You are on page 1of 50

HISTRIA DA CULTURA E DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO. Introduo s teorias da cultura. Cultura na sociedade antiga, mdia e contempornea.

A informao como base do processo cultural. As instituies de informao como agncias de produo e transmisso cultural. Perspectiva histrica dos registros da informao. Espaos de comunicao e da cultura, das primeiras formas atualidade. Produo atual dos registros do conhecimento. Informao como componente histrico-social. Cultura da informao na sociedade ps-industrial. Estrutura de poder e sociedade de massa. Informao, sociedade e cidadania inter-relaes. Ao cultural do profissional da informao no processo de mudana social. Bibliografia Bsica: BORNHEIM, Gerd. A propsito da histria de uma vida: o livro. In: O lugar do livro hoje. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000. p. 37-44. BELO, Andr. O que a histria do livro e da leitura? In: Histria & livro e leitura. Belo Horizonte: Autntica, 2002. p. 37 70. CHARTIER, Roger. A aventura do livro : do leitor ao navegador. So Paulo: Ed. UNESP, 1998. __________. Formas e sentido cultura escrita: entre distino e apropriao. Campinas: Mercado das letras, 2003. __________. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XIV e XVIII. Braslia: UnB, 1999. SAMPSON, Geoffrey. Sistemas de escrita: tipologia, histria e psicologia. So Paulo: tica, 1996. BARATIN, Marc & JACOB, Christian (org.). O poder das bibliotecas: a memria dos livros no ocidente. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002. MOMENTOS do livro no Brasil. So Paulo: Editora tica, 1996. BOWMAN, Alan K. Cultura escrita e poder no mundo antigo. So Paulo: Ed. tica, 1995. MORRISON, Ken. Cultura, pensamento e escrita. So Paulo: Ed. tica, 1995. OLSON,David. Cultura escrita e oralidade, Ed. tica.

FORMAO E DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS Conceituao e viso geral sobre a situao do desenvolvimento de colees nas diferentes unidades de informao. A comunidade como fonte principal para o estabelecimento de objetivos. O desenvolvimento de colees como um processo dinmico. Estabelecimento de polticas para o desenvolvimento de colees. Modelos de polticas. A seleo como processo tcnico e intelectual. Princpios. Variaes por tipo de unidade de informao. Seleo e temas correlatos. Censuras. Direitos autorais. Cooperao interbibliotecria. Instrumentos auxiliares seleo. Seleo de materiais no-bibliogrficos. Organizao do servio de aquisio. Doao e permuta. Desbastamento. Avaliao de colees. Bibliografia Bsica: ADORNO, Theodor W. Caprichos bibliogrficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991. __________. Dialtica do esclarecimento . Rio de Janeiro: Zahar, 1991. CASTRO, Maria das Graas Monteiro. A indstria cultural e a produo do livro infantil. Inter-Ao; Rev. Fac. Educ. UFG, 27 (1): 115-130, jan./jun. 2002. EPSTEIN, Jason. O negcio do livro: passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro: Record, 2002. LAJOLO, Marisa. Circulao e consumo do livro infantil brasileiro: um percurso de mercado. In: KHED, Snia Salomo (org). Literatura infantil: um gnero polmico. Porto Alegre: PUCCI, Bruno. Teoria crtica e educao. Petrpolis: Vozes, 1994. SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na escola e na biblioteca. So Paulo: Papirus, 1986. __________. De olhos abertos. So Paulo : tica, 1991. VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de colees. So Paulo : Pollis, 1989. __________. Seleo de materiais de informao: princpios e tcnicas. Braslia: Briquet de Lemos, 1995.

POLTICAS DE INFORMAO EDUCACIONAL E SOCIAL Informao social produo, circulao e divulgao. Sistemas de produo cultural. Administrao das aes culturais. O papel do Estado e atuao da sociedade civil diante da cultura. Polticas culturais e educacionais no Brasil. Educao, informao e cultura. Panorama histrico de educao no pas. Processos educativos em sistemas de informao social. A literatura enquanto instrumento de educao em sistemas de informao social.

Bibliografia Bsica: ABREU, Mrcia (org.). Leitura, histria e histria da leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2001. LAJOLO, Marisa, ZILBERMAN, Regina. O preo da leitura. So Paulo: Ed. tica. 2001. Lei de Diretrizes e Bases da Educao - Lei 9394 de 20/12/96. SAVIANI, Dermeval. Da Nova LDB ao Novo Plano Nacional de Educao: Por uma outra Poltica Educacional. Campinas: Autores Associados, 1998. GRANDIN, Danilo. Escola e Transformao Social. Petrpolis: Vozes, 1998. GUTIRREZ, Francisco. Educao como Prxis Poltica. So Paulo: Summus Editorial, 1998. FERREIRA, N.S.C. Gesto democrtica na educao : atuais tendncias, novos desafios. So Paulo: Cortez, 1998. PARO, V.H. Gesto democrtica da escola pblica. So Paulo: tica, 1998. VEIGA, I.P.A. Escola espao do projeto poltico-pedaggico. Campinas : Papirus, 1998. BARRETO, Raquel Goulart (org). Tecnologias Educacionais e educao a distncia: avaliando polticas e prticas. RJ: Quartet, 2001. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distncia. Campinas, SP: Papirus, 2003. PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro. Campinas, SP: Papirus, 1996. SETZER, Valdemar W. Meios eletrnicos e educao: uma viso alternativa. SP: Escrituras editora, 2001. (Coleo Ensaios Transversais). TAKAHASHI, Tadao, et al. (coord.). Sociedade da Informao no Brasil: livro verde. Braslia: Ministrio da Cincia e Tecnologia, 2000. ZUIN, Antnio lvares Soares. Indstria Cultural e Educao: o novo canto da sereia. Campinas, SP: Novos Autores Associados, 1999.

TEORIA DA AO CULTURAL Sociedade e cultura no Brasil. Polticas de cultura no Brasil. O Sistema de produo cultural. O consumo cultural. Sociedade de massa, cultura e informao. Modalidades da produo cultural. Unidades de informao, comunicao e cultura. Biblioteca e poltica cultural. A Biblioteca no circuito cultural do Estado. Biblioteca, educao formal e educao informal. Centro de cultura. Biblioteca e ao cultural. Da conservao gerao de bens culturais. A formao de um pblico. Modalidades de relacionamento com a comunidade. Bibliografia Bsica: BAUMAN, Zygmunt: Globalizao: as conseqncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editoras, 1999. Cadernos de Memria Cultural 4. Ano 06, n 4, 1998. CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidados. Rio de janeiro, UFRJ, 1996. COELHO, Teixeira. Dicionrio Crtico de Polticas Culturais. So Paulo, Ed. Iluminuras, 1997. __________. Usos da Cultura: polticas de ao cultural. Paz e Terra, 1986. COELHO, Teixeira. Guerras Culturais. So Paulo: Iluminuras, 2000. FARIA, Hamilton. Olhando para o Sculo XXI: Cultura e Governo Sustentvel. n 17, 1994. MENDONA, M. Lei de Incentivo a Cultura: uma sada para a arte. So Paulo: Carthago & Forte, 1994. MICELI, Srgio. Estado e Cultura no Brasil. Paz e Terra, 1984. MILANESI, Luiz. A Casa da inveno centros de cultura: um perfil. So Paulo: Edies Siciliano, 1991. MIRANDA, Jair. Estudos de Viabilidade de projetos culturais: Os exemplos que vm da Lapa. Dissertao de mestrado da Uni-Rio, 1995. MOISS, Jos lvaro e BOTELHO, Isaura (org.). Modelos de Financiamento da Cultura. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997. RIBEIRO, Darcy. Poltica Cultural no Rio de Janeiro. In: Revista do Brasil. Ed. Especial, 1986. WEFFORT, F. e SOUZA, M. Um Olhar sobre a cultura brasileira. Rio de Janeiro: Funarte, 1998.

LEITURA E SOCIEDADE Concepes de leitura. Textos e contextos. Tipos de textos, modos de leitura. Prticas promotoras de leitura em diferentes instncias. Os diferentes mediadores da leitura. A leitura no desenvolvimento social, econmico e poltico. A leitura na famlia, na escola, na biblioteca. Programas de promoo da leitura. Bibliografia Bsica: MANGUEL, Alberto. Uma histria da leitura. So Paulo: Cia das letras, 1997. Zilberman, Regina. Fim dos livros, fim dos leitores? So Paulo: Senac, 2001. CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. So Paulo: UNESP, 2002. __________. Histria da leitura no mundo ocidental. So Paulo: tica, 1995. CHARTIER, Anne-Marie & HERBRARD, Jean.. Discursos sobre a leitura. So Paulo: tica, 1995. 2v. MARINHO, Marildes (org.) Ler e navegar: espaos e percursos da leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2001. LAJOLO, Marisa, ZILBERMAN, Regina. A Formao da leitura no Brasil. So Paulo: tica, 1996. LAJOLO, Marisa, ZILBERMAN, Regina. A Leitura rarefeita: livro e leitura no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1991. __________. O preo da leitura. So Paulo. Ed. tica. 2001. LAJOLO, Marisa. Do Mundo da leitura para a leitura do mundo. So Paulo: tica, 1993.

