You are on page 1of 32

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CURSO DE GRADUAO EM ENFERMAGEM NFR 5105 O CUIDADO

NO PROCESSO DE VIVER HUMANO CONDIO CIRRGICA DE SADE

Alonita Martinha da Silva Anna Caroline Dourado Natlia Ayres Baldvia


Controle de infeco no centro cirrgico: fatores relacionados ao paciente, equipe, materiais e ambiente

Florianpolis, 2013

Na histria
Em 450 a.C foram descritas pela primeira vez tcnicas asspticas rudimentares. Hipcrates usava vinho e gua fervida para irrigar ferimentos. H registros de que Galen, um romano que viveu no sculo II d.C., fervia seus instrumentos antes de us-los. Ambrise Par, em meados de 1.500, proclamou que as doenas se disseminavam de trs modos: contato direto, atravs de objetos infectados e distncia. No sc. XIX as infeces eram muito comuns e a presena de pus era considerada um sinal de sade e inicio da melhora clnica. Ainda nesse sculo, trs pessoas desenvolveram conceitos de limpeza e assepsia:

Ignaz Semmelweis : lavagem de mos Joseph Lister: antissepsia no cuidado com ferimentos Florence Nightingale: mudanas radicais em sanitizao.

ALGUNS CONCEITOS

Via de contaminao direta: transmisso por portadores de processos


patolgicos ativos, atravs de contato direto com o receptor transmitindo microorganismos a partir da face, vias respiratrias, intestinais, genitais e etc.

Via de contaminao indireta: transmisso atravs de um terceiro


elemento, um veculo. Pode ser ar, poeira, roupas, utenslios, insetos e etc.

Assepsia: manobra realizada com o intuito de manter o paciente e o ambiente


cirrgico livre de germes.

Antissepsia: objetiva a destruio dos germes.

ALGUNS CONCEITOS

Cirurgias limpas: realizadas em tecidos estreis ou de possvel descontaminao, sem processo infeccioso ou inflamatrio local. Cirurgias eletivas no traumticas. Fechamento por primeira inteno. Sem penetrao nos tratos respiratrio, digestrio e genitourinrio. Sem qualquer falha na tcnica assptica e sem drenos. Ex: mamoplastia. Cirurgias potencialmente contaminadas:realizadas em tecidos potencialmente colonizados por flora microbiana residente pouco numerosa ou em tecido de difcil descontaminao. Abertura do trato respiratrio, digestrio ou genito urinrio sob condies controladas, sem contaminao significativa. E: colecistectomia. Cirurgias contaminadas:tecidos colonizados por flora bacteriana abundante cuja descontaminao difcil. Inciso na presena de inflamaes no purulentas agudas. Quebra grosseira da tcnica assptica. Trauma penetrante a menos de 4 horas. Feridas abertas cronicamente. Ex: amigdalectomia, colectomia, apendicectomia. Cirurgias infectadas: em qualquer tecidos ou rgo com presena de secreo purulenta, rea necrtica ou corpo estranho. Perfurao de vscera, trauma penetrante h mais de quatro horas, ferida traumtica com tecido desvitalizado ou contaminao fecal. Ex: cirurgias de reto ou nus com fezes ou pus, apendicectomia supurada.

ALGUNS CONCEITOS
ISC superficial:

envolve somente a pele ou tecido celular subcutneo no local da inciso. Ex: celulite peri incisional.

ISC profunda:envolve estruturas profundas da parede, a fscia e a camada


muscular. Ex: fascete ps operatria

ISC em rgo ou cavidade:envolve qualquer rgo ou cavidade aberta


ou manipulada durante o procedimento cirrgico, com exceo da inciso de parede. Ex: endocardite, aps troca de vlvula cardaca.

FONTES DE CONTAMINAO
As principais fontes de transmisso de infeco no centro cirrgico, em ordem de importncia so:

O paciente (at 70%) Equipe cirrgica Materiais e equipamentos Ambiente

FATORES RELACIONADOS AO PACIENTE

Estresse Idade Alteraes metablicas e de nutrio Higiene Tricotomia Perodo de hospitalizao no pr operatrio Procedimentos invasivos Anestesia

Tempo Extenso da cirurgia

Profilaxia antimicrobiana

FATORES RELACIONADOS AO PACIENTE

Estresse Desencadeia reaes neuroendcrinas. Liberao pela hipfise e supra renal de glicocorticoides, catecolaminas e mineralocorticoides. Eles participam de reao inflamatrio local e geral.

