You are on page 1of 6

www.clubedaeletonica.com.

br

Eletrnica Geral

Circuito integrado 555 e suas aplicaes Introduo Um circuito integrado popular o verstil 555. Introduzido pela em 1973 pela Signetcs, este circuito integrado tem aplicaes que variam de equipamentos domsticos a circuitos de sincronizao de preciso. A popularidade do CI 555 deve-se ao controle de sua largura de pulso e ao reduzido nmero reduzido de componentes externos para uma infinidade de aplicaes. Nesta aula trataremos dos multivibradores:

Monoestvel Num circuito monoestvel, a sada produz um pulso quando se aplica um sinal na entrada no pino 2 Trigger, assim a sada s estvel num estado.

Astvel A sada no permanecer em nenhum dos dois estados possveis, logo produz um trem de pulsos ou clock com dois nveis de sada distintos, com uma determinada frequncia.

Biestvel Num circuito Biestvel, a sada fica estvel num dos dois estados possveis. A mudana de estado ocorre quando se aplica um sinal na entrada de Trigger pino 2 ou Reset pino 4 .

Circuitos com 555 Autor: Clodoaldo Silva - Reviso: 27Nov2012

www.clubedaeletonica.com.br

Eletrnica Geral

Encapsulamento: A verso mais comum o encapsulamento numa caixa DIL 8. O circuito integrado 556 um duplo 555 e encapsulado numa caixa DIL 14. Tenso de alimentao de 4,5 a 16 V Corrente de Sada 200mA

Estrutura interna Um divisor de tenso construdo a partir de trs resistores iguais e em srie divide uma tenso de alimentao em trs partes iguais. Um tero da tenso de alimentao permanece sobre cada resistor. Dois comparadores de alto ganho controlam um flip flop que habilita-desabilita.

Funcionamento Enquanto a entrada "Limiar" (Threshold) (pino 6) estiver num nvel inferior a 2/3 de Vcc, a sada do comparador permanecer no nvel baixo. Quando esta tenso for superada, a sada do comparador passar para nvel alto, impondo na sada do Flip-Flop o nvel alto. O transistor de descarga fica diretamente polarizado, passando conduo, e a sada do circuito passa para nvel baixo. Quando a tenso aplicada na entrada "Disparo" (Trigger) (pino 2) cai abaixo de 1/3 de Vcc, a sada do comparador atua sobre a entrada S (Set) do Flip Flop, fazendo com que a sada Q passe para nvel baixo. O transistor de descarga passa ao corte e a sada do circuito passa para nvel alto. Independentemente dos nveis de tenso presentes nas entradas "Threshold" (pino 6) e "Trigger" (pino 2), se a entrada "Reset" (pino 4) estiver a nvel baixo, a sada Q do Flip Flop passa para nvel alto e a sada do circuito (pino 3) passa para nvel baixo, assim permanecendo enquanto estas condies se mantiverem.

Multivibrador monoestvel Um temporizador 555 ligado como um circuito de comutao monoestvel mostrado abaixo. Em seu estado estvel, o capacitor C1 estar descarregado por meio de um transistor interno conectado no pino 7. desse modo a tenso de sada (no pino 3) estar em nvel baixo. Um pulso negativo no pino 2 far com que o circuito comute de nvel baixo para alto (no pino 3) e o transistor de descarga no pino 7 ser desligado, permitindo assim que o capacitor C1 comece a carregar.

Circuitos com 555 Autor: Clodoaldo Silva - Reviso: 27Nov2012

www.clubedaeletonica.com.br

Eletrnica Geral

Quando a tenso no capacitor C1 alcana 2/3 de VCC o circuito se regenera e volta a seu estado estvel. O transistor de descarga novamente ligado e descarrega o C1 para terra e o circuito permanece nesse estado at que um novo pulso chegue na entrada de disparo ( pino 2 ).

O tempo alto ( ligado ) poder ser calculado pela seguinte expresso : TA=1,11.R.C

Verifique o aprendizado: 1- Calcule a largura de pulso ( nvel alto ) de sada para o temporizador se RA =10k e C1= 0,1F. 2- Qual o valor necessrio de capacitor para mudar a largura de pulso do exemplo anterior para 10 ms. Aplicaes prticas Timer para acionar um LED O circuito abaixo bastante didtico, onde o resistor R e o capacitor C dever ser dimensionado de acordo com o tempo alto que o projetista desejar. O Resistor de 150 tem a funo de limitar a corrente que passa pelo LED. O resistor de 10k evita o curto circuito quando a chave for pressionada para gerar o disparo. O capacitor de 100nF proporciona estabilidade de tenso ao circuito.

