You are on page 1of 11

1

PROCESSO PENAL I
Segunda-Feira Dia 06/08/12 (1 aula)
1- Evoluo do estado, direito e justia. Absolutismo legalismo constitucionalismo.
ABSOLUTISMO LEGALISMO CONSTITUCIONALISMO INTERNACIONALISMO UNIVERSALISMO

ABSOLUTISMO XVL XVIII Concentrao de poder, governo do homem. Soberano e sdito

LEGALISMO XVII IIXX Separao dos poderes, estado de direito. Governador, administrador e cidado internacional.

Domestic affair International concern CONSTITUCIONALISMO INTERNACIONALISMO UNIVERSALISMO IIXX IIXX XXI Governo da Governo dos direitos Governo dos direitos constituio humanos (voluntrio) humanos depender do estado (imperativo). Governo e cidado Governo x cidado Governo x cidado nacional cosmopolita. cosmopolita. Em matria de direitos humanos prevalece o que for mais benfico.

1. Quando ocorre o processo penal? - Surgiu com a pena pblica, quando o estado avoca para se o dever de punir. - processo penal o caminho necessrio para se impor a pena. - no existe pena sem processo penal, salvo o ndio, que pode ser punido pelo paj (estatuto do ndio). 2. Para que processo penal? - para impor a penal, servindo para garantir os direitos fundamentais do acusado Ru. - o processo penal por si s j uma pena estigma. 3. Supremacia do interesse pblico. (HC 95009) 4. Quando a cinderela ter as suas prprias roupas (TGP)? 5. Sistemas processuais. - um conjunto de normas, princpios, que gera em torno de um princpio unificador.

Segunda-Feira Dia 13/08/12 (2 aula)


6. A polcia serve para colher elementos de informao (e no prova). 7. Denuncia. - a petio inicial do processo penal. - inqurito policial procedimento (tem carter informativo)

SISTEMAS PROCESSUAIS
INQUISITRIO 1. Comeou no sc. XII Concentram-se em uma nica pessoa, as funes de acusar, 2. defender e julgar. Comprometendo a imparcialidade do julgador. 3. Desigualdade entre as parte. ACUSATRIO Vem desde a antiguidade grega Tem uma separao das funes de acusar, defender e julgar. MISTO Sc. XIX (Napoleo Bonaparte) composto de duas fases: Uma fase preliminar inquisitrio, uma fase posterior acusatria.

Tem uma paridade (igualdade) entre as partes. 4. No tem o contraditrio. Tem contraditrio. Gesto da prova (produo de Gesto da prova est na mo das 5. prova) est na mo do juiz (juiz partes, o juiz esta como expectador. A 1 ser igual ao inquisitrio. ator). (juiz imparcial) A 2 ser igual ao acusatrio. 6. Na dvida o juiz busca prova. Na dvida o juiz absolve. 7. o acusado um objeto de processo. O acusado um sujeito de direito. 8. Presuno de culpabilidade. Presuno de inocncia. 9. Escritos e sigilosos. Oral e pblico. Consoante doutrina com pena de ouro, aury Lopes Junior, no existe sistema (pureza), sistema misto um reducionismo ilusrio, haja visto que, todos os sistemas so mistos. Diante desta constatao deve o estudioso verificar qual o princpio unificador daquele sistema e a partir da classifica-lo.

OBS

SISTEMA BRASILEIRO ADOTADO


SEGUNDA CORRENTE TERCEIRA CORRENTE Adotou o sistema inquisitrio Misto Gesto de provas art. 156 CPP, art. O processo penal no Brasil tem O Brasil segue a CF/88 art. 129, I 196 CPP. (a qualquer momento duas partes, uma investigatria (diviso dos poderes, diviso das pode reinterrogar o acusado) art. (inqurito policial) e outra o funes), art. 5, LV (contraditrio e 12 CPP. (o inqurito acompanhar o processo propriamente dito, que ampla defesa), art. 5, LVII. processo); a presena do inqurito quando o promotor oferece a no processo mascara a realidade. denncia ao juiz. O princpio unificador do processo O inqurito policial (IP) no faz penal a gesto da prova, parte do processo, dessa forma O modelo brasileiro deve ser consoante prescreve o art. 156 CPP, tendo em mente que se est a classificado luz da CF/88 e no do o modelo brasileiro o juiz dotado analisar o sistema PROCESSUAL, CPP. Destarte, o Brasil adotou o de poderes instrutrios, razo pela por obvio que no se deve levar sistema acusatrio. qual se verifica que o Brasil adotou o em conta o IP para tal sistema inquisitrio. classificao. O cdigo de processo penal (CPP) que foi editado na dcada de 40, em pleno Estado Novo, possui inspirao fascista, visando segurana pblica; j a CF/88 possui inspirao democrtica assegurando direitos fundamentais ao acusado, diante dessa situao deve-se buscar compatibilizar os preceitos do CPP com os ditames constitucionais, ou seja, a constituio no pode ser um papel manchado de tinta, assim possuindo fora normativa, juridicidade.

