe 21% o ar atmosfrico, mas o mnimo exigvel para sustentar a combusto de 16%. 03.2.2. Calor uma forma de energia (energia trmica em trnsito). o elemento que d incio ao fogo e faz o fogo se propagar. Pode ser uma fasca, uma chama ou at um superaquecimento.

Combate e Preveno Sinistros | 8

Curso Tcnico de Segurana do Trabalho

03.2.3. Combustvel De forma simples e objetiva, combustvel todo material que queima. Este material combustvel poder ser encontrado no estado slido, lquido ou gasoso. Os materiais combustveis slios, em suas principais caractersticas, so os combustveis que queimam em profundidade e deixam resduo. A utilizao destes combustveis para abastecimento em Indstrias tem baixa aplicao, sendo basicamente utilizados em fornos lenha. Os principais combustveis slidos so a lenha e o carvo mineral. Este tem importncia grande na produo de energia trmica e eltrica na Europa, mas no Brasil est restrito a regio Sul, prximos aos centros produtores. Para avaliao de riscos de incndios, encontramos estes materiais em toda a parte estrutural da edificao, como forma de matria prima e produto final. Encontramos materiais combustveis slidos em todos os locais, sem exceo. Exemplos: papel, madeira, tecido, algodo, etc. Os materiais combustveis lquidos, em suas principais caractersticas, so os que queimam em superfcie e no deixam resduos. Os combustveis lquidos so amplamente utilizados na indstria pelas facilidades de armazenamento, operao e transporte, e os derivados de petrleo praticamente esto presentes na maioria das aplicaes. Existem duas classificaes quanto a sua volatilidade: Volteis so os que desprendem gases inflamveis temperatura ambiente. Ex.: lcool, ter, benzina, etc. No Volteis so os que desprendem gases inflamveis temperaturas maiores do que a do ambiente. Ex.: leo, graxa, etc. Vale sempre lembrar que o aquecimento do material combustvel, tanto slido quanto o lquido, primeiramente se transformam em gs e depois se inflamam. Os materiais combustveis gasosos, em suas principais caractersticas, queimam quase toda a sua massa de uma vez e no deixam resduos, por isso tem maior propenso exploses. Os combustveis gasosos tem aumentado sua aplicabilidade na indstria nacional, respondendo a demanda por fontes de energia mais limpas e eficientes. Gs Liquefeito de Petrleo importante combustvel, tanto de aplicao industrial como domstica, com isso, ser o combustvel gasoso mais encontrado em trabalhos de avaliao de riscos de incndios. 03.2.4. Reao em Cadeia Os combustveis, aps iniciarem a combusto, geram mais calor. Esse calor provocar o desprendimento de mais gases ou vapores combustveis, desenvolvendo uma transformao em cadeia ou reao em cadeia, que, em resumo, o produto de uma transformao gerando outra transformao.

03.3. Pontos e Temperaturas Importantes do Fogo


Ponto de Fulgor: a temperatura (uma para cada combustvel), na qual um combustvel desprende vapores suficientes para serem inflamados por uma fonte externa de calor, mas no em quantidade suficiente para manter a combusto. Ponto de Combusto: a temperatura do combustvel acima da qual ele desprende vapores em quantidade suficiente para serem inflamados por uma fonte externa de calor e continuarem queimando, mesmo quando retirada esta fonte de calor.
Combate e Preveno Sinistros | 9

Curso Tcnico de Segurana do Trabalho

Ponto de Ignio: a temperatura necessria para inflamar os vapores que estejam se desprendendo de um combustvel. Aps ter visto tudo isto, podemos concluir que se abaixarmos a temperatura de um combustvel, ou da regio onde seus vapores flutuam, abaixo da sua temperatura de ignio, cessar a combusto. Este o segundo mtodo bsico de extino de incndios, e conhecido como resfriamento.

