You are on page 1of 6

Canal Intestino Grosso (Dachang) -Shou Yang Ming Da Chang Jing -

Trajeto Origina-se externamente no ngulo ungueal radial do dedo indicador, percorre a face radial deste dedo e a face ntero-lateral do antebrao, cotovelo e brao, passa pelo ombro em IG-15 (Jianyu) e se conecta com VG-14 (Dazhui), descende para a fossa supraclavicular, de onde uma ramificao interna entra no Pulmo, passa pelo diafragma e chega ao Intestino Grosso. Da fossa supraclavicular um ramo ascende pelo pescoo, penetra gengivas e dentes inferiores, circulando ao redor da boca, atravessando a face e terminando do lado oposto em IG-20 (Yingxiang) ao lado do nariz. Um ramo dirige-se distalmente a E-37 (Shangjuxu), se conectando-se ao Canal do Estmago.

Trajeto Canal Luo Comea seu trajeto em IG-6 (Pianli), une-se ao seu acoplado Biao Li, o Canal do Pulmo 3 cun acima do pulso, ascende pelo brao por IG-15 (Jianyu) para a mandbula e bochecha, aonde se divide, uma ramificao conecta-se com os dentes, a outra penetra o ouvido para unir-se ao Zong Mai (aonde os Canais do Intestino Grosso, Estmago, Intestino Delgado, Vescula Biliar e Triplo Aquecedor se encontram no ouvido).

Trajeto Canal Divergente Separa-se do Canal principal do Intestino Grosso na mo, ascende pelo brao at o ombro em IG-15 (Jianyu), atravessa a coluna espinhal medialmente, cruza a fossa supraclavicular, passando pela garganta e se une ao Canal principal do Intestino Grosso.

Pontos - localizao, funes energticas e indicaes

Ponto IG-1 (Shangyang) Comrcio do Yang Caractersticas Ponto Jing (Poo). Movimento Metal. Ponto de partida do Canal Tendinomuscular do Intestino Grosso.

Funes energticas Dispersa, limpa o Calor e faz a difuso do Qi do Pulmo. Dispersa o Calor da superfcie e o Vento-Perverso. Seda e dispersa o Calor do Canal no Intestino Grosso. Reanima estado de inconscincia. Alivia edema ao redor da mandbula, da garganta e fortalece o Qi da garganta. Reduz a febre.

Indicaes Acne facial, odontalgias, inchao e dor na submaxila, nevralgias faciais, inflamao da garganta, tinidos e surdez, enfermidades febris sem transpirar, amigdalite aguda, glaucoma, conjuntivite, adenite submaxilar, encefalite, resfriados,

tontura, perda da conscincia, delrio, apoplexia, anestesia dentria, estados manacos, depresso, dor inflamao e parestesia dos dedos das mos, epicondilite, bursites, sndrome da obstruo dolorosa do ombro, intumescimento dos dedos, agitao. Usado no tratamento "ao contrrio" por meio das Vias dos Canais Distintos. Localizao (GIR) Margem ungueal radidial do dedo indicador, aproximadamente 0,1 cun proximal base da unha. Puno 0,2 a 0,3 cun obliquamente para cima, ou fazer sangria com agulha triangular.

Ponto IG-4 (Hegu) Vale convergente Caractersticas Ponto Yuan (Fonte), onde chega a energia Luo Transversal do Canal do Pulmo. Us-lo em caso de distrbio do Qi do Canal Luo do Intestino Grosso e nos distrbios energticos do Canal Tendinomuscular do Intestino Grosso.

Funes energticas Facilita trnsito e descida dos alimentos do Estmago para os Intestinos. Tonifica o Qi. Libera o Calor Perversointerno para superfcie do corpo. Dispersa Venro, Calor, transforma Flegma. Reduz a febre. Dispersa excessi de Qi estagnado dos Canais Energticos. Harmoniza ascendncia e a descendncia. Estimula funo dispersora do Pulmo. Ativa a circulao do Qi e do sangue nos Vasos Sanguneos. Suprime a dor. Clareia olhos, abre orfcio do nariz; Interrrompe convules. Renima estado de inconscincia. Tonifica o Wei Qi. Beneficia o tero e promove trabalho de parto.