OBS

CRTICAS

FUNDAMENTOS

PRIMEIRA CORRENTE Adotou a sistema acusatrio

PRINCPIOS
10 Princpio: so mandamentos de Teoria jurdica clssica Ps-positivismo

3 otimizao, ou seja, so normas que Norma diferente de princpio determinam que algo seja cumprido na maior medida possvel (DIMENSION CF WEIGHT) RONALD DWORKIN. Regras: so mandamentos de definio, ou seja, so normas que determinam que algo seja comprido na exata medida de suas prescries. (ALL CR NOTHING) Devido processo legal: art. 5, LIV Origem: Inglaterra 1215/1037 DUE CF/88. PROCESS OF LAW, processo em conformidade direito (com a lei). Presuno de inocncias: art. 5, LVII, CF/88. Art. 8, 2, CADH o maior interesse que todos os inocentes sejam protegidos, ainda que para isso tem-se que pagar o preo da absolvio de algum culpado. Se verdade que estamos ameaados pelos delitos, tambm verdade pela pena arbitrria. Princpio do contraditrio: o direito informao sendo ainda assegurado a paridade de tratamento entre os contendores. Obs. no h contraditrio no IP Ampla defesa: Norma = Princpio + Regra

11

Segunda-feira dia 20/08/12 (3 aula) teu dever lutar pelo Direito, mas no dia em que encontramos em conflito o Direito e a justia luta pela justia. Eduardo Couture Devido processo legal ou processo em conformidade com o Direito: H indeterminao na hiptese normativa e uma indeterminao na consequncia. Finalidade: evitar o exerccio arbitrrio do poder abusivo. Dimenses: Formal: conjunto das garantias processuais mnimas (contraditrio, ampla defesa, juiz natural, motivao das decises) Substantiva: (princpio da proporcionalidade) Regra probatria: compete a acusao; (in dbio pro ru). Regra de tratamento: veda a antecipao de juzo condenatrio. Destarte apenas admite-se priso cautelar em carter excepcional e dentro das hipteses previstas em lei. ATENO: o princpio do in dbio pro ru incide at o trnsito em julgado da sentena condenatria. Tendo em mente que a reviso criminal pressupe o transito em julgado o supracitado princpio no ter aplicao em sede revisional recaindo sobre o postulante o nus da prova. Em sntese, na duvida o tribunal julgar improcedente o pedido revisional. Princpio do contraditrio: art. 5, LV, CF/88.

4 Elementos: Informao. Citao, intimao. Participao (possibilidade de reao) Paridade de armas ou paridade de tratamento. Contraditrio real ou para a prova Contraditrio diferido ou sobre a prova As partes participam da formulao do O contraditrio realizado aps a elemento de prova formao da prova

