You are on page 1of 2

Bioqumica Exerccios sobre a Gliconeognese, Via das pentoses, Sntese e degradao de glicognio Data: _________ Curso:________________ Prof.

f.: Vitor Lima


Alunos: 1-__________________________________ 2-__________________________________ 3-__________________________________

1- Reconhecendo molculas.(0.05x10+0,1 =0,6)


a. b. c. d. Indique os nomes das molculas dentro das caixas de texto Faca um circulo em volta de cada resduo de glicose Faca um retngulo em volta de cada ligao 16 Faca uma elipse em volta de cada ligao 1 4 (Nome da molcula acima)

2- Enzimas, substratos e produtos.(16x0,1=1,6)


Usando linhas, ligue cada enzima (centro) com seu substrato (esq.) e seu(s) produto(s) (dir.)

Substrato
UDP-Glicose Glicognio (n resduos) Pi
Fosfato inorgnico

Enzima
Glicognio fosforilase UDP

Produto

Glicose-6-fosfato

Glicognio sintase

Glicose-1-fosfato Glicognio (n-1 resduos)

Glicose-6-fosfato

Fosfoglicomutase

Glicognio (n+1 resduos) UDP-Glicose

UTP
Uridina trifosfato

Glicose-1-fosfato

UDP-accar pirofosforilase

PPi
Pirofosfato inorgnico

3- Reconhecendo os intermedirios da na sntese e degradao do glicognio.(40x0,0,05=2,0)


a. b. c. d. e. f. Indique os nomes das molculas dentro das caixas de texto Faca um circulo em volta de cada grupamento fosfato Faca um retngulo em volta de cada grupamento cetona Faca uma elipse em volta de cada hidroxila Indique com setas as riboses Indique com setas as bases nitrogenadas

4-Responda com uma palavra dentro das caixas. (8x0,1=0,8) a) Qual o cofator do metabolismo envolvido na sntese do glicognio? b) Em que forma esse cofator entra na sntese do glicognio? c) Em que forma ele sai quando utilizado para a sntese do glicognio? d) Que molcula produzida quando esse cofator utilizado? e) Qual o produto imediato da degradao do glicognio? f) Que molcula inorgnica consumida na degradao do glicognio? g) Qual hormnio estimula a sntese de glicognio? h) Qual hormnio estimula a degradao de glicognio?

v v v v v v v v

Via das pentoses


3- Reconhecendo os intermedirios da via das pentoses(34x0,05=1,7)
a. b. c. d. e. Indique os nomes das molculas dentro das caixas de texto Faca um circulo em volta de cada grupamento fosfato Faca um retngulo em volta de cada grupamento cetona Faca uma elipse em volta de cada hidroxila Escreva os nomes das molculas nas caixas

4-Responda com uma palavra dentro das caixas. (12x0,1=1,2) a. Quais os nomes dois ramos da via das pentoses? b. Quais os dois principais produtos da via das pentoses? c. Qual o cofator do metabolismo envolvido na via das pentoses? d. Em que forma esse cofator entra na via? e. Em que forma esse cofator sai da via? f. Qual o principal destino da ribose? g. Qual enzima o ponto de regulao da via das pentoses? h. Que molcula o regulador da via das pentoses? i. Quais as duas enziams do ramo no oxidativo? 5-Qual o significado metablico da regulao da via das pentoses? (0,5) 6-O que todos intermedirios do ramo no oxidativo tem em comum entre si? (0,5) 7-Quais os dois principais destinos do NADPH produzido no ramo oxidativo da via das pentoses? (0,5) 8-Quais as duas funes da via das pentoses? (0,6)

You might also like