You are on page 1of 44

7

1 Introduo

1.1 Tema da pesquisa de conhecimento comum que o Homem durante a sua evoluo passou de uma posio de 4 apoios para uma posio bpede. Mudou o tamanho do crnio e mudou caractersticas em seus membros. Os seres humanos podem ser considerados um enorme sucesso ecolgico, devendo ser o animal de grandes dimenses mais abundante na Terra.

(http://www.assis.unesp.br/~egalhard/evolucao.htm) A humanidade portanto passou por diversos pontos de evoluo, pois se realmente nos originamos do macaco tivemos inmeras mudanas morfolgicas e anatmicas que tiveram importncia vital na nossa forma de caminhar, correr, pular, enfim, na nossa maneira de sobreviver. Conforme o (http://www.assis.unesp.br/~egalhard/evolucao.htm) foram muitas as mudanas, entre elas pode-se citar um crebro de grande capacidade, tanto funcional como em tamanho (o mnimo de um Homem 1000cm3 e o mximo de um gorila de 650cm3), esse crebro tm uma importncia vital na postura da pessoa, pois se temos que sustentar um peso maior, teremos que inventar uma maneira diferente de levar esse peso junto com o corpo. Outra mudana so mos com polegares bem desenvolvidos e oponveis, pernas 30% mais longas que os braos e mais fortes, dedo grande do p no oponvel. Mas a mais marcante mudana que ocorreu foi o bipedismo. Existem inmeras teorias sobre as causas e consequncias do bipedismo, mas vale destacar que com isso o Homem conseguiu percorrer distncias muito maiores e conseguiu transportar mais peso, devido a melhora do seu sistema locomotor, agora apoiado nos ps, deixando as mos livres

(http://www.assis.unesp.br/~egalhard/evolucao.htm). Outras mudanas considerveis no Homem em relao ao macaco so o centro de gravidade que baixo pois o peso do corpo est deslocado para os membros inferiores, ao contrrio dos macacos, que tm um tronco bastante pesado. Este fato permite uma maior estabilidade marcha e o p que o suporte da totalidade do peso do corpo, sendo uma das maiores modificaes morfolgicas verificadas no Homem. O dedo grande do p longo, robusto e paralelo aos restantes. Atravs do seu primeiro metatarso o peso deslocado do calcanhar para a extremidade do p, sem que exista apoio na zona exterior do p, como nos

macacos. O p funciona como uma plataforma extremamente flexvel e estvel (http://www.assis.unesp.br/~egalhard/evolucao.htm). Depois dessa evoluo toda o Homem transformou-se num ser nmade. Durante toda a existncia humana na Terra temos dados que o Homem cruzou continentes e graas a isso e sua inteligncia conseguiu escapar de invernos rigorosos e sempre ter comida a sua disposio. A cultura de se fixar em um lugar relativamente nova comparada ao tempo em que estamos na Terra. Antigamente no existia a agricultura e por isso tnhamos que estar sempre andando atrs de comida. Sendo assim era necessrio caminhar para sobreviver. Desenvolvemos assim com o tempo e a experincia, acessrios para que essas caminhadas se tornassem menos duras nos ltimos sculos. O Homem desenvolveu o calado, que no incio tinha apenas a funo de proteger os ps e assim possibilitar caminhar sobre os mais diversos terrenos com mais segurana e rapidez. O que aconteceu foi que esse simples calado que servia de proteo foi ganhando importncia tal que passou a fazer parte de itens essenciais para a vida do ser humano moderno. Ele aumentou sua importncia dentro do ego humano, e hoje motivo de competio entre classes sociais. Hoje temos os mais diversos calados com os mais variados objetivos. Temos um calado para cada tipo de terreno, para cada tipo de pessoa, para pesos diferentes, enfim, temos calados para todas ocasies. Os calados femininos sempre foram os que mais se destacaram, pois eram artigos de luxo e no caso dos saltos, tornavam as pernas femininas mais bonitas. Hoje em dia temos quase que a maioria das mulheres usando salto quase que tempo integral. Muitas vezes esses saltos no so to confortveis ou no possibilitam uma estabilidade to eficiente quanto deveriam. Existe uma presso social que para as mulheres qualquer sacrifcio vlido para estar bonita, dessa forma, nota-se mulheres usando salto e permanecendo o dia todo em p, sem saber se est causando algum mal sua sade. Nossa rotina mudou muito com o passar dos anos. Se compararmos o que nossos avs faziam durante o dia pode-se constatar que pelo menos na vida rural as atividades fsicas eram muito intensas e com isso problemas posturais eram mais raros, pois existia um reforo muscular para compensar a m postura. Hoje temos um sedentarismo cada vez mais crescente. Cada vez mais ficamos sentados na frente de televisores e computadores, o que nos traz problemas de coluna terrveis.

Esses problemas na coluna e articulaes pode causar mudanas posturais que iro afetar o nosso equilbrio, a maneira com que o corpo mantm-se em posio ereta. Dessa forma, o conhecimento dos efeitos da mudana do equilbrio sobre os ps, na nossa postura e sade de maneira geral, torna-se necessria para profissionais da rea da educao fsica e outros profissionais da rea da sade. Para isso necessrio a contruo de instrumentos que possam avaliar de maneira eficaz o equilbrio. atravs desse trabalho que ser realizado no LAPAFI localizado na Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul que ser feita uma plataforma de fora a fim de mensurar a mudana do centro de presso em indivduos em posio bpede. A pesquisa ser experimental e bibliogrfica com tema sobre a contruo de uma plataforma de fora.

1.2 Problema Construo e calibrao de uma plataforma de fora para anlise da variao do centro de presso.

1.3 Justificativa

1.3.1

Fatores internos

de conhecimento que uma m postura causa problemas na coluna, assim como problemas articulares que podem ser irreversveis. necessrio a criao de equipamentos de acesso para uma populao maior, j que os que existem atualmente no mercado possuem um preo muito alto, o que no torna a aquisio por parte de clnicas e profissonais da rea fcil. Os desvios posturais podem agir na diferena do centro de presso e tendo informaes de que maneira a nossa postura age sobre o equilbrio pode-se criar calados e posturas mais saudveis ao nosso cotidiano. No se tem elucidado completamente no atual estado da arte dessa rea de conhecimento possveis alteraes quanto aos padres de variao do centro de presso que podem gerar diferena na postura e equilbrio das mulheres adultas.

10

1.3.2

Relevncia

A rea de equilbrio merece mais estudos por parte de reas da sade. O equilbrio tem importncia em muitas reas, na educao fsica atravs do esporte, na fisioterapia atravs de correes posturais e reabilitaes, na rea mdia no estudo de doenas que afetam o equilbrio ou leses na coluna. Existe uma carncia no mercado de produtos acessveis para que profissionais trabalhem com dados mais concretos na realizao do seus trabalhos. Uma plataforma de fora pode ser construda com um custo muito menor do que adquirindo outros produtos no mercado. A construo relativamente simples e a aplicao muito ampla. Ela uma ferramenta como qualquer outra e pode ser utilizada conforme a criatividade e necessidade de quem est utilizando e alm disse pode sofrer alteraes de maneira simples, para atender a uma demanda especial. Foi para comprovar isso que foi contruda a plataforma de fora.

1.4 Objetivos O objetivo dessa pesquisa construir e calibrar uma plataforma de fora que seja capaz de analisar a variao do centro de presso de pessoas em posio ereta bpede.

1.5 Hipteses De acordo com um conhecimento bsico na rea pode-se levantar hipteses acerca do assunto tratado.

1.6 Operacionalizao dos termos CP Centro de presso Centro de presso o local onde est projetado o centro de gravidade na sua verticalidade. Ele o local onde se concentra todo o peso do objeto em questo se este se encontra em estado de equilbrio.

11

CG Centro de gravidade O centro de gravidade o local do corpo ou objeto onde a gravidade est agindo no seu eixo vertical, ou em outras palavras, seria o local onde ela tem mais efeito.

LAPAFI Laboratrio de Pesquisas em Atividade Fsica O laboratrio se localiza na Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, no prdio da Faculdade de Educao Fsica e Cincias do Desporto e serve s faculdades existentes no prdio e outras como Cincias Espaciais. O laboratrio comporta grupos de pesquisa como o NUBA. O laboratrio possui uma infra-estrutura para rea de pesquisa com iniciativa principalmente privada. NUBA Ncleo de Pesquisas em Biomecnica Aeroespacial um grupo formado por Prof. Esp. Flvia Porto, Prof. Me. Jonas Gurgel e Prof. Dra. Thais Russomano. Ele comporta pesquisas a nvel de graduao at doutorado em diversas reas de conhecimento, principalmente aeroespacial, mas tambm pesquisas a nvel de fabricao de instrumentos.