Segunda-Feira Dia 03/09/12 Princpio Nemo tenetur se detegere o Previso normativa, art. 5, LXIII, CF/88; art. 8, 2, CADH. Obs. O direito de no se autoincriminar, no produzir provas contra si mesmo. o Titular qualquer pessoa o Advertncia: dever do Poder Pblico dar Advertncia Prvia e formal. Desdobramentos: 1. Direito ao silncio 2. No ser constrangido na confisso. 3. Inexigibilidade de dizer a verdade (Direito de mentir) 4. Direito no real comportamento ativo incriminador. 5. No produzir prova incriminadora invasiva. ingerencia humana, investigao corporal Obs. no Brasil no existe crime de perjrio. Obs. no existe direito de mentir, porm aceito. a doutrina diverge quanto abordagem do tema. Segundo o professor Luis Flvio Gomes, existe direito a mentir, por seu turno admoesta (adverte) Renato brasileiro, que no existe o direito de mentir, no entanto, TOLERA-SE O DIREITO DE MENTIR. Obs. diferencia-se a mentira defensiva da agressiva. Na defensiva (no fui eu, estou em saturno) tolervel, contudo, a mentira agressiva (foi o Iago) no admitida, assim incidido por mentiroso na forma do art. 339 (denunciao caluniosa). O nemo tenetur, no se presta a encobrir para prtica de infrao penal. QUESTO DE PROVA: Falsear a verdade quanto identidade pessoal est abrangido pelo Nemo tenetur? STF, RE 648223 (no, considera como crime). STJ, HC 167520 (sim, no considera crime). Reconhecimento: Renato brasileiro (majoritrio): comportamento passivo obrigado a fazer. Auri Lopes Junior: o reconhecimento ativo, no sendo obrigado a fazer. Investigao corporal: So medidas de investigao que se realizam no corpo das pessoas. Ex. R-X, toque retal, exame ginecolgico, exame de sangue OFENDE A DIGNIDADE HUMANA INVASIVA NO INVASIVA Prova que causa risco a aquela que pressupe a penetrao aquela em que no se realiza integridade fsica. ou extrao do organismo humano. penetrao nem extrao do organismo humano. No pode nem com o S pode se tiver o consentimento Independe de consentimento consentimento. Ex. radiografia em mulher grvida Ex. Toque retal, exame de sangue. Ex. exame de materiais fecais. Art. 244 CPP (baculejo) Consequncias 1. A penal no pode ser majorada pelo exerccio do nemo tenetur se detegere.

5 2. No pode servir de suporte para decretao de priso. 3. No tipifica delito de desobedincia. 4. No exerccio do Nemo tenetur se detegere no pode ser extrada presuno em desfavor do acusado.

Lei processual no tempo e no espao


LEI PROCESSUAL NO ESPAO princpio da territorialidade Regra Exceo O principio da territorialidade art. 1 CPP IImunidades diplomticas IICrimes de responsabilidade IIICrime de a justia militar CPPM IVTribunal de segurana nacional VLei de imprensa. VILeis especiais (N 9099/96 Etc.) Territorialidade Extraterritorialidade Intraterritorialidade Fato: crime ocorrido no Brasil Fato: crime contra PR no estrangeiro Fato: crime ocorreu no Brasil. Lei: Brasil Lei: Brasil Lei: estrangeira. QUESTO DE PROVA: Aplicao da lei brasileira no estrangeiro: 1. Territrio RES NULLIUS terra de ningum 2. Casos em que haja autorizao do pas estrangeiro. 3. Territrio ocupado em caso de guerra. LEI PROCESSUAL NO TEMPO. Art. 2 CPP. Princpio da aplicao imediata: a lei processual penal (novos dispositivos) pode ser aplicada a crimes praticados antes de sua vigncia (independentemente se favorvel ou desfavorvel ao acusado), o que se leva em conta a data da realizao do ato e no da infrao penal. Genuinamente processual penal 1 corrente: aquela Versa sobre tcnica que trata da pretenso processual, punitiva. 2 corrente: aquela que traz reflexos no direito do acusado. Leva em considerao a Leva em considerao a data do fato praticado data do ato processual Retroatividade benfica Aplicao imediata e irretroatividade malfica Ex. que aumenta e Ex. forma de citao, diminui a pena. nmeros de testemunhas. Segunda-Feira Dia 10/09/12 Genuinamente penal Norma mista uma mistura da penal com a processual penal Heterotpica a norma que possui determinada natureza e que se encontra prevista em diploma de natureza diversa Leva em considerao a natureza dela

Leva em considerao a data da infrao penal Retroatividade benfica e irretroatividade malfica Ex. direito de queixa, de representao.