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO I Elaborao, sob a superviso de um professor orientador, de um trabalho final de curso, de natureza monogrfica, em forma de reviso de literatura, de projeto ou de relatrio de experincia, que demonstre conhecimentos e/ou habilidades especficas e que reflita um aproveitamento geral do curso. Quando elaborado em equipe, requer, para os efeitos da avaliao, a comprovao da contribuio individual do estudante. Bibliografia Bsica: BRANDO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 2. Ed. SP: Brasiliense, 1991. CYRANKA, Lcia F. de Mendona e SOUZA, Vnia Pinheiro de. Orientaes para Normalizao de Trabalhos Acadmicos. 2. ed. Juiz de Fora: EDUFJF, 1996. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. SP: Atlas, 1996. HIRANO, Sedi (Org.). Pesquisa Social e planejamento. 2. Ed. SP.: T. A . Queiroz, 1988. IANNI, Octvio. Os Horizontes do Pensamento. In: A Sociedade Global. 6. Ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998, p.p. 165/182. LAGNEAU, Grard. A sociologia da publicidade. SP.: Cultrix, 1981. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientfica . 3. Ed. SP: Atlas, 1991. MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaborao de monografias e dissertaes. 2. ed. SP: Atlas, 1994. MENDONA, Leda Moreira e ALESSANDRO, Walmirton Thadeu D. Guia para apresentao de trabalhos tcnico-cientficos na UFG. Goinia: Cegraf, 1997. SARMENTO (Org.) Walney Moraes. Problemas de Metodologia nas Cincias Sociais. Salvador: Centro Editorial e Didtico da UFBA, 1989. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ao. 3. ed. SP: Editora Autores Associados, 1986. RUDIO, Franz Victor. Introduo ao Projeto de Pesquisa Cientfica. 21. Ed. Petrpolis: Vozes, 1997.

PRODUO CULTURAL PARA CRIANAS E JOVENS Noo de criana e jovem na sociedade contempornea. Maneira como a sociedade concebe e cristaliza o modo de ser da criana e do jovem. Os mecanismos da cultura como mediadores na interao social. A criana na produo cultural a ela destinada. Produo cultural: circunstncias de produo e consumo. Anlise dos bens culturais: audio visual; HQ; tecnologias; livros escolares ou no entre outros.

Bibliografia Bsica: ARIS, Philippe. Histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1981. ADORNO, Theodor W. Educao e emancipao. Rio de janeiro: Paz e Terra,1995. BENJAMIN, Walter. Reflexes sobre a criana, o brinquedo e a educao. So Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. ___________. Obras ecolhidas: magia e tcnica, arte e poltica. So Paulo: Brasiliense, 1993. FEILITZEN, Ceclia Von (org.) A criana e a mdia. So Paulo: Cortez, 2002. KRAMER, Snia (org.) Infncia e educao infantil. So Paulo: Papirus, 1999. ___________.Infncia e produo cultural. So Paulo: Papirus, 1998. ___________. Infncia: fios e desafios da pesquisa. So Paulo: Papirus, 1996. PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural: infncia e leitura. So Paulo: Summus Editorial, 1990. PRIORE, Mary Del (Org.). Histria das crianas no Brasil. 2.ed. So Paulo: Editora Contexto, 2000. PUCCI, Bruno (org.) Teoria crtica, esttica e educao. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. SOUZA, Solange Jobim. Linguagem e infncia. So Paulo: Papirus, 1994. ZILBERMAN, Regina (org.) Mercado Aberto, 1984. A produo cultural para a criana. 2.ed. Poto Alegre:

MARKETING EM UNIDADES DE INFORMAO Conceitos bsicos e evoluo dos princpios de marketing. Ambientes organizacional (interno e externo). Sistemas de informao de marketing. Marketing cultural e de servios. Poltica de marketing identidade de servios e de unidades de informao. Competncias do profissional da informao para o marketing. Bibliografia Bsica: CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 3. ed. So Paulo: Mc Graw-Hill, 1983. 617 p. COBRA, Marcos. Administrao de marketing. So Paulo: Atlas, 1990. __________. Marketing bsico. So Paulo: Atlas, 1991. EDUCACN Y BIBLIOTECA. Marketing para bibliotecas. Madrid: TILDE, v. 9, n. 78, abr. 1997. 66 p. Dossier: Marketing para bibliotecas. KOTLER, Philip. Administrao de marketing: anlise, planejamento, implementao e controle. Trad. Ailton Bomfim Brando. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1998. 725 p. __________. Marketing para organizaes que no visam lucros. So Paulo: Atlas, 1988. LIMA, Regina Clia Montenegro. Marketing, informao e bibliotecas. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTACIN, 1994, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: ABMG, 1994. P. 510 - 523. LOBOS, Jlio. Encantando o cliente. So Paulo: J. Lobos, 1993. MARTNEZ, Lucila; CALVI, Gian. Biblioteca escola criativa: estratgias para uma gerncia renovadora das bibliotecas pblicas e escolares. Petrpolis: Autores & Agentes & Associados, 1994. 93 p. MUYLAERT, Roberto. Marketing cultural & comunicao dirigida. So Paulo: Globo, 1993. 292 p. NAVARRO, Celia Chain. Gestin de informacin en las organizaciones. Murcia: Librero, 1997. 174 p. RICHERS, Raiman. O que marketing. 15. ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. 107 p. SCHILLER, Herbert I. Informacin y economia en tiempo de crisis. Madrid: Fundesco, 1984. 143p. SILVEIRA, Amlia, AMARAL, Sueli (comp.). Marketing em unidades de informaes: estudos brasileiros. Florianpolis: UFSC, 1992. SOUZA, Francisco das Chagas de. Biblioteconomia, educao e sociedade. Florianpolis: UFSC, 1993. 102 P.

FUNDAMENTOS EM BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAO E CINCIA DA INFORMAO. Fundamentos tericos, histria e aplicao da Biblioteconomia, Documentao e Cincia da Informao. Disciplinas afins: Arquivologia e Museologia. Viso histrica da evoluo e dos campos da Biblioteconomia princpios, objetivos e terminologias profissionais. Funo social, educativa e informativa de unidades de informao. Mercado de trabalho do profissional da informao. tica, legislao e organizao profissional. Bibliografia Bsica: ALMEIDA JNIOR, Oswaldo Francisco de. Bibliotecas pblicas e bibliotecas alternativas. Londrina: UEL, 1997. 171p. CYSNE, Ftima Portela. Biblioteconomia: dimenso social e educativa. Fortaleza: EUFC, 1993 CLAIRG, Guinchat. Introduo geral s cincias e tcnicas da informao e documentao. Braslia: IBICT, 1994. FONSECA, Edson Nery da. Introduo a biblioteconomia. So Paulo: Pioneira, 1992. MACHADO, Ubaldino Dantas. Estudos avanados em biblioteconomia e cincia da informao. Braslia: ABDF, 1986. MAGN WALS, Jos Antnio. Tratado bsico de Biblioteconomia. Madrid: Editorial Complutense, 2002. SOUZA, Francisco das Chagas. Biblioteconomia, educao e sociedade. Florianpolis, UFSC, 1993. TARGINO, Maria das Graas. Conceito de biblioteca. Braslia: ABDF, 1984.

DOCUMENTAO AUDIOVISUAL Documentao audiovisual: fundamentos e importncia. Seleo e aquisio, armazenagem, conservao e preservao da documentao audiovisual. Representao descritiva e temtica da documentao audiovisual. Bibliografia Bsica: PAZIN, Rosina Alice. Indexao de multimeios. Curitiba: UFPR, 1993. PEROTA, Maria Luiza Loures. Multimeios: seleo, aquisio, processamento, armazenagem, emprstimo. Vitria: Fundao Ceciliano Abel de Almeida, 1991.

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO I I Elaborao do projeto de pesquisa em uma das duas nfases oferecidas pelo curso, sob a orientao de um professor. Bibliografia Bsica: BRANDO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 2. Ed. SP: Brasiliense, 1991. CYRANKA, Lcia F. de Mendona e SOUZA, Vnia Pinheiro de. Orientaes para Normalizao de Trabalhos Acadmicos. 2. ed. Juiz de Fora: EDUFJF, 1996. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. SP: Atlas, 1996. HIRANO, Sedi (Org.). Pesquisa Social e planejamento. 2. Ed. SP.: T. A . Queiroz, 1988. IANNI, Octvio. Os Horizontes do Pensamento. In: A SOCIEDADE GLOBAL. 6. Ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998, p.p. 165/182. LAGNEAU, Grard. A sociologia da publicidade. SP.: Cultrix, 1981. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientfica. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 1991. MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaborao de monografias e dissertaes. 2. ed. SP: Atlas, 1994. MENDONA, Leda Moreira e ALESSANDRO, Walmirton Thadeu D. Guia para apresentao de trabalhos tcnico-cientficos na UFG. Goinia: Cegraf, 1997. SARMENTO (Org.) Walney Moraes. Problemas de Metodologia nas Cincias Sociais. Salvador: Centro Editorial e Didtico da UFBA, 1989. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ao. 3. ed. SP: Editora Autores Associados, 1986. RUDIO, Franz Victor. Introduo ao Projeto de Pesquisa Cientfica. 21. Ed. Petrpolis: Vozes, 1997.