Timer acionando uma carga O circuito abaixo tem a funo de acionar uma carga que exige um pouco mais de corrente. O potencimetro P + o resistor R e o capacitor C faro o ajuste do tempo atravs da equao TA=1,11.R.C. Os resistores de 10 k impedem o curto circuito no momento do disparo e no momento do reset. O diodo contra paralelo como a bobina do rel serve para evitar que picos de corrente queimem o transistor quando o circuito desligado.
Circuitos com 555 Autor: Clodoaldo Silva - Reviso: 27Nov2012

www.clubedaeletonica.com.br

Eletrnica Geral

Sugesto para esta aplicao A chave S1 pode ser substituda por um LDR ou outro sensor qualquer, ligue o rel de forma que a lmpada esteja apagada. O disparo ser dado assim que a luz iluminar o LDR acendendo a lmpada pelo tempo determinado. Coloque o circuito na garagem de sua casa de forma que o farol de seu carro ilumine o LDR, acendendo a lmpada.

Multivivrador astvel Com poucas mudanas podemos montar um circuito gerador de pulsos clock. Atravs dos resistores RA , RB e do capacitor C podemos controlar o nvel alto on e o nvel baixo off do gerador de pulsos, controlando ento a velocidade.

Equaes necessrias para controle do gerador de clock. Freqncia (f) Periodo (T) Tempo alto (TA) f = 1,44 ( RA + 2.RB ).C T=1f TA = 0,693.( RA + RB ).C 4

Circuitos com 555 Autor: Clodoaldo Silva - Reviso: 27Nov2012

www.clubedaeletonica.com.br

Eletrnica Geral

Tempo baixo (TB) Ciclo de atividade (CA)

TA = 0,693. RB .C CA = TB ( TA+TB ) . 100 CA = RB ( RA+2.RB ) . 100

Na prtica, quando queremos colocar o tempo alto igual ao tempo baixo fazemos RB 100 vezes maior que RA, tambm podemos colocar um resistor varivel para controlar a velocidade. Verifique o aprendizado Monte o circuito abaixo em laboratrio e compare os valores medidos e calculados de freqncia (f), Tempo alto (TA), Tempo baixo (TB), Perodo ( T ) e Ciclo de atividade. Dados:
VCC=5V RA = 3k3 RB = 330k C1= 10F C2= 4,7F C3= 1F R = 150

Controle para motor DC (PWM) Um motor de corrente continua pode ter sua velocidade controlada utilizando um mtodo conhecido como modulao por largura de pulso que muito eficiente. O ajuste vai de 5 a 95% da potncia mxima a frequncia de aproximadamente 100Hz.

Circuitos com 555 Autor: Clodoaldo Silva - Reviso: 27Nov2012

www.clubedaeletonica.com.br

Eletrnica Geral

Clock do contator BCD UP/DOWN HFE 4510 B Uma aplicao do CI 555 operando como multivibrador astvel e gerar pulsos a circuitos digitais, neste exemplo usaremos o contador CMOS 4510 Descrio dos pinos PL = Habilita entrada paralela ( nvel alto ) P0 a P3 = Preset ( ativa em nvel alto ) O0 a O3 = Sadas paralelas CP = Entrada dos pulsos UP/DN = Nvel alto (0 a 15) nvel baixo (15 a 0) MR = Reset ( nvel 0 interrompe contagem ) TC = Sada de contagem (nvel baixo) CE = Habilita entrada de contagem (Nvel baixo) VSS = Terra VDD = Alimentao 5 a 15 V Circuito com sada binria de 0 a 15 Podemos projetar o circuito abaixo, ligando as sadas ao decodificador 4511 e ao display de sete segmentos.

Enfim, poderamos projetar mais circuitos, mas desnecessrio, pois poderamos construir os mesmos circuitos com microcontroladores mais isso uma outra histria. A primeira e pior de todas as fraudes enganar-se a si mesmo. Depois disto, todo o pecado fcil. (J. Bailey) Referncias bibliogrficas: http://www.uoguelph.ca/~antoon/index.htm http://www.doctronics.co.uk/4510.htm Dispositivos eletrnicos e teoria de circuitos Robert Boylestad e Louis Nashelsky Circuitos e Solues Vol I 100 projetos Editora Saber Dispositivos e circuitos eletrnicos David E. LaLond e Jonh A Ross

Circuitos com 555 Autor: Clodoaldo Silva - Reviso: 27Nov2012

You might also like