You are on page 1of 5

Introduo a tpicos contemporneos em administrao

1. Sistema de informao
Sistemas de informao (SI) um conjuntos de componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam dados e informao, proporcionando um mecanismo de feedback para atender a um objetivo. Ns convivemos com sistemas de informao diariamente, tanto particularmente quanto profissionalmente. Exemplo: caixas automticos no banco. Um SI melhora as comunicaes e, como resultado, melhora o atendimento ao consumidor. Os computadores e s SI esto constantemente interferindo no modo de as organizaes conduzirem seus negcios. As informaes tm alto valor nas empresas, e esto sendo utilizadas por investidores para tomar decises multimilionrias.

2. Conceitos de informao Para um gerente eficiente, independente da rea de negcio, fundamental entender que a informao um dos recursos mais valiosos e importantes de uma organizao. Se a informao no for precisa ou completa, decises ruins podem ser tomadas e, consequentemente, custar para as organizaes milhares u at mesmo milhes de dlares. O valor da informao est diretamente relacionado ao modo de que esta auxilia os tomadores de deciso a alcanar as metas de suas organizaes. O termo informao, contudo, frequentemente confundido com os termos dados e conhecimento. Dados: Consistem em fatos no trabalhados, como exemplo, nome de um empregado, quantidade de horas trabalhadas, nmero de peas no estoque. Dados alfanumricos: Nmeros, letras, e outros caracteres. Dados de imagem: Imagens grficas ou fotos. Dados de udio: Som, rudos ou tons. Dados de vdeos: Imagens em movimento ou fotos. Quando esses dados so organizados ou ordenados de forma significativa, eles se tornam informaes. Informaes: uma coleo de fatos organizados de modo que adquirem um valor dos prprios fatos. Os dados tm pouco valor de sua existncia. As regras e os

relacionamentos podem ser estabelecidos para organizar dados em informao til e valiosa. O tipo de informao depende dos relacionamentos definidos entre os dados existentes. A transformao de dados em informao um PROCESSO, ou seja, um conjunto de tarefas logicamente relacionadas ou executadas para atingir o resultado definitivo. Por isso e necessrio ter conhecimento. O CONHECIMENTO, por sua vez, representa a percepo e a compreenso de um conjunto de informaes e de como estas informaes podem ser teis para uma tarefa especfica. Os dados podem ser organizados ou processados manualmente, mentalmente ou pode-se utilizar um computador.

3.

Entrada, processamento, sada e feedback

Um sistema de informao SI constitui um tipo especial de sistemas que pode ser definido de diferentes maneiras. Um SI um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entradas), manipulam (processamento) e disseminam (sada) os dados e a informao e fornecem um mecanismo de feedback para atender a um objetivo. 3.1. Entrada uma atividade de reunio e coleta de dados brutos. Exemplo: na confeco de contracheques salariais, a quantidade de horas trabalhadas por empregado precisa ser levantada antes do clculo. As entradas podem ter diversos formatos independentemente do sistema envolvido, o tipo de entrada e determinado pela sada desejada do sistema telefnico, contracheques. A entrada pode ser um processo manual ou automatizado. Independente do mtodo, a entrada precisa ser criteriosa para alcanar a sada desejada. 3.2. Processamento a converso e a transformao de dados em sadas teis. O processamento pode incluir a realizao de clculos, comparaes e tomadas de aes alternativas e ainda, armazenamento de dados para uso futuro. O processamento pode ser feito manualmente ou com assistncia de computadores. 3.3. Sada a produo de informao til, geralmente em forma de documentos e/ou relatrios. O contracheque, relatrios para gerentes, informaes para acionistas. Em alguns casos, a sada de um sistema pode ser a entrada para outro.

3.4.Feedback a sada utilizada para promover mudanas na entrada ou nas atividades de processamento. Muitos sistemas de informao comeam de forma manual e mais tarde tornam-se computadorizados.

4. Sistema de informao computadorizado (SIC) composto de hardware, software, banco de dados, telecomunicaes, pessoas e procedimentos, que so configurados para coletar, manipular, armazenar e processar os dados em informao. 4.1. Hardware Consiste no equipamento de computador usado para executar atividades de entrada, de processamento e de sada. 4.2. Software o programa para computador que possibilita a operao do equipamento. 4.3. Banco de dados uma coleo organizada de fatos e informaes. A maioria dos gerentes considera o banco de dados como uma das mas importantes e valiosas partes de um sistema de informao computadorizado. 4.4. Telecomunicaes, Redes e a Internet As telecomunicaes so as transmisses eletrnicas de sinais para comunicao que proporcionam a ligao dos sistemas de computadores e redes eficazes. As redes so usadas para conectar os computadores e seus equipamentos a um prdio, a um pas ou ao mundo todo. A internet a maior rede de computadores do mundo, na verdade, consistindo em milhares de redes interconectadas, todas trocando informaes umas com as outras. 4.5. Pessoas As Pessoas representam o elemento mais importante na maioria dos sistemas de informao computadorizado, incluindo aqueles que gerenciam, executam, programam e mantm o sistema.

5. SI nas empresas Os processos de agregao de valor aumentam a relativa importncia de entradas combinadas no seu percurso para se tornar em produtos finais de organizao. A cadeia de valor uma serie (cadeia) de atividades que inclui: - Logstica de recebimento. - Depsito e armazenamento. - Produo. - Armazenamento de produto final. - Logstica de entrega. - Marketing e vendas. - Servios a clientes. As organizaes usam SI para dar suporte a metas organizacionais. Antes de decidir sobre um sistema de informao para a organizao, os gerentes devem identifica os fatores crticos e sucesso de uma empresa, que precisam ser providos pelo sistema. Como os sistemas de informao tpicos de projetos para melhorar a produtividades, devem ser importados mtodos para medir o impacto do sistema sobre a produtividade. Uma organizao um grupo formal de pessoas a de vrios outros recursos estabelecidos para atingir um conjunto de metas. A meta principal de uma organizao com fins lucrativos e maximizar os lucros por meio de aumento de faturamento e, ao mesmo tempo, de reduo de custos. A estrutura organizacional refere-se s subunidades e como elas esto relacionadas e amarradas com a organizao como um todo. Existem varias estruturas organizacionais bsicas: - Tradicional - De projeto - De equipe e multidimensional A cultura organizacional consiste no amplo entendimento e compreenso de um negcio, uma corporao ou uma organizao. A mudana organizacional compreende a forma como as organizaes, com ou sem fins lucrativos, planejam, implementam e lidam com as mudanas, que pode ser causada por fatores internos ou externos. O modelo de mudanas consiste dos seguintes estgios: - Descongelamento - Movimentao

- Recongelamento

You might also like