You are on page 1of 56

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Aula 07
Bom dia, gente! J estamos na stima do curso de Administrao Pblica para o TCU, na qual vamos ver os seguintes itens do edital: Aula 07 - 27/09: 6. Comunicao na gesto pblica e gesto de redes organizacionais. 9. Governabilidade e governana. Intermediao interesses (clientelismo, corporativismo neocorporativismo). Boa Aula! de e

Sumrio
1 2 COMUNICAO NA GESTO PBLICA GESTO DE REDES ORGANIZACIONAIS
2.1 2.2 ORGANIZAES EM REDE REDES DE POLTICAS PBLICAS

2 10
13 16

GOVERNABILIDADE E GOVERNANA
3.1 CONFUSES ENTRE OS CONCEITOS

19
22

INTERMEDIAO DE INTERESSES
4.1 4.2 4.3 CLIENTELISMO CORPORATIVISMO NEOCORPORATIVISMO

28
29 31 33

5 6

PONTOS IMPORTANTES DA AULA QUESTES COMENTADAS


6.1 6.2 LISTA DAS QUESTES GABARITO

35 36
50 55

LEITURA SUGERIDA

56

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1 Comunicao na Gesto Pblica


Um professor em Harvard uma vez pediu classe que, por meio de desenhos, definisse comunicao. A maioria dos alunos desenhou um gerente falando ou escrevendo. Alguns colocaram bales de fala perto de seus personagens; outros mostraram pginas voando de uma impressora a laser. "No", disse o professor, "nenhum de vocs conseguiu captar a essncia da comunicao". Ele continuou a explicar que comunicao significa "compartilhar" - no "falar" ou "escrever". Richard Daft define comunicao como:
Processo pelo qual as informaes so transmitidas ou entendidas por duas ou mais pessoas, geralmente com a inteno de motivar ou influenciar o comportamento.

No concurso da Paran Previdncia, de 2002, O CESPE disse:


"O processo de comunicao a base do atendimento. A comunicao pode ser definida como o processo de passar informao e compreenso de uma pessoa para outra. Toda comunicao envolve pelo menos duas pessoas: a que envia e a que recebe. Para que haja comunicao utiliza-se um processo que contm no mnimo quatro elementos:

emissor ou fonte de comunicao - pessoa que elabora a mensagem, tendo como objetivo atingir o receptor; mensagem - o que se quer transmitir; canal - meio utilizado para transmitir a mensagem; receptor ou destino da mensagem - pessoa para quem enviada a mensagem". No entanto, estes quatro componentes no so os nicos no processo de comunicao. O processo de Comunicao ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), atravs de um canal (ou meio). O receptor interpretar a mensagem que pode ter chegado at ele com algum tipo de barreira (rudo, bloqueio, filtragem) e, a partir da, dar o feedback ou resposta, completando o processo de comunicao. Podemos observar estes elementos na figura abaixo.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

a) Cdigo: o conjunto de sinais e regras que permite transformar o pensamento em informao que possa ser entendida, na sua globalidade, pelo receptor. O emissor utiliza o cdigo para construir a sua mensagem -operao de codificao - ( capaz de construir mensagens com significado e que sejam entendidas pelo receptor), enquanto que o receptor utiliza esse mesmo cdigo para compreender a mensagem - o receptor decodifica a mensagem ( capaz de interpretar a mensagem, compreend-la, dar-lhe um significado). b) Contexto: o conjunto de variveis que rodeiam e influenciam a situao de comunicao. c) Rudo: Inclui tudo aquilo que perturba ou distorce o processo de comunicao. Os rudos que adulteram a comunicao podem surgir em qualquer altura do processo e se tornam barreiras para uma comunicao eficaz. Em comunicao, um rudo tanto um barulho (fisicamente perceptvel), como uma ideia ou sentimento que esteja perturbando a eficcia do processo comunicacional. Exemplos de possveis fontes de rudo incluem problemas de percepo, excesso de informaes, dificuldades semnticas ou diferenas culturais. Quanto mais rudo, menos informaes podem ser transmitidas. d) A redundncia um recurso que pode ser usado para anular rudos. Redundncia todo o elemento da mensagem que no traz nenhuma informao nova. um recurso utilizado para chamar ateno e eliminar possveis rudos. Nesse sentido, devem-se repetir frases e informaes julgadas essenciais compreenso do receptor.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS e) Entropia equivale desordem. Quando h muita informao e o receptor tem um grau de interpretao muito alto, podendo distorcer o real sentido do que recebe, dizemos que a entropia alta. f) Feedback: ou informao de retorno: feedback traduzido como retroalimentao. o que permite aferir a eficcia da comunicao e de que forma a mensagem est chegando ao interlocutor. Serve para corrigir deficincias ou equvocos e reforar a comunicao. Favorece a sintonia. O feedback a mensagem que enviada ao emissor e que lhe transmite como as suas comunicaes e atitudes foram percebidas e sentidas pelo receptor. A eficcia do feedback tanto maior quanto maior for a confiana existente entre os intervenientes. Sem feedback, a comunicao unilateral, com o feedback, bilateral. g) Canal: o transportador da informao, pode ser um relatrio formal, um telefone, uma conversa. Quanto maior a quantidade de informaes que podem ser transmitidas durante um evento de comunicao, maior a riqueza do canal. A hierarquia da riqueza do canal mostrada na figura abaixo:

A capacidade do canal de informao influenciada por trs caractersticas: a habilidade de lidar com dicas mltiplas, a habilidade de facilitar o feedback rpido e bilateral e a habilidade de estabelecer um foco pessoal para a comunicao. A discusso face a face facilita a assimilao de dicas mais amplas e profundas e o entendimento emocional das situaes. A mdia escrita impessoal, incluindo panfletos, boletins e relatrios computadorizados padronizados, so os mais baixos na riqueza. Esses canais no esto focados em um nico receptor, usam dicas limitadas de informao e no permitem feedback. www.pontodosconcursos.com.br 4

Prof. Rafael Encinas

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A escolha de um canal depende de a mensagem ser rotineira ou no-rotineira. As mensagens rotineiras costumam ser diretas e apresentar um mnimo de ambiguidade. As no-rotineiras tendem a ser mais complicadas e podem levar a um erro de entendimento. Os executivos podem comunicar mensagens rotineiras eficientemente atravs de canais fracos em riqueza. Entretanto, a comunicao de mensagens no rotineiras s ser eficaz atravs de canais ricos.

Barreiras a uma comunicao eficaz Algumas coisas podem prejudicar o processo de comunicao, como o rudo que vimos acima. So as barreiras a uma comunicao eficaz. Algumas dessas barreiras so: divergncias de valores e crenas, desinteresse, palavras ambguas, indisponibilidade fsica, como o cansao, utilizao de linguagem que o outro no entende. Stephen Robbins enumera as seguintes barreiras para uma comunicao eficaz: Filtragem: A manipulao da informao pelo emissor para que ela seja percebida de maneira mais favorvel pelo receptor a filtragem. Quando um funcionrio diz ao chefe exatamente o que ele quer ouvir, temos um caso de filtragem. O mesmo tambm ocorre nos outros fluxos de comunicao. Quanto maior o nmero de nveis organizacionais, mais oportunidades para a ocorrncia da filtragem. Percepo Seletiva: ocorre quando o receptor v e escuta seletivamente, com base em suas prprias necessidades, motivaes, experincias, histrico e outras caractersticas pessoais. Os receptores tambm projetam seus interesses e suas expectativas quando decodificam as mensagens. O entrevistador que acredita que as mulheres sempre colocam a famlia antes do trabalho, ao selecionar novos funcionrios, ver essa tendncia em todas as candidatas, quer elas pensem dessa forma ou no. Sobrecarga de Informao: ocorre quando temos que processar uma quantidade de informao que excede nossa capacidade. Atualmente, as demandas para atender e-mails, telefones, faxes, reunies e leituras profissionais aumentam o potencial da sobrecarga de informaes. Quando as pessoas tm mais informaes do que conseguem processar, a tendncia que elas selecionem, ignorem ou esqueam informaes. O resultado a perda de informaes e comunicao menos eficaz.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Defensividade: quando os indivduos se sentem ameaados, tendem a reagir de tal forma, que dificulta o entendimento. Um exemplo comunicao de uma avaliao de desempenho. Medo de Comunicao: ocorre quando as pessoas no conseguem se comunicar de forma correta porque so tmidas, tm ansiedade. Isso pode ocorrer tanto em apresentaes para grandes grupos quanto nas conversas com colegas de trabalho. Consequentemente, estas pessoas preferiro lanar mo de faxes ou memorandos para transmitir suas mensagens quando um simples telefonema seria muito mais rpido e adequado. Emoo: A maneira como o receptor se sente no momento em que recebe a mensagem vai influenciar sua maneira de interpret-la. O mesmo ocorre com o emissor, pois no s o contedo da informao que influencia a interpretao pelo receptor. Outras coisas tambm podem ter influncia, como o gestual, as expresses faciais, o tom de voz, coisas que so alteradas pela emoo. Linguagem: Jargo o modo de falar especfico de um grupo, geralmente ligado profisso. Existe, por exemplo, o jargo dos mdicos, o jargo dos especialistas em informtica, etc. Quando tanto o emissor quanto o receptor entendem o jargo, a comunicao torna-se mais eficaz, j que ela pode ser concisa e gil. No entanto, se o receptor no esta familiarizado com os termos, o jargo pode se tornar uma barreira comunicao eficaz.

a)

Comunicao nas Organizaes

Vamos estudar agora como se d a comunicao dentro das organizaes, olhando para a organizao como um todo.

Direo da Comunicao A maioria dos autores coloca que a comunicao nas organizaes pode fluir em dois sentidos: vertical e horizontal. O vertical ocorre entre nveis hierrquicos diferentes, seguindo a cadeia de comando, do funcionrio para o chefe ou do chefe para o funcionrio. J o horizontal se d entre membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nvel. Atualmente, a tendncia que as organizaes eliminem s barreiras comunicao, permitindo que todos se comuniquem entre si. Por isso alguns

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS autores esto acrescentando o sentido diagonal, ou transversal, quando a comunicao ocorre entre unidades e nveis diferentes. Podemos ento resumir nos seguintes fluxos: a. Horizontal: realizado entre unidades organizacionais diferentes, mas do mesmo nvel hierrquico. b. Vertical: realizado entre nveis diferentes, ms de mesma rea de atuao. c. Diagonal ou transversal: realizado entre unidades organizacionais e nveis diferentes; Contudo, a questo no estar errada se falar que a comunicao nas organizaes se d em trs fluxos: ascendente, descendente e horizontal. Esses so os canais formais de comunicao dentro da organizao. Veremos mais a frente que toda organizao possui uma comunicao formal e outra informal. As comunicaes ascendentes, para cima e para baixo, so as formas primrias de comunicao usadas nas empresas mais tradicionais, verticalmente organizadas. Contudo, o novo local de trabalho enfatiza a comunicao horizontal, com as pessoas constantemente trocando informaes entre os departamentos e nveis. A comunicao descendente flui dos nveis mais altos para os mais baixos. Ela usada pelos executivos e lderes para atribuir tarefas, fornecer instrues de trabalho, informar aos subordinados sobre polticas e procedimentos, identificar problemas que necessitam de ateno e fornecer feedback sobre desempenho. A comunicao ascendente a que se dirige aos escales mais altos do grupo ou da organizao. Ela utilizada para fornecer feedback aos executivos, inform-los sobre os progressos em relao s metas e relatar os problemas que esto ocorrendo. A comunicao ascendente mantm os dirigentes informados sobre como os funcionrios se sentem em relao ao seu trabalho, seus colegas e organizao em geral. Os executivos tambm contam com este tipo de comunicao para obter ideias sobre como as coisas podem ser melhoradas. Stephen Robbins coloca que a comunicao horizontal, ou lateral, se d entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nvel, entre executivos do mesmo nvel ou entre quaisquer pessoas que esto em um nvel horizontal equivalente dentro da organizao. J Richard Daft inclui na

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS comunicao horizontal a diagonal, em que necessariamente entre unidades de mesmo nvel. a comunicao no

A comunicao horizontal tem a vantagem de ganhar tempo e facilitar a coordenao. Em alguns casos, essas relaes horizontais so estabelecidas formalmente, mas, com frequncia, elas so criadas informalmente para provocar um curto-circuito na hierarquia vertical e agilizar a ao. Assim, a comunicao horizontal pode ser, do ponto de vista dos dirigentes da empresa, uma coisa boa ou ruim.

