You are on page 1of 14

ENTENDENDO O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAO NA IDADE CERTA

ASPECTOS GERAIS
1. O que o Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa? O Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municpios de assegurar que todas as crianas estejam alfabetizadas at os oito anos de idade, ao final do 3 ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a: I alfabetizar todas as crianas em lngua portuguesa e em matemtica; II realizar avaliaes anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3 ano do ensino fundamental; III no caso dos estados, apoiar os municpios que tenham aderido s Aes do Pacto, para sua efetiva implementao. O Decreto 6.094, de 24/04/2007 define, no inciso II do Art. 2, a responsabilidade dos entes governamentais de alfabetizar as crianas at, no mximo, os oito anos de idade, aferindo os resultados por exame peridico especfico. E a Meta 5 do Projeto de Lei que trata sobre o Plano Nacional de Educao tambm refora este aspecto ao determinar a necessidade de alfabetizar todas as crianas at, no mximo, os oito anos de idade. As Aes do Pacto so um conjunto integrado de aes, materiais e referncias curriculares e pedaggicas que sero disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetizao e o letramento, tendo como eixo principal a formao continuada dos Professores alfabetizadores. Estas aes apoiam-se em quatro eixos de atuao: i) Formao Continuada - Curso presencial de 2 anos para os Professores alfabetizadores, com carga horria de 120 horas por ano, baseado no Programa Pr-Letramento, cuja metodologia prope estudos e atividades prticas. Os encontros com os Professores alfabetizadores sero conduzidos por Orientadores de Estudo. Os Orientadores de Estudo so professores das redes, que faro um curso especfico, com 200 horas de durao por ano, ministrado por universidades pblicas. recomendvel que os Orientadores de Estudo sejam selecionados entre a equipe de tutores formados pelo Pr-Letramento no municpio ou estado. ii) Materiais Didticos e Pedaggicos - Este eixo formado por conjuntos de materiais especficos para alfabetizao, tais como: livros didticos (entregues pelo PNLD) e respectivos manuais do professor; obras pedaggicas complementares aos livros didticos e acervos de dicionrios de Lngua Portuguesa (tambm distribudos pelo PNLD); jogos pedaggicos de apoio alfabetizao; obras de referncia, de literatura e de pesquisa (entregues pelo PNBE); obras de apoio pedaggico aos professores; e tecnologias educacionais de apoio alfabetizao. Alm de novos contedos para alfabetizao, muda tambm a quantidade de materiais entregues s escolas, cujos acervos sero calculados por nmero de turmas de

2. O Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE) e o Plano Nacional de Educao (PNE) abordam o tema da alfabetizao? 3. O que so as Aes do Pacto oferecidas pelo MEC?

alfabetizao e no por escola, possibilitando aos docentes e alunos explorar melhor os contedos. iii) Avaliaes - Este eixo rene trs componentes principais: avaliaes processuais, debatidas durante o curso de formao, que podem ser desenvolvidas e realizadas continuamente pelo professor junto aos educandos. A segunda mudana refere-se disponibilizao de um sistema informatizado no qual os professores devero inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criana, no incio e no final do 2 ano e que permitir aos docentes e gestores analisar de forma agregada essas informaes e adotar eventuais ajustes. A terceira medida a aplicao, junto aos alunos concluintes do 3 ano, de uma avaliao externa universal, pelo INEP, visando aferir o nvel de alfabetizao alcanado ao final do ciclo, e que possibilitar s redes implementar medidas e polticas corretivas. Tambm neste caso, o custo dos sistemas e das avaliaes externas ser assumido pelo Ministrio da Educao; e iv) Gesto, Controle Social e Mobilizao - O arranjo institucional proposto para gerir o Pacto formado por quatro instncias: i) um Comit Gestor Nacional; ii) uma coordenao institucional em cada estado, composta por diversas entidades, com atribuies estratgicas e de mobilizao em torno dos objetivos do Pacto; iii) Coordenao Estadual, responsvel pela implementao e monitoramento das aes em sua rede e pelo apoio implementao nos municpios; e iv) Coordenao Municipal, responsvel pela implementao e monitoramento das aes na sua rede. Ainda neste eixo, destaca-se a importncia do sistema de monitoramento que ser disponibilizado pelo MEC, destinado a apoiar as redes e a assegurar a implementao de diferentes etapas do Pacto. Por fim, ressalta-se tambm a nfase do MEC no fortalecimento dos conselhos de educao, dos conselhos escolares e de outras instncias comprometidas com a educao de qualidade nos estados e municpios. Face relevncia deste compromisso, o Ministrio da Educao acredita que todos os estados e municpios faro a adeso ao Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa, ou seja, se comprometero a alfabetizar todas as crianas at os oito anos de idade e aceitaro participar das avaliaes promovidas pelo MEC, independente dos mtodos e materiais utilizados nas suas redes. Em relao s Aes do Pacto, caso os entes j desenvolvam programas prprios de alfabetizao e convergentes com os objetivos do Pacto, a opo pela adeso s aes propostas e disponibilizadas pelo MEC deve ser avaliada luz daqueles programas. Cabe ainda frisar que, para adeso s Aes do Pacto, torna-se necessria a adeso prvia ao prprio Pacto. Importante destacar que o programa de formao de Professores Alfabetizadores, includo nas Aes do Pacto, ter como referncia os livros e materiais didticos e pedaggicos fornecidos pelo MEC. Alm desses, outros livros e materiais didticos e pedaggicos existentes nas escolas podero ser objeto de anlise e trabalho no curso de formao.

