You are on page 1of 2

o Ano Educao Tecnolgica 5.

Articulao das metas curriculares e organizao de temas e contedos do manual


Metas Curriculares Domnios, objetivos gerais e descritores
OBJETIVO GERAL (1): Reconhecer o papel da tecnologia

Articulao das metas curriculares e organizao de temas e contedos do manual


Metas Curriculares Domnios, objetivos gerais e descritores
OBJETIVO GERAL (7): Aplicar princpios da comunicao tecnolgica

Educao Tecnolgica 6.o Ano


Metas Curriculares Domnios, objetivos gerais e descritores
OBJETIVO GERAL (1): Conhecer a origem e propriedades dos materiais
1.1.  Identificar diferentes tipos de materiais (papel, argila, txteis, madeiras e metais).

O Livro do Mundo da Tecnologia Unidades curriculares - contedos Domnio: Tcnica


01 O Papel da Tecnologia

Pgs.

O Livro do Mundo da Tecnologia Unidades curriculares - contedos Domnio: Discurso


04 A Comunicao na Tecnologia

Pgs.

O Livro do Mundo da Tecnologia Unidades curriculares - contedos Domnio: Tcnica


07 Os Materiais

Pgs.

Metas Curriculares Domnios, objetivos gerais e descritores


OBJETIVO GERAL (7): Dominar a representao esquemtica como registo de informao

O Livro do Mundo da Tecnologia Unidades curriculares - contedos


Domnio: Representao 08 O Movimento

Pgs.

1.1.  Identificar o conceito de tecnologia e dife- A tcnica e a tecnologia renci-lo da noo de tcnica. Distinguir contextos histricos de evoluo Contextos histricos da evoluo da tecnologia 1.2.  da tecnologia. (friso cronolgico) 1.3.  Identificar a influncia da tecnologia no Os impactos das tecnologias ambiente natural, humano e construdo.

8e9 10 a 15 16 e 17

7.1. I dentificar vocabulrio especfico da rea na tecnologia. Normalizao e tecnolgica, utilizando-o para comunicar Comunicao codificao ideias e opinies. codificao e simbologia tcnica. Sistema de Interpretar instrues e esquemas grfi- A 7.2.  codificao tcnica cos/tcnicos.

52 a 55

OBJETIVO GERAL (2): Discriminar a relevncia do objeto tcnico


2.1.  Definir o conceito de objeto tcnico.

OBJETIVO GERAL (8): Desenvolver princpios da comunicao tecnolgica

04 A Comunicao na Tecnologia
56 e 57 58 e 59

02 O Objeto Tcnico
Os objetos companheiros do Homem. A evoluo das formas na Natureza. O objeto tcnico. As funes dos objetos. As formas naturais, fonte de inspirao

8.1. O  rganizar e ilustrar informao grfica/ O desenho representao tcnica. Representcnica especfica da rea tecnolgica. tao tcnica pelo desenho 22 a 27 8.2.  Produzir instrues e esquemas grficos/ Planificao dos componentes a fabricar. Instcnicos utilizando sistemas discursivos, co- trues tcnicas para a montagem e utilizao de um objeto ou equipamento dificaes e simbologias tcnicas.

2.2. D  istinguir a evoluo histrica de alguns objetos tcnicos e a sua repercusso na evoluo da sociedade. A evoluo dos objetos 2.3. R  elacionar a influncia dos objetos tcnicos, como resposta s necessidades humanas. 2.4. I nterpretar objetos tcnicos, sendo capaz de os decompor e compreender a funo Anlise do objeto das suas partes.

OBJETIVO GERAL (9): Dominar a comunicao como um processo de organizao de factos


28 e 29

04 A Comunicao na Tecnologia
60 e 61 62

9.1.  Desenvolver aes orientadas para o enca- A informao tcnica. A conceo e produo deamento cronolgico de acontecimentos. de um objeto 9.2. D  esenvolver capacidades de enumerar, caracterizar e registar os factos observa- Atividades e projetos dos.