Comunicao Formal X Informal J vimos que toda organizao possui tanto uma estrutura formal quanto uma informal. O mesmo ocorre na comunicao. Qualquer organizao possui dois tipos de comunicao, a formal e a informal, ambas ocorrem de maneiras diferentes. A comunicao formal segue uma hierarquia dentro da empresa, respeitando sua administrao, valores e objetivos. O importante na comunicao formal o cuidado e a preocupao com os interlocutores na transmisso dos dados ou das informaes em questo para que se obtenha o sucesso no processo desejado. J a comunicao informal no possui regra alguma, passando at mesmo por cima dos nveis da autoridade. por meio desta comunicao que o funcionrio transmite sua satisfao ou insatisfao em relao instituio. Um dos tipos de comunicao informal mais conhecido o famoso "boato", a rdio corredor. Embora seja informal, isso no significa que no seja importante para a organizao. Ela no controlada pela direo da empresa, mas tida pela maioria dos funcionrios como mais confivel e fidedigna do que os comunicados formais. Alm disso, os dirigentes, apesar de no control-la, podem utiliz-la a seu favor. Eles devem saber trabalh-la para atingir seus objetivos. As redes formais na organizao podem ser muito complexas. Elas podem incluir, por exemplo, centenas de pessoas e dezenas de nveis hierrquicos. Para simplificar, podemos condensar estas redes em pequenos grupos, em alguns tipos comuns. Podemos dividir esses tipos em dois grupos: redes centralizadas e descentralizadas. Nas primeiras, os membros da equipe precisam se comunicar por meio de um indivduo para resolver os problemas ou tomar decises. J nas ltimas, os indivduos conseguem se comunicar

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS livremente com os outros membros da equipe. Eles processam as informaes igualmente entre si, at que todos concordem com uma deciso. A rede em roda depende do lder para agir como conduto central de toda a comunicao do grupo. O lder centraliza as comunicaes. Na rede em Y a comunicao faz-se nos dois sentidos aos diversos nveis da hierarquia. J na rede em cadeia segue rigidamente a cadeia formal de comando, cada indivduo comunica apenas com o que o antecede e o precede. Na comunicao em crculo, o ltimo indivduo comunica com o primeiro. Por fim, a rede de todos os canais permite que todos os membros do grupo se comuniquem ativamente uns com os outros. Alguns consideram a rede em crculo e a rede todos os canais como a mesma coisa. encontrada geralmente em equipes autogerenciadas, nas quais todos os membros do grupo tm liberdade para contribuir e ningum assume o papel de lder. Vamos ver figuras que descrevem estes tipos de rede.

Nas redes Y e Roda, um dos participantes fica na posio central. Todas as informaes passam por ele e, por isso, chamamos de redes centralizadoras. Alguns colocam a rede em cadeia como de centralizao moderada, outros como descentralizada, junto com a rede em crculo e a em todos os canais. As redes em Cadeia e Crculo so descentralizadas, mas se os membros no

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS tiverem contato uns com os outros, pode haver isolamentos. No caso da rede Crculo, se houver divisrias e cada elemento estiver na sua sala, sem frequncia na comunicao, no se torna a rede ideal. As redes de comunicao centralizadas alcanam solues mais rpidas para os problemas simples. Os membros podem simplesmente passar informaes relevantes a uma pessoa central para uma deciso. As comunicaes descentralizadas so mais lentas para os problemas simples porque as informaes so passadas entre os indivduos at que algum finalmente junte as peas e resolva o problema. No entanto, para os problemas mais complexos, as redes de comunicao descentralizadas so mais eficazes. Pelo fato de as informaes necessrias no estarem restritas a uma pessoa, o grupamento de informaes, por meio de comunicaes mais espalhadas, permite mais discusses para a soluo. A implicao para as organizaes a seguinte: em um ambiente global altamente competitivo, as organizaes usam as equipes para lidar com os problemas complexos. Quando as atividades em equipe so complexas e difceis, todos os membros devem compartilhar as informaes em uma estrutura descentralizada que resolva os problemas. As equipes precisam de um fluxo livre de comunicao em todas as direes. J os boatos caracterizam uma rede de comunicao informal. As pessoas usam os boatos para preencher os espaos em branco e esclarecer decises administrativas. Segundo Robbins, a "rede de rumores" tem trs caractersticas: no controlada pela direo da empresa, tida pela maioria dos funcionrios como mais confivel e fidedigna do que os comunicados formais vindos da cpula da organizao e so largamente utilizadas para servir aos interesses pessoais dos que a integram. Contudo, estima-se que de 70 a 80% das informaes na rede de boatos so exatas.

2 Gesto de Redes Organizacionais


Alguns conceituam redes como um conjunto de pontos (nodos ou ns) ligados por um conjunto de relaes. Nas empresas, percebe-se uma mudana progressiva nos processos de coordenao das atividades, na maneira como elas estruturam suas atividades e como a estrutura organizacional vem se adaptado s imposies do ambiente. Na estrutura em rede, as fronteiras das atividades da organizao vo se diluindo e as formas organizacionais de uma empresa vo se misturando s atividades organizacionais de outras empresas. Podemos perceber que a
Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS estrutura em rede abrange tanto a estrutura interna da organizao, como tambm seu relacionamento com outras organizaes. Os processos organizacionais vo alm das fronteiras de uma organizao e se concluem ao longo de diversas organizaes que se entrelaam. A unidade bsica do desenho em uma estrutura de rede o empregado, mais do que um trabalho ou uma tarefa especfica. Os empregados podem contribuir para mltiplas tarefas organizacionais ou podem ser reconfigurados e recombinados medida que as tarefas da organizao mudam. As competncias individuais vo alm de fronteiras funcionais da empresa, as parcerias entre empresas garantem a gerao dos resultados de cada uma das integrantes. Clulas organizacionais surgem para interagir dentro e fora da empresa na realizao das tarefas organizacionais. A abordagem mais recente para a departamentalizao expande a ideia de coordenao e cooperao para alm dos limites da organizao. A estrutura em rede significa que a empresa subcontrata muitas de suas principais funes para empresas separadas e coordena suas atividades a partir de uma pequena organizao matriz. Nas organizaes em rede, as comunicaes laterais so mais importantes que as comunicaes verticais, e as hierarquias so muito mais horizontais ou desaparecem totalmente. Este ponto de vista aponta que a estrutura formal ficar mais parecida com uma estrutura informal, onde os colaboradores, em todos os nveis, ignoraro as fronteiras usando a tecnologia da informao para localizar e contatar diretamente os indivduos cujos conhecimentos ou cooperao necessitam. Esta uma tendncia no s nas empresas, mas na sociedade como um todo. Manuel Castells escreveu uma Trilogia em que o primeiro dos trs livros intitulado: "Sociedade em Rede - A Era da informao: Economia, sociedade e cultura". O autor descreve a sociedade contempornea como uma sociedade globalizada, centrada no uso e aplicao de informao e conhecimento, cuja base material est sendo alterada aceleradamente por uma revoluo tecnolgica concentrada na tecnologia da informao e em meio a profundas mudanas nas relaes sociais, nos sistemas polticos e nos sistemas de valores. Castells define rede como "um conjunto de ns interconectados":
Redes so estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos ns desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos cdigos de comunicao (por exemplo, valores ou objetivos de desempenho). Uma estrutura social com

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


base em redes um sistema aberto altamente dinmico suscetvel de inovao sem ameaas ao seu equilbrio

As redes tambm so chamadas de estruturas reticulares ou policntricas. Reticulado se refere a qualquer coisa que tenha o formato de rede. Policntrica porque a rede no possui um centro nico, no h uma hierarquia estabelecida. Na citao de Castells acima, j podemos notar um ponto de interseo entre os dois itens colocados conjuntamente pelo edital: "comunicao na gesto pblica e gesto de redes organizacionais". Assim temos que entender como se d a relao dessas duas coisas. Vamos dar uma olhada em uma questo do CESPE: 1. (CESPE/MCT/2004) Uma das caractersticas da gesto de redes a padronizao das formas de relacionamento entre as partes, de modo que possa haver um grau mnimo de homogeneizao de conhecimentos.

Vimos que Castells defende que os membros da rede devem compartilhar os mesmos cdigos de comunicao. A necessidade de compartilhar a base da formao das redes, tanto na natureza quanto na sociedade. Para Viviane Amaral,
Trabalhar em rede traz grandes desafios pessoais e profissionais, pois a evoluo no domnio das tcnicas de comunicao, o uso habilidoso e criativo das ferramentas tecnolgicas, a revoluo cultural, a internalizao dos fundamentos no podem ser processos apenas individuais, tm que ser coletivos.

No entanto, cada ator possui uma linguagem prpria, modelos mentais, vises de mundo, interesses e outras caractersticas particulares que dificultam a comunicao e a compreenso mtua entre eles. Ento, para que esses atores possam se comunicar e trabalhar juntos, so necessrias muitas tradues, que so difceis e trabalhosas. Segundo Eni Aparecida:
necessrio um processo de homogeneizao (coordenao e alinhamento) da linguagem dos participantes da rede para que as tradues se tornem mais fceis e imediatas, facilitando a comunicao e o trabalho conjunto

No entanto, esta padronizao relacionamento. Segundo a autora:

no

est

presente

nas

formas

de

De modo geral, a formao de redes, em seus diversos nveis e aplicaes, tem sido considerada, tanto na prtica quanto na teoria, um mecanismo de Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


flexibilizao das relaes entre as pessoas, capaz de potencializar o compartilhamento de informao entre organizaes e indivduos e de contribuir para a gerao de conhecimento e inovao tecnolgica

Assim, as redes tm como principal caracterstica justamente a flexibilidade, a no padronizao das formas de relacionamento. No deve haver uma pessoa determinando como os demais devem se relacionar. Vimos acima as diferentes redes de comunicao, e que a rede de todos os canais, que no cria barreiras a comunicao, a mais eficaz na soluo de problemas complexos. Alm disso, o objetivo no obter um grau mnimo de homogeneizao do conhecimento. Uma das vantagens das redes justamente o fato delas permitirem que se rena uma grande diversidade de conhecimentos especializados em um espao dinmico, frutfero para o surgimento de solues inovadoras. Aqui estudaremos dois tipos de redes. Primeiro a formao de redes nas empresas, nas organizaes. As organizaes esto se estruturando em forma de rede tanto internamente quanto externamente. Veremos esses dois aspectos. Depois, veremos a formao de redes de polticas pblicas, ou seja, a atuao do Estado em conjunto com outros atores da sociedade na consecuo de um objetivo da sociedade.

2.1

ORGANIZAES EM REDE

A empresa hierarquizada e integrada verticalmente que, por vrios anos, caracterizou o modo de produo e gesto fordista est se mostrando cada vez menos adequada no ambiente contemporneo de negcios. Novas formas organizacionais esto proliferando em vrias indstrias e a rede a caracterstica principal delas. Marco principal da nova era de informao, as redes organizacionais baseiam-se em parceria e colaborao, e demandam uma drstica mudana no comportamento gerencial. O ambiente de negcios est mudando continuamente, e a incerteza e turbulncia o caracterizam cada vez mais. A empresa hierrquica integrada verticalmente que caracterizou por vrios anos o modo de produo e gesto fordista, mostrou-se ineficiente frente s drsticas mudanas econmicas, tecnolgicas e institucionais. A extrema rigidez que a caracteriza, no uma caracterstica adequada em condies de incerteza e altas variaes. Na opinio de vrios autores, as redes organizacionais nascem como consequncia da coexistncia de vrios fatores. Em primeiro lugar, elas nascem como resposta s drsticas mudanas ambientais que fazem crescer a

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS necessidade de interdependncia. A organizao em larga escala integrada verticalmente ou a empresa pequena isolada no conseguem a sobreviver nesse ambiente altamente mutvel e a rede apresenta-se como alternativa vivel. E, por fim, as caractersticas da tarefa que desempenha uma organizao tambm influenciam na ocorrncia desse fenmeno. Em condies de demanda de muitos recursos especializados, necessidade de processamento de informao, estreito contato com os clientes e prevalncia de trocas baseadas em customizao, a rede prolifera. As empresas buscam uma maior capacidade de adaptao s mudanas, seja atravs de redes estabelecidas com outras organizaes, seja atravs de uma maior flexibilidade interna. As novas tecnologias de informao, apesar de no serem a causa dessas mudanas, oferecem a infra-estrutura necessria para a emergncia das redes organizacionais. Elas fazem possvel a integrao das empresas ao longo da rede. Vejamos agora organizaes. as redes que ocorrem internamente e externamente s

a)