4. Os estados ou municpios que j tem programas prprios de alfabetizao de crianas precisam aderir s Aes do Pacto?

5. As escolas rurais esto includas no Pacto e nas Aes do Pacto?

Todas as escolas de educao bsica podem ser contempladas pelo Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa e pelas Aes do Pacto, o que inclui as escolas do campo. Neste sentido, as especificidades das escolas do campo foram incorporadas no contedo da formao e foram desenvolvidos cadernos de estudo especficos para os professores das turmas multisseriadas e multietapas.

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES
6. O que significa estar alfabetizado? Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situaes; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propsitos. A criana alfabetizada compreende o sistema alfabtico de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulao social que tratem de temticas familiares ao aprendiz. O Ciclo da Alfabetizao nos anos iniciais do Ensino Fundamental um tempo sequencial de trs anos (seiscentos dias letivos), sem interrupes, dedicados insero da criana na cultura escolar, aprendizagem da leitura e da escrita, ampliao das capacidades de produo e compreenso de textos orais em situaes familiares e no familiares e ampliao do universo de referncias culturais dos alunos nas diferentes reas do conhecimento. Ao final do ciclo de alfabetizao, a criana tem o direito de saber ler e escrever, com domnio do sistema alfabtico de escrita, textos para atender a diferentes propsitos. Considerando a complexidade de tais aprendizagens, concebe-se que o tempo de 600 (seiscentos) dias letivos um perodo necessrio para que seja assegurado a cada criana o direito s aprendizagens bsicas da apropriao da leitura e da escrita; necessrio, tambm, consolidao de saberes essenciais dessa apropriao, ao desenvolvimento das diversas expresses e ao aprendizado de outros saberes fundamentais das reas e componentes curriculares, obrigatrios, estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos. 8. Alfabetizar s ensinar a ler e escrever? E a Matemtica? E os demais contedos? No. O ciclo de alfabetizao deve garantir a insero da criana na cultura escolar, bem como a aprendizagem da leitura e da escrita e a ampliao de seu universo de referncias culturais, nas diferentes reas do conhecimento. A aprendizagem da leitura e da escrita deve ocorrer em situaes em que as crianas se apropriem de conhecimentos que compem a base nacional comum para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Linguagens, Matemtica, Cincias da Natureza, Cincias Humanas e Ensino Religioso). 9. Existe uma idade apropriada para a alfabetizao das crianas? Sim, a criana dever estar alfabetizada ao final do ciclo de alfabetizao do ensino fundamental que, nos termos da Lei 11.274/2006 (que ampliou ensino fundamental obrigatrio para 9 anos, com inicio aos 6 anos de idade), se d aos oito anos de idade. As crianas tm direito de se apropriarem do sistema alfabtico de escrita e, de forma autnoma, de participarem de situaes de leitura e escrita. Aquelas que no sabem ler e escrever textos com autonomia tem dificuldades para dar continuidade ao processo de escolarizao e de participar de vrias situaes extraescolares.