Indicaes Cefaleia, alteraes nas regies da face, boca e garganta, epistaxe, amigdalite, rubor e edema facial, odontalgia, gengivite, trismo, surdez, trimealgia, obstruo nasal, espirro, tosse, rigidez e dor no pescoo, afonia, faringite, rinorreia, rinite alrgica e outras alergias, lceras bucais, parotidite, paralisia facial, hemiplegia, afonia, dor inflamao e rubor ocular, conjuntivite, hiperhidrose, artrite temporomandibular, regurgitao, dor e paralisia dos membros superiores, espasmos dos dedos, dispneia, gripe, resfriados, febre com anidrose, dor em geral, dor abdominal, febre ondulante, parto prolongado, abortamento de feto morto e aborto, dor no intestino e tero, epigastralgia, epilepsia, depresso, mania, urticria, AVC, histeria, ansiedade, amenorreia, dismenorreia, neurose, neurastenia, astenia mental, esquizofrenia, irritabilidade, m digesto, constipao/diarreia, disenteria, hemorroide, convulso infantil, anestesia por acupuntura dor na cabea e pescoo. Localizao (GIR) Metade do 2 metacarpo, entre 1 e 2 ossos metacarpais ou sobre salincia musclar quando se faz aduo do polegar. Polegar e indicaodr esticados e juntos, no topo do msculo nivelado com a terminao da dobra perpendicular, ou, abrindo o polegar e indicador, fica no meio do caminho ao longo da linha de conjuno do 1 e 2 metacarpo e o ponto medial da margem da linha entre o polegar e o dedo indicador.

Puno 0,5 a 0,8 cun, insero perpendicular.

Ponto IG-6 (Pianli) Passagem divergenteCaractersticas Ponto Luo (Conectante) de onde partem os Canais Luo Longitudinal e Transversal para o ponto P-9 (Taiyang) Do Canal do Pulmo.

Funes energticas Harmoniza a Via das guas. Limpa o Qi do Pulmo. Dispersa o Calor e o Vento Perverso e remove a Umidade. Descongestiona o Qi estagnado na garganta. Beneficia a face e os dentes, e apresenta acentuado efeito mental.

Indicaes Epistaxe, surdez, tinido, odontalgias, amigdalite, dor de garganta, gengivite, vermelhido do olho, paralisia facial, edema, dores do antebrao, epilepsia, tristeza, depresso e mania, convulses infantis e desvio da rima bucal, edema da face dos braos, sensibilidade e dor na mo, no brao e cotovelo, artrite no polegar e indicador, hipertermia da conjuntiva. Localizao (GIR) Com o cotovelo levemente fletido, na margem posterolateral do antebrao, na linha que liga o IG 5 (Yangxi) ao IG 11 (Quchi) 3 cun acima do IG 5 (Yangxi). Puno Insero oblqua, 0,3 a 0,5 cun.

Ponto IG-7 (Wenliu) Aquecendo o canal Caractersticas Ponto XI do Canal Do Intestino Grosso (de acmulo) Funes energticas Limpa e harmoniza o Canal para promover a circulao do Xue. Acalma o Shen. Fortalece o Qi dos Canais do Intestino Grosso e Estmago. Transforma a Umidade. Elimina Vento e Calor, reduz a febre. Cessa a dor. Umedece e beneficia garganta e fortalece a lngua.

Indicaes Patologias da boca, lngua e garganta, estomatite, glossite, acne, paralisia facial, dor e edema da garganta, parotidite, cefaleia, edema facial, epistaxe, epilepsia, depresso e mania, atordoamento, histeria, verborragia, estado de furor, alucinaes, faringite, dor no ombro, escpula, brao e cotovelo, dor abdominal, diarreia, borborismo, flatulncia, sndrome da obstruo dolorosa do Canal. Localizao (GIR)

Com o cotovelo fletido, na face radial da superfcie dorsal do antebrao, 2 cun proximal ao IG 6 (Pianli), na linha traada entre o IG 5 (Yangxi) ao IG 11 (Quchi)

Puno insero perpendicular, 0,5 a 0,8 cun. Ponto IG-11 (Quchi) Lagoa tortuosa Caractersticas Ponto HE (Mar). Movimento Terra. Ponto de tonificao geral.

Funes energticas Regula circulao do Qi e do Sangue nos Canais de Energia. Harmoniza a Energia Essencial e o Sangue, fortalece e promove o Sangue. Fortalece tendes e as articulaes. Desobstrui os Canais do brao. Elimina o Vento Perverso e Umidade. Elimina o Calor Perverso do Intestino Grosso e Estmaago. Dispersa Vento-Frio. Elimina sndrome exterior. Refresca o Calor e reduz a febre. Regula e umedece o Intestino Grosso. Regula o Qi do Pulmo. Regula o Qi Nutritivo e defensivo. Refresca o Sangue.