Intraorganizacionais X Interorganizacionais

As redes intraorganizacionais ocorrem dentro das organizaes. A fim de assimilar os benefcios da flexibilidade da rede, a prpria empresa teve que se converter em uma rede e dinamizar cada elemento de sua estrutura interna. A principal mudana pode ser definida como a passagem da burocracia vertical empresa horizontal. Enquanto na burocracia estabelecido um conjunto fixo de relaes para processar todos os problemas, so criados departamentos para desempenhar determinadas atividades, a organizao-rede molda a si mesma segundo a ocorrncia de cada problema especfico. No podemos mais falar em um tipo de departamentalizao especfica, j que os funcionrios so alocados em diversos trabalhos diferentes, em equipes diferentes. A caracterstica principal dessa organizao o seu grau de integrao. Em um tipo ideal de organizao-rede, todos os membros so integrados. Grupos ou categorias formais, alocao geogrfica ou foco nos mercados especficos, no so barreiras significativas para a interao. Relaes interpessoais de todos os tipos - comunicao formal, conselhos, socializao etc. - so estabelecidas facilmente entre e dentro grupos ou categorias formais. Essas organizaes

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS so mais adaptveis aos ambientes complexos, variveis e turbulentos, onde se demanda flexibilidade. A emergncia de redes organizacionais fortemente relacionada com esse conceito de flexibilidade, geralmente utilizado para se referir a um conjunto de capacidades e atribuies. J as redes interorganizacionais ocorrem na cooperao entre organizaes diferentes. Os termos "organizao rede", "formas rede de organizao", "rede inter-empresas", "redes organizacionais", "especializao flexvel" ou "quaseempresas" tm sido frequentemente utilizados para se referir coordenao que se estabelece entre as empresas. Utiliza-se o conceito de "governana rede", que tem a ver com um conjunto selecionado, persistente e estruturado de empresas autnomas (ou agncias sem fins lucrativos) engajadas em criar produtos ou servios baseados em contratos implcitos e sem fim estabelecido, para se adaptar s contingncias ambientais, coordenar e proteger trocas. Diante da necessidade de adaptao a esse ambiente de acirrada competio, organizaes em todo o mundo tm recorrido a estratgias colaborativas como forma de adquirirem competncias que ainda no possuem. A necessidade de reunir recursos tem forado as organizaes a formar alianas cooperativas. Isso implica mudanas na estratgia das organizaes, que podem assumir uma variedade de formas, entre elas a atuao em redes, que tem sido uma efetiva resposta estratgica s presses ambientais. Castells traz como exemplos dessas novas formas interorganizacionais no campo internacional: o modelo de redes multidirecionais aplicado por pequenas e mdias empresas; o modelo de produo baseado na franquia e subcontratao sob a cobertura de uma grande companhia; as alianas estratgicas das grandes empresas, que diferentemente das formas tradicionais de cartis, atendem a mercados, produtos, processos e tempos especficos, baseados em acordos etc. Todos esses exemplos tendem a demonstrar que no ambiente atual, nenhuma empresa, seja ela pequena, ou grande, no independente e auto-suficiente. A maior mudana no comportamento organizacional nos ltimos anos o reconhecimento dessa interdependncia e as redes nascem como resposta a esta orientao. As redes de organizaes consistem em um tipo de agrupamento cujo objetivo principal fortalecer as atividades de cada um de seus participantes. Atuando em redes, as organizaes podem complementar-se umas s outras. Segundo Joo Luiz Passador, na formao das redes organizacionais, podemos identificar trs variveis determinantes:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Diferenciao: quando a organizao est em rede, pode prover seus benefcios inovadores a todos os seus participantes. O mesmo no ocorre em uma organizao isolada, dado que a diferenciao pode gerar elevao em seus custos; Interdependncia: traduz um mecanismo que prediz a formao de redes e por isso mesmo sugere uma cultura de unidade organizacional (cooperao, coordenao); Flexibilidade: entendida aqui tanto no aspecto inovador e produtivo como no prprio aspecto organizacional, uma das mais fortes caractersticas das redes. Para Mandell no modelo de gesto estratgica "intra-organizacional" o controle baseado na autoridade legtima que parte da hierarquia. Com relao estrutura de poder, as estratgias dependem da habilidade da administrao do topo traar as decises, delegar e controlar o processo de implementao. Alm disso, as aes do administrador esto delimitadas a um contexto organizacional especfico. Diferentemente, na rede "interorganizacional" o controle no uma relao preponderante. Ainda que seus membros representem os diferentes nveis de governo, no implica que haja um relacionamento hierrquico entre eles e cada nvel atua como unidade semiautnoma. Por isso que as redes interorganizacionais so estruturas no hierrquicas.

2.2

REDES DE POLTICAS PBLICAS

As redes tambm so muito importantes para as polticas pblicas. A recente formao de estruturas policntricas advm de um contexto de ruptura com a concepo tradicional do Estado, como ncleo praticamente exclusivo de representao, planejamento e conduo da ao pblica. Sem dvida, a possibilidade de estabelecimento de redes de gesto est condicionada pelo desenvolvimento tecnolgico das comunicaes, permitindo interaes virtuais em tempo real. Todos estes fatores tm confludo para gerar a proliferao de redes gestoras de polticas pblicas, especialmente no campo das polticas sociais, no qual incidem fortemente. Neste sentido, as redes tm sido vistas como a soluo adequada para administrar polticas e projetos onde os recursos so escassos, os problemas so complexos, existem mltiplos atores envolvidos, interagem

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS agentes pblicos e privados, centrais e locais, h uma crescente demanda por benefcios e por participao cidad. No entanto, a gesto de redes, est longe de ser algo simples, o que tem implicado, muitas vezes, no fracasso de programas e projetos sociais, apesar das boas intenes dos atores envolvidos. Esse carter transnacional, ao passo que favorece o encontro, tambm desvela antagonismos. O contexto econmico em que se inserem as sociedades policntricas caracterizado pela complexidade e incerteza nas relaes sociais, que manifesta, de um lado, a aproximao, a integrao e o dilogo, e de outro, o individualismo, a competio e a intolerncia. A criao e manuteno da estrutura de redes impem desafios administrativos fundamentais, vinculados aos processos de negociao e gerao de consensos, estabelecimento de regras de atuao, distribuio de recursos e interao, construo de mecanismos e processos coletivos de deciso, estabelecimento de prioridades e acompanhamento. Em outras palavras, os processos de deciso, planejamento e avaliao ganham novos contornos e requerem outra abordagem, quando se trata de estruturas gerenciais policntricas. Nesse aspecto, a formao das estruturas policntricas, que configuram uma nova esfera pblica plural, advm tanto de um deslocamento desde o nvel central de governo para o local quanto da esfera do estado para a sociedade. Processos como a descentralizao e o adensamento da sociedade civil convergem para formas inovadoras de gesto compartida das polticas pblicas. A proliferao de redes de polticas nos leva a refletir sobre suas caractersticas, fortalezas e debilidades, assim como sobre os problemas especficos envolvidos na sua gesto. As principais caractersticas das redes de polticas so a horizontalidade e a interdependncia entre os mltiplos ndulos ou participantes, o que as distingue de outros formatos de gesto de polticas, como a contratao e as parcerias. Snia Maria Fleury Teixeira aponta as seguintes caractersticas vantajosas das redes de polticas:

Caractersticas vantajosas das redes de polticas pblicas Dada a pluralidade de atores envolvidos nas redes possvel a maior mobilizao de recursos e garante-se a diversidade de opinies sobre o

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS problema; Devido capilaridade apresentada pelas redes, a definio de prioridades feita de forma mais democrtica, envolvendo organizaes de pequeno porte e mais prximas dos da origem dos problemas; Por envolver, conjuntamente, governo e organizaes no-governamentais, pode-se criar uma presena pblica sem criar uma estrutura burocrtica; Devido flexibilidade inerente dinmica das redes elas seriam mais aptas a desenvolver uma gesto adaptativa que est conectada a uma realidade social voltil, tendo que articular as aes de planejamento, execuo, retroalimentao e redesenho, adotando o monitoramento como instrumento de gesto, e no de controle. Por serem estruturas horizontalizadas em que os participantes preservam sua autonomia, os objetivos e estratgias estabelecidos pela rede so fruto dos consensos obtidos atravs de processos de negociao entre seus participantes, o que geraria maior compromisso e responsabilidade destes com as metas compartilhadas e maior sustentabilidade.

No entanto, algumas das caractersticas das redes so tambm apontadas como limitadoras de sua eficcia ou gerando problemas e dificuldades para sua gesto, tais como:

Problemas nas redes de polticas pblicas As redes de polticas apresentariam novos desafios para garantir a rendio de contas (accountability) em relao ao uso dos recursos pblicos, pelo fato de envolverem numerosos participantes governamentais e privados; O processo de gerao de consensos e negociao pode ser demasiadamente lento criando dificuldades para enfrentar questes que requerem uma ao imediata; As metas compartilhadas no garantem a eficcia no cumprimento dos objetivos j que as responsabilidades so muito diludas; A dinmica flexvel pode terminar afastando os participantes dos objetivos iniciais ou comprometer a ao da rede pela desero de alguns atores em momentos cruciais; Os critrios para participao na rede no so explcitos e universais e podem provocar marginalizao de grupos, instituies, pessoas e mesmo

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS regies, podendo deixar a poltica apenas nas mos de uma elite; As dificuldades de controle e coordenao das interdependncias tende a gerar problemas gesto das redes.

3 Governabilidade e governana
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado fala em "Reforma do Aparelho do Estado" ao invs de "Reforma do Estado" no sem motivo. A maior parte dos autores associa a reforma do Estado busca de maior governabilidade e a reforma do aparelho do Estado busca de maior governana. Segundo o prprio PDRAE:
O governo brasileiro no carece de "governabilidade", ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrtica e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governana, na medida em que sua capacidade de implementar as polticas pblicas limitada pela rigidez e ineficincia da mquina administrativa.

Portanto, no havia um problema de governabilidade, mas sim de governana. A principal diferena entre os dois conceitos reside na dimenso que eles abordam: a governabilidade se refere a uma dimenso poltica; a governana a uma dimenso de gesto.
A capacidade poltica de governar ou governabilidade deriva da relao de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governana a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de uma organizao de implementar suas polticas.

Podemos dizer que a governabilidade est associada s condies de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado. J a governana pode ser entendida capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas, capacidade esta que pode ser dividida em financeira, gerencial e tcnica. O termo legitimidade muito importante no conceito de governabilidade. Um governo s consegue governar caso as pessoas aceitem sua ordens, aceitem suas leis, somente se ele tiver legitimidade. Vamos ver um pouco melhor esse
Um atributo do Estado, que consiste na presena, em uma parcela significativa da populao, de um grau de consenso capaz de assegurar

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


a obedincia sem a necessidade de recorrer ao uso da fora, a no ser em casos espordicos.

Para entender melhor o conceito de legitimidade, vamos diferenci-la de legalidade. Para Paulo Bonavides:
A legitimidade a legalidade acrescida de sua valorao.

O princpio da legalidade exprime basicamente a observncia das leis, isto , o procedimento da autoridade em consonncia estrita com o direito estabelecido. Em outras palavras, significa que o poder estatal dever atuar sempre em conformidade com as regras jurdicas vigentes. J a legitimidade tem exigncias mais delicadas, visto que levanta o problema de fundo, questionando acerca da justificao e dos valores do poder legal. A legalidade de um regime democrtico, por exemplo, o seu enquadramento nos moldes de uma constituio observada e praticada; sua legitimidade ser sempre o poder contido naquela constituio, exercendo-se de conformidade com as crenas, os valores e os princpios da ideologia dominante, no caso a ideologia democrtica. Portanto, no conceito de legitimidade entram as crenas de determinada poca, que presidem a manifestao do consentimento e da obedincia. Segundo Vedel:
Chama-se princpio de legitimidade o fundamento do poder numa determinada sociedade, a regra em virtude da qual se julga que um poder deve ou no ser obedecido.

Portanto, normalmente, quando as questes falarem em legitimidade, devemos associar com governabilidade. Porm, daqui a pouco eu vou mostrar que preciso ter um pouco de cuidado, pois os conceitos esto passando por reformulaes. Voltando para os conceitos, a governabilidade trabalha na dimenso poltica. Um exemplo em nosso pas o presidencialismo de coalizo. Como nosso sistema partidrio muito fragmentado, nenhum partido sozinho consegue formar maioria. Por conseguinte, para conseguir aprovar suas leis no Congresso, o Executivo precisa fazer acordos com outros partidos, trazendo eles para a chamada "base aliada", formando as ditas coalizes. Assim, o fisiologismo como meio de negociao de cargos um instrumento de governabilidade, na medida em que busca aumentar o apoio do governo. Um conceito bastante cobrado de Eli Diniz, para quem a governabilidade refere-se s "condies sistmicas de exerccio do poder por parte do Estado em uma determinada sociedade". Seria uma "somatria dos instrumentos

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS institucionais, recursos financeiros e meios polticos de execuo das metas definidas". Segundo a autora, as principais caractersticas da governabilidade seriam: a forma de governo, ou seja, se o sistema parlamentarista (com todas as suas variantes), presidencialista ou misto, como no caso brasileiro; a relao Executivo-Legislativo: se esta for mais assimtrica para um ou para outro podem surgir dificuldades de coordenao poltica e institucional, vitais para a governabilidade plena; a composio, formao e dinmica do sistema partidrio (com poucos ou muitos partidos), o que pode dificultar a relao Executivo-Legislativo e Estado-sociedade; o sistema de intermediao de interesses vigente na sociedade (corporativista, institucional pluralista, dispersos, ONGs etc.); e todo o conjunto das relaes Estado-sociedade, ou seja, as relaes dos movimentos organizados, associaes e da cidadania com o Estado no sentido de ampliar a sua participao no processo de formulao/implementao de polticas das quais sejam beneficirios.