03.4. Meios de Propagao do Fogo


O calor uma forma de energia produzida pela combusto ou originada do atrito dos corpos. Ele se propaga por trs processos de transmisso: Conduo: a forma pela qual se transmite o calor atravs do prprio material, de molcula a molcula ou de corpo a corpo.

Conveco: quando o calor se transmite atravs de uma massa de ar aquecida, que se desloca do local em chamas, levando para outros locais, quantidade de calor suficiente para que os materiais combustveis a existentes atinjam seu ponto de combusto, originando outro foco de fogo.

Combate e Preveno Sinistros | 10

Curso Tcnico de Segurana do Trabalho

Irradiao: quando o calor se transmite por ondas calorficas atravs do espao, sem utilizar qualquer meio material.

03.5. Mtodos de Extino do Fogo


J vimos que, para que haja fogo, necessrio que tenhamos uma juno equilibrada de trs elementos: Calor, Combustvel e Oxignio. Assim sendo, podemos chegar concluso que para elimin-lo, precisamos eliminar ento um dos elementos que o compe. Com a retirada de um dos elementos do fogo, temos os mtodos de extino citados na sequncia. 03.5.1. Extino por retirada do material (Isolamento) Consiste em isolar o fogo retirando de sua volta todo o (combustvel) material que o alimenta. D-se por duas tcnicas: - Retirada do material que est queimando; - Retirada do material que est prximo ao fogo.

03.5.2. Extino por retirada do comburente (Abafamento) Este mtodo consiste na diminuio ou impedimento do contato de oxignio com o combustvel. Pode ser realizado de forma mecnica, por cobertores e abafadores, ou qumica, por compostos que realizam a eliminao do oxignio.

Combate e Preveno Sinistros | 11

Curso Tcnico de Segurana do Trabalho

03.5.3. Extino por retirada do calor (Resfriamento) Este mtodo consiste na diminuio da temperatura e eliminao do calor, at que o combustvel no gere mais gases ou vapores e se apague.

03.6. Classes de Incndio


A avaliao dos materiais com relao ao seu comportamento diante do fogo, ou seja, a reao ao fogo dos mesmos, mostra-se necessria de grande valia, pois envolve variveis que esto diretamente associadas aos fatores que definem o risco de incndio. Por meio dessa avaliao, torna-se possvel atuar de maneira preventiva durante o processo produtivo do edifcio, reduzindo-se os riscos causados pelo incndio. Os incndios so classificados de acordo com as caractersticas dos seus combustveis. Somente com o conhecimento da natureza do material que est se queimando, pode-se definir melhor mtodo para uma extino rpida e segura.

03.6.1. Incndio Classe A Caracteriza-se incndio classe A os ocorridos em materiais slidos inflamveis, os quais possuem as caractersticas citadas no item 03.2.3. Esta classe de incndio deixar resduos como cinza e carvo. Podemos tambm reconhecer um incndio classe A pela colorao de sua fumaa cinza claro ou esbranquiada. 03.6.2. Incndio Classe B Caracteriza-se incndio classe B os ocorridos em materiais lquidos inflamveis, os quais possuem as caractersticas citadas no item 03.2.3. Esta classe de incndio no deixa resduos, mas apenas marcas da destruio nos locais prximos. Quando incndio classe B ocorrido em derivados de petrleo (em sua grande maioria) ser caracterizada a colorao de sua fumaa negra ou cinza escura. 03.6.3. Incndio Classe C Caracteriza-se incndio classe C os ocorridos em materiais slidos energizados, geralmente equipamentos eletrnicos. Nunca podem ser extintos com gua, pois esta conduz a eletricidade, podendo gerar acidentes.