30 e 31

A argila 1.2. D  istinguir propriedades fsicas dos diferentes tipos de materiais (cor, brilho, Formas de apresentao dos materiais cermicos cheiro, textura, etc.). Ferramentas e instrumentos 1.3. A  valiar caractersticas e propriedades dos materiais que condicionam o seu Tcnicas e processos de trabalho armazenamento. O papel 1.4. E  numerar diferentes formas de apre- Tipos de papel e formas de apresentao sentao dos materiais no mercado Ferramentas e instrumentos (normalizao). Tcnicas e processos de trabalho OBJETIVO GERAL (2): Reconhecer processos Os txteis de transformao das principais matrias-primas Formas de apresentao dos txteis 2.1. R  elacionar processos de transformao Ferramentas e instrumentos de matrias-primas com os materiais. Tcnicas e processos de trabalho 2.2. I dentificar as ferramentas/utenslios As madeiras mais adequados transformao das Formas de apresentao das madeiras matrias-primas em materiais. Tcnicas e processos de trabalho 2.3.  Explicar modificaes das propriedades dos materiais de acordo com as Os metais suas utilizaes. Formas de apresentao dos metais 2.4.  Realizar ensaios para determinar pro- Tcnicas e processos de trabalho priedades mecnicas como dureza, maleabilidade, etc. (ex. barro).

7.1. D  esenvolver aes orientadas para a investigao e registo Atividades e projetos 06 O Projeto (unidade transversal) de processos mecnicos. Engrenagens. Construir engrenagens. Bie7.2. D  esenvolver capacidades de representao morfolgica e Polias. la-manivela. O excntrico. Ressaltos. Alavancas e estrutural. articulaes. Molas e elsticos

62 [5. Ano] 90 a 99 48 a 61

Domnio: Discurso OBJETIVO GERAL (8): Distinguir a linguagem dos processos de utilizao, de fabrico e de construo 09 Fabrico e Construo
66 e 67

12 a 30

8.1.  Identificar as fases necessrias para a organizao e planifi- O processo de fabrico. Organizao e planificacao de tarefas (espao de trabalho, preparao de mate- o, porqu? riais e ferramentas, listas de componentes, etc.). 8.2.  Compreender a problemtica da higiene e da segurana no local de trabalho (noes de higiene e segurana individual Higiene e segurana no trabalho. Regras de segue coletiva, riscos gerais e a sua preveno, o papel da orga- rana nizao e limpeza na preveno de riscos de trabalho, etc.).

68 e 69

OBJETIVO GERAL (9): Compreender processos tcnicos de fabrico e de construo

09 Fabrico e Construo
70 a 76 71 a 73

9.1.  Discriminar ferramentas e mquinas mais indicadas a cada Tcnicas de fabrico. Ferramentas e utenslios de tarefa (nomenclatura, componentes, uso tcnico, segurana trabalho especfica de uso, preparao, conservao e manuteno). 9.2. I dentificar tcnicas de fabrico mais indicadas a cada tarefa (processos de corte, conformao, moldagem e de acaba- Corte. Conformao. Moldagem. Acabamento mento). 9.3. I dentificar e distinguir unies rgidas de unies mveis (fixas e desmontveis). 8 9 e 10 Relacionar tipos de unio com os materiais (ex. aparafusar 9.4.  peas de madeira difere de aparafusar peas em metal). Unies

Domnio: Projeto
OBJETIVO GERAL (10): Distinguir as principais fontes de energia
32 e 33 34

OBJETIVO GERAL (3): Dominar a aquisio de conhecimento tcnico

02 O Objeto Tcnico

05 As Energias

3.1.  Desenvolver aes orientadas para a dee desmontagem de um objeto. composio dos objetos, enumerando e Montagem analisando os elementos que os constituem. Montar e desmontar objetos tcnicos Aplicar conhecimentos que evidenciem 3.2.  objetivamente a estrutura do objeto, as Atividades e projetos suas caractersticas e funes.

10.1.  Identificar recursos naturais (carvo, petrleo, vento, gua, etc.) aplicados na Fontes e formas de energia. Fontes renovveis. produo de energia. Fontes no renovveis 10.2. E  numerar e examinar diferentes fontes de energia (renovveis e no renovveis). 10.3. R  econhecer o impacto social e ambiensocial e ambiental do uso da energia. tal da exausto das fontes energticas Impacto O Jogo da Energia. naturais.