10

PESQUISA E NORMALIZAO DOCUMENTRIA Conceito de pesquisa documentria. Fontes de organizao da informao em Biblioteconomia. Pesquisa documentria, leitura e anotaes. Levantamento de suportes informacionais: identificao, localizao e obteno. Formas de trabalhos acadmicocientficos. Fundamentos sociais da normalizao documentria. Estrutura do trabalho acadmico-cientfico. Bibliografia bsica: ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICA. NBR 6023 : informao e documentao: referencias: elaborao. Rio de Janeiro, 2000. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: numerao progressiva das sees de um documento: procedimento. Rio de Janeiro, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE procedimento. Rio de Janeiro, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE procedimento. Rio de Janeiro, 1990. NORMAS TCNICAS. NBR 6027 : sumrio: NBR 6028: resumos:

NORMAS TCNICAS.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: apresentao de citaes em documentos. Rio de Janeiro, 2001. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2001. SOUZA, Francisco das Chagas de. Escrevendo e normalizando trabalhos acadmicos: um guia metodolgico. Florianpolis : E. da UFSC, 1997. 126 p. (Srie Didtica) FRANA, Jnia Lessa [et al.]. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 4. ed., rev. e aum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999. MENDONA, Leda M. N.; ROCHA, Cludia Regina R.; GOMES, Suely H. A. Guia para apresentao de trabalhos acadmicos na UFG. 3. ed., rev. e ampl. Goinia: UFG, PRPPG, 2003.

11

INTRODUO LINGUSTICA

Panorama geral dos fenmenos da linguagem e suas abordagesn cientficas. As concepes de linguagem. Os mtodos da lingstica : lngua, linguagem, texto e discurso como objetos de estudo Bibliografia Bsica: CAMPOS, Maria Luza de A. Linguagem documentria : teorias que fundamentam sua elaborao. Niteri: EdUFF, 2001. 133 p. CINTRA, Anna Maria Marques. Para entender as linguagens documentrias. 2. ed, ver. e ampl. So Paulo: Polis, 1994. 92 p. CUNHA, Isabel Maria R. Ferin. Do mito anlise documentria. So Paulo: Edusp, 1990. 163 p. (Teses; 11). DODEBEI, Vera Lcia Doyle. Tesauro: linguagem de representao da memria documentria. Niteri: Intertexto, 2002. 119 p.

12

INDEXAO E RESUMO Sistemas de recuperao da informao. O fluxo documentrio. A funo dos resumos na documentao. Tipologia de resumos documentrios. Metodologias para elaborao de resumos documentrios. A funo da indexao na documentao. Tipologia de ndices. Metodologias para indexao. Polticas de indexao. Avaliao de resumos e ndices. Bibliografia Bsica: COLLISON, R. L. ndices e indexao . So Paulo: Polgono, 1971. 225 p. FOSKETT, A. C. A abordagem temtica da informao. So Paulo: Polgono, 1973. 437 p. LANCASTER, F. W. Indexao e resumos: teoria e prtica. Braslia, Distrito Federal: Briquet de Lemos, 1993. 360 p. ROBREDO, Jaime; CUNHA, Murilo B. da. Documentao de hoje e de amanh : uma abordagem informatizada da biblioteconomia e dos sistemas de informao. 2. ed. Braslia, DF: Ed. dos Autores, 1986. KENT, A. Manual de recuperao mecnica da informao. So Paulo: Polgono, 1972. 427p. KNIGHT, G. N. Treinamento em indexao: um curso da Society of Indexer. Rio de Janeiro: FGV, 1974.

13

LINGUAGENS DOCUMENTRIAS Anlise da informao: conceitos, objetivos e funes. Panorama histrico. Anlise bibliogrfica e analise temtica. Etapas da analise temtica. Linguagens documentrias linguagem natural e controlada. Sistemas pr e ps coordenados. Estruturao das linguagens documentrias. Representao das linguagens documentrias. Indexao automtica. Bibliografia Bsica: CURRS, Emlia. Tesauros: linguagens terminolgicas. Trad. de Antonio Felipe da Costa. Braslia, DF: IBICT, 1995. 286 p. FOSKETT, A. C. A abordagem temtica da informao. So Paulo: Polgono, 1973. 437p. LANCASTER,F. W. Indexao e resumos: teoria e prtica. Braslia, DF, Briquet de Lemos, 1993. 360 p. LUCAS, Clarinda Rodrigues. Leitura e interpretao em Biblioteconomia . Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2000. SMIT, Johanna (Coord.). Anlise documentria: anlise da sntese. 2. ed. Braslia, Distrito Federal: IBICT, 1987. 135 p.

14

REPRESENTAO DESCRITIVA I Evoluo e teorias da representao descritiva. Tipologia dos documentos. Leitura tcnica do documento. Catlogos de biblioteca conceituao, funes, tipos, fluxos de catalogao. Formas de entradas autores, entidades coletivas, nomes geogrficos e ttulos uniformes. Listas de cabealhos de assunto. Bibliografia Bsica: BARBOSA, Alice Prncipe. Novos rumos da catalogao . Rio de Janeiro: BNG: Brasilart, 1978. 246 p. CDIGO de catalogao angloamericano. Preparado por The American Library Association et al. 2. ed. So Paulo: FEBAB, 1983-1985. v. 2. CRUZ, Ana Maria da Costa. Representao descritiva de documentos: estudos de iniciao. Rio de Janeiro: FEBAB, 1994. 162 p. MENDES, Maria Tereza Reis. Cabealhos para entidades coletivas. Rio de Janeiro: Intercincia, 2002. 142 p. MEY, Eliane S. A. Introduo catalogao. Braslia, DF: Briquet de Lemos, 1995. 123 p.

15

REPRESENTAO DESCRITIVA II Origem e evoluo dos cdigos de catalogao. Aspectos tericos da representao descritiva. Padres e normas da representao descritiva. Catalogao e Controle Bibliogrfico Universal. Formatos para automao da catalogao. Bibliografia Bsica: BARBOSA, Alice Prncipe Barbosa. Novos rumos da catalogao. Rio de Janeiro: BNG:Brasilart, 1978. 246 p. CDIGO de catalogao anglo-americano. Preparado por the American Library Association et al. 2. ed. So Paulo: FEBAB, 1983-1985. v. 2. FURRIE, Betty. O MARC bibliogrfico: um guia introdutrio: catalogao legvel por computador. Trad. de Beatriz Valadares Cedn et al. Braslia, DF: Thesaurus, 2000. 95 p. MEY, Eliane S. Introduo catalogao . Braslia, DF: Briquet de Lemos, 1995. 123 p. RIBEIRO, Antnia M. de C. M. AACR 2: Anglo American cataloging rules, 2nd edition: descrio e pontos de acesso. 2. ed., ed. ver. e atual. Braslia, DF: Ed. do Autor, 2001. 577 p.

16

FONTES DE INFORMAO I Fontes de informao conceitos, histrico, objetivos e funes. Controle Bibliogrfico Universal e no Brasil. Classificao das fontes de informao. Tipologia e natureza das fontes de informao impressa, eletrnica e multimeios. Bibliografia Bsica: CALDEIRA, P. T. Guias de referncia. R. Esc. Bibliotecon . UFMG, Belo Horizonte, v.4, n.2, p.242-263, set. 1975. CAMPELLO, B. S.; CALDEIRA, P. T.; MACEDO, V. A. A. (Orgs.). Formas e expresso do conhecimento: introduo s fontes de informao. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1998. CAMPELLO, B. S.; CENDN, B. V.; KREMER, J. M. (Orgs.). Fontes de informao para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. CAMPELLO, B. S. ; MAGALHES, M. H. A. Introduo ao controle bibliogrfico. Braslia: Briquet de lemos/ Livros, 1997. CAMPOS, C. M., CALDEIRA, Paulo da Terra. Bibliografia especializada corrente no Brasil : trs dcadas de descontinuidade. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte: v.17, n.2, p.188-213, set. 1988. CARVALHO, M. L. B. ndice de citao: uma reviso da literatura. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.2, n.2, p.207-217, set. 1973. CENDN, B. V. Ferramentas de busca na Web . Ci. Inf. Braslia, v.30, n. 1, p.39-49, jan./abr. 2001. CUNHA, Murilo Bastos. Bases de dados no Brasil: um potencial inexplorado. Ci. Inf. Braslia, v.18, n.1, p.45-57, jan./jun. 1989. CUNHA, Murilo Bastos. Controle bibliogrfico da literatura cientfica e tecnolgica no Brasil. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.6, n.1, p.23-30, 1977. CORDN GARCA, J. A. ; LPEZ LUCAS, J.; VAQUERO PULIDO, J. R. Manual de investigacin bibliogrfica y documental: teoria e prctica. Madrid; Pirmide, 2001. GOMES, H. E. O ensino da bibliografia. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.5, n.1, p.93-104, mar. 1976. MONTALLI, Ktia Maria Lemos; CAMPELLO, Bernadete dos Santos. Fontes de informao sobre companhias e produtos industriais: uma reviso de literatura. Ci.Inf. , Braslia, v.6, n.3, p.321-326, set./dez. 1997. PAIM, I. O ensino da bibliografia especializada. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.12, n.2, p.233-249, set. 1983. SANTOS, M. V. R. A norma como fonte de informao bibliogrfica. Ci. Inf., Braslia, v.1, n.2, p.23-30, 1982. SCHLIE, T. W. A utilizao da informao sobre patentes em pases em desenvolvimento. Ci. Inf., Braslia, v.6, n.2, p.55-58, 1977. 17

SILBERGER, Kathryn Kemp et al. Obras de referncia: subsdios para uma avaliao criteriosa. Florianpolis : Ed. UFSC, 1990. 280p. TORRES RAMREZ, I. Las fuentes de informacin: estudios terico-prcticos. Madrid: Sintesis, 1999. VILLARES, C. A. Utilizao de bases de dados na Biblioteca Central da UnB. R. Bibliotecon. Braslia, Braslia, v.17, n.1, p.73-83, jan./jun. 1989.