Idade Tm sido considerada predisponente. Aumenta o risco de infeco do stio cirrgico tanto na velhice quanto na infncia.

Metabolismo e nutrio Diabetes, obesidade e desnutrio contribuem para um maior ndice de infeces pr e ps operatrias

FATORES RELACIONADOS AO PACIENTE

Tricotomia
ISC mais frequente em pacientes que tricotomizados. Se indicada deve ocorrer o mais prximo possvel da hora da cirurgia e segundo alguns autores no prprio centro cirrgico. A tricotomia de vspera pode provocar foliculite ou infeco de pequenos cortes acidentais. Cremes depilatrio so uma opo para evitar cortes ou arranhes,mas exigem teste de sensibilidade prvio.

FATORES RELACIONADOS AO PACIENTE

Higiene
Banho deve ser tomado na vspera. Segundo alguns autores, na manh da cirurgia tambm. Para outros autores, o banho no dia da cirurgia tem sido contra indicado por aumentar a difuso de germes, devido a descamao da pele uso de detergentes. Troca de roupas e lenis. Antissepsia do capo operatrio: lavar cuidadosamente (10 min) o local com sabo detergente antissptico com formulaes a base de hexaclorofeno. Segue-se antissepsia com solues alcolicas base de PVPI ou clorexidina. Sentido centrfugo circular.

FATORES RELACIONADOS AO PACIENTE

Perodo de hospitalizao pr operatrio Hospitalizao prolongada causa de alteraes da da flora bacteriana dos vrios sistemas, elevando os riscos de infeces do stio cirrgico. Estudo realizado no Hospital de Clnicas da UFPE demonstrou que permanncia pr operatria por mais de 3 dias e ps operatria acima de 5 dias elevam significativamente a incidncia de ISC.

Procedimentos invasivos Cateterismo vesical Punes vasculares Assistncia ventilatria e respiratria.

FATORES RELACIONADOS AO PACIENTE


Profilaxia antimicrobiana Medida preventiva de ISC atravs da administrao de antibiticos sistmicos. Mais eficaz quando iniciada no pr operatrio e continuada no perodo intraoperatria. Sem utilidade aps a ferida ser fechada. Sem indicao para cirurgias limpas de baixo risco, sem contaminao bacteriana bvia ou insero de corpo estranho. Cautela no uso de antibiticos: resistncia e camuflagem de sinais de infeco.

MEDIDAS RELACIONADAS EQUIPE


Grande quantidade de bactrias est presente no nariz, boca, pele e vestimentas do pessoal que entra em reas restritas dos servios de cirurgias. Um desenho apropriado do servio e regulamentos para o uso de vestimentas cirrgicas so formas importantes de preveno do transporte de microrganismos para os setores de cirurgia, no qual eles podem infectar os pacientes que se submetem aos servios.

A paramentao cirrgica consiste no vesturio especfico de acordo com os procedimentos realizados no Centro Cirrgico. Tradicionalmente, inclui uniforme privativo, prop ou sapato privativo, gorro e touca, mscara, culos, avental cirrgico e luvas cirrgicas. Gorros e toucas

So de baixo custo e contribuem para a reduo do risco de contaminao do campo cirrgico, provenientes do cabelo e do couro cabeludo. uma regio que dispersa muitas partculas juntamente com bactrias, sem contar do risco dos prprios fios carem. Este adereo deve se ajustar a cabea e cobrir toda a superfcie dos cabelos.

Roupas privativas

So uma forma de proteo tanto para o profissional quanto para o paciente. As roupas pessoas nunca devem ser usadas em reas semi-restritas e restritas do CC, pois levam microrganismos para estas reas; e aps a operao podem ter entrado em contato com secrees, sangue.

Props

Servem de barreira na preveno da contaminao do cho das reas crticas por agentes microbianos externos. De forma que a contaminao cruzada do CC para outras reas do hospital deve ser prevenida. So de uso exclusivo de reas semirrestritas e restritas. Os calados devem oferecer suporte e proteo para os ps, e devem ser de fcil limpeza

Mscaras

Atuam como barreira mecnica na preveno de contaminao do stio cirrgico, com microrganismos provenientes do nariz e boca dos profissionais da equipe de sade. A mscara tambm utilizada como medida de preveno de riscos ocupacionais como a contaminao da mucosa oral e nasal, por patgenos veiculados pelo sangue. Durante o uso a mscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz, e a sua retirada deve ser feita pelas tiras posteriores.

culos

Os membros da equipe cirrgica devem usar culos de proteo durante todo o tempo do procedimento operatrio, como forma de proteo a respingos de lquidos biolgicos.