7. O que o ciclo de alfabetizao?

10. O que orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental sobre o ciclo de alfabetizao?

A Resoluo n 7, de 14 de dezembro de 2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, estabelece, no Artigo 30, que os trs anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar a alfabetizao e o letramento, mas tambm o desenvolvimento das diversas formas de expresso, incluindo o aprendizado da Lngua Portuguesa, a Literatura, a Msica e demais Artes, a Educao Fsica, assim como o aprendizado da Matemtica, da Cincia, da Histria e da Geografia. Estabelece ainda que haja a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetizao e os prejuzos que a repetncia pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro. Sim. Mas no 1 do Artigo 30 da Resoluo n 7, de 14/12/2010, ficou estabelecido que mesmo quando o sistema de ensino ou a escola, no uso de sua autonomia, fizerem opo pelo regime seriado, ser necessrio considerar os trs anos iniciais do Ensino Fundamental como um bloco pedaggico ou um ciclo sequencial no passvel de interrupo, voltado para ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematizao e aprofundamento das aprendizagens bsicas, imprescindveis para o prosseguimento dos estudos. Entre 2000 e 2010, a taxa de analfabetismo no Brasil, at os 8 anos de idade, caiu 28,2%, com variaes entre os estados da federao, alcanando uma taxa de alfabetizao mdia de 84,8% (IBGE 2010). Apesar deste avano, constata-se no mesmo Censo (IBGE 2010) que h variaes regionais importantes, chegando a taxa de analfabetismo a 27,3% na regio Norte e 25,4% no Nordeste. Cabe ressaltar, entretanto, que os dados utilizados pelo IBGE para apurar estas taxas so provenientes de uma pergunta simples, feita ao informante do domiclio recenseado: a criana sabe ler e escrever?. Esta pergunta no reflete o que entendemos por alfabetizao, indica que o problema mais amplo e manifesta-se em diferentes intensidades em todo o pas. Existem vrios mtodos e estratgias de alfabetizao. Todavia, importante destacar que as novas demandas colocadas pelas prticas sociais de leitura e de escrita tm criado novas formas de pensar e conceber o fenmeno da alfabetizao. Portanto, os mtodos e estratgias que levam as crianas a somente apropriar-se do sistema de escrita, encarando-a como um cdigo a ser memorizado, so insuficientes para suprir tais demandas. Em uma concepo de alfabetizao focada na insero das crianas nas prticas sociais, podem ser desenvolvidas metodologias que, de modo concomitante, favoream a apropriao do sistema alfabtico de escrita, por meio de atividades ldicas e reflexivas, e a participao em situaes de leitura e produo de textos, ampliando as referncias culturais das crianas.

11. Apesar disso, as escolas e redes podem organizar a alfabetizao em um sistema seriado?

12. As crianas brasileiras so alfabetizadas at conclurem o 3 ano do Ensino Fundamental? O que mostram os dados oficiais?

13. H um mtodo especfico de alfabetizao ou so vrios mtodos e estratgias?

14. Quem so os professores alfabetizadores no Brasil?

So os professores e professoras que atuam nas turmas de 1 , 2 e 3 do ensino fundamental de 9 anos e tambm professores de classes multisseriadas.

15. O que decisivo para o xito da alfabetizao na idade certa?

H vrios fatores envolvidos no processo de alfabetizao, mas trs, em especial, merecem ser destacados. Em primeiro lugar, fundamental contar com Professores alfabetizadores bem preparados, motivados e comprometidos com o desafio de orientar as crianas nesta etapa da trajetria escolar. Um segundo fator importante a disponibilidade de materiais didticos e pedaggicos apropriados e que estimulem a aprendizagem, tais como livros didticos, paradidticos, obras de literatura, jogos e mdias variadas. Todavia, no basta dispor desses materiais, fundamental que os professores saibam manuse-los e extrair dos contedos o mximo de possibilidades para dinamizar as aulas e alcanar os objetivos da alfabetizao em cada ano. Por fim, mas no por ltimo, destaca-se que o xito do processo de alfabetizao reside tambm na capacidade de acompanhar continuamente o progresso da aprendizagem das crianas, por meio de avaliaes contnuas, que podem ser baseadas em observaes e registros sistemticos de cada criana, bem como por avaliaes estruturadas, a exemplo da Provinha Brasil.