18

FONTES DE INFORMAO II Natureza dos suportes informacionais nas reas educacional, social, empresarial, tecnolgica e cientfica avaliao, busca e recuperao. Bibliografia Bsica: CALDEIRA, P. T. Guias de referncia. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.4, n.2, p.242-263, set. 1975. CAMPELLO, B. S.; CALDEIRA, P. T.; MACEDO, V. A. A. (Orgs.). Formas e expresso do conhecimento : introduo s fontes de informao. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1998. CAMPELLO, B. S.; CENDN, B. V.; KREMER, J. M. (Orgs.). Fontes de informao para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. CAMPELLO, B. S. ; MAGALHES, M. H. A. Introduo ao controle bibliogrfico. Braslia: Briquet de lemos/ Livros, 1997. CAMPOS, C. M., CALDEIRA, Paulo da Terra. Bibliografia especializada corrente no Brasil : trs dcadas de descontinuidade. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.17, n.2, p.188-213, set. 1988. CARVALHO, M. L. B. ndice de citao: uma reviso da literatura. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.2, n.2, p.207-217, set. 1973. CENDN, B. V. Ferramentas de busca na Web. Ci. Inf. Braslia, v.30, n. 1, p.39-49, jan./abr. 2001. CUNHA, Murilo Bastos. Bases de dados no Brasil: um potencial inexplorado. Ci. Inf. Braslia, v.18, n.1, p.45-57, jan./jun. 1989. CUNHA, Murilo Bastos. Controle bibliogrfico da literatura cientfica e tecnolgica no Brasil. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.6, n.1, p.23-30, 1977. CORDN GARCA, J. A. ; LPEZ LUCAS, J. ; VAQUERO PULIDO, J. R. Manual de investigacin bibliogrfica y documental: teoria e prctica. Madrid; Pirmide, 2001. GOMES, H. E. O ensino da bibliografia. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.5, n.1, p.93-104, mar. 1976. MONTALLI, Ktia Maria Lemos; CAMPELLO, Bernadete dos Santos. Fontes de informao sobre companhias e produtos industriais: uma reviso de literatura. Ci.Inf., Braslia, v.6, n.3, p.321-326, set./dez. 1997. PAIM, I. O ensino da bibliografia especializada. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v.12, n.2, p.233-249, set. 1983. SANTOS, M. V. R. A norma como fonte de informao bibliogrfica . Ci. Inf., Braslia, v.1, n.2, p.23-30, 1982. SCHLIE, T. W. A utilizao da informao sobre patentes em pases em desenvolvimento. Ci. Inf., Braslia, v.6, n.2, p.55-58, 1977. 19

SILBERGER, Kathryn Kemp [et al]. Obras de referncia : subsdios para uma avaliao criteriosa. Florianpolis: Ed. UFSC, 1990. 280p. TORRES RAMREZ, I. Las fuentes de informacin: estudios terico-prcticos. Madrid: Sintesis, 1999. VILLARES, C. A. Utilizao de bases de dados na Biblioteca Central da UnB. R. Bibliotecon. Braslia, Braslia, v.17, n.1, p.73-83, jan./jun. 1989.

20

ESTGIO EM UNIDADES DE INFORMAO EDUCACIONAL E SOCIAL Elaborao e execuo de projeto para uma Unidade de informao. Vivncia da realidade de uma Unidade de Informao educacinal/social. ESTGIO EM UNIDADES DE INFORMAO CIENTFICA, TECNOLGICA E INDUSTRIAL Elaborao e execuo de projeto para uma Unidade de informao. Vivncia da realidade de uma Unidade de Informao e tecnolgica/empresarial.

21

LINGUAGENS DE CLASSIFICAO I Classificao conceitos, origem e evoluo. Classificao do conhecimento. Origem e evoluo dos sistemas de classificao Library of Congress, Colon Classification, Bliss, Brown, Cutter e Classification Research Group. Notao de autor. Bibliografia Bsica: BARBOSA, Alice Prncipe. Teoria e prtica dos sistemas de classificao bibliogrfica. Rio de Janeiro : IBBD, 1969. 441p. CAMPOS, Astrio. O processo classificatrio como fundamento das linguagens de indexao. Revista de Biblioteconomia de Braslia, Braslia, v.6, n.1, p.1-8, jan./jun. 1978. CONFERNCIA BRASILEIRA DE CLASSIFICAO BIBLIOGRFICA, 1976, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro : IBICT, 1979. 2v. DEWEY, Melvil. Sistema de Classificacin Decimal. Trad. de Jorge Aguayo. Albany : Forest Press, 1980. 3v. GIGANTE, Maristela Cid. Os sistemas de classificao bibliogrfica como interface biblioteca/usurio. Ci Inf. , Braslia, v.25, n.2, p.193-196, maio/ago. 1996. LEHNUS, Donald J. Notao de autor: manual para bibliotecas. Trad. de Hagar Espanha Gomes. Rio de Janeiro : Brasilart, 1978. 83p. MCILWAINE, I. C. Guia para utilizao da CDU: um guia introdutrio para o uso e aplicao da Classificao decimal Universal. Traduo de Gercina ngela Borm Lima. Braslia: IBICT, 1998. MENDES, Edilze B. M. Viso panormica dos principais sistemas de classificao bibliogrfica. Campinas : PUCCAMP/FABI, 1995. PIEDADE, M. R. Introduo teoria da classificao. Rio de Janeiro: Intencincia, 1977. 190p. SILVA, Odilon Pereira da, GANIM, Ftima. Manual da CDU. Braslia: Briquet de Lemos/Livros, 1994. 89p. SOUZA, Sebastio. CDU: guia para utilizao da edio padro internacional em lngua portuguesa. Braslia: Thesaurus, 2001. UDC CONSORTIUM. Classificao Decimal Universal: edio padro internacional em lngua portuguesa. Traduo de Francisco F. L. de Albuquerque e Maria Thereza Guimares F. de Albuquerque Braslia: IBICT, 1997. 1026p.

22

LINGUAGENS DE CLASSIFICAO II Classificao Decimal de Dewey CDD princpios tericos e prticos; histrico; estrutura; notao e tabelas auxiliares . Classificao Decimal Universal CDU princpios tericos e prticos; histrico; estrutura; notao e tabelas auxiliares Bibliografia Bsica: BARBOSA, Alice Prncipe. Teoria e prtica dos sistemas de classificao bibliogrfica. Rio de Janeiro: IBBD, 1969. 441p. CAMPOS, Astrio. O processo classificatrio como fundamento das linguagens de indexao. Revista de Biblioteconomia de Braslia, Braslia, v.6, n.1, p.1-8, jan./jun. 1978. CONFERNCIA BRASILEIRA DE CLASSIFICAO BIBLIOGRFICA, 1976, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro : IBICT, 1979. 2v. DEWEY, Melvil. Sistema de Classificacin Decimal. Trad. de Jorge Aguayo. Albany: Forest Press, 1980. 3v. GIGANTE, Maristela Cid. Os sistemas de classificao bibliogrfica como interface biblioteca/usurio. Ci Inf., Braslia, v.25, n.2, p.193-196, maio/ago. 1996. LEHNUS, Donald J. Notao de autor: manual para bibliotecas. Trad. de Hagar Espanha Gomes. Rio de Janeiro: Brasilart, 1978. 83p. MCILWAINE, I. C. Guia para utilizao da CDU: um guia introdutrio para o uso e aplicao da Classificao decimal Universal. Traduo de Gercina ngela Borm Lima. Braslia: IBICT, 1998. MENDES, Edilze B. M. Viso panormica dos principais sistemas de classificao bibliogrfica. Campinas: PUCCAMP/FABI, 1995. PIEDADE, M. R. Introduo teoria da classificao. Rio de Janeiro: Intencincia, 1977. 190p. SILVA, Odilon Pereira da, GANIM, Ftima. Manual da CDU. Braslia: Briquet de Lemos/Livros, 89p. SOUZA, Sebastio. CDU: guia para utilizao da edio padro internacional em lngua portuguesa. Braslia: Thesaurus, 2001. UDC CONSORTIUM. Classificao Decimal Universal: edio padro internacional em lngua portuguesa. Traduo de Francisco F. L. de Albuquerque e Maria Thereza Guimares F. de Albuqueque Braslia: IBICT, 1997. 1026p.