Inqurito policial
1. Conceito: um procedimento administrativo, inquisitrio e preparatrio, presidido pela a autoridade policial consistente em um conjunto de diligncias objetivando elementos de informao, quanto autoria e materialidade a fim de que o titular da ao penal possa ingressar em juzo. 2. Natureza jurdica: o enquadramento daquele elemento no meio jurdico; o procedimento administrativo. ATENO: Eventuais vcios constantes no IP no contamina o processo. 3. Fundamentos: a. Funo de proteo: proteo do inculpado, proteo do inocente, evita a instaurao de um processo penal infundvel. b. Preparatria: fornecer elementos de informao para que o titular da ao penal possa ingressar em juzo. 4. Finalidade: colheita de elementos de informao quanto autoria e a materialidade. ELEMENTOS DE INFORMAO PROVA Realiza-se na fase investigatria Realiza-se, em regra na fase judicial. No tem contraditrio nem ampla defesa. obrigatrio. Vo subsidiar as medidas cautelares e auxiliar na formao da convico do titular da ao penal. 5. Valor probatrio do inqurito: o juiz pode utilizar-se do IP para fundamentar uma condenao? a. (corrente majoritria): somada prova judicial pode. Elementos de informao isoladamente considerados sozinhos no podem fundamentar uma condenao, mas no devem ser desprezados, podendo se somar a prova produzida em contraditrio judicial, para forma a convico do magistrado. b. (segunda corrente): auri Lopes Junior no pode fundamentar uma sentena condenatria, servindo para fundamentar medidas endoprocedimentais e admisso da acusao. ATENO: Provas repetveis e leitura de depoimento pessoal em juzo: a mera leitura de depoimento de testemunho prestado em mbito policial em juzo indagando se o depoente ratifica tal depoimento, constitui UM NADA JURDICO violador dos princpios do contraditrio, ampla defesa ATENO: Necessidade de excluso do inqurito policial dos autos do processo e juzo de pr-admissibilidade da acusao: os elementos de informao colhidos no inqurito policial, contaminam autoridade julgadora (juiz), razo pela qual devem ser excludos dos autos do processo sob pena de manipulaes discursivas, destarte, urge responder a seguinte indagao, como o juiz ir verificar (realizar) o juzo de admissibilidade da acusao (verificar a justa causa): necessrio se faz uma fase intermediria contraditria e presidida por um juiz distinto do juiz da causa, ou seja, do que vai sentenciar. 6. Atribuio para presuno do inqurito policial: a. Policia judiciria igual polcia investigativa. b. Policia judiciria ser diferente de polcia investigao. Polcia judiciria: aquela que auxilia o poder judicirio cumprindo suas ordens. Polcia investigativa: colheita de elementos de informao. Quem presidir o inqurito policial? Em regra, autoridade policial, sendo atribuio determinado pela natureza da infrao penal. Ex. a) Infrao penal de competncia da justia militar?

7 Justia militar da unio: ser presidido por um oficial (encarregado) Justia militar dos estados: ser presidido por oficial (encarregado) Justia federal: Polcia federal (PF) Da justia eleitoral: em regra PF, no entanto j decidiu o egrgio do TSE (HC 439), que nas localidades em que no h polcia federal a polcia pode investigar. d) IP de competncia da justia estadual. (lei 10446/02) a. Polcia civil: b. Polcia federal: Qual a delegacia responsvel para instaurar o IP? Em regra, no lugar em que for se consume a ao. Consequncia de investigao presidida por autoridade policial que no tinha atribuio para fazla: trata-se de mera irregularidade que no contaminar a ao penal (STJ, HC 44154/SP). 7. Caractersticas do inqurito policial a. uma pea escrita Art. 9, CPP Obs. Art. 405, 1, CPP (no uma aplicao imediata). b. Pea dispensvel Art. 27, art. 39, 6, CPP c. Processo ser sigiloso O sigilo no se aplica ao juiz, promotor e advogado (somente os documentados) art. 7, XIV, EOAB, + smula vinculante 14, STF. Obs. caso o delegado se negue a dar vista aos autos do processo, caber MS (em nome no advogado), tambm caber HC, mas desde que haja cerceamento na liberdade de locomoo. d. Sem contraditrio nem ampla defesa. Obs. salvo o estatuto do estrangeiro lei 6815, para expulso do estrangeiro. e. Procedimento discricionrio ( quanto conduo do inqurito dirigncia) Art. 6, 7, 14, CP f. Processo oficioso ao tomar cincia de um delito de ao incondicionado o delegado deve instaurar o inqurito policial g. Processo indisponvel Art. 17, CPP h. Procedimento temporrio 8. Formas de instaurao Art. 5, CPP I. Ao penal pblica incondicionada. i. De ofcio (independe de requerimento; de pronta vontade) ii. Mediante autoridade judiciria e MP iii. Requerimento do ofendido ou representante legal. iv. Notcia formulada para qualquer do povo (delatio criminis) v. Auto de priso em flagrante (APF) II. Ao penal pblica condicionada e ao penal pblica privada a. Art. 5 4, 5, CPP 9. Notitia criminis a. Conceito: o conhecimento espontneo ou provocado por parte da autoridade policial acerca de um fato delituoso. b. Espcies: i. Cognio imediata = (a autoridade policial toma conhecimento do crime por intermdio de suas atividades rotineiras) b) c)