12

2 Fundamentao Terica

2.1 Postura A posturografia teve seu incio quando comeou-se a notar que as leis da fsica no serviam apenas para corpos celestes, mas tambm poderiam ser aplicadas em corpos vivos, mais especificamente no corpo humano. O sistema msculo-esqueltico humano um mecanismo articulado ativo extremamente complexo com cerca de 244 graus de liberdade e cerca de 650 geradores individuais de fora, os msculos. (Duarte, 2000) Com esses dados nota-se a complexidade e a infinidade de movimentos e situaes que o corpo pode envolver-se. Esses msculos so vetores individuais que no fim de um movimento ou posio iro fornecer um vetor resultante, que a postura do indivduo. A modelagem exata da dinmica deste sistema transcende a capacidade cientfica e tecnolgica atual. (Duarte, 2000) Borelli foi o primeiro a aplicar as leis newtonianas ao corpo humano criando assim a biomacnica, que nada mais o uso das leis da fsica de newton em seres vivos. A postura sempre teve um papel importante no desenvolvimento humano. Pode-se notar que todos os lugares que freqentamos temos alguma postura a tomar. A postura no mais apenas um posio adotada pelo corpo, mas um comportamento, passou de uma qualidade fsica, para uma qualidade moral. Diante da postura julgamos os outros. Temos postura para sentar a mesa, temos postura para irmos em uma festa, cada ocasio, cada grupo, exige uma postura. Antigamente tinha-se a idia de que quanto mais ortosttica uma postura mais correta ela seria, pois significava um bom funcionamento de rgos e sistemas. Segundo (VIEIRA, 1999) na Idade Mdia o posicionamento mediano e o alinhamento da cabea, possuam conotao moral, e que uma disciplina corporal apoiada em valores da razo poderia influir sobre a alma. Notamos isso em artes marciais que herdaram at os dias atuais a disciplina de movimento diante em relao a um equilbrio interno. O oriente sempre valorizou a suavizao de movimentos, at mesmo para ataques. Com as descobertas de Borelli a postura passou a ter mais um carter mecnico do que moral. Os desvios posturais passariam a ser entendidos como problemas e teriam de ser corrigidos. Foram criadas diversas tcnicas de correes posturais, tanto internas, como o caso

13

de uso de espartilhos, quanto internas, como o uso de reforos musculares para uma melhor postura (VIEIRA, 1999). A postura militar teve seu progresso contrrio ao resto da sociedade. Antigamente prevalecia a idia de que o recruta tinha que possuir uma postura ereta, firme, e essa era sinnimo de fora e bravura, com isso ele seria um melhor combatente. Com o passar do tempo comeou-se a dar prioridade a postura moral, era mais conveniente ter um soldado que obedecia melhor, que tinha uma propriocepo melhor do que aquele recruta sem movimento e extremamente ereto. Segundo (VIEIRA, 1999) alguns autores defendiam a idia de que o indivduo teria de ser ereto ao extremo, inclusive para a avaliao da postura era colocado um fio de prumo ao lado do corpo e observa-se a localizao de pontos de referncia anatmica em relao ao prumo. Isso parte da idia de que a gravidade age sobre nossos corpos e quanto mais alinhados estivermos a gravidade, melhor nossa postura. At agora a individualidade do ser no estava sendo respeitada e comeou a haver uma preocupao com o conforto do ser. Conforme Smith, Weiss & Lehmkuhl (1997, citado por VIEIRA, 1999) a boa postura no pode ser a extremamente ereta, j que ela exige contraes musculares extras para mante-la. Eles defendem que o ideal uma posio de relaxamento e conforto para o corpo. Isso pode ser visto em Metheny (1952, citado por VIEIRA, 1999).
No existe uma s postura, melhor para todos os indivduos. Cada pessoa deve pegar o corpo que tem e tirar o melhor proveito dele. Para cada pessoa, a melhor postura aquela em que os segmentos corporais esto equilibrados na posio de menor esforo e mxima sustentao. Essa uma questo individual.

Se levarmos em considerao a idia dos ltimos autores citados veremos que eles concordam que a melhor postura seria uma postura onde houvesse um menor esforo muscular, mas se refletirmos atravs das leis da fsica veremos que quanto mais alinhados a linha gravitacional que age sobre nosso corpo, menor ser esse esforo, ento teremos duas situaes. Um melhor alinhamento com fora muscular mais elevada, ou um pior alinhamento com menos fora muscular aplicada. Segundo conclui (VIEIRA, 1999) para termos uma melhor postura devemos levar em considerao uma srie de aspectos complexos, que vo desde a cultura e cotidiano do indivduo at fatores genticos.

14

2.2 Equilbrio Em 1940, Andr Thomas definiu o equilbrio de uma forma diferente. Ele considerou o equilbrio no como um estado esttico, mas sim um estado de estabilizao constante. Ns temos diversas foras agindo sobre nosso corpo quando ficamos em posio bpede ereta, principalmente a gravidade. O estado de equilbrio seria achar o ponto exato onde a ao de todas as foras fosse neutra, o que seria impossvel no corpo humano. Quando ficamos em posio ortosttica na verdade estamos sempre corrigindo esse centro de equilbrio, mesmo que quase imperceptivelmente conforme ( http://perso.clubinternet.fr/pmgagey/histoirestabilometrie-a.htm). Equilbrio definido como "o estado de um corpo em que as diversas foras de gravidade formam uma cadeia fechada, anulando-se" (FRACCAROLI, 1991, citado por PERES, 2000) ou como a "habilidade em manter o centro de massa do corpo sobre sua base de suporte com uma oscilao postural mnima" (SHUMWAY-COOK et al, 1988, citado por PERES 2000). Temos que levar em considerao que o nosso corpo no um objeto sem vida, e que para haver vida tem que haver reaes qumicas no corpo (metabolismo), e que esse metabolismo influi tambm nas nossas contraes musculares e fluxo sangneo, consequentemente no nosso equilbrio. Conforme (DUARTE, 2001) o equilbrio humano comparado a um pndulo que se equilibra em uma base muito pequena. O corpo est sempre corrigindo o equilbrio e normal com a idade perdermos essa capacidade de correo. Aps um certo ponto no conseguimos mais corrigir e acontecem as quedas. Temos diversos fatores atuantes no equilbrio como, viso, ouvido, propriocepo, respostas motoras, foras intra e inter-musculares conforme sabido pela comunidade acadmica da rea de educao fsica. O artigo History of Posturology, disponvel em <http://perso.club-internet.fr/pmgagey/histoirestabilometrie-a.htm> destaca que at mesmo os movimentos ventilatrios agem sobre o equilbrio.

2.3.1 Bases Fisiolgicas Um conceito biomecnico do equilbrio seria conforme (THEASAURUS MEDLINE, 1998, citado por PERES, 2000), a resposta biomecnica do sistema msculo-esqueltico quando o indivduo encontra-se de p, sentado, deambulando ou executando algum outro movimento As teorias de controle motor sobre esse sistema levam em considerao o sistema de retro-alimentao que foram citados anteriormente como sistema sensorial,

15

composto pelo visual, cutneo, proprioceptivo e vestibular; sistema motor, cuja funo criar o movimento e manter a postura; sistema biomecnico, constitudo pela estrutura dos ossos e das articulaes. Com isso temos o equilbrio relacionado no apenas a um sistema mas a um conjunto deles e da maneira com que eles esto interagindo. De nada adianta um sistema sensorial rpido se o sistema msculo-esqueltico est debilitado. Quanto mais sistemas envolvidos e melhor a situao de cada um deles, mais equilbrio teremos. Segundo Duarte (2000) Para o cumprimento da regulao do equilbrio, o sistema de controle postural necessita de informaes sobre as posies relativas dos segmentos do corpo e da magnitude das foras atuando sobre o corpo. Como nota-se tem que haver uma propriocepo do corpo para que se tenha um sucesso no equilbrio. O corpo tem que conhecer todos segmentos envolvidos para conseguir calcular a posio de cada um para um equilbrio harmonioso. Para tanto, trs classes de sensores podem ser utilizadas pelo corpo: somatossensorial, visual e vestibular. (DUARTE, 2000) Para (Rothwell, 1994, citado por DUARTE, 2000) Estes receptores atuam de forma complexa, integrada, redundante e de maneira diferenciada para cada perturbao sobre o corpo humano Existem inmeros estudos sobre a participao de cada classe sensorial sobre o equilbrio, inclusive (Duarte, 2000) destaca que conforme a situao teremos uma participao sensorial. O visual o que o corpo mais confia para as tarefas de movimento e manuteno do equilbrio, mas ele o que tem uma resposta mais lenta, j o somatossensorial o mais efetivo para perturbaes rpidas e o vestibular que tem a participao em eventos que mexam com a cabea em relao a fora de gravidade e inrcia. Particularmente entre idosos, a perda de fora muscular e dficits sensoriais leva diminuio do controle postural, o que traz a essa populao, quedas freqentes, leses e custos hospitalares. Temos ento a necessidade de avaliarmos o quanto de equilbrio uma pessoa tem, para assim criarmos estratgias e conseguirmos prevenir ou remediar um dficit de equilbrio da populaco, cliente, ou aluno.