23

AUTOMAO EM UNIDADES DE INFORMAO O processo de automao de unidades de informao planejamento, projeto e implantao da automao. Critrios de anlise, seleo e aquisio de softwares e equipamentos. Avaliao de sistemas automatizados. Biblioteca virtual e digital. Interfaces e formatos de intercmbio de informao. Planejamento e elaborao de base de dados. Bibliografia Bsica: BARSOTI, Roberto. A Informtica na Biblioteconomia e na Documentao. So Paulo :Polis, 1990, 127p. KIMBER, R.I. Automation in libraries. Oxford: Pergamon, 1999. RECORDER, Maria Jos, ABADAL, Ernest, CODINA, Lus. Informao eletrnica e novas tecnologias. So Paulo: Summus Editorial, 1995. ROBREDO, Jaime & CUNHA, M. B. A. A Documentao hoje e amanh. 2.ed. Braslia, ABDF, 1994. ROWLEY, Jennifer. Biblioteca eletrnica. Trad. Briquet, Antonio Lemos de. Braslia: Briquet de Lemos, 2002. TEDD. A. An introduction to computer based library systems. Heyden, 1990.

24

TECNOLOGIA E INFORMAO Informao, tecnologia e Tecnologia da Informao aspectos conceituais; Inovao tecnolgica abordagens tericas; as tecnologias da informao suporte e armazenamento da informao, Redes de computao, internet e intranet, bancos de dados, sistemas de informao, sistemas especialistas, realidade virtual; Segurana e tica da informao. Bibliografia Bsica: HARVEY, David. A condio ps-moderna. So Paulo: Loyola, 1994. LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Rio de Janeiro: Ed. 34 Letras, 1993. LIPOVETSKI, Gilles. O crepsculo do dever: a tica indolor dos novos tempos Democrticos. Lisboa: Dom Quixote, 1994. MARCONDES FILHO, Ciro., (org.). Pensar Pulsar: cultura comunicacional, tecnologias, velocidade. So Paulo: Edies NTC, 1996. MORAES, Dnis (org). Globalizao, Mdia e Cultura Contempornea. Campo Grande: Letra Livre, 1997. SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mo de Alice: o social e o poltico na psmodernidade. So Paulo: Cortez, 2000. EADIE, D. Microcomputadores: teoria e prtica. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1999. FOSDICK, H. Computer basics for librarians and information scientists. Arlington: Information Resources Press, 1998. GUIMARES, A.; LAGES, N. A. Introduo a cincia da computao. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos Cientficos, 2000. RECORDER, Maria Jos, ABADAL, Ernest, CODINA, Lus. Informao eletrnica e novas tecnologias. So Paulo: Summus Editorial, 1995. REIS, D.A. dos. Fundamentos de processamento de dados. So Paulo: Atlas, 2001

25

ADMINISTRAO Viso geral de sistemas de informao. Evoluo do pensamento administrativo. Perfil do Administrador. Os desafios da administrao contempornea. Conceito e funo de O&M nas organizaes. Etapas de estudo das organizaes. Anlise da estrutura organizacional. Tcnicas de anlise e racionalizao do trabalho. Tcnicas de elaborao de manuais e normas de procedimento. Tcnicas de O&M. Ergonomia nas organizaes. Bibliografia Bsica: CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Makron Books, 1997. __________. Administrao Teoria, Processo e Prtica. So Paulo: Makron Books, 1997 DRUCKER, P. F. 50 casos de Administrao. So Paulo: Pioneira, 1993. HAMPTON, D. R. Administrao Contempornea: teoria, prtica e casos. So Paulo: McGraw Hill, 1992. LODDI, J. B. Histria da Administrao . So Paulo: Pioneira, 1993. MAXIMIANO, A. C. Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Atlas, 1997. MOTTA, P. R. Gesto Contempornea: a cincia e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1996. MOTTA, P. Transformao Organizacional: a teoria e a prtica de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998. NADLER, D. A. [et al]. Arquitetura Organizacional: a chave para a mudana empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1993

26

ADMINISTRAO DE UNIDADES DE INFORMAO Noes de gerncia de recursos informacionais. Planejamento conceito, evoluo e etapas. Noes de planejamento estratgico. Planejamento de unidades, produtos e servios de informao. Elaborao, anlise e financiamento de projetos. Avaliao dos servios e produtos do sistema de informao. Bibliografia Bsica: ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e servios de informao. Braslia: Ed. Briquet de Lemos, 2000. CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Makron Books, 1997. __________. Administrao Teoria, Processo e Prtica. So Paulo: Makron Books, 1997 DRUCKER, P. F. 50 casos de Administrao. So Paulo: Pioneira, 1993. HAMPTON, D. R. Administrao Contempornea: teoria, prtica e casos. So Paulo: McGraw Hill, 1992. LODDI, J. B. Histria da Administrao . So Paulo: Pioneira, 1993. MAXIMIANO, A. C. Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Atlas, 1997. MOTTA, P. R. Gesto Contempornea: a cincia e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1996. MOTTA, P. Transformao Organizacional: a teoria e a prtica de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998. NADLER, D. A. [et al]. Arquitetura Organizacional: a chave para a mudana empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1993

27

POLTICAS DE INFORMAO CIENTFICA, TECNOLGICA E INDUSTRIAL Informao, cincia e tecnologia na sociedade contempornea. O Estado e rea de C&T. Polticas nacionais de ICT no planejamento e desenvolvimento de servios de informao cientfica e tecnolgica. Poltica industrial no Brasil. Poltica de Informao no Brasil. Bibliografia Bsica: BRASIL. Ministrio da Cincia e Tecnologia. Poltica de cincia e tecnologia no Brasil. Braslia: MCT, 1992. BRASIL. III Programa Brasileiro de Desenvolvimento em Cincia e Tecnologia. Ao programada em cincia e tecnologia 29: informao em cincia e tecnologia. Braslia: PADCT/CNPq/IBICT, [1984]. BRASIL. Presidncia da Repblica. Poltica industrial e de comrcio exterior. Braslia: Presidncia da Repblica, 1991. CARVALHO, Maria Carmem Romcy de. Ao planejada em informao tecnolgica. Cincia da Informao, v.21, n.2, p.147-148, maio/ago., 1992. COUTINHO, Luciano, FERRAZ, Joo Carlos. Estudo de competitividade da indstria brasileira . Campinas: Papirus, Unicamp, 1994. ___________, Luciano. A terceira revoluo industrial e tecnolgica: as grandes tendncias de mudana. Economia e Sociedade, n.1, p.69-87, 1992. CYSNE, Ftima Portela. Transferncia de tecnologia e desenvolvimento . Cincia da Informao, v.25, n.1, p.26-35, 1996. DOUBOR, L. Sociedade do conhecimento. So Paulo: Pioneira, 1994. DRUKER, P. Sociedade ps-capitalista . So Paulo: Pioneira, 1993. FROTA, Maurcio, FROTA, M. Helena. Acesso informao : estratgia para a competitividade. Braslia: IBICT, 1994. LASTRES, Helena Maria Martins. Dilemas da poltica cientfica e tecnolgica. Cincia da Informao , v.24, n.2, p.189-193, 1995. OLIVEIRA, Joo Batista Arajo. Ilhas de competncias: carreiras cientficas no Brasil. So Paulo: Brasiliense; Braslia: CNPq, 1985. SCIENCE and technology in Brazil: a new policy for a global world. Rio de Janeiro: FGV, 1995. SICS, Abraham B. Polticas cientfica e tecnolgica no Japo, Coria do Sul e Israel. Braslia: IBICT, 1985. TARAPANOFF, Kira. A poltica cientfica e tecnolgica no Brasil. Cincia da Informao, v.21, n.2, p.149-158, mai/ago., 1992. 28

VIEIRA, Anna da Soledade. Informao tecnolgica no Brasil ps-PADCT. Cincia da Informao, v.25 n.1, p.59-75, 1996. WEITZEN, N. H. S. O poder da informao. So Paulo: Makron Books, 1991.

29

GESTO DA INFORMAO NAS ORGANIZAES Cultura Organizacional; Comunicao organizacional; Informao como recurso organizacional. Gerenciamento de recursos informacionais e tecnolgicos. Informao e Processo de deciso empresarial. Habilidades e competncia do Gestor da Informao. Bibliografia Bsica: VILA, H. A., SANTOS, M. P. S. Cenrios: estudo de futuros alternativos. Cincia e Cultura, v. 41, n. 3, p. 241-249, maro 1989 BARBOSA, R. R. Monitorao ambiental: uma viso interdisciplinar. Revista de Administrao de Empresas, v. 32, n. 4, p. 42-53, dezembro 1997. BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informao. Um recurso estratgico no processo de gesto empresarial. So Paulo: Editora Atlas, 1998. CHOO, Chun Wei. The knowing organization: how organizations use information to construct meaning, create knowledge, and make decisions. New York: Oxford University Press, 1997. cap.5. The management of choice organizations as decision making systems. CRONIN, B. Esquemas conceituais e estratgicos para a gerncia da informao. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. v.19, n.2, p.195-220. set. 1990. DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informao. Por que s a tecnologia no basta para o sucesso na era da informao. So Paulo: Futura, 1998. DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de Processos. Como inovar na empresa atravs da tecnologia da informao. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1994. DEGEN, R. J. A importncia estratgica e o funcionamento do servio de inteligncia empresarial. Revista de Administrao de Empresas. v.26, n.1, p.77-84. jan./mar. 1984. DEGENT, R. J. A importncia estratgica e o funcionamento do servio de inteligncia empresarial. Revista de Administrao de Empresas, v. 26, n.1, p. 77-83, jan./mar. 1986. FREITAS, H. A informao como ferramenta gerencial. Porto Alegre: Ortiz, 1993. MCGEE James, PRUSAK Laurence. Gerenciamento estratgico da informao. Rio de Janeiro: Campus, 1995. McGEE, James e PRUSAK Laurence. Gerenciamento Estratgico da Informao. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997. MINTZBERG, H., AHLSTRAND, B., LAMPEL, J. Safari de estratgia. Porto Alegre: Bookman, 2000. NONAKA Ikujiro e TAKEUCHI Hirotaka. Criao de Conhecimento na Empresa. Como as empresas japonesas geram a dinmica da inovao. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998. PORTER, M. Estratgia competitiva: os conceitos centrais. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1989. Cap.1, p.1-23. 30

SAPIRO, A. Inteligncia empresarial: a revoluo informacional da ao competitiva. Revista de Administrao de Empresas. v.33, n.3, p.106-117,mai./jun., 1993. STEWART, Thomas A. Capital Intelectual. A nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998.