8 ii. Cognio mediata = (o delegado toma conhecimento da infrao penal por meio de um expediente escrito, ou seja, quando algum requisita) iii. Cognio coercitiva = (o delegado toma conhecimento do crime por meio da priso em flagrante) c. Delatio criminis: uma espcie de notitia criminis que se caracteriza pela comunicao feita por qualquer do povo. d. Notitia criminis inqualificada: a famosa denncia annima. To somente a denuncia annima sozinha no autoria a instaurao do IP, no entanto a caso a autoridade policial (delegado de policia) proceda a diligncia preliminares que confirme a notcia inqualificada de outrora, poder instaurar o IP ( HC 99490 STF) 10. Identificao criminal a. Conceito: a identificao datiloscopia e a fotogrfica. b. (art. 5, LVIII + lei 12037/09) Segunda-Feira Dia 01/10/12 11. Incomunicabilidade do investigado preso a. Previso legal art. 21, CPP. ( proibido) b. Art. 136, CF/88 (estado de defesa) proibido a incomunicabilidade prevalece na doutrina que o art. 21, CPP, no foi recepcionado. Ora se no estado de defesa proibida a incomunicabilidade, como permitir tal medida em um estado de normalidade. 12. Indiciamento a. Conceito: imputar a algum a autoria de uma infrao penal Obs. Suspeito / investigado Indiciado Acusado aquele que tem vrios indcios, aquela pessoa que provvel considerado acusado aps o (juzo de possibilidade). autor do delito (aps a investigao) recebimento da pea acusatria (juzo de probabilidade) pelo juiz. Obs. tomar cuidado com a palavra indicio do CPP, pois segundo a melhor doutrina tal palavra possui dois sentidos, sendo; Indicio como prova indireta: a circunstncia conhecida e provada que autoriza por induo concluir-se pela existncia de outra circunstncia. Indicio como prova semiplena: a prova de menor valor persuasivo, (convence menos). b. Requisitos: elementos de informao quanto materialidade e indicio de autoria. IMPORTANTE: - STJ HC 43599 possvel o desindiciamento. c. Atribuies: competncia do delegado de polcia, o juiz e a CPI no pode exigir que o delegado indicie algum. d. Momento: at o momento do oferecimento da denncia. 13. Concluso do inqurito policial a. Prazo: Preso Solto CPP 10 dias 30 dias Justia federal 15 + 15 dias 30 dias CPP Militar 20 dias 40 dias Lei de drogas 30 dias 90 dias Crime contra economia 10 dias 10 dias b. Relatrio: Previsto no art. 10, 1, CPP pea meramente descritiva. Salvo lei de drogas. c. Destinatrio dos autos do inqurito policial:

9 Previso legal: art. 10, 1 e 19, CPP (enviar ao juiz, que remeter ao MP para formular a pea), porm existe entendimento de que poder ir do delegado direto ao MP. De acordo com CPP o destinatrio dos autos do CPP ser o juiz, no entanto parte da doutrina sustenta que tal devem ser encaminhados diretamente ao MP. d. Providncias aps remessa do que inqurito policial (o que o MP pode fazer). i. Oferecer a denncia. ii. Requerer diligncia. iii. Pedir o arquivamento ao juiz. iv. Declinar a competncia do juzo. v. Suscitar conflito de competncia, ex. smula 73 STJ. 14. Arquivamento. a. Noes gerais: em regra o arquivamento do IP uma deciso judicial envolvendo um breve requerimento do MP, (art. 17 CPP) b. Fundamentos: i. Ausncia das condies da ao e os pressupostos processuais. (coisa julgada formal) ii. Ausncia de justa causa (lastro probatrio) para o oferecimento da denncia. (coisa julgada formal) iii. Manifesta atipicidade formal e material da conduta. (coisa julgada material) iv. Causa de excludente de culpabilidade (coisa julgada material) v. Causa excludente de ilicitude. (para doutrina, faz coisa julgada material; para o STF, faz coisa julgada formal). vi. Causa extintiva da punibilidade causa justificante. (faz coisa julgada material, porm o HC 104908/STF pode ser aberta as investigaes em caso de certido de bito falsa). c. Coisa julgada em deciso de arquivamento i. Formal: a imutabilidade da deciso naquele processo (interno), porm com outra ao possvel. ii. Material: gera imutabilidade dentro e fora do processo, ou seja, para aquele caso. Obs. sempre que entrar no mrito faz coisa julgada material. Sbado dia 06/10/12 b. Desarquivamento i. Previso legal: art. 18, CPP. Inqurito policial Ao penal Pode por noticias de novas provas S poder por novas provas Pode reaver as investigaes Precisa de provas fticas para abrir Prevalece na doutrina que a autoridade competente para pedir o desarquivamento o MP d. Prova materialmente nova e formalmente nova Formalmente nova Materialmente nova aquela que j conhecida, mas ganhou a prova indita que at ento a galera uma nova verso. Ex. testemunha no conhecia. Ex. aparecimento da arma e. Procedimento do arquivamento i. Na justia estadual. o MP solicita o arquivamento ao juiz, se ele concordar ser arquivado, em caso de descorda, ser enviado ao procurador geral da repblica que, designar a outro rgo, para que seja oferecido a denuncia art. 28