2.4 Estabilidade O centro de presso e o centro de gravidade tm uma relao direta conforme descrito em History of Posturology, disponvel em <http://perso.club-

internet.fr/pmgagey/histoirestabilometrie-a.htm>. Depois de alguns estudos notou-se que o

16

centro de presso tem as mesmas propriedades do centro de gravidade, e usa-se as mesmas tticas para deslocar ambos, seja para corrigir o equilbrio ortosttico ou comear uma ao. O centro de presso seria a grosso modo explicado a projeo do centro de gravidade onde o corpo est apoiado. O estudo dessa relao muito importante na cura de doenas onde o paciente no consegue manter-se em posio ereta bpede. (GAGEY et al, 1993?, traduo nossa) relata que uma definio de equilbrio seria quando o centro de gravidade assume uma posio vertical em relao ao centro de presso, e temos uma posio de deslocamento ou queda quando esses desalinham-se. Ele tambm cita um exemplo de uma pessoa sobre um banco muito pequeno, que teoricamente seria um ponto, representando o centro de presso, fixo. E o corpo seria o centro de gravidade, e poderia deslocar-se no caso mexendo os braos, pernas, cabea, corpo e assim por diante. Segundo Duarte (2000) o centro de gravidade um conceito analgico do centro de massa. o centro das foras gravitacionais agindo sobre todos os segmentos do corpo. Ele pode ser calculado atravs da mdia ponderada do centro de gravidade de todos os seguimentos do corpo. O centro de gravidade independe de acelerao total do corpo ou de seus segmentos. J o centro de presso dependente do centro de gravidade, ele expressa a localizao do vetor resultante da fora de reao do solo. A oscilao do centro de gravidade a grandeza que realmente expressa o balano do corpo, j o centro de presso a resposta neuromuscular do corpo em relao ao deslocamento do centro de gravidade. Para manter-se em equilbrio sobre o banco pode-se mexer o quanto quiser, mas o centro de gravidade ser sempre projetado no meio do banco, seno perderemos o equilbrio. Para cada movimento em uma direo teremos que ter outro no sentido oposto e com fora proporcional, seno teremos uma queda. Se fizermos o contrrio, um centro de gravidade fixo, teremos que mexer no ponto de presso, fixar ele abaixo, para que haja um momento de equilbrio novamente. No corpo humano na verdade no temos o uso de uma dessas tticas de alinhamento isoladamente conforme destaca (GAGEY et al, 1993?, traduo nossa). Usamos para equilibrar-nos um misto das duas tticas Se formos pensar em um objeto simples para mantermos o equilbrio como um pndulo sobre a mo, teremos uma srie de fatores que influenciaro nesse estado de estabilidade. Quando imaginamos o ser humano em atividade equilibrando-se pode-se ter uma noo da complexidade e a capacidade do crebro de perceber desvios e trabalhar com os fatores de centro de presso e centro de gravidade.

17

Conforme (GUILLEMINOT et al, 2004, traduo nossa) destaca em um estudo feito em Paris, a plvis e tornozelos so responsveis pela correo do desequilbrio no plano frontal enquanto os joelhos e tornozelos so responsveis pela correo no plano sagital. Ao analisar uma pessoa em posio ereta com os ps paralelos afastados nota-se que existem 2 pontos de apoio no plano frontal, com isso a maior chance de haver uma perda de estabilidade seria no plano sagital onde a distncia entre hlux e calcanhar menor do que a distncia entre p direito e p esquerdo. Outro estudo dirigido por (MOUZART et al, 2004, traduo nossa) pe em questo a relao de distncia entre os ps e ngulo dos ps em relao um ao outro. Em seu estudo ele usou vinte e seis mulheres adultas jovens saudveis para avaliar o seu equilbrio com 16 posies diferentes dos ps. (MOUZART et al, 2004, traduo nossa) relata que existe uma influncia maior no equilbrio a distncia entre os ps do que o ngulo que eles formam entre si. Ele tambm destaca que quanto estamos com os ps paralelos e unidos temos uma variao do centro de presso em todos os eixos, e quando afastamos os ps em vinte centmetros (20cm) a variao passa a ocorrer muito mais no eixo ntero-posterior. Com isso pode-se notar que quanto maior a base mais fcil de manter o equilbrio, nesse caso a base maior consegue-se atravs do distanciamento dos ps seja entre eles ou no ngulo existente de um em relao ao outro. Mochizuki (2003) destaca a importncia da relao entre o centro de presso e o centro de massa. Ele explica que existe uma frequncia de balano quando o corpo est tentando se manter em equilbrio. Essa frequncia quando de at 0,2Hz, cerca de 10% dessa oscilao no representa o desvio do centro de massa, mas sim acelerao dos segmentos envolvidos no equilbrio, e para oscilaes de 0,5Hz, esse nmero chega a 50%. A frequncia normal para uma pessoa normal em posio ereta de zero at dois hertz, com faixa predominante at 0,2Hz. interessante destacar que o deslocamento na posio antero-porterior se d at o dobro da posio medio-lateral.

2.5 Mensurao de equilbrio Perracini et al (2004, traduo nossa) aborda sobre a importncia da escala de Berg na avaliao do equilbrio humano. Essa escala usada principalmente na avaliao de idosos e formada por 14 itens que so observados pelo avaliador.

18

Com essa escala pode-se avaliar o quanto uma pessoa possui de equilbrio, e assim conseguir estudar melhor qual o problema dentre os vrios citados anteriormente o que est causando ou o que est tendo maior relao com a falta de equilbrio do paciente. (MURRAY, 1975, citado por PERES, 2000) classifica os mtodos de avaliao da postura ortosttica em trs grupos: o primeiro com relao a mensurao do centro de presso, o segundo com a mensurao da atividade muscular responsvel pela manuteno da postura e por sua vez do equilbrio e pela mensurao do deslocamento do segmento corporal durante a posio ortosttica. A Biomecnica a rea que melhor pode colaborar para a avaliao do equilbrio conforme os mtodos de Murray. Temos em vista ento que temos uma relao entre o equilbrio e a postura, um depende do outro e influencia sobre o outro.

2.6 Estabilmetro

Conforme (PERES 2000)


A dinamometria utiliza-se do instrumental de uma plataforma apoiada sobre transdutores de fora, que fornece o registro contnuo da amplitude e freqncia dos deslocamentos ntero-posteriores e laterais do Centro de Presso. Ao registrar quantitativamente oscilaes posturais, consiste num mtodo de avaliao do desempenho do sistema de controle postural, em ortostatismo, com fins diagnsticos.

O estabilmetro ou plataforma de presso uma plataforma de fora usada para mensurar o desvio de fora feito em uma superfcie plana conforme indica (ALVARO, entre 1996 e 2006). Com ele pode-se analisar o deslocamento do centro de presso e analisar e assim os fatores que o influenciam, ou tambm estudar mais profundamente o equilbrio. Um exemplo seria o descrito por (SANTOS, 2005):
Nesse estudo, construiu-se uma plataforma dinmica, capaz de gerar movimentos em dois eixos ortogonais (X e Y), a qual ser utilizada para avaliar o equilbrio dinmico em bipedestao e a recuperao do equilbrio postural durante a permanncia sobre uma plataforma oscilante. O primeiro prottipo desta plataforma constou do acoplamento de duas meias-luas (raio = 10 cm) sobrepostas ortogonalmente poro inferior de uma plataforma circular plana (raio = 25cm), com o intuito de promover a instabilidade do sistema. Um acelermetro biaxial foi acoplado ao centro desta plataforma, o qual foi conectado a um conversor de sinais e, por fim, a um computador.

A plataforma analisa os movimentos feitos pelos ps, com esses dados conseguimos determinar como est variando o centro de presso, freqncia e amplitude.

19

Existem diferenas entre uma plataforma e outra, seja no tamanho ou seja na capacidade que ela tem de receber dados, a freqncia, quando maior essa freqncia, mais detalhado ser o grfico que pode ser construdo com os dados obtidos. A instabilidade do sistema pode ser diferente tambm conforme foi citado anteriormente, pode-se ter uma plataforma que no oferea quase resistncia ao equilbrio, e outra que consiga representar melhor uma superfcie normal, como o cho. Na posturografia esttica, o movimento do centro de presso mensurado enquanto o sujeito fica de p, procurando manter-se imvel, sobre a plataforma conforme (PERES, 2000) Presume-se que uma estabilidade postural diminuda, ou um equilbrio precrio, leve a uma rea aumentada da trajetria do centro de presso. Como a plataforma de fora mede tambm a acelerao do centro de presso, um aumento da mesma pode indicar um dficit no controle postural ou a adoo de uma estratgia de controle postural diferente. Usando a lgica pode-se tentar prever o que aconteceria em determinadas situaes, como por exemplo analisarmos o equilbrio de uma pessoa que usou drogas, que deixaram as respostas motoras diminudas por exemplo, como o lcool. Provavelmente o padro de variao do centro de presso ficar diferente, no caso a amplitude ser aumentada, a frequncia diminuir e o centro de presso dificilmente ficar abaixo do centro de gravidade, at por causa da postura que a pessoa tomaria em cima da plataforma. A posturografia dinmica refere-se aos mtodos que medem a performance do sistema de controle postural quando este responde a uma perturbao do ambiente (PERES, 2000). Nesse caso teremos agentes externos que agiro sobre o equilbrio e teremos que ter respostas motoras para corrigirmos esse equilbrio. Essa rea mais complexa, j que pode-se ter uma infinidade de agentes externos que agiro de diversas formas diferentes sobre o corpo em equilbrio. Os agentes externos geradores de desequilbrio evoluram desde pequenos empurres at plataformas que se inclinam ou vibram de maneira programada (OLIVEIRA, 1993 citado por PERES, 2000).
Relacionando-se a estatura com as oscilaes, foi realizada uma anlise comparativa utilizando o coeficiente de Correlao de Pearson para verificar a influncia da estatura corporal nas oscilaes durante as avaliaes realizadas. Esse teste foi realizado com intuito de verificar a existncia ou no da relao entre a altura do centro de gravidade corporal com a oscilao do centro de presso, devido projeo do centro de gravidade no centro de presso, como descrito por Fraccarolli (1981). Nessa anlise no foi observada relao entre a estatura e as oscilaes corpreas em todas as suas manifestaes aferidas na avaliao. provvel que o aumento proporcional do tamanho dos ps e do calado em relao