INFORMAES SOBRE O CURSO DE FORMAO


16. Por que necessrio investir na formao continuada dos professores alfabetizadores? O professor uma figura central e determinante no processo de alfabetizao. No Brasil, h registros de professores alfabetizadores com formao pouco consistente ou at mesmo incompleta, com vnculos de trabalho precrios e com raras oportunidades de participar de cursos de formao continuada. No so raros os casos em que o professor designado para as turmas de alfabetizao o professor com menos experincia. H tambm casos em que os professores que podem escolher a turma em que estaro lotados preferem no permanecer nas turmas de alfabetizao. Por isso, fundamental assegurar uma formao inicial e continuada que valorize a trajetria profissional, mas que torne esta etapa de ensino mais atrativa para os professores, assegurando as condies necessrias para que eles desempenhem seu trabalho com competncia e entusiasmo. Neste sentido, entende-se que a formao do professor no se encerra na concluso do seu curso de graduao, mas se realiza continuamente na sala de aula, onde dvidas e conflitos aparecem a cada dia. Uma das possibilidades de superao de dificuldades a oportunidade de discutir com outros profissionais da educao, o que pode favorecer a troca de experincias e propiciar reflexes mais aprofundadas sobre a prpria prtica. Isso s possvel quando a formao integrada ao cotidiano da escola, com garantia de ambiente adequado e tempo para os momentos individuais e coletivos de estudo, sem prejuzo dos dias e horas letivos, assegurando os direitos dos estudantes. A formao continuada dos professores alfabetizadores precisa garantir, dentre outros aspectos, as ferramentas para poder alfabetizar com planejamento. A alfabetizao ocorre no dia-a-dia e deve ser voltada para cada um dos alunos. Portanto, o curso tem enfoque sobre os planos de aula, as sequencias didticas e a avaliao diagnstica, onde se faz um mapeamento das habilidades e competncias de cada aluno, para traar estratgias que permitam ao aluno aprender efetivamente.

17. O que a formao continuada dos professores alfabetizadores precisa garantir?

18. Como a formao continuada dos professores alfabetizadores est organizada? Qual o tempo de durao do curso? Como sero organizadas as turmas?

A formao precisa garantir ainda o aprofundamento dos conhecimentos sobre alfabetizao, interdisciplinaridade e incluso como princpio fundamental do processo educativo. O curso presencial e tem dois anos de durao. Em 2013, a nfase ser em linguagem e, em 2014, em matemtica. Em cada ano, a durao total ser de 120 horas, com a realizao de encontros presenciais ao longo do ano letivo. Sero ofertados quatro cursos em turmas distintas: um curso para professores do ano 1 do Ensino Fundamental, um para os docentes no ano 2, um para os professores do ano 3 e um para docentes de turmas multisseriadas. Quando o nmero de docentes de um dos anos for muito pequeno, as turmas podero ser constitudas de professores de diferentes anos do Ensino Fundamental. O curso estruturado para permitir a melhoria da prtica docente. Por isso, contm algumas atividades permanentes como a retomada do encontro anterior, com socializao das atividades realizadas, de acordo com as propostas de trabalho em sala de aula planejadas, anlise de atividades destinadas alfabetizao e planejamento de atividades a serem realizadas nas aulas seguintes ao encontro.

19. Quem vai organizar o contedo do curso de formao continuada dos professores alfabetizadores? 20. Como sero abordados, na formao, os aspectos relacionados incluso de crianas com necessidades especiais? 21. Quem sero os formadores dos professores alfabetizadores? Quais so as atribuies dessas pessoas?

O contedo do curso foi elaborado com base na experincia exitosa do PrLetramento. Neste sentido, um conjunto de universidades pblicas que participam desse programa responsvel pelo contedo da formao dos professores alfabetizadores. O Curso de Formao abordar a incluso de crianas com necessidades educacionais especiais. Alm disso, os contedos devem ser disponibilizados no formato adaptvel a pessoas com deficincia visual (MEC Daisy). Os formadores dos professores alfabetizadores sero os Orientadores de Estudo, escolhidos entre os prprios professores pertencentes ao quadro das redes de ensino e com experincia como tutores do Pr-Letramento. Trata-se de uma formao entre pares, do qual deriva a constituio de um aprendizado em rede que ser apropriado por estados e municpios. Quanto s atribuies, o Orientador de Estudo dever ministrar o Curso de Formao, acompanhar a prtica pedaggica dos Professores alfabetizadores cursistas, avaliar a frequncia e participao destes, manter registro de atividades dos Professores alfabetizadores cursistas junto aos educandos e apresentar relatrios pedaggicos e gerenciais das atividades referentes formao dos Professores alfabetizadores cursistas.

22. Como os professores Orientadores de Estudo sero selecionados?

As redes de ensino municipais e estaduais indicaro, em sistema disponibilizado pelo MEC, os professores que atuaro como Orientadores de Estudo, escolhendo dentre aqueles que foram tutores do PrLetramento e que atendam aos seguintes requisitos: I. Ser professor efetivo da rede; II. Ter formao em Licenciatura ou Pedagogia; III. Ser coordenador pedaggico ou atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental h, no mnimo, trs anos; IV. No receber simultaneamente bolsas de outros programas de formao; e V. Ter disponibilidade para dedicar-se ao curso. Os orientadores de estudo recebero uma formao especfica da rede de universidades federais e de algumas universidades estaduais. Ainda em 2012 ser realizada uma formao inicial de 40 horas e, ao longo de 2013, sero realizados outros encontros de formao, de modo que a formao dos professores alfabetizadores ser acompanhada e tambm certificada pelas Universidades responsveis. Em 2014, inicia-se o ano 2 da formao, com nfase nos contedos voltados para a compreenso dos nmeros e da matemtica.

