You are on page 1of 9

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

INFORMTICA PARA CONCURSOS Microsoft Office XP 100 questes comentadas VUNESP nvel mdio Fernando Nishimura de Arago

Microsoft Word XP

Microsoft Office XP
O Microsoft Office XP foi desenvolvido com o padro Windows XP. O Microsoft Office proprietrio, pago e possui cdigo fechado. Composto pelo editor de textos Word, planilha de clculos Excel, editor de apresentaes multimdias PowerPoint e banco de dados Access, a verso Professional foi a mais vendida e instalada nos computadores at hoje. No edital de Microsoft Word XP, figuram itens como: estrutura bsica dos documentos, edio e formatao de textos, cabealhos, pargrafos, fontes, colunas, marcadores simblicos e numricos, e tabelas, impresso, ortografia e gramtica, controle de quebras, numerao de pginas, legendas, ndices, insero de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. Observao Este material contm teoria, ilustraes, questes e comentrios da verso Office XP (2002). Alguns conceitos podem ser aplicados ao Office 2003 ou superiores, porm no h garantia implcita ou explcita de que haver sucesso na adaptao do conceito. Recomendo a aquisio do material Office 2010, ou Office 2007, ou Office 2003, segundo o edital do seu concurso.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 1

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Centralizado Esquerda Direita Recuo Recuo

Justificado

Simples 1

Duplo

Margem esquerda

Marca de tabulao

Margem direita

Rgua Recuo especial de primeira linha

Recuo direito

Recuo do pargrafo

Recuo esquerdo

Quebra de pgina

Menu Ferramentas
No Office XP, permite alterar as configuraes Word, de forma geral. Ortografia e gramtica tem atalho F7, muito comum nas provas da VUNESP. Controle de alteraes permite visualizar o que foi modificado em cada salvamento do documento. A autocorreo

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 11

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Questes de Concursos
01. No Microsoft-Word XP, na barra de ferramentas Padro, existe o seguinte cone.

Por meio desse cone, denominado a) Colar, possvel copiar para o ponto de edio uma palavra ou frase da rea de Transferncia. b) Localizar, possvel procurar ocorrncias de uma palavra ou frase especfica. c) Marcar, pode-se sublinhar palavras especficas no pargrafo selecionado. d) Ordenar, pode-se colocar em ordem alfabtica os elementos de uma tabela. e) Selecionar, possvel marcar todo o texto do arquivo at a primeira ocorrncia de uma determinada palavra. 02. Assinale a alternativa que apresenta, no Microsoft Word XP, em sua configurao padro, a tecla de atalho utilizada para a obteno de ajuda. a) F1 b) Alt+ 1 c) Ctrl+ 1 d) Shift+ 1 e) Ctrl+Alt+ 1 03. Assinale a alternativa que contm a correta afirmao sobre o Microsoft Word XP, instalado em sua configurao padro. a) A numerao das pginas de um documento em edio pode ser inserida por intermdio do menu Formatar. b) As teclas de atalho Ctrl+C e Ctrl+X correspondem, respectivamente, s funes de Recortar e Colar. c) A seleo de um pargrafo do texto em edio pode ser feita por meio de um clique do mouse efetuado sua direita. d) A funo que permite contar caracteres, palavras e pargrafos do texto pode ser acionada por meio do menu Exibir. e) Tabelas de um documento podem ser convertidas em texto, assim como pargrafos podem ser convertidos em tabelas. 04. No programa Microsoft Word XP, em sua configurao padro, para visualizar na tela do computador o texto exatamente como ele ser impresso, um usurio dever utilizar o modo de exibio a) Estrutura de tpicos. b) Estrutura do documento. c) Layout da Web. d) Layout de impresso. e) Normal. 05. Assinale a alternativa que contm os nomes dos menus do programa Microsoft Word XP, em sua configurao padro, que, respectivamente, permitem aos usurios: (I) numerar as pginas do documento, (II) contar as palavras de um pargrafo e (III) adicionar um cabealho ao texto em edio. a) Janela, Ferramentas e Inserir. b) Inserir, Ferramentas e Exibir. c) Formatar, Editar e Janela. d) Arquivo, Exibir e Formatar. e) Arquivo, Ferramentas e Tabela.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 16

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

43. No Word XP, itlico e subscrito so exemplos, respectivamente, de: a) estilo da fonte e estilo de sublinhado. b) efeito e estilo de sublinhado. c) estilo da fonte e espaamento de caracteres. d) estilo da fonte e efeito. e) efeito e estilo da fonte. 44. Sobre o Microsoft Office Word 2007, verso lngua portuguesa, analise os itens abaixo: I - O boto permite converter todas as letras de uma palavra selecionada para caixa alta.