20

altura de cada um dos sujeitos, tenha sido responsvel pela no ocorrncia da relao, j que a base de apoio aproximadamente um retngulo formado por linhas retas atravs dos dedos e calcanhares e ao longo da largura lateral de cada p (Garhammer, 1991). Oliveira et al (2000) que h mais de duas dcadas, questionava a influncia da estatura nas medidas estabilomtricas, concluiu em seu estudo que no houve correlao da estatura corporal nas oscilaes. Brunnstrom (1989) descreve alguns fatores que interferem na estabilidade de um corpo, alm da altura do centro de gravidade o peso do corpo. Fraccaroli (1981) tambm se refere ao peso do corpo, descrevendo que quanto mais pesado o corpo, mais difcil desequilibr-lo, porque traz seu centro de gravidade mais para baixo. Para investigar a influncia da massa corporal sobre as oscilaes nesse estudo, obedecendo ao mesmo princpio de estudo de correlao anterior, verificou-se que no houve correlao entre a massa corporal e as oscilaes. (BANKOFF, 2004)

Com a utilizao da informtica e da eletrnica digital, as tcnicas de estabilometria avanaram de forma a tornar-se possvel a quantificao precisa das oscilaes posturais. Portanto, embora seja utilizada como mtodo de pesquisa, o carter aplicativo desta tcnica na clnica vem se expandindo em diversas instituies do mundo. Deste modo, esta tcnica oferece algumas vantagens, pelo fato de ser padronizada e fornecer valores precisos.

2.7 Eletromiografia Segundo PERES (2000),


A atividade eltrica de um msculo pode ser registrada e medida atravs da eletromiografia. A instrumentao necessria a esta tcnica disponvel h algumas dcadas. Um sistema tpico de registro eletromiogrfico consiste numa aparelhagem de eletrodos de superfcie ou de agulha posicionados sobre, ou prximos, ao ponto motor, que vem a ser o local onde o nervo principal chega ao msculo.

Harbourne et al. (1992, citado por PERES, 2000) analisaram e correlacionaram, com programa computadorizado, dados eletromiogrficos e variveis cinemticas, para descrever o desenvolvimento de bebs quanto ao controle da postura sentada e das respostas a perturbaes externas. Estas pesquisadoras concluram que as crianas diminuem a velocidade e o deslocamento do tronco gradualmente medida que adquirem controle da posio sentada e ressaltaram a importncia dos msculos paraespinhais, isquiotibiais, e quadrceps no sentido de atuarem em sinergia para manter a estabilidade da pelve sobre a base de suporte dos

21

membros inferiores. Alm disto, observaram que as sinergias musculares mais bem sucedidas na manuteno da estabilidade do conjunto pelve/fmur so selecionadas a partir de tentativas e erros. O estudo da eletromiografia mostra-se bastante eficaz quando pretende-se analisar uma rea em questo. Mas quando pretende-se analisar uma musculatura mais especfica isso torna-se mais difcil no utilizando-se mtodos invasivos. A eletromiografia ento torna-se uma ferramenta importante na complementao de um estudo. Quanto mais mtodos utilizarmos para a anlise de um movimento, mais completa ser a nossa anlise, mais dados teremos sobre um mesmo movimento.

2.8 Cinemetria Conforme Peres (2000):

A cinemetria consiste no registro do movimento atravs de imagens, possibilitando avaliar visualmente o deslocamento de um segmento corporal, ou do corpo como um todo. Este mtodo est diretamente relacionado ao desenvolvimento das tcnicas fotogrficas, cinematogrficas e videogrficas.

A cinemetria teve seu incio na fotografia, mais precisamente com Muybridge conforme relata PERES (2000). Eadweard Muybridge (Edward James Muggeridge) fotgrafo e investigador nascido na Inglaterra no dia 9 de abril de 1830 e falecido no dia 8 de maio de 1904, conhecido principalmente por seus experimentos com a gerao do movimento segundo Wikipdia (2006). Um filme nada mais do que uma sequncia de fotos que do a impresso de movimento quando vistas em alta velocidade. Eadweard comeou a estudar o movimento atravs de sequncias de fotos.. Ele executou uma experincia na qual atravessou uma pista com fios, presos a 24 aparelhos fotogrficos. medida que o cavalo passava pela pista, eram disparadas as cmeras. Deste modo, ele conseguiu fazer com que o milionrio americano, por quem havia sido contratado, ganhasse uma aposta, na qual havia afirmado que no decurso de um galope, haveria um instante em que nenhum dos cascos do cavalo tocaria a terra. (PERES, 2000). Este experimento fotogrfico conhecido pelo ttulo de "O Cavalo em movimento", e ajudou a comprovar o que j queria comprovar tienne Jules Marey, outro pesquisador paralelo a Eadeward. (WIKIPDIA, 2006)

22

Aps o sucesso de sua experincia com o cavalo Eadward ampliou sua pesquisa no estudo de movimento em animais e em seres humanos, e suas tcnicas foram importantes no desenvolvimento de cmeras de cinema. Uma dcada depois Marey foi o inventor do primeiro aparelho para o registro do movimento. Barreto (2006) relata que o aparelho obtinha o registro descritivo de um movimento, expondo o mesmo negativo s diversas fases do deslocamento de um corpo qualquer, separadas por luz estroboscpica. Entra agora a descoberta do tempo e do movimento. Com o cinema a biomecnica teve um impulso muito forte, j que agora pode-se analisar movimentos antes no vistos pelos olhos humanos e nasce uma necessidade de analisar o movimento no como vemos, mas como ele realmente . A utilizao da cinemetria se d em diversas reas, principalmente na anlise de marcha, desenvolvimento de calados e de movimentos de alto nvel, principalmente para correo de gestos motores, como por exemplo o saque do tnis ou a sada de uma atleta de 100m rasos. Na cinemetria conseguimos captar com muita preciso um movimento, pode-se acompanhar todo o movimento de um membro, ou parte dele, mas no conseguimos identificar a parte interna envolvida no movimento de maneira mais direta, como por exemplo, o quanto cada musculatura est envolvida em determinado gesto motor.

2.9 Simetrgrafo

O simetrgrafo como o prprio nome j diz usado para avaliar a simetria dos corpos. Ele nada mais do que uma demarcao em linhas horizontais e verticais dispostas de tal maneira que formam quadrados com 10x10cm ou 100cm. Posicionando o corpo frente ou atrs do aparelho pode-se guiar atravs das linhas e compararmos simetria entre membros, coluna e outros. Os primeiros modelos eram pintados em uma parede e o indivduo colocava-se na frente para ser observado. Posteriormente surgiram os simetrgrafos onde o sujeito colocava-se atrs do aparelho, e este era de vidro com linhas visveis, o que facilitava a visualizao atravs de uma foto. Hoje em dia tem cmeras e softwares capazes de avaliar com muita preciso diferenas de simetria e distncias nos corpos. A tecnologia tem colaborado muito com o avano das avaliaes.

23

2.10 Moir de sombra

Conforme (SCIAMMARELLA, 1982, citado por HERTZ, 2005):


A palavra Moir de origem francesa e significa molhado. Refere-se a um tecido de seda composto por duas camadas, importado da antiga China. Quando em movimento, essas camadas geram padres semelhantes a ondas, denominadas franjas de Moir.

A tcnica consiste em um efeito que adquirido atravs do aparelho que assemelha-se ao do tecido. Temos ento ondas que so originadas em uma fonte de luz que atravessa um quadro de fios de nylon. Essas ondas variam de acordo com a posio e distncia do objeto colocado a frente. Para uma imagem definida necessrio um ambiente especial, com pouca luminosidade e tratado retrata (HERTZ, 2005). Conforme Takasaki (1975, citado por HERTZ, 2005):
A Tcnica de Moir mais utilizada e mais indicada para seres humanos a de Sombra. Ela se explica pelo fato de gerar as franjas sobre o objeto em anlise. Quando a luz incide obliquamente no objeto atrs da grade observa-se o efeito das franjas de um ponto perpendicular mesma.