23. Como os professores Orientadores de Estudo sero capacitados para as suas funes?

24. O tutor que est fazendo o curso do PrLetramento pode ser o Orientador do Pacto? 25. Quando e onde acontecero os cursos dos professores alfabetizadores e dos Orientadores de Estudo?

O tutor do Pr-Letramento pode ser Orientador de Estudo do Pacto, mas no poder acumular bolsas. necessrio verificar ainda se as atividades dos dois cursos so viveis dentro da carga horria de trabalho do professor. Somente depois de concludo o Pr-Letramento o Orientador de Estudos poder receber as bolsas pelo Pacto. Os professores alfabetizadores recebero a formao em seu municpio, em local a ser definido pela prpria rede municipal ou estadual ao longo dos anos de 2013 e 2014. Os Orientadores de Estudo devero se deslocar para um dos polos onde ocorrer a formao, sendo que a primeira etapa ser em novembro de 2012 e as demais ao longo de 2013. As despesas de deslocamento dos Orientadores de Estudo sero assumidas pelas respectivas Secretarias de Educao. Sim. Ser paga pelo FNDE uma bolsa mensal para os Orientadores de Estudo, atravs do Sistema Geral de Bolsas (SGB). Cada Orientador de Estudo ter 1 turma formada por 25 professores alfabetizadores de um mesmo ano/ srie ou de turma multisseriada, podendo chegar a at 34 professores, dependendo do total de professores alfabetizadores da rede. Caso o nmero de professores alfabetizadores de um mesmo ano/ srie seja insuficiente para formar uma turma, podem ser organizadas turmas mistas (ou seja, com professores de 1, 2 ano, 2, 3 ano e/ou multisseriadas) e, neste caso, recomenda-se que os encontros presenciais sejam feitos em momentos distintos, visando conferir maior efetividade formao. Sim, ser paga pelo FNDE uma bolsa de estudo mensal para os Professores alfabetizadores, via Sistema Geral de Bolsas (SGB), enquanto durar o curso. Ela representa uma ajuda de custo para viabilizar a participao nos

26. Os Orientadores de Estudo recebero bolsa de estudo? 27. Cada Orientador de Estudo ter quantas turmas de professores alfabetizadores?

28. Os professores alfabetizadores tambm recebero uma bolsa de

estudo? Quem pagar a bolsa? 29. Somente professores que esto no Educacenso podero receber as bolsas? 30. Os Coordenadores Pedaggicos tambm podero participar do curso de formao? 31. Qual o papel das universidades na formao continuada dos professores alfabetizadores? 32. As universidades vo emitir certificados para os Orientadores de Estudo e para os professores alfabetizadores? S poder receber o certificado o professor alfabetizador que concluir os dois anos de formao? 33. O curso de formao dos professores alfabetizadores ser articulado com os materiais didticos e complementares? Em caso afirmativo, como isto acontecer?

encontros presenciais. Os professores que podero fazer o curso de formao em 2013 so aqueles que, no Censo Escolar de 2012, lecionavam em turmas do 1, 2, 3 ano e/ou nas classes multisseriadas que possuem alunos desses anos. Os Coordenadores Pedaggicos das escolas que oferecem um ou mais anos do ciclo de alfabetizao e que estejam em exerccio, podero participar do Curso de Formao, na condio de Orientador de Estudo ou de Professor Alfabetizador (se estiver lecionando) e, na respectiva condio, receber a bolsa de estudo. As universidades recebem recursos do MEC e ministram os cursos de formao para os Orientadores de Estudo.

As universidades emitiro certificado para os Orientadores de Estudo e para os Professores alfabetizadores ao final de cada ano do curso.

Sim. As discusses sobre planejamento e sequencias didticas utilizaro os livros didticos distribudos pelo Programa Nacional do Livro Didtico como sua base. O curso tambm servir para que os professores conheam e aprendam a utilizar outros recursos didticos distribudos pelo Ministrio da Educao. Outros materiais e recursos pedaggicos que vem sendo utilizados pelas escolas tambm podero ser utilizados na formao dos Professores alfabetizadores.