Indicaes Doenas febris, amigdalite, epistaxe, secura da garganta, gengivite, sarampo, dores generalizadas, sudorese, adenopatia cervical por tuberculose, hipertenso, urticria, hemiplegia, epicondilite lateral, cervicobraquialgia, inflamao e dor de cotovelo e brao, desequilbrio motor das extremidades superiores, dor artrtica dos membros superiores, paralisia, diarreia, disenteria, dor abdominal, vmito, hemafecia, psorase, eczema, neurodermite, febre com calafrios, gripe, rinorreia, olhos vermelhos e doloridos, odontalgia, rigidez do pescoo, acne, pleurite, anemia, alergia, doenas da pele, prurido, menstruao irregular, bcio, cefaleia, secreo nasal, epilepsia, depresso e mania, angstia, amnesia. Localizao (GIR) Depresso na extremidade externa da prega e de flexo do cotovelo ou a meia distncia entre o P-5 (Chize) e o epicndilo lateral com o cotovelo em flexo de 90 Puno 0,8 a 1,2 cun, insero perpendicular. Precaues Se a agulha for inserida no nervo radial, haver a sensao eltrica forte, a partir da face lateral do antebrao e lateral dorsal da mo. Neste caso interrompa a insero da agulha imediatamente.

Ponto IG-14 (Biano) Proeminncia muscular do brao Caractersticas Ponto Luo do Yangming da mo com o Estmago Funes energticas Relaxa o Qi dos tendes. Melhora a acuidade visual; ilumina os olhos. Dispersa o Vento e o Vento Calor. Remove obstruo dos Canais e Colaterais. Beneficia os ombros e os olhos. Promove a circulao do Qi para dispersar a estase de Xue. Resolve Flegma e dispersa tumores. Usado para se obter analgesia. Auxilia o Pulmo a dissipar o Qi.

Indicaes Braquialgia, afeces da articulao do ombro, ombro doloroso, dor nas costas, distenses musculares do brao, rigidez da nuca, paralisia do membro superior, doenas oculares, tuberculose ganglionar, bcio, diminuio da acuidade visual. Localizao (GIR) Face medial do brao, na insero do msculo deltide, sobre a linha que liga o IG 11 a(Quchi) ao IG 15 (Jianyu), 7 cun acima do IG 11 (Quchi). Puno 0,5 a 1 cun, insero perpendicular ou 0,8 a 1,2 insero oblqua

Ponto IG-15 (Jianyu) Dobra do ombro Caractersticas Ponto de reunio com o Yang Qiao Mai. Funes energticas Promove a circulao de Qi e Xue. Relaxa e fortalece o Qi dos tendes. Expele o Vento. Dispersa o Calor do Yangming. Afasta as Energias Perversas. Relaxa as articulaes dos membros superiores. Alivia artralgia. Cessa a dor.

Indicaes Linfadenite cervical tuberculosa, odontalgias, dermatose, hemiplegia, dores no brao e ombro devido ao Vento-Umidade, inflamao perifocal da articulao do ombro, cervicobraquialgia, transtornos motores do ombro, rigidez do pescoo,

inflamao do msculo supraespinhal, hipertenso arterial, dor articular, paralisia, atrofia e desequilbrio dos membros superiores, hiperidrose axilar, urticria, rubola. Localizao (GIR) No ombro, superior ao msculo deltide, na depresso anterior e inferior ao acrmio, quando se abduz o brao, paralelamente linha do horizonte, 1 cun para fora do acrmio Puno Brao abduzido, insero perpendicular 0,5 a 0,8 cun

Ponto IG-20 (Yingxiang) Receber a fragrncia Caractersticas Ponto de reunio com o Canal do Estmago. Dele parte o Canal para o assoalho da rbita, para se formar a circulao da Energia superficial com a Energia do Estmago.

Funes energticas Dispersa o Vento, o Vento Frio e o Vento Calor. Dispersa o Calor Perverso e reduz a febre. Remove a estagnao do Qi do nariz, abre os orifcios nasais. Remove estase de sangue. Melhora acuidade visual. Trata ascaridase do trato biliar.

Indicaes Obstruo nasal, patologias do nariz, epistaxe, anosmia, paralisia facial, nevralgias do trigmeo (2 ramo), prurido facial, edema na face e nariz, sinusite, rinite aguda e crnica, espirro, rinorreia, ascaridase das vias biliares, tique, glaucoma, congesto da conjuntiva, lacrimao, miopia, dor de dente. Localizao (GIR) Sulco nasolabial, ao lado do ponto mdio da borda lateral da asa do nariz, 1 cun superior e lateral ao IG-19 (Heliao). Puno 0,1 a 0,2 cun, insero perpendicular ou 0,3 a 0,5 insero oblqua.

You might also like