Com a tcnica de sombra pode-se notar diferenas posturais nos 3 eixos, pois pode-se notar diferenas para um lado e para o outro, para cima e para baixo e para perto e para longe da grade. Com uma boa interpretao pode-se obter um grande resultado na anlise.

24

3 Metodologia

3.1 Plataforma de Fora A construo da plataforma de fora um projeto do Ncleo de Pesquisa em Biomecnica Aeroespacial do Laboratrio de Microgravidade/ IPCT/ PUCRS, foi desenvolvido com o propsito de analisar a fora aplicada pelo indivduo na posio ereta. A contruo se deu no acoplamento de 4 clulas de fora entre 2 chapas de ao que analisam a fora aplicada sobre elas. Com isso obtem-se o deslocamento do centro de presso nos eixos antero-posterior e latero-medial. As duas chapas possuem o mesmo tamanho e so colocadas sobre as clulas de fora. As chapas possuem tamanho de 500mm de largura por 500mm de comprimento e altura de cada uma. A espessura se deu atravs de testes de especificaes tcnicas, j que o material tem que ser resistente e no pode sofrer deformao com o peso do indivduo sobre o mesmo. O tamanho da chapa metlica foi determinado a fim de promover que o indivduo fique com ambos os ps sobre a placa com segurana. A placa foi dimensionada a fim de promover testes com os ps ligeiramente afastados tambm, o que amplia a utilizao e aproveitamento do experimento.

3.2 Clula de carga A clula de carga foi projetada atravs de uma frmua desenvolvida que leva em considerao o grau de escoamento do material usado, no caso o alumnio dural, usado em avies e satlites espaciais. Esse alumnio flexvel e altamente resistente, ideal para a plataforma de fora. Atravs de clculos foi possvel chegar ao tamanho da clula de carga que nada mais do que um tubo com dois chanfros, um superior e outro inferior. A altura da clula de carga ficou em 68mm (distncia de chanfro a chanfro), o seu dimetro externo ficou em 74mm, o dimetro interno ficou em 59,2mm e o comprimento do tubo ficou em 29,6mm. O chanfro foi feito a 3mm da borda externa da clula em corte perpendicular, atravessando a clula de lado a lado. (Ilustrao 1) O chanfro da clula serve de apoio para as chapas de ao. Para fixao da clula na chapa, foram feitos na chapa 4 pinos de 2mm de altura que encaixam em um furo de 2mm

25

tambm de profundidade na clula exatamente no centro do chanfro. Esses pinos se localizam a 40mm de distncia de cada um dos cantos da chapa.

Ilustrao 1 Clula de carga em 3 vistas

26

Ilustrao 2 Clula de fora Em cada clula foram fixados 4 extensmetros localizados na face interna do tubo formando ngulos perpendiculares entre eles, no caso, 0, 90, 180 e 270. (figura 1) A clula de carga ficou com as seguintes caractersticas: Carga nominal: 2kN Material: Alumnio DURAL Coeficiente de segurana: 1,6 Tenso de escoamento: 70 N/mm Tratamento trmico: no foi efetuado Relao entre raio interno e raio externo: 0,8 Relao entre raio interno e espessura: 1

Figura 1 Clulas de carga com os extensmetros fixados Fonte: O autor

3.3 Placas da plataforma A placa superior da plataforma foi forrada com papel milimetrado a fim de se marcar o centro da mesma. Feito isso marcou-se pontos ortogonais eqidistantes do centro a distncia de 100mm e 200mm. Os pontos foram ligados por linhas demarcadas com caneta hidrocor a fim de permitir uma boa visualizao. (figura 2) Depois de marcados todos os pontos e linhas, foi colocado um papel contact para proteger as marcas feitas e para permitir uma fcil higienizao da plataforma, j que testes podem ser feitos de calado e sem calado. (figura 3) No total foram

27

feitos 25 pontos sobre a plataforma e 36 quadrantes que podem ser utilizados das mais diversas formas pelo profissional da rea. (figura 4)

Figura 2 Montagem da placa da plataforma de fora Fonte: O autor

Figura 3 Aplicao do papel contact Fonte: O autor

28

Figura 4 Aspecto final da placa superior Fonte: O autor

3.4 Montagem da placa Aps a montagem das clulas e das placas, comea o processo de fixao de ambos. Primeiramente foi feito um furo na parte chanfrada de cada clula, na parte inferior e superior. Na placa inferior foi fixado um pino em cada canto a distncia de 40mm de cada um dos quatro cantos. Esse pino encaixa exatamente no furo da clula de carga o que torna a movimentao dela impossvel para os lados. Alm disso foram aparafusadas braadeiras ao lado de cada clula de fora para garantir que ela realmente no ir se deslocar quando colocado peso sobre ela. (Ilustrao 3)

29

Ilustrao 3 Plataforma de fora com clulas de carga. A placa superior encaixa nas clulas de carga formando uma espcie de sandwich. (figuras 5 e 6). No foi feito um isolamento eletromagntico na plataforma, pois as laterais ficaram abertas para passagem de cabos e para correes de possveis erros. Para um melhor transporte foram feitas alas na plataforma inferior. Aps isso conectou-se individualmente os extensmetros a uma placa amplificadora de sinal INA 121 (figura 7) com ajuste de balanceamento e off-set. Essa placa tem a funo de amplificar o sinal vindo das clulas de cargas que aps so enviados para o DataQ DI740ENA. Nesta placa tambm ligada uma fonte de 11V, que utilizada para alimentar o sistema. Passando pelo DataQ os dados so convertidos digitalmente e enviados para o microcomputador onde foram processados em programa especfico, no caso o WinDaq Software.

30

Figura 5 Fixao das clulas de carga Fonte: O autor

Figura 6 Plataforma montada Fonte: O autor

31

Figura 7 - Placa amplificadora de sinal Fonte: O autor

3.5 Calibrao Para o processo de calibrao foram utilizadas 6 anilhas de academia. Anilha 1 com massa de 1,020kg Anilha 2 com massa de 1,945kg Anilha 3 com massa de 2,940kg Anilha 4 com massa de 4,400kg Anilha 5 com massa de 5,000kg Anilha 6 com massa de 9,390kg

As massas foram aferidas em balana eletrnica marca Fizzola.

3.6 Calibrao das clulas A calibrao de cada clula se deu da seguinte maneira: Colocou-se massas conhecidas gradualmente e gravou-se os resultados obtidos no microcomputador num intervalo de 10 segundos entre cada aferio. A primeira gravao aconteceu sem nenhuma anilha sobre a clula de carga. A segunda gravao aconteceu com uma anilha de massa de 1,020kg. Aps 10 segundos colocou-se sobre essa anilha outra anilha de massa de 1,945kg, totalizando 2,965kg. Esse processo foi repetido at colocar-se todas as anilhas uma sobre a outra. A cada intervalo de 10 segundos iniciou-se a retirada de cada uma das anilhas respectivamente, iniciando com a de maior

32

massa at a ltima aferio que foi executada sem nenhuma anilha sobre a clula de carga gravando novamente por mais 10 segundos. Esse processo foi repetido trs vezes e feito em cada uma das clulas individualmente.

3.7 Calibrao da plataforma A calibrao da plataforma se deu da seguinte maneira: Usou-se um processo parecido de cargas crescentes e decrescentes como na calibrao das clulas de carga. Agora utilizou-se as demarcaes feitas no papel milimetrado citadas anteriormente. Os resultados foram novamente gravados. A primeira gravao aconteceu sem nenhuma anilha sobre o centro da plataforma. A segunda gravao aconteceu com uma anilha de massa de 1,020kg. Aps 10 segundos colocou-se sobre essa anilha outra anilha de massa de 1,945kg, totalizando 2,965kg. Esse processo foi repetido at colocar-se todas as anilhas uma sobre a outra. A cada intervalo de 10 segundos iniciou-se a retirada de cada uma das anilhas respectivamente, iniciando com a de maior massa at a ltima aferio que foi executada sem nenhuma anilha sobre o centro da plataforma. Esse processo foi feito nas 4 direes ortogonais na plataforma de fora a uma distncia de 100mm e 200mm do centro respectivamente. No total foram executadas 9 aferies na plataforma, uma no centro e 2 em cada um dos lados da plataforma.