OBJETIVO GERAL (3): Distinguir alteraes no meio ambiente determinadas pela ao humana
66 a 70

07 Os Materiais

3.1. Avaliar o impacto ambiental provocado pelo Impacto ambiental processo de extrao das matrias-primas. 3.2. R  eciclar e empregar materiais, de for- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A escolha do ma a reduzir o seu impacto ambiental. material

74 e 75

OBJETIVO GERAL (10): Dominar a comunicao orientada para a demonstrao

09 Fabrico e Construo
80 80 [5. Ano] 90 a 99

Domnio: Representao
OBJETIVO GERAL (4): Reconhecer tipos de grandeza e respetivos instrumentos de medio 03 As Medidas
38 e 39 42 e 43

76 e 77

OBJETIVO GERAL (4): Dominar procedimentos sistemticos e metodolgicos

07 Os Materiais
32 [5. Ano] 90 a 99 32

10.1.  Desenvolver aes orientadas para a demonstrao de factos Atividades e projetos e acontecimentos, que enunciam relaes de causa e efeito. 10.2. D  istinguir encadeamentos sequenciais e agregados de Atividades e projetos aes. 06 O Projeto (unidade transversal)

OBJETIVO GERAL (11): Compreender processos de produo e de transformao de energia

05 As Energias

4.1. D  esenvolver aes orientadas para Atividades e projetos experincias que se transformam 06 O Projeto (unidade transversal) numa parte ativa do conhecimento. Distinguir grupos singulares de recur- Atividades e projetos 4.2.  sos e tecnologias. 71 a 74

4.1. I nferir a existncia de diversos tipos de grandeza (comprimento, ngulo, massa, Medir comparar. Normalizao e medida tempo, temperatura). 4.2.  Identificar respetivos instrumentos de medio (rgua graduada, transferidor, As medidas. As unidades de medida balana, relgio, termmetro).

Domnio: Projeto OBJETIVO GERAL (11): Conhecer tipos de estruturas 10 As Estruturas Resistentes
84 a 87 84 e 85 88 a 91 11.1.  Compreender o conceito de estrutura (forma, funo, m- Estruturas. O conceito de estrutura dulo). 11.2.  Identificar diferentes tipos de estruturas (naturais e artifi- Estruturas naturais e artificiais. Estruturas fixas e mveis ciais; fixas e mveis).

11.1.  Reconhecer diversos processos de pro- Energia hdrica. Energia elica. Energia solar. duo de energia (Sol, vento, desnveis de A biomassa. Produo de energia no renovvel. gua, combustvel, etc.). Carvo. Petrleo. Gs e urnio (energia nuclear) 11.2. A  nalisar e classificar diversos processos de transformao de energia (mecnica, ele- Processos de transformao de energia troqumica, eletromagntica).

Domnio: Representao
OBJETIVO GERAL (5): Conhecer diversos tipos de movimentos 08 O Movimento
38 e 39 40 e 41

OBJETIVO GERAL (5): Discriminar a convenincia de medies rigorosas na execuo de trabalhos

75

03 As Medidas

5.1.  Identificar a importncia das medies rigorosas. A medio. Previso. Erros na medio. Rigor, 5.2.  Estabelecer a relao entre qualidade do tolerncia instrumento de medida e previso do erro. 5.3.  Articular com rigor unidades de medida e de medida. Procedimentos de instrumentos de medio em funo das Instrumentos grandezas que se pretendem determinar. medio

OBJETIVO GERAL (12): Explorar solues energticas no mbito dos operadores eltricos
40 e 41

05 As Energias
78 e 79 82 a 85 80 e 81 86

5.1.  Identificar tipos de movimento quanto movimento das coisas. Tipos de movi sua variao no espao (trajetria: re- O mento quanto variao no tempo tilneos e curvilneos). 5.2. E  numerar tipos de movimento quanto sua variao no tempo (ritmo: peri- Tipos de movimento nos mecanismos dicos, uniformes e acelerados).