10
Art. 28. Se o rgo do Ministrio Pblico, ao invs de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial ou de quaisquer peas de informao, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa do inqurito ou peas de informao ao procurador-geral, e este oferecer a denncia, designar outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender. (o juiz atuar como fiscal do principio)

O PGR poder I. Designar outro promotor para oferecer II. Pode insistir no arquivamento III. Requerer diligncia IV. Oferece a denncia Obs. - prevalece na doutrina que o promotor designado obrigado a oferecer a denncia. - o PGR no poder designar o mesmo promotor a oferecer a denncia. - o juiz no poder pedir diligencia ii. Justia federal e do DF - Em caso de discordncia do juiz dever remeter cmara de coordenao e reviso do MP, que vai dar um parecer opinativo e vai mandar ao PGR. iii. Atribuio originria do PGR (unio) /PGJ (estadual) - nos casos de atribuio originria do PGR/PGJ o arquivamento ser uma deciso administrava, ou seja, dispensa da analise do poder judicirio, salvo nas hipteses em que tal arquivamento poder gerar coisa julgada material (STF inqurito 2341). f. Arquivamento implcito: ocorre quando o MP deixa de incluir na denncia algum fato delituoso ou algum corru sem se manifestar pelo arquivamento. Consuma-se quando o juiz no se pronuncia nos termos do art. 28 CPP (a jurisprudncia brasileira no admite o arquivamento implcito) g. Arquivamento indireto: ocorre quando o promotor se recusa a oferecer a denncia por entender que o juzo no competente, mas o juiz no concorda com a concluso do promotor, concluso o juiz dever aplicar por analogia ou subsidiariamente o art. 28.

Questo de prova Sistemas processuais Nemo tenetur Identificao criminal Dissertar sobre inqurito policial Segunda-feira dia 22/10/12 INCIO DA A-2 AO PENAL Conceito: Direito subjetivo de requerer ao estado juiz a prestao da tutela jurisdicional. Ao penal o direito potestativo de acusar, ou seja, direito potestativo de acudir aos tribunais para formular a pretenso acusatria. potestativo o direito jurdico de interferir no direito do outro. a prerrogativa jurdica de impor a outrem, unilateralmente, a sujeio ao seu exerccio. Como observa Francisco Amaral, o direito potestativo atua na esfera jurdica de outrem, sem que este tenha algum dever a cumprir . Caractersticas: um direito pblico; um direito subjetivo; um direito autnomo; (no se confunde com o direito material) um direito abstrato;

11 Determinado* (est conexo ao fato concreto) Especfico* (tem um contedo, que o fato delituoso que esta sendo imputado)

Condio da ao: o preenchimento de determinados requisitos que serve para chegar a analise de mrito TEORIA GERAL DO PROCESSO CATEGORIAS JURIDICAS PRPRIAS DO PROCESSO PENAL Possibilidade jurdica de pedir Interesse de agir Legitimidade da parte pertinncia subjetiva da ao; Justa causa Analise das condies da ao deve se dar de acordo com o que foi afirmada na demanda sem a produo de prova alguma. O juiz considera o que est na pea acusatria como verdadeiro e pensa: se o que esta na pea acusatria for verdade as condies da ao esto presente? Se for sim, esto presentes as condies da ao; se for no, no estaro presentes as condies da ao.

You might also like