3.8 Tipos de clula de carga As clulas de carga formam a parte mais delicada da plataforma de fora. So nelas que so fixados os extensmetros e nela que pode ocorrer a maior parte dos erros na contruo. Conforme Beck (1983) as clulas so dispositivos que podem ter diversas aplicaes, e mesmo possuindo a sua confeco difcil elas possuem um custo baixo, alm disso possuem alta fidelidade de resposta e permitem medies dinmicas. Existem muitos tipos de clulas de carga, mas no presente trabalho foi contruda uma clula de carga do tipo cilndrica, furada axialmente. Beck (1983) destaca outro tipo de clula de carga. A clula de placa so formadas por um disco plano, os extensmetros so fixados na parte inferior. Na outra parte fica apoiado um pino que transmitir o esforo exercido sobre ele para o disco. A clula de carga pode ser fabricada de vrias maneiras, pode ser cilndrica, plana, mas seu funcionamento bsico igual. O que pode variar de uma para outra alm de seu formato

33

a maneira e posio onde so colocados os extensmetros. Eles podem ser colocados equidistantes um do outro ou podem ser colocados em pontos especficos devidamente calculados, o que pode paracer sem lgica para quem observa sem um conhecimento tcnico. Seja qual for a meneira o importante aproveitar a deformao do material da melhor forma possvel, a fim de se obter mais sensibilidade do sistema. bom destacar que as clulas de carga so apenas parte de um dispositivo maior, que a plataforma de fora que faz parte de um sistema maior, que possui um sistema de aquisio de dados. Para isso pode-se aproveitar os conceitos de beck (1983) que conceitua um transdutor sendo um dispositivo que transforma um tipo de energia em outro. possvel ento aplicar esse conceito em vrias reas da fsica que temos conhecimento que ocorrem trocas de energia, seja ela eltrica em calor, ou calor em energia mecnica. Ele d importncia dobrada ao transdutor eletro-mecnico que como o prprio nome j diz, transforma energia mecnica em energia eltrica, no caso num sinal eltrico equivalente, medindo o fenmeno de entrada. (figura 8)

Figura 8 Modelo de transdutor Fonte: Beck (1983) O termo clula nada mais que uma maneira de descrever um transdutor compacto. Beck(1983) cita tipos de clulas que existem no mercado e faz uma relao dos nomes com as funes que exercem, como vibrmetro, extensmetro, acelermetros e outros. Conforme a natureza fsica da transformao de energia pode-se dizer que ele pode ser resistivo, indutivo, capacitativo e etc. (figura 9)

34

Figura 9 Modelo de transdutor com clulas de carga Fonte: Beck (1983)

Beck (1983, u. 2-2) conceitua extensmetro:

Elemento resistivo, afixado sobre um corpo slido atravs de convenientes tcnicas, de tal sorte que a resistncia do elemento ir variar assim que a superfcie ao qual est afixado, deformar.

O extensmetro nada mais que um componente que tem a sua resistncia alterada com deformao. Estando fixado a clula de carga ele ir deformar-se tanto quanto o material da clula de carga. Com isso a sua resistncia a corrente eltrica ser proporcional a deformao do material estrutural da clula de carga. No necessrio ressaltar a importncia da escolha do material a ser utilizado na produo da clula, o material tem que ser resistente e ao mesmo tempo flexvel. Ele tem que permitir uma deformao, mas essa deformao necessita ser temporria, se o material sofrer uma deformao permanente no pode-se utiliza-lo novamente. Se o material for muito duro a deformao dele ser mnima e o sinal obtido ser muito fraco. Tudo necessita de um equilbrio e condies ideais.

3.9 Fatores considerados Beck (1983) destaca pontos positivos e negativos das clulas de carga. As pequenas dimenses e pouca massa e uma elevada rigidez do material proporcionam uma elevada frequncia de ressonncia, o que permite uma larga faixa de frequncia de trabalho. A clula

35

estvel com o tempo, aps feita a calibrao e com a devida proteo contra fatores do tempo como chuva e outros, no necessrio uma nova calibrao. Essa a vantagem dos componentes eletrnicos que no possuem validade definida. Se utilizar-se de um material no oxidativo teremos uma clula de carga com vida til de muitos e muitos anos. O custo da clula confeccionada baixo, comparado com os obtidos no mercado. Mesmo as clulas obtidas no mercado possuem um custo baixo, conforme a utilizao empregada. A alimentao pode ser feita tanto em corrente contnua quanto em corrente alternada, pois os extensmetros no so sensveis a frequncia da voltagem. Consegue-se um dispositivo assim de um custo-benefcio muito bom, mas importante saber os fatores negativos da utilizao desse sistema, pois no trata-se de um sistema perfeito. Conforme a aplicao da clula a degradao trmica vai ser um fator importantssimo a ser considerado. Beck (1983) cita que uma clula de carga no pode operar em temperaturas superiores a 260C. Conforme o material e a sensibilidade do sistema, pode-se ter um erro na leitura entre um dia muito frio e um dia muito quente. Os extensmetros so muito sensveis e se no forem bem fixados, corre-se o risco de se perder toda a clula de carga. Recomenda-se que o transdutor seja hermeticamente selado.

3.10 Ligao dos extensmetros Para o circuito eltrico utilizou-se uma configurao de Ponte de Wheatstone, com extensmetros e fixados na face interna do cilindro. Os extensmetros so fixados de tal forma que promovam a leitura da deformao do diferencial provocada pela deformao do material entre os pontos onde esto colados e o sinal eltrico dependa da distribuio das deformaes na placa. (figura 10)

Figura 10 Ponte de Wheatstone Fonte: Beck (1983)

36

Beck (1983) explica que no caso de uma ponte inteira, como a que foi utilizada no trabalho, dois extensmetros sofrem compresso, enquanto outros dois sofrem trao. Esta distribuio faz com que o sinal na sada seja igual a soma das deformaes dos extensmetros.

3.11 Clula cilndrica As clulas em forma de anel so simples, de fcil usinagem e o preo mais baixo ainda comparado com clulas de placa. As clulas so apoiadas lateralmente e possuem a superfcie externa aplainada em dois planos paralelos diametralmente opostos. Isso para manter-se um equilbrio estvel e diminuir as tenses superficiais de contato. Beck (1983) As clulas em forma de anel nada mais so que um cilindro com um furo central e com dois chanfros laterais posicionados opostamente. Para Beck (1983) essas clulas possuem inmeras vantagens: Fcil usinagem Volume diminudo para altas cargas, consideradas acima de 300kN Peso reduzido dos transdutores No necessrio o tratamento trmico No ocorrem riscos de empenamento O custo fica reduzido Diminuio de peas mveis, pois esse tipo de clula uma pea nica, o que

torna a chance de estragar muito pequena. Apesar dessas clulas serem projetadas primeiramente para grandes cargas nada impede que sejam utilizadas com pequenas cargas, sempre adaptando-se o material utilizado a carga.

3.12 Instrumentos utilizados na plataforma 2 Chapas de ao de de tamanho 500 x 500mm 4 clulas de carga para 2000N cada 16 extensmetros 8m de cabo 8 vias papel milimetrado

37

papel contact Micro computador para anlise dos dados obtidos Data Q Placa amplificadora de sinal INA 121 Fonte 11V

3.12 Tratamento estatstico

Os dados Foram coletados pelo Software especfico e tratados no SAD. No SAD obteve-se uma variao do eixo Y em funo da carga aplicada sobre a plataforma. Para calibrao foi executado um teste individual j citado anteriormente para cada clula e aps na plataforma de fora foram executados uma srie de testes com cargas variadas como j citado anteriormente. As variaes utilizadas so as mais afastadas do centro da plataforma para se determinar Fz, Mx e My. Como existem 4 clulas de carga teremos em cada grfico 4 variantes. No caso P0, P1, P2 e P3. Para cada fora aplicada sobre a plataforma teremos um valor diferente em y em cada uma das clulas. Sendo assim temos que calcular o valor de y para cada carga aplicada para obtermos Fz, Mx e My. Para determinarmos essas variveis utilizamos a seguinte frmula: My = A+B-C+D Mx = A-B-C+D Fz = A+B+C+D Destacando que A=p0, b=p1, c=p2, d=p3 Os valores encontrados so vistos na tabela 1.
Peso 0 10,00688 19,08174 28,84336 43,16693 49,05333 92,12214 49,05333 43,16693 28,84336 19,08174 10,00688 0 10,00688 19,08174 28,84336 43,16693 49,05333 92,12214 49,05333 Momento 0 2,001376 3,816349 5,768671 8,633385 9,810665 18,42443 9,810665 8,633385 5,768671 3,816349 2,001376 0 -2,00138 -3,81635 -5,76867 -8,63339 -9,81067 -18,4244 -9,81067 z -2107,74 -2216,22 -2310,15 -2458,35 -2621,07 -2910,14 -3490,92 -2888,56 -2571,14 -2377,3 -2222,93 -2138,15 -2239,25 -2332,99 -2540,61 -2803,73 -3213,01 -3678,47 -4657,81 -3689,84 my 218,2169 212,7438 239,9447 234,0635 272,8905 298,2682 333,5074 327,3586 294,0078 282,5061 311,0564 330,1545 272,8268 269,7058 279,6558 206,4251 347,3611 405,2914 576,1135 412,327 mx -198,477 -217,655 -311,678 -432,776 -716,582 -955,065 -1410,07 -952,867 -759,42 -544,697 -383,186 -262,821 -266,195 -189,856 -16,6088 205,7747 583,347 1033,751 1996,259 1063,71 z -2,10774 -2,21622 -2,31015 -2,45835 -2,62107 -2,91014 -3,49092 -2,88856 -2,57114 -2,3773 -2,22293 -2,13815 -2,23925 -2,33299 -2,54061 -2,80373 -3,21301 -3,67847 -4,65781 -3,68984 my 0,218217 0,212744 0,239945 0,234063 0,272891 0,298268 0,333507 0,327359 0,294008 0,282506 0,311056 0,330155 0,272827 0,269706 0,279656 0,206425 0,347361 0,405291 0,576114 0,412327 mx -0,19848 -0,21765 -0,31168 -0,43278 -0,71658 -0,95507 -1,41007 -0,95287 -0,75942 -0,5447 -0,38319 -0,26282 -0,2662 -0,18986 -0,01661 0,205775 0,583347 1,033751 1,996259 1,06371