A autora fala em "formas de governo", mas o correto "sistemas de governo", j que ela est falando do presidencialismo e do parlamentarismo. Portanto, estaria na esfera da governabilidade a relao do Executivo com o Legislativo e tambm com a sociedade. A forma como o Estado busca o apoio dos cidados se insere na governabilidade. Segundo Vincius de Carvalho, a fonte da governabilidade so os cidados e a cidadania organizada, a partir deles (e da sua capacidade de articulao em partidos, associaes e demais instituies representativas) que surgem e se desenvolvem as condies necessrias para a governabilidade. J a governana tem como origem os agentes pblicos ou servidores do Estado, que possibilitam a formulao/implementao correta das polticas pblicas e representam a face deste diante da sociedade civil e do mercado, no setor de prestao de servios diretos ao pblico. As definies de governabilidade e governana do Vinicius de Carvalho tambm so muito cobradas em provas, vale pena dar uma olhada.
Em uma definio genrica, podemos dizer que a governabilidade refere-se s prprias condies substantivas/materiais de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado (em um regime democrtico, claro). Pode ser

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


concebida como a autoridade poltica do Estado em si, entendida como a capacidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum para os curto, mdio e longo prazos. J a governana pode ser entendida como a outra face de um mesmo processo, ou seja, como os aspectos adjetivos/instrumentais da governabilidade. Em geral, entende-se a governana como a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas. Esta capacidade pode ser decomposta analiticamente em financeira, gerencial e tcnica, todas importantes para a consecuo das metas coletivas definidas que compem o programa de um determinado governo, legitimado pelas urnas.

Outra definio importante de governana a do Banco Mundial, segundo o qual governana :


O exerccio da autoridade, controle, administrao, poder de governo. a maneira pela qual o poder exercido na administrao dos recursos sociais e econmicos de um pas visando o desenvolvimento, implicando a capacidade dos governos de planejar, formular e implementar polticas e cumprir funes.

Eles falam em poder, algo que nos remeteria a governabilidade, mas o poder no gerenciamento dos recursos sociais e econmicos, por isso est relacionado governana.

3.1

CONFUSES ENTRE OS CONCEITOS

At agora estvamos vendo que a governabilidade se refere mais a um aspecto poltico, enquanto a governana se situa na dimenso da gesto. Porm, essa distino no muito clara, no existe um ponto exato que separa os dois conceitos, mas sim uma rea nebulosa em que eles se confundem. Podemos tentar entender isso na figura abaixo:

Como vimos na definio do Vincius de Carvalho, a governana corresponde aos "aspectos adjetivos/instrumentais da governabilidade", ou seja, um
Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS instrumento para que o governo consiga governar. Assim, uma boa governana aumenta a governabilidade, ou seja, h uma relao estreita entre os dois conceitos. Uma m governana tambm pode diminuir a governabilidade. Foi o que aconteceu na crise do modelo burocrtico e do Estado de Bem-Estar. O modelo burocrtico tinha uma m governana porque no administrava os recursos pblicos adequadamente, no tinha capacidade para formular e implementar as suas polticas. Essa m governana foi gerando a insatisfao na sociedade, tanto que ocorreram as revoltas dos taxpayers, ou revolta dos contribuintes, em que as pessoas no queriam pagar mais impostos j que no viam os resultados. O Estado perdeu legitimidade, ou seja, perdeu governabilidade. H uma rea em que os dois conceitos se confundem e h divergncia entre os autores. Por exemplo, vamos rever os conceitos do Bresser Pereira, da Eli Diniz e do Vincius de Carvalho:
A capacidade poltica de governar ou governabilidade deriva da relao de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governana a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de uma organizao de implementar suas polticas. A governabilidade refere-se s condies sistmicas de exerccio do poder por parte do Estado em uma determinada sociedade". Seria uma "somatria dos instrumentos institucionais, recursos financeiros e meios polticos de execuo das metas definidas. Em geral, entende-se a governana como a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas. Esta capacidade pode ser decomposta analiticamente em financeira, gerencial e tcnica, todas importantes para a consecuo das metas coletivas definidas que compem o programa de um determinado governo, legitimado pelas urnas.

Podemos ver que Bresser e Carvalho colocam a capacidade financeira no conceito de governana, enquanto Eli Diniz associa os recursos financeiros com o conceito de governabilidade. Eu daria preferncia pelos dois autores, pois a maior parte dos conceitos coloca capacidade financeira em governana. Porm, o conceito da Eli Diniz j foi usado vrias e vrias vezes pela ESAF, por isso tem que ficar de olho. Outra confuso entre os conceitos refere-se legitimidade. Vimos que ela est associada com a governabilidade, mas o conceito de governana vem passando por reformulaes. Segundo Bresser Pereira:
Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


No conceito de governana pode-se incluir, como o faz Reis (1994), a capacidade de agregar os diversos interesses, estabelecendo-se, assim, mais uma ponte entre governana e governabilidade. Uma boa governana, conforme observou Fritschtak (1994) aumenta a legitimidade do governo e, portanto, a governabilidade do pas.

Vimos acima a definio de Vincius governabilidade pode ser entendida

de

Carvalho,

que

afirma

que

como a capacidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum para os curto, mdio e longo prazos.

E ento: a capacidade de agregar interesses governana ou governabilidade? gesto ou poltica? preciso saber que os conceitos em cincias sociais so reformulados ao longo do tempo, no so verdades estanques, apesar de os concursos cobrarem como se fossem. Assim, o conceito de governana vem passando por uma transformao, deixando de se restringir aos aspectos gerenciais e administrativos do Estado, para abranger aspectos ligados cooperao entre os diversos atores e a capacidade destes em trabalharem juntos. A discusso mais recente do conceito de governana ultrapassa o marco operacional para incorporar questes relativas a padres de articulao e cooperao entre atores sociais e polticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transaes dentro e atravs das fronteiras do sistema econmico. Com a ampliao do conceito de governana fica cada vez mais imprecisa sua distino daquele de governabilidade. Uma das definies de governana mais recentes, originria da Amrica Latina, trata de fazer uma reapropriao do conceito de governance formulado pelo Banco Mundial, incluindo nele a dimenso da "justia social", como sendo uma responsabilidade do Estado. Essa nova interpretao uma espcie de vertente de esquerda da noo de governana, que se ope a noo difundida inicialmente pelo Banco. Enquanto esta ltima tem como orientao a reduo do tamanho do Estado, principalmente atravs do seu desengajamento em relao a questes sociais, a primeira tenta atribuir a esse mesmo Estado, o papel de ator principal nas solues dos problemas sociais. nesse contexto que Klaus Frey fala da existncia de pelo menos duas grandes vertentes analticas que tratam de governana. Uma seria orientada pela noo difundida pelo Banco Mundial, nela se inscrevem abordagens que tem como objetivos finais principais o aumento da eficincia e da eficcia dos governos, usando para isso mecanismos de participao da sociedade civil. Na

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS outra vertente esto inscritas abordagens que focam o potencial democrtico e emancipatrio da sociedade civil, como por exemplo, a noo de governana participativa. Mas, segundo o autor as diferenas significativas entre essas abordagens parecem subsistir apenas no plano ideolgico, j que em termos prticos elas parecem muito prximas. Em cada uma delas, a necessidade de se levar em conta a "questo da mobilizao dos saberes" tem razes diferentes. Os que seguem a vertente do Banco Mundial olham a participao a partir "da lgica e das necessidades administrativas e governamentais". Enquanto que, os adeptos da governana democrtica, vem na participao a possibilidade da "emancipao social e da redistribuio do poder" As teorias da governana esto se voltando cada vez mais para a anlise das redes de polticas pblicas, buscando analisar qual o papel do governo frente s mudanas que esto ocorrente na prestao de servios pblicos. Alguns autores conceituam a governana como o conjunto de regras, formais e informais, que direcionam o comportamento dos atores da rede. o caso de Lynn:
Regime de leis, regras administrativas, ordens judiciais e prticas que restringem, prescrevem e possibilitam a atividade governamental, onde tal atividade amplamente definida como a produo e entrega de bens e servios suportados por recursos pblicos.

Milward e Provan utilizaram o conceito de "Hollow State", ou "Estado Esvaziado", para descrever este novo Estado em que ele transfere a execuo de servios para entidades sem fins lucrativos. Segundo os autores:
No uso comum, governo se refere s instituies formais do Estado Executivo, Legislativo e Judicirio - e seu monoplio do uso legtimo do poder coercitivo. Governana um termo mais inclusivo, preocupado em criar as condies para uma ao coletiva ordenada, geralmente incluindo agentes do setor privado e no-lucrativo dentro do setor pblico. A essncia da governana seu foco nos mecanismos de governo - acordos, contratos e garantias - que no se baseiam somente na autoridade e sanes governamentais.

Segundo Loffer:
A governana pode ser entendida como uma nova gerao de reformas administrativas e de Estado, que tm como objeto a ao conjunta, levada a efeito de forma eficaz, transparente e compartilhada, pelo Estado, pelas empresas e pela sociedade civil, visando uma soluo inovadora dos problemas sociais e criando possibilidades e chances de um desenvolvimento futuro sustentvel para todos os participantes.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Assim, o conceito de governana deixa de estar restrito ao campo da gesto, para ganhar contornos polticos, tanto que Frederickson afirma que "a definio implica que a governana inerentemente poltica, que envolve barganha e compromisso entre atores com interesses diversos". E o conceito de legitimidade deixa de ser algo inerente apenas governabilidade. Para Edmilson Francisco de Oliveira:
Esse esforo terico mostrou que a principal diferena entre governabilidade e governana est na forma como a legitimidade das aes dos governos entendida. Enquanto no conceito de governabilidade a legitimidade vem da capacidade do governo de representar os interesses de suas prprias instituies. No conceito de governana, parte de sua legitimidade vem do processo, do entendimento de que, quando grupos especficos da populao quando participam da elaborao e implantao de uma poltica pblica, ela tem mais chances de ser bem sucedida em seus objetivos.

Podemos ver aqui que a legitimidade no mais associada apenas ao conceito de governabilidade, ela passa a integrar tambm o conceito de governana. Portanto, temos que tomar MUITO CUIDADO. Na governabilidade, a legitimidade est relacionada com a representao de interesses, se a sociedade percebe o governo como um legtimo intermedirio na disputa de interesses entre os diversos grupos da sociedade ou se ele visto como direcionado para determinado grupo. Na governana, a legitimidade est relacionada com a participao da sociedade nas decises, se as polticas so formadas e implementadas junto com a sociedade. As bancas de concursos normalmente no tratam desses nuances, elas ficam em torno de pontos que so mais consensuais e superficiais. Porm, algumas vezes elas passam a incorporar mudanas mais recentes nos conceitos, e a ESAF j fez isso uma vez com esse conceito de governana. Vamos ver a questo: 1. (ESAF/CGU/2008) Durante a crise do Estado dos anos 1980 e 1990, palavras e expresses foram forjadas para possibilitar o entendimento de suas diferentes dimenses e propiciar a busca de solues. Neste contexto, quando um governo est preocupado em legitimar decises e aes se diz que ele est buscando maior Complete a frase com a opo correta. a) governabilidade. b) efetividade.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS c) governana. d) accountability. e) eficincia. A questo fala em legitimidade, por isso a tendncia marcarmos governabilidade. S que ela fala em legitimidade das "decises e aes", ou seja, abrange um aspecto mais da gesto, no da poltica. Portanto, podemos perceber que eles estavam trazendo as tendncias mais recentes do conceito de governana. Tanto que a resposta da questo era a letra "C". Todavia, como choveu recursos de pessoas que associaram a legitimidade com a governabilidade, a ESAF anulou a questo. Mas, vejam que ela no quis alterar o gabarito para a letra "A", ou seja, ela voltou a trs, mas nem tanto.

Governabilidade Capacidade de governar, legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade; Condies sistmicas de exerccio do poder por parte do Estado em uma determinada sociedade. Somatria dos instrumentos institucionais, recursos financeiros e meios polticos de execuo das metas definidas; Est relacionada com: a forma de governo, a relao ExecutivoLegislativo, a composio, formao e dinmica do sistema partidrio, o sistema de intermediao de interesses, todo o conjunto das relaes Estado-sociedade; Condies substantivas/materiais de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado.