II - O boto permite calcular a potncia de um nmero inteiro. III - A exibio de comentrios inseridos dentro de bales nas margens de um documento pode ser ocultada. IV - A tecla de atalho CTRL + A permite abrir um documento. Est(o) correta(s): a) Apenas I e III. b) Apenas I e IV. c) Apenas I e II. d) Apenas III e IV. e) Apenas II e IV. 45. Em relao ao programa Microsoft Word XP instalao padro portugus Brasil, tem-se que clicando em Formatar pode-se efetuar as seguintes operaes:

I. Ajustar a fonte, o estilo, o tamanho, a cor, os efeitos e a forma de visualizao utilizada; II. Ajustar o pargrafo atravs do alinhamento, recuo e espaamento, quebra de linha e de pgina; III. Incluir e ajustar os marcadores e numerao, definindo nveis e estilos de lista; IV. Ajustar as bordas e sombreamentos da pagina; V. Ajustar a ortografia e gramtica, atravs do idioma escolhido, da concordncia verbal e do uso de sinais e de pontuao; Marque a alternativa que apresenta as afirmativas VERDADEIRAS: a) I, II, III e V b) I, III, IV e V c) I, II, III e IV d) II, III, IV e V

Gabarito comentado
01.Letra B. O atalho de teclado Ctrl+L 02.Letra A. A ajuda pode ser acionada pela tecla F1 ou Shift+F1 para ajuda contextual. A combinao Ctrl+F1 do Word 2007/2010 para exibir/ocultar a Faixa de Opes. 03.Letra E. A numerao inserida pelo menu Inserir. No Word 2007/2010 est na guia/aba Reviso. As teclas Ctrl+C e Ctrl+X correspondem, respectivamente, s funes Copiar e Recortar. A seleo de um pargrafo realizada com um clique esquerda, na rea da margem/recuo esquerdo da pgina. A funo est no menu Ferramentas. No Word 2007/2010 aparece diretamente na barra de Status. As opes esto no menu Tabela.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 23

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Microsoft Excel XP
Introduo As planilhas de clculos so amplamente utilizadas nas empresas para as mais diferentes tarefas. Desde a criao de uma agenda de compromissos, passando pelo controle de ponto dos funcionrios e folha de pagamento, ao controle de estoque de produtos e base de clientes. Diversas funes internas oferecem os recursos necessrios para a operao. Conhecer os princpios bsicos do Excel mais importante do que conhecer os menus e cones (como aconteceu com o Microsoft Word XP).

Conceitos bsicos
Clula unidade da planilha de clculos, o encontro entre uma linha e uma coluna. A seleo individual com a tecla CTRL e a seleo de reas com a tecla SHIFT (assim como no sistema operacional). Coluna clulas alinhadas verticalmente, nomeadas com uma letra. Linha clulas alinhadas horizontalmente, numeradas com nmeros. Planilha o conjunto de clulas organizado em uma folha de dados. Pasta de Trabalho arquivo do Excel contendo as planilhas, de 1 a N (de acordo com quantidade de memria RAM disponvel, nomeadas como Plan1, Plan2, Plan3). No Excel extenso XLSX. Ala de preenchimento no canto inferior direito da clula, permite que um valor seja copiado na direo em que for arrastado. No Excel, se houver 1 nmero, ele copiado. Se houverem 2 nmeros, uma sequncia ser criada. No Writer, 1 nmero cria uma sequncia com incremento 1. Datas, dias da semana, nome dos meses, estas opes criam listas pr-definidas.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 28

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Questes de concursos
46. Assinale a alternativa que contm a correta afirmao sobre o resultado da expresso inserida na clula D1 da planilha do Microsoft Excel, em sua configurao padro, considerando que o contedo das demais clulas o apresentado na figura.

a) = A1^B1 + C1 resulta em 11. c) = MDIA(B1:C2) resulta em 18. e) = MULT(A2;B1;A1) resulta em 24.

b) = A1*B2 C3 resulta em 25. d) = MENOR(A1:B2;2) resulta em 3.

47. Observe a figura que exibe um trecho da planilha MS-Excel, em sua configurao original:

Assinale a alternativa com o resultado correto da frmula a ser inserida na clula A3 : =SE(B2>4;MULT(A2;C2)^1;MDIA(A2;C2)-2*2) a) 0 b) 4 c) 8 d) 15

e) 60

48. Assinale a alternativa que apresenta o valor numrico obtido na clula B4 da planilha mostrada na figura a seguir, que est sendo elaborada com o auxlio do programa Microsoft Excel XP, em sua configurao padro, sabendo que a expresso matemtica =SE(B2>A3;MAIOR(B1:B3;1); MENOR(A1:A3;2)) foi digitada nessa clula.

a) 2.

b) 3.

c) 5.

d) 7.

e) 11.