38

43,16693 28,84336 19,08174 10,00688 0

-8,63339 -5,76867 -3,81635 -2,00138 0

-3200,17 282,3094 576,8266 -3,20017 0,282309 0,576827 -2766,88 237,5578 191,8627 -2,76688 0,237558 0,191863 -2496,58 179,6062 -69,5727 -2,49658 0,179606 -0,06957 -2242,09 171,744 -286,583 -2,24209 0,171744 -0,28658 -2208,99 200,61 -320,451 -2,20899 0,20061 -0,32045

Tabela 1 Variao do eixo x Fazendo-se o grfico desta tabela obtem-se o grfico 1.


Calibrao Mx
3000

2000

1000 y = -3,7743x + 287,85 2 R = 0,1238 0 -1000 y = -86,067x - 105,72 2 R = 0,9127 y = 34,436x - 2735,3 2 R = 0,2001 5 10 15 20 25 z my mx Linear (mx) Linear (my) Linear (z)

0 -25 mV -20 -15 -10 -5

-2000

-3000

-4000

-5000 Nm

Grfico 1 Calibrao de Mx Pegando-se os valores de y para cada uma das retas obtem-se os valores de CMx para a matriz de calibrao. Repete-se o processo para o eixo y obtem-se os seguintes valores na tabela 2.
Peso 0 10,00688 19,08174 28,84336 43,16693 49,05333 92,12214 49,05333 43,16693 28,84336 19,08174 10,00688 0 10,00688 19,08174 28,84336 43,16693 Momento 0 2,001376 3,816349 5,768671 8,633385 9,810665 18,42443 9,810665 8,633385 5,768671 3,816349 2,001376 0 -2,00138 -3,81635 -5,76867 -8,63339 z -2076,63 -2207,35 -2348,15 -2615,81 -3026,21 -3500,73 -4411,53 -3596,88 -3059,62 -2642,28 -2435,61 -2279,49 -2223,13 -2168,47 -2347,65 -2528,99 -2836,91 my 315,0151 395,8668 586,6761 868,3806 1174,192 1583,069 2425,689 1450,598 1096,232 720,0278 524,1531 325,2896 220,2835 144,3158 6,78594 -198,213 -458,671 mx -199,985 -151,319 -97,2232 -28,003 191,7627 368,8912 720,2067 253,7201 139,0722 -32,3804 -136,033 -226,754 -287,925 -221,673 -154,195 -161,061 -83,8606 z -2,07663 -2,20735 -2,34815 -2,61581 -3,02621 -3,50073 -4,41153 -3,59688 -3,05962 -2,64228 -2,43561 -2,27949 -2,22313 -2,16847 -2,34765 -2,52899 -2,83691 y 0,315015 0,395867 0,586676 0,868381 1,174192 1,583069 2,425689 1,450598 1,096232 0,720028 0,524153 0,32529 0,220284 0,144316 0,006786 -0,19821 -0,45867 x -0,19999 -0,15132 -0,09722 -0,028 0,191763 0,368891 0,720207 0,25372 0,139072 -0,03238 -0,13603 -0,22675 -0,28792 -0,22167 -0,1542 -0,16106 -0,08386

39

49,05333 92,12214 49,05333 43,16693 28,84336 19,08174 10,00688 0

-9,81067 -18,4244 -9,81067 -8,63339 -5,76867 -3,81635 -2,00138 0

-3150,09 -3826,25 -3154,67 -2790,72 -2468,41 -2266,62 -2159,22 -2097,55

-770,902 -1372,39 -778,37 -447,669 -198,528 -4,38918 141,1166 223,1004

-29,2484 95,91484 -1,82853 -93,1999 -175,152 -206,378 -199,299 -205,522

-3,15009 -3,82625 -3,15467 -2,79072 -2,46841 -2,26662 -2,15922 -2,09755

-0,7709 -1,37239 -0,77837 -0,44767 -0,19853 -0,00439 0,141117 0,2231

-0,02925 0,095915 -0,00183 -0,0932 -0,17515 -0,20638 -0,1993 -0,20552

Tabela 2 Variao do eixo y Executando-se o grfico obtem-se o grfico 2.


Calibrao My
3000 y = 101,26x + 318,87 2 R = 0,9754

2000

1000 y = 15,587x - 36,859 2 R = 0,3055 0 -1000 5 10 15 20 25 z my mx Linear (my) Linear (mx) Linear (z)

0 -25 mV -20 -15 -10 -5

-2000

-3000

y = -15,921x - 2728,8 2 R = 0,0449

-4000

-5000 Nm

Grfico 2 Calibrao de My J calculou-se os dois eixos da plataforma de fora, nesse momento torna-se necessrio calcular a fora aplicada sobre ela. Para isso usa-se a tabela 3.

40

Peso 0 10,00688 19,08174 28,84336 43,16693 49,05333 92,12214 49,05333 43,16693 28,84336 19,08174 10,00688 0

z -1819,51 -1928,6 -2073,31 -2360,37 -2662,26 -3088,04 -3954,52 -3182,62 -2752,91 -2406,31 -2135,49 -1961,26 -1634,73

x -111,514 -102,107 -101,451 -6,19689 53,25451 179,5527 450,6635 278,6672 156,6744 61,37224 -4,6441 -69,0038 -296,17

y 425,952 390,0763 408,1342 425,4588 433,3434 465,3817 610,0656 551,8862 514,5852 480,4033 471,7553 439,9228 339,9528

z -1,81951 -1,9286 -2,07331 -2,36037 -2,66226 -3,08804 -3,95452 -3,18262 -2,75291 -2,40631 -2,13549 -1,96126 -1,63473

x -0,11151 -0,10211 -0,10145 -0,0062 0,053255 0,179553 0,450663 0,278667 0,156674 0,061372 -0,00464 -0,069 -0,29617

y 0,425952 0,390076 0,408134 0,425459 0,433343 0,465382 0,610066 0,551886 0,514585 0,480403 0,471755 0,439923 0,339953

Tabela 3 Variao de z importante lembrar que agora no temos mais o momento, apenas o peso que ser utilizado no eixo z. (grfico 3)
Calibrao z
1000 y = 2,3706x + 386,66 2 R = 0,7286 y = 7,2241x - 180,45 2 R = 0,8985 80 90 100

0 0 10 20 30 40 50 60 70

-1000 z x y Linear (y) Linear (z) Linear (x)

mV

-2000

-3000

-4000

y = -25,426x - 1690,9 2 R = 0,9724

-5000 Newton

Grfico 3 Calibrao de z Aps a determinao de todos os componentes para x, y e z. Podemos aplicar os dados na matriz que ficar da seguinte maneira: (tabela 4)
z -25,426 34,436 -15,921 Mx My 7,2241 2,3706 -86,067 -3,7743 15,587 101,26

Tabela 4 Matriz de calibrao

41

Obtendo-se a matriz inversa obtem-se a matriz sensibilidade (tabela 5).


z -4,4767 -1,7722 -4,3106 Mx My -3,592 9,1415 -1,3119 -7,4116 1,4547 1,003

Tabela 5 Matriz de sensibilidade Trabalhando os dados obtem-se a variao de (x) e (y) em funo do tempo.

Grfico 4 COP de x e y em funo do tempo

Esses dados podem ser vistos de uma forma mais ilustrativa nos grficos 5 e 6. Nota-se que a escala fica modificada ao lado do grfico. Esses dados so obtidos atravs da frmula COPx,y {Vmx/Fz, Vmx/Fz}.

42

Grfico 5 COP de (y) em funo de COP de (x) para medio bipodal com olhos abertos

Grfico 6 COP de (Y) em funo de (x) para medio unipodal com olhos fechados.