INFORMAES SOBRE OS MATERIAIS PEDAGGICOS DISPONIBILIZADOS PELO MEC

34. Quais os materiais de apoio que estaro disposio dos professores alfabetizadores e dos alunos?

Sero encaminhados para as escolas includas nas Aes do Pacto os seguintes materiais: I cadernos de apoio para os professores matriculados no curso de formao; II livros didticos de 1, 2 e 3 anos do ensino fundamental, e respectivos manuais do professor, a serem distribudos pelo Programa Nacional do Livro Didtico PNLD, para cada turma de alfabetizao; III - obras pedaggicas complementares aos livros didticos distribudos pelo Programa Nacional do Livro Didtico Obras Complementares, para cada turma de alfabetizao; IV - jogos pedaggicos para apoio alfabetizao, para cada turma de alfabetizao; V - obras de referncia, de literatura e de pesquisa distribudas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE, para cada turma de alfabetizao; VI - obras de apoio pedaggico aos professores, distribudas por meio do PNBE, para os Professores alfabetizadores; VII - tecnologias educacionais de apoio alfabetizao para as escolas.

INFORMAES SOBRE AS AVALIAES


35. Como o desenvolvimento das crianas ser avaliado? O Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa ter duas frentes de avaliao das crianas: 1 - Avaliao permanente e formativa: O Curso de Formao Continuada dos Professores alfabetizadores prev, na Unidade 1, planejamento de estratgias de avaliao permanente do desenvolvimento das crianas, com a construo, pelos professores, de instrumentos de avaliao e de registro de aprendizagem. Com base nos dados analisados por meio dos instrumentos de avaliao, os professores sero auxiliados na tarefa de planejar situaes didticas que favoream as aprendizagens. Ser aplicada tambm, no incio e final do 2 ano, a Provinha Brasil, com o objetivo de diagnosticar, por meio de instrumento sistematizado, quais conhecimentos sobre o sistema alfabtico de escrita e quais habilidades de leitura as crianas dominam. A aplicao e anlise dos dados sero realizadas pelos prprios professores. 2 - Avaliao diagnstica e externa: No final do 3 ano ser aplicada, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP), uma avaliao externa anual para checagem de todo o percurso de aprendizagem do aluno.

36. Quando fazer as avaliaes diagnsticas?

Tendo em vista que o processo de apropriao da base alfabtica, elemento estruturante do processo de alfabetizao, inicia-se formalmente no incio do ciclo de alfabetizao, quando a criana est com 6 anos completos, indicamos que o professor precisa realizar, j no primeiro ano, avaliaes diagnsticas para subsidiar o planejamento da ao pedaggica. No entanto, o primeiro instrumento formal de avaliao diagnstica elaborado externamente a Provinha Brasil, aplicada no incio do 2 ano ou aos 7 anos, quando a criana encontra-se numa segunda etapa de construo dos direitos de aprendizagem que compem todo o processo de alfabetizao.

37. Quando deve ser aplicada a Provinha Brasil? 38. Haver um sistema para registrar e analisar os resultados da Provinha Brasil? 39. preciso fazer uma avaliao externa ao final do 3 ano do ensino fundamental? Quem far esta avaliao? Quando ela vai acontecer? Para que servir esta avaliao?

No incio e no final do 2 ano do Ensino Fundamental. Os dados da Provinha Brasil sero colhidos e sistematizados em sistema informatizado desenvolvido pelo INEP para tabular, agregar e informar os resultados s redes, possibilitando anlises quantitativas e qualitativas. O INEP aplicar, anualmente, uma avaliao universal no final do 3 ano para aferir os resultados de todo o Ciclo de Alfabetizao. Ela servir para verificar se as crianas esto alfabetizadas e com condies de seguir seu fluxo escolar. Os dados sero disponibilizados logo no incio do ano seguinte para elaborao de estratgias de prosseguimento do trabalho escolar. Uma avaliao externa universal importante, pois no afere somente os resultados obtidos pelos estudantes, mas sim todo esforo empenhado pelos sistemas e redes de ensino para o cumprimento da meta. Considerando que a avaliao parte constituinte do processo pedaggico e que, com base nela, possvel entender melhor quais so os conhecimentos das crianas e suas dificuldades, podem ser desenvolvidas estratgias diversas em sala de aula, em que as crianas possam ser atendidas de formas diferenciadas. Os sistemas de ensino devem se organizar para lanar mo de estratgias de acompanhamento especial s crianas que, em relao a determinado conhecimento, estejam precisando de uma mediao mais intensa e diferenciada. O Programa Mais Educao, por exemplo, poder ser estruturado para ampliao da jornada com foco no Ciclo de Alfabetizao.