31

DOCUMENTAO EMPRESARIAL Fluxo da informao nas empresas. Principais documentos que se utilizam como instrumentos na administrao das empresas. Critrios de seleo da informao e documentos para atender as diferentes formas de comunicao empresarial. Informao para negcios natureza, caractersticas. Noes bsicas de tratamento de documentos empresariais. Acesso e utilizao da Internet como fonte de informao para negcios. Bibliografia Bsica BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informao : um recurso estratgico no processo de gesto empresarial. So Paulo: Atlas, 1998. BIO, Srgio Rodrigues. Sistemas de informao: enfoque gerencial. So Paulo: Atlas, 1985. BORGES, Mnica Erichsen Nassif, CARVALHO, Natlia Guin de Mello. Produtos e servios de informao para negcios no Brasil: caractersticas. Cincia da Informao , v. 27, n. 1, p. 76-81, 1998. GOMES, Elisabeth. Inteligncia competitiva: como transformar informao em um negcio. SO Paulo: Campus, 2001. LPEZ YEPES, Jos. Manual de Informacin y Documentacin. Madrid: Pirmide, 1996. NAVARRO, Clia Chan. Gestin de informacin en las organizaciones. Murcia: Universidad de Murcia, 2000.

32

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA O campo cientfico. Design de pesquisa. Aplicao de mtodos quantitativos em biblioteconomia e cincia da informao. Anlise de dados quantitativos. Aplicao de mtodos qualitativos em biblioteconomia e cincia da informao Anlise de dados qualitativos. Elaborao de Projeto de pesquisa. Bibliografia Bsica: BRANDO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 2. Ed. SP: Brasiliense, 1991. CYRANKA , Lcia F. de Mendona e SOUZA, Vnia Pinheiro de. Orientaes para Normalizao de Trabalhos Acadmicos. 2. ed. Juiz de Fora: EDUFJF, 1996. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. SP: Atlas, 1996. HIRANO, Sedi (Org.). Pesquisa Social e planejamento. 2. Ed. So Paulo: T. A. Queiroz, 1988. IANNI, Octvio. Os Horizontes do Pensamento. In: A SOCIEDADE GLOBAL. 6. Ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998, p.p. 165/182. LAGNEAU, Grard. A sociologia da publicidade. So Paulo: Cultrix, 1981. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientfica. 3. Ed. SP: Atlas, 1991. MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaborao de monografias e dissertaes. 2. ed. SP: Atlas, 1994. MENDONA, Leda Moreira e ALESSANDRO, Walmirton Thadeu D. Guia para apresentao de trabalhos tcnico-cientficos na UFG. Goinia: Cegraf, 1997. SARMENTO (Org.) Walney Moraes. Problemas de Metodologia nas Cincias Sociais. Salvador: Centro Editorial e Didtico da UFBA, 1989. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ao. 3. ed. So Paulo: Editora Autores Associados, 1986. RUDIO, Franz Victor. Introduo ao Projeto de Pesquisa Cientfica. 21. Ed. Petrpolis: Vozes, 1997.

33

SERVIO DE REFERNCIA E INFORMAO Abordagem histrico-conceituais. Natureza, funes e atribuies de servios de referncia. Servios de referncia e seus suportes de informao. Perfil do bibliotecrio de referncia. Adequao da oferta de produtos de servios demanda da informao. Qualidade em servios, produtos e obras de referncia. Tcnicas de disseminao da informao. O ciclo vital do produto. Servios computadorizados. Formao de usurios. Bibliografia Bsica: ABELLN, Joaqun Ruiz; ALONSO, Mnica Izquierodo; LUCAS, Toms Piera. Aportaciones em torno a los usurios em documentacion. Documentain de las Cincias de la Informacion, [s.n], n. 21, 11-75, 1998. AMARAL, Sueli A. do. Anlise ambiental do GEOCINF. Ci. Inf.. Braslia, v. 18, n.2, p. 199206, jul./dez. 1989. ARANGO, Dario A. Tecnologia e dependncia. IN: TABAK, Fanny. Dependncia tecnolgica e desenvolvimento nacional. Rio de Janeiro: Pallas, 1975. ARAJO, Lus Csar G. de. Organizao e mtodos: integrando comportamento, estrutura, tecnologia e estratgia. 3. ed. So Paulo : Atlas, 1992. 287 p. ARAJO, Vnia M. R. H. Usurios:uma viso do problema. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 3, n.2, p. 175-192, set. 1974 CUNHA, Murilho Bastos. Metodologia para estudos dos usurios de informao cientfica e tecnolgica. Rev. Bib. de Braslia, Braslia, v. 10, n.2, p.5-19, 1982. DANTAS, Marcos. Sistemas de informao: a evoluo dos enfoques. Ci. Inf., Braslia, v.21, n. 3, p. 192-196, set./dez. 1992. DNPM. Estudo de demanda de informao no setor geocincias e tecnologia mineral. Ci. Inf., Braslia, v. 15, n.1, p. 81-89, 1986. HERNNDEZ, Jos A. (Coord.). Estategias y modelos para ensear a usa la informacin: guia para docentes, bibliotecrios y archiveros. Murcia: KR, 2000. 290 p. KREMER, J. Fluxo de informao entre engenheiros:uma reviso de literatura. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.15, n.1, p. 7-41, 1980. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Tcnicas de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1982. OBERHOFER, Ceclia Alves. Conceitos e princpios para avaliao de sistemas de informao. Ci. Inf., Braslia, v. 12, n.1, p. 45-51, jan./abr.. 1983. RABELO, Odlia C. P. O usurio nos currculos de biblioteconomia. Revista da Escola de Biblioteconomia e Documentao da UFMG, Belo Horizonte, v.10, n.20, p. 179-192, 1981. RABELO, Odlia Clark. Usurio:um campo em busca de sua identidade? Revista da escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n.1, p.75-87, mar. 1983. VIEIRA, A. S. Repensando a biblioteconomia. Ci. Inf., Braslia, v. 12, n.2, p. 81-86, 1983. 34

WITTER, Geraldina Porto. Aspectos psicolgicos no relacionamento bibliotecrio e usurio. Cie. Inf., Braslia, v.15, n.1, p. 33-37, jan./jun. 1986.

35

USOS E USURIOS DA INFORMAO Conceituao e origem dos estudos de usurios da informao. Categorias de usurios de informao das diferentes reas. Metodologias de estudo de comunidade e de usurios. Estudos de usurios e suas aplicaes prticas. Elaborao de perfis de usurios. Bibliografia Bsica: ABELLN, Joaqun Ruiz; ALONSO, Mnica Izquierodo; LUCAS, Toms Piera. Aportaciones em torno a los usurios em documentacion. Documentain de las Cincias de la Informacion, [s.n], n. 21, 11-75, 1998. AMARAL, Sueli A. do. Anlise ambiental do GEOCINF. Ci. Inf.. Braslia, v. 18, n.2, p. 199206, jul./dez. 1989. ARANGO, Dario A. Tecnologia e dependncia. IN: TABAK, Fanny. Dependncia tecnolgica e desenvolvimento nacional. Rio de Janeiro: Pallas, 1975. ARAJO, Lus Csar G. de. Organizao e mtodos: integrando comportamento, estrutura, tecnologia e estratgia. 3. ed. So Paulo : Atlas, 1992. 287 p. ARAJO, Vnia M. R. H. Usurios:uma viso do problema. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 3, n.2, p. 175-192, set. 1974 CUNHA, Murilho Bastos. Metodologia para estudos dos usurios de informao cientfica e tecnolgica. Rev. Bib. de Braslia, Braslia, v. 10, n.2, p.5-19, 1982. DANTAS, Marcos. Sistemas de informao: a evoluo dos enfoques. Ci. Inf., Braslia, v.21, n. 3, p. 192-196, set./dez. 1992. DNPM. Estudo de demanda de informao no setor geocincias e tecnologia mineral. Ci. Inf., Braslia, v. 15, n.1, p. 81-89, 1986. HERNNDEZ, Jos A. (Coord.). Estategias y modelos para ensear a usa la informacin: guia para docentes, bibliotecrios y archiveros. Murcia: KR, 2000. 290 p. KREMER, J. Fluxo de informao entre engenheiros:uma reviso de literatura. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.15, n.1, p. 7-41, 1980. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Tcnicas de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1982. OBERHOFER, Ceclia Alves. Conceitos e princpios para avaliao de sistemas de informao. Ci. Inf., Braslia, v. 12, n.1, p. 45-51, jan./abr.. 1983. RABELO, Odlia C. P. O usurio nos currculos de biblioteconomia. Revista da Escola de Biblioteconomia e Documentao da UFMG, Belo Horizonte, v.10, n.20, p. 179-192, 1981. RABELO, Odlia Clark. Usurio:um campo em busca de sua identidade? Revista da escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n.1, p.75-87, mar. 1983. VIEIRA, A. S. Repensando a biblioteconomia. Ci. Inf., Braslia, v. 12, n.2, p. 81-86, 1983.