Governana Capacidade financeira e administrativa de uma organizao de implementar polticas pblicas; Aspectos adjetivos/instrumentais da governabilidade. Capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas. Esta capacidade pode ser decomposta analiticamente em financeira, gerencial e tcnica; O exerccio da autoridade, controle, administrao, poder de governo. a maneira pela qual o poder exercido na administrao dos recursos sociais e econmicos de um pas visando o desenvolvimento, implicando a capacidade dos governos de planejar, formular e implementar polticas e cumprir funes. Parte de sua legitimidade vem do

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Autoridade poltica do Estado em si, entendida como a capacidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum para os curto, mdio e longo prazos. Sua fonte so os cidados e a sociedade civil;

processo, do entendimento de que, quando grupos especficos da populao quando participam da elaborao e implantao de uma poltica pblica, ela tem mais chances de ser bem sucedida Sua fonte so os servidores pblicos e agentes do Estado;

4 Intermediao de Interesses
Vamos voltar s caractersticas da governabilidade segundo a Eli Diniz: Caractersticas da Governabilidade a forma de governo, ou seja, se o sistema parlamentarista (com todas as suas variantes), presidencialista ou misto, como no caso brasileiro; a relao Executivo-Legislativo: se esta for mais assimtrica para um ou para outro podem surgir dificuldades de coordenao poltica e institucional, vitais para a governabilidade plena; a composio, formao e dinmica do sistema partidrio (com poucos ou muitos partidos), o que pode dificultar a relao ExecutivoLegislativo e Estado-sociedade; o sistema de intermediao de interesses vigente na sociedade (corporativista, institucional pluralista, dispersos, ONGs etc.); e todo o conjunto das relaes Estado-sociedade, ou seja, as relaes dos movimentos organizados, associaes e da cidadania com o Estado no sentido de ampliar a sua participao no processo de formulao/implementao de polticas das quais sejam beneficirios.

Entre elas est o sistema de intermediao de interesses vigente na sociedade. Assim como o sistema de governo (presidencialista ou parlamentarista) define uma maior ou menor governabilidade, o mesmo ocorre com o sistema de intermediao de interesses. Vamos dar uma olhada em uma questo da ESAF:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 2. (ESAF/STN/2005) nas modernas, a governana envolve pessoais marcadas baseadas na troca legitimao e apoio. Tanto nas sociedades tradicionais como construo da governabilidade e de a administrao de redes de lealdades pela assimetria e pela verticalidade, de todo tipo de recursos pblicos por

Quando a questo fala em "administrao de redes de lealdades pessoais marcadas pela assimetria e pela verticalidade, baseadas na troca de todo tipo de recursos pblicos por legitimao e apoio", ela est se referindo ao clientelismo, uma das formas de intermediao de interesses cobradas pelo edital. O clientelismo surgiu nas sociedades tradicionais, podemos associ-lo ao Imprio Romano. Mas est presente at hoje, nas sociedades modernas. A questo ERRADA porque o clientelismo usado para a construo da governabilidade, e no da governana.

4.1

CLIENTELISMO

De acordo com Alfio Mastropaolo, o termo clientelismo tem sua origem no mundo das sociedades tradicionais, principalmente em Roma, de onde temos noticia de seu mais famoso exemplo, a Clientela Romana:
Em Roma entendia-se como clientela uma relao de sujeitos entre status diverso que se urdia margem, mas na rbita da comunidade familiar: relao de dependncia tanto econmica como poltica, sancionada pelo prprio foro religioso, entre um indivduo de posio mais elevada (patronus) que protege seus clientes, os defende em juzo, testemunha a seu favor, lhes destina as prprias terras para cultivo e seus gados para criar, e um ou mais clientes, indivduos que gozam do status libertatis, geralmente escravos libertos ou estrangeiros imigrados, os quais retribuem, no s mostrando submisso e deferncia, como tambm obedecendo e auxiliando de variadas maneiras o patronus, defendendo-o com armas, testemunhando a seu favor ante os tribunais e prestando-lhe, alm disso, ajuda financeira quando as circunstncias o exigem.

Examinando o texto de Mastropaolo podemos concluir que a Clientela Romana se sustenta em trs aspectos: uma relao entre classes sociais desiguais, uma dependncia mtua entre as partes e uma combinao de lealdade com necessidade. Estes elementos esto presentes na questo da ESAF: "administrao de redes de lealdades pessoais marcadas pela assimetria e pela verticalidade, baseadas na troca de todo tipo de recursos pblicos por legitimao e apoio". www.pontodosconcursos.com.br 29

Prof. Rafael Encinas

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Jos Murilo de Carvalho conceitua clientelismo como:
Um tipo de relao entre atores polticos que envolve concesso de benefcios pblicos, na forma de empregos, benefcios fiscais, isenes, em troca de apoio poltico, sobretudo na forma de voto.

O autor acentua um dos aspectos do clientelismo que a troca. S que aqui a relao mais impessoal, surgem outras formas de retribuir um favor, a relao assume aqui um carter mais poltico do que cultural e social, que vimos na clientela romana. O clientelismo envolve uma relao entre duas pessoas, um patro e um cliente. O Patro conceituado por Luis Henrique Nunes Bahia como:
Patronus a pessoa que usa a sua influncia para proteger e ajudar outra pessoa que se torna, ento, seu cliente que retribui prestando certos servios a ele. Patronagem , pois, um complexo de relaes entre aqueles que usam sua influncia, posio social ou algum outro atributo, para ajudar e proteger aqueles que buscam ajuda e proteo

Jos Murilo de Carvalho afirma que o clientelismo perpassa toda a histria poltica do Brasil. Um exemplo foi o coronelismo, apesar deste no ser considerado sinnimo de clientelismo. O Coronelismo foi um sistema poltico, historicamente datado que, segundo Faoro, tem sua origem no Perodo Imperial e assume um carter estadualista com o advento da Repblica. O nome coronel originrio da Guarda Nacional, instituio que legaliza o poder do chefe local, na medida em que este se tornava, tambm, um lder militar. O poder do coronel no se fundava apenas na fora ou no poderio econmico. Segundo Faoro, "ocorre que o coronel no manda porque tem riqueza, mas manda porque se lhe reconhece esse poder, num pacto no escrito". Os fundamentos desse poder se encontram na capacidade que o coronel tinha para angariar apoio eleitoral entre as pessoas e benefcios pblicos com o Governo. O Coronel ganhava o apoio eleitoral em virtude da proteo que ele proporcionava, da segurana coletiva. Alm disso, em virtude de seu poderio econmico, sustentava uma srie de grupos que eram desprovidos de quase tudo. Num mundo onde as polticas pblicas e sociais eram inexistentes, a populao pobre s podia rogar a Deus ou ao coronel, e como agradecimento aos benefcios alcanados, rezavam o rosrio e doavam seu voto ao coronel. Como o coronel detinha o apoio eleitoral, conseguia que o Poder Pblico lhe concedesse poder. Atualmente, podemos dizer que uma forma de clientelismo ocorre na liberao de emendas oramentrias. O Executivo tem o poder de liberar ou no os www.pontodosconcursos.com.br 30

Prof. Rafael Encinas

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS recursos previstos nas emendas do oramento includas pelos parlamentares. Estas emendas so importantes para os deputados porque so recursos que eles levam para suas bases eleitorais. Mas o Executivo no libera eles de mo beijada. Como moeda de troca, ele cobra apoio dos parlamentares nas votaes no Congresso. Quando o governo quer votos para seus projetos de lei, ele est pensando em sua governabilidade. Outro exemplo dado por Jos Paulo Bandeira de Souza:
Nas ltimas dcadas do sculo XX, vem a tona uma nova modalidade de clientelismo, o clientelismo estatal, onde a relao mais impessoal ainda. Recursos, obras pblicas ou apoios so destinados a instituies (associao de moradores, prefeituras, obras assistencialistas) comprometidas com polticos detentores da mquina estatal como o intuito de atingir comunidades inteiras, canalizando os votos de centenas de pessoas de uma s vez para um mesmo grupo ou candidato.

4.2

CORPORATIVISMO

Bobbio define corporativismo como:


Uma doutrina que propugna a organizao da coletividade baseada na associao representativa dos interesses e das atividades profissionais (corporaes). Prope, graas a solidariedade orgnica dos interesses concretos e s frmulas de colaborao que da podem derivar, a remoo ou neutralizao dos elementos de conflito: a concorrncia no plano econmico, a luta de classes no plano social, as diferenas ideolgicas no plano poltico.

O corporativismo surgiu na Idade Mdia, atravs das corporaes de ofcio, como uma forma de organizao da sociedade. Estas corporaes eram formadas por artesos que se dedicavam a um mesmo trabalho e determinavam os preos, a qualidade, a quantidade de mercadorias produzidas e at a margem de lucro obtido com as vendas eram determinados no mbito dessas entidades. No sculo XX, o corporativismo passou a designar a organizao da sociedade a partir da criao de associaes (ou corporaes), com o objetivo de canalizar e expressar interesses econmicos e profissionais de seus membros. Os Estados fascistas passaram a se utilizar dessas associaes como forma de subordinao e controle repressivo da sociedade por meio da manipulao dos sindicatos. Isto teve incio na Itlia de Mussolini, onde o poder legislativo foi atribudo a corporaes representativas dos interesses econmicos, industriais ou profissionais. Getlio Vargas tambm se valeu do corporativismo.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O modelo corporativo tradicional de Estado apresenta-se para disciplinar a economia e assim poder control-la. O Estado cria a corporao, chama para ela todos que trabalham e produzem em um determinado ramo da produo levando-os a discutir, organizar, disciplinar e orientar os interesses do Estado. uma estrutura organizacional subordinada ao Estado, com uma perspectiva poltica da supremacia do interesse nacional, reduzindo as foras do modelo representativo democrtico e, consequentemente, controlando as foras que ameaam o status quo do Estado. Mais uma vez, o que se busca uma maior governabilidade, restringindo os atritos com as classes trabalhadoras. Segundo Schmitter:
Corporativismo um sistema de representao de interesses cujas unidades constituintes so organizadas em um nmero limitado de entidades singulares, compulsrias, no competitivas, hierarquicamente ordenadas e funcionalmente diferenciadas, reconhecidas ou licenciadas (quando no criadas) pelo Estado, s quais concedido monoplio de representao dentro de sua respectiva categoria em troca da observncia de certos controles na seleo de seus lderes e na articulao de demandas e suporte.

As organizaes s conseguem o monoplio da representao e a capacidade de ordenar de forma hierrquica os interesses daqueles que representam se h algum grau de reconhecimento, estmulo ou mesmo da iniciativa oficial. No teriam participao no processo de tomada de deciso referente a polticas pblicas, nem lhe seriam atribudas responsabilidades diretas na aplicao de tais polticas, sem a devida chancela do Estado. Aqui, o Estado quem decide com quem dialogar. o estado quem escolhe seus interlocutores. Por isso que este corporativismo recebe o nome de "corporativismo estatal". No final da definio, o autor fala que " concedido monoplio de representao dentro de sua respectiva categoria em troca da observncia de certos controles na seleo de seus lderes e na articulao de demandas e suporte". Ele quer dizer que o corporativismo era utilizado pelos Estados Fascistas como uma forma de controle das classes trabalhadoras, por meio das entidades representativas. Estas s recebiam permisso para atuar caso se sujeitassem aos controles do Estado. A partir da observao das diferentes polticas implementadas pelos regimes fascista, nazista, franquista, salazarista, varguista e militares na Amrica Latina (anos 60 a 80), Stepan distingue dois subtipos de corporativismo: o inclusivo (que incorpora poltica e economicamente setores significativos da classe trabalhadora) e o excludente (assentado na represso e na utilizao de estruturas corporativas para desmobilizar e submeter classe trabalhadora).

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Observou-se que o inclusivo ocorre com maior frequncia quando h uma crise no poder oligrquico, o nvel de organizao poltica incipiente e a industrializao est na fase inicial. J o excludente geralmente sucede uma crise poltica na qual h forte mobilizao poltica, polarizao ideolgica e estagnao da industrializao. Geralmente, os regimes populistas (como o de Vargas) so inclusivos e os burocrticos-autoritrios (como o de 1964 no Brasil) so excludentes. Ressalte-se que os regimes, normalmente, combinam elementos dos dois subtipos com a preponderncia de um deles.