43

4. Discusso A plataforma atingiu os objetivos apresentando uma resoluo de 0,004255 Nm no eixo Mx, 0,003617 no eixo My, e 0,014403 N no eixo Z. Isso significa que se pegarmos uma carga de 400g e deslocarmos ela 1cm do centro da plataforma ela conseguir captar essa diferena. Essa sensibilidade extremamente boa, visto que uma pessoa pesa muito mais do que a sensibilidade da plataforma de fora. Foi verificado que a variao de (x) foi de 22,176 e (y) foi 5,213 para a medio em unipodal e a variao de (x) foi de 2,858 e (y) foi de 0,398. Isso mostra que a variao de equilbrio foi maior para a medio feita com apenas um p apoiado sobre a plataforma de olhos fechados do que com dois ps apoiados com olhos abertos. Constatou-se que o deslocamento Antero-posterior foi maior do que o deslocamento latero-medial conforme outro estudo descrito por Rodrigues, Imbiriba, Leite, et al (2003). Isso foi provado tambm nos dados obtidos conforme se pode ver no grfico 5. Nota-se que o eixo (x) possuiu uma variao maior do que o eixo (y). A histerese calculada foi de Mx=4,84%, My=6,11%, Mz=5,78%, o que um resultado esperado para uma plataforma de fora. Outro estudo feito por Beck (1983) citou como regular uma histerese de 5%. A linearidade obtida My=0,9754, Z=0,9724, Mx=0,9127 foi muito boa se comparada com a obtida por Beck (1983).

44

5 Concluso Conclui-se nesse trabalho que a plataforma de fora funcionou como esperada e no apenas obteve-se resultados satisfatrios como os resultados superaram as expectativas. Com a sensibilidade obtida pode-se avaliar equilbrio nas suas dimenses mnimas, com uma preciso muito grande. Pode-se aproveitar o experimento de teste da plataforma e provar que o equilbrio unipodal de olhos fechados mais oscilante do que o equilbrio bipodal de olhos abertos. Atravs dessa plataforma podem ser aplicados os mais variados testes de equilbrio, anlise de marcha, momentos, pliometria e diversos outros. A construo de uma plataforma proporcionalmente simples comparada aos benefcios que ela pode proporcionar por exemplo em uma clnica de reabilitao ou em um hospital com anlise de idosos. Nota-se que a sensibilidade da plataforma pode ser melhorada ainda mais, conforme o material utilizado. importante ressaltar que esse um prottipo e pode ser melhorado ainda mais. necessrio um isolamento das clulas de carga com o ambiente externo, assim como as clulas feitas por Beck (1983), em seu trabalho. Mesmo assim obteve-se uma linearidade muito boa. Quanto mais perto de 1 for o valor da linearidade, melhor a plataforma de fora. Observa-se nos dados apresentados a linearidade de My=0,9754, Z=0,9724, Mx=0,9127 o que pode-se concluir que a plataforma est operando muito bem. A histerese calculada foi de Mx=4,84%, My=6,11%, Mz=5,78%, sendo que o aceitvel de 5% conforme Beck (1983). Mas isso deve-se a sensibilidade da plataforma que muito superior a contruda pelo mesmo. Isso faz com que a histerese seja proporcionalmente maior.

45

Referncias

Agncia USP de notcias, So Paulo, n. 825, 24 set. 2001. Disponvel em < http://www.usp.br/agen/rede825.htm> Acesso em 10 maio 2006 /rbb/rbb.htm>. [entre 1996 e 2006]. Acesso em: 20 maio 2006 V Salo de Iniciao Cientfica. Porto Alegre. PUCRS, 27-29 Out. 2006 ALVARO, Barros et al. ndice estabilomtrico em suporte uni/bipodal. Disponvel em <www.eefd.ufrj.br

BECK, Joo. Projeto, Contruo e anlise de clulas de carga de placa e de anel, Porto Alegre,

DUARTE, Marcos. Novo laboratrio da EEFE pesquisa soluo para problemas de quedas entre idosos,

Evoluo humana http://www.assis.unesp.br/~egalhard/evolucao.htm 2003 acessado 2006

GAGEY, Pierre-Marie et al. Two mechanical models for postural stabilization: the tactics of the center of gravity and the tactics of the center of pressure, [S.l.: s.n.], [1993?]

GUILLEMINOTT et al. <<Ankle strategy>> and/or <<Tactics of the broom>>? [S.l.: s.n.], 27 fev. 2004. Disponvel em <http://perso.club-internet.fr/pmgagey/brooms-a.htm>. Acesso em: 20 maio 2006

HERTZ, Hellen. Construo e calibrao da tcnica de Moir de sombra para anlise postural. 2005. 91f. Monografia (Graduao em Educao Fsica e Cincias do Desporto) Faculdade de Educao Fsica e Cincias do Desporto, PUCRS, Porto Alegre, 2006

History of Posturology, Coherence of the biomechanical discourse: stabilometry. Disponvel em <http://perso.club-internet.fr/pmgagey/histoirestabilometrie-a.htm> Acesso em: 5 maio 2006.

MOUZART, Arnaud; DABONNEVILLE, Michel; BERTRAND, Pierre. The effect of feet position on orthostatic posture in a female sample group. Neurocience Letters. v. 365, n. 2, p. 79-82, jul. 2006. Disponvel em <www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B6T0G>. Acesso em 17 jun. 2005

PERES M. Dana e Ganho de Equilbrio de Tronco em Portadores de Leso Medular: Um estudo Preliminar. dissertao de mestrado. Brasilia, UnB, 2000.

46

PERRACINI, Monica Rodrigues et al. Escala de Equilbrio de Berg (Berg Balance Scale). Disponvel em < http://pequi.incubadora.fapesp.br/portal/testes/BergBalanceScale> Acesso em: 12 maio 2006
Professor Juliano Serra Barreto http://users.linkexpress.com.br/juliano/txts/marey.htm Acessado em 2 novembro 2006

SANTOS, Luiz. Construo de Plataforma Dinmica Para Testes de Equilbrio em Bipedestao.

STEFFENS, Carmen. Histria do Sapato. Franca: [2006] Disponvel em: < www.carmensteffens.com.br>. Acesso em 10 maio 2006.

VIEIRA, Adriane. Verticalidade sinnimo de boa postura? Movimento, Porto Alegre, n. 10, jan. 1999.

Wikipdia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Eadweard_Muybridge Acessado em 12 outubro 2006.

47

JADE SOUZA FERREIRA

CONTRUO E CALIBRAO DE PLATAFORMA DE FORA

Projeto de pesquisa cientfica, apresentado Faculdade de Educao Fsica e Cincias do Desporto da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul.

Orientador: Prof. Me. Jonas Lrio Gurgel

PORTO ALEGRE 2006

48

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAO FSICA E CINCIAS DO DESPORTO

JADE SOUZA FERREIRA

CONTRUO E CALIBRAO DE PLATAFORMA DE FORA

Porto Alegre 2006

49

AGRADECIMENTOS Ao prof. Me. Jonas Gurgel pela sua orientao e apoio. Agradeo aos meus pais por me proporcionarem estudo com muito esforo. Aos colegas do laboratrio pela ajuda prestada que foi de fundamental importncia para a realizao do trabalho. Agradeo meu amigo Daniel Danielli que foi quem incentivou o meu ingresso na Educao Fsica. Agradeo de todos que participaram de alguma forma para a minha formao profissional.

50

Sumrio 1 Introduo.......... .......... .......... .......... .......... .......... .......... .......... ............. ...........p.7 1.1 Tema da pesquisa........ .......................................................................................... ...p.7 1.2 Problema........ .......... ............................................................................................. ...p.9 1.3 Justificativa........ ...... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...... .......... ...p.9 1.3.1 Fatores Internos........ .......... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ............. ...p.9 1.3.2 Relevncia........ .......... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ........ ....p.10 1.4 Objetivos........ .......... ..... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ......... ....p.10 1.5 Hipteses........ .......... ........ ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... .. ... ....p.10 1.6 Operacionalizao dos termos........ .......... .... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...... ....p.10 2 Fundamentao terica........ .......... ..... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ..... ....p.12 2.1 Postura........ .......... ..... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ..... ....p.12 2.2 Equilbrio........ .......... ........ ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... .. ... ....p.14 2.3.1 Bases Fisiolgicas...................................................................................................p.14 2.4 Estabilidade........ .......... ......... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...........p.15 2.5 Mensurao de equilbrio............................................................................................p.17 2.6 Estabilmetro........ .......... .......... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...p.18 2.7 Eletromiografia...........................................................................................................p.20 2.8 Cinemetria...................................................................................................................p.21 2.9 Simetrgrafo........ .......... .......... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... . ......p.22 2.10 Moir de sombra........ .......... .......... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... .....p.23 3 Metodologia........ .......... .. ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... .... ...p.24 3.1 Plataforma de fora.....................................................................................................p.24 3.2 Clula de carga............................................................................................................p.24 3.3 Placas da plataforma...................................................................................................p.26 3.4 Montagem da placa.....................................................................................................p.28 3.5 Calibrao...................................................................................................................p.31 3.6 Calibrao das clulas.................................................................................................p.31 3.7 Calibrao da plataforma............................................................................................p.32 3.8 Tipos de clula de carga..............................................................................................p.32 3.9 Fatores considerados...................................................................................................p.34 3.10 Ligao dos extensmetros.......................................................................................p.35 3.11 Clula cilndrica........................................................................................................p.36 3.12 Tratamento estatstico........ .......... ..... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... . ...p.37 3.7 Cronograma...............................................................................................................p.39 4 Discusso..................................................................................................................p.43 5 Concluso.................................................................................................................p.44 6 Referncias............... ......... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... .............p.45

You might also like