Combate e Preveno Sinistros | 12

Curso Tcnico de Segurana do Trabalho

03.6.4. Incndio Classe D Uma nova classe de incndio foi criada para classificar fogo em metais combustveis e piroflicos. Incndios nesses materiais so perigosos, pois alguns desses metais ao ter contato com o ar carregado de hidrognio, a gua ou a alta umidade podem entrar em ignio instantaneamente (autoignio) provocando um incndio. Para essa classe de incndio, foram consideradas as caractersticas j citadas, encontradas nos seguintes materiais: Sdio (Na), Zinco (Zn), Magnsio (Mg), Potssio (K), Brio (Ba), Clcio (Ca), Alumnio (Al), Zircnio (Zr) e Titnio (Ti). O ltio tambm um metal combustvel, porm, sua extino ser tratada de forma particular pois requer cuidados especficos, conforme veremos no prximo captulo Mtodos e Equipamentos de Combate Incndio.

03.7. Estgios do Incndio


Os incndios, na maioria das vezes, iniciam-se bem pequenos. Da por diante, sua propagao torna-se mais rpida ou mais lenta de acordo com as caractersticas do material a ser queimado, ventilao, etc. Ou seja, nenhum incndio igual ao outro. Com a apresentao dos vdeos (incndio em rvore de natal e incndio no sof) em sala de aula, podemos verificar esta diferena. Vemos que em um mesmo ambiente, a sala de estar, temos dois incndios com caractersticas diferentes. Podemos dividir um incndio em trs fases distintas: 1 Pr-ignio: Nesse estgio podem ser consideradas duas fases: abrasamento e chamejamento. No abrasamento a combusto lenta, sem chama e produo de pouco calor, mas com potencial para preencher o compartimento com gases combustveis e fumaa. Essa combusto pode ter a durao de algumas horas antes do aparecimento de chamas. As formas fsicas dos materiais que queimam por abrasamento so diversas. Por exemplo: serragem de madeira, pilhas de sacos de papel ou de fibras naturais, palhas, folhas secas, capim seco e alguns tipos de material sinttico expandido (espuma plstica). Devido produo de pouco calor, a fora de flutuao da fumaa e ou dos gases gerados pequena e seus movimentos sero determinados pelo fluxo do ar ambiente. O chamejamento a forma de combusto que estamos acostumados a ver, ou seja, com chama e fumaa. O desenvolvimento do calor e da fumaa/gases mais rpido que a combusto por abrasamento. 2 Crescimento do Incndio: Nesse estgio ocorre a propagao do fogo para outros objetos adjacentes e ou para o material da cobertura ou teto. A temperatura do compartimento se elevar na razo direta do desenvolvimento do calor dos materiais em combusto. Nessa fase, a elevao da temperatura no compartimento, antes de atingir o flashover, pode ser calculad a utilizando-se o conceito de modelo por zona e assumindo que a camada dos gases quentes no teto uniforme. Assume-se que a inflamao generalizada flashover ir ocorrer quando a temperatura da camada dos gases quentes junto ao teto atinge o valor de 6.000C. 3 Incndio desenvolvido: Nessa fase as temperaturas do ambiente atingiro valores acima de 1.100C. Todos os materiais combustveis do ambiente entraro em combusto. O incndio ir se propagar por meio das aberturas internas, fachadas e coberturas da edificao. Para uma melhor visualizao, vejamos a curva da figura a seguir:

Combate e Preveno Sinistros | 13

Curso Tcnico de Segurana do Trabalho

Fonte - ISO/TR3814:1989(E) Tests to measuring reaction to fire of buildings materials Their development and application.

Podemos concluir que o fogo algo controlvel, desejado e produtivo. Enquanto o incndio, por outro lado, caracterizado pelo fogo no controlado, indesejado e destrutivo. Em vrios casos pode levar a morte, seja pela inalao de gases ou por queimaduras.

Referncias e Leitura Complementar__________________________________________


(Seito, Gill, Pannoni, & Ono, 2008) A Segurana Contra Incndio no Brasil (Bombeiros Emergncia) www.bombeirosemergencia.com.br (Bizzo, Waldir A.; FEM-UNICAMP) Pag. 18-40 Instruo Tcnica n02; Decreto 56819/11 FUNDACENTRO, Introduo Teoria do Fogo

Combate e Preveno Sinistros | 14

You might also like