4.3

NEOCORPORATIVISMO

O neocorporativismo uma forma de intermediao dos interesses entre a sociedade civil e o Estado. O conjunto de mudanas ocorridas nas relaes entre Estado e organizaes representativas de interesse privado, nos pases capitalistas com regime democrtico, permitiu a passagem do corporativismo para o neocorporativismo que, alm de representar os interesses, passa a decidir junto com o Estado as polticas pblicas. O corporativismo chamado tambm de "corporativismo estatal", enquanto o neocorporativismo chamado de "corporativismo societrio". Segundo Bobbio:
O conceito de neocorporativismo difundiu-se recentemente na literatura poltica internacional, como instrumento para analisar um conjunto de mudanas ocorridas nas relaes entre Estado e organizaes representativas dos interesses particulares, nos pases capitalistas com regime democrtico.

O termo neocorporativismo surge para conceituar os fenmenos de intermediao de interesses, cuja caracterstica fundamental a existncia das grandes organizaes representativas de interesse privado (corporaes) na intermediao poltica. O antigo corporativismo era criado pelo Estado e por este controlado. O neocorporativismo surge dentro da sociedade democrtica onde as organizaes entram em processo de negociao com o Estado movidas pelas mudanas e novas situaes a serem enfrentadas. Segundo Bobbio:
No sistema neocorporativista os interesses gerados na sociedade civil so organizados em nmeros limitados de associaes cuja diferena est fundamentalmente nas funes por elas desenvolvidas, no competindo, portanto, entre si. Estas estruturas tm uma estrutura interna centralizada e hierrquica, e pertencer a elas muitas vezes uma obrigao, pelo menos de fato quando no de direito. O aspecto mais caracterstico est na sua relao com a mquina do Estado. o Estado que d a estas associaes o reconhecimento institucional e o monoplio na representao dos interesses

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


do grupo, assim como o Estado que delega a elas um conjunto de funes pblicas.

Se compararmos esta definio de Bobbio com a de Schmitter para o corporativismo, veremos muitas semelhanas: ambas falam em nmero limitado de entidades ou associaes, no competitivas, hierarquizadas, obrigatrias ou compulsrias, reconhecimento por parte do Estado e monoplio na representao de interesses. No corporativismo estatal, as organizaes s conseguem o monoplio da representao e a capacidade de ordenar de forma hierrquica os interesses daqueles que representam se h algum grau de reconhecimento, estmulo ou mesmo da iniciativa oficial. No teriam participao no processo de tomada de deciso referente a polticas pblicas, nem lhe seriam atribudas responsabilidades diretas na aplicao de tais polticas, sem a devida chancela do Estado. Aqui, o Estado quem decide com quem dialogar. o estado quem escolhe seus interlocutores. Por isso que este corporativismo recebe o nome de "corporativismo estatal". Bobbio afirma que, quando comparado com o corporativismo, o tipo de relaes entre Estado e sociedade civil que os dois conceitos pretendem identificar no , na realidade, muito diferente. Ambos referem-se a tentativas para reviver algo da unidade orgnica da sociedade medieval, como reao ao individualismo e atomizao produzidos pelo liberalismo. A diferena fundamental a seguinte: num sistema neocorporativista a organizao representativa dos interesses particulares livre para aceitar ou no suas relaes com o Estado, contribuindo, portanto, para defini-las, enquanto que no corporativismo clssico o prprio Estado que impe e define essas relaes. Por isso que o corporativismo chamado de "Corporativismo Estatal", enquanto o neocorporativismo chamado de "Corporativismo Societal". No neocorporativismo, as organizaes privadas de representao de interesses conquistam um canal para participar do processo decisrio e obtm o status de interlocutores e parceiros do poder pblico que, por sua vez, ganha o seu apoio para a formulao e implementao das polticas governamentais. Enquanto o corporativismo era usado como uma forma do Estado impor controles, no neocorporativismo temos uma relao muito mais de colaborao, em que as entidades participam do processo decisrio e recebem uma srie de atribuies referentes s polticas pblicas. Ocorre uma discusso institucionalizada, tripartite entre Estado, capital e trabalho, em que as polticas so negociadas sob a superviso do Estado,

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS tendo como premissa a negociao com vistas reduo dos conflitos. Para Lobato, o neocorporativismo estaria presente em poucos pases, de regimes polticos de regimes democrticos estveis, entre os quais no poderamos incluir o Brasil. Maria das Graas Rua cita a definio de Cawson de neocorporativismo:
O corporativismo societrio, segundo Cawson (1985), consiste em um processo de cooperao entre o poder pblico e os agentes privados, por meio do qual fazem-se barganhas e estabelecem-se compromissos pelos quais polticas favorveis tm a sua implementao garantida pelo consentimento dos interesses privados, os quais se encarregam, inclusive, de assegurar os necessrios mecanismos de enforcement.

"Enforcement" pode ser definido como a garantia da efetividade e aplicabilidade das instituies que restringem a interaes entre indivduos (a lei, por exemplo). Para Lucena e Gaspar
O corporativismo, por se tratar de um sistema intermdio, a sua pura e integral realizao tanto concebvel em democracia como em ditadura. No corporativismo, compromisso orgnico entre a sociedade civil e o Estado, a colaborao entre ambos depende principalmente, ora da iniciativa e at porventura da coao estatal, ora do livre concurso de vontades de todas as partes envolvidas. Com efeito, o gnero compreende duas espcies: corporativismo autoritrio ou de estado e corporativismo de associao, ao qual certos autores chamam neocorporativismo ou corporativismo liberal.

5 Pontos importantes da aula


A governabilidade refere-se s condies sistmicas de exerccio do poder por parte do Estado em uma determinada sociedade. Seria uma somatria dos instrumentos institucionais, recursos financeiros e meios polticos de execuo das metas definidas. Refere-se capacidade de governar, situando-se no plano poltico. Est diretamente ligada ao conceito de legitimidade. A governana a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de uma organizao de implementar suas polticas. Situa-se no plano administrativo, de gesto. a maneira pela qual o poder exercido na administrao dos recursos sociais e econmicos de um pas visando o desenvolvimento, implicando a capacidade dos governos de planejar, formular e implementar polticas e cumprir funes.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O clientelismo tem origem em sociedades tradicionais, na Clientela Romana, se sustentando em trs aspectos: uma relao entre classes sociais desiguais, uma dependncia mtua entre as partes, uma combinao de lealdade com necessidade. Corporativismo um sistema de representao de interesses cujas unidades constituintes so organizadas em um nmero limitado de entidades singulares, compulsrias, no competitivas, hierarquicamente ordenadas e funcionalmente diferenciadas, reconhecidas ou licenciadas (quando no criadas) pelo Estado, s quais concedido monoplio de representao dentro de sua respectiva categoria em troca da observncia de certos controles na seleo de seus lderes e na articulao de demandas e suporte. O conceito de neocorporativismo bastante semelhante ao de corporativismo. Ambos falam em nmero limitado de entidades ou associaes, no competitivas, hierarquizadas, obrigatrias ou compulsrias, reconhecimento por parte do Estado e monoplio na representao de interesses. A diferena fundamental a seguinte: num sistema neocorporativista a organizao representativa dos interesses particulares livre para aceitar ou no suas relaes com o Estado, contribuindo, portanto, para defini-las, enquanto que no corporativismo clssico o prprio Estado que impe e define essas relaes. Problemas na gesto de redes: dificulta a accountability, a gerao de consensos lenta, as metas compartilhadas no garantem a eficcia, a dinmica flexvel pode afastar dos objetivos iniciais, os critrios para participao no so explcitos e universais; h dificuldades de controle e coordenao das interdependncias.

6 Questes Comentadas
1. (CESPE/DOCASPA/2005) O processo de comunicao pode ser compreendido a partir dos seguintes elementos: fonte de comunicao, codificao, mensagem, canal, decodificao, receptor e retorno. Desses, a decodificao o nico que pode ser fonte de distoro, o que explica por que a mensagem decodificada pelo receptor raramente exata.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A questo errada. Os componentes da comunicao at que esto certos. Mas o rudo, a distoro, pode acontecer em qualquer fase, seja codificao, na decodificao, no canal, no feedback, etc. Gabarito: E.

2. (CESPE/DOCASPA/2005) A comunicao pode-se dar por meio de diferentes canais, como conversa pessoal, telefone, memorando, carta, boletim. Esses canais podem ser ricos se administram vrias pistas, facilitam o retorno e so pessoais. Caso contrrio, so classificados como pobres. Nessa perspectiva, considera-se o e-mail um canal de comunicao rico, que deve ser empregado para mensagens no-rotineiras e com potencial de malentendidos.

Vimos que a capacidade do canal de informao influenciada por trs caractersticas: a habilidade de lidar com dicas mltiplas, a habilidade de facilitar o feedback rpido e bilateral e a habilidade de estabelecer um foco pessoal para a comunicao. A discusso face a face facilita a assimilao de dicas mais amplas e profundas e o entendimento emocional das situaes. A mdia escrita impessoal, incluindo panfletos, boletins e relatrios computadorizados padronizados, so os mais baixos na riqueza. Esses canais no esto focados em um nico receptor, usam dicas limitadas de informao e no permitem feedback. A escolha de um canal depende de a mensagem ser rotineira ou no-rotineira. As mensagens rotineiras costumam ser diretas e apresentar um mnimo de ambiguidade. As no-rotineiras tendem a ser mais complicadas e podem levar a um erro de entendimento. Os executivos podem comunicar mensagens rotineiras eficientemente atravs de canais fracos em riqueza. Entretanto, a comunicao de mensagens no rotineiras s ser eficaz atravs de canais ricos. A questo errada porque o e-mail considerado um canal relativamente fraco em riqueza, por isso no seria adequado para mensagens no-rotineiras. Gabarito: E.

3. (CESPE/SADTAE/2006) Considere que Aderbal, tcnico administrativo de uma organizao pblica, ao se dirigir a seu chefe, diz aquilo que acredita

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS que o chefe quer ouvir. Nessa situao hipottica, correto afirmar que Aderbal, ao se comunicar com seu superior, cria uma barreira comunicao eficaz, que se denomina percepo seletiva.

A questo errada. Quando o emissor da mensagem manipula a informao, temos a filtragem, que caracteriza uma barreira comunicao eficaz. A percepo seletiva uma barreira que ocorre com o receptor, que s escuta o que quer ouvir. Gabarito: E.

4. (CESPE/HEMOPA/2004) A filtragem das informaes repassadas pelos subordinados a seus superiores, diferentemente da percepo seletiva, no constitui barreira para uma comunicao eficaz, pois permite que os que tomam as decises utilizem apenas informaes relevantes nas suas anlises.

A questo errada. A filtragem constitui sim uma barreira a comunicao eficaz. A distoro da informao para que ela agrade melhor ao chefe representa um problema. Gabarito: E.

5. (CESPE/MPU/2010) A ordem um exemplo tpico de comunicao colateral no processo organizacional.

A questo fala em "comunicao colateral". Ainda no tinha ouvido falar nisso, em nenhum livro que j li, nem consegui achar nada na internet. s vezes eles inventam algumas coisas que no fazem o menor sentido, s para confundir. Vou tentar fazer uma interpretao aqui. Colateral, segundo o dicionrio, significa "que est ao lado, em direo paralela". Todos j devem ter ouvido falar dos efeitos colaterais dos medicamentos, por exemplo. Os medicamentos buscam solucionar determinado problema no corpo humano, mas podem causar efeitos que no o direto, como irritao no estmago. A comunicao colateral seria algo parecido, uma comunicao que no direta, mas que decorrncia de outra. A ordem uma comunicao direta, por isso a questo errada.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Gabarito: E.

(CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) Paulo, novo diretor de uma organizao pblica, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execuo dos servios. Para a consecuo de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informaes que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituio, sem se restringir aos mtodos tradicionais de obteno de dados. Considerando essa situao hipottica, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional. 6. Ao coletar as informaes para definir as novas formas de controle, Paulo privilegiou o fluxo comunicativo circular. 7. Para atender s demandas mais instveis e urgentes da organizao, Paulo deve utilizar a rede formal de comunicao.

Um termo muito usado nas disciplinas de controle e auditoria a circularizao, que a confirmao de determinada informao com outros atores. Por exemplo, o auditor est verificando os documentos de uma empresa e, para verificar a autenticidade desses documentos verifica tambm junto a fornecedores e clientes. Essa a circularizao. Nessa questo, o diretor coletou as informaes com vrios setores, ou seja, ele foi confirmando as informaes com vrios atores, uma forma de circularizao, um fluxo comunicativo circular. A questo 06 certa. Uma das caractersticas da comunicao informal sua rapidez. Todos sabem que os boatos se espalham mais rpido do que as instrues formais. A questo 07 errada porque a comunicao informal mais adequada para instabilidade e urgncia. Gabarito: C, E.

8. (CESPE/TJBA/Analista Administrativo/2003) A comunicao pode estruturar-se de acordo com determinados padres, como a rede de comunicao em roda, em que o membro central se comunica com todos da rede e os demais se comunicam apenas com o membro central, sendo este um padro bem eficiente para tarefas complexas

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A questo errada. A descrio da rede em roda est correta. Contudo, a questo errada porque as redes centralizadas so adequadas para tarefas simples, e no complexas Gabarito: E.

