You are on page 1of 2

Crises no-epilpticas psicognicas

As crises no-epilticas (CNE) so crises, ataques ou acessos recorrentes que, muitas vezes, so confundidos com a epilepsia devido semelhana das manifestaes, mas no so provenientes de descargas cerebrais anormais. Podem ter origem fisiognica (CNEF) ou psicognica. Em sntese, so exemplos de condies mdicas sob a forma de NEF o sonambulismo e o terror noturno, a enxaqueca, a hipoglicemia, narcolepsia, entre outros. J os transtornos mentais que mais frequentemente se apresentam sob a forma de CNEP so os transtornos dissociativos/conversivos, os transtornos somatoformes e o transtorno do pnico. Os pacientes com diagnstico de CNEP, caracteriza para um governo de um pais um alto custo financeiro com os atendimentos mdicos, j que, na maioria dos casos, tais pacientes so considerados como portadores de epilepsia de difcil tratamento. Nesse contexto, um aspecto complicador do diagnstico das CNEP a alta prevalncia da associao entre a CNEP e a epilepsia. Em 2000, estudos norte-americanos apontaram que metade dos pacientes com CNEP tambm eram portadores de epilepsia. As CNEP acarretam graves consequncias sociais e psicolgicas, tais quais estigmatizao, baixa escolaridade, desemprego, dificuldades de relacionamento interpessoal e excluso social. Do ponto de vista mdico, os pacientes ficam expostos a procedimentos iatrognicos, tal como o uso de doses elevadas de drogas antiepilpticas e a procedimentos invasivos, como punes venosas e entubao endotraqueal. Alm disso, a comorbidade com transtornos depressivos e ansiosos alta e a qualidade de vida desses pacientes pior que a dos pacientes portadores de epilepsia de difcil controle. As CNEP e suas vrias apresentaes desafiam e confundem psiquiatras e neurologistas h vrios sculos. A partir da dcada de 1980, os conhecimentos sobre as CNEP aumentaram em funo do crescente uso da monitorizao vdeoeletrencefalogrfica, o vdeo-EEG. O vdeo-EEG permanece, at ento, o padro ouro para o correto diagnstico da CNEP.

Com o intuito de ilustrar algumas caractersticas do quadro clnico em questo, segue abaixo um caso tpico, encaminhado a um servio especializado do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo: S., 40 anos, sexo feminino, negra, solteira, sem filhos, sem profisso, natural de So Paulo, moradora de um hospital psiquitrico do estado de So Paulo h cerca de 20 anos. A paciente referia, desde a infncia, crises com apresentao convulsiva, inclusive com salivao abundante, perda de urina e confuso aps a crise. As crises ocorriam com frequncia varivel, uma a sete vezes por semana, necessitando, eventualmente, ser encaminhada ao pronto-socorro da regio, onde j era conhecida pela equipe de atendimento. Houve tambm um episdio de internao na unidade de terapia intensiva, em funo do nmero elevado de crises subsequentes e prejuzo do nvel de conscincia. Seus exames laboratoriais, de imagem e eletroencefalograma, encontravam-se dentro dos padres de normalidade. A paciente apresentava tambm, de forma flutuante, alucinaes e delrios. Seu comportamento era agressivo, sendo temida por outras pacientes e pelos profissionais de sade. Quanto sua histria pessoal, S. relatava vrios episdios de maus-tratos, abuso fsico e sexual e vrios fracassos nas relaes

pessoais, escolares e profissionais. No conheceu a me nem o pai e foi criada em instituies pblicas. Aps a avaliao especializada, foi constatado que a paciente no apresentava crises epilpticas, e sim, CNEP (Kurcgant, 2010, p. 3-4). Outro caso ilustrativo um relato de diagnstico de histeroepilepsia, datado do final do sculo XIX, encontrado em estudo de Magali Engel (2002, p.323-324): Trata-se de uma paciente de 29 anos, internada na Casa de Sade Dr. Eiras, em maio de 1896, no Rio de Janeiro, a qual foi diagnosticada como histeroepilptica. Segundo Engel, a referida paciente apresentou suas "primeiras manifestaes histricas e epilpticas aos 14 anos, quando menstruou pela primeira vez". Diante da mudana de comportamento e do abandono do lar que, segundo as observaes do mdico, "manifestavam-se alguns dias antes do perodo catamenial", a paciente foi internada. Foi constatado, ento, que a paciente apresentava distrbios uterinos e foi realizada uma curetagem, aps a qual ela passaria a ter uma "menstruao normal". O curioso que a paciente continuou a ter ataques epilpticos. Este caso evidencia dois aspectos interessantes: o primeiro diz respeito relao entre os rgos sexuais femininos e a histeria, e o segundo aponta a proximidade existente entre histeria e epilepsia.

You might also like