11.3. A  nalisar a evoluo histrica dos processos de construo Evoluo histrica das estruturas (friso cronolde estruturas. gico)

OBJETIVO GERAL (12): Explorar estruturas no mbito da forma e funo

10 As Estruturas Resistentes
92 e 93

A eletricidade. Operadores eltricos. Circuitos 12.1. D  istinguir operadores eltricos na constru- eltricos. O motor eltrico. o de circuitos eltricos simples. Um motor eltrico experimental 12.2.  Utilizar operadores eltricos no desen- Materiais, ferramentas e utenslios. A simbolovolvimento de projetos de baixa comple- gia da eletricidade xidade. Atividades e projetos

44 a 47

OBJETIVO GERAL (6): Reconhecer operadores mecnicos de transmisso e de transformao do movimento

08 O Movimento

12.1. R  econhecer a funo das estruturas e dos seus componentes (suporte de cargas, suporte de foras exteriores, manter Funo das estruturas a forma, proteger e ligar os componentes). 12.2.  Identificar os esforos a que esto sujeitas as estruturas (trao, compresso, flexo, toro e corte) 12.3. D  esenvolver estruturas considerando materiais, processos de construo e forma/funo. Esforos nas estruturas

OBJETIVO GERAL (6): Dominar a representao como instrumento de exposio rigorosa

03 As Medidas
48 90 a 99 48 90 a 99

6.1.  Desenvolver aes orientadas para o re- Atividades e projetos gisto de informao de modo racional e 06 O Projeto (unidade transversal) conciso. 6.2.  Interpretar e representar informao, com Atividades e projetos o objetivo de organizar e hierarquizar con06 O Projeto (unidade transversal) tedos.

OBJETIVO GERAL (13): Dominar procedimentos de anlise e de sistematizao

05 As Energias

13.1. Desenvolver aes orientadas para metodologias de aquisio de conhecimento prtico. Atividades e projetos 13.2. I dentificar unidades funcionais, compos- 06 O Projeto (unidade transversal) tas por um ou mais elementos, que agregados cumprem uma funo.

6.1.  Identificar processos de transformao e de transmisso (ex. movimento de oscilao peridico do Tipos de movimento nos mecanismos. pndulo do relgio no movimento circular dos ponteiros; o movimen- O uso tcnico dos movimentos to retilneo da corda no movimento curvilneo, pendular do sino). 6.2.  Representar e desenvolver mecamecnicos. Transmisso nismos simples, empregando pro- Operadores movimento. Transformao do mocessos de transmisso/conserva- do vimento o de movimento.

94 e 95

40 a 43

OBJETIVO GERAL (13): Dominar atividades coordenadas e interligadas para a realizao de um objetivo
13.1. D  esenvolver aes orientadas para a identificao de requisitos e recursos disponveis.

10 As Estruturas Resistentes
99 [5. Ano] 90 a 99

86
90 a 99

44 a 46

Atividades e projetos 13.2. D  esenvolver capacidades que se direcionam para a pro- 06 O Projeto (unidade transversal) cura da melhor soluo, para a apreciao dos prs e dos contras e para a avaliao crtica das solues alcanadas.

Recursos do Projeto
1-Ed.Tec-Ficha Pedagogica_Layout 1 13/03/13 14:05 Page 11

74 Fichas Pedaggicas
As fichas pedaggicas, referenciadas a todas as unidades, destinam-se a ser usadas em complementaridade com o manual. As Fichas Pedaggicas assumem uma das seguintes modalidades didticas:  Ficha informativa (desenvolvimento de conhecimento/ contedos) Ficha de atividade (realizao de atividades) Ficha de explorao de contedo Ficha de projeto (desenvolvimento de um projeto)
2-Ed.Tec-Planificacoes_Layout 1 13/03/13 13:10 Page 17

Unidade 7 Os Materiais

O Livro do Mundo da Tecnologia


Educao Tecnolgica 5 e 6 Anos
Argila gorda Argila intermdia

Apresentaes Multimdia
01 | O Papel da Tecnologia
Tcnica e tecnologia As tecnologias no ambiente natural e humano

FICHA PEDAGGICA

47

O MUNDO DOS MATERIAIS

O comportamento da argila

07 | Os Materiais
Os materiais bsicos

As argilas so rochas terrestres provenientes da eroso das matrias rochosas primitivas. A propriedade e a caracterstica mais importante da argila a plasticidade. No entanto, as argilas no so todas iguais, podendo distinguir-se dois grupos de argila: 1. As argilas gordas tm um aspeto gorduroso e brilhante, so muito plsticas e a superfcie muito lisa.