9. (CESPE/TSE/2006) A comunicao ascendente refere-se quela em que os empregados falam diretamente direo da organizao.

A questo certa. Stephen Robbins e Richard Daft, dois autores que eu vejo que o CESPE gosta de tirar questes de comunicao organizacional, colocam dessa forma: de que a comunicao ascendente flui diretamente dos nveis mais baixos para os mais altos. O CESPE segue essa linha, como podemos ver na questo. Essa uma das formas de comunicao ascendente. Se a comunicao para cima tem que passar por diversos nveis antes de chegar aos mais altos, tambm se considera como comunicao ascendente. Gabarito: C.

10. (CESPE/MCT/2004) Redes de governana so arranjos cooperativos no-hierrquicos formados por mltiplas instituies pblicas e privadas com um objetivo comum.

Aqui temos as redes de polticas pblicas, interorganizacionais, formadas por diversos atores que no possuem uma hierarquia entre si. Gabarito: C.

11. (CESPE/TJDFT/2000) O trabalho em redes pressupe uma atividade aberta e flexvel, que se estende e se reduz e muda suas formas de ao de acordo com o movimento que lhes dado pelos atores envolvidos

As estruturas em rede so extremante flexveis; ao contrrio das estruturas burocrticas, elas se alteram constantemente. Gabarito: C.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

12. (CESPE/PMVSAUDE/2007) O processo de gerao de consensos e a negociao so demasiadamente rpidos e envolvem poucos participantes.

Outra caracterstica limitadora da eficcia das redes: B. O processo de gerao de consensos e negociao pode ser demasiadamente lento criando dificuldades para enfrentar questes que requerem uma ao imediata;

Portanto, o processo de gerao de consensos lento, e no rpido, alm de envolver muitos participantes. Gabarito: E.

13. (CESPE/PMVSAUDE/2007) As metas compartilhadas no garantem a eficcia no cumprimento dos objetivos porque as responsabilidades so muito centralizadas.

As metas compartilhadas no garantem a eficcia porque as responsabilidades so muito diludas, e no centralizadas. Gabarito: E.

14. (CESPE/PMVSAUDE/2007) participantes dos objetivos envolvimento dos atores.

A dinmica flexvel pode aproximar os iniciais, contribuindo para um maior

Mais uma caracterstica limitadora: D. A dinmica flexvel pode terminar afastando os participantes dos objetivos iniciais ou comprometer a ao da rede pela desero de alguns atores em momentos cruciais;

Gabarito: E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

15. (CESPE/PMVSAUDE/2007) Os critrios para participao na rede so explcitos e universais e provocam a integrao de grupos, instituies, pessoas e, at mesmo, regies, facilitando a descentralizao poltica.

Vimos que os critrios esto longe de ser explcitos e universais, permitindo que haja concentrao na mo de uma elite. Gabarito: E.

16. (CESPE/MEC/2003) Na cincia poltica, h interesse crescente na idia de redes de comunicao como conceito para descrever e analisar a estrutura na qual a poltica pblica se desenvolve e executada. A concluso lgica desse conceito que, quando um participante do governo tenta administrar os processos da poltica, ele no necessariamente tem de levar em conta as caractersticas dessa rede.

A gesto das redes deve levar em considerao a caracterstica da rede. Vimos que preciso uma gerncia social adaptativa. Gabarito: E.

17. (CESPE/MEC/2003) As redes de comunicao so caracterizadas pelos seus participantes e pelas relaes entre eles. Uma condio importante para essas relaes nascerem e no deixarem de existir a independncia. Assim, os participantes independem um do outro, pois so capazes de concluir projetos de maneira satisfatria sem a cooperao de outros participantes.

Nas redes h interdependncia, e no independncia. Os atores precisam uns dos outros. Gabarito: E.

18. (CESPE/TCE-AC/2008) As redes de organizaes so um tipo de agrupamento cujo objetivo principal fortalecer as atividades de cada um de

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS seus participantes. Atuando complementar umas s outras. em redes, as organizaes podem

A maior competio mundial fez com que as empresas buscassem cooperao com outras organizaes. Cada uma foca naquilo que sabe fazer melhor e trabalho de forma colaborativa com as outras. Gabarito: C.

19. (CESPE/TCE-AC/2008) A confiana um elemento que nunca estar presente no sistema de redes; por isso, os atores devem se proteger do comportamento oportunista uns dos outros e reter conhecimentos e informaes para si.

Vimos que a necessidade de compartilhar a base da formao das redes. Portanto, a confiana um fator extremamente importante. Gabarito: E.

20. (CESPE/TCE-AC/2008) A formao de redes organizacionais pode ser considerada, efetivamente, uma inovao que modifica a forma de atuao das organizaes, tornando-as mais competitivas, j que possibilita a realizao de atividades conjuntas e o compartilhamento de informaes.

A formao de redes entre organizaes busca aumentar a competitividade do conjunto delas por meio da cooperao, do compartilhamento. Gabarito: C.

21. (CESPE/TCE-AC/2008) De modo geral, a formao de redes, em seus diversos nveis e aplicaes, tem sido considerada, tanto na prtica quanto na teoria, um mecanismo de flexibilizao das relaes entre as pessoas, capaz de potencializar o compartilhamento de informao entre organizaes e indivduos e de contribuir para a gerao de conhecimento e inovao tecnolgica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS As redes so estruturas flexveis em que o conhecimento torna-se fator de extrema importncia e que deve ser compartilhado. Gabarito: C.

22. (CESPE/MDS/2006) O termo governabilidade est associado s condies polticas de gesto do Estado, enquanto governana refere-se s condies administrativas de gesto do aparelho estatal.

A governabilidade est associada ao plano poltico, capacidade de governar, e a governana ao plano administrativo, capacidade de administrar, seja em termos financeiros, gerenciais ou tcnicos. Gabarito: C.

23. (CESPE/TCE-PE/2004) O conceito de governana pblica est associado s condies polticas de exerccio da gesto.

A questo est errada porque condies governabilidade e no governana. Gabarito: E.

polticas

dizem

respeito

24. (CESPE/TCE-AC/2006) Aumentar a governana do Estado significa aumentar sua capacidade administrativa de gerenciar com efetividade e eficincia, voltando-se a ao dos servios do Estado para o atendimento ao cidado.

Esta questo foi tirada do PDRAE.Trata-se de um dos objetivos globais do Plano:


Objetivos Globais: Aumentar a governana do Estado, ou seja, sua capacidade administrativa de governar com efetividade e eficincia, voltando a ao dos servios do Estado para o atendimento dos cidados.

Quando falamos em efetividade e eficincia estamos nos referindo a duas dimenses de desempenho. Efetividade alcanar os objetivos relacionados a resultados na qualidade de vida da sociedade. J a eficincia tem a ver com a

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS relao entre custos e produto, ou seja, produzir mais a um custo menor. Ambas as dimenses esto ligadas capacidade de implementar as polticas do Estado, ou seja, governana. Gabarito: C.

25. (CESPE/MCT/2004) O conceito de governana est originariamente relacionado a condies de exerccio do governo sem riscos de rupturas institucionais.

"Condies de exerccio do governo" e "rupturas institucionais" so aspectos da capacidade de governar, condies polticas, ou seja, dizem respeito governabilidade, e no governana. Gabarito: E.

26. (CESPE/INSS/2007) Visando-se ao fortalecimento da regulao coordenada pelo Estado, importante reforar a governana, que diz respeito maneira pela qual o poder exercido no gerenciamento dos recursos sociais e econmicos de um pas, e que engloba, desse modo, as tcnicas de governo.

Quando falamos em "poder", no necessariamente estamos nos referindo ao poder num plano poltico. Segundo o Banco Mundial, a definio geral de governana :
O exerccio da autoridade, controle, administrao, poder de governo. a maneira pela qual o poder exercido na administrao dos recursos sociais e econmicos de um pas visando o desenvolvimento, implicando a capacidade dos governos de planejar, formular e implementar polticas e cumprir funes.

Portanto, o poder no gerenciamento dos recursos sociais e econmicos est relacionado governana. Gabarito: C.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

27. (CESPE/MDS/2008) A emergncia do paradigma ps-burocrtico, descrito em linhas gerais no texto em questo, calcada na transio de um tipo burocrtico de administrao pblica, rgido e ineficiente, para a administrao gerencial, flexvel e eficiente. Com isso, busca-se o fortalecimento da governance, ou seja, das condies sistmicas mais gerais, sob as quais ocorre o exerccio do poder em determinada sociedade, tais como as caractersticas do regime poltico, a forma de governo, as relaes entre os poderes, os sistemas partidrios, o sistema de intermediao de interesses, entre outras.

Condies sistmicas de exerccio do poder um aspecto da governabilidade e da governana. Esta questo foi tirada de Eli Diniz. Vamos rever o que ela diz:
A governabilidade refere-se s condies sistmicas de exerccio do poder por parte do Estado em uma determinada sociedade. Seria uma somatria dos instrumentos institucionais, recursos financeiros e meios polticos de execuo das metas definidas. As principais caractersticas da governabilidade so:

a forma de governo, ou seja, se o sistema parlamentarista (com todas as suas variantes), presidencialista ou misto, como no caso brasileiro; a relao Executivo-Legislativo: se esta for mais assimtrica para um ou para outro podem surgir dificuldades de coordenao poltica e institucional, vitais para a governabilidade plena; a composio, formao e dinmica do sistema partidrio (com poucos ou muitos partidos), o que pode dificultar a relao Executivo-Legislativo e Estado-sociedade; o sistema de intermediao de interesses vigente na sociedade (corporativista, institucional pluralista, dispersos, ONGs etc.); e todo o conjunto das relaes Estado-sociedade, ou seja, as relaes dos movimentos organizados, associaes e da cidadania com o Estado no sentido de ampliar a sua participao no processo de formulao/implementao de polticas das quais sejam beneficirios.

Gabarito: E.

28. (CESPE/TCU/2008) A governabilidade diz respeito s condies sistmicas e institucionais sob as quais se d o exerccio do poder, tais como

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS as caractersticas do sistema poltico, a forma de governo, as relaes entre os poderes e o sistema de intermediao de interesses.

Questo do ltimo concurso do TCU, que tambm foi tirada de Eli Diniz. Gabarito: C.

29. (CESPE/MCT/2004) Um aspecto importante para dar seguimento reforma do Estado a existncia de governabilidade, conceito que descreve as condies sistmicas de exerccio do poder em um sistema poltico. Desse modo, correto afirmar que uma nao governvel quando oferece aos seus representantes as circunstncias necessrias para o tranquilo desempenho de suas funes.

Governabilidade tambm envolve a relao do Estado com a sociedade. Por isso, se um Estado no tem legitimidade perante a sociedade civil, no ter governabilidade. Bresser Pereira defendia que, alm da reforma administrativa, que buscou conferir maior governana, era necessria tambm uma reforma poltica, com vistas a aumentar a governabilidade. Segundo o autor:
A dimenso poltica da reforma do Estado ao mesmo tempo a mais importante, dado que o Estado o ente poltico por excelncia, e a menos clara, porque no se pode falar em uma crise poltica do Estado nos anos 90. Crise poltica sinnimo de crise de governabilidade. O governo se v privado de condies de efetivamente governar, seja porque perde legitimidade perante a sociedade, seja porque suas instituies se demonstram inadequadas para o exerccio do poder poltico. S possvel falar em "crise" poltica se compararmos a realidade com uma situao ideal. Se pensarmos, por exemplo, que os regimes democrticos no asseguram o "bom governo": o governo que dirige de forma tima a sociedade.

Portanto, seria necessrio concentrar a ateno nas instituies que garantam, ou melhor, que aumentem - j que o problema de grau -, a responsabilizao (accountability) dos governantes. Reformar o Estado para lhe dar maior governabilidade torn-lo mais democrtico, dot-lo de instituies polticas que permitam uma melhor intermediao dos interesses sempre conflitantes dos diversos grupos sociais, das diversas etnias quando no naes, das diversas regies do pas. Gabarito: C.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

30. (CESPE/SERPR0/2008) As demandas recorrentes por polticas pblicas so aquelas no resolvidas ou mal resolvidas. Quando se acumulam sem uma soluo satisfatria, dependendo de sua durao e gravidade, podem levar a crises de governabilidade que, no limite, chegam a provocar rupturas institucionais.

Vimos que um dos aspectos da crise de governabilidade a sobrecarga de demandas. Quando o Estado se compromete, como no caso do estado de BemEstar, e no consegue cumprir, perde legitimidade, perde governabilidade. Gabarito: C.