Avental cirrgico

O avental tem o propsito de diminuir as chances de exposio, dos profissionais, a sangue e outros fludos corpreos. Alm de prevenir a disperso das bactrias provenientes das reas expostas da pele da equipe, como antebraos, pescoo.

Luvas estreis

As luvas tm como funes proteger o paciente das mos do cirurgio, o cirurgio do sangue potencialmente contaminado, os instrumentos e a instrumentadora. As luvas estreis devem ser utilizadas aps a escovao da equipe e colocadas aps a paramentao.

Antissepsia das mos da equipe cirrgica


Tambm denominada escovao das mos, a antissepsia um processo que visa retirada de sujeira e detritos, reduo substancial ou eliminao da flora transitria e a diminuio parcial da flora residente. Para tanto, podem ser utilizadas solues desgerminantes de PVP-I ou clorexidina. A remoo mecnica dos detritos costuma ser feita por escovao e frico. A escovao s necessria para leitos subungueais e espao digitais. As demais reas das mos e dos antebraos precisam ser friccionadas. O processo todo deve durar cerca de cinco minutos antes da primeira cirurgia e trs minutos entre as seguintes.

MEDIDAS RELACIONADAS AOS MATERIAIS

Todos os materiais que entram em contato com o ferimento e que so usados dentro do campo estril devem ser esterilizados. O uso inadvertido de objetos no estreis pode introduzir contaminantes no ferimento. Objetos de esterilidade duvidosa devem ser considerados no estreis. O circulante deve ficar atento integridade do pacote e a data de validade antes de dispensar um objeto estril. Para manter a esterilidade , a instrumentadora no deve permitir que suas mos ou qualquer objeto estril fique abaixo do nvel do campo estril.

Qualquer objeto que estenda-se alm dos limites estreis considerado considerado contaminado e jamais pode adentrar ao campo estril. Deve-se ter cuidado ao colocar objetos no campo estril, para que estes no rolem para fora dos limites do campo, espalhem outros objetos, e se tornem contaminados. Deve-se ter em mente e respeitar os limites de rea estril e no estril na sala de operaes. A movimentao da equipe cirrgica tem que respeitar esses limites. Padres de movimentos devem ser estabelecidos e rigidamente praticados com a finalidade da no contaminao do agrupamento estril.

A instrumentadora deve resguardar seus campos estreis para prevenir que qualquer objeto no estril contamine os campos, ou ela prpria. Deve ficar atenta tambm a quantidade de objetos est sendo utilizada, para que a obtenha com igualdade ao final do procedimento. Os campos estreis devem ser preparados o mais prximo possvel do seu tempo escalado para ser utilizado. Nenhum material deve permanecer na sala de operaes sem que exista um procedimento sendo realizado.

Medidas de controle de infeco Ambiente


Segundo o Guia de Recomendaes de Controle de Infeco Ambiental da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) de 1988 o fator ambiente o quarto fator, por ordem de importncia, na via de transmisso de infeco hospitalar.

http://www.engenhariaearquitetura.com.br/noticias/140/Arquitetura-e-engenharia-de-centros-cirurgicos.aspx

Diviso de rea
rea irrestrita: rea externa unidade de centro cirrgico (CC), no exigindo cuidado especial. Ex: elevadores e corredores que ligam ao centro cirrgico. rea intermediria: Fica entre as reas irrestrita e semi-restritas. Ex: vesturios e reas de transferncia de maca. rea semi-restrita: corredores internos do CC de circulao: usada nessa rea roupas especficas da unidade (pijama), touca e props ou calados exclusivos. rea restrita: so as salas cirrgicas, ante-salas e lavabos em utilizao. Sendo necessria, alm dos utenslios da rea semirestrita, o uso de mscaras.

Objetivo: Manter um maior controle do ambiente.

http://www.abbr.org.br/relatorios/relatorio2006/acoessaude5.htm

Limpeza-Objetivo e Tcnicas
Tem como objetivo: diminuir a suspenso de partculas e microorganismos de superfcies fixas no ar em situao de movimento. Controle de vetores. Diminuio da transmisso por contato.

http://gestordasaude.blogspot.com.br/2012/04/seguranca-do-paciente-limpeza-e.html

Tcnicas de Limpeza
OBS: Independe do tipo do paciente, tipo e classificao da cirurgia. Preparatria: Remoo mida da poeira depositada sobre superfcies horizontais. Realizada todo dia no incio do movimento cirrgico. Geralmente com lcool 70%. Operatria: Realizada durante a cirurgia em decorrncia de derramamento acidental no cho de matria orgnica do paciente.Para evitar o ressecamento e a transmisso por props. Geralmente realizada com soluo de hipoclorito a 1%. Concorrente: Retirada de material sujo da sala, aps o trmino de uma cirurgia, cuidado com cnulas, frascos de secrees e limpeza das superfcies de mobilirio e piso. Terminal: Envolve a limpeza concorrente mais os procedimentos de limpeza de todos os itens da sala cirrgica. Realizada aps a ultima cirurgia programada do dia.