40. O que deve ser feito com as crianas que apresentarem mais dificuldades de aprendizagem?

INFORMAES SOBRE GESTO, CONTROLE SOCIAL E MOBILIZAO


41. Como ser feito o gerenciamento e monitoramento deste conjunto de aes? O Ministrio da Educao est desenvolvendo um sistema especfico de monitoramento do curso de formao continuada dos Professores alfabetizadores, via SIMEC. Atravs desta plataforma, todos os atores envolvidos nesta iniciativa podero registrar e acessar informaes sobre o andamento dos cursos nos estados, municpios e escolas. Alm deste sistema, outras ferramentas estaro disponveis para acompanhar o Pacto, como portais de informao, encontros sistemticos, publicaes e outros recursos dedicados ao tema.

42. Quais as funes e atribuies das diferentes instncias de gesto (federal, estadual/ distrital e municipal)?

No mbito das Aes do Pacto, cabe ao MEC: I - promover, em parceria com as Instituies Pblicas de Ensino Superior (IPES), a formao dos Professores alfabetizadores e dos orientadores de estudo; II - conceder bolsas de apoio para os orientadores de estudo e os Professores alfabetizadores, durante o curso de formao; III - fornecer os materiais didticos, literrios, jogos e tecnologias previstos na Portaria 867, de 04/07/2012, que institui o Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa; IV - aplicar as avaliaes externas do nvel de alfabetizao em Lngua Portuguesa e em Matemtica, para alunos concluintes do 3 ano do ensino fundamental; V - distribuir a Provinha Brasil para aplicao pelas prprias redes junto aos alunos ingressantes e concluintes do 2 ano do ensino fundamental e disponibilizar, para as redes de ensino, sistema informatizado para coleta e tratamento dos resultados da Provinha Brasil. No caso dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, as principais atribuies so: I - aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa; II - gerenciar e monitorar a implementao das Aes do Pacto em sua rede; III - fomentar e garantir a participao dos Professores alfabetizadores de sua rede de ensino nas atividades de formao, sem prejuzo da cargahorria em sala de aula, custeando o deslocamento e a hospedagem, sempre que necessrio; IV - indicar os orientadores de estudo de sua rede de ensino, a serem selecionados pelas Instituies de Ensino Superior (IES), e custear o seu deslocamento e a sua hospedagem para os eventos de formao; V - promover a participao das escolas da sua rede de ensino nas avaliaes externas realizadas pelo INEP junto aos alunos concluintes do 3 ano do ensino fundamental; VI - aplicar a Provinha Brasil em sua rede de ensino, no incio e no final do 2 ano do ensino fundamental, e informar os resultados por meio de sistema informatizado especfico, a ser disponibilizado pelo INEP; VII - designar coordenador(es) para se dedicar(em) ao programa e alocar equipe necessria para a sua gesto, inclusive em suas unidades regionais, se houver; VIII - monitorar, em colaborao com o MEC, a aplicao da Provinha Brasil e da avaliao externa, a entrega e o uso dos materiais de apoio alfabetizao; IX - disponibilizar assistncia tcnica s escolas com maiores dificuldades na implementao das Aes e na obteno de resultados positivos de alfabetizao; X - promover a articulao do programa com o Programa Mais Educao, onde houver, priorizando o atendimento das crianas do 1, 2 e 3 ano do ensino fundamental como garantia de educao integral e complementao e apoio pedaggico quelas com maiores dificuldades; No caso dos estados, espera-se ainda que viabilizem o funcionamento da coordenao institucional no estado e apoiem os municpios com maiores dificuldades. fundamental que toda a sociedade mobilize-se, ou seja, aja coletivamente com o objetivo de alcanar os resultados almejados, qual seja, o de garantir que todas e cada uma das crianas brasileiras esteja alfabetizada, no

43. Ser necessrio mobilizar a sociedade e as comunidades escolares em

relao ao Pacto? Como?

mximo, at os 8 anos de idade. Para tanto, necessrio que o poder pblico informe e divulgue o passo a passo das aes do programa, oportunize mecanismos que promovam a participao de todos os atores envolvidos na gesto do programa e no controle social, fortalea as organizaes da sociedade civil envolvidas com o programa e amplie a formao continuada para os conselheiros de educao e escolares, tendo em vista que a participao e o controle social nas polticas pblicas so fundamentais para a gesto democrtica e a qualidade da educao.