31. (CESPE/TCU/2008) O clientelismo e o corporativismo so padres institucionalizados de relaes que estruturam os laos entre sociedade e Estado no Brasil. O clientelismo, que faz parte da tradio poltica secular brasileira, est associado ao patrimonialismo e ao fisiologismo. O corporativismo emergiu nos anos 30, sob o governo de Getlio Vargas. Essas caractersticas passaram, ento, a inter-relacionar-se, e constituem instrumentos de legitimao poltica.

O clientelismo e o corporativismo so formas de intermediao de interesses usadas ao longo da histria brasileira. Vimos que o fisiologismo se aproxima muito do clientelismo, sendo um tipo de relao de poder poltico em que as aes polticas e decises so tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefcios a interesses individuais. A diferena que o clientelismo se funda na confiana e na lealdade, enquanto as prticas mais contemporneas se aproximam de uma relao de negcios. O corporativismo foi usado em governos fascistas, como o Estado Novo de Getlio Vargas. So instrumentos de legitimao poltica, ou seja, so instrumentos para se buscar governabilidade. Gabarito: C.

32. (CESPE/IPEA/2008) O padro corporativista brasileiro caracterizou-se pela excluso dos trabalhadores das arenas decisrias governamentais, ao

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS mesmo tempo em que os interesses representao no aparelho estatal. empresariais garantiram sua

Vimos que o corporativismo pode ser inclusivo (que incorpora poltica e economicamente setores significativos da classe trabalhadora) ou excludente (assentado na represso e na utilizao de estruturas corporativas para desmobilizar e submeter a classe trabalhadora). Geralmente, os regimes populistas (como o de Vargas) so inclusivos e os burocrticos-autoritrios (como o de 1964 no Brasil) so excludentes. No entanto, o CESPE deu esta questo como certa, considerando todo o corporativismo brasileiro como excludente. Depois ele voltou atrs e anulou a questo. Gabarito: X (C).

33. (CESPE/IPEA/2008) Em suas origens, o sistema corporativista brasileiro constituiu a base institucional para a incorporao subordinada dos setores urbanos, no contexto de um Estado centralizador e intervencionista.

O corporativismo foi usado por Vargas como uma forma de controle das classes trabalhadoras, incorporando elas ao Estado desde que respeitassem seus critrios e apoiassem o governo. Gabarito: C.

34. (CESPE/IPEA/2008) O arranjo corporativista brasileiro configurou-se como um conjunto articulado de estruturas institucionais, com duas caractersticas centrais: a proibio da unicidade sindical e o pluralismo de representao imposto pelo Estado.

corporativismo

se

caracteriza

pelo

monoplio

na

representao,

pela

unicidade sindical, e no por sua proibio. Gabarito: E.

35. (CESPE/TRE-PA/2006) A fora do esquema de clientelismo poltico foi plenamente extinta no Brasil.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Estamos muito longe de nos livrar do clientelismo. Gabarito: E.

6.1

LISTA DAS QUESTES

1. (CESPE/DOCASPA/2005) O processo de comunicao pode ser compreendido a partir dos seguintes elementos: fonte de comunicao, codificao, mensagem, canal, decodificao, receptor e retorno. Desses, a decodificao o nico que pode ser fonte de distoro, o que explica por que a mensagem decodificada pelo receptor raramente exata.

2. (CESPE/DOCASPA/2005) A comunicao pode-se dar por meio de diferentes canais, como conversa pessoal, telefone, memorando, carta, boletim. Esses canais podem ser ricos se administram vrias pistas, facilitam o retorno e so pessoais. Caso contrrio, so classificados como pobres. Nessa perspectiva, considera-se o e-mail um canal de comunicao rico, que deve ser empregado para mensagens no-rotineiras e com potencial de mal-entendidos.

3. (CESPE/SADTAE/2006) Considere que Aderbal, tcnico administrativo de uma organizao pblica, ao se dirigir a seu chefe, diz aquilo que acredita que o chefe quer ouvir. Nessa situao hipottica, correto afirmar que Aderbal, ao se comunicar com seu superior, cria uma barreira comunicao eficaz, que se denomina percepo seletiva.

4. (CESPE/HEMOPA/2004) A filtragem das informaes repassadas pelos subordinados a seus superiores, diferentemente da percepo seletiva, no constitui barreira para uma comunicao eficaz, pois permite que os que tomam as decises utilizem apenas informaes relevantes nas suas anlises.

5. (CESPE/MPU/2010) A ordem um exemplo tpico de comunicao colateral no processo organizacional.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS (CESPE/MPU/Analista Administrativo/2010) Paulo, novo diretor de uma organizao pblica, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execuo dos servios. Para a consecuo de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informaes que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituio, sem se restringir aos mtodos tradicionais de obteno de dados. Considerando essa situao hipottica, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional. 6. Ao coletar as informaes para definir as novas formas de controle, Paulo privilegiou o fluxo comunicativo circular. 7. Para atender s demandas mais instveis e urgentes da organizao, Paulo deve utilizar a rede formal de comunicao.

8. (CESPE/TJBA/Analista Administrativo/2003) A comunicao pode estruturar-se de acordo com determinados padres, como a rede de comunicao em roda, em que o membro central se comunica com todos da rede e os demais se comunicam apenas com o membro central, sendo este um padro bem eficiente para tarefas complexas

9. (CESPE/TSE/2006) A comunicao ascendente refere-se quela em que os empregados falam diretamente direo da organizao.

10. (CESPE/MCT/2004) Redes de governana so arranjos cooperativos nohierrquicos formados por mltiplas instituies pblicas e privadas com um objetivo comum.

11. (CESPE/TJDFT/2000) O trabalho em redes pressupe uma atividade aberta e flexvel, que se estende e se reduz e muda suas formas de ao de acordo com o movimento que lhes dado pelos atores envolvidos

12. (CESPE/PMVSAUDE/2007) O processo de gerao de consensos e negociao so demasiadamente rpidos e envolvem poucos participantes.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 13. (CESPE/PMVSAUDE/2007) As metas compartilhadas no garantem a eficcia no cumprimento dos objetivos porque as responsabilidades so muito centralizadas.

14. (CESPE/PMVSAUDE/2007) A dinmica flexvel pode aproximar os participantes dos objetivos iniciais, contribuindo para um maior envolvimento dos atores.

15. (CESPE/PMVSAUDE/2007) Os critrios para participao na rede so explcitos e universais e provocam a integrao de grupos, instituies, pessoas e, at mesmo, regies, facilitando a descentralizao poltica.

16. (CESPE/MEC/2003) Na cincia poltica, h interesse crescente na idia de redes de comunicao como conceito para descrever e analisar a estrutura na qual a poltica pblica se desenvolve e executada. A concluso lgica desse conceito que, quando um participante do governo tenta administrar os processos da poltica, ele no necessariamente tem de levar em conta as caractersticas dessa rede.

17. (CESPE/MEC/2003) As redes de comunicao so caracterizadas pelos seus participantes e pelas relaes entre eles. Uma condio importante para essas relaes nascerem e no deixarem de existir a independncia. Assim, os participantes independem um do outro, pois so capazes de concluir projetos de maneira satisfatria sem a cooperao de outros participantes.

18. (CESPE/TCE-AC/2008) As redes de organizaes so um tipo de agrupamento cujo objetivo principal fortalecer as atividades de cada um de seus participantes. Atuando em redes, as organizaes podem complementar umas s outras.

19. (CESPE/TCE-AC/2008) A confiana um elemento que nunca estar presente no sistema de redes; por isso, os atores devem se proteger do comportamento oportunista uns dos outros e reter conhecimentos e informaes para si.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 20. (CESPE/TCE-AC/2008) A formao de redes organizacionais pode ser considerada, efetivamente, uma inovao que modifica a forma de atuao das organizaes, tornando-as mais competitivas, j que possibilita a realizao de atividades conjuntas e o compartilhamento de informaes.

21. (CESPE/TCE-AC/2008) De modo geral, a formao de redes, em seus diversos nveis e aplicaes, tem sido considerada, tanto na prtica quanto na teoria, um mecanismo de flexibilizao das relaes entre as pessoas, capaz de potencializar o compartilhamento de informao entre organizaes e indivduos e de contribuir para a gerao de conhecimento e inovao tecnolgica.

22. (CESPE/MDS/2006) O termo governabilidade est associado s condies polticas de gesto do Estado, enquanto governana refere-se s condies administrativas de gesto do aparelho estatal.

23. (CESPE/TCE-PE/2004) O conceito de governana pblica est associado s condies polticas de exerccio da gesto.

24. (CESPE/TCE-AC/2006) Aumentar a governana do Estado significa aumentar sua capacidade administrativa de gerenciar com efetividade e eficincia, voltando-se a ao dos servios do Estado para o atendimento ao cidado.

25. (CESPE/MCT/2004) O conceito de governana est originariamente relacionado a condies de exerccio do governo sem riscos de rupturas institucionais.

26. (CESPE/INSS/2007) Visando-se ao fortalecimento da regulao coordenada pelo Estado, importante reforar a governana, que diz respeito maneira pela qual o poder exercido no gerenciamento dos recursos sociais e econmicos de um pas, e que engloba, desse modo, as tcnicas de governo.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 27. (CESPE/MDS/2008) A emergncia do paradigma ps-burocrtico, descrito em linhas gerais no texto em questo, calcada na transio de um tipo burocrtico de administrao pblica, rgido e ineficiente, para a administrao gerencial, flexvel e eficiente. Com isso, busca-se o fortalecimento da governance, ou seja, das condies sistmicas mais gerais, sob as quais ocorre o exerccio do poder em determinada sociedade, tais como as caractersticas do regime poltico, a forma de governo, as relaes entre os poderes, os sistemas partidrios, o sistema de intermediao de interesses, entre outras.

28. (CESPE/TCU/2008) A governabilidade diz respeito s condies sistmicas e institucionais sob as quais se d o exerccio do poder, tais como as caractersticas do sistema poltico, a forma de governo, as relaes entre os poderes e o sistema de intermediao de interesses.

29. (CESPE/MCT/2004) Um aspecto importante para dar seguimento reforma do Estado a existncia de governabilidade, conceito que descreve as condies sistmicas de exerccio do poder em um sistema poltico. Desse modo, correto afirmar que uma nao governvel quando oferece aos seus representantes as circunstncias necessrias para o tranqilo desempenho de suas funes.

30. (CESPE/SERPRO/2008) As demandas recorrentes por polticas pblicas so aquelas no resolvidas ou mal resolvidas. Quando se acumulam sem uma soluo satisfatria, dependendo de sua durao e gravidade, podem levar a crises de governabilidade que, no limite, chegam a provocar rupturas institucionais.

31. (CESPE/TCU/2008) O clientelismo e o corporativismo so padres institucionalizados de relaes que estruturam os laos entre sociedade e Estado no Brasil. O clientelismo, que faz parte da tradio poltica secular brasileira, est associado ao patrimonialismo e ao fisiologismo. O corporativismo emergiu nos anos 30, sob o governo de Getlio Vargas. Essas caractersticas passaram, ento, a inter-relacionar-se, e constituem instrumentos de legitimao poltica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 32. (CESPE/IPEA/2008) O padro corporativista brasileiro caracterizou-se pela excluso dos trabalhadores das arenas decisrias governamentais, ao mesmo tempo em que os interesses empresariais garantiram sua representao no aparelho estatal.

33. (CESPE/IPEA/2008) Em suas origens, o sistema corporativista brasileiro constituiu a base institucional para a incorporao subordinada dos setores urbanos, no contexto de um Estado centralizador e intervencionista.

34. (CESPE/IPEA/2008) O arranjo corporativista brasileiro configurou-se como um conjunto articulado de estruturas institucionais, com duas caractersticas centrais: a proibio da unicidade sindical e o pluralismo de representao imposto pelo Estado.

35. (CESPE/TRE-PA/2006) A fora do esquema de clientelismo poltico foi plenamente extinta no Brasil.

6.2

GABARITO

1. E 2. E 3. E 4. E 5. E 6. C 7. E

8. E 9. C 10. C 11. C 12. E 13. E 14. E

15. E 16. E 17. E 18. C 19. E 20. C 21. C

22. C 23. E 24. C 25. E 26. C 27. E 28. C

29. C 30. C 31. C 32. X (C) 33. C 34. E 35. E

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE - ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

7 Leitura Sugerida
Vincius de Carvalho Arajo. A conceituao de governabilidade e governana, da sua relao entre si e com o conjunto da reforma do Estado e do seu aparelho. www.enap.gov.br/index.php?option=com docman&task=doc download&gid = 1 649

O desafio da gesto das redes de polticas - Sonia Maria Fleury Teixeira www.lead.org.br/filemanager/download/375/O Desafio da Gesto de Redes de Polticas.pdf

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

56

You might also like