Unidade 1 O Papel da Tecnologia

ATIVIDADES E PROJETOS

2. As argilas magras tm um aspeto mate, so pouco plsticas e muitas vezes areadas, o que no permite serem trabalhadas com muitos pormenores.

VIAGEM PELO MUNDO DA TECNOLOGIA


Experincias educativas:

Tipologia de atividades: Estudo/exerccio sobre o impacto social da tecnologia; Impacto da tecnologia na vida da cidade um dia sem eletricidade; Exposio temtica na escola: Tecnologia das comunicaes, passado e presente; Estudar o impacto social e ambiental de uma inveno tcnica; Investigar a evoluo dos sistemas de iluminao anteriores descoberta da lmpada eltrica. Ttulo: Um dia sem eletricidade

Como saber se a argila gorda ou magra

Experimenta e observa Distinguir os conceitos de tcnica e de tecnologia; Seleciona um bocado de argila. Caso possuas na tua Analisar o envolvimento tecnolgico; sala vrios tipos de argila, poders realizar experincias Analisar fatores de desenvolvimento tecnolgico; comparando o comportamento de cada uma. Debater e avaliar os efeitos sociais e ambientais da a experincia trabalhando a argila sobre uma Realiza atividade tcnica na sociedade. tbua limpa e seca.
1. Faz um rolo, com cerca de 8 cm de comprimento e 1 cm de espessura. 2. Liga as duas extremidades do rolo formando um anel.

Um projeto completo ao servio do Professor


Simplicidade
Apresentaes multimdia

08 | O Movimento
Movimento e mecanismos Tipos de movimento nos mecanismos Operadores mecnicos

02 | O Objeto Tcnico
O objeto tcnico Anlise de um objeto
Inovao

Argila magra

3. Observa os resultados do teste analisando o comportamento da argila. Descrio: Desenvolvimento de uma atividade de grupo sobre o impacto da tecnologia na sociedade e, em especial, no seu dia a dia. Por exemplo, um dia sem eletricidade, um dia sem gua ou um dia sem comunicaes por telefone/telemvel. Esta atividade pode ser descritiva, de simulao e reflexo sobre a importncia e o impacto que a tecnologia tem atualmente. Ttulo: As comunicaes: passado e presente Descrio: Desenvolvimento de uma exposio temtica na escola, subordinada ao tema das tecnologias da Observao comunicao e a sua evoluo ao longo dos tempos. Pode-se utilizar o exemplo do telefone e a sua evoluo ao longo dos tempos. A investigao dever ser realizada por vrios grupos de alunos e, para cada O poca, anel parte recensear imagens e realizar a respetiva ficha tcnica. Ttulo: A lmpada eltrica: antes e depois
O anel no parte Concluso uma argila magra. Tens de a preparar de novo, juntando-lhe uma argila gorda at atingir a plasticidade necessria. uma argila com boa plasticidade. Podes iniciar os trabalhos.

Planificaes

Descrio: Investigao sobre a evoluo dos sistemas de iluminao. Que impacto teve a inveno da lmpada eltrica para a sociedade? Anlise sobre o modo de vida antes da lmpada eltrica e como obtinha iluminao artificial. Que mudana trouxe a lmpada eltrica? E que evoluo teve a lmpada eltrica ao longo dos tempos? Ttulo: O impacto social da tecnologia

Guia do Professor | O livro do Mundo da Tecnologia 5/6

11

Fichas de atividades e projetos planificaes de unidades didticas


 Sugestes de atividades e projetos (integram sinopses explicativas do enquadramento didtico)  Planificao de unidades didticas / unidades de trabalho