PRXIMOS PASSOS
44. O nosso municpio/ estado j fez a adeso ao Pacto e s Aes do Pacto. Quais so as prximas etapas? Cada ator tem responsabilidades especficas no mbito do Pacto e das Aes do Pacto. At o final de 2012 e primeiro semestre de 2013, o calendrio de atividades proposto pelo MEC o seguinte: a) Para os Coordenadores estaduais e municipais

MS/ANO Setembro/ 2012 Outubro/2012

Outubro a Dezembro/2012 Novembro/ 2012

Dezembro/ 2012

Janeiro/2013

Fevereiro/2013 Maro/2013

Abril/ 2013 Abril a Maio/ 2013 Maio a Junho/ 2013

ATIVIDADES PREVISTAS Iniciar seleo para escolha dos Orientadores de Estudo Informar, no SIMEC, os Orientadores de Estudo da rede e assegurar a matrcula deles junto IES formadora Instituir a Coordenao Institucional do Pacto e realizar a primeira reunio de trabalho (somente para as coordenaes estaduais) Definir, com IES formadora, calendrio acadmico e polos de formao Reunir Orientadores de Estudo e debater calendrio de atividades, polos e organizao das turmas Acompanhar a primeira etapa de formao dos Orientadores de Estudo junto IES formadora (Mdulo Inicial 40h) Informar, no SIMEC, os Professores Alfabetizadores que participaro da formao e organizar turmas Assegurar a matrcula dos Professores Alfabetizadores junto IES formadora Acompanhar a entrega dos materiais pedaggicos nas escolas da rede Monitorar a realizao dos encontros presenciais de formao entre Orientadores de Estudo e Professores Alfabetizadores Monitorar a aplicao da Provinha Brasil nas escolas da rede Acompanhar a segunda etapa da formao dos Orientadores de Estudo junto IES formadora Monitorar a realizao dos encontros presenciais de formao entre Orientadores de Estudo e Professores Alfabetizadores

Junho a Julho/ 2013 Julho a Dezembro/ 2013

Acompanhar a terceira etapa da formao dos Orientadores de Estudo junto IES formadora Realizar demais atividades previstas.

b) Para os Orientadores de Estudo

MS/ANO Setembro/2012 Outubro a Novembro/2012

Novembro a Dezembro/2012 Fevereiro a Maro/2013 Maro a Abril/2013 Abril a Maio/2013

Maio a Junho/2013 Junho a Julho/2013 Julho a Dezembro/ 2013

ATIVIDADES PREVISTAS Inscrever-se na seleo para escolha dos Orientadores de Estudo Adotar providncia para matrcula no curso de formao de Orientadores de Estudo junto IES formadora (conforme calendrio acadmico definido pela universidade) Iniciar curso de formao (primeira etapa Mdulo Inicial de 40h) Realizar 1 encontro de formao com Professores Alfabetizadores da rede Realizar 2 encontro de formao com Professores Alfabetizadores da rede Participar da segunda etapa de formao dos Orientadores de Estudo junto IES formadora Realizar 3 encontro de formao com Professores Alfabetizadores da rede Realizar 4 encontro de formao com Professores Alfabetizadores da rede Participar da terceira etapa de formao dos Orientadores de Estudo junto IES formadora Participar das prximas etapas da formao, dar continuidade formao dos professores alfabetizadores e realizar demais atividades previstas.

c) Para os Professores Alfabetizadores

MS/ANO Janeiro a Fevereiro/2013 Fevereiro a Maro/2013 Maro/2013 Maro a Abril/2013 Abril/2013 Abril a Maio/2013

ATIVIDADES PREVISTAS Adotar providncia para matrcula no curso de formao de Professores Alfabetizadores Participar do 1 encontro de formao com Orientador de Estudo da rede Receber e utilizar materiais pedaggicos junto aos alunos do ciclo de alfabetizao Participar do 2 encontro de formao com Orientador de Estudo da rede Aplicar a Provinha Brasil junto aos alunos do 2 ano do ensino fundamental Participar do 3 encontro de formao com Orientador de Estudo da rede

Maio a Junho/2013 Julho a Dezembro/ 2013 NMEROS DO PACTO (Censo Escolar 2011)

Participar do 4 encontro de formao com Orientador de Estudo da rede Participar dos outros 4 encontros presenciais e realizar demais atividades previstas.

N escolas com matrculas no 1, 2, 3 ano e multisseriadas/ multietapa N de turmas do 1, 2, 3 ano e multisseriadas/ multietapa N de matrculas do 1, 2, 3 ano e multisseriadas/ multietapa Fonte: INEP

108.733 400.069 7.980.786

You might also like