36

WITTER, Geraldina Porto. Aspectos psicolgicos no relacionamento bibliotecrio e usurio. Cie. Inf., Braslia, v.15, n.1, p. 33-37, jan./jun. 1986.

37

LNGUA PORTUGUESA: REDAO E EXPRESSO I Desenvolvimento da capacidade de leitura, de anlise e de produo textual a partir de elementos constitutivos do texto, bem como de suas relaes entre estrutura, coeso, argumentao e o tipo do autor, observando-se as novas gramaticais vigentes. . Bibliografia bsica: CARRAHER, David W. Senso crtico: do dia-a-dia s cincias humanas. So Paulo, Pioneira, 1983. BASTOS, Llia da Rocha. [et. Al]. Manual para a elaborao de projetos e relatrios de pesquisa, teses, dissertaes e monografias. 4. ed. rev. amp. Rio de Janeiro, LTC, 1995. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985. FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. London, Longman, 1992. FARACO, C. A., TEZZA, C. Prtica de texto: lngua portuguesa para nossos estudantes. Petrpolis, Vozes, 1992. FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrpolis, Vozes, 1988. FVERO, Leonor Lopes. Coeso e coerncia textuais. 4. ed. So Paulo, tica, 1997. (Srie Princpios, 206). FIGUEIREDO, Luiz Carlos. A redao pelo pargrafo. Braslia, Editora Universidade de Braslia, 1995. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna. 13. ed. Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas, 1986. HALLIDAY, M. A. K. , HASAN, H. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. 3rd. ed. Oxford University Press. KOCH, Ingedore G.V. Argumentao e linguagem. 3. ed. So Paulo, Cortez, 1993. KRESS, G., van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, Routledge, 1996. PENTEADO, J. R. Whitaker. A tcnica da comunicao humana. 9. ed. So Paulo, Pioneira, 1986. PERINI, Mrio A. Gramtica descritiva do portugus. So Paulo, tica, 1995. TERRA, Ernani, NICOLA, Jos de. Guia prtico de ortografia . So Paulo, Scipione, 1996.

38

LNGUA PORTUGUESA: REDAO E EXPRESSO II Linguagem, lngua e comunicao. O ato de narrar, relatar e argumentar. Tipologia e estrutura do texto narrativo e argumentativo: aspectos morfossintticos pertinentes a estas habilitaes. Correo gramatical de textos e sua adequao estitilistica dos meios de comunicao jornalsticos. O texto jornalstico e de divulgao: natureza, estrutura e caractersticas. Bibliografia Bsica: CARRAHER, David W. Senso crtico : do dia-a-dia s cincias humanas. So Paulo, Pioneira, 1983. CERVO, A.L., BERVIAN, P. A. Metodologia Cientfica. 4. ed. So Paulo, Makron Books, 1996. BASTOS, Llia da Rocha. Et. Al. Manual para a elaborao de projetos e relatrios de pesquisa, teses, dissertaes e monografias. 4. ed. rev. amp. Rio de Janeiro, LTC, 1995. CUNHA, celso, CINTRA, Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985. FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. London, Longman, 1992. FARACO, C. A., TEZZA, C. Prtica de texto : lngua portuguesa para nossos estudantes. Petrpolis, Vozes, 1992. FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrpolis, Vozes, 1988. FVERO, Leonor Lopes. Coeso e coerncia textuais. 4. ed. So Paulo, tica, 1997. (Srie Princpios, 206). FIGUEIREDO, Luiz Carlos. A redao pelo pargrafo. Braslia, Editora Universidade de Braslia, 1995. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna. 13. ed. Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas, 1986. HALLIDAY, M. A. K. , HASAN, H. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. 3rd. ed. Oxford University Press. KOCH, Ingedore G.V. Argumentao e linguagem. 3. ed. So Paulo, Cortez, 1993. KRESS, G., van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, Routledge, 1996. PENTEADO, J. R. Whitaker. A tcnica da comunicao humana. 9. ed. So Paulo, Pioneira, 1986. PERINI, Mrio A. Gramtica descritiva do portugus. So Paulo, tica, 1995. TERRA, Ernani, NICOLA, Jos de. Guia prtico de ortografia . So Paulo, Scipione, 1996.

39

TEORIAS DA COMUNICAO I Comunicao, ideologia e poder. O objeto da comunicao, as contribuies interdisciplinares. As diversas abordagens e vertentes tericas em comunicao. Elementos de interpretao de discurso. Bibliografia Bsica: COHN, G. (org.) Comunicao e indstria cultural. So Paulo, Cia. Editora Nacional, 1978. DE FLEUR, M. e BALL-ROKEACH, S. Teorias da comunicao de massa. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993. FREITAG, B. A teoria crtica: ontem e hoje. So Paulo, Brasiliense, 1990. LIMA, L.C. (org.) Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982. MAFFESOLI, M. A contemplao do mundo. Porto Alegre, Artes e Ofcios, 1995. MATTELARD, Armand e Michle. Histria das Teorias da Comunicao. Porto: Campo das Letras, 1997.

40

TEORIAS DA COMUNICAO II Globalizao, comunicao e consumo. Comunicao, imaginrio e subjetividade. Estetizao da realidade. O impacto das novas tecnologias no comportamento e na sensibilidade. Conceitos e tendncias em comunicao contempornea. Bibliografia Bsica: BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulao. Lisboa, Relgio D'gua, 1991. CANCLINI, Nstor Garca. Consumidores e cidados: conflitos multiculturais da globalizao. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999. HARVEY, D. A condio ps-moderna. So Paulo: Loyola, 1989. KELLNER, Douglas. A cultura da mdia. Bauru, SP: Edusc, 2001. LVY, Pierre. A inteligncia coletiva : por uma antropologia do ciberespao. So Paulo: Loyola, 1998. MACHADO, Arlindo. A televiso levada a srio. So Paulo: Ed. Senac So Paulo, 2001. MAFFESOLI, M. A contemplao do mundo. Porto Alegre, Artes e Ofcios, 1995. MATTELART, Armand. A globalizao da comunicao. So Paulo: EDUSC, 2000. MORAES, Denis. Planeta mdia: tendncias da comunicao na Era Global. Campo Grande: Letra Livre, 1998.

41

SOCIOLOGIA Os primeiros grupos sociais, a formao da sociedade, as cincias sociais. Origem histrica e conceitual da sociologia, as principais vertentes sociolgicas: Auguste Comte, mile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. As instituies e os processos de socializao. A Sociologia como Cincia Social: objeto, mtodo, relaes com os demais ramos do conhecimento.. Controle social e movimentos sociais. A sociologia da comunicao. Bibliografia Bsica: MARTINS, C. B.. O que Sociologia. So Paulo, Brasiliense, 1988. CASTRO, M. & DIAS, E. F.. Introduo ao Pensamento Sociolgico. Rio de Janeiro, Eldorado, 1977. MOYA, C.. Imagem Crtica da Sociologia. So Paulo, Cultrix, 1970. (Captulo I: "O Positivismo e as Origens da Sociologia). MILLS, W.. A Imaginao Sociolgica. Rio de Janeiro, Zahar, 1980. (Captulo I: "A Promessa"). BERGER, P.. Perspectivas Sociolgicas. Petrpolis, Vozes, 1986. ("A Sociologia como Forma de Conscincia"). LUKES, S. In: Cohn, G (org.). Para Ler os Clssicos. Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos, 1977. DURKHEIM, E.. As Regras do Mtodo Sociolgico. So Paulo, Cia Editora Nacional, 1987. DURKHEIM, E.. Sociologia e Filosofia. So Paulo, cone, 1994. DURKHEIM, E.. Formas Elementares da Vida religiosa. So Paulo, Paulinas, 1989. ARON, R.. As Etapas do Pensamento Sociolgico. So Paulo, Martins Fontes/Ed. UnB, 1987. WEBER, M.. A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. So Paulo, Livraria Pioneira, 1989. GERTH, h. h. & MILL, W.. In: Weber, M.. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, s/d. WEBER, M.. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, s/d. WEBER, M.. Economia e Sociedade. Vol 1. Braslia, Ed. UnB, 1994. HOLANDA, S. B.. Razes do Brasil. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1992. DAMATTA, R.. A Casa e a Rua. Rio de Janeiro, Guanabara, 1991. DAMATTA, R.. Carnavais, Malandros e Heris. Rio de Janeiro, Guanabara, 1990. SOUZA, J.. O Malandro e o Protestante. Mimeo: Trabalho apresentado no XX Encontro da ANPOCS. Caxambu, 1996. ARAJO, C. E. P.. A Percepo da Diferena numa Sociedade Relacional: Anotaes sobre o Caso Brasileiro. Mimeo: Trabalho apresentado no XXI Encontro da ANPOCS. Caxambu, 1997. MOISS, J. A.. Os Brasileiros e a Democracia . So Paulo, tica, 1995. 42