Descrio: Desenvolvimento de um projeto de turma onde se identifique e caracterize o impacto social da tecnologia. Apresentao do trabalho comunidade educativa utilizando vrios suportes e realizando um debate orientado pelos alunos. Ttulo: Tecnologia ou tcnica? Descrio: Realizao de um debate com os alunos para explorao dos conceitos de tecnologia e tcnica, identificando-se e distinguindo-se estes dois conceitos. Criao de um mapa de conceitos onde se possam inse2-Ed.Tec-Planificacoes_Layout 1 rir exemplos de tcnicas e tecnologias.
13/03/13 13:10 Page 18

Utilidade

do Mundo da Tecnologia

O Livro

03 | As Medidas As medidas As grandezas

09 | F  abrico e Construo
Organizao e planificao das tarefas de trabalho Principais tcnicas de fabrico e construo Higiene e segurana no trabalho

Fichas pedaggicas

04 | A Comunicao na Tecnologia
Situaes de comunicao tecnolgica Codificao e simbologia tcnica Representao pelo desenho Textos tcnicos; memrias descritivas; legendas 05 | As Energias A energia, o que ? As fontes e as formas de energia A produo e transformao de energia Impacto social e ambiental do uso das energias O circuito eltrico O motor eltrico

Guia do Professor | O livro do Mundo da Tecnologia 5/6

Unidade 1 O Papel da Tecnologia

17

PLANIFICAO

Atividades e projetos
Foco: Debater questes sobre ecologia e desenvolvimento sustentvel

10 | As Estruturas Resistentes
A  estrutura forma, funo e mdulo; estruturas fixas e mveis A estrutura atravs do tempo Elementos das estruturas
Recursos disponveis em

VIAGEM PELO MUNDO DA TECNOLOGIA

Temtica: Incineradora de resduos: um problema ecolgico na regio

3-Ed.Tec-FichasAvaliacao_Layout 1 13/03/13 13:13 Page 39

Descrio: Imagina que na tua cidade, bem perto da tua escola ou da tua casa, resolvem instalar uma fbrica para queimar resduos hospitalares. O que acontecer no futuro? Que implicaes trar esta situao para o ambiente e para a sade? O que podemos fazer? Contedos: O papel da tecnologia e o objeto tcnico: influncia da tecnologia no meio ambiente Conhecimentos prvios: Registar e organizar ideias e informao; Pesquisar e propor solues.

Clareza

Instrumentos de avaliao

Rigor

Unidade 1 O Papel da Tecnologia

REGISTO DE AVALIAO

Vocabulrio: Incinerao, resduos Recursos: Papel ou tecido para as faixas, t-shirts, tintas, material para elaborao de cartazes e folhetos, cmara de vdeo

VIAGEM PELO MUNDO DA TECNOLOGIA

Avaliao Instrumentos de avaliao


Para cada unidade curricular so apresentadas:  Ficha de avaliao sumativa Ficha de autoavaliao Ficha de registo de avaliao

Objetivos de aprendizagem: Esta ficha serve para o registo de avaliao de cada aluno da turma nos domnios do saber (conhecimentos), Desenvolver o esprito crtico e de pesquisa; saber fazer (procedimentos) e saber estar (valores e atitudes). Utiliza-se a escala: Nunca, Raramente, s vezes, Desenvolver o trabalho de grupo e a cooperao; Regularmente e Sempre. Desenvolver os diferentes domnios da lngua materna; Pode-se tambm adaptar esta ficha para utilizao num mapa de registo de avaliao para todos os alunos Identificar problemas, argumentar e propor solues; da turma ou ainda para a aplicao de uma ficha de autoavaliao para o aluno. Identificar Este registo de avaliao deve ser adaptado tendo em conta as abordagens realizadas em contexto de sala os efeitos da tecnologia no ambiente e na sociedade. de aula e turma e ainda as propostas de trabalho desenvolvidas. Modalidades de organizao: Num primeiro momento, trabalho em grupo/turma; posteriormente divide-se a turma em dois grupos de trabalho
ESCALA Nunca Raramente s vezes

Durao: 2 blocos de 90 minutos

As Metas Curriculares Educao Tecnolgica


Aplicao multimdia para uma leitura integrada e prtica das Metas Curriculares.
Visa apoiar o professor:  na interpretao das Metas Curriculares;  na planificao das unidades de ensino-aprendizagem;  na prtica em sala de aula.