Medidas de controle AR.


A NBR 7256- Tratamento de ar em ambiente assistencial de sade. Preconiza que as instalaes de ar condicionado em unidades mdico-assistenciais devem proporcionar controle de temperatura, de umidade relativa, de movimentao, do grau de pureza do ar, da porcentagem e do volume de renovao do ar e ter nvel de rudo adimissvel. De acordo com a NBR 7256, os parametros recomendados para sala de operao, quanto qualidade do ar so: temperatura mxima de 24C a 19C; umidade relatica entre 45-60%, realizao de 25 trocas totais de ar por hora e utilizao de filtros G2/F2/A3 nos dutos sequencialmente, devendo ainda a sala ter presso positiva em relao as reas adjacentes. ( para prevenir e entrada de ar potencialmente contaminado por meio de reas adjacentes. Com a finalidade de remover os gases anestsicos, controlar a temperatura e umidade, remover partculas em suspenso.

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQJVfl8k0SIf3GzzI86NGygFX-TZ7N-MDoYo18eKddytgCwqT1gOg

RDC n48, 2 Julho 2000

Roteiro de Inspeo do Programa do Controle de Infeco Hospitalar

Existe CCIH no hospital? A CCIH est normalmente nomeada? Existem manuais ou rotinas tcnico-operacionais visando preveno e controle de infeco hospitalar? A CCIH realiza o controle sistemtico da prescrio de antimicrobianos? Tipo de servio de limpeza do hospital. Prprio ou terceirizado? O hospital dispe de mecanismos de comunicao ou integrao com outros servios de sade para deteco de casos de infeco hospitalar? Existe coleta de dados sobre infeco hospitalar? O uso de EPI supervisionado pela CCIH? Existem procedimentos escritos? Lavagem das mos; biossegurana; cuidado com cateteres intravasculares e urinrios; curativos; limpeza e desinfeco de artigos; esterilizao.

s vezes, quando considero as tremendas consequncias advindas das pequenas coisas ... sou tentado a pensar ... no existem pequenas coisas. Bruce Barton

Referncias
MEEKER, Margaret Huth; ROTHROCK, Jane C.; ALEXANDER, Edythe Louise. . Alexander, cuidados de enfermagem ao paciente cirrgico. 10. ed. com ilustraes Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c1997. CARVALHO, Rachel de; BIANCHI, Estela Regina Ferraz. . Enfermagem em centro cirrgico e recuperao. So Paulo: Manole, 2007 SABISTON, David C.; TOWNSEND, Courtney M. Tratado de cirurgia Sabiston: as bases biologicas da pratica cirurgica moderna. 17. ed. Rio de Janeiro (RJ): ELSEVIER, 2005. 2v. GOFFI, Fabio Schmidt. Tecnica cirurgica: bases anatomicas, fisiopatologiacas e tecnicas da cirurgia. 4. ed. So Paulo: Atheneu, 2001. 822p. LACERDA, Rubia Aparecida. Buscando compreender a infeco hospitalar no paciente cirurgico. So Paulo: Atheneu, 1992. Prticas Recomendadas SOBECC / Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirrgico, Recuperao Anestsica e Centro de Material e Esterilizao. 5 ed. So Paulo : SOBECC, 2009. ARQUITERURAE engenharia de centros cirrgicos: Ar condicionado, ventilao e iluminao requerem ateno especial. Disponvel em: <http://www.engenhariaearquitetura.com.br/noticias/140/Arquitetura-e-engenharia-de-centroscirurgicos.aspx>. Acesso em: 13 abr. 2013. MANUAL de limpeza e desinfeco Disponvel em: <https://docs.google.com/file/d/0BylIzyv69pl8NXIzZWNDTVpXVmc/edit?pli=1>. Acesso em: 13 abr. 2013 RESOLUO RDR n 48/2000. Disponvel em: http://www.saude.mg.gov.br/atos_normstivos/legislacaosanitaria/estabelecimento-de-saude/controle-de-infeccao-hospitalar/Res_048.pdf

You might also like