COHN, G.. Sociologia da Comunicao: Teoria e Ideologia. So Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1973. COHN, G.. Comunicao e Indstria Cultural. So Paulo, Cia Editora Nacional & Ed. USP, 1971. LIMA, L. C.. Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990

43

FILOSOFIA Origem e o desenvolvimento dos problemas atuais da filosofia em suas diversas reas: cincia e conhecimento, o problema do valor, filosofia e linguagem, filosofia e sociedade. Cincia e Ideologia. Teoria do Valor (juzos sobre Beleza de Juzos morais). A Filosofia e Linguagem (significado, interpretao, a relao escrita/leitura). Filosofia e sociedade (Globalizao e cultura). Bibliografia Bsica: ARANHA, M. L. Arruda; MARTI-NS, M. Pires. Filosofando. So Paulo: Moderna, 1973. BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1986. DUFRENNE, Michel. Esttica e Filosofia. So Paulo: Perspectiva, 1980. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Lisboa: Portuglia, 1966. MOLES, Abraham, Teoria da Informao e Percepo Esttica. Rio de Janeiro: EDUNB, 1978.

44

INTRODUO AOS ESTUDOS LITERRIOS O texto literrio. O conceito de arte. Conceitos fundamentais. Relaes entre fico e realidade. A questo dos gneros literrios. A intertextualidade. A circulao dos textos literrios. Autores representativos da literatura ocidental. Bibliografia Bsica: FILHO, Domcio Proena. A Linguagem Literria. So Paulo: tica, 1986. Srie Princpios CALVINO, Italo. Por que ler os clssicos. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. CANDIDO, Antnio. Literatura e sociedade. So Paulo: Nacional, 1967. EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introduo. So Paulo: Martins Fontes, 1997. ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da fico . So Paulo: Companhia das Letras,1994. JAUSS, Hans Robert. A histria da literatura como provocao teoria literria. So Paulo:tica, 1994.

45

TEORIA DA IMAGEM Natureza e definio da imagem. Espao e tempo representados. A retrica da imagem. Capacidade de referncia. Signos. A perspectiva. A antropologia visual: a imagem do eu e do outro. A imagem fotogrfica, cinematogrfica e eletrnica (videogrfica). A imagem ps-moderna simulaes e virtualidades (imagem anloga X imagem digital). Bibliografia Bsica: JOLY, Martine. Introduo Anlise da Imagem, Papirus Editora, So Paulo, 1996 ROCHA, Everardo P. Guimares Rocha, Magia e Capitalismo um estudo antropolgico da publicidade, Ed. Brasiliense DUBOIS, Philippe. O ato fotogrfico, Ed. Papirus, 1994 BRITO, Joo Batista de. Imagens Amadas, Ateli Editorial, 1995 MACHADO, Arlindo. A arte do Vdeo, Ed. Brasiliense, So Paulo, 1988

46

PLANEJAMENTO GRFICO-VISUAL O espao grfico e seus elementos de expresso: diagrama, imagem, tipologia e cor. O projeto grfico: conceito e produo. A relao entre a forma e o contedo editorial. Tcnicas de representao e de reproduo: pr-impresso, acabamento e papis. Desenvolvimento de projeto grfico: jornal, revista e folder. Computao grfica. Bibliografia Bsica; CRAIG, James Produo grfica. Nobel, So Paulo, 1987. FOLHA DE SO PAULO Novo manual da redao. FSP, So Paulo, 199 RIBEIRO, Milton. Planejamento visual grfico, Braslia, Linha grfica, 1998. HURLBURT, Allen. The grid, NY, Van Nostrand Reinholdco, 1978. JNIOR, Jos Ferreira. Capas de Jornal, So Paulo, Senac, 2002.

47

FUNDAMENTOS DA EDUCAO Os processos educacionais a partir de seus fundamentos tericos e metodolgicos e, ainda, de suas implicaes na prtica pedaggica. A constituio dos processos educacionais no mbito da sociedade e da cultura, partindo da contribuio de diferentes reas do conhecimento: Filosofia, Psicologia, Histria, Sociologia, Biologia. Os processos didticopedaggicos: relao professor-aluno-saber, processo ensino-aprendizagem, planejamento de ensino-aprendizagem, organizao e coordenao do trabalho pedaggico e gesto educacional: polticas pblicas educacionais, projeto poltico-pedaggico, gesto democrtica, planejamento, currculo e avaliao educacional.

Bibliografia Bsica: BUFFA, Ester Etal. Educao e Cidadania. So Paulo: Cortez, 1996. CARVALHO, Adalberto Dias. Em Torno do Estatuto da Filosofia da Educao. In: Epistemologia das Cincias Humanas. Porto: Edies Aprofundamento, 1996. FREIRE, PAULO. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. __________. Educao e Mudana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. __________. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessrios Prtica Educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleo Leitura). FREITAG, Brbara. Escola, Estado e Sociedade. So Paulo: EDART, 1977. INFORMATO, Hlio. Fundamentos Sociais da Educao. Livrarias Nobel S.A. LUCKESI, Cpriciano Carlos. Filosofia da Educao. So Paulo: Cortez, 1994 (Coleo Magistrio de 2 Grau. Srie Formao do Profissional). MENEZES, Joo Gualberto [et alii]. Estrutura e Funcionamento da Educao Bsica . So Paulo: Pioneira, 1998. SALVADOR, Csar Coll. Aprendizagem Escolar e Construo do Conhecimento. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. ADORNO, Theodor W. Educao e emancipao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. Tura, Maria de Lourdes Rangel (org). Sociologia para educadores. Rio de Janeiro. Quartet. 2002. GHIRALDELLI, Paulo. Didtica e teorias educacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: plano de ensino - aprendizagem e projeto educativo . So Paulo: Libertad, 1995. VEIGA, Ilma P. A. (Org.) Repensando a Didtica. Campinas: Papirus, 1989. __________. (Org). Projeto poltico - pedaggico da escola. Campinas: Papirus, 1995. __________. (Org). Didtica: o ensino e suas relaes. Campinas: Papirus, 1996. 48

PSICOLOGIA DA COMUNICAO Elementos para anlise lgica e social da: estrutura social, instituies, mudana social, opinio, atitudes, conscincia, interdio, transgresso. Processo de socializao e processo de individualizao. Canais interpessoais, intergrupais e massivos de informao. Estrutura e efeitos dos meios de comunicao. Barreiras psico-sociais ao processo de informao. Bibliografia Bsica: ADORNO, T. e HORKHEIMER, M. Massa. In: Temas bsicos de sociologia. So Paulo: Cultrix, 1973. ADORNO, T. Comunicao e indstria cultural. So Paulo: T. A. Queiroz, 1987. ADORNO, T. Educao e emancipao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. ARIES. P. Famlia e sociabilidade. In: Histria social da criana e da familia. Rio de Janeiro: Guanabara. 1986. .BELTRO, L. A sociedade de massa. In: A sociedade de massa: comunicao e literatura. Petrpolis: Vozes, 1972. BERGER, P. O indivduo na sociedade. In: Perspectivas sociolgicas. Petrpolis: Vozes, 19 BERGER, P. A sociedade no indivduo. In: Perspectivas sociolgicas. Petrpolis: Vozes, 1986. COSTA, B.C. Indstria cultural: Anlise crtica e suas possibilidade de revelar ou ocultar a realidade. In: PUCCI, B (org.). Teoria Critica e educao. Petrpolis: Vozes, 1995. D'ANDRA, F.F. Conceitos gerais. In: Desenvolvimento da personalidade. So Paulo: Difel, 1982. ELIAS, N. A sociedade dos indivduos. RJ: Zahar, 1994. FROMM, E. Famlia e Autoridade. In: CAN EVACCI , M. Dialtica da famlia. So Paulo: Brasiliense, 1984. FROMM, E. Conscincia e sociedade industrial. In: FORACCHI, M.M. e MARTINS, J.S. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 1986. GUARESCHI, P. Comunicao e teoria crtica. In: Comunicao e controle social. Petrpolis: Vozes, 1991. IANNI, O .A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1993. KA TZ, D. Formao de atitude e opinio pblica. In: COHN, G. Comunicao e Indstria Culttural. So Paulo: T.A.Queiroz, 1987. LAMBERT. W. A significao social das atitudes. In: Psicologia Social, Rio de Janeiro: Zahar, 1981. MUNIZ SODR. A conscincia e o olhar. In: A mquina de Nan;iso. So Paulo: Cortez, 1994. PIETROCOLLA, L G. Sociedade de consumo. So Paulo: Global, 1986. 49

RODRIGUES, A. Influncia do comunicador no fenmeno de mudana de atitude. In: Psicologia Social. Petrpolis: Vozes, 1983.

50

You might also like