DOMNIOS SABER (conhecimento) Identifica os conceitos de tecnologia e tcnica. Distingue o conceito de tecnologia da noo de tcnica. Identifica contextos histricos de evoluo da tecnologia. Identifica a influncia da tecnologia no ambiente natural, humano e construdo.

Desenvolvimento: Atribuio Regularmente Sempre de papis: o diretor da escola, o diretor do hospital, o dono da fbrica onde se instalar a incineradora, o presidente da cmara municipal, os ecologistas, os peritos ambientais, os habitantes, os representantes do movimento a favor/contra a instalao da incineradora;

Diviso em dois grupos: pr e contra a instalao da incineradora; Realizao de uma assembleia, debatendo o tema e representando os papis atribudos; Cada grupo define a sua estratgia: utilizao dos meios de comunicao locais (rdio, jornais); pintura de faixas e t-shirts para expressar o seu ponto de vista; elaborao de cartazes, folhetos informativos; organizao de uma marcha de protesto/apoio;
Nunca Raramente s vezes Regularmentecom Sempre propostas

SABER FAZER (procedimento) Analisa os fatores de desenvolvimento tecnolgico. Debate e avalia os efeitos sociais e ambientais da atividade tcnica na sociedade. Realiza exerccios e estudos sobre o impacto social da tecnologia. Realiza exerccios de reflexo sobre o impacto da tecnologia na vida da cidade (por exemplo, um dia sem eletricidade). Aplica nos projetos que desenvolve os conceitos de impacto social e ambiental de uma inveno tcnica.

Simulao de um debate televisivo (cada aluno representa o papel atribudo), em que cada grupo contribui e sugestes para solucionar e/ou minimizar o problema; Escolha de um aluno para moderar o debate e outro aluno para o registar em vdeo; Divulgao da atividade comunidade escolar. Avaliao: Recolha e tratamento de informao; Domnio dos conceitos mobilizados; Apresentao do trabalho.

18

O livro do Mundo da Tecnologia 5/6 | Guia do Professor

26 Apresentaes Multimdia
Apresentaes criadas no sentido de apoiar os professores na sua prtica letiva. No quadro da didtica da disciplina, as apresentaes multimdia podem ser teis em diferentes momentos: (1) motivao; (2) a  presentao do tema e enquadramento da unidade; (3)  apresentao e explorao de contedos. Caractersticas principais: N  avegao no linear, permitindo ao professor adequar o seu uso finalidade didtica do momento. D  iviso em pequenas unidades, permitindo a explorao de cada contedo especfico. Elevada flexibilidade na durao da apresentao es colhida.

Investiga sobre a evoluo das tecnologias, o seu passado e presente e impacto na sociedade.

SABER ESTAR (valores e atitudes) responsvel e organizado. empenhado e participa nas atividades propostas. autnomo na realizao das atividades e tarefas propostas. socivel e colabora/coopera em trabalhos de grupo.

Nunca

Raramente

s vezes

Regularmente

Sempre

Guia do Professor | O livro do Mundo da Tecnologia 5/6

39

Para cada domnio do 5. e do 6. ano, apresentam-se:  Os blocos de contedo de referncia das metas e do ensino. As Metas Curriculares comentadas. S  ugestes de atividades e projetos e orientaes metodolgicas.

Mapa de articulao das Metas Curriculares e organizao de temas e contedos do manual


 Articula de forma clara e objetiva as Metas Curriculares com as vrias unidades, temas e contedos de O Livro do Mundo da Tecnologia.  Para cada objetivo geral e descritor das Metas Curriculares so identificados os contedos e unidades do manual, referindo as respetivas pginas.
Disponvel neste desdobrvel Disponvel em www.mundodatecnologia.asa.pt

Todos os recursos do projeto esto disponveis em

You might also like