49. Assinale a alternativa que contm os valores obtidos nas clulas A4, B4 e C4 da planilha que est sendo elaborada com o Microsoft Excel, em sua configurao padro, sabendo que nelas foram digitadas, respectivamente, as expresses =MDIA(A1:A3), =MENOR(B1:B3;2) e =MAIOR(C1:C3;3), e que as demais clulas foram preenchidas como mostrado na figura a seguir.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 55

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Microsoft Office PowerPoint XP Introduo O aplicativo Microsoft PowerPoint se tornou, aps anos, sinnimo de apresentaes. comum falarmos que estamos apresentando um PowerPoint, mesmo que o arquivo seja do BrOffice Impress. O formato de arquivo do Microsoft PowerPoint pr-2007 PPT, podendo ser autoexecutvel (PPS) ou modelo (POT). No 2007 PPTX, PPSX, POTX, alm das extenses que sinalizam arquivos contendo macros (PPTM e POTM). Viso Geral do Microsoft PowerPoint XP O PowerPoint XP trouxe novos recursos em relao a verso 2000 que permanecem at hoje, e j so amplamente conhecidos. Confira a seguir os principais melhoramentos do PowerPoint XP em relao a verso 2000. Novos recursos principais do Microsoft PowerPoint XP O Microsoft PowerPoint e o Microsoft Outlook trabalham juntos para ajudar voc a enviar uma apresentao por email a colegas e iniciar o processo de reviso. Quando os revisores enviam a apresentao de volta para voc, o PowerPoint pode ajud-lo a mesclar seus comentrios e suas alteraes em uma nica apresentao para sua reviso. Posicione o ponteiro do mouse sobre o marcador de uma alterao para ver os detalhes dessa alterao e aceit-la ou rejeit-la. Tambm possvel revisar alteraes no novo painel de tarefas Revises. Esse painel de tarefas fornece um modo de exibio unificado de galeria de todas as alteraes, e a capacidade de aceitar e rejeitar todas elas de uma s vez ou individualmente.

Os comentrios tambm funcionam com o novo recurso de reviso. Eles so codificados por cores pelo revisor, posicionados de maneira inteligente para no ocultarem elementos importantes do slide, e so fceis de imprimir.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 68

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Questes de concursos
81. Assinale a alternativa que lista as extenses dos softwares, MS PowerPoint XP, MS Word XP, MS Excel XP, MS Access XP e Bloco de Notas do Windows XP, em suas configuraes padro. a) .ppt, .doc, .xls, .rar, .txt b) .doc, .mdb, .txt, .ppt, .aiv c) .ppt, .doc, .txt, .mdb, .tar d) .ppt, .doc, .xls, .aiv, .txt e) .ppt, .doc, .xls, .mdb, .txt 82. Durante uma apresentao de 10 slides no Microsoft Power-Point XP, em sua configurao original, o usurio pressionou a tecla ESC. Ao fazer isso, o PowerPoint a) retornou a apresentao ao primeiro slide. b) terminou a apresentao. c) avanou a apresentao para o ltimo slide. d) retornou um slide apenas. e) deixou a tela com fundo preto, ocultando temporariamente a apresentao, esperando at que se pressione ESC novamente para voltar a apresentao. 83. No Microsoft PowerPoint XP, instalado em sua configurao padro, as teclas de atalho para iniciar a apresentao de slides a partir do slide atual so: a) Shift+F7. b) Shift+F5. c) Ctrl+Q. d) Ctrl+U. e) Ctrl+E. 84. Analise as afirmaes sobre o programa MS-PowerPoint XP, em sua configurao padro. I. Uma nova apresentao do PowerPoint pode ser iniciada quando outra j estiver aberta, por intermdio da combinao de teclas Ctrl+O. II. Mesmo que um modelo de design especifique fontes e estilos de texto de uma apresentao, estes podem ser modificados pelo usurio. III. As teclas Ctrl e Z, acionadas simultaneamente, iro reverter uma ou mais das aes realizadas recentemente pelo usurio do programa. correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 85. No Microsoft PowerPoint XP, em sua configurao padro, a tecla de funo utilizada para iniciar uma apresentao a: a) F1 b) F2 c) F3 d) F4 e) F5 86. No Microsoft PowerPoint XP, em sua configurao original, quando uma AutoForma selecionada, exibido um pequeno crculo preenchido, na parte superior dessa AutoForma. Esse crculo, quando clicado com um clique simples, permite que

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 80

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

98. Letra E. 99. Letra B. O cone apresentado para Desfazer a ltima ao. Na letra C, a ao muda o tamanho da fonte. Para maximizar a janela devemos usar os controles de janelas padro do Windows. Na letra D ocorre a exibio das linhas de grades, que no so impressas, apenas exibidas na tela do computador somente no modo de construo da apresentao (ao apertar F5, para exibir, elas sero ocultadas dos slides). 100. Letra C. Na letra A o cone proposto o modo de exibio de Classificao de Slides. um modo que exibe os seus slides na forma de miniaturas. Na letra B, o procedimento proposto ir alterar o tamanho da fonte (da letra, palavra ou texto selecionado) de 18 para o tamanho 9. Na letra D, para aplicar itlico a um texto selecionado deve-se clicar no cone Itlico, ou pressionar Ctrl+